Como fazer Vale postal
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Atribuição de Cidadania
ACP (porto) tem consistentemente concluído processos em aproximadamente 60 a 70 dias após numeração e a numeração tem ocorrido de 10 a 20 dias após recebimento.
Existem outras opções mas não as aconselho pois levam mais tempo ou não tem consistência de prazos de conclusão.
abraços,
Obrigada
Prezados,
Acabei de confirmar, com a agência dos Correios do Aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro) que eles voltaram a fazer vale postal para os "nossos" fins!
Segundo essa atendente, minha amiga, a gerente mudou e a nova já autorizou a retornar o procedimento de realizar vale postal internacional para o IRN,IP.
Um detalhe ótimo: A agencia é MEGA VAZIA!
Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
Terminal 1
Desembarque
Lado Externo
Porta B
Abraços!
Oi Pessoal, boa tarde?
Vocês sabem me informar quais agencias estão de Correio no Rio de Janeiro estão aceitando fazer o vale postal para IRN,IP, atualmente?!
Tentei ontem fazer em 3 agencias que não aceitaram, uma no Humaíta e duas em Copacabana na Nossa Senhora. Quando coloco destinatário IRN,IP o atendente já acusou que era pessoa Juridica e veteou.
Se alguém souber alguma que tenha aceirado recentemente pode me informar?
Obrigada!
Acho que a mais usada e notória é a da Primeiro de Março, 64 mas recentemente ouvimos sobre a agência no Galeão e tem também outra na Tijuca. Não estou certo sobre alguma específica na Zona Sul.
Veja que muitas vezes a forma com que o serviço é pedido é o grande diferencial. Observe nossos "guias" e orientações aqui mesmo para entender a melhor estratégia de ação nas agências e evitar palpites de quem certamente não saberá sobre o que está falando mas apenas repetindo uma outra besteira que alguém disse.
terão algumas agências e funcionários dos correios destas agências que já foram "contaminados" pela ignorância de outros.. não tem jeito. Mas têm agências que fazem regularmente.
@AnaClara , próxima agência dos correios que disserem que IRN, IP não é uma pessoa, mostre a eles o seguinte perfil do facebook e diga que é primo de sua mãe que vive em Portugal e nasceu na Macedônia...
https://www.facebook.com/irn.ip.5
Como checar se o vale postal foi sacado? Onde posso ter essa informação?
Envie e-mail a um dos endereços abaixo
m.fernanda.borges@ctt.pt
antonio.a.fernandes@ctt.pt
informacao@ctt.pt
carla.c.fernandes@irn.mj.pt
Abraços,
Boa noite !
minha pergunta e o seguinte quando o processo retorna pelo fato de conservatorio e processo estava mais de 7 meses , agora mandando vou esperar mais meses ?
Marco Antonio
Oi Marco, bem vindo.
Não entendi sua pergunta. Está relacionada com Vale Postal, tema deste tópico ?
Que saiba não existe regra alguma que processos sejam "retornados" depois de algum período de tempo. A não ser que o processo tenha caído em exigência, que não foi respondida pelo requerente dentro de 6 meses posteriores ao envio do ofício com a exigência. Neste caso o processo é finalizado sem deferimento por ter sido considerado abandonado (deserto).
Por favor nos explique exatamente sua dúvida e situação.
Abraços e aproveite nosso Portal.
Boa Noite ! Oi tudo bem , minha irmã mandou atribuição da minha mãe no endereço correto , porém na hora de colocar o vale postal colocou outro nome conservátorio que não tinha nada haver , ai eles mandaram toda a documentação ainda bem que não perdeu o dinheiro , sou ela postou novamente pelo correio. será que vai demorar agora?
obrigado pela atenção
demorará o mesmo prazo. Quando o processo chegar ele entrará normalmente no final da fila, como todos os outros que são devolvidos e reenviados.
abraços,
obrigado pela atenção
Boa tarde!
Uma dúvida básica... uma terceira pessoa pode fazer o vale postal em meu nome?
Oi @Fernanda_Andrade27, boa tarde.
Normalmente pode sim mas, naturalmente, depende do Atendente. Por garantia eu levaria uma cópia do RG do requerente.
veja a página do produto dos correios, abaixo.
https://www.correios.com.br/a-a-z/vale-postal-eletronico-internacional
Abraços,
É mesmo tão simples quanto parece?
Junto os documento, faço o vale postal, mando tudo para a conservatória e aguardo? Não precisa de nenhum contato inicial com eles?
Quero fazer por Portugal pois aqui pela embaixada estão pedindo documentos que não tenho...
quase isso. O mais importante é tudo estar em ordem e ser feito da forma correta. Qualquer deslise e o processo volta, cai em exigência ou é indeferido. Se for fazer sozinha sugiro que não ache que é fácil pois assim você relaxa, deixa de prestar atenção em algo importante ou alguma orientação e aí que as coisas saem erradas.
não precisa de contato inicial.
embaixadas e consulados são "complicados".
abraços e ótima sorte,
Boa tarde. Voltei do correio agora e na notinha do vale postal vi que a atendente colocou como manutenção de estudante.. isso vai fazer alguma diferença no processo? Tem perigo de voltar ou não ser aceito? Obrigado
Se todos os dados estão corretos, não.
Abraços,
Muito obrigado
Boa noite. O pagamento dos emolumentos (175 euros) por cartão de crédiro substitui o Vale Postal feito nos correios?
Sim.. muito mais fácil o procedimento com cartão de crédito. Mas, infelizmente, apenas para processos de nacionalidade. Transcrições de casamento, apenas com vale postal.
@CEGV agora já pode pagar atribuição com cartão de crédito sem cair na CRC Lisboa?
Oi Mei.
Sempre pode e isso foi assunto de diversos artigos meus sobre este tema.
abração e ótimo 2021
Boa noite,
Gostaria de compartilhar sobre o vale postal da minha transcrição de casamento, enviada a Ponta Delgada em e recebi um e-mail com a seguinte informação sobre o vale postal.
"O vale postal nº ******, no valor de 125€, foi recebido no dia 11 de Novembro de 2020, válido até 5 de Dezembro.
No dia 10 de Dezembro foi recebido o processo de transcrição. Como pode verificar aquando do recebimento do referido processo, o vale postal já se encontrava caducado, pelo que, e segundo novas orientações, o procedimento para pagamento do processo é o que lhe foi informado.
O vale postal caducado será devolvido com a respectiva certidão de casamento após a conclusão do processo."
Me enviaram um like para pagamento com cartão de crédito. Hoje fizemos novamente o pagamento.
Alguém já passou por essa situação de vale postal caducar.
Abraço.
Juliana Machado
Juliana, já vi dezenas de vezes situações como a sua. Vale Postal é um procedimento retrógrado demais. Você terá que pedir a restituição do Vale na agência dos correios onde você o emitiu. Procedimento super chato... O ideal é aproveitar e passar a fazer via cartão.
abraços e ótima sorte
O serviço de vale postal está suspenso pelos Correios desde dez/2022. Como posso fazer o vale postal para o processo de cidadania por casamento com português?
Alternativas:
1) (Vale Postal) Em Portugal, via CTT, com apoio de alguém lá.
2) Outra alternativa, que as CRCs e espaços do IRN têm usado, é o envio da documentação (ou digitalização da documentação) que, em seguida, é conferida e, se tudo ok, enviam um link para pagamento via cartão de crédito internacional, para pagamento dos emolumentos ao IRN. Neste caso é necessário "conversar" com a CRC ou Espaço do IRN para saber como tem sido o procedimento interno deles.
3) Fazer a transcrição pelos consulados.
No meu entender, o modelo de pagamento através de vales postais é uma das coisas mais horrorosas do IRN, considerando a realidade brasileira e os serviços prestados pelos Correios. Mesmo quando falamos do IRN, vales postais são complicados, a titularidade do destinatário tem que ser cuidadosamente definida e, principalmente, eles vencem após 30 dias, o que sempre criou uma situação de ansiedade para os interessados e pressão interna nas CRCs.
Minha sugestão continua sendo: Evitem ao máximo o uso de vales postais.
abraços,