PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Dificuldade no acompanhamento do processo de atribuição

Boa tarde a todos!
Minha avó é portuguesa, viva, mora no Brasil. Meu pai, seu filho, também vivo é brasileiro. Meus dois tios já possuem a dupla cidadania. Minha tia inclusive conseguiu no final do ano passado.
Enviei semana passada via DHL os seguintes documentos

• formulário C1 preenchido e assinado com firma reconhecida por presença e com código de pagamento da taxa por cartão de crédito
  • cópia da certidão online de nascimento da minha avó portuguesa, onde já consta o casamento dela com meu avô brasileiro e o óbito dele, ambos já transcritos há alguns anos.
  • cópia autenticada e apostilada do RG de meu pai
  • certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada de meu pai

Os documentos foram entregues na segunda agora dia 18/3 e recebidos por Gloria Costa na ACP de Porto.

Em todos os contatos, formulário C1, transportadora e pagamento da taxa via cartão de crédito, coloquei o email de meu marido pois meu pai é um senhor, não tem email, nem cartão de crédito internacional. Isso não é um problema, é?

Estou tentando ligar a ACP no número 35 1211950500 quase todos os dias mas não consigo ser atendida. As ligações duram de 40min a 1h 30min e nada. Existe algum outro número para o qual eu possa ligar?

Dúvidas.. como saber se

• fiz o procedimento correto?
  • os documentos chegaram corretamente?
  • os documentos estão ok?
  • qual o número do meu processo para acompanhá-lo?

Estou nessa luta há 3 anos. Achava que precisava da certidão de nascimento de meu avô brasileiro falecido, mas ninguém encontra essa certidão no Rio de Janeiro onde ele nasceu. Até que meu tio descobriu que como o casamento deles e o óbito dele já foram transcritos e até aparecem na certidão de minha avó nos registros em Portugal, não é necessário mais esse documento.
Estou tão cansada, nadar, nadar e não chegar à praia. Estou grávida, no final da gestação, então estou bem sensível e não ver o final desse processo está me deixando muito ansiosa. Por isso, desculpem o texto longo e tantas dúvidas.

Alguém pode me dar uma luz?

Desde já, muitíssimo obrigada
Regina

Comentários

• reginapswuoreginapswuo Member 2 PontosPosts: 2

Atualizando. Consegui falar hoje mas meu pai não estava comigo. E a atendente não me passou nenhuma informação porque tinha que ser meu pai. Amanhã vou tentar novamente.
    Alguma dica?

• brasilhenriquebrasilhenrique Moderator 225 PontosPosts: 67

Infelizmente temos que ser submetidos a esse sistema arcaico. Já reclamamos muito por um sistema no qual pudéssemos acompanhar o andamento dos processos "online", mas até agora o governo português continua nesse exercício de sadismo explícito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.