Publicada em 10-11-2020 a 9ª alteração da Lei de Nacionalidade Portuguesa.
Clique aqui para ver a publicação no Diário da República Portuguesa.
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Aquisicao da nacionalidade pelo Casamento - Artigo 3 da LN

1234568»

Comentários

• julianambjulianamb Member 262 PontosPosts: 105

Olá pessoal,

Estou preenchendo o formulário e me surgiram algumas dúvidas:

Quadro 1 - campo 8: Só morou no Brasil, Precisa escrever algum país?
    Quadro 2 - campo 5: Só morou no Brasil, Tem que marcar ?

Abraços!

CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4835 PontosPosts: 4,590

@julianamb disse:
    Olá pessoal,

Estou preenchendo o formulário e me surgiram algumas dúvidas:

Quadro 1 - campo 8: Só morou no Brasil, Precisa escrever algum país?

Sim, "BRASIL"

Quadro 2 - campo 5: Só morou no Brasil, Tem que marcar ?

sempre marcar este campo. O certificado é de Portugal e obtido internamente pelo IRN.

Abraços,

julianamb
  • amorife1amorife1 Member 32 PontosPosts: 1

Hi guys, I know this question has been asked before so I'm just looking for an update as to how long on average it is taking to acquire citizenship through marriage? I was told it usually takes about 2 years. Our process started in March 2020 and we're on step 4 so we're not quite there yet but not sure if the process is now taking longer due to the ongoing pandemic. Thanks in advance! (My written Portuguese is terrible, so apologies for the post in English!)

CEGV

@amorife1 disse:
    Hi guys, I know this question has been asked before so I'm just looking for an update as to how long on average it is taking to acquire citizenship through marriage? I was told it usually takes about 2 years. Our process started in March 2020 and we're on step 4 so we're not quite there yet but not sure if the process is now taking longer due to the ongoing pandemic. Thanks in advance! (My written Portuguese is terrible, so apologies for the post in English!)

just hang in there... avg time is 14 to 24 months.
    regards

• nina1991nina1991 Member 140 PontosPosts: 24

Olá pessoal!

Estou fazendo o processo de aquisição por casamento do meu tio e estou com algumas dúvidas que não achei resposta ainda pra elas, aqui no fórum.

-Eu mandei o processo de transcrição de casamento pra Tondela juntamente com o processo de atribuição da filha menor, do meu tio. Me disseram que dava pra enviar juntos que eles mesmo faziam a transcrição pra depois fazer a atribuição. O processo da minha prima, foi super rápido e ela já até pegou o CC. Como o processo dele correu tudo bem, eu entendi que a transcrição de casamento tinha sido feita, mas eu não sei se existe uma forma de verificar se a transcrição foi feita.
    Agora que eu estou fazendo o processo de aquisição da esposa do meu tio eu precisei da certidão de casamento portuguesa, eu achei que essa certidão seria gerada automaticamente quando feita a transcrição. Solicitei a certidão de casamento no civil online e responderam dizendo não foi encontrado o documento.
    Agora eu não sei se a transcrição não foi feita, o se a certidão é gerada de alguma outra forma.
    Como eu poderia verificar isso?

Desde já agradeço a atenção e cooperação do grupo.

CEGV

@nina1991 disse:
    Olá pessoal!
    Estou fazendo o processo de aquisição por casamento do meu tio e estou com algumas dúvidas que não achei resposta ainda pra elas, aqui no fórum.
    -Eu mandei o processo de transcrição de casamento pra Tondela juntamente com o processo de atribuição da filha menor, do meu tio. Me disseram que dava pra enviar juntos que eles mesmo faziam a transcrição pra depois fazer a atribuição. O processo da minha prima, foi super rápido e ela já até pegou o CC. Como o processo dele correu tudo bem, eu entendi que a transcrição de casamento tinha sido feita, mas eu não sei se existe uma forma de verificar se a transcrição foi feita.
    Agora que eu estou fazendo o processo de aquisição da esposa do meu tio eu precisei da certidão de casamento portuguesa, eu achei que essa certidão seria gerada automaticamente quando feita a transcrição. Solicitei a certidão de casamento no civil online e responderam dizendo não foi encontrado o documento.
    Agora eu não sei se a transcrição não foi feita, o se a certidão é gerada de alguma outra forma.
    Como eu poderia verificar isso?
    Desde já agradeço a atenção e cooperação do grupo.

Envie e-mail para civil.tondela@irn.mj.pt, explique a situação e pergunte sobre a conclusão da transcrição do casamento.

abraços,

nina1991

@CEGV vou enviar o e-mail. Vc tem alguma noção de tempo que eles levam pra responder?

CEGV

@nina1991 disse:
    @CEGV vou enviar o e-mail. Vc tem alguma noção de tempo que eles levam pra responder?

Lamento. Depende da disponibilidade e vontade deles.
    Abraços,

nina1991

Desculpa, só mais uma dúvida. A certidão de casamento que eles pedem é a brasileira mesmo ou a portuguesa? Se for a protuguesa, como que vou conseguir ela de inteiro teor por cópia repografica?

CEGV
    editado julho 26

@nina1991 disse:
    Desculpa, só mais uma dúvida. A certidão de casamento que eles pedem é a brasileira mesmo ou a portuguesa? Se for a protuguesa, como que vou conseguir ela de inteiro teor por cópia repografica?

Para fins do Art. 3 (Cônjuges) é SEMPRE a portuguesa. Lembre que, a rigor, o casamento já estará transcrito em Portugal e não há justificativa de prover novamente a certidão de casamento brasileira. A demanda de ser reprográfica ou inteiro teor é para casos de certidões de casamento que estejam em arquivos distritais ou não informatizadas. Se a transcrição for recente e o assento (de casamento) estiver informatizado, bastará o envio da impressão simples do assento de casamento.

abraços,

nina1991
  • julianambjulianamb Member 262 PontosPosts: 105

Olá Pessoal,

Já sou Portuguesa e agora vou pedir a cidadania para o meu marido pelo Art. 3.

Para comprovar a efetiva ligação dele com Portugal basta informar que somos casados a 9 anos? ou eu tenho que enviar mais alguma documentação?
    Nós não temos filhos e moramos no Brasil.

Abraços!

CEGV

@julianamb disse:
    Olá Pessoal,
    Já sou Portuguesa e agora vou pedir a cidadania para o meu marido pelo Art. 3.
    Para comprovar a efetiva ligação dele com Portugal basta informar que somos casados a 9 anos? ou eu tenho que enviar mais alguma documentação?
    Nós não temos filhos e moramos no Brasil.
    Abraços!

veja a documentação relacionada no início do tópico, página 1
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/149/aquisicao-da-nacionalidade-pelo-casamento-artigo-3-da-ln/p1

Apesar de não ser mais obrigatório, sempre indico enviar "também" a cópia autenticada e apostilada do diploma universitário ou conclusão de ensino médio (brasileiro). Não custa muito mais e torna a documentação mais robusta.

abraços,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.