MUDANÇAS NA LN APROVADAS!!!


Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Procurando Documentos de Portugueses em Portugal - Fontes de Pesquisa

CEGVCEGV Moderator 4628 PontosPosts: 4,027

Vou começar aqui a relacionar diversas fontes para busca de documentos de Portugueses em PORTUGAL.

image

A ideia é dar a fonte, site (se for o caso) e o que você pode achar lá. Esta mesma publicação será constantemente atualizada então nem sempre aparecerá a marcação de nova publicação. Veja em cada publicação a data da última atualização.

Moderadores, como eu, podem atualizar publicações. Se você é usuário do Portal, incluiu uma informação e quiser atualizá-la, lance uma nova publicação (mensagem) ou fale comigo/qualquer moderador do Portal.

A colaboração de todos é super bem vinda !!!

Explicação prévia sobre fontes de pesquisa

Pode parecer óbvio para alguns e não para outros. Então me desculpem os que acharem óbvio o que vou falar abaixo:

Tipos de Registros de Nascimento de Portugueses

- Assentos de Batismo (normalmente anteriores a 1911)

- Assentos de Nascimento, efetuados pelo Registro Civil Português (Normalmente após 1911, principalmente para famílias católicas), ainda em Livros de Registo Civil

- Assentos Informatizados de Registro Civil (após informatização e registros transladados de livros para o registro informatizado)

O registro civil Português

- O registro civil em Portugal é oficialmente instituído pelo "Código do Registo Civil" de 18 de fevereiro de 1911

- Em 20 de abril de 1911, a "Lei da Separação da Igreja do Estado" radicaliza o Estado laico e determinou que todos os registos paroquiais (baptismos, casamentos e óbitos) anteriores a 1911 gozassem de eficácia civil e fossem transferidos das respectivas paróquias para as recém-instituídas Conservatórias do Registo Civil. Essa era uma luta anterior que vinha desde que foi formada, em 1895, a Associação do Registo Civil, uma agremiação maçónica, apresentada pelos seus mentores como "um forte baluarte anticlerical e antirreligioso"[6].

Fonte: Wikipedia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Registro_civil#História
https://pt.wikipedia.org/wiki/Registro_civil#O_registro_civil_em_Portugal


Onde Procurar Certidões de Nascimento de Portugueses

Importante ressaltar que, como regra geral, os livros das CRCs que tenham mais de 100 anos são transferidos para os Arquivos Distritais (AD's) para guarda e digitalização. (porém nem sempre isso ocorre)

Enfim, caso esteja procurando um Registro de Nascimento que ocorreu antes de 1911, é provável que este tenha sido realizado em Paróquia ou Igreja. Então estaremos falando, necessariamente, de Assentos de Baptismo.

Para registros realizados em consulados e embaixadas de Portugal no estrangeiro, busca pode ser realizada presencialmente no Arquivo Diplomático (até jan/2020 os documentos não estavam digitalizados)
http://ahd.mne.pt/nyron/Archive/Catalog/


Como Procurar Certidões de Batismo de Portugueses


  • Procure entender, inicialmente, a estrutura de distritos, concelhos e freguesias portugueses. São o equivalentes (guardando as devidas proporções) ao que chamamos no Brasil de Estados, Cidades e Distritos.

  • Entre no Google Maps e veja a região (ou regiões) onde você concentrará suas buscas. Se inteire das redondezas, freguesias, concelhos e distritos limítrofes da área de pesquisa. Algumas vezes a família morava em local próximo a uma área limítrofe de outra freguesia, concelho ou mesmo distrito, e registrava suas crianças recém nascidas em outra(o) freguesia / conselho / distrito pois simplesmente a paróquia ou igreja daquele local era mais próxima de sua morada.

  • Entre no site https://tombo.pt/

  • Veja a localização que procura e comece a buscar nos arquivos das paróquias próximas. Como você não sabe exatamente onde a família morava, pode ser que batizasse as crianças em uma paróquia perto de casa, perto de onde nasciam, na paróquia onde a família frequentava, ou mesmo em uma paróquia em que a família tinha relacionamento especial com o vigário / pároco / padre.

  • Também procure não somente na data de nascimento. Volte algum tempo e vá alguns anos para a frente em cada livro pois algumas vezes as crianças eram registradas meses ou anos depois de nascidas.

  • Igualmente, não é má ideia procurar nas conservatórias próximas e no registro civil informatizado, pois seu bisavô pode ter feito algo durante a vida que criou a necessidade de ter o registro civil atualizado, já em época que o registro era informatizado

  • Por fim, se possível, conte com amigos e parentes, que conheceram ou podem ter informações de pedaços importantes da vida de seu bisavô. Estas são as melhores fontes iniciais. Se necessário, tente buscar em outras fontes (exemplo: FamilySearch) parentes distantes que sejam descendentes daquele português (ou seus irmãos) pois eles podem ter outros pedaços importantes do seu quebra-cabeças.

  • Pesquisando nos livros antigos (online) não se atente somente ao nome do batizando. Preste atenção no nome dos pais, dos avós e até nos nomes das testemunhas ou padrinhos. Pode ser que perceba incidência significativa de parentes do Português procurado em alguns livros, indicando a proximidade da família com aquela paróquia / igreja.

  • Lembre que nem todos os livros podem ter sido digitalizados. Muitos ainda aguardam digitalização e nestes poderá estar o registro procurado. Neste caso você deve realizar um pedido online, ao Arquivo Distrital, para que procedam a busca em um determinado livro.


Links adicionais:

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.