GREVE DOS CORREIOS
"TST determinou que a greve fosse suspensa."
Os servidores dos Correios decidem no final da tarde desta terça-feira (17) se devem manter ou suspender o movimento de greve.
Serviços que nos afetam:
- Pagamento de Emolumentos via Vale Postal para Transcrições de Casamentos ou Processos de Cidadania e Serviços postais do Brasil para Portugal.
Incentivamos a leitura do seguinte artigo, com link disponível aqui
Greve do IRN marcada para os dias
setembro: 16, 23 e 30

Cartão Cidadão

2»

Comentários

• RENANNMATTOSRENANNMATTOS 126 PontosPosts: 26Member

Boa noite, dei entrada no meu cartão cidadão no dia 17/04, pedido urgente, no site do Consulado do RJ diz para agendar o passaporte com 25 dias no mínimo do pedido do cartão cidadão. Assim eu fiz, assim que dei entrada, o atendente anexou um papel e comentou comigo para não agendar o passaporte com menos de 40 dias (para pedidos urgentes como o meu), nem comentei nada, já que andei mexendo nos horários e extrapolei o limite de 5 agendamos por ano para cada utente. Dia 16/05 tenho o agendamento do passaporte, vou torcer para que nesses 29 dias fique pronto.

Achei confuso a explicação do atendente, quando perguntei se tem que aguardar a carta pin chegar em minha residência, ele respondeu que não, apenas.

Alguém sabe dizer se a carta não vai mais para a residência do utente, mas sim para o consulado? É exatamente isso que dá o entender, lendo o papel do consulado, porém, em outro papel, dá o entender que a carta vai para minha residência.

Alguém sabe dizer se mudou?

• CEGVCEGV 3939 PontosPosts: 3,060Moderator

@RENANNMATTOS mudou sim. As cartas têm sido entregues nos consulados.

RENANNMATTOSMei
  • LeciiroLeciiro 777 PontosPosts: 192Member

Alguém sabe me dizer quanto tempo está demorando para agendar e entrega do cartão cidadão no consulado de São Paulo?

• PACHECOPACHECO 661 PontosPosts: 191Member

@CEGV disse:

@CEGV , voce sabe dizer se isso se aplica também à Brasília? Minha filha foi no dia 29/01/19 e disseram que a carta pin chegaria pelos correios no intervalo de 30/60 dias, mas até hoje não chegou.

@Leciiro disse:
    Alguém sabe me dizer quanto tempo está demorando para agendar e entrega do cartão cidadão no consulado de São Paulo?

Depois da primeira visita o cartão chega no consulado em aproximadamente 30 dias. Após a visita você precisa reagendar a data para o recebimento do CC. Sugiro que não espere ser notificada da chegada do cartão e assim que sair do consulado na primeira visita já reagende pois muito provavelmente quando da primeira data que aparecer para agendamento seu cartão já deve ter chegado.

Abraços,

@PACHECO disse:

@CEGV disse:

@CEGV , voce sabe dizer se isso se aplica também à Brasília? Minha filha foi no dia 29/01/19 e disseram que a carta pin chegaria pelos correios no intervalo de 30/60 dias, mas até hoje não chegou.

Amigo Pacheco, Lamentavelmente cada consulado/embaixada tem procedimento próprio.

PACHECO
  • marilia_silveiramarilia_silveira 2 PontosPosts: 1Member

Olá, solicitei meu CC em julho no Consulado do RJ e me deram 40 dias para retirá-lo, mas isso precisa de agendamento e não consigo agendar esse ano por falta de vagas no sistema. Escutei que é possível pegar o CC no dia em que for fazer o passaporte e agendei para pedir o mesmo em janeiro/2020.

Vocês sabem se isso é realmente possível e se não cai naquele prazo de descarte do documento (o que me obrigaria a pagar novamente o CC)? é possível pegar o CC antes disso?

• Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 167 PontosPosts: 93Member

Tirei o meu CC antes de transcrever meu casamento. Agendei a transcrição do casamento para outubro e o passaporte para novembro no consulado do RJ. Fui informada (pelo funcionário do consulado) que o meu passaporte será feito de acordo com as informações que constam no chip do CC, ou seja, meu estado civil estará desatualizado. Essa informação procede?

@marilia_silveira, bem vinda

@marilia_silveira disse:
    Olá, solicitei meu CC em julho no Consulado do RJ e me deram 40 dias para retirá-lo, mas isso precisa de agendamento e não consigo agendar esse ano por falta de vagas no sistema. Escutei que é possível pegar o CC no dia em que for fazer o passaporte e agendei para pedir o mesmo em janeiro/2020.

Pegar o CC no dia do registro da biometria do passaporte é comum em muitos consulados.

Vocês sabem se isso é realmente possível e se não cai naquele prazo de descarte do documento (o que me obrigaria a pagar novamente o CC)? é possível pegar o CC antes disso?

Improvável que façam qualquer coisa assim pois sabem das restrições que são geradas por limitações dos próprios consulados. Só não espere para fazer seu agendamento.

abraços e aproveite nosso Portal

@Fernanda_Andrade27 disse:
    Tirei o meu CC antes de transcrever meu casamento. Agendei a transcrição do casamento para outubro e o passaporte para novembro no consulado do RJ. Fui informada (pelo funcionário do consulado) que o meu passaporte será feito de acordo com as informações que constam no chip do CC, ou seja, meu estado civil estará desatualizado. Essa informação procede?

Fernanda, você como muitos outros tentou "otimizar" os prazos de suas necessidades e obrigações. Isto comumente pode gerar embaraços como o que lhe foi mencionado pelo funcionário do consulado. Não sei se esta informação lhe foi passada por escrito ou verbalmente mas, idealmente, é sempre bom ter a informação confirmada por escrito pois desta forma você poderá posteriormente comprovar o que lhe foi informado e reclamar adequadamente.

Adicionalmente não tenho conhecimento que os dados do PEP são obtidos da base de informações do CC. Porém é sabido que o passaporte só pode ser obtido após a emissão do CC. Então a informação parece ser legítima.

Emitir um PEP com seu nome de solteira não me parece ser um grande problema a não ser que você tenha filhos pequenos e pretenda usar seu passaporte português em viagens fora do espaço Europeu, acompanhada de seus filhos. Se você quiser deixar tudo redondinho, talvez seja melhor deixar para obter o passaporte em outro momento, após atualizar seu estado civil, o seu CC e caso o pagamento ainda não tenha sido realizado (atualmente os pagamentos de PEP e CC são feitos, na maioria dos consulados, na hora do pedido, quando do cadastramento biométrico).

Abraços,

Fernanda_Andrade27

@CEGV disse:
    Fernanda, você como muitos outros tentou "otimizar" os prazos de suas necessidades e obrigações. Isto comumente pode gerar embaraços como o que lhe foi mencionado pelo funcionário do consulado. Não sei se esta informação lhe foi passada por escrito ou verbalmente mas, idealmente, é sempre bom ter a informação confirmada por escrito pois desta forma você poderá posteriormente comprovar o que lhe foi informado e reclamar adequadamente.

Adicionalmente não tenho conhecimento que os dados do PEP são obtidos da base de informações do CC. Porém é sabido que o passaporte só pode ser obtido após a emissão do CC. Então a informação parece ser legítima.

Emitir um PEP com seu nome de solteira não me parece ser um grande problema a não ser que você tenha filhos pequenos e pretenda usar seu passaporte português em viagens fora do espaço Europeu, acompanhada de seus filhos. Se você quiser deixar tudo redondinho, talvez seja melhor deixar para obter o passaporte em outro momento, após atualizar seu estado civil, o seu CC e caso o pagamento ainda não tenha sido realizado (atualmente os pagamentos de PEP e CC são feitos, na maioria dos consulados, na hora do pedido, quando do cadastramento biométrico).

@CEGV na verdade, tinha tudo milimetricamente programado. Agendei o CC assim que enviei o meu processo de atribuição para o ACP (a distância entre as datas era de um pouco mais de 5 meses). A ideia era enviar a documentação de transcrição para Ponta Delgada quando saísse minha atribuição, uma vez que, na época a transcrição levava de 30 a 45 dias. Porém o processo de atribuição levou 111 dias e o prazo de Ponta Delgada se estendeu e, com isso, meus planos foram por água a baixo rs... tentei agendar a transcrição pelo consulado (RJ), uma vez que fazem na hora, mas não consegui para antes do CC.

E estava tranquila que daria tudo certo (CC - transcrição - passaporte). Li e reli os tópicos aqui do fórum e você também, sempre solícito, respondeu a todas minhas dúvidas. Quando casei, não alterei o meu nome, e achei que isso fosse o suficiente.

Quando fui atendida no consulado para fazer o CC, estava, inclusive, com a documentação para a transcrição, caso conseguisse fazer no mesmo dia (li em outro fórum um relato de que a pessoa tinha ido ao consulado fazer um serviço - não lembro qual - e ela tinha agendamento para transcrição para um tempo depois. O atendente perguntou se ela estava com os documentos para já poder fazer naquela data. Então resolvi arriscar). Mas o atendente não era nem um pouco simpático e foi extremamente ríspido ao me atender. Então foi ele quem me disse que o passaporte é feito com os dados do CC (chip) e por mais que o sistema seja atualizado, o chip do cartão estará desatualizado. De qualquer forma, resolvi tirar o CC assim mesmo e pesquisar de realmente o atendente me informou corretamente ou se ele estaria me "forçando" a pagar outra taxa de CC (segunda via).

@CEGV na verdade, tinha tudo milimetricamente programado. Agendei o CC assim que enviei o meu processo de atribuição para o ACP (a distância entre as datas era de um pouco mais de 5 meses). A ideia era enviar a documentação de transcrição para Ponta Delgada quando saísse minha atribuição, uma vez que, na época a transcrição levava de 30 a 45 dias. Porém o processo de atribuição levou 111 dias e o prazo de Ponta Delgada se estendeu e, com isso, meus planos foram por água a baixo rs... tentei agendar a transcrição pelo consulado (RJ), uma vez que fazem na hora, mas não consegui para antes do CC.

E estava tranquila que daria tudo certo (CC - transcrição - passaporte). Li e reli os tópicos aqui do fórum e você também, sempre solícito, respondeu a todas minhas dúvidas. *Quando casei, não alterei o meu nome, e achei que isso fosse o suficiente.

É menos grave... o CC e o PEP só tem o estado civil registrado "internamente".
    Não vejo maiores problemas a curto prazo em você seguir com os seus planos. O que realmente dá trabalho é quando o nome é diferente.

Como vejo: Siga seus planos e daqui a alguns anos, quando der na telha ou algum motivo de força maior te obrigar, faça um novo CC, PEP, etc... O mais importante é ter seus dados, principalmente os externos e visíveis às autoridades, corretos.

abraços,

Fernanda_Andrade27

@CEGV disse:
    É menos grave... o CC e o PEP só tem o estado civil registrado "internamente".
    Não vejo maiores problemas a curto prazo em você seguir com os seus planos. O que realmente dá trabalho é quando o nome é diferente.

Como vejo: Siga seus planos e daqui a alguns anos, quando der na telha ou algum motivo de força maior te obrigar, faça um novo CC, PEP, etc... O mais importante é ter seus dados, principalmente os externos e visíveis às autoridades, corretos.

Essa dúvida não seria para esse tópico, mas só dando continuidade as mensagens acima trocadas. Seria recomendado, então, quando meu marido solicitar cidadania, ou eu tirar a cidadania de um filho (que ainda nem tenho), que eu esteja com CC atualizado?

No mais, muito obrigada!!

Essa dúvida não seria para esse tópico, mas só dando continuidade as mensagens acima trocadas. Seria recomendado, então, quando meu marido solicitar cidadania, ou eu tirar a cidadania de um filho (que ainda nem tenho), que eu esteja com CC atualizado?

Digo, tirar novo CC para atualização do chip (uma vez que meu casamento já estará transcrito)

IMPORTANTE
    A atualização do estado civil é recomendável para renovar documentos de identificação nacional como o Cartão de Cidadão e o Passaporte, pois estes documentos são obrigatoriamente emitidos de acordo com o que consta no registro civil português.

Esta informação consta no site do consulado do RJ. Contradiz o que o funcionário me informou.

Posso solicitar o Cartão de Cidadão antes de atualizar o estado civil?
    É importante manter a base de dados do registro civil atualizada, o Cartão de Cidadão é emitido com o nome que consta na base de dados do registro civil português. Caso tenha casado (a) e tenha ocorrido alteração no nome é necessário atualizar o seu estado civil. Caso contrário, o documento será emitido com o nome de solteiro(a).

Esta informação também consta no site do consulado do RJ.

Então acredito que não haverá problemas mesmo. A base de dados estará atualizada, inclusive para a solicitação do passaporte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.