Publicada em 10-11-2020 a 9ª alteração da Lei de Nacionalidade Portuguesa.
Clique aqui para ver a publicação no Diário da República Portuguesa.
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

“Caiu em Exigência?” Veja Os Principais Erros Dos Processos e Acerte Tudo No Seu!

1235»

Comentários

• CEGVCEGV Moderator 4835 PontosPosts: 4,590

@daydias disse:
    Boa noite. A respeito do número 11 em campeões em exigências (não sei bem se o caso da minha mãe se enquadra ali, mas vamos lá)
    Vou entrar com o processo de cidadania dela por ela ser neta de português (pai e avô já falecidos), avô português declarou nascimento do pai dela, e o pai declarou o nascimento da requerente.
    Minha mãe não se casou, mas houve troca de primeiro nome há 7 anos atrás. Digo isso porque todos os casos que li por aí sobre homologação de sentença estrangeira se baseia em casamento/divórcio/viuvez/adoção, e todos pedem documentos que ela não possui.

@daydias, lhe mandei uma mensagem privativa com sugestões. Entendo que este caso deve ser solucionado com ajuda legal e especializada e vai além da proposta de explicações do Portal, direcionadas para aqueles que pretendem fazer sozinhos seus processos.

abraços,

• hgurgelhgurgel Member 32 PontosPosts: 3

Pessoal, boa tarde. Olha o que aconteceu comigo. Estou sem entender. Se alguém tiver alguma sugestão. Nosso processo caiu em diligência, pois constava apenas um copia da certidão do avô de minha mãe e os dados de onde obtê-la. Fomos informados disso e conseguimos que o Arquivo Distrital de Aveiro enviasse a certidão autenticada direto para a Conservatória Geral em Lisboa. Na página reproduzida tem a certidão do meu bisavô João (assentamento nº 45) no topo da página e logo abaixo tem a de um Serafim (assentamento nº 44). Na página constam as duas. Vejam o que recebi por e-mail hoje da conservadora:

"Acontece, que a certidão de batismo junta não pertence ao avô da requerente João de Souza Miguel, foi remetida a de um Serafim, pelo que o processo será indeferido."

É como se a conservadora não tivesse percebido que a certidão do meu bisavô também consta do documento e vai indeferir o processo por esse equívoco.

O que sugerem que eu faça para resolver isso antes que o processo seja aquivado?

Mandei diversos e-mails e amanhã pela manha tentarei contato por telefone.

Se alguém tiver outra sugestão, agradeço!

CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4835 PontosPosts: 4,590
    editado julho 27

@hgurgel disse:
    Pessoal, boa tarde. Olha o que aconteceu comigo. Estou sem entender. Se alguém tiver alguma sugestão. Nosso processo caiu em diligência, pois constava apenas um copia da certidão do avô de minha mãe e os dados de onde obtê-la. Fomos informados disso e conseguimos que o Arquivo Distrital de Aveiro enviasse a certidão autenticada direto para a Conservatória Geral em Lisboa. Na página reproduzida tem a certidão do meu bisavô João (assentamento nº 45) no topo da página e logo abaixo tem a de um Serafim (assentamento nº 44). Na página constam as duas. Vejam o que recebi por e-mail hoje da conservadora:
    "Acontece, que a certidão de batismo junta não pertence ao avô da requerente João de Souza Miguel, foi remetida a de um Serafim, pelo que o processo será indeferido."

Se você tiver uma cópia digitalizada da página, pode apontar onde está o assento do seu avô e delicada e respeitosamente chamar a atenção da conservadora para a localização fática do assento do seu avô na página enviada. Pode ter ocorrido também que o Arquivo Distrital tenha enviado o assento errado.

É como se a conservadora não tivesse percebido que a certidão do meu bisavô também consta do documento e vai indeferir o processo por esse equívoco.

Se o problema for a "atenção" da conservadora, o problema poderá ser facilmente solucionado com um e-mail.

O que sugerem que eu faça para resolver isso antes que o processo seja aquivado?

processos não são arquivados tão facilmente.

Mandei diversos e-mails e amanhã pela manha tentarei contato por telefone.
    Se alguém tiver outra sugestão, agradeço!

Calma... é como disse: Processos não são indeferidos de pronto. Aguardam informações e respostas pelos requerentes.

abraços e ótima sorte,
    Se os problemas persistirem, entre em contato privativamente comigo.

Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal

Leitura sugerida
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/333/p1
    veja a parte em que falo sobre "Erros nos Documentos ou no preenchimento dos requerimentos ?"

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.