Senhores Usuários,

Pedimos que consultas/dúvidas sejam preferencialmente realizadas/perguntadas através dos tópicos. Consultas através de mensagens privativas, somente as aconselhamos nos casos que informações claramente pessoais e privativas precisem ser informadas.

agradecemos a colaboração,

Equipe Portal Cidadania Portuguesa

Como fazer Vale postal

2»

Comentários

• LuisanvieiraLuisanvieira 22 PontosPosts: 4Member

@CEGV disse:

@Luisanvieira disse:
    Vocês podem me dizer qual as melhores opções de conservatória para enviar, e o tempo médio para conseguir a Cidadania?
    Podem também me orientar sobre a melhor forma de envio pelo correio, termos de segurança? Desde já agradeço

Luis, não tem mágica, como alguns adEvogados e espercialhistas costumam dizer para vender facilidades inexistentes.

O tempo do processo depende do tipo do processo e para onde será enviado. Em geral existem 2 conservatórias com grande equipe de oficiais e conservadores (CRCentrais e ACP) e conservatórias menores, com 1 ou 2 conservadores, no máximo.

Existem conservatórias que recebem processos por via postal, outras que só recebem pessoalmente e outras que recebem pessoalmente mas fazem agendamento do atendimento pessoal (como se fosse um atendimento com hora marcada). Existem Conservatórias mais e menos lenientes com determinadas questões documentais.

As conservatórias grandes são, em geral, mais lentas porém têm consistência e previsibilidade no tempo de conclusão dos processos. As pequenas são uma roleta russa e, em um dia, podem concluir um processo em poucos dias e, pouco tempo depois, só concluir processos em tempo superior às grandes conservatórias.

CRCentrais é a única conservatória que recebe todos tipos de processos. Outras conservatórias são limitadas a determinados tipos de processos e país de nascimento do requerente.

Informe qual o tipo do seu processo e poderei te dar uma informação mais consistente, ok ?

abraços,

Atribuição de Cidadania

• CEGVCEGV 3475 PontosPosts: 2,687Moderator

@Luisanvieira disse:
    Atribuição de Cidadania

ACP (porto) tem consistentemente concluído processos em aproximadamente 60 a 70 dias após numeração e a numeração tem ocorrido de 10 a 20 dias após recebimento.

Existem outras opções mas não as aconselho pois levam mais tempo ou não tem consistência de prazos de conclusão.

abraços,

• LuisanvieiraLuisanvieira 22 PontosPosts: 4Member

Obrigada

CEGV
  • Rafa1509Rafa1509 826 PontosPosts: 317Moderator

Prezados,

Acabei de confirmar, com a agência dos Correios do Aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro) que eles voltaram a fazer vale postal para os "nossos" fins!

Segundo essa atendente, minha amiga, a gerente mudou e a nova já autorizou a retornar o procedimento de realizar vale postal internacional para o IRN,IP.

Um detalhe ótimo: A agencia é MEGA VAZIA!

Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
    Terminal 1
    Desembarque
    Lado Externo
    Porta B

Abraços!

Fernanda_Andrade27LuisMariano
  • AnaClaraAnaClara 3 PontosPosts: 1Member

Oi Pessoal, boa tarde?

Vocês sabem me informar quais agencias estão de Correio no Rio de Janeiro estão aceitando fazer o vale postal para IRN,IP, atualmente?!

Tentei ontem fazer em 3 agencias que não aceitaram, uma no Humaíta e duas em Copacabana na Nossa Senhora. Quando coloco destinatário IRN,IP o atendente já acusou que era pessoa Juridica e veteou.

Se alguém souber alguma que tenha aceirado recentemente pode me informar?

Obrigada!

Fernanda_Andrade27

@AnaClara disse:
    Vocês sabem me informar quais agencias estão de Correio no Rio de Janeiro estão aceitando fazer o vale postal para IRN,IP, atualmente?!

Acho que a mais usada e notória é a da Primeiro de Março, 64 mas recentemente ouvimos sobre a agência no Galeão e tem também outra na Tijuca. Não estou certo sobre alguma específica na Zona Sul.

Veja que muitas vezes a forma com que o serviço é pedido é o grande diferencial. Observe nossos "guias" e orientações aqui mesmo para entender a melhor estratégia de ação nas agências e evitar palpites de quem certamente não saberá sobre o que está falando mas apenas repetindo uma outra besteira que alguém disse.

Tentei ontem fazer em 3 agencias que não aceitaram, uma no Humaíta e duas em Copacabana na Nossa Senhora. Quando coloco destinatário IRN,IP o atendente já acusou que era pessoa Juridica e veteou.

terão algumas agências e funcionários dos correios destas agências que já foram "contaminados" pela ignorância de outros.. não tem jeito. Mas têm agências que fazem regularmente.

editado maio 9

@AnaClara , próxima agência dos correios que disserem que IRN, IP não é uma pessoa, mostre a eles o seguinte perfil do facebook e diga que é primo de sua mãe que vive em Portugal e nasceu na Macedônia... :wink:

https://www.facebook.com/irn.ip.5

MeiFernanda_Andrade27
  • mabarrosmabarros 405 PontosPosts: 118Member

Como checar se o vale postal foi sacado? Onde posso ter essa informação?

@mabarros disse:
    Como checar se o vale postal foi sacado? Onde posso ter essa informação?

Envie e-mail a um dos endereços abaixo

m.fernanda.borges@ctt.pt
    antonio.a.fernandes@ctt.pt
    informacao@ctt.pt
    carla.c.fernandes@irn.mj.pt

Abraços,

mabarros
  • marcomarco 83 PontosPosts: 11Member

Boa noite !
    minha pergunta e o seguinte quando o processo retorna pelo fato de conservatorio e processo estava mais de 7 meses , agora mandando vou esperar mais meses ?
    Marco Antonio

editado maio 21

@marco disse:
    Boa noite !
    minha pergunta e o seguinte quando o processo retorna pelo fato de conservatorio e processo estava mais de 7 meses , agora mandando vou esperar mais meses ?
    Marco Antonio

Oi Marco, bem vindo.
    Não entendi sua pergunta. Está relacionada com Vale Postal, tema deste tópico ?

Que saiba não existe regra alguma que processos sejam "retornados" depois de algum período de tempo. A não ser que o processo tenha caído em exigência, que não foi respondida pelo requerente dentro de 6 meses posteriores ao envio do ofício com a exigência. Neste caso o processo é finalizado sem deferimento por ter sido considerado abandonado (deserto).

Por favor nos explique exatamente sua dúvida e situação.

Abraços e aproveite nosso Portal.

Boa Noite ! Oi tudo bem , minha irmã mandou atribuição da minha mãe no endereço correto , porém na hora de colocar o vale postal colocou outro nome conservátorio que não tinha nada haver , ai eles mandaram toda a documentação ainda bem que não perdeu o dinheiro , sou ela postou novamente pelo correio. será que vai demorar agora?
    obrigado pela atenção

@marco disse:
    ...será que vai demorar agora?

demorará o mesmo prazo. Quando o processo chegar ele entrará normalmente no final da fila, como todos os outros que são devolvidos e reenviados.

abraços,

obrigado pela atenção

CEGV
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 167 PontosPosts: 87Member

Boa tarde!
    Uma dúvida básica... uma terceira pessoa pode fazer o vale postal em meu nome?

@Fernanda_Andrade27 disse:
    Boa tarde!
    Uma dúvida básica... uma terceira pessoa pode fazer o vale postal em meu nome?

Oi @Fernanda_Andrade27, boa tarde.

Normalmente pode sim mas, naturalmente, depende do Atendente. Por garantia eu levaria uma cópia do RG do requerente.

veja a página do produto dos correios, abaixo.
    https://www.correios.com.br/a-a-z/vale-postal-eletronico-internacional

Abraços,

Fernanda_Andrade27
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.