Greve do IRN marcada para os dias

agosto: 5, 12, 13, 14, 16, 17 e 26
setembro: 2, 9, 16, 23 e 30
Senhores Usuários,

Pedimos que consultas/dúvidas sejam preferencialmente realizadas/perguntadas através dos tópicos. Consultas através de mensagens privativas, somente as aconselhamos nos casos que informações claramente pessoais e privativas precisem ser informadas.

agradecemos a colaboração,


Equipe Portal Cidadania Portuguesa

Ajuda para Iniciantes buscando informações sobre Nacionalidade Portuguesa

1246

Comentários

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    @deFonseca disse:
    Boa noite ! Sou novo por aqui mas acompanho a muito tempo os tópicos, alguém pode me informar porque estão exigindo comprovação de efectiva ligação, mesmo o neto ja sendo naturalizado ? Minha mãe recebeu oficio requisitando documentos que contribuam com o processo dela ser aprovado !

    Não exigem... apenas é uma formalidade processual do tipo "tem que passar pela mesa do fulano para dar uma carimbada no processo".

    abraços,

    Rose
  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator
    editado agosto 3

    @deFonseca disse:
    O processo dela é de conversão de nacionalidade, numero 41xxx/18, e entrou em exigência !

    Exigência ? pode nos escrever EXATAMENTE o que lhe foi enviado na carta de exigência ? Se ela é naturalizada pelo artigo 6.4 não vão exigir nada, a não ser que o requerimento dela não tenha sido preparado conforme orientamos ou tenham criado alguma "novidade".

    Sugestão: tire uma foto da carta, risque os dados pessoais de sua mãe, inclusive número do processo, faça o upload da imagem usando um site de hospedagem gratuita de imagens, anote o endereço da imagem e insira aqui no tópico (ou no tópico da convolação). Compartilhando informações e texto podemos te orientar melhor.

    abraços,

    Rose
  • dicãodicão 47 PontosPosts: 10Member

    @CEGV Ótima notícia. Meu pai é "tuga". Na última terça feira pedi a certidão de nascimento pelo Civilonline e deu certo. Estou com o assento dele em mãos. Já posso providenciar o meu pedido de naturalização? obrigado pela ajuda.

    CEGVRose
  • dicãodicão 47 PontosPosts: 10Member

    @CEGV lembrando que entre o recebimento da documentação (04/12/2018), e a conclusão do processo, foram cerca de cinco meses de espera. Mas valeu a pena. Obrigado.

    CEGVRose
  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    @dicão disse:
    @CEGV Ótima notícia. Meu pai é "tuga". Na última terça feira pedi a certidão de nascimento pelo Civilonline e deu certo. Estou com o assento dele em mãos. Já posso providenciar o meu pedido de naturalização? obrigado pela ajuda.

    Se foi seu pai o declarante do seu nascimento (tem essa informação na sua certidão de nascimento reprográfica), pode seguir em frente.

    veja instruções em nosso tópico
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    parabéns e boa sorte !

    Rose
  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    @marco disse:
    Boa noite ! minha duvida e o seguinte sou aposentado , estou tirando dupla cidadania por parte do meu avo , minha esta viva ja deu entrada e depois eu ! fica mais fácil ir para portugal.

    Quem está viva ? Sua mãe ?
    Não entendi a pergunta...

    abraços,

    Rose
  • marcomarco 90 PontosPosts: 13Member

    minha mãe esta viva ! estou tirando documentação dela e depois a minha ! neste caso como aposentado terei alguma exigência para morar portugal ? obrigado

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator
    editado junho 3

    @marco disse:
    minha mãe esta viva ! estou tirando documentação dela e depois a minha ! neste caso como aposentado terei alguma exigência para morar portugal ? obrigado

    @marco, você está misturando as coisas. Uma coisa é nacionalidade. Outra coisa é visto de residência. Quando você obtém nacionalidade você vai, volta e fica lá por quanto tempo quiser. Visto de residência é algo que pode ser requerido por aposentados.

    estou tirando dupla cidadania por parte do meu avo , minha esta viva ja deu entrada e depois eu ! fica mais fácil ir para portugal

    Depois que sua mãe obtiver a nacionalidade dela, você obtém a sua. Obtida a nacionalidade você , caso deseje, pode se mudar para Portugal.

    abraços,

    Rose
  • marcomarco 90 PontosPosts: 13Member

    obrigado !
    pela informação.

    CEGVRose
  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    @Tatiana, bem vinda !

    @Tatiana disse:
    Olá!

    Tenho uma situação bem específica e ficaria muito grata se pudessem me ajudar. Nasci no Brasil, moro em Nova Jersey, e minha nacionalidade Portuguesa saiu recentemente.

    Parabéns !

    Meu requerimento foi feito quando ainda era solteira, com meu nome de solteira. Desde então, me casei e mudei de nome. Porém, as leis Americanas não me permitiram manter somente um dos meus apelidos mais o do meu marido então entrei na justiça (em um processo separado) para mudar o meu nome de acordo com minha preferência. Isso é, mudei meu nome pois me casei mas não mudei meu nome da forma tradicional – meu certificado de casamento não diz meu novo nome legal (Diz primeiro nome + último nome do meu marido enquanto meu novo nome legal também inclui um dos meus últimos nomes.) Tenho um julgamento final assinado por um juiz Americano que me permitiu mudar meu nome legalmente.

    ok

    Como faço para me certificar de que Portugal tem a informação completa? Gostaria de reconhecer o meu casamento mas também mudar o meu nome de solteira para o meu nome de casada (que, como disse, não consta em minha certidão de casamento mas sim em um documento assinado por um juiz americano assim como em todos os meus documentos americanos.)

    Tatiana, a lei portuguesa proíbe que casamentos removam completamente o nome de família original da nubente. Então fique tranquila porque mesmo que você não informe isso durante a transcrição do seu casamento, seu sobrenome não ficará restrito ao sobrenome de família do seu marido.

    Note que sentenças judiciais não são normalmente aceitas livremente pelo IRN. Elas devem ser traduzidas e homologadas em tribunais portugueses antes de sua apresentação como documento ou prova em processo de nacionalidade e estes processos submetidos exclusivamente por advogados portugueses. O processo e decisão original devem ser traduzidos e apostilados e, posteriormente, enviados a Portugal para homologação da sentença.

    Outra dúvida: no momento, não tenho B.I ou cartão do cidadão pois gostaria de averbar o meu casamento antes mesmo de tirar o documento mas vejo no site do consulado Português em Newark que o B.I / cartão do cidadão é um documento necessário para registrar o casamento.

    só se você fizer através do consulado português da sua região. Se fizer direto em Portugal deixa de ser um requerimento.

    Isso significa que teria que teria que tirar o documento como solteira, com o nome de solteira, para então averbar o casamento e tirar o documento de novo?

    Pode tratar do seu casamento direto em Portugal. Inclusive sugiro que, inicialmente, apenas transcreva o casamento e não trate da mudança judicial do seu nome. Se necessário (o que entendo não será necessário), posteriormente, você entrará com o reconhecimento da sentença estrangeira.

    Alguém tem alguma idéia de como me certificar de que averbando o meu casamento meu nome é também mudado corretamente?

    Já expliquei esta parte.

    Abraços e ótima sorte.

    Rose
  • TatianaTatiana 2 PontosPosts: 1Member

    muito obrigada pela resposta! Posso ver se entendi? Quer dizer então que devo averbar o meu casamento o que vai me deixar ainda com o meu nome de solteira em Portugal (dado que minha certidão de casamento consta meu primeiro nome + último nome do meu marido e isso ñ é permitido por lei...) E que, para mudar o meu nome para o meu nome legal americano e brasileiro (primeiro nome + um dos meus últimos nomes + último nome do meu marido) preciso de um processo separado e, talvez, ajuda de advogados? obrigada mais uma vez!

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    @Tatiana disse:
    muito obrigada pela resposta! Posso ver se entendi?

    Quer dizer então que devo averbar Transcrever o meu casamento o que vai me deixar ainda com o meu nome de solteira em Portugal (dado que minha certidão de casamento consta meu primeiro nome + último nome do meu marido e isso ñ é permitido por lei...)

    Ou seu nome de solteira ou seu pré-nome + seu último Sobrenome de solteira + último Sobrenome de seu marido.

    E que, para mudar o meu nome para o meu nome legal americano e brasileiro (primeiro nome + um dos meus últimos nomes + último nome do meu marido) preciso de um processo separado e, talvez certamente, ajuda de advogados? obrigada mais uma vez!

    conforme acima.

    abraços,

    Rose
  • dicãodicão 47 PontosPosts: 10Member

    @CEGV Seguirei em frente. Obrigado.

    CEGVRose
  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator
    editado junho 10

    @niapco disse:
    Boa Noite Pessoal.
    Enfim, É ou NÃO É necessário enviar a Certidão de Nascimento da esposa no processo de cidadania Portuguesa? Explico:
    Tenho da parte do meu avô os documentos necessários para montagem do processo, (é através dele que solicitarei a cidadania) mas ele se casou no Brasil, e da parte da minha avó, tenho a "Guia de Cemitério" ou obito que consta que ela Nasceu em Santos SP em 24/08/1888, já na habilitação do casamento de ambos consta que ela é Portuguesa!

    Se consta que ambos são portugueses na certidão de nascimento do seu pai (ou mãe), certamente perguntarão sobre a transcrição do casamento. A alternativa é você provar que o documento (certidão de nascimento do seu/sua pai/mãe) está errado.

    Tenho documentos da Casa do Imigrante em SP com registro da chegada dela com os pais em 03/04/1888 pelo vapor Graf Bismarck tinha na época então 2 anos de idade... ou seja, NÃO sei se ela é Brasileira, ou Portuguesa !!!! (Desencontro de dados e datas terriveis)

    Se aparece que ela chegou com os pais no vapor, ela deve ser portuguesa, a não ser que existam registros da entrada anterior (permanência e saída) dos pais dela anterior a data de chegada do Bismark. Neste caso as buscas devem ser focadas em Portugal.

    Já fiz todas as pesquisas que imaginarem em cartórios de Santos, Diocese de Santos, São Paulo, links, etc... etc.... etc... Já sem opção de buscas!!!!Não acho nada sobre o nascimento dela, então, a dúvida é essa, faço a averbação do casamento do meu avô em portugal, monto o processo e mando para a consevatoria assim mesmo???

    A alternativa pode ser, depois deste tempo todo de buscas, se render aos serviços especializados de busca ou nacionalidade. Especialistas em busca talvez encontrem o que você não conseguiu e serviços especializados têm acesso direto a conservatórias e conservadores onde poderão pessoalmente discutir seu caso com quem efetivamente decide sobre eles. Infelizmente não é algo que consigamos na base do "faça você mesmo" pois conservadores normalmente não atendem pessoalmente requerentes. Apenas advogados e solicitadores. O que aconselho é, nesses casos, não contratar ninguém de olhos vendados ou acreditar no primeiro que te disser que resolverá seu caso. Gente inescrupulosa e oportunista tem aos montões neste mercado.

    Ou realmente vai PRECISAR do nascimento da minha avó? e caso não encontre nada dela, é uma processo perdido? Nem devo começa-lo? Já não sei o que fazer mais......

    Como disse, se na certidão de nascimento do seu pai ou mãe estiver que sua avó era portuguesa, é norma usual pedir a transcrição do casamento.

    Precisando de orientações mais específicas, caso deseje, procure-me através do link abaixo. Tem casos que simplesmente não se resolvem sem ajuda especializada.
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    Abraços e boa sorte

    Rose
  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    @daydias, bem vinda

    @daydias disse:
    Boa tarde a todos,
    Já não sei o que fazer a respeito dessa busca pela certidão de batismo de meu bisavô. O ano em que ele nasceu é 1899, em Vila Real, Montalegre, Santo André, porém, os registros desse ano não constam no banco de dados de Vila Real. Já mandei vários e-mails pedindo para verificarem, mas nada adiantou.

    Algumas vezes você tem que ligar para as conservatórias para ver se os livros ainda estão em poder deles. Se estiverem, a boa nova é que nesses casos, quando o registro é encontrado, eles podem criar no registro civil português informatizado o assento de nascimento do seu bisavô. Com isso você pode, inclusive, solicitar a certidão via civilonline, mesmo tendo mais de 100 anos.

    Me informei que poderia ser possível "recriar" a certidão dele se eu conseguisse a dos pais/avós originais, mas não sei se é verdade.

    Amiga, nunca ouvi falar disso...

    Até agora eu encontrei a da mãe, apenas. Vi que todos os familiares deles nasceram em Santo André Vilar dos Perdizes, por´m, justamente a dele não existe. Cheguei a pensar que ele talvez tenha dado o ano errado de seu nascimento, mas, como, se a data aparece em vários lugares?

    Os cartórios, portugueses e brasileiros constantemente faziam registros com base em testemunho de terceiros. Fulano ia no cartório sem documentos e duas pessoas (amigas do Fulano) testemunhavam que ele, e os dados que ele informava, estavam corretos. Milhares (senão milhões) de casamentos e documentos foram feitos desta forma, em Portugal e no Brasil, inclusive para fazer cédulas de identidade e passaportes portugueses para emigrar para o Brasil. Eu mesmo já vi dezenas de casos, registrados nos Arquivos Distritais portugueses, nos documentos de habilitação para emissão de passaportes usados por emigrantes que estavam se dirigindo para o Brasil, no final do século XIX e começo do XX.

    Tenho bastante dados sobre ele e sobre sua chegada ao Brasil, porém, sem a certidão fica impossível de me tornar portuguesa. Há algo que eu possa fazer?

    @daydias , depende... Você sempre terá a possibilidade de procurar um especialista em buscas de documentos e buscas genealógicas. O desafio de buscar descendentes é arrebatadora e quando temos foco, resiliência e disponibilidade é uma experiência fabulosa, principalmente quando achamos o que ficamos procurando por dias, meses ou até mesmo anos. No entanto pode ser também uma alternativa você fazer uma busca por genealogistas e profissionais que fazem buscas profissionalmente. Muitos deles, inclusive, começaram na carreira pesquisando os dados de seus próprios familiares. Obviamente, depois de anos fazendo pesquisas, estes profissionais passam a ter uma cancha e experiência que uma pessoa começando agora não vai ter. O importante no caso de contratar profissionais é ter certeza absoluta da seriedade e competência deles. Isto só conversando com muitos clientes, buscando referências isoladas sobre os serviços prestados, conversando o máximo possível com estes profissionais e, também negociando bem os termos do trabalho e pagamento, tanto em caso de sucesso quanto de insucesso nas buscas.

    Vou te dar um exemplo, que aprendi em um curso sobre buscas documentais em Portugal que fiz e que aqueles que não são especializados normalmente não sabem:

    O Brasil, no final do século XIX e início do XX, enviava para a Europa diversos "representantes" cujo único objetivo era incentivar a emigração de cidadãos daqueles países para o Brasil, em uma época que já não existiam escravos para comprar e que os campos precisavam de muita mão de obra. As passagens muitas vezes eram pagas pelo governo brasileiro. Pois bem... não existiam tantos destes representantes assim e estes representantes "estacionavam", por algum tempo, em alguns lugares, em diversos países. São dados históricos que são conhecidos por especialistas que, na falta de detalhes específicos, podem avaliar (também) a época que o português veio inicialmente para o Brasil e, com bases em datas , navios, portos e desembarques, pode eventualmente identificar uma provável região de origem para um determinado imigrante. Claro, isto adicionalmente a outros muitos dados.

    Estou procurando paróquia-por-paróquia, na esperança de encontrar. Mas é desesperançoso não ter mais nenhuma pista sobre seus documentos. Já pensei em contratar pessoas que queiram buscar uma por uma, também, mas não conheço ninguém que se preste a isso.
    Há algo que eu possa fazer?

    Nós, que mexemos com isso todo santo dia conhecemos. Se quiser me procure privativamente, através do link abaixo, que conversamos sobre seu caso específico.
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    aliás, já deu uma olhadinha na nossa categoria de busca de documentos ? Tem muita dica bacana lá.

    Muito obrigada aos que leram até aqui, mais ainda aos que puderem responder ao meu desabafo.

    A sua jornada está apenas começando... torço para que seja rápida e de excelentes resultados.

    abraços e aproveite nosso Portal,
    CEGV

  • juliaserrajuliaserra 0 PontosPosts: 1Member

    Olá pessoal, sou nova aqui no portal, e como todos em busca da cidadania portuguesa, meu avô era português, Atualmente vivo no Canadá com minha mãe, no próximo mês ela fará uma viagem a Portugal, gostaria de saber quais os documentos necessários, e também vi sobre esse apostilhamento, como não estou mais no Brasil como devo fazer ??

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    Oi, @juliaserra , bem vinda !

    @juliaserra disse:
    Olá pessoal, sou nova aqui no portal, e como todos em busca da cidadania portuguesa, meu avô era português, Atualmente vivo no Canadá com minha mãe, no próximo mês ela fará uma viagem a Portugal, gostaria de saber quais os documentos necessários, e também vi sobre esse apostilhamento, como não estou mais no Brasil como devo fazer ??

    Julia, temos o tópico com link abaixo que tem a relação dos documentos necessários para processos de filhos (sua mãe)

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    Julia, os documentos portugueses não precisam de apostilamento, assim como o requerimento de nacionalidade, que poderá ser autenticado/assinado em qualquer consulado ou embaixada portuguesa.

    O Apostilamento brasileiro será necessário na certidão de nascimento por cópia reprográfica de sua mãe. No entanto se o cartório onde ela foi registrada apostilar documentos, poderão fazer tudo de uma vez só e enviar para vocês no Canadá. Sua mãe poderá usar o passaporte dela como documento de identificação para o processo dela e apostilar uma cópia autenticada dele aí mesmo no Canadá.

    abraços e aproveite nosso Portal.

  • RelvisRelvis 57 PontosPosts: 21Member

    Olá Pessoal, me tirem uma dúvida, eu enviei documentação para Ponta Delgado em 07/05/2019 para Transcrição do casamento dos meus pais realizado aqui no Brasil.
    Para eu saber o resultado do deferimento do processo eu terei que ligar para que Número?
    Desde já agradeço respeitosamente a atenção de todos.

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator
    editado junho 17

    @Relvis , bem vindo

    @Relvis disse:
    Olá Pessoal, me tirem uma dúvida, eu enviei documentação para Ponta Delgado em 07/05/2019 para Transcrição do casamento dos meus pais realizado aqui no Brasil.
    Para eu saber o resultado do deferimento do processo eu terei que ligar para que Número?

    Você não precisa ligar para nenhum número se não quiser. você deve receber, 15 a 21 dias após após a conclusão do processo, uma carta (ofício) da Conservatória de PD, lhe informando sobre o término do processo.

    No entanto, caso queira acompanhar o andamento e conclusão, poderá ligar para a LInha de Registos. Mais informações nos links abaixo

    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1

    https://Portupedia.com/wiki/LR

    abraços & Aproveite nosso Portal

    Relvis
  • MARIINHAMARIINHA 7 PontosPosts: 2Member
    editado junho 17

    @CEGV disse:
    Sabemos que a espera é longa e por isso usamos ferramentas como o SKYPE, para que a ligação não fique cara. Algumas vezes a ligação cai depois de mais de uma hora de espera. ISSO, INFELIZMENTE, é normal hoje em dia. Tenha paciência e seja resiliente que você conseguirá a informação que necessita.

    Oi. Boa tarde. Já tenho um número de processo - 22xxx/2019. Como faço para saber como está o processo de solicitação de cidadania portuguesa? Obrigada. Maria De Bragança

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    @MARIINHA disse:
    Oi. Boa tarde. Já tenho um número de processo - 22xxx/2019. Como faço para saber como está o processo de solicitação de cidadania portuguesa? Obrigada. Maria De Bragança

    Veja os seguintes tópicos:
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1

    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

    Ligue para a LR (Linha de Registos), informe seus dados, Informe o número do seu processo e peça a chave (senha) para usar o NOVO site de acompanhamento de processos. A partir daí é só acompanhar online. Quando for concluído, ligue para a LR para obter o número do seu assento de nascimento e, com ele, usar o site CivilOnline para emitir seu assento de nascimento Português. Com ele poderá solicitar documentos e realizar o que precisar.

    abraços e ótima sorte,

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator
    editado junho 17

    @jose , bem vindo

    @jose disse:
    Boa tarde!
    Dei entrada no pedido de cidadania genérica em Lisboa. No momento encontro-me no Rio de Janeiro-Brasil, soube que foi liberadas consultas pelo site, mas tem que ter a senha de acesso. Gostaria de saber como faço para entrar no site e poder obter a consulta do andamento do meu processo. Desde já agradeço atenção

    Temos um pequeno guia de instruções no seguinte link
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

    Abraços e aproveite nosso Portal!

    Rose
  • AdminAdmin 255 PontosPosts: 61Administrator

    Efetivo a partir de 21-06-2019

    Atenção para a seguinte informação:

    A equipe do Portal Cidadania Portuguesa deixará de responder publicamente a questões formuladas para parentes distantes e amigos de nossos usuários.

    Publicações com tais pedidos de informações serão excluídas de nossos tópicos, assim como respostas de outros usuários que objetivarem atender a estes tipos de demandas. Nestes casos, tanto os usuários que realizaram o pedido de informações quanto os usuários que tenham já respondido a tais questionamentos, serão informados, através de mensagens privativas, sobre esta nova política de nosso Portal.

    Infelizmente nosso Portal, moderadores e usuários têm sido utilizados como fonte de informações para oportunistas que vendem serviços de assessoria legal e especializada para terceiros, com base em consultas realizadas através de nossos tópicos e respondidas por nossos moderadores e usuários mais experientes.

    O objetivo de nosso Portal sempre foi colaborar com que os próprios requerentes façam seus processos sozinhos, sem ajuda de profissionais ou advogados.

    Sugiro a advogados, assessores ou pseudo-assessores, interessados em prestar serviços a terceiros, que entrem em contato com nossos moderadores e especialistas e formem parcerias ou solicitem orçamentos de honorários para assessorá-los e aos seus clientes. Será certamente uma forma adequada, condizente e respeitosa de reconhecer a qualidade das informações constantemente prestadas aqui, assim como o tempo precioso dispendido por nossos moderadores e especialistas.

    pela atenção de todos, agradeço.
    @Admin - Administrador do Portal Cidadania Portuguesa

  • RoseRose 425 PontosPosts: 122Member
    editado junho 21

    @Admin disse:

    Efetivo a partir de 21-06-2019

    ...

    Para nós usuários talvez fique um pouco mais difícil obter as orientações, pois antes a consulta era feita nos tópicos e se restassem dúvidas as perguntas iam para o privado. No entanto não é justo usar deste portal como fonte de informação para cobrar daqueles que se sentem inseguros para 'faça você mesmo'.
    Agradeço todo apoio recebido por este portal e tão logo o processo do meu filho seja numerado na ACP entrei em contato.
    Grata

  • RoseRose 425 PontosPosts: 122Member

    Corrigindo: onde está escrito 'entrei em contato' o correto é ... entrarei em contato.

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator
    editado junho 21

    Prezada @Rose e colegas usuários,

    Internamente discutimos muito sobre o assunto e a decisão final foi do @Admin, responsável pela coordenação técnica e administrativa do Portal. Entendemos que não haverá constrangimentos ao USUÁRIO REAL que precise de informações para si ou parentes diretos.

    Temos passado, já a algum tempo, pelos constantes inconvenientes de nos vermos respondendo mensagens a pseudo-assessorias, advogados e escritórios de advocacia, interessados em prestar serviços usando de nosso conhecimento e especialidade.

    Simplesmente não é certo que gastemos nosso precioso tempo para que outros lucrem com nosso conhecimento.

    No mesmo diapasão, entendemos que muitas vezes alguns de nossos usuários acabam prestando serviços (mesmo que de forma desinteressada e gratuita) a parentes não diretos e amigos. Apesar de entendermos como natural este tipo de atitude, se pensarmos bem, este tipo de atividade também vai contra o conceito que temos, ou seja, de ajudar aos próprios requerentes (e não a amigos, conhecidos ou parentes distantes, de 2º,3º,4º... graus de relacionamento familiar). Incentivamos, sim, que nossos usuários, que foram bem recebidos e orientados em nosso Portal, sugiram a seus amigos, conhecidos ou parentes que busquem o Portal para sanarem suas dúvidas.

    Rose, entendemos que hoje o Portal tem em suas publicações mais de 95% dos problemas e questões regulares mapeados e, mesmo assim, novos e antigos usuários preferem fazer perguntas (porque sabem que serão respondidas) do que gastar alguns minutos (ou horas) lendo (e aprendendo) nas publicações antigas de nossos tópicos.

    Para os outros 5% vale o conhecimento (de anos de experiência e estudos) dos nossos moderadores e especialistas. Usuários também vêm aqui (e em outras mídias) para perguntar sobre novidades, procedimentos e visões atualmente em vigor nas conservatórias e no IRN e nisso também temos sido imbatíveis, fornecendo informações antes de outros fóruns e grupos especializados. Esta tem sido uma das grandes forças do nosso Portal.

    Pessoalmente não vejo como ficar difícil para usuários regulares que entendem bem as regras e políticas do nosso Portal. Atendimentos e respostas para parentes diretos (como mães, pais, filhos) continuarão normalmente.

    Importante, finalmente, ressaltar que combinamos (e o Admin deixou claro isso) que eventuais assessores, advogados e escritórios especializados, que quiserem orientações nossas, poderão entrar em contato privativamente conosco para expor casos de seus clientes e, obviamente, acordar algum tipo de compensação. O que não podemos é trabalhar gratuitamente para empresas e profissionais liberais sem qualquer tipo de compensação financeira.

    Para "amigos e parentes distantes" de nossos usuários que não quiserem o "ônus de se cadastrar no nosso Portal e tomarem para si a responsabilidade de dirigirem seus próprios processos de nacionalidade" o que sugiro é que nossos usuários nos procurem para tentarmos "acomodar" estas situações, privativamente, caso a caso.

    abraços,
    @CEGV

    balcantara
  • AndreaAndrea 289 PontosPosts: 90Member

    Bom dia @CEGV, outros moderadores, especialistas e usuários do Portal, penso que está decisão da equipe do Portal foi bem ponderada, visto que só fazem conosco o quê deixamos que façam, como diz o ditado, além é claro que é justíssimo que profissionais que obtenham especializada ajuda no Portal sejam capazes de assumir isso de forma tranquila e honesta, e entrar em acordo com a equipe sem constrangimento propondo alguma compensação, que com certeza valeria muito à pena para todos

    CEGV
  • RoseRose 425 PontosPosts: 122Member
    editado junho 22

    @CEGV disse:
    Prezada @Rose e colegas usuários,...

    Concordo plenamente com a decisão tomada pelo portal.
    Me referi a dificuldade exatamente no modelo que corresponde a 95% das orientações já mapeadas e que no meu entender seriam privadas.
    Reitero que este portal é simplesmente excelente e que graças a vocês criei coragem e entrei com o 'processo de mãe para filho' feito com ajuda especial de @CEGV diretamente na ACP, com envio feito pelo correio brasileiro (no interior só tem correio) e que por sinal foi excelente em rastreamento, tempo de entrega e valor (R$151,00).
    Agora aguando o email da numeração para colocar na tabela de processos de filhos de portugueses.
    Com os meus melhores cumprimentos a toda equipa

    CEGV
  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    Oi @natalialeiria, bem vinda

    @natalialeiria disse:
    Sou neta de parte paterna de portugueses, mas não sei como retirar a cidadania pois meu pai ainda não tem, como devo proceder

    Seu pai deve primeiro requerer a cidadania para ele e depois que ele obtiver a nacionalidade portuguesa você poderá requerer a sua. É o método mais simples.

    Precisando de ajuda, dê uma olhada no seguinte tópico
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal

    natalialeiria
  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    @marco Bem vindo

    @marco disse:
    olá,
    Boa Tarde
    quero tirar uma duvida estou tirando documentação por atribuição , já estou aposentado como fica meu salário pra receber em Portugal. caso venha morar agradeço
    Marco Antonio.

    Existe a opção de pedir que sua aposentadoria seja paga em Portugal MAS já comentaram comigo que não vale a pena. Que é melhor continuar recebendo-a aqui no Brasil (se possível) e transferindo o necessário, quando necessário. O melhor é conversar com um especialista tributário para não gastar mais do que o imprescindível com impostos e transferências.

    abraços e boa sorte,

  • marcomarco 90 PontosPosts: 13Member

    obrigado

    CEGV
  • matheusgcastromatheusgcastro 2 PontosPosts: 1Member

    Estou tentando contato com a Linha de Registos há quase 1 semana e não consigo contato de jeito nenhum. Já tentei diversos horários do dia, entre 8h-17h (horario Lisboa) e nada.

    Há alguma outra forma de acompanhar o status do processo? Se sim, qual?

    Estou com receio de ter caído em exigência, pois já tem 1 mês e meio que os documentos chegaram na ACP do Porto.

  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 167 PontosPosts: 93Member

    @matheusgcastro disse:
    Há alguma outra forma de acompanhar o status do processo? Se sim, qual?

    Dê uma olhada nesse tópico: http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa#latest

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    @marco disse:
    Óla
    Boa noite !
    quero saber se posso abrir uma conta num banco de Portugal aqui no Brasil , banco chama Millum aqui em São Paulo.

    sim, pode

  • GabriellnGabrielln 27 PontosPosts: 11Member

    Olá,

    Consegui fazer hoje o pedido no CivilOnline para os dados do meu avô, existe um prazo medio de tempo para emissão da certidão? O unico prazo que encontrei no site é de 6 meses mas não tenho certeza se esse é o tempo de validade da certidão ou o prazo para ela ser emitida.

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    @Gabrielln disse:
    Consegui fazer hoje o pedido no CivilOnline para os dados do meu avô, existe um prazo medio de tempo para emissão da certidão? O unico prazo que encontrei no site é de 6 meses mas não tenho certeza se esse é o tempo de validade da certidão ou o prazo para ela ser emitida.

    Se o registro de nascimento do seu avô já estiver informatizado é rápido. Caso contrário pode levar alguns dias.

    abraços,

  • marianadibomarianadibo 2 PontosPosts: 1Member

    Boa noite, estou em busca da certidão de nascimento do meu trisavô, mas infelizmente não temos muitos dados específicos. Sabemos que ele nasceu em Portugal, jose da Costa Lima, filho de Maria Rosa de Oliveira e Manoel da Costa Lima. Sabemos que eles vieram para o Brasil e o jose da Costa Lima se casou com Idalina Poubel Lima e teve sua filha Delorme na cidade de Santa Maria Madalena no dia 12 de junho de 1901. Como posso prosseguir para encontrar o documento dele algo que possa ajudar na cidadania?

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    @marianadibo, bem vinda

    @marianadibo disse:
    Boa noite, estou em busca da certidão de nascimento do meu trisavô, mas infelizmente não temos muitos dados específicos. Sabemos que ele nasceu em Portugal, jose da Costa Lima, filho de Maria Rosa de Oliveira e Manoel da Costa Lima. Sabemos que eles vieram para o Brasil e o jose da Costa Lima se casou com Idalina Poubel Lima e teve sua filha Delorme na cidade de Santa Maria Madalena no dia 12 de junho de 1901. Como posso prosseguir para encontrar o documento dele algo que possa ajudar na cidadania?

    Você pode começar
    1) Dando uma olhada na nossa categoria Documentos e seus tópicos. Tem alguns tópicos, como o abaixo, que começam a falar de como realizar buscas

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/260/procurando-documentos-de-portugueses-no-brasil-fontes-de-pesquisa/p1

    Quando faltam dados assim como você falou, o melhor é primeiro encontrar os documentos de imigração do(s) portugueses. São guardados nos arquivos públicos, tais como arquivo nacional, hospedaria de imigrantes, etc Caso encontre estes documentos é provável que também encontre local de nascimento e outros dados guardados junto com os documentos de imigração.

    2) A segunda opção, para quem não tem tempo ou experiência suficiente mas tem ansiedade ou pressa é contratar especialistas em buscas de documentos. Existem especialistas para todas as profundidades de bolsos. Existem, inclusive, especialistas em genealogia que também fazem buscas. Caso deseje, posso indicar alguns.

    abraços e ótima sorte.

  • ArbganArbgan 2 PontosPosts: 1Member

    Boa tarde, sou iniciante e tenho uma dúvida relativamente simples: como conseguir a cópia datilografada do assentamento de batismo de minha avó nascida em 1909 em Carregal do Sal, Freguesia de Oliveira do Conde?
    Possuo o assentamento original e manuscrito, porém, vi que é necessário o datilografado de narrativa completa. Consigo no site do Arquivo Distrital de Viseu (https://digitarq.advis.arquivos.pt)? Se positivo, como proceder no site para obter esse documento? Estou um pouco perdida no site, fiz a pesquisa simples, sem login, vi que há link para o arquivo, porém não há nada digitalizado para consulta. Obrigada!

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    Oi, @Arbgan. Bem vinda

    @Arbgan disse:
    Boa tarde, sou iniciante e tenho uma dúvida relativamente simples: como conseguir a cópia datilografada do assentamento de batismo de minha avó nascida em 1909 em Carregal do Sal, Freguesia de Oliveira do Conde?

    Através de pedido aos arquivos distritais, usando a ferramenta de atendimento online.

    Possuo o assentamento original e manuscrito, porém, vi que é necessário o datilografado de narrativa completa. Consigo no site do Arquivo Distrital de Viseu (https://digitarq.advis.arquivos.pt)?

    Sim.

    Se positivo, como proceder no site para obter esse documento?

    http://advis.dglab.gov.pt/pedidos-on-line/

    Estou um pouco perdida no site, fiz a pesquisa simples, sem login, vi que há link para o arquivo, porém não há nada digitalizado para consulta. Obrigada!

    deve se cadastrar para realizar pedidos de buscas e reproduções. No caso, se quiser uma certidão narrativa, deve informar. Também deverá informar ao AD se a cópia deverá ser autenticada (certificada) ou não. (acho, inclusive, que é padrão para certidões narrativas)

    abraços e boa sorte

  • Rodolpho_1812Rodolpho_1812 53 PontosPosts: 13Member

    Olá, alguém saberia me informar se a fase de criação de Registro de cidadão português é muito demorada? E ela é feita na conservatória que demos entrada ou vai pra outro local?

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    @Rodolpho_1812 disse:
    Olá, alguém saberia me informar se a fase de criação de Registro de cidadão português é muito demorada? E ela é feita na conservatória que demos entrada ou vai pra outro local?

    1) Dependendo de onde estiver o processo, sim, é .
    2) Na conservatória onde o processo está sendo tramitado.

    abraços e boa sorte

  • Rodolpho_1812Rodolpho_1812 53 PontosPosts: 13Member

    Entendi.. o meu é em Tondela.

    CEGV
  • bonaldicostabonaldicosta 25 PontosPosts: 10Member

    @CEGV, Boa tarde, vim aqui so para agradecer você pelas dicas e vim dar um retorno de como foi, eu e minha esposa fomos so com passagem de ida, em todos os processos so me fizeram uma pergunto tanto na componia areia como na imigração, se eu era casado com a minha esposa que tem passaporte de portugal, falava que sim e deixava passar sem precisar apresentar mais nada, kkk, mas obrigado pelas dicas e tudo, agora estou esperando chegar o dia do meu agendamento que fiz ainda no brasil para levar os documentos :) vlw por tudo

    CEGV
  • fabiocruzfabiocruz 2 PontosPosts: 1Member

    Caros, Boa tarde!

    Peço encarecidamente uma luz. Ja tenho minha cidadania portuguesa a alguns anos e gostaria de atribuir a minha filha(1 ano e 7 meses) também. Mas não sei nem por onde começar. No vice consulado da minha cidade(Belém-PA) os processos de cidadanias estão suspensos, a única coisa que eles fazem é me passar o site o IRN e dizer que o processo tem que ser feito por la.

    Ja li e reli varios tópicos algumas vezes, e cada vez que leio fico um pouco mais confuso.

    Pelo que entendi tenho que fazer a Atribuição 1C(correto?).

    Ao iniciar o preenchimento do formulário 1C (Menor), me deparo com o Quadro 2: Declarações. Onde se pede Freguesia, Concelho, Numero de assento etc.. Mas não tenho essas informações.

    Dúvidas:

    1) O que tenho que preencher nestes campos(Quadro 2)? Ficam em branco?

    2) Na lista de documentos consta o RG dos pais... Tem que ser meu RG(Brasileiro) ou meu Cartão Cidadão? Caso o Cartão Cidadão esteja vencido, tem problema?

    3) Minha esposa não tem RG, posso mandar a cópia do passaporte no lugar do RG?

    4) Os documentos da minha esposa ainda constam o nome de solteira. Tenho que mandar a cópia da certidão de casamento junto? Ou outro procedimento?

    Obrigado desde já pela força!

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    Oi @fabiocruz, bem vindo

    @fabiocruz disse:
    Caros, Boa tarde!

    Peço encarecidamente uma luz....

    Dê uma olhada no seguinte tópico. Se as dúvidas persistirem, me procure, ok ?

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    Link para falar comigo:
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

    abraços e ótima sorte

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

    @marcosvpds disse:
    Saudações,
    Vou fazer meu processo de atribuição da cidadania por filho. Mas antes preciso fazer a transcrição de casamento de minha mãe também. Gostaria de saber:

    • Como fazer os processos da maneira mais barata possível? De preferência quase de graça.

    Não existe esta opção.

    Na verdade, o caro ou barato depende do que cada um entende e das possibilidades de cada um.

    Hoje um processo de nacionalidade de filhos (o mais barato) não custa menos de uns R$ 1.300,00 a R$ 1.600,00. O interessado vai conseguir economizar apenas com apostilamentos (realizados em estados mais baratos) e postagens.

    Pessoalmente acho estes expedientes arriscados, já que os documentos ficarão trafegando pelos Correios, com risco de serem extraviados e sem qualquer direito à reparação. É um risco que cada um deve optar por correr ou não.

    Boa sorte,

  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator
    editado julho 11

    @hstoliveira, bem vinda !

    @hstoliveira disse:
    Ola,
    Tenho algumas duvidas, se alguem souber me orientar agradeco.

    Enviamos a transcricao de casamento da minha mae(viva portuguesa) e meu pai(falecido brasileiro) para Ponta Delgada. Ja fazem mais de dois meses e nao tivemos nenhuma reposta e olho no Civil Online e nao tem nada atualizado. Eu acho que ira voltar contando que o Vale postal ja deve ter expirado (Corrija me se estiver errado)

    Eles pedem extensão dos prazos dos vales postais (Sim, é possível) ou sacam os vales antes de expirarem. Se você não recebeu nenhuma mensagem sobre isso, fique tranquila.

    Minha mae ira para porto e estamos pensando em fazer o processo direto por Porto presencialmente. So tenho uma duvida em relacao a um documento: por meu pai ser falecido preciso da certidao de nascimento dele ou a certidao de obito?

    Veja a relação de documentos em nosso tópico abaixo. Lá informamos claramente os documentos necessários em cada caso específico.

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

    1) Pessoalmente, esperaria mais um pouco. Vão gastar dinheiro com novos emolumentos e documentos quando o processo pode ser concluído a qualquer momento.

    2) Você está supondo que consegue chegar em Portugal e encontrar uma CRC que faça transcrições de casamentos e que te atenderão imediatamente. Não vou dizer que isto não pode acontecer mas vou dizer, sim, que é muito pouco provável, principalmente porque 99% das conservatórias estão lotadas de pendências e estamos atualmente em período de verão na Europa, momento em que muita gente tira férias (e conservatórias com menos funcionários).

    abraços e boa sorte,

    hstoliveiraRelvis
  • RelvisRelvis 57 PontosPosts: 21Member

    @CEGV disse:
    @Relvis , bem vindo

    @Relvis disse:
    Olá Pessoal, me tirem uma dúvida, eu enviei documentação para Ponta Delgado em 07/05/2019 para Transcrição do casamento dos meus pais realizado aqui no Brasil.
    Para eu saber o resultado do deferimento do processo eu terei que ligar para que Número?

    Você não precisa ligar para nenhum número se não quiser. você deve receber, 15 a 21 dias após após a conclusão do processo, uma carta (ofício) da Conservatória de PD, lhe informando sobre o término do processo.

    No entanto, caso queira acompanhar o andamento e conclusão, poderá ligar para a LInha de Registos. Mais informações nos links abaixo

    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1

    https://Portupedia.com/wiki/LR

    abraços & Aproveite nosso Portal

    @CEVG Muito obrigado pela atenção de sempre, que Deus te abençoe amigo.

    CEGV
  • DaniDani 22 PontosPosts: 2Member

    Boa noite!

    Meu pai é filho de português (pai e mãe dele). Já fizemos a transcrição de casamento e óbito dos pais dele na conservatória de Portugal. No entanto, quando recebemos essa documentação de volta, houve algumas alterações pequenas no nome da minha vó.
    Sendo assim, o cartório no Brasil me pediu a certidão da minha vó apostilada para poder fazer os acertos do nome dela no documento do meu pai, para assim, entrar com o pedido de cidadania dele por atribuição.
    Como estou no Brasil, e com a Convenção de Haia, estou com dúvida no procedimento para ter acesso a tal certidão.
    Consigo fazer o pedido no Brasil mesmo?

    Agradeço desde já o auxílio,
    Daniela

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.