Greve do IRN marcada para os dias

agosto: 5, 12, 13, 14, 16, 17 e 26
setembro: 2, 9, 16, 23 e 30
Senhores Usuários,

Pedimos que consultas/dúvidas sejam preferencialmente realizadas/perguntadas através dos tópicos. Consultas através de mensagens privativas, somente as aconselhamos nos casos que informações claramente pessoais e privativas precisem ser informadas.

agradecemos a colaboração,

Equipe Portal Cidadania Portuguesa

Ajuda para Iniciantes buscando informações sobre Nacionalidade Portuguesa

1235

Comentários

• CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

Oi @Dani , bem vinda !

@Dani disse:
    Meu pai é filho de português (pai e mãe dele). Já fizemos a transcrição de casamento e óbito dos pais dele na conservatória de Portugal. No entanto, quando recebemos essa documentação de volta, houve algumas alterações pequenas no nome da minha vó.
    Sendo assim, o cartório no Brasil me pediu a certidão da minha vó apostilada para poder fazer os acertos do nome dela no documento do meu pai, para assim, entrar com o pedido de cidadania dele por atribuição.
    Como estou no Brasil, e com a Convenção de Haia, estou com dúvida no procedimento para ter acesso a tal certidão.
    Consigo fazer o pedido no Brasil mesmo?

Dani, você precisa de alguém em Portugal para
    1) Emitir uma cópia CERTIFICADA (autenticada) do assento de nascimento de sua avó
    2) Levar esta certidão na PGR portuguesa para que seja APOSTILADA
    3) Enviar este documento para você, aqui no Brasil.

Se você tiver gente em Portugal para fazer essas tarefas por você, ótimo.
    Se não tiver, me procure pelo link abaixo, que consigo alguém de confiança que te ajude com isso.

Para conversar comigo privativamente clique no link abaixo
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/messages/add/CEGV

Abraços e aproveite nosso Portal !

Relvis

@marco disse:
    Boa tarde !
    Sou Marco Antonio
    quero tirar uma dúvidas referente a Atribuição 1C para minha filha ela tem 16anos ela foi registrada por mim na epoca não era casado , casei depois de 5 anos preciso averbar o casamento ? agradeço

Oi Marco,

Se na época do nascimento da sua filha você não era casado, não precisa, para fins da atribuição dela, averbar seu casamento.

• marcomarco 90 PontosPosts: 13Member

Obrigado

CEGV

@marco disse:
    Boa tarde !
    Sou Marco Antonio
    quero saber sobre a averbação de casamento posso mandar o consulado protocola e interessado envia no correio, o consulado só acompanha ?

Algumas vezes somente atua como intermediário e outras vezes a transcrição é feita no próprio consulado. Não existe bem um padrão exato.

Relvis

Obrigado

CEGV
  • Patience0Patience0 17 PontosPosts: 1Member

Gostaria de questionar se alguém com um processo de Art. 6 nº 1, por naturalização (seis anos de residência) sabe quanto demora a finalizar um processo a partir do momento em que já foram recebidos todos os pareceres das 3 entidades externas. O processo foi numerado a 27/09/2018 e encontra-se no ACP Porto. Virou para a fase 4- Verificação de documentos com a mensagem “O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa“ no dia 01 de Julho de 2019. Obrigado

@Patience0, bem vindo.

@Patience0 disse:
    Gostaria de questionar se alguém com um processo de Art. 6 nº 1, por naturalização (seis anos de residência) sabe quanto demora a finalizar um processo a partir do momento em que já foram recebidos todos os pareceres das 3 entidades externas. O processo foi numerado a 27/09/2018 e encontra-se no ACP Porto. Virou para a fase 4- Verificação de documentos com a mensagem “O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa“ no dia 01 de Julho de 2019. Obrigado

Depois do retorno das entidades externas irá para despacho e, caso deferido, para registro. Creio que no 6.1 ainda existe um despacho final (deferimento) pelo membro do ministério da justiça, antes do despacho do conservador responsável pelo processo. Imagino que não dure mais de algumas semanas agora.

abraços e aproveite nosso portal,

@marco disse:
    Boa tarde !
    Parabéns pelas informações no grupo ! quero saber quando e solicitado certidão pelo civilonline não esta pronto eles tem 6 meses para acompanhar e avisar ? Marco

De forma alguma... certidões do CivilOnline são rápidas. Em questões (no máximo) de poucos dias a certidão é emitida ou te enviam um e-mail dizendo que não encontraram o que você pediu. Mas, Marco, normalmente se pede ao CivilOnline uma certidão que sabemos onde se encontra. Se você pediu algo que não sabia onde estava, a ferramenta que você deveria ter usado não era o CivilOnline. O CivilOnline é para EMISSÃO de certidões. Não de buscas.

abraços,

Obrigado

• kostoisekostoise 2 PontosPosts: 1Member

Boa noite, pessoal! Alguém poderia me passar o link do site para acompanhamento do processo e como obter a senha para visualizar?

Muito grato a todos e ótima noite!

@kostoise, bem vindo !

@kostoise disse:
    Boa noite, pessoal! Alguém poderia me passar o link do site para acompanhamento do processo e como obter a senha para visualizar?
    Muito grato a todos e ótima noite!

Segue abaixo
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal

• fabiomonteiros13fabiomonteiros13 23 PontosPosts: 2Member
    editado julho 20

boa noite! meu nome é Fabio e meu avô portugues e eu consegui o assento de nascimento dele em portugal no arquivo do porto. ele é falecido e foi casado com minha avó espanhola. em portugal nao consta informações sobre o casamento nem obito dele pelo que consultei. Meu pai é vivo e foi meu avô o declarante do nascimento dele (e o meu pai o delarante de meu nascimento), entao li que por isso, poderiamos seguir com a atribuicao da nacionalidade do meu pai pelo ACP sem a necessidade de transcricao do casamento.

Porem temos um problema nos documentos do meu pai com relacao ao nome da minha avó. Nos documentos de casamento e obito de meu avo no brasil, consta o nome dela correto (pilar pajaro) e nos documentos de nascimento de meu pai (e meu tambem), consta como pilar passos (por erro no cartorio). cheguei a pedir inteiro teor e ha essa divergencia no nome dela entre as certidoes. pergunta: qual seria o caminho a seguir? preciso corrigir o nome dela nos documentos de nascimento de meu pai (e no meu posteriormente) para conseguir seguir com o processo de nacionalidade? ou isso nao faz diferenca pois o declarante portugues tem o o nome correto e os dados dela nao importam? obrigado a todos. abs

• DaniDani 22 PontosPosts: 2Member

Muito Obrigada!!!

@CEGV disse:
    Oi @Dani , bem vinda !

@Dani disse:
    Meu pai é filho de português (pai e mãe dele). Já fizemos a transcrição de casamento e óbito dos pais dele na conservatória de Portugal. No entanto, quando recebemos essa documentação de volta, houve algumas alterações pequenas no nome da minha vó.
    Sendo assim, o cartório no Brasil me pediu a certidão da minha vó apostilada para poder fazer os acertos do nome dela no documento do meu pai, para assim, entrar com o pedido de cidadania dele por atribuição.
    Como estou no Brasil, e com a Convenção de Haia, estou com dúvida no procedimento para ter acesso a tal certidão.
    Consigo fazer o pedido no Brasil mesmo?

Dani, você precisa de alguém em Portugal para
    1) Emitir uma cópia CERTIFICADA (autenticada) do assento de nascimento de sua avó
    2) Levar esta certidão na PGR portuguesa para que seja APOSTILADA
    3) Enviar este documento para você, aqui no Brasil.

Se você tiver gente em Portugal para fazer essas tarefas por você, ótimo.
    Se não tiver, me procure pelo link abaixo, que consigo alguém de confiança que te ajude com isso.

Para conversar comigo privativamente clique no link abaixo

editado julho 20

@fabiomonteiros13 disse:
    boa noite! meu nome é Fabio e meu avô portugues e eu consegui o assento de nascimento dele em portugal no arquivo do porto. ele é falecido e foi casado com minha avó espanhola. em portugal nao consta informações sobre o casamento nem obito dele pelo que consultei. Meu pai é vivo e foi meu avô o declarante do nascimento dele (e o meu pai o delarante de meu nascimento), entao li que por isso, poderiamos seguir com a atribuicao da nacionalidade do meu pai pelo ACP sem a necessidade de transcricao do casamento.

Perfeito. Geralmente é assim mesmo.

Porem temos um problema nos documentos do meu pai com relacao ao nome da minha avó. Nos documentos de casamento e obito de meu avo no brasil, consta o nome dela correto (pilar pajaro) ..

Estes documentos não serão usados na atribuição do seu pai. A "base" para o nome de sua avó será a certidão de nascimento do seu pai.

...e nos documentos de nascimento de meu pai (e meu tambem), consta como pilar passos (por erro no cartorio).

depois da atribuição do seu pai o nome que existirá no registro português será "pilar passos". Como depois da atribuição do seu pai você fará a sua, o nome "base" será o mesmo para as duas certidões.

Só se te obrigarem a transcrever algum casamento talvez você tenha problema.

Mas veja... não estou analisando seus documentos... pode ser que você não tenha me dito algo importante que talvez você nem saiba que é importante... Então, com base no que você falou, te dei uma resposta. Se quiser uma análise detalhada, me procure pelo link abaixo

abraços,

• fabiomonteiros13fabiomonteiros13 23 PontosPosts: 2Member

@CEGV disse:

@fabiomonteiros13 disse:

Perfeito. Geralmente é assim mesmo.

Porem temos um problema nos documentos do meu pai com relacao ao nome da minha avó. Nos documentos de casamento e obito de meu avo no brasil, consta o nome dela correto (pilar pajaro) ..

Estes documentos não serão usados na atribuição do seu pai. A "base" para o nome de sua avó será a certidão de nascimento do seu pai.

...e nos documentos de nascimento de meu pai (e meu tambem), consta como pilar passos (por erro no cartorio).

depois da atribuição do seu pai o nome que existirá no registro português será "pilar passos". Como depois da atribuição do seu pai você fará a sua, o nome "base" será o mesmo para as duas certidões.

Só se te obrigarem a transcrever algum casamento talvez você tenha problema.

Mas veja... não estou analisando seus documentos... pode ser que você não tenha me dito algo importante que talvez você nem saiba que é importante... Então, com base no que você falou, te dei uma resposta. Se quiser uma análise detalhada, me procure pelo link abaixo

abraços,

muito obrigado pelas respostas!

CEGV

Oi Fatima, bem vinda

@FatimaMoutinho disse:
    Processo de menor foi deixado desde de Junho de 2018 parado . Disseram q enviaram e-mail mas não procede . Qdo foi reclamado no e-mail consulado.pt no dia seguinte telefonaram. Por q não fizeram isso antes ???? Agora pedem p buscar a certidão lá no consulado do RJ e apostilar. Mas será q vai ter validade ? O processo já tem número desde de 2018 .
    E os pais não são casados. A mãe q é portuguesa . Será q tem q mandar mais alguma coisa?

Fatima, se fez seu processo pelo consulado, deve seguir a orientação deles. Certidões não tem validade. Então o apostilamento terá validade sim

abraços e aproveite nosso Portal

editado julho 22

@FatimaMoutinho disse:
    Meus nunca casaram. Na certidão do meu irmão o n sobrenome da minha mãe veio como FOSSE casada . E todos os documentos estão iguais da certidão. Mas na verdade eles nunca casaram. Naquela época escreviam o que era falado , não pediram documentos pra comprovar
    Exemplo nome da minha mãe :
    Maria Rodrigues
    Meu ..... Moutinho
    Na hora o cartório colocou
    Maria Rodrigues Moutinho,
    O que ele faz ? Será q se mandar p Porto da certo? Todos os documentos dele estão iguais a certidão.

Oi Fátima, aparentemente não dá certo não. Aparentemente ocorre uma supressão de sobrenome e o estado civil da sua mãe, como você mencionou está errado. O ideal é corrigir o que estiver errado. No caso de supressão de sobrenome, caso seja o caso, isto não é aceito. Importante mencionar que estou respondendo baseado nas suas informações superficiais e sem analisar a documentação do processo. Só com uma análise detalhada e também análise documental para dar uma opinião acertada. Se quiser procure-me privativamente, pelo link abaixo que conversamos.

abraços,

Oi @ubai1982 , bem vindo !

@ubai1982 disse:
    olá a todos,
    Eu fiz o meu pedido da nacionalidade no 18/10/2018 , o no site da nacionalidade está escrito assim ¨O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português¨
    quanto tempo tenho de esperar ?

Depende do tipo do processo e de onde está tramitando. Podem passar dias ou semanas até que o registro seja realizado. Continue conferindo o site de consultas.

Abraços e aproveite nosso Portal,

• Elves123Elves123 7 PontosPosts: 7Member

Olá pessoal

Hoje recebi a informação do meu processo de atribuição de pai para filho por inscrição, que deu-se entrada em Almada, foi Encaminhado para a CRC de Lisboa.

A que se deve este encaminhamento? Uma vez que Almada tem autonomia para decidir processos.

• ricaluiricalui 2 PontosPosts: 2Member

Como poderia colocar o número do meu processo para ser acompanhado nesse fórum ?

Oi @ricalui, bem vindo(a) !

@ricalui disse:
    Como poderia colocar o número do meu processo para ser acompanhado nesse fórum ?

Fale do seu processo: Tipo, quando foi submetido e onde foi submetido e vemos como lhe ajudar. Importante mencionar. O Portal não levanta informação de processos de ninguém. Cada um acompanha seu próprio processo e compartilha as informações nos grupos, colaborando na disseminação de informações. Todos colaborando com suas informações, o grupo passa a ter melhores dados para olhar o passado e prever o futuro.

abraços e bem vindo(a). Aproveite nosso Portal !

• ubai1982ubai1982 8 PontosPosts: 3Member

@CEGV disse:
    Oi @ubai1982 , bem vindo !

Depende do tipo do processo e de onde está tramitando. Podem passar dias ou semanas até que o registro seja realizado. Continue conferindo o site de consultas.

obrigado @CEGV

o meu processo é Art. 6º n.º 1 - Naturalização , eu fiz o pedido nos Registos Centrais de Lisboa , e o está neste momento na Arquivo Central do Porto

CEGV
    editado julho 23

@Elves123 disse:
    Olá pessoal
    Hoje recebi a informação do meu processo de atribuição de pai para filho por inscrição, que deu-se entrada em Almada, foi Encaminhado para a CRC de Lisboa.
    A que se deve este encaminhamento? Uma vez que Almada tem autonomia para decidir processos.

Oi @Elves123,

A CRC de Almada, que só tem 1 conservadora, Lic. Maria do Carmo, deve estar com muitos processos pendentes ou alguma situação de constrangimento que obrigou a conservatória a transferir o excedente para Lisboa ou qualquer outra conservatória que seja Balcão de Nacionalidade.

Outra ocorrência comum é quando o pai do requerente não nasceu em Portugal, Brasil ou país da Comunidade Europeia. Nesta situação específica apenas a CRCentrais, em Lisboa, poderá proceder com a tramitação e decisão de processos com estas características.

Falo constantemente sobre os riscos de enviar processos via correio (Até pessoalmente ou por Procurador) para conservatórias pequenas, com 1 ou 2 conservadores. Em CRCs pequenas qualquer situação de constrangimento (férias de pessoal, doença, necessidade de deslocamento do(a) Conservador(a) a outra CRC, excesso de processos e outras situações imprevistas podem fazer com que processos demorem muito mais para serem decididos e concluídos ou, como ocorreu no seu caso, sejam transferidos para qualquer outra conservatória (Balcão) ou CRCentrais. Isto já ocorreu no passado em diversas outras conservatórias: 4ª CRC do Porto, Ponta Delgada, Conde, ACP, .... e agora, Almada.

Curiosidades:
    1) Mandaram para a CRCentrais ou alguma outra CRC de Lisboa ?
    2) Se foi por inscrição, quem deu entrada no processo em Almada ? Algum procurador não advogado (parente ou conhecido) ou advogado ? Ou não foi por Inscrição mas sim por registro ?

Abraços e boa sorte.

• Elves123Elves123 7 PontosPosts: 7Member

Oi @Elves123,

A CRC de Almada, que só tem 1 conservadora, Lic. Maria do Carmo, deve estar com muitos processos pendentes ou alguma situação de constrangimento que obrigou a conservatória a transferir o excedente para Lisboa ou qualquer outra conservatória que seja Balcão de Nacionalidade.

Outra ocorrência comum é quando o pai do requerente não nasceu em Portugal, Brasil ou país da Comunidade Europeia. Nesta situação específica apenas a CRCentrais, em Lisboa, poderá proceder com a tramitação e decisão de processos com estas características.

Falo constantemente sobre os riscos de enviar processos via correio (Até pessoalmente ou por Procurador) para conservatórias pequenas, com 1 ou 2 conservadores. Em CRCs pequenas qualquer situação de constrangimento (férias de pessoal, doença, necessidade de deslocamento do(a) Conservador(a) a outra CRC, excesso de processos e outras situações imprevistas podem fazer com que processos demorem muito mais para serem decididos e concluídos ou, como ocorreu no seu caso, sejam transferidos para qualquer outra conservatória (Balcão) ou CRCentrais. Isto já ocorreu no passado em diversas outras conservatórias: 4ª CRC do Porto, Ponta Delgada, Conde, ACP, .... e agora, Almada.

Curiosidades:
    1) Mandaram para a CRCentrais ou alguma outra CRC de Lisboa ?
    2) Se foi por inscrição, quem deu entrada no processo em Almada ? Algum procurador não advogado (parente ou conhecido) ou advogado ? Ou não foi por Inscrição mas sim por registro ?

Abraços e boa sorte.

Muito obrigado pela atenção mais uma vez.

Segundo o boletim de pagamento diz: '' Processo de nascimento/intermediação N° XXXX/2019 - Auto de declaração intermediária de nascimento.
    *Não tenho bem a certeza se foi por inscrição ou registo

*Quem deu entrada foi a minha avó, ela é a minha procuradora "nao advogado".

*Mandaram mesmo para a CRC Centrais.

O meu pai é Português más nasceu em Angola, acredito que seja a razão de ser encaminhado para CRC Central.

O processo entrou este ano 2019, no mês de Março dia 20 e foi pago no mês de Maio dia 17.

@Elves123 disse:
    Muito obrigado pela atenção mais uma vez.
    Segundo o boletim de pagamento diz: '' Processo de nascimento/intermediação N° XXXX/2019 - Auto de declaração intermediária de nascimento.
    *Não tenho bem a certeza se foi por inscrição ou registo

Provavelmente foi por inscrição. É provável que você tenha alguma dificuldade, se tiver sido por inscrição, de obter a senha de acesso ao sistema web de acompanhamento.

*Quem deu entrada foi a minha avó, ela é a minha procuradora "nao advogado".
    *Mandaram mesmo para a CRC Centrais.
    O meu pai é Português más nasceu em Angola, acredito que seja a razão de ser encaminhado para CRC Central.

Correto. Foi por isso mesmo.

Até alguns meses atrás a CRCentrais estava concluindo este tipo de processo em prazos que variavam de 8 meses a um ano.

Abraços e ótima sorte !

• JESSICAlJESSICAl 2 PontosPosts: 1Member

Boa tarde.
    Gostaria de saber como proceder para averbar o óbito do meu avô.
    Português Nativo, falecido no Brasil.

Preciso para cidadania do meu pai.

Desde já agradeço.

Oi @JESSICAl, bem vinda

@JESSICAl disse:
    Boa tarde.
    Gostaria de saber como proceder para averbar o óbito do meu avô.
    Português Nativo, falecido no Brasil.
    Preciso para cidadania do meu pai.

Isso foi informação de consulado ?
    Jessica, salvo casos muito específicos, não precisa transcrever óbito para pedir nacionalidade de ninguém. MAS, se você quiser fazer pelo consulado, siga a regra deles.

A transcrição de óbito em Portugal é gratuita.
    1) Alguém te explicou porque precisa transcrever o óbito ?
    2) Seu pai é filho, né ? Já obteve a certidão de nascimento por cópia reprográfica do seu pai ?

dê uma olhada no seguinte tópico:
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

Se precisar de instruções, me procure pelo link abaixo

abraços e aproveite nosso Portal,

• silviasilvia 2 PontosPosts: 1Member

olá b. noite. Gostaria de saber o email correto do arquivo distrital de viseu, o que tenho é o mail@advis.dgarq.gov.pt e está voltando com a msg de que não localizaram o domínio. Alguém saberia me orientar?

Oi @silvia, bem vinda.

@silvia disse:
    olá b. noite. Gostaria de saber o email correto do arquivo distrital de viseu, o que tenho é o mail@advis.dgarq.gov.pt e está voltando com a msg de que não localizaram o domínio. Alguém saberia me orientar?

Silvia, o AD de Viseu atende através do atendimento virtual. Lá você pede buscas, impressão de documentos, realiza perguntas e consultas, etc.

Eles já não respondem ao e-mail faz algum tempo.

veja o link abaixo, se cadastre e tire suas dúvidas
    http://advis.dglab.gov.pt/pedidos-on-line/

Olá ,
    neste momento o meu processo já está terminado ,
    o que tenho de fazer ?
    está escrito assim

"O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em 25/07/2019, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."

e quanto tempo tenho de esperar até receber a carta ?

@ubai1982 disse:
    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

Não espere carta... entre no CivilOnline e peça a certidão (cópia do Assento de nascimento). É rapidinho.

@CEGV disse:

Não espere carta... entre no CivilOnline e peça a certidão (cópia do Assento de nascimento). É rapidinho.

pode me explicar como faço ? já entrei no site do CivilOnline mas nao encontrei o que tenho de fazer

@ubai1982 disse:
    pode me explicar como faço ? já entrei no site do CivilOnline mas nao encontrei o que tenho de fazer

veja instruções em
    https://Portupedia.com/wiki/Civilonline

Se ainda restarem dúvidas, informe aqui ou me procure privativamente no link abaixo

abraços,

@marco disse:
    Boa Noite !
    estou verificando na minha certidão nascimento o nome do meu avô Manoel ( correto e Manuel tenho que retificar )

Entendo que não precisa.

ok !
    este grupo esta de parabéns muito prestativo na informações abraços

CEGV
  • RosaMLimaRosaMLima 22 PontosPosts: 6Member

Boa tarde : É a primeira vez que participo, mas já acompanho o site há algum tempo e o acho muito útil !
    Fui informada ao ligar para a Linha de Registros que foi aprovado o pedido de cidadania da minha mãe no dia 07.07.19 e estava em despacho.
    Tenho cinco dúvidas , que agradeço se puder me orientar :
    1-Já consigo pegar o assento dela no Civil on Line ?
    2-Para fazer a transcrição do casamento dela precisarei do assento ou só do número?
    3- Comunico o óbito do meu pai, brasileiro, no mesmo processo de transcrição de casamento?
    4-Qual a melhor maneira de fazer esta transcrição : por correios ou indo a Portugal já que irei para lá em outubro ?
    5-A certidão de casamento dela e a de nascimento do meu pai deverão ser de inteiro teor reprográfica e digitalitalizadas ?

Oi @RosaMLima , bem vinda

@RosaMLima disse:
    Boa tarde : É a primeira vez que participo, mas já acompanho o site há algum tempo e o acho muito útil !
    Fui informada ao ligar para a Linha de Registros que foi aprovado o pedido de cidadania da minha mãe no dia 07.07.19 e estava em despacho.

Parabéns para a sua mãe ! Logo será você ! :wink:

Tenho cinco dúvidas , que agradeço se puder me orientar :
    1-Já consigo pegar o assento dela no Civil on Line ?

Sim. Veja Instruções aqui

2-Para fazer a transcrição do casamento dela precisarei do assento ou só do número?

Só o número é suficiente mas uma página a mais no conjunto de documentos a serem enviados não pesa nada, não é ?

3- Comunico o óbito do meu pai, brasileiro, no mesmo processo de transcrição de casamento?

O processo é de transcrição de casamento. Nunca vi comunicação conjunta. Melhor é sempre não inventar... siga os procedimentos daqui do Portal e estará segura.

4-Qual a melhor maneira de fazer esta transcrição : por correios ou indo a Portugal já que irei para lá em outubro ?

Mande pelos correios e pague com vale postal. Ganhará tempo.

5-A certidão de casamento dela e a de nascimento do meu pai deverão ser de inteiro teor reprográfica e digitalitalizadas ?

Para transcrição de casamento, certidões necessárias são de Inteiro Teor digitadas. Certidões de nascimento reprográficas são usadas apenas nos documentos dos requerentes, em processos de cidadania.

abraços e aproveite nosso Portal

Boa tarde : Fui informada ao ligar para a Linha de Registros que foi aprovado o pedido de cidadania da minha mãe no dia 07.07.19 e estava em despacho.
    Já consigo pegar o assento dela no Civil on Line ?
    Para fazer a transcrição do casamento dela precisarei do assento , correto?
    Qual a melhor maneira de fazer esta transcrição : por correios ou indo a Portugal (irei para lá em outubro)

CEGV

Muito obrigada pelas instruções ! Ajudaram muito, seguirei-as todas !
    Postarei os resultados.
    Gostaria de partilhar que dei entrada no processo de cidadania da minha mãe em fevereiro deste ano, no ACP . Em maio pediram prova de vida dela , a ser realizada no Consulado em São Paulo. Ela está com 89 anos de idade, creio tenha sido por isto a exigência de prova de vida. Os pais dela , meus avós, são ambos portugueses , da Ilha da Madeira, e se casaram em Portugal.
    Achei que o processo de cidadania foi rápido 5 meses ao todo.
    Ficamos muito felizes !
    Abraços a todos !

CEGV

@RosaMLima disse:
    Boa tarde : Fui informada ao ligar para a Linha de Registros que foi aprovado o pedido de cidadania da minha mãe no dia 07.07.19 e estava em despacho.
    Já consigo pegar o assento dela no Civil on Line ?
    Para fazer a transcrição do casamento dela precisarei do assento , correto?
    Qual a melhor maneira de fazer esta transcrição : por correios ou indo a Portugal (irei para lá em outubro)

Rosa, em tempo...

Se "estava em despacho", não foi aprovado ainda. Só está realmente finalizado o processo quando o registro ou assento é criado no registro civil português. Você só conseguirá emitir o assento dela pelo CivilOnline após a efetiva conclusão do processo.

Se apenas ocorreu o despacho de deferimento e não ainda o registro, o processo Não foi concluído. Verifique quais são os reais fatos antes de prosseguir.

abraços,

@RosaMLima disse:
    ... Em maio pediram prova de vida dela , a ser realizada no Consulado em São Paulo. Ela está com 89 anos de idade, creio tenha sido por isto a exigência de prova de vida.

Sem dúvidas

...Os pais dela , meus avós, são ambos portugueses , da Ilha da Madeira, e se casaram em Portugal.
    Achei que o processo de cidadania foi rápido 5 meses ao todo.

Ficamos muito felizes que tudo deu certo para vocês. Agora é sua vez.

abraços,

Olá, boa noite !
    Consultei o site nacionalidade.justica e o processo consta como terminado e a seguinte informação :
    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    Que faço agora ?

@RosaMLima disse:
    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e **aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português*."
    Que faço agora ?

Oi Rosa, tudo bem ?

Infelizmente, na verdade, não está ainda terminado. Veja o que está escrito

aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português

Está quase lá mas ainda não foi concluído (ou "terminado") o processo.

Quando a seguinte mensagem

"O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."

Aí sim o processo estará concluído e você poderá solicitar a emissão da cópia do seu assento português. Está quase lá. Aguarde um pouquinho mais.

abraços e ótima sorte.

• larinilarini 2 PontosPosts: 1Member

Boa tarde. Conclui meu processo em 2014 pela extinta lei 6.4 para netos. Em 2017 dei entrada no processo de convolação. Hoje recebi a conclusão bem sucedida, ou seja sou português originário. Minha intenção ao fazer isso seria transferir para meus filhos. Mas estou em dúvida se entro com a atribuição (https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/) ou a aquisição (https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art2/). Os 2 são menores e nasceram antes da conclusão da minha cidadania derivada em 2014. Agradeço se alguém puder me ajudar nessa questão.

Oi @larini, bem vindo!

@larini disse:
    Boa tarde. Conclui meu processo em 2014 pela extinta lei 6.4 para netos. Em 2017 dei entrada no processo de convolação. Hoje recebi a conclusão bem sucedida, ou seja sou português originário. Minha intenção ao fazer isso seria transferir para meus filhos. Mas estou em dúvida se entro com a atribuição (https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/) ou a aquisição (https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/aquisicao/n/aquisicao-nac-art2/). Os 2 são menores e nasceram antes da conclusão da minha cidadania derivada em 2014. Agradeço se alguém puder me ajudar nessa questão.

O processo de obtenção da nacionalidade portuguesa de todos os filhos de português atribuído serão pelo artigo 1.1-C. Veja nosso tópico abaixo que conta com ótimo guia de orientação, logo na primeira publicação

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

Dê uma lida no tópico acima e, precisando de mais orientações, estou à disposição.
    abraços e ótima sorte.

larini

Oi @Vânia, seja bem vinda.

@Vânia disse:
    fizemos a solicitação da alteração da cidadania do meu marido que era por aquisição (07/2010), através do processo de cidadania para netos de Portugueses antes da nova lei, para atribuição comprovando ligação com a comunidade Portuguesa em setembro/2017.
    Processo este concluido agora em julho/2019.

Parabéns !

minhas duvidas:
    A certidão do registro de nascimento anterior continua válida? assim como o Passaporte e o cartão cidadão? Precisam ser trocados?

Não precisam ser trocados e o número do assento do seu marido continua com o mesmo número. Idealmente, para o processo de seus filhos, aconselho a emitir uma nova cópia do assento de seu marido, que terá agora a adição do último averbamento, de conversão da nacionalidade derivada para originária. Não custa caro e é um bom documento para enviar junto com o processo dos seus filhos (Assento atualizado). Custa € 10 através do site CivilOnline ou € 2 em qualquer conservatória portuguesa. Este assento é cópia simples e não precisa ser certificado (autenticado).

para dar entrada na cidadania para meus filhos de 27 e 29 anos como devo proceder? Qual declaração preencher e quais documentos são necessários.

Temos um ótimo tópico sobre este assunto em

Precisando de informações ou ajuda, fique à vontade para me procurar ou enviar mensagem privativa através do link abaixo:

Oi @luizhenrique3390, bem vindo

@luizhenrique3390 disse:
    Bom dia a todos, desculpa se estiver postando no lugar errado... meu pai está em final de processo de atribuição de cidadania do meu avô, sendo que meu pai não averbou o casamento, isso pode prejudar o meu processo, no caso quando eu for tirar a minha dupla cidadania pelo meu pai, pode dar problema? Obrigado a todos!

Luiz, primeiro nos tornamos portugueses e só depois averbamos o casamento. Isto se você estiver falando do seu pai. Então o processo do seu pai precisa ser concluído para depois ele submeter a transcrição do casamento dele com sua mãe (se for o caso).

Se estiver falando do averbamento do casamento do seu avô, dependendo das condições da documentação do seu pai e onde ele submeteu o processo dele, isto pode não ser problema algum para a conclusão do processo de nacionalidade dele.

Precisando de mais informações, fique à vontade para perguntar.

Boa tarde !
    Foi criado o registro em 05.08.19, exatamente como vc. informou , veio o aviso !
    Agora consigo o nr. do assento pela LR ou peço emissão da cópia com os dados da minha mãe no on-line ?
    Abraços !!

Oi Rosa, parabéns !

@RosaMLima disse
    Boa tarde !
    Foi criado o registro em 05.08.19, exatamente como vc. informou , veio o aviso !
    Agora consigo o nr. do assento pela LR ou peço emissão da cópia com os dados da minha mãe no on-line ?

Pode evitar entrar em contato com a LR e pedir o assento da sua mãe sem informar o número do assento via civil online. Só coloque os dados dela direitinho. Informe:

No quadro superior:

• Nome completo (da sua mãe)
    • Nr do ID Civil: Deixe em Branco
    • NIF: Em branco
    • Telefone: 55 + DDD + Telefone celular
    • Email: Seu email (não erre!!!)

Tipo de certidão: nascimento

Tipo de certidão: Minha
    os primeiros dados serão copiados do quadro anterior

• Data de nascimento:
    • Naturalidade: BRASIL
    • Local: Naturalidade (onde nasceu)
    • Nome do Pai (completo)
    • Nome da Mãe (completo)

Isso deve resolver.
    Abraços,

• VâniaVânia 7 PontosPosts: 1Member

@CEGV disse:

@Vânia disse:
    fizemos a solicitação da alteração da cidadania do meu marido que era por aquisição (07/2010), através do processo de cidadania para netos de Portugueses antes da nova lei, para atribuição comprovando ligação com a comunidade Portuguesa em setembro/2017.

Parabéns !

minhas duvidas:
    A certidão do registro de nascimento anterior continua válida? assim como o Passaporte e o cartão cidadão? Precisam ser trocados?

Não precisam ser trocados e o número do assento do seu marido continua com o mesmo número. Idealmente, para o processo de seus filhos, aconselho a emitir uma nova cópia do assento de seu marido, que terá agora a adição do último averbamento, de conversão da nacionalidade derivada para originária. Não custa caro e é um bom documento para enviar junto com o processo dos seus filhos (Assento atualizado). Custa € 10 através do site CivilOnline ou € 2 em qualquer conservatória portuguesa. Este assento é cópia simples e não precisa ser certificado (autenticado).

para dar entrada na cidadania para meus filhos de 27 e 29 anos como devo proceder? Qual declaração preencher e quais documentos são necessários.

Precisando de informações ou ajuda, fique à vontade para me procurar ou enviar mensagem privativa através do link abaixo:

@CEGV disse:

@Vânia disse:

Parabéns !

minhas duvidas:

obrigada pela sua ajuda, vou pedir a certidão no civil Online, espero que não demore muito para obter a nova certidão.
    outra dúvida:
    eu posso pedir também a minha cidadania? já averbei o casamento em 2017 e sou casada há 31 anos. Vou precisar comprovar ligação com a comunidade Portuguesa? Temos ligação com a Portuguesa de Desportos SP, onde meu filho joga Futebol Americano e participo de todos os jogos do campeonato Paulista e |Brasileiro.

obrigada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.