Greve do IRN marcada para os dias

agosto: 5, 12, 13, 14, 16, 17 e 26
setembro: 2, 9, 16, 23 e 30
Senhores Usuários,

Pedimos que consultas/dúvidas sejam preferencialmente realizadas/perguntadas através dos tópicos. Consultas através de mensagens privativas, somente as aconselhamos nos casos que informações claramente pessoais e privativas precisem ser informadas.

agradecemos a colaboração,

Equipe Portal Cidadania Portuguesa

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1192021222325»

Comentários

• ECGECG 183 PontosPosts: 27Member

@ECG disse:
    Bom dia!
    A documentação dos meus 3 filhos maiores

Me desculpem, errei o grupo.

SeverDoVouga
  • CEGVCEGV 3766 PontosPosts: 2,888Moderator

@ECG disse:
    Bom dia!
    A documentação dos meus 3 filhos maiores está pronta para envio para ACP. Tenho algumas perguntas que peço o favor de me ajudarem (respondendo ou me apontando algum link). São 3 filhos maiores (28, 26 e 25 anos):
    1) precisamos enviar o processo de cada um numa correspondência do correio separada ou podemos enviar numa única correspondência do correio com 3 processos organizadamente separados?

Pode , sim, enviar todos os processos juntos em um envio postal

2) Temos as 2 certidões de nascimento de cada um (cópia reprográfica e de inteiro teor). Só apostilei a de inteiro teor. Estava pensando em só enviar a de inteiro teor (que foi a que mandei no meu processo como neta e depois de convolação), mas li alguns comentários que seria a de cópia reprográfica. Qual a que estão pedindo? Existe alguma recomendação?

certidões de nascimento de filhos requerentes: SEMPRE por cópia reprográfica

Muito grata pelos esclarecimentos.

• RafaMeloRafaMelo 81 PontosPosts: 13Member

@fefan disse:

@RafaMelo disse:
    Pessoal, atualizando infos do meu processo:
    Liguei hoje pra L.R as 9h30 (Brasília), esperei por 59min.
    Peguei minha chave de acesso ao site da nacionalidade.justica.gov.pt

20'Mar - Enviado por DHL.
    25'Mar - Processo recebido na ACP.
    01'Ago - 'Despacho' (não sei desde quando)

Obs. Não sei a data de cada etapa, pois só hoje consegui contato na L.R.

Confiando que antes do final de agosto já esteja Finalizado.

RafaMelo, quando vc diz ‘Despacho’, no site aparece a bolinha verde ate que numero para vc?

Bolinha Verde na etapa 5 (Análise de pedido), bolinha branca etapa 6 (despacho) e marrom 7 (terminado).
    Logo abaixo tem a mensagem: “O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registro de Cidadão Português”.

CEGVmichelribeiro91MaluFSPheliob
  • RoseRose 425 PontosPosts: 122Member

@Malu disse:

@Soraia1975 disse:
    Pessoal o que acham,

Enviei o pedido do meu filho :neutral:

Enviado : 11/07
    Recebido: 15/07

São 10 dias e não recebi nenhuma comunicação. É normal???devo ligar??, se sim pra que numero? obrigado

Bom dia!
    Hoje liguei às exatamente 9:00h de Portugal para a LR (+351) 211 950 500, aguardei 25 minutos e consegui o numero do meu processo. Ainda não tem senha de acesso pois está muito no início, é para ligar novamente daqui a 2 semanas.
    Nestas 3 semanas anteriores nem consegui completar as ligações para a LR, devido ao "congestionamento"... e hoje me esqueci de perguntar o dia exato que foi numerado. Mas o importante é que estou na fila, meu processo já tem identidade.

Recebido na ACP Porto no dia 12/07/19 por Correio
    Numerado (provavelmente) no dia 01/08/19 = Numero 572xx/19

Bom fim de semana para todos!

@Malu Acredito que o número a que você se refere é o protocolo do recebimento do processo na ACP porque o meu chegou dia 19/06 as 9;00 horas de manhã e NÃO FOI numerado até hoje. SÓ TEM o número do protocolo. Abs

• ilyanilyan 267 PontosPosts: 44Member

É impressão minha ou os processos pararam de concluir? Já tem semanas que não sai processo.. que nervoso.

CEGVheliobFSP
  • MaluMalu 479 PontosPosts: 84Member

@Rose disse:

@Malu Acredito que o número a que você se refere é o protocolo do recebimento do processo na ACP porque o meu chegou dia 19/06 as 9;00 horas de manhã e NÃO FOI numerado até hoje. SÓ TEM o número do protocolo. Abs

Olá @Rose, este numero me foi dado pela LR como "numero do processo". Quando eu conseguir a senha é que vou saber se é do processo ou do protocolo... Mas tem o mesmo tipo de numeração do que outros processos que já estão numerados. Você conseguiu o teu numero pela Linha Registos?

• fefanfefan 24 PontosPosts: 8Member

@ilyan disse:
    É impressão minha ou os processos pararam de concluir? Já tem semanas que não sai processo.. que nervoso.

Parece que esta parado mesmo, alem do periodo de ferias estavam de greve nas duas ultimas Segundas e estao com mais uma paralizacao agendada para a semana que vem inteira.

https://news.cision.com/pt/ascr/r/conservadores-e-oficiais-de-registos-em-greve-de-12-a-17-de-agosto,c637006891760000000

CEGVilyan
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses 740 PontosPosts: 135Member

@rodrigocruz disse:
    Já o meu irmão, que não tinha pressa, resolveu fazer a transcricao do casamento dele e atribuição de seus dois filhos também menores via Consulado de Fortaleza. Ele deu entrada na documentação pedida pelo consulado e em exatos 29 dias corridos recebeu a averbação e os assentos dos dois filhos!

Seria possível dar entrada pelo Consulado de Fortaleza, pelos Correios, ou somente em pessoa?
    Fiquei interessado.

editado agosto 8

@marcelo_12meses disse:
    Seria possível dar entrada pelo Consulado de Fortaleza, pelos Correios, ou somente em pessoa?

Salvo engano você tem que morar na região de abrangência / cobertura do Consulado ou vice-consulado para submeter solicitações. Uma pessoa que Mora no Rio, por exemplo, não pode submeter processos no Consulado de SP e vice-versa. Provar que você mora (ou não mora) na área de cobertura aí são outros 500.

Sei, por exemplo, de um monte de gente que gostaria de usar os serviços do Consulado de SP e que, infelizmente, não conseguem. Se tem "jeitinho", aí não sei.

abraços,

marcelo_12meses
  • MMacMMac 247 PontosPosts: 71Member

Pelo Consulado é mais rápido? Ontem liguei para o Vicd-Consulado em Porto Alegre e infirmaram que demora nais de um ano..

CEGV
  • dante_salvatoredante_salvatore 119 PontosPosts: 18Member

@fefan disse:

@ilyan disse:

Parece que esta parado mesmo, alem do periodo de ferias estavam de greve nas duas ultimas Segundas e estao com mais uma paralizacao agendada para a semana que vem inteira.

https://news.cision.com/pt/ascr/r/conservadores-e-oficiais-de-registos-em-greve-de-12-a-17-de-agosto,c637006891760000000

Será que a ACP vai ter alguem atendendo na semana que vem ou vai parar tudo?!

CEGV
  • fefanfefan 24 PontosPosts: 8Member

@dante_salvatore imagino que deva ter alguem trabalhando mas somente nos serviços basicos, não em nacionalidades, pelo que vi geralmente tem 70-80% de aderências nas greves deles.
    Mas talvez alguém tenha essa informção melhor que eu...

• marcelo_12mesesmarcelo_12meses 740 PontosPosts: 135Member

@MMac disse:
    Pelo Consulado é mais rápido? Ontem liguei para o Vicd-Consulado em Porto Alegre e infirmaram que demora nais de um ano..

Não, não. Não é assim que a ciência funciona, não.
    kkkk, parece aquela brincadeira de criança, telefone-sem-fio.

@MMac, o mais rápido tem sido sempre diretamente pelas CRCs mesmo.
    Deu-se um causo, onde o Consulado de Fortaleza teria concluído, excepcionalmente, um processo absurdamente muito mais rápido do que um outro, na mesma família de um outro requerente que enviou à CRC.
    Aí, eu, de abelhudo, pensei na possibilidade de tentar a sorte também, para ver se a excessão não seria, talvez, uma regra.

CEGVMei
  • Pedro_da_RochaPedro_da_Rocha 25 PontosPosts: 7Member

Enviei meu processo para ACP e chegou lá 22 de abril, mas não consegui ser atendido na linha de registro nem no no telefone do ACP para saber o número do processo. Alguém tem alguma dica?

CEGV

@dante_salvatore disse:
    Será que a ACP vai ter alguem atendendo na semana que vem ou vai parar tudo?!

sempre tem gente que não entra em greve.

@Pedro_da_Rocha disse:
    Enviei meu processo para ACP e chegou lá 22 de abril, mas não consegui ser atendido na linha de registro nem no no telefone do ACP para saber o número do processo. Alguém tem alguma dica?

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

abraços,

Pedro_da_Rocha
  • Soraia1975Soraia1975 498 PontosPosts: 133Member

Liguei em 8/8 fiquei 45 minutos mas uma pessoal muito Educada me atendeu e passou o numero do meu processo
    11/7 - Enviado
    15/7 - Chegou no ACP
    05/8 - Numerado

Pediu para que eu ligasse daqui 2 semanas para receber a senha de acesso

CEGVmarcos_petropolis

LIGUEI NO 00 (Numero da operadora)351 211950 500

@Soraia1975 disse:
    LIGUEI NO 00 (Numero da operadora)351 211950 500

Soraia, já leu este artigo abaixo ?
    https://Portupedia.com/wiki/LR

também tem o
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

abraços,

PedroFP

Valeu CEGV

• TeresaFariasTeresaFarias 189 PontosPosts: 93Member

Sobre a greve no IRN vi uma publicação que além dos dias 12 a 17 de agosto tb de 23 a 27 de agosto! Tenho uns docs p enviar. Será que recebem docs ou por causa da greve não recebem? Obrigada

Digo 12 a 16/8, 19 a 23/8 e 26/8...

@TeresaFarias disse:
    Sobre a greve no IRN vi uma publicação que além dos dias 12 a 17 de agosto tb de 23 a 27 de agosto! Tenho uns docs p enviar. Será que recebem docs ou por causa da greve não recebem? Obrigada

Se o espaço estiver fechado não recebem. Só os espaços que estão trabalhando em regime de serviços mínimos talvez recebam.

editado agosto 16

Eu mandei um email p ACP hj perguntando se estavam recebendo documentos durante a greve a sra [xxx] respondeu que hoje estavam abertos atendendo ao publico e recepcionando documentos. Das outras greves o ACP nao fechou completamente. Acredito que servicos minimos sejam assegurados. Tomara

Malu
  • lukemalafalukemalafa 24 PontosPosts: 1Member
    editado agosto 16

@TeresaFarias confirmando a sua afirmação, [xxx] está falando a verdade quando diz que documentos estão sendo recebidos. Processo de atribuição que enviei semana passada foi recebido hoje no ACP justamente por ela.

CEGVMaluTeresaFarias
  • nabuconabuco 30 PontosPosts: 3Member
    editado agosto 15

Enviei meus docs dia 30 de julho e foi recebido hoje, 14/08 por ela, [xxx].

TeresaFarias
  • michelribeiro91michelribeiro91 250 PontosPosts: 26Member

Enviei meus documentos dia 23/07 e chegaram ao ACP dia 02/08. Já está numerado, mas ainda não tenho a senha para acesso ao portal. Processo n°62***/2019

CEGV

CEGV querido, na boa só para ajudar aqui no Forum, ta liberado amenção nominal dos funcionários das CRsss. Isso não pode dar problema???? Falo isso porque tomo o maior cuidado , afnal fui alertada no passado e agradeço sua orientação... abraços

EpidauraMoreiraDaniela_tavaresMei

@Soraia1975 disse:
    CEGV querido, na boa só para ajudar aqui no Forum, ta liberado amenção nominal dos funcionários das CRsss. Isso não pode dar problema???? Falo isso porque tomo o maior cuidado , afnal fui alertada no passado e agradeço sua orientação... abraços

Não está não... continuamos com a política de evitar nomear funcionários.

abraços,

EpidauraMoreira

Alguém sabe dizer se na segunda-feira, dia 19, a greve dos conservadores já vai ter acabado?

editado agosto 16

Greve marcada para os dias

5, 12, 13, 14, 16, 17 e 26 de agosto e
    2, 9, 16, 23 e 30 de setembro

abraços,

Então parece que vai estar normal na segunda-feira. Vou dar um pulo na ACP, valeu.

CEGVPedroFP
  • RonaldRonald 90 PontosPosts: 35Member

Bom dia senhores. No mês 04/2019 enviei todos os documentos do pedido de Cidadania Portuguesa da minha filha (maior) e dos meus sobrinhos (menores). Todos os documentos FORAM ENVIADOS EM UM MESMO ENVELOPE, e foram recebidos por volta do dia 13/04/2019.
    Ocorre que os documentos dos pedidos de Cidadania dos meus sobrinhos já foram numerados, porém o da minha filha até o presente momento não tenho informações alguma, apesar de já ter enviado inúmeros e-mails. Também não estou conseguindo telefonar. Alguém tem alguma sugestão?

Desde já, meus sinceros cumprimentos! RONALD MAC DOLW

editado agosto 18

@Ronald disse:
    Bom dia senhores. No mês 04/2019 enviei todos os documentos do pedido de Cidadania Portuguesa da minha filha (maior) e dos meus sobrinhos (menores). Todos os documentos FORAM ENVIADOS EM UM MESMO ENVELOPE, e foram recebidos por volta do dia 13/04/2019.
    Ocorre que os documentos dos pedidos de Cidadania dos meus sobrinhos já foram numerados, porém o da minha filha até o presente momento não tenho informações alguma, apesar de já ter enviado inúmeros e-mails. Também não estou conseguindo telefonar. Alguém tem alguma sugestão?

LIGUEI NO 00 (Numero da operadora)351 211950 500 eu liguei aqui e consegui o numero do processo do meu filho (maior) tente para sua menina...

PedroFP
  • RonaldRonald 90 PontosPosts: 35Member

@Soraia1975 disse:

@Ronald disse:

LIGUEI NO 00 (Numero da operadora)351 211950 500 eu liguei aqui e consegui o numero do processo do meu filho (maior) tente para sua menina...

Obrigado Soraia1975. Vou tentar ligar.

• MMacMMac 247 PontosPosts: 71Member

Enviei hoje meus documentos para a ACP pela DHL. Chegam quinta-feita.

marcos_petropolisFernanda_Andrade27PedroFP
  • consuelo52consuelo52 240 PontosPosts: 46Member

Boa tarde! Hoje finalmente consegui dar entrada no processo de atribuição dos meus filhos maiores. Fui pessoalmente ao ACP, que funcionou normalmente. Recebi no ato o número dos processos e as senhas de acesso. Muito feliz em estar nessa nova fase. Ainda vão faltar os netos.

FILHA:
    proc. nr. 64xx6/19,
    entrada em 19/8/19
    numerado em 19/8/19
    senha em 19/8/19.

FILHO:
    proc. nr. 64xx8/19,
    entrada em 19/8/19
    numerado em 19/8/19
    senha em 19/8/19.

Me informaram que atualmente os processos estão demorando em média 4 meses.
    Agora é aguardar.

PedroFP
  • PedroFPPedroFP 161 PontosPosts: 23Member

@consuelo52 disse:
    Boa tarde! Hoje finalmente consegui dar entrada no processo de atribuição dos meus filhos maiores. Fui pessoalmente ao ACP, que funcionou normalmente.

Consuelo, acredito que nos encontramos na ACP hoje, eu também lá estive, minha senha de atendimento foi D006.

Pois bem, assim como a Consuelo, sai de lá com todas as informações, processo numerado e senha para consulta online, inclusive já consultei e meu processo e encontra-se no estágio N°1.

Proc. N°1 64xx5/19,
    Entrada em 19/08/19
    Numerado em 19/08/19
    Senha em 19/08/19.

A atendente me informou que atualmente os processos estão demorando em média 4 a 6meses, devido ao grande volume de processos.

Uma observação, só levei a cópia reprografica da certidão de nascimento e a atendente me perguntou se eu não teria tb uma certidão digitada(comum), ela me disse que o correto eh a reprografica, mas que TB eh bom entregar a comum para evitar erro na hora de fazer o registro, mas que em caso de erro poderiam fazer uma retificação. Como não tinha a outra cópia em mãos ela me disse q não me preocupasse que eu estava entregando tudo certo, era apenas para evitar algum erro.

Boa sorte a todos!!!

CEGV
  • ECGECG 183 PontosPosts: 27Member

Boa noite! Os documentos dos meus 3 filhos chegaram em ACP no dia 09/ago/2019. Por favor, vocês sabem quanto tempo está demorando para numerar os processos? Com a numeração em mãos, tem algum link com a explicação de como obter a senha e depois como fazer o acompanhamento online? Muito grata!!

@PedroFP disse:
    Uma observação, só levei a cópia reprografica da certidão de nascimento e a atendente me perguntou se eu não teria tb uma certidão digitada(comum), ela me disse que o correto eh a reprografica, mas que TB eh bom entregar a comum para evitar erro na hora de fazer o registro, mas que em caso de erro poderiam fazer uma retificação. Como não tinha a outra cópia em mãos ela me disse q não me preocupasse que eu estava entregando tudo certo, era apenas para evitar algum erro.

Amigo Pedro, a "singela" sugestão da atendente aumentaria seus custos em uns € 80, em média (emissão e apostilamento). Fora que, a não ser que você seja escolado e revise cuidadosamente as duas certidões, poderá correr o risco da certidão digitada ter algum erro. Melhor sempre evitar dúvidas e dores de cabeça. É o que sempre sugiro para quem faz sozinho.

abraços,

@ECG disse:
    Boa noite! Os documentos dos meus 3 filhos chegaram em ACP no dia 09/ago/2019. Por favor, vocês sabem quanto tempo está demorando para numerar os processos? Com a numeração em mãos, tem algum link com a explicação de como obter a senha e depois como fazer o acompanhamento online? Muito grata!!

@ECG, em geral 10 a 15 dias mas não me preocuparia com o processo antes de depois dos primeiros 30 dias. Nada acontecerá neste meio tempo, os processos no ACP estão levando uns 4 a 6 meses (segundo o balcão). Então aguardar 30 dias para conferir numeração não é um prazo absurdo.

abraços,

editado agosto 19

Em tempo...

tenho processos de familiares e primos de minha esposa que foram recebidos no ACP no final de maio e até agora seguem na bolinha 1 ("Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido.")

Então... Infelizmente o nome do jogo no ACP agora é "Paciência"

Muito provavelmente o que ocorrerá é que o sistema passará do 1 para o 4 e, logo depois, 5, 6 e, pouco depois, 7. O difícil chegar no ponto em que alguém pega o processo para analisar. Depois, se tudo correto, segue para despacho e, logo após registro.

Na famosa planilha do ACP, atualmente o último processo de Maior de Idade finalizado lá foi de 1/4 e ainda existem processos de março não finalizados. Quase 5 meses

abraços,

• michelribeiro91michelribeiro91 250 PontosPosts: 26Member

@CEGV disse:
    Em tempo...

tenho processos de familiares e primos de minha esposa que foram recebidos no ACP no final de maio e até agora seguem na bolinha 1 ("Os serviços estão a preparar a documentação e informação para a análise do seu pedido.")

Então... Infelizmente o nome do jogo no ACP agora é "Paciência"

Muito provavelmente o que ocorrerá é que o sistema passará do 1 para o 4 e, logo depois, 5, 6 e, pouco depois, 7. O difícil chegar no ponto em que alguém pega o processo para analisar. Depois, se tudo correto, segue para despacho e, logo após registro.

Na famosa planilha do ACP, atualmente o último processo de Maior de Idade finalizado lá foi de 1/4 e ainda existem processos de março não finalizados. Quase 5 meses

abraços,

Onde está o link da tabela? Gostaria de acrescentar meu processo (62***/19). Recebi por e-mail a senha para consulta no dia 16/08 (o processo chegou no ACP 02/08)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.