PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1293032343561

Comentários

  • Murillo_BRMurillo_BR Member 51 PontosPosts: 9

    @Jose_Mario disse:
    Parece que os registros voltaram a sair. 3 processos numerados por volta de 15/04 e aprovados por volta de 15/07 a 22/07 foram concluídos hoje

    Qual conservatória deu entrada em 15/04 que você informa que hoje 21/10 foi concluído? Foi de filho?

  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @Murillo_BR disse:

    @Jose_Mario disse:
    Parece que os registros voltaram a sair. 3 processos numerados por volta de 15/04 e aprovados por volta de 15/07 a 22/07 foram concluídos hoje

    Qual conservatória deu entrada em 15/04 que você informa que hoje 21/10 foi concluído? Foi de filho?

    ACP. Não sei exatamente o tipo de cada processo, mas dois são atribuições, já não sei dizer se de pai pra filho

    Abraços

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado outubro 2019

    @Murillo_BR disse:
    O meu o meu primo ( advogado) colocou em mãos em Vila do Conde. (59XXX/2019 em 31/07)

    conheço... É o que digo sempre... CRCs pequenas o risco é razoável. Mandar um processo para uma conservatória pequena pode gerar surpresas documentais não previstas. Cada conservador tem um "modus operandi" e características próprias. Conheço gente que mandou também para Aveiro, Tondela, Faro, Ovar e outras pequenas achando que seria mais rápido que no ACP e seus processos, por diversos motivos, acabaram levando bem mais tempo que o esperado. Alguns bem mais tempo que se tivessem enviado para o ACP. Então, para quem não está em Portugal e não conhece profundamente o que está fazendo, minha sugestão será sempre enviar para o ACP.

    Só a título de curiosidade e informação: Uma outra dessas conservatórias pequenas, por exemplo, recentemente não aceitava receber passaportes brasileiros para certos tipos de processos. Quando soube comecei a rir... Então, se a pessoa não souber exatamente onde está pisando, corre o risco de ser engolido por arreia movediça em terreno que não conhece.

    Quando, como no caso de seu primo (advogado), coloca um processo via balcão, se surgirem surpresas ele poderá tentar tratá-las lá, na hora (ainda mais sendo advogado). Quem envia pelos correios, DHL ou SEDEX não tem este tipo de alternativa. O mais interessante é que muitas dificuldades não vêm dos conservadores mas sim de oficiais destas pequenas conservatórias que como não têm o costume de receber, tratar e analisar uma quantidade razoável e variada de documentos estrangeiros, acabam criando regras que efetivamente não existem. Quem sofre, claro, é o pobre do requerente.

    Abraços e ótima sorte,

    PedroFPmarcelo_12meses
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    Informo à todos que meu processo de atribuição de pai para filho, numerado em 12/04 e aprovado em 18/07, foi finalizado com o registro criado hoje, 22/10. Obrigado à todos pelo companheirismo nesse pouco tempo cadastrado no fórum, e por todas as informações que obtive aqui antes mesmo de enviar o processo. Pra quem está esperando como eu estava, está saindo, podem ficar sossegados

    Abraços!

    CEGVPedroFPmarcos_petropolismarcelo_12meses
  • Murillo_BRMurillo_BR Member 51 PontosPosts: 9

    @Jose_Mario disse:
    Informo à todos que meu processo de atribuição de pai para filho, numerado em 12/04 e aprovado em 18/07, foi finalizado com o registro criado hoje, 22/10. Obrigado à todos pelo companheirismo nesse pouco tempo cadastrado no fórum, e por todas as informações que obtive aqui antes mesmo de enviar o processo. Pra quem está esperando como eu estava, está saindo, podem ficar sossegados

    Abraços!

    Em qual conservatória?

  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @Murillo_BR disse:

    @Jose_Mario disse:
    Informo à todos que meu processo de atribuição de pai para filho, numerado em 12/04 e aprovado em 18/07, foi finalizado com o registro criado hoje, 22/10. Obrigado à todos pelo companheirismo nesse pouco tempo cadastrado no fórum, e por todas as informações que obtive aqui antes mesmo de enviar o processo. Pra quem está esperando como eu estava, está saindo, podem ficar sossegados

    Abraços!

    Em qual conservatória?

    ACP, a mesma do tópico

    CEGVmarcelo_12meses
  • Murillo_BRMurillo_BR Member 51 PontosPosts: 9

    @Murillo_BR disse:

    @Jose_Mario disse:
    Informo à todos que meu processo de atribuição de pai para filho, numerado em 12/04 e aprovado em 18/07, foi finalizado com o registro criado hoje, 22/10. Obrigado à todos pelo companheirismo nesse pouco tempo cadastrado no fórum, e por todas as informações que obtive aqui antes mesmo de enviar o processo. Pra quem está esperando como eu estava, está saindo, podem ficar sossegados

    Abraços!

    Em qual conservatória?

    Em qual conservatória?
    Numerado:12/abr
    aprovado: 18/jul = Dias: 97
    finalizado: 22/out = Dias: 96
    Totais em dias:193 / mês: 6,4

    Jose_MarioCEGVmarcelo_12meses
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @TeresaFarias disse:

    @Murillo_BR disse:
    O meu processo recebeu esse número 59XXX/2019 em 31/07.
    Está na 1a bolinha até hoje. Já são 83 dias (quase 3 meses) e até hoje nada. Meu processo é de filho, minha mãe é Portuguesa. Foi dado entrada pessoalmente em uma conservatória perto do Porto. Todo dia acompanho o processo e com passagem comprada para Brasil-Portugal para 05/12 e com medo de não sair minha nacionalidade!!!

    Para teu consolo os processos de 1 prima, da minha nora e do irmão dela numerados dia 12/7 pessoalmente ACP somente hoje passaram p bolinha 2 todos os 3 processos.tambrm de pai pra filho simples, pai português declarante etc. Tal demorando mesmo

    Atualizando. Hoje os dois processos passaram p bolinha 4 dizendo q foram verificados e estão completos e que agora iriam ser analisados.. Se continuarvassim acho q até sexta Sã o aprovados!

    PedroFPJose_Mariomarcos_petropolis
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    Complementando, minha certidão de nascimento que tinha solicitado em Agosto também já foi emitida.

    Abraços

    TeresaFariasmarcos_petropolis
  • marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109

    tomara que entre no ritmo normal e não seja apenas um desafogo...

    TeresaFariasPedroFPJose_MarioCEGV
  • vvenanciovvenancio Member 163 PontosPosts: 22

    Estava dando uma olhada na planilha de acompanhamento e notei que as datas de previsão de conclusão aumentaram consideravelmente... Meu processo que chegou lá 22/07/2019, que antes seria concluído até o final do ano,talvez início de Janeiro agora está com previsão de conclusão 08/02/2020! Saudades daquele prazo de 5 meses que a ACP tinha, estamos caminhando pra prazos de 7 meses aparentemente...

    marcelo_12mesesheliob
  • marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109

    @vvenancio disse:
    Estava dando uma olhada na planilha de acompanhamento e notei que as datas de previsão de conclusão aumentaram consideravelmente... Meu processo que chegou lá 22/07/2019, que antes seria concluído até o final do ano,talvez início de Janeiro agora está com previsão de conclusão 08/02/2020! Saudades daquele prazo de 5 meses que a ACP tinha, estamos caminhando pra prazos de 7 meses aparentemente...

    mas a planilha não é docuemnto oficial ... temos que ser otimistas as vezes voltam ao normal e os parzos melhoram .... to na torcida que tudo vai se ajeitar ..

    CEGVmarcelo_12mesesheliob
  • vvenanciovvenancio Member 163 PontosPosts: 22

    @marcos_petropolis disse:

    @vvenancio disse:
    Estava dando uma olhada na planilha de acompanhamento e notei que as datas de previsão de conclusão aumentaram consideravelmente... Meu processo que chegou lá 22/07/2019, que antes seria concluído até o final do ano,talvez início de Janeiro agora está com previsão de conclusão 08/02/2020! Saudades daquele prazo de 5 meses que a ACP tinha, estamos caminhando pra prazos de 7 meses aparentemente...

    mas a planilha não é docuemnto oficial ... temos que ser otimistas as vezes voltam ao normal e os parzos melhoram .... to na torcida que tudo vai se ajeitar ..

    Não é documento oficial mas a planilha e o fórum infelizmente são as únicas formas de acompanhar "por amostragem" e ter alguma ideia de futuro, na minha opinião claro... E levando meu próprio processo em conta, mais de 3 meses e nem começaram a analisá-lo, via ACP que antes concluía processos nesse mesmo período de tempo... não que isso seja uma reclamação porque já esperei 10 anos pra poder mandar meu processo, é apenas uma análise do tempo de duração do processo mesmo! Até porque estou esperando só isso pra sair do Brasil!:) Então qualquer dia a mais parecem 10

    marcos_petropolisCEGV
  • Murillo_BRMurillo_BR Member 51 PontosPosts: 9

    @vvenancio disse:

    @marcos_petropolis disse:

    @vvenancio disse:
    Estava dando uma olhada na planilha de acompanhamento e notei que as datas de previsão de conclusão aumentaram consideravelmente... Meu processo que chegou lá 22/07/2019, que antes seria concluído até o final do ano,talvez início de Janeiro agora está com previsão de conclusão 08/02/2020! Saudades daquele prazo de 5 meses que a ACP tinha, estamos caminhando pra prazos de 7 meses aparentemente...

    mas a planilha não é docuemnto oficial ... temos que ser otimistas as vezes voltam ao normal e os parzos melhoram .... to na torcida que tudo vai se ajeitar ..

    Não é documento oficial mas a planilha e o fórum infelizmente são as únicas formas de acompanhar "por amostragem" e ter alguma ideia de futuro, na minha opinião claro... E levando meu próprio processo em conta, mais de 3 meses e nem começaram a analisá-lo, via ACP que antes concluía processos nesse mesmo período de tempo... não que isso seja uma reclamação porque já esperei 10 anos pra poder mandar meu processo, é apenas uma análise do tempo de duração do processo mesmo! Até porque estou esperando só isso pra sair do Brasil!:) Então qualquer dia a mais parecem 10

    É a mesma coisa que estou passando. O meu processo foi iniciado por um advogado no balcão da conservatória no dia 30/07. Hoje tenho 84 dias ( +/-3 meses). Eu achava que era simples, pois minha mãe tirou a cidadania bem rápido e ainda teve a transcrição casamento e tudo bem rápido!!!!. Ela já está em Portugal com meu pai. O meu processo seria de filho e de um processo recente da minha mãe, mas ainda está na 1a bolinha!!! Essa ansiedade é que mata!!!!

    CEGVmarcelo_12meses
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Só para exemplo. 2 processos numerados no ACP dia 12/7 até sexta feira dia 18/10 na bolinha qm1. Ontem passaram p bolinha 2 e hoje já estão na 4 dizendo q documentos analisados e completos seguindo para análise. Entregues no ACP pessoalmente. Acredito q até início da semana q vem saia o deferimento. Daí aguarda a feitura do registro. Acho q no máximo vai dar uns 4/5 meses. Aos poucos Vã o voltando ao normal

    marcos_petropolisPedroFP
  • marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109

    @TeresaFarias disse:
    Só para exemplo. 2 processos numerados no ACP dia 12/7 até sexta feira dia 18/10 na bolinha qm1. Ontem passaram p bolinha 2 e hoje já estão na 4 dizendo q documentos analisados e completos seguindo para análise. Entregues no ACP pessoalmente. Acredito q até início da semana q vem saia o deferimento. Daí aguarda a feitura do registro. Acho q no máximo vai dar uns 4/5 meses. Aos poucos Vã o voltando ao normal

    tb acho que vão voltar ao normal sim...até porque só me resta fé... janeiro quero meter o pé kkkkkk

    CEGVPedroFPmarcelo_12mesesTeresaFarias
  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    @vvenancio disse:
    Estava dando uma olhada na planilha de acompanhamento e notei que as datas de previsão de conclusão aumentaram consideravelmente... Meu processo que chegou lá 22/07/2019, que antes seria concluído até o final do ano,talvez início de Janeiro agora está com previsão de conclusão 08/02/2020! Saudades daquele prazo de 5 meses que a ACP tinha, estamos caminhando pra prazos de 7 meses aparentemente...

    Aonde consigo ver essa planilha?

  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    Amigos, veja se alguém pode me dar uma luz. Eu já fiz umas pesquisas e só acho o prazo do próprio consulado ou informações desencontradas. Eu tenho agendamento em Santos para fazer cartão cidadão urgente dia 24/10, quinta-feira, irei pra Europa dia 15/11 à passeio, e volto dia 6/12. Eu queria tentar pegar o cartão cidadão até dia 14/11 (dia 15 é feriado), mas estava contando os 20 dias de prazo como dias corridos, não dias úteis, e vi que são dias úteis. Eu queria o CC para não passar pela imigração em Amsterdam e evitar algum risco de ser parado, até porque meu passaporte brasileiro nunca foi usado, mas acredito que o CC não vá ficar pronto, né? Principalmente se depender dos correios (até iria buscar pessoalmente se ajudasse). Eu acho que o assento não serve de nada em Amsterdã no caso de complicar na imigração, né?

    Obrigado e desculpem o incomodo

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Jose_Mario disse:
    Amigos, veja se alguém pode me dar uma luz. Eu já fiz umas pesquisas e só acho o prazo do próprio consulado ou informações desencontradas. Eu tenho agendamento em Santos para fazer cartão cidadão urgente dia 24/10, quinta-feira, irei pra Europa dia 15/11 à passeio, e volto dia 6/12. Eu queria tentar pegar o cartão cidadão até dia 14/11 (dia 15 é feriado), mas estava contando os 20 dias de prazo como dias corridos, não dias úteis, e vi que são dias úteis. Eu queria o CC para não passar pela imigração em Amsterdam e evitar algum risco de ser parado, até porque meu passaporte brasileiro nunca foi usado, mas acredito que o CC não vá ficar pronto, né? Principalmente se depender dos correios (até iria buscar pessoalmente se ajudasse). Eu acho que o assento não serve de nada em Amsterdã no caso de complicar na imigração, né?

    Em Amsterdan, só se forem lenientes. Mas vai na paz... é só não dar motivos para questionarem sua viagem e sua capacidade de estar lá... simples assim... Dinheiro, cartão de crédito, reserva de hotel, passagem de volta, seguro saúde, mala adequada e com roupas adequadas para o período que você diz que passará lá..... Se tiver tudo isso não terão motivos para te mandar dar meia volta.

    Abraços,

    Jose_Mario
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @CEGV disse:

    @Jose_Mario disse:
    Amigos, veja se alguém pode me dar uma luz. Eu já fiz umas pesquisas e só acho o prazo do próprio consulado ou informações desencontradas. Eu tenho agendamento em Santos para fazer cartão cidadão urgente dia 24/10, quinta-feira, irei pra Europa dia 15/11 à passeio, e volto dia 6/12. Eu queria tentar pegar o cartão cidadão até dia 14/11 (dia 15 é feriado), mas estava contando os 20 dias de prazo como dias corridos, não dias úteis, e vi que são dias úteis. Eu queria o CC para não passar pela imigração em Amsterdam e evitar algum risco de ser parado, até porque meu passaporte brasileiro nunca foi usado, mas acredito que o CC não vá ficar pronto, né? Principalmente se depender dos correios (até iria buscar pessoalmente se ajudasse). Eu acho que o assento não serve de nada em Amsterdã no caso de complicar na imigração, né?

    Em Amsterdan, só se forem lenientes. Mas vai na paz... é só não dar motivos para questionarem sua viagem e sua capacidade de estar lá... simples assim... Dinheiro, cartão de crédito, reserva de hotel, passagem de volta, seguro saúde, mala adequada e com roupas adequadas para o período que você diz que passará lá..... Se tiver tudo isso não terão motivos para te mandar dar meia volta.

    Abraços,

    Acredito que não também. Eu tenho carta convite de minha namorada, que é cidadã Suíça, inclusive com ela se responsabilizando por ficar na casa dela e custear minha alimentação. Estou levando a carta em Francês e em Inglês com a foto do passaporte e do cartão cidadão dela. No começo eu fiquei meio assim de escrever na carta que ela é minha namorada e eles ficarem achando que eu ia ficar lá, mas depois achei melhor não mentir nunca pra eles. Então eu acho que vou tentar fazer o CC e Passaporte em Genebra.

    Obrigado e abraços

    marcelo_12meses
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    Caros @Jose_Mario e @borges2019 e @marcos_petropolis e @Murillo_BR e @vvenancio ,

    desculpem-me a crueza das palavras, pois elas são escritas com boa intenção, mesmo que não soem assim: aquela planilha é um documento para ser olhado com muuuuuita reserva, muiiita desconfiança. Ela não pode de forma alguma servir como instrumento de análise para se tirar conclusões sobre o ritmo de trabalho do ACP.

    Ela foi criada com uma boa intençao, mas de forma muito diletante. Reparem que qualquer nova linha ali entrada já tem o processo no Status de Análise e sabemos que isto não é verdade.

    Ela serve mais como passatempo, pois como ferramenta de trabalho não seguiu com rigor a evolução do método do acompanhamento criado pelo proprio IRN. Qualquer pessoa escreve nela o que quer e modifica conteúdo das células dos outros a bel-prazer.

    Em nossa angustiante expectativa, agarramo-nos a qualquer coisa que sirva de fonte de alívio e nos dê a impressao de que as coisas estao andando (eu, particularmente, uso a bola de cristal à pilha recarregável e os búzios de plastico que comprei na loja do chinoca em Portel).

    Assim, concentrem-se no andamento das 7 bolinhas do site do MJ, mesmo que a espera seja difícil.

    Grande abraço e sorte! sorte!! sorte!!!

    CEGVmarcos_petropolisJose_Mariomarcelo_12mesesPedroFPMalu
  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    @Jose_Mario disse:

    @CEGV disse:

    @Jose_Mario disse:
    Amigos, veja se alguém pode me dar uma luz. Eu já fiz umas pesquisas e só acho o prazo do próprio consulado ou informações desencontradas. Eu tenho agendamento em Santos para fazer cartão cidadão urgente dia 24/10, quinta-feira, irei pra Europa dia 15/11 à passeio, e volto dia 6/12. Eu queria tentar pegar o cartão cidadão até dia 14/11 (dia 15 é feriado), mas estava contando os 20 dias de prazo como dias corridos, não dias úteis, e vi que são dias úteis. Eu queria o CC para não passar pela imigração em Amsterdam e evitar algum risco de ser parado, até porque meu passaporte brasileiro nunca foi usado, mas acredito que o CC não vá ficar pronto, né? Principalmente se depender dos correios (até iria buscar pessoalmente se ajudasse). Eu acho que o assento não serve de nada em Amsterdã no caso de complicar na imigração, né?

    Em Amsterdan, só se forem lenientes. Mas vai na paz... é só não dar motivos para questionarem sua viagem e sua capacidade de estar lá... simples assim... Dinheiro, cartão de crédito, reserva de hotel, passagem de volta, seguro saúde, mala adequada e com roupas adequadas para o período que você diz que passará lá..... Se tiver tudo isso não terão motivos para te mandar dar meia volta.

    Abraços,

    Acredito que não também. Eu tenho carta convite de minha namorada, que é cidadã Suíça, inclusive com ela se responsabilizando por ficar na casa dela e custear minha alimentação. Estou levando a carta em Francês e em Inglês com a foto do passaporte e do cartão cidadão dela. No começo eu fiquei meio assim de escrever na carta que ela é minha namorada e eles ficarem achando que eu ia ficar lá, mas depois achei melhor não mentir nunca pra eles. Então eu acho que vou tentar fazer o CC e Passaporte em Genebra.

    Obrigado e abraços

    Como turista não dá para fazer CC é Passaporte em outro país. Para usar serviços consulares é preciso ter residência do local e estar registrado no consulado como residente.

    CEGVJose_MarioPedroFP
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Paulão (EpidauraMoreira) sempre nos brindando com uma clareza impar. Ajudamos, orientamos, tentamos dar visões claras de como tudo acontece no IRN.

    Acompanhamos centenas de processos e passamos nossas percepções mas isso não muda o fato que lidamos com órgãos de governo e funcionários públicos, muitos deles insatisfeitos com a falta de investimento e reconhecimento de seus trabalhos por parte do governo português. São milhares de processos pendentes e centenas de processos que chegam diariamente e não tem gente suficiente e recursos materiais para dar conta de tudo. Não dá para sempre dourar a pílula.

    Paciência, foco, resiliência e otimismo. É o que sempre falo e são características importantes para aguardar o trâmite e a conclusão de processos entregues ao IRN.

    Abraços e ótima sorte a todos.

    Jose_Mariomarcelo_12mesesEpidauraMoreira
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado outubro 2019

    @MMac disse:
    Como turista não dá para fazer CC é Passaporte em outro país. Para usar serviços consulares é preciso ter residência do local e estar registrado no consulado como residente.

    Tenho minhas dúvidas, MMac. Serviços consulares no exterior estão também lá para atenderem necessidades inesperadas de seus cidadãos. Definitivamente PEP (de urgência) pode ser solicitado. Como ele depende de emissão prévia do CC, aí pode se ter um problema. Alguns juristas falam que é ilegal que repartições públicas se recusem a deixar cidadãos indocumentados, desde que documentos possam ser apresentados e a identidade do cidadão confirmada. Essa tese para mim faz completo sentido.

    abraços,

    Jose_MarioPedroFP
  • endimyon1endimyon1 Member 65 PontosPosts: 8

    Bom dia pessoal! Gostaria de uma ajuda, estou reunindo os documentos para dar entrada no processo de atribuição do meu pai, porém me deparei com o seguinte problema. No assento de batismo do meu avô que é português, o nome dele esta: Manuel Ferreira Coelho, e em todos os outros documentos no BRASIL está como MANOEL , com a letra "O". Acontece que meu avô era analfabeto, talvez por isso o problema.

    É aconselhável enviar também a certidão de casamento dele com minha avó onde consta que ele era analfabeto, para poder explicar a diferença do Manoel para Manuel?? o resto dos dados em ambas são iguais. Nomes dos pais dele e etc.

    Agradeço pela ajuda.

  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @endimyon1 disse:
    Bom dia pessoal! Gostaria de uma ajuda, estou reunindo os documentos para dar entrada no processo de atribuição do meu pai, porém me deparei com o seguinte problema. No assento de batismo do meu avô que é português, o nome dele esta: Manuel Ferreira Coelho, e em todos os outros documentos no BRASIL está como MANOEL , com a letra "O". Acontece que meu avô era analfabeto, talvez por isso o problema.

    É aconselhável enviar também a certidão de casamento dele com minha avó onde consta que ele era analfabeto, para poder explicar a diferença do Manoel para Manuel?? o resto dos dados em ambas são iguais. Nomes dos pais dele e etc.

    Agradeço pela ajuda.

    Acredito que não tenha problema. Eles deixam passar coisas assim. Minha avó tinha Jesus no nome na minha certidão e Jezus na certidão do meu pai em portugal. Eu sei que tem uma diferença entre o meu e seu, mas já vi deixarem passar. Vamos ver o que os mais experientes dizem

    endimyon1
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Oi @endimyon1, bem vindo

    @endimyon1 disse:
    Bom dia pessoal! Gostaria de uma ajuda, estou reunindo os documentos para dar entrada no processo de atribuição do meu pai, porém me deparei com o seguinte problema. No assento de batismo do meu avô que é português, o nome dele esta: Manuel Ferreira Coelho, e em todos os outros documentos no BRASIL está como MANOEL , com a letra "O". Acontece que meu avô era analfabeto, talvez por isso o problema.

    É aconselhável enviar também a certidão de casamento dele com minha avó onde consta que ele era analfabeto, para poder explicar a diferença do Manoel para Manuel?? o resto dos dados em ambas são iguais. Nomes dos pais dele e etc.

    "Manoel" para "Manuel" normalmente não dá problema. Isto se for a única coisa "diferente" nos documentos.

    Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal

    Jose_Mario
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @CEGV disse:
    Paulão (EpidauraMoreira) sempre nos brindando com uma clareza impar. Ajudamos, orientamos, tentamos dar visões claras de como tudo acontece no IRN.

    Eu assino embaixo.
    Paulão e Epidaura sempre com palavras bonitas para a coisa mais feia do mundo: adEvogados, e seus estagiotários, manipulando criteriosamente, e minuciosamente, o conteúdo da referida planilha com o intuito de lançar os leitores em desconforto, fazendo-os acreditar que quem trata com eles de forma verbal-auditiva viria a proporcionar mais segurança.

    CEGVPedroFPEpidauraMoreira
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    Gente, quem for de SP ou do interior nas proximidades de Sorocaba e estiver com problemas pra reconhecer firma na assinatura da requisição sem o funcionário do cartório riscar todos os campos em branco, o que pode dar problema nas conservatórias, o cartório que fiz aqui em Sorocaba fez o meu sem questionar nada. Estamos há 90 kms de SP, as vezes compensa

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Jose_Mario disse:
    Gente, quem for de SP ou do interior nas proximidades de Sorocaba e estiver com problemas pra reconhecer firma na assinatura da requisição sem o funcionário do cartório riscar todos os campos em branco, o que pode dar problema nas conservatórias, o cartório que fiz aqui em Sorocaba fez o meu sem questionar nada. Estamos há 90 kms de SP, as vezes compensa

    basta perguntar antes e, em caso de ignorância por parte do notário, procurar outro cartório. Tem muitos cartórios em SP que fazem direito.

    abraços,

    Jose_Mario
  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

    Na tal planilha, processos numerados no inicio de julho já estão indo para despacho. O despacho é que está mais demorado agora...

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Bom dia. Muito feliz os processos da minha nora e do irmão numerados 12 de julho foram hj p despacho. Na sexta feira estavam ainda na bolinha 1. Na segunda passaram p a 2. Na terça para a 4. É hj despachados. Tenho o processo de uma prima numerado tb 12/7 q segunda passou p bolinha 2 mais ainda não foi p despacho. Agora aguardar os assentos

    julianambPedroFPmarcelo_12mesesMaluCEGV
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Atualizando o processo da minha prima q até hj de manha estava na bolinha 2 acabou de ir p bolinha 6 com despacho favorável aguardando criação do registro! 3 despachados num dia!

    PedroFPCEGV
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @TeresaFarias disse:
    (...) numerados 12 de julho foram hj p despacho.

    Então, supondo 45 dias para a numeração, mais esses 3 meses e meio para ir para despacho, já somam 5 meses. Se levar mais 30 dias para conclusão final, então bate certinho com os 6 meses.
    Bom sinal, eu acho.

    MaluCEGVPedroFP
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @marcelo_12meses disse:

    @TeresaFarias disse:
    (...) numerados 12 de julho foram hj p despacho.

    Então, supondo 45 dias para a numeração, mais esses 3 meses e meio para ir para despacho, já somam 5 meses. Se levar mais 30 dias para conclusão final, então bate certinho com os 6 meses.
    Bom sinal, eu acho.

    Não levou 45 dias p enumerar. 2 processos foram entregues em mais no dia 12/7 É numerados na hora. O outro foi pelo correio. Chegou no início de julho e foram 10 dias p enumerar. Os 2 processos presenciais levaram 3 meses e 10 dias p ir a despacho. Agora ver quanto tempo p sair o assento

    MMacMalumarcelo_12mesesPedroFP
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    Gente, deixa eu encher o saco mais um pouco com uma pergunta? Talvez eu vá cancelar meu voo pra pra Genebra passando por Amsterdã por razões de calendário e estava pensando em comprar outro pela TAP fazendo escala em Portugal. Eu já li que deixam entrar em Portugal com o registro passando pela imigração sem precisar até mesmo de passagem de volta. O mesmo acontece se não for entrar exatamente em Portugal, for só controlado na escala pra Genebra?

    Obrigado mais uma vez e desculpem encher o saco

  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    @Jose_Mario disse:
    Gente, deixa eu encher o saco mais um pouco com uma pergunta? Talvez eu vá cancelar meu voo pra pra Genebra passando por Amsterdã por razões de calendário e estava pensando em comprar outro pela TAP fazendo escala em Portugal. Eu já li que deixam entrar em Portugal com o registro passando pela imigração sem precisar até mesmo de passagem de volta. O mesmo acontece se não for entrar exatamente em Portugal, for só controlado na escala pra Genebra?

    Obrigado mais uma vez e desculpem encher o saco

    Sem o Cartão do Cidadão não há como. Certidão de registro não vale e nem documento é.

    Jose_Mario
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @MMac disse:

    @Jose_Mario disse:
    Gente, deixa eu encher o saco mais um pouco com uma pergunta? Talvez eu vá cancelar meu voo pra pra Genebra passando por Amsterdã por razões de calendário e estava pensando em comprar outro pela TAP fazendo escala em Portugal. Eu já li que deixam entrar em Portugal com o registro passando pela imigração sem precisar até mesmo de passagem de volta. O mesmo acontece se não for entrar exatamente em Portugal, for só controlado na escala pra Genebra?

    Obrigado mais uma vez e desculpem encher o saco

    Sem o Cartão do Cidadão não há como. Certidão de registro não vale e nem documento é.

    Pra entrar em Portugal com o registro e o passaporte Brasileiro é possível sim. Várias pessoas fazem isso pra fazer CC e Passaporte em Portugal, e dizem que vão fazer. Minha dúvida é justamente para passar em Portugal apenas como conexão.

    Abraços

  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    @Jose_Mario disse:

    @MMac disse:

    @Jose_Mario disse:
    Gente, deixa eu encher o saco mais um pouco com uma pergunta? Talvez eu vá cancelar meu voo pra pra Genebra passando por Amsterdã por razões de calendário e estava pensando em comprar outro pela TAP fazendo escala em Portugal. Eu já li que deixam entrar em Portugal com o registro passando pela imigração sem precisar até mesmo de passagem de volta. O mesmo acontece se não for entrar exatamente em Portugal, for só controlado na escala pra Genebra?

    Obrigado mais uma vez e desculpem encher o saco

    Sem o Cartão do Cidadão não há como. Certidão de registro não vale e nem documento é.

    Pra entrar em Portugal com o registro e o passaporte Brasileiro é possível sim. Várias pessoas fazem isso pra fazer CC e Passaporte em Portugal, e dizem que vão fazer. Minha dúvida é justamente para passar em Portugal apenas como conexão.

    Abraços

    Mas vai entrar com o passaporte brasileiro de qualquer maneira. É o documento de entrada.

  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @MMac disse:

    @Jose_Mario disse:

    @MMac disse:

    @Jose_Mario disse:
    Gente, deixa eu encher o saco mais um pouco com uma pergunta? Talvez eu vá cancelar meu voo pra pra Genebra passando por Amsterdã por razões de calendário e estava pensando em comprar outro pela TAP fazendo escala em Portugal. Eu já li que deixam entrar em Portugal com o registro passando pela imigração sem precisar até mesmo de passagem de volta. O mesmo acontece se não for entrar exatamente em Portugal, for só controlado na escala pra Genebra?

    Obrigado mais uma vez e desculpem encher o saco

    Sem o Cartão do Cidadão não há como. Certidão de registro não vale e nem documento é.

    Pra entrar em Portugal com o registro e o passaporte Brasileiro é possível sim. Várias pessoas fazem isso pra fazer CC e Passaporte em Portugal, e dizem que vão fazer. Minha dúvida é justamente para passar em Portugal apenas como conexão.

    Abraços

    Mas vai entrar com o passaporte brasileiro de qualquer maneira. É o documento de entrada.

    Sim, mas a questão colocada foi justamente a imigração liberar com o registro, e eles fazem isso em Portugal. Muita gente que vai se mudar pra lá sem ainda ter CC e Passaporte português entra sem passagem de volta nem nada.

    Abraços

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Jose_Mario disse:
    Sim, mas a questão colocada foi justamente a imigração liberar com o registro, e eles fazem isso em Portugal. Muita gente que vai se mudar pra lá sem ainda ter CC e Passaporte português entra sem passagem de volta nem nada.

    Zé Mario, a imigração portuguesa libera a entrada apenas com a apresentação do assento português. Outros países não são lenientes desta forma. Simples assim. Para fazer imigração de entrada na Europa (sem passagem de volta) em outros países (da Comunidade Européia) apenas apresentando o Cartão de Cidadão português ou Passaporte eletrônico Português.

    Sobre comprar apenas a passagem de ida, quem libera ou não o embarque não é a PF brasileira ou o Governo Português. É a companhia aérea. Então se a companhia aérea não se convencer da sua "nacionalidade portuguesa" lhe obrigarão a comprar a passagem de volta. O que muitos fazem é comprar a passagem de volta, no dia da viagem de ida, em uma companhia que permita o cancelamento em até 24 horas sem cobrança de multas. Assim quando você entrar em Portugal você cancela a passagem de volta e não dá trabalho para a companhia aérea (de ida).

    abraços e ótima sorte,

  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    @CEGV disse:

    @Jose_Mario disse:
    Sim, mas a questão colocada foi justamente a imigração liberar com o registro, e eles fazem isso em Portugal. Muita gente que vai se mudar pra lá sem ainda ter CC e Passaporte português entra sem passagem de volta nem nada.

    Zé Mario, a imigração portuguesa libera a entrada apenas com a apresentação do assento português. Outros países não são lenientes desta forma. Simples assim. Para fazer imigração de entrada na Europa (sem passagem de volta) em outros países (da Comunidade Européia) apenas apresentando o Cartão de Cidadão português ou Passaporte eletrônico Português.

    Sobre comprar apenas a passagem de ida, quem libera ou não o embarque não é a PF brasileira ou o Governo Português. É a companhia aérea. Então se a companhia aérea não se convencer da sua "nacionalidade portuguesa" lhe obrigarão a comprar a passagem de volta. O que muitos fazem é comprar a passagem de volta, no dia da viagem de ida, em uma companhia que permita o cancelamento em até 24 horas sem cobrança de multas. Assim quando você entrar em Portugal você cancela a passagem de volta e não dá trabalho para a companhia aérea (de ida).

    abraços e ótima sorte,

    Pergunta : como o assento è um mero papel sem foto ou qualquer outro meio de reconhecimento e que pode ser impresso por qualquer pessoa, como podem identificar alguém que o apresente?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @MMac disse:
    Pergunta : como o assento è um mero papel sem foto ou qualquer outro meio de reconhecimento e que pode ser impresso por qualquer pessoa, como podem identificar alguém que o apresente?

    Por isso que isto só vale para entrar em Portugal. O registro civil português é informatizado e os órgãos do governo português têm acesso a ele. Então "um mero papel" acompanhado de um passaporte com validade internacional (qualquer passaporte tem valor internacional) dá subsídios ao pessoal do SEF (alfândega) a confirmar a nacionalidade de um cidadão português cujo registro de nascimento já esteja informatizado.

    abraços,

  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    @CEGV disse:

    @MMac disse:
    Pergunta : como o assento è um mero papel sem foto ou qualquer outro meio de reconhecimento e que pode ser impresso por qualquer pessoa, como podem identificar alguém que o apresente?

    Por isso que isto só vale para entrar em Portugal. O registro civil português é informatizado e os órgãos do governo português têm acesso a ele. Então "um mero papel" acompanhado de um passaporte com validade internacional (qualquer passaporte tem valor internacional) dá subsídios ao pessoal do SEF (alfândega) a confirmar a nacionalidade de um cidadão português cujo registro de nascimento já esteja informatizado.

    abraços,

    Então para o caso em questão não serve mesmo. A pessoa quer ir a Genebra. Tinha passagem por Amsterdã e quer trocar por uma com escala ou passando por Portugal. A Suíça sequer faz parte do Espaço Schengen. Vai ter que mostrar o passaporte Brasileiro na fronteira. Vão exibir o que se exige de turistas brasileiros ali.

    CEGV
  • NovoTugaNovoTuga Member 383 PontosPosts: 74

    Permita-me duas correções, @MMac: (1) A Suíça faz sim parte do espaço Schengen, embora não seja membro da União Europeia e (2) O aeroporto de Genebra possui uma peculiaridade um tanto curiosa, existem controles alfandegários da França e da Suíça no mesmo aeroporto, de modo que é permitido entrar para a França (Ferney-Voltaire) ou para a Suíça (Genebra). A entrada para o setor francês fica no final do saguão de devolução de bagagens, antes da alfândega Suíça. De toda forma, se a pessoa faz escala em Lisboa ou Amsterdam, tanto faz, não vai passar novamente por controle de passaporte quando chegar em Genebra.

    MMac
  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    @NovoTuga disse:
    Permita-me duas correções, @MMac: (1) A Suíça faz sim parte do espaço Schengen, embora não seja membro da União Europeia e (2) O aeroporto de Genebra possui uma peculiaridade um tanto curiosa, existem controles alfandegários da França e da Suíça no mesmo aeroporto, de modo que é permitido entrar para a França (Ferney-Voltaire) ou para a Suíça (Genebra). A entrada para o setor francês fica no final do saguão de devolução de bagagens, antes da alfândega Suíça. De toda forma, se a pessoa faz escala em Lisboa ou Amsterdam, tanto faz, não vai passar novamente por controle de passaporte quando chegar em Genebra.

    Puxa. É mesmo!

    CEGV
  • RodriguesRodrigues Member 3 PontosPosts: 4

    Boa tarde a tds, alguém poderia informar como é possível acompanhar a tramitação do processo de pedido de cidadania, de pai português, para filho nascido no Brasil, junto ao Arquivo Central do Porto? O que seriam "as bolinhas" que alguns mencionam? Indicam o real estado de tramitação do processo? Desde já, mto grato!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Rodrigues disse:
    Boa tarde a tds, alguém poderia informar como é possível acompanhar a tramitação do processo de pedido de cidadania, de pai português, para filho nascido no Brasil, junto ao Arquivo Central do Porto? O que seriam "as bolinhas" que alguns mencionam? Indicam o real estado de tramitação do processo? Desde já, mto grato!

    Rodrigues, dê uma lida no seguinte tópico. Lhe informará como conseguir a chave de consulta ao seu processo.
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

    Obtida a chave, basta acompanhar. ACP está levando entre 5 e pouco mais de 6 meses para concluir processos. Precisando de ajuda específica, entre em contato comigo ou publique aqui. Não compartilhe nas áreas públicas informações pessoais.

    abraços,

    Enviar mensagem privativa para CEGV

  • borges2019borges2019 Member 107 PontosPosts: 49

    Boas pessoal... alguma novidade sobre os processos de naturalização? ( tempo de residência) algum despacho recente dos processos de final 2018?
    Vamos pra mais 1 mês de agonia... espera kkk
    Abraços

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @borges2019, paciência é fundamental ao lidar com o IRN e o governo português. Na verdade com a maioria dos órgãos de governo.

    abraços e ótima sorte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.