Atribuição 1C - Filhos de Portugueses (Menor/Maior) - Documentos e para onde enviar
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Prezados, bom dia,
Recebi um feedback POSITIVO para o envio, via postal, com o pagamento feito por Vale Postal OU cartão de crédito de 2 Conservatórias:
Aveiro
Évora
Os endereços estão listados na página 1 deste tópico!
Abraços
Prezados, bom dia,
Recebi um feedback POSITIVO para o envio, via postal, com o pagamento feito por Vale Postal OU cartão de crédito de mais uma Conservatória:
Almada
O endereço está listado na página 1 deste tópico!
Abraços
Boa noite!
A cidadania da minha mãe saiu e a transcrição de casamento ficaram prontas. Vou, finalmente, iniciar a minha, pretendo fazer na ACP.
Dúvida: Estou em Portugal desde novembro e antes do meu visto vencer arrumei trabalho e os empregadores deram entrada na minha segurança social para eu poder pedir o visto por trabalho. Só que a segurança social não saiu até hoje e, por isso, estou empregada mas sem visto. Gostaria de saber se isso pode atrapalhar meu processo de cidadania...
Estou contratada no mesmo lugar e eles estão retendo parte do salário para a segurança social certinho para quando sair, só não saiu ainda.
Obrigada
Boa noite, @Marlla
Não, não atrapalhará em nada! Pode ir segura que dará tudo certo!
Boa noite a @todos.
Como se não bastasse de complicação processual para o meu lado, detectei mais uma - se bem que relativamente pequena, se comparada ao que já passei neste Vale de Lágrimas...
Após concluir o processo 1. D de meu velhíssimo pai, vamos entrar, eu e meus irmãos com os respectivos 1.C.
Mas, constatamos hoje leves variações de grafia no prenome da mãe e da avó paterna em todas as nossas certidões de nascimento e já tivemos um calafrio Brastemp...
Peço vossa opinião sobre se será necessário mandar retificá-las ou não, ANTES de entrarmos com os 1.C. A título de orientação, trata-se do seguinte:
Os prenomes corretos da mãe e da avó, conforme mencionados acima, já foram introduzidos no regime jurídico português através da transcrição do casamento, da naturalização do pai etc.: MariaNNe e DaphnÉE
Agora, conosco, os filhos:
É isto que dá, ter nome tipo Maiâme...
@CEGV , @LuisMariano , @Rafa1509 , @MarizaGuerra e todos os demais, por favor comentem. Merci d'avance!!!!!
@EpidauraMoreira (Paulão), acho que depende das diferenças, se são significativas ou não, relacionadas à fonética ou não. No final é um(a) conservador(a) que vai decidir.
Talvez, dependendo da conservatória e com a devida justificativa (dependendo da CRC) pode "passar".
@EpidauraMoreira. essas variantes dos prenomes não parecem significativas e nem alteram a fonética do nome,
Você poderia entrar em contato com o cartório pedindo a correção simples do pequeno erro na grafia do prenome, houve facilitação na aceitação de pedidos para esse tipo de correção, pode ser bem simples dependendo da boa vontade dos oficiais do cartório, não custa tentar tal procedimento antes de enviar os processos, até porque o do seu pai ainda não foi concluído
Eu mesmo já fiz 3 ou 4 correções simples desse tipo tanto de prenome como de sobrenome em minha certidão de casamento, e fiz até por telefone e e-mail, e ainda falta fazer uma correção, pois não acertaram numa delas, enfim... ganhe tempo fazendo as correções e averbamentos simples, se o cartório tiver boa vontade resolverão sem maiores problemas
Pessoal,
Uma ajuda por favor.
Preenchido e assinei o formulário no cartório colocando X no envio da certidão portuguesa.
Fato ocorre que a certidão que tenho é de antes da conversão de minha naturalização em atribuição.
Não estou conseguindo obter outra online talvez devido a greve.
Devo colocar esta mesma no envelope ou não coloco nenhuma ainda que tenha marcado X no quadrinho dos documentos enviados?
Obrigado.
@Mogadouro
Coloque a certidão que vc tem no envelope (pois só houve um averbamento, não mudou o número do assento), marque, SOMENTE, com X as seguintes questões:
Quadro 2:
Quadro 4:
X Certidão do registo de nascimento do interessado.
X Certidão do registo de nascimento da mãe/pai nacional português.
X Fotócopia certificada do passaporte, título ou autorização de residência ou documento de identificação equivalente.
OBSERVAÇÕES
Quadro 2:
Abaixo do PAI/MAE português existe a seguinte informação:
"Não sendo apresentada a certidão do registo de nascimento do progenitor que assinalou anteriormente, indicar o local e a data de nascimento do mesmo"
Ao lado dessa informação, possui um número "1" bem pequeno.
O número 2 só aparecerá na seguinte informação:
"Pretende manter a composição originária do seu nome?"
O que isso significa?
Que, dentro do quadro 2, tem sub-menus, ou seja, se a pessoa completa um X no PAI/MAE portugues E ENVIA JUNTO TAMBÉM a certidão portuguesa, ela pulará para o sub-menu 2 direto, que é o "Pretende manter a composição originária do seu nome?", pois ela JÁ está enviando a certidão portuguesa, não sendo necessário preencher o sub-menu 1.
Espero que tenha sido claro, as vezes, me perco até nos meus pensamentos... kkkkk
Muito obrigado, Rafa1509!
Sua explicação foi perfeita!
Abraços
Oi @Rafa1509, obrigada pelas explicações!
Paguei os emolumentos por cartão de credito através do link na primeira pagina, com a intenção de enviar o processo para a ACP, mas o formulário veio dedicado a CRC. Posso assim mesmo enviar para outra Conservatória ou tem que ser a CRC?
Obrigada!!
Lissa, não existe "Formulário dedicado à CRC". As instruções e informações adicionais são antigas e não refletem, já a algum tempo, as "regras do Jogo". Você pode enviar o requerimento 1-C para qualquer Balcão de nacionalidade, inclusive para o ACP. Está é uma dúvida comum.
abraços e boa sorte,
Obrigada @CEGV!!!
Bom dia, alguém sabe informar se precisa pagar para reconhecer a assinatura presencialmente no formulário 1.C no consulado? (Para estrangeiro). Caso precise, sabem informar como paga?
Não precisa... o Procedimento de autenticação presencial dos requerimentos de Nacionalidade é GRATUITO nos consulados.
abraços !
Muito obrigado!
Boa tarde, gostaria de saber se todos esses documentos pra tirar a cidadania de filho de português explicados aqui, são os mesmos pra menor de idade? Fiquei em dúvida quanto à assinatura presencial do 1C.
Obrigada
Na verdade, fiquei com muitas dúvidas.
Meu marido que tem a cidadania. Ele só tem o passaporte e o CC. Não sabe nada sobre o assento dele. Fui no civilonline tentar tirar, mas pedem distrito, concelho e eu não sei o q colocar pois ele é nascido no Brasil
Olá Alice,
Desculpe, foi erro meu não ter colocado as informações sobre menor de idade!
Devidamente atualizado na página 1 deste post!
Quando você altera a NATURALIDADE (onde a pessoa nasceu, que, nunca muda, independetemente da nacionalidade), para Brasil, já muda direto para o LOCAL, que seria o local de nascimento (Rio de Janeiro, São Paulo, Manaus, Goiânia, etc).
Tente de novo e veja como consegues...
Qualquer dúvida:
https://portupedia.com/wiki/Solicitando_Certidões_pelo_Civilonline
POST ATUALIZADO EM:
23/10/2018 - As 21:35 GMT
Muito obrigada @Rafa1509
Então é só juntar aqueles documentos, preencher o 1C e enviar por via postal, sem precisar pagar nada né? Já que meu filho é menor
Não uma pergunta. Essa cópia do assento do progenitor português é a certidão de nascimento brasileira, ou é o assento que estou tentando tirar no civilonline?
Exato!
Assento de nascimento português, que vc imprimirá do Civil Online...
Alice, veja a imagem abaixo ou acesse a página de orientação que indicamos em
http://Portupedia.com/wiki/Civilonline
Consegui! Muito obrigada @Rafa1509 e @CEGV
Vcs aconselham enviar para o Porto ou indicam alguma outra mais rápida?
@alice, ACP tem oficialmente 17 conservadores. Enviar para conservatórias que têm um ou dois conservadores é arriscado pois qualquer aumento de demanda criará uma demora significativa em qualquer processo enviado. Desta forma sugerimos constantemente o envio de processos de atribuição para o ACP (Arquivo Central do Porto).
abraços,
Boa noite,
Com a ajuda deste portal, consegui juntar e enviar os documentos para minha atribuição hoje, porém tenho algumas dúvidas: eu enviei minha certidão de nascimento reprográfica de interior teor apostilhada com averbação do meu casamento. Gostaria de saber se vou precisar fazer a minha transcrição também após a atribuição, já que está averbado o meu casamento. Será que já é feito a transcrição automaticamente? Pergunto isso porque a próxima etapa é passar a atribuição para minhas filhas. Outra dúvida é quanto tempo, após o envio dos documentos, devo ligar para saber o andamento do meu processo?
1) Depois que você obtiver a nacionalidade portuguesa precisará transcrever seu casamento
2) Ligar e acompanhar seu processo é opção sua. Você pode "deixar rolar" e aguardar em casa o oficio vindo de Portugal com alguma exigência ou com a informação que seu processo foi concluído e que você se tornou portuguesa.
Abraços e boa sorte.
ok, muito obrigada!
Boa noite,
Pretendo obter a certidão de batismo de meu bisavô no arquivo regional da madeira, ele nasceu em 1899, gostaria de saber o que pedir por email? depois que conseguir a certidão terei que apostilar ou ela já vem certificada?
Boa noite.
Prezados @Rafa1509 e @CEGV, poderiam me ajudar esclarecendo algumas dúvidas, por favor? Após preencher o requerimento que vocês disponibilizaram no portal para obter a cidadania para o meu pai, entro no site do IRN, plataforma de pagamento, preencho para fazer o pagamento por cartão de crédito? Seria isso mesmo?
Outra dúvida, tenho a certidão de nascimento do meu avô com aquele carimbo branco (sei lá) que foi feito na época na paróquia. É essa certidão que encaminho junto com os outros documentos? Tenho que mandar a via original?
Grata
Você pedirá a "certidão de batismo certificada"
Não é necessário apostilar para dar entrada na nacionalidade, somente em casos de correção de alguma certidão, no Brasil.
Caso você vá pagar pelo cartão de crédito, deverá preencher o formulário que virá para você, após o pagamento, por e-mail. Nele constará a autorização de pagamento!
Sim, encaminhe-a junto com o processo! Deverá encaminhar a original, que veio de Portugal!
Obrigado pela resposta.
1.1) Certidão de casamento por inteiro teor - afim de constar a mudança de nome.
Ela pode ser cópia reprográfica? não precisa de apostilamento?
E vou fazer a dupla cidadania de minha avó, mandando parao acp porto não preciso transcrever o casamento e obito do meu bisavo?
Obrigada @Rafa1509.
Então, preenchi o requerimento do IRN para pagamento com cartão de crédito.
Em seguida, apareceu a seguinte mensagem:
Seu pagamento foi processado com sucesso. Referência: apareceu uma numeração.
Deverá indicar essa referência em seu impresso/requerimento.
Ocorre que isso foi por volta das 12:00hs e até o momento não recebi nenhum e-mail. Também não consegui verificar em meu cartão se de fato houve o pagamento.
Esse e-mail costuma demorar?
Muito obrigada
Olá Clau,
Ligue para seu cartão de crédito e confirme! O e-mail é enviado imediatamente...
Já vi casos que é "pré autorizado" pelo cartão de crédito, porém, depois, por motivos de segurança, eles cancelam!
Na certa deve ser isso que aconteceu...
Veja também na caixa de SPAM
Ok, obrigada.
Boa tarde,
Tenho algumas dúvidas quanto à obtenção da atribuição:
Sou filho de pai e mãe português, devo enviar informação apenas de um dos dois, confere?
Sabem se há diferença no tempo de tramite dos processos entre eu enviar a "Cópia simples do Assento de Nascimento do progenitor português" ou enviar apenas a informação do assento no formulário MOD 1-C?
Pedi as informações ao consulado português em Curitiba e me deram uma lista pedindo também um original da certidão de antecedentes criminais, devo apostilar este documento? Devo apostilar o formulário MOD 1-C?
Finalmente, tenho um tio que mora em portugal e poderia entregar os documentos pessoalmente, existe alguma conservatória que é conhecidamente mais rápida nestes processos? O pagamento pode ser feito pessoalmente lá na conservatória?
Preferencialmente daquele que declarou seu nascimento no cartório brasileiro
Não há diferença pois eles checarão a informação de qualquer maneira
Nota: Se na sua certidão de nascimento está relatado que ambos pais são portugueses e se eles não transcreveram seu casamento em Portugal, faça a transcrição do casamento deles antes de solicitar sua atribuição. Como ambos são portugueses a transcrição do casamento deles é mandatória. Faça a transcrição por Ponta Delgada. É a conservatória mais rápida para transcrição de casamentos.
Faça direto em Portugal. Via ACP (Arquivo Central do Porto) está levando em média 3 meses. A Lista de documentos será menor. Os consulados pedem o que não precisa.
Arquivo Central do Porto (ACP)
Abraços e boa sorte !
Caro @CEGV, dei entrada no pedido de atribuição de minha filha (chegou à ACP Porto em 31 de Outubro de 2018). Eu lembro que quando dei entrada no meu processo de aquisição (em 2016), recebi a cópia de minha certidão portuguesa pelos correios. Você sabe me dizer se no caso dela, será enviada uma cópia da certidão pelos correios ou será necessário fazer uma solicitação através do Civil Online da mesma forma como foi feito no nosso processo de convolação/atribuição?
Grato pela atenção.
Os Processos de conversão / Convolação, por serem apenas uma averbação, não geram o envio de uma nova certidão. Deve pedir uma emissão no CivilOnline ou direto em qualquer conservatória, se em Portugal.
No caso de sua filha, sendo um processo tipo 1-C, na conclusão do processo devem, sim, enviar uma certidão ou indicar para que a obtenha gratuitamente no consulado próximo de sua residência.
Abraços e boa sorte !
Obrigado @CEGV!
@CEGV
Fiquei com 2 dúvidas:
O que é a transcrição de casamento? Meus pais são ambos portugueses de nascença e casaram-se em Portugal, preciso fazer a transcrição deles?
Preciso apostilar o formulário MOD 1-C?
Obrigado pelas dicas anteriores,
Rodrigo
Transcrição de casamento é o ato de registrar o casamento ocorrido em outro país. Como casaram em Portugal não precisam transcrever. Se transcrevem em Portugal casamentos em que pelo menos um dos cônjuges é português, realizados fora de Portugal.
Não !!!! Requerimentos não são documentos estrangeiros. Só se apostilam documentos nacionais para que sejam reconhecidos em outro país. Atenção porque cartórios tentam vender apostilamentos desnecessários, requerimentos de nacionalidade entre eles.
Abraços e boa sorte !
Bom dia!
Estou tentando efetuar o pagamento via cartão de crédito, porém depois que preencho meus dados na página inicial e clico em confirmar está dando um erro. Mais alguém tentou efetuar o pagamento hoje e está com esse problema? Será algum problema do site? O link é este mesmo? https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C
Obrigada.