PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1535456585961

Comentários

• felipesilveirafelipesilveira Member 150 PontosPosts: 43

@DeboraB disse:
    Com a conclusão do meu processo (e tantos outros deste grupo), tenho agora outra questão: alguém sabe a previsão de quando o Consulado de São Paulo reabrirá os agendamentos para Cartão do cidadão?

Somente ficando atento ao site; e ver até quando ficará fechado, deve ter alguma portaria no próprio site do consulado, falando disso. Mandar email perguntando, fora isso não sei te responder.

• CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@DeboraB disse:
    Com a conclusão do meu processo (e tantos outros deste grupo), tenho agora outra questão: alguém sabe a previsão de quando o Consulado de São Paulo reabrirá os agendamentos para Cartão do cidadão?

Debora, enfrentamos uma questão de saúde pública. Enquanto não houver segurança é pouco provável que liberem o agendamento. No entanto, salvo engano, os consulados estão tratando pontualmente os pedidos que demonstrem urgência de fato e os pedidos devem ser feitos aos e-mails da ouvidoria dos consulados e embaixadas.

abraços

DeboraBAsferjunior
  • maikemaiomaikemaio Member 81 PontosPosts: 13

Pessoal, processo 85xxx/19 que chegou na ACP em 17/10 acabou de ser finalizado. Verifiquei ontem a noite e ainda estava com a bolinha marrom mas agora de manha ficou tudo verde. Não recebi nenhum email com o assento, vou aguardar.

lenaAsferjuniormarcelo_12mesesfelipesilveira
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243
    editado setembro 2020

@maikemaio disse:
    Pessoal, processo 85xxx/19 que chegou na ACP em 17/10 acabou de ser finalizado. Verifiquei ontem a noite e ainda estava com a bolinha marrom mas agora de manha ficou tudo verde. Não recebi nenhum email com o assento, vou aguardar.

Você pode fazer uma estimação assim:

• Lá na página de acompanhamento, verificar o estado do seu processo, e logo abaixo das bolinhas tem uma, ou duas, frases explicativas;

• Se tiver só uma frase dizendo "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado", então seria o caso de você ter recebido seu assento junto com um email comunicando o fim do processo;

• Se além da frase acima, tiver também essa outra "Ultima notificação enviada foi uma Notificação de registo no Registo Civil em dd/mm/2020, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo", então seria o caso de você não receber o email, nem seu assento, e aí você teria que solicitar seu assento pelo Civil Online. Digo, este é o caso em que o requerente não recebe o assento por email, mas o receberá em papel pelos Correios.

Mas é só uma suposição baseada nos mais recentes processos que estão sendo concluídos desde esta segunda-feira passada 21/09/2020.

maikemaio

No meu caso aparece:
    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado"

acha que é o caso de enviar um email pra eles pedindo que me enviem?

Acabei de receber o email do arquivo central do porto com o assento! Viva

CEGVmarcelo_12meses
  • PaesPaes Member 97 PontosPosts: 13

Pessoal uma dúvida,

No registo de vocês, consta o nome do "Declarante" ?
    Pergunto pois só um registo daqui de casa que não saiu, e na certidão brasileira consta, igual as outras.

CEGV

@Paes disse:
    Pessoal uma dúvida,

No registo de vocês, consta o nome do "Declarante" ?
    Pergunto pois só um registo daqui de casa que não saiu, e na certidão brasileira consta, igual as outras.

se você precisa que esta informação conste no registro português (por algum motivo muito específico) pode questionar porque não foi informado no assento português mas é pouco provável que alterem o registro já criado sem uma justificativa plausível. Os oficiais e conservadores não têm bem um método padrão para redigir as informações adicionais nos assentos.

abraços,

editado setembro 2020

Galera (marcelo_12meses & @Paes) foco no nosso "negócio".
    Dados privativos somente em área privativa... Com as diversas legislações relacionadas à proteção de dados atualmente em vigor, seremos cada dia menos lenientes com qualquer informação particular, por mais superficial que seja, de nossos usuários e removeremos trechos ou as publicações inteiras nos casos que acharmos conveniente.

contamos com a compreensão e colaboração de todos,
    abraços,

marcelo_12meses
  • DaiborgesDaiborges Member 32 PontosPosts: 2

@DeboraB disse:

Debora, você descobriu quando o consulado volta?

CEGV

@Daiborges disse:

@DeboraB disse:

Os consulados estão trabalhando. Em regime diferenciado, atendendo casos de urgência comprovada. Agendamento para casos "regulares" ainda não foram liberados, pelo que tenho lido.

• DeboraBDeboraB Member 204 PontosPosts: 28

@Daiborges disse:

@DeboraB disse:

@Daiborges, descobri sim. O Consulado de SP está abrindo poucas vagas de agendamento todos os dias bem cedo, 6 ou 6h30 da manhã. Se for o seu caso, procure as datas em azul. Ontem consegui marcar meu agendamento, mas só para fevereiro.

CEGV
    editado setembro 2020

@DeboraB disse:
    @Daiborges, descobri sim. O Consulado de SP está abrindo poucas vagas de agendamento todos os dias bem cedo, 6 ou 6h30 da manhã. Se for o seu caso, procure as datas em azul. Ontem consegui marcar meu agendamento, mas só para fevereiro.

Debora, com muito respeito, vamos fazer as contas e analisar a situação dos agendamentos nos consulados...

Agendou em setembro um atendimento em fevereiro. Falamos de uma espera de 4 a 5 meses. Se estivermos falando de pedido de passaporte ou Cartão Cidadão não tem muito jeito. Se estivermos falando de Transcrição de Casamentos ou Nacionalidade acredito que enviar para Lisboa, Tondela ou outro balcão de nacionalidade possa ser mais rápido do que os 4 a 5 meses para apresentação para um tempo "n", impreciso, para análise e conclusão.

Como disse anteriormente, como o seu caso foi de pedido de CC, não tem muito jeito a não ser que aproveite alguma viagem a Portugal para emitir lá. Para aqueles que desejam agendar a submissão de processos de cidadania ou transcrições, é um tempo muito grande e certamente existem opções mais adequadas.

abraços,

@CEGV disse:
    Agendou em setembro um atendimento em fevereiro. Falamos de uma espera de 4 a 5 meses. Se estivermos falando de pedido de passaporte ou Cartão Cidadão não tem muito jeito.

Eita!
    Se eu precisar entrar na UE com urgência para assumir um emprego, ainda assim o Consulado só me concederá agendamento para fevereiro?
    Ou a UE estará aceitando deixar entrar cidadão português só com o assento de nascimento impresso?

CEGV

@marcelo_12meses disse:
    Eita!
    Se eu precisar entrar na UE com urgência para assumir um emprego, ainda assim o Consulado só me concederá agendamento para fevereiro?

Nos casos de urgência comprovada, entra-se em contato com a ouvidoria dos consulados e eles decidem se deferem ou não a urgência para cada caso.

Ou a UE estará aceitando deixar entrar cidadão português só com o assento de nascimento impresso?

Sim, deixam, Marcelão, se a entrada no território schengen se der através de Portugal... Porém existem ações de segurança a seguir, caso a caso, para não enfrentar problemas com as companhias aéreas na hora do embarque ou com o SEF no Aeroporto.

abraços,

marcelo_12meses
  • DeboraBDeboraB Member 204 PontosPosts: 28

@CEGV disse:

@DeboraB disse:

Debora, com muito respeito, vamos fazer as contas e analisar a situação dos agendamentos nos consulados...

Agendou em setembro um atendimento em fevereiro. Falamos de uma espera de 4 a 5 meses. Se estivermos falando de pedido de passaporte ou Cartão Cidadão não tem muito jeito. Se estivermos falando de Transcrição de Casamentos ou Nacionalidade acredito que enviar para Lisboa, Tondela ou outro balcão de nacionalidade possa ser mais rápido do que os 4 a 5 meses para apresentação para um tempo "n", impreciso, para análise e conclusão.

Como disse anteriormente, como o seu caso foi de pedido de CC, não tem muito jeito a não ser que aproveite alguma viagem a Portugal para emitir lá. Para aqueles que desejam agendar a submissão de processos de cidadania ou transcrições, é um tempo muito grande e certamente existem opções mais adequadas.

abraços,

@CEGV, não entendi qual a questão da minha resposta. Há alguns dias perguntei sobre Consulados para agendamento de CC, descobri a resposta e a transmiti a quem perguntou. Não mencionei nenhum outro processo.

CEGV

@CEGV disse:

@marcelo_12meses disse:
    Eita!

Nos casos de urgência comprovada, entra-se em contato com a ouvidoria dos consulados e eles decidem se deferem ou não a urgência para cada caso.

Sim, deixam, Marcelão, se a entrada no território schengen se der através de Portugal... Porém existem ações de segurança a seguir, caso a caso, para não enfrentar problemas com as companhias aéreas na hora do embarque ou com o SEF no Aeroporto.

abraços,

Entendido, irmão!
    Eu estava sem essa visão!
    Muitíssimo obrigado, mais uma vez, pela sua sapiência!

CEGV
    editado setembro 2020

@DeboraB disse:
    @CEGV, não entendi qual a questão da minha resposta. Há alguns dias perguntei sobre Consulados para agendamento de CC, descobri a resposta e a transmiti a quem perguntou. Não mencionei nenhum outro processo.

Debora, este tópico específico do Portal trata de processos de Atribuição e não de emissão de Cartão Cidadão. Para isto existe um outro tópico no Portal. Como estamos em um tópico sobre Atribuição (processos de nacionalidade) entendi adequada a análise e alerta sobre prazos de processos. Para um observador desatento pode ficar confuso. Deixamos eventualmente "passar" assuntos que tangenciam temas diferentes dos tópicos mas sem aprofundar ou estender muito. Quando isso ocorre o melhor é transferir a discussão para o tópico aplicável.

abraços,

• marianareis_05marianareis_05 Member 77 PontosPosts: 11

Boa noite!

Venho com muita alegria informar que o meu processo e o da minha irmã de outubro de 2019 foram finalizados na semana passada!
    Ambos os processo de número 83XXX/19.

Agora é partir pra próxima etapa!

Sou muito grata pelo suporte e apoio que este portal deu desde o início da minha caminhada. Foram quase 5 anos desde que eu comecei o processo do meu pai como neto até concluir o meu processo e o da minha irmã! Vocês fizeram parte dessa caminhada! Muito obrigada!

Agora com muito prazer quero ajudar uma prima minha a conseguir a cidadania dela (a mãe dela já possui a atribuição). Gostaria de saber qual conservatória está mais rápida atualmente. E se no caso dela, por ser a mãe a progenitora portuguesa, ela terá que enviar a certidão de casamento dos pais, se sim teria que ser inteiro teor e apostilhada?

Agradeço muito toda a ajuda,
    Atenciosamente,

Mari.

marcelo_12mesesCEGVMSVarol

@marianareis_05 , parabéns pela conquista !

Sobre conservatórias rápidas, sugiro a leitura de nosso tópico sobre o tema
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/356/conservatorias-rapidas-em-portugal/p1

abraços e ótima sorte,

• felipesilveirafelipesilveira Member 150 PontosPosts: 43

O site não faz consultas tem uns 3 dias. Sabe-se dizer é por atualização nos registros ou meta instabilidade por ser versão beta? Porque doutras vezes saíram registos depois de situações parecidas com o funcionamento do site.

• TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

Bom dia. Já aconteceu c alguém do ACP lançar errado no site de consulta o tipo de processo? Minha prima é filha de português, mandou formulário 1C mas no site de consultas está Naturalização art 6.7? Basta mandar email p la? Obrigada

CEGV

@TeresaFarias disse:
    Bom dia. Já aconteceu c alguém do ACP lançar errado no site de consulta o tipo de processo? Minha prima é filha de português, mandou formulário 1C mas no site de consultas está Naturalização art 6.7? Basta mandar email p la? Obrigada

A rigor um e-mail resolverá. O problema é que eles não gostam de responder... então envie o primeiro e-mail, aguarde uma semana. Se não responderem neste tempo, envie outro, adicionando no assunto (2o envio), aguarde 4 dias e se não responderem envie novamente como 4o envio... e assim por diante, até lhes responderem. Insistência para obtenção de uma resposta, infelizmente, funciona. Se você ficar com medo de algum tipo de represália, que não deve ocorrer na administração pública, basta mandar apenas um e-mail e aguardar pacientemente por uma eventual resposta.

abraços,

TeresaFarias

@CEGV disse:

@TeresaFarias disse:

A rigor um e-mail resolverá. O problema é que eles não gostam de responder... então envie o primeiro e-mail, aguarde uma semana. Se não responderem neste tempo, envie outro, adicionando no assunto (2o envio), aguarde 4 dias e se não responderem envie novamente como 4o envio... e assim por diante, até lhes responderem. Insistência para obtenção de uma resposta, infelizmente, funciona. Se você ficar com medo de algum tipo de represália, que não deve ocorrer na administração pública, basta mandar apenas um e-mail e aguardar pacientemente por uma eventual resposta.

abraços,

Obrigada. Ela mandou um email agora. Camoscaguardar. Deve ter sido erro no lançamento. Ela enviou tudo certinho inclusive pagou por credito 175 euros. Obrigada

• SandrovonBorellSandrovonBorell Member 72 PontosPosts: 12

Só para informar que o processo da minha mãe que enviei Outubro de 2019 foi concluído ontem! Agora começa a saga de remarcar o CC dela.

MSVarolmarcelo_12meses
  • endimyon1endimyon1 Member 65 PontosPosts: 8

gostaria de agradecer a todos pela ajuda desse fórum, nem sempre pegando informação de forma direta, mas sempre lendo e absorvendo as informações. Graças a ajuda de todos e as informações aqui, o processo do meu pai foi finalizado ontem a noite com a emissão do assento!
    Agora começa a minha saga e a da minha irmã. Ai já surge minha primeira dúvida: No meu caso tudo bem, apesar de meu pai e minha mãe nunca terem se casado e meu pai depois da minha mãe já ter se casado diversas vezes, ele foi o declarante do meu nascimento na certidão. Porém no caso da minha irmã ela foi declarada pela minha mãe sem pai até os 5 anos dela quando meu pai reconheceu a paternidade dela, nesse caso além da certidão de nascimento dela eu devo mandar uma cópia da escritura de reconhecimento que ele fez da minha irmã? Só a copia autenticada vale? ou devo pedir no cartorio uma segunda via com apostila de haia?
    Outra dúvida é: tanto eu quanto minha irmã somos casados já, mandamos junto a cópia da certidão de casamento apostilada por cópia reprografica do livro, ou só no caso da minha irmã já que no dela houve mudança do sobrenome?

Mais uma vez obrigado!

marcelo_12mesesCEGV
  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

@endimyon1 disse:
    gostaria de agradecer a todos pela ajuda desse fórum, nem sempre pegando informação de forma direta, mas sempre lendo e absorvendo as informações. Graças a ajuda de todos e as informações aqui, o processo do meu pai foi finalizado ontem a noite com a emissão do assento!
    Agora começa a minha saga e a da minha irmã. Ai já surge minha primeira dúvida: No meu caso tudo bem, apesar de meu pai e minha mãe nunca terem se casado e meu pai depois da minha mãe já ter se casado diversas vezes, ele foi o declarante do meu nascimento na certidão. Porém no caso da minha irmã ela foi declarada pela minha mãe sem pai até os 5 anos dela quando meu pai reconheceu a paternidade dela, nesse caso além da certidão de nascimento dela eu devo mandar uma cópia da escritura de reconhecimento que ele fez da minha irmã? Só a copia autenticada vale? ou devo pedir no cartorio uma segunda via com apostila de haia?
    Outra dúvida é: tanto eu quanto minha irmã somos casados já, mandamos junto a cópia da certidão de casamento apostilada por cópia reprografica do livro, ou só no caso da minha irmã já que no dela houve mudança do sobrenome?

Mais uma vez obrigado!

Todas as certidões de nascimento trazem averbadas todas as alterações no civil da pessoa. No entanto, o nome que constará do primeiro registro português será o de nascimento. As alterações de nome por casamento não importam nesse momento. Serão averbadas depois, no consulado.

@endimyon1 disse:

parabéns

Agora começa a minha saga e a da minha irmã. Ai já surge minha primeira dúvida: No meu caso tudo bem, apesar de meu pai e minha mãe nunca terem se casado e meu pai depois da minha mãe já ter se casado diversas vezes, ele foi o declarante do meu nascimento na certidão.

No seu caso, como seu pai (o português) a declarou, não há necessidades maiores de documentação.

...Porém no caso da minha irmã ela foi declarada pela minha mãe sem pai até os 5 anos dela quando meu pai reconheceu a paternidade dela, nesse caso além da certidão de nascimento dela eu devo mandar uma cópia da escritura de reconhecimento que ele fez da minha irmã?

Sim, deve

Só a copia autenticada vale?

não. Peça a emissão de uma nova via (ou cópia) da escritura e a apostile.

...ou devo pedir no cartorio uma segunda via com apostila de haia?

sim.. isso

A sua irmã mudou de nome. Então o normal é enviar uma via em inteiro teor narrativa da certidão de casamento para provar que a pessoa da identidade ou passaporte é a mesma pessoa da certidão de nascimento. Em geral, mesmo que exista a averbação do casamento e mudança de nome na certidão de nascimento, esta informação só não é suficiente e o costume é enviar junto a certidão de casamento em Inteiro teor narrativa, para provar a mudança de nome.

Boa sorte e abraços,

@maikemaio disse:

Oi Maike, depois de quanto tempo que você viu que o processo ficou pronto que você recebeu o email? Tenho agendado pra minha mãe dia 19 desse mês e não sei se envio um email pra eles solicitando o assento. O meu tinha a mesma mensagem que a sua referente a conclusão e não falou de envio de carta, até porque os correios ainda estão em greve então seria mais lógico, rápido e economia de papel, que eles mandem por email...

@SandrovonBorell disse:

@maikemaio disse:

Oi Maike, depois de quanto tempo que você viu que o processo ficou pronto que você recebeu o email? Tenho agendado pra minha mãe dia 19 desse mês e não sei se envio um email pra eles solicitando o assento. O meu tinha a mesma mensagem que a sua referente a conclusão e não falou de envio de carta, até porque os correios ainda estão em greve então seria mais lógico, rápido e economia de papel, que eles mandem por email...

Se for no consulado p cartão cidadão minha prima tb tem agendado no dia 19 no Rio e não recebeu o assento. É o dela foi emitido em julho. Pedimos o número do assento por email e mandará. Falei no consulado q não tínhamos copia do assento. Responderam q preciso levar apenas documento de identidade. Eles tem acesso ao sistema online português é conferem o assento on line.

@TeresaFarias disse:

@SandrovonBorell disse:

@maikemaio disse:

Se for no consulado p cartão cidadão minha prima tb tem agendado no dia 19 no Rio e não recebeu o assento. É o dela foi emitido em julho. Pedimos o número do assento por email e mandará. Falei no consulado q não tínhamos copia do assento. Responderam q preciso levar apenas documento de identidade. Eles tem acesso ao sistema online português é conferem o assento on line.

Ai boas noticias, muito obrigado pela informação Teresa. Você mandou pro próprio email da ACP ou para outro ?

• IgorFIgorF Member 144 PontosPosts: 23

Olá. Boa noite a todos.

Meu processo de nacionalidade 1C está prestes a ganhar o assento na ACP. Tenho uma dúvida e gostaria de saber, pela experiência de vocês, se alguém pode me esclarecer.

Sou filho de portuguesa e meu pai, brasileiro, foi o declarante do meu nascimento. Na minha certidão de nascimento, minha mãe aparece com o sobrenome de meu pai. Na certidão de batismo dela (nascida em 1909) ela aparece com o nome e sobrenome de solteira após a averbação do casamento (consolidação de nome e sobrenome). No documento de casamento não houve alteração formal do nome de minha mãe. Ela passou a usar o sobrenome de meu pai por conta própria.

Minha pergunta é: no meu assento português o nome de minha mãe será lavrado como está na minha certidão de nascimento ou na averbação de casamento no batismo dela?

Pergunto porque isso pode impactar a situação dos meus filhos quando eles forem pedir as respectivas nacionalidades, já que minha mãe aparece como avó paterna em todas certidões de nascimento deles com o nome de casada.

Caso alguma parte não tenha ficado clara, posso retificar.

Desde já agradeço a compreensão e a boa vontade.
    Saúde a todos.

CEGV

@SandrovonBorell disse:

@TeresaFarias disse:

@SandrovonBorell disse:

@maikemaio disse:

Ai boas noticias, muito obrigado pela informação Teresa. Você mandou pro próprio email da ACP ou para outro ?

Olá, mandei para o email do ACP e responderam enviando o numero do assento.

marcelo_12meses

@TeresaFarias disse:

@SandrovonBorell disse:

@TeresaFarias disse:

@SandrovonBorell disse:

@maikemaio disse:

Olá, mandei para o email do ACP e responderam enviando o numero do assento.

Perfeito! muito obrigado pela informação :smile:

@IgorF disse:
    Olá. Boa noite a todos.

Meu processo de nacionalidade 1C está prestes a ganhar o assento na ACP. Tenho uma dúvida e gostaria de saber, pela experiência de vocês, se alguém pode me esclarecer.

Sou filho de portuguesa e meu pai, brasileiro, foi o declarante do meu nascimento. Na minha certidão de nascimento, minha mãe aparece com o sobrenome de meu pai. Na certidão de batismo dela (nascida em 1909) ela aparece com o nome e sobrenome de solteira após a averbação do casamento (consolidação de nome e sobrenome). No documento de casamento não houve alteração formal do nome de minha mãe. Ela passou a usar o sobrenome de meu pai por conta própria.

Igor, antigamente, pela lei vigente, a esposa passava automaticamente a usar o sobrenome do marido. Por isso que não indicavam isso nas certidões. Então o nome é o que ela usa, com o sobrenome do seu pai e será refletido nos assentos de seus filhos.

abraços e boa sorte,

• IgorFIgorF Member 144 PontosPosts: 23

@CEGV disse:

Igor, antigamente, pela lei vigente, a esposa passava automaticamente a usar o sobrenome do marido. Por isso que não indicavam isso nas certidões. Então o nome é o que ela usa, com o sobrenome do seu pai e será refletido nos assentos de seus filhos.

abraços e boa sorte,

Entendi. Muito obrigado pele resposta.

Um abraço.

• RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

Ja li um processo que chegou em janeiro ,aprovado em abril,registrado 13 de outubro sem urgencia.

felipesilveiramarcelo_12meses
  • AndieguesAndiegues Member 113 PontosPosts: 29

Olá pessoal, boa tarde.

Ao consultar o site de nacionalidade, percebi que na parte superior eles remeteram o processo aparentemente a outra conservatória: "O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Albergaria-a-Velha"
    Acham normal o processo de número 44xxx/2019 ainda estar com a última bola em marrom no site e constar a mensagem: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    Ví processos aqui que já foram finalizados com numerações maiores que a minha.
    Há alguma recomendação do que devemos fazer nestes casos? Enviar email, ligar e etc?
    Apesar de falarem

CEGV

@CEGV disse:

@TeresaFarias disse:

abraços,

Dando atualização. ACP não respondeu ao email e nem corrigiu. Terça-feira ela enviou email p rcentrais.diversos@irn.mj.pt com copia do formulário 1C e comprovante pagamento. Explicou a situação é pediu ajuda. Ontem de manhã recebeu resposta dizendo q já estava corrigido e efetivamente já aparece ser 1C na consulta do site

marcelo_12meses

@Andiegues disse:
    Olá pessoal, boa tarde.

Ao consultar o site de nacionalidade, percebi que na parte superior eles remeteram o processo aparentemente a outra conservatória: "O processo encontra-se na Conservatória do Registo Civil, Predial, Comercial e Automóvel de Albergaria-a-Velha"
    Acham normal o processo de número 44xxx/2019 ainda estar com a última bola em marrom no site e constar a mensagem: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    Há alguma recomendação do que devemos fazer nestes casos? Enviar email, ligar e etc?
    Apesar de falarem

Sim, tenho um sobrinho que submeteu o processo dele no ACP em abril/19, despachado favoravelmente em Outubro/19, enviado do ACP para Abergaria em fevereiro/20 e ainda se encontra pendente, sem emissão do assento, até hoje. Não dá nem para dizer publicamente o que penso destes tipos de casos..

abraços, boa sorte e, principalmente, muita paciência.

@CEGV disse:

@Andiegues disse:
    Olá pessoal, boa tarde.

Apesar de falarem

Sim, tenho um sobrinho que submeteu o processo dele no ACP em abril/19, despachado favoravelmente em Outubro/19, enviado do ACP para Abergaria em fevereiro/20 e ainda se encontra pendente, sem emissão do assento, até hoje. Não dá nem para dizer publicamente o que penso destes tipos de casos..

abraços, boa sorte e, principalmente, muita paciência.

Ele já tentou enviar email p o setor de avaliação do IRN? Todas as vezes q pedi ajuda la eles deram retorno e a conservatória reagiu. Uma pessoa num grupo q estou também estava c o processo parado em Albergaria a Velha desde junho. Fez a queixa no saigs. Recebeu um email deles no qual eles encaminharam p Albergaria a Velha e pediam que se posicionassem... o assento saiu no dia seguinte.

CEGV
    editado outubro 2020

@TeresaFarias disse:
    Ele já tentou enviar email p o setor de avaliação do IRN? Todas as vezes q pedi ajuda la eles deram retorno e a conservatória reagiu. Uma pessoa num grupo q estou também estava c o processo parado em Albergaria a Velha desde junho. Fez a queixa no saigs. Recebeu um email deles no qual eles encaminharam p Albergaria a Velha e pediam que se posicionassem... o assento saiu no dia seguinte.

Até para o gabinete da MJ já enviou. A Conservadora de lá é osso e disse que está com mais de 450 processos, desde o ano passado, todos enviados pelo ACP e CRCentrais.

TeresaFarias
  • dhaknathgairedhaknathgaire Member 37 PontosPosts: 7

ola bom dia
    o meu processo foi enviado por ACP semana passado eu envei para registro centrais lisboa mes passado mas eles enveio na ACP
    quanto tempo demora la para decisao?

• dhaknathgairedhaknathgaire Member 37 PontosPosts: 7

@dhaknathgaire disse:
    ola bom dia
    o meu processo foi enviado por ACP semana passado eu envei para registro centrais lisboa mes passado mas eles enveio na ACP
    quanto tempo demora la para decisao?

estava processo de nationalidade por 5 anos

• thirvelothirvelo Member 154 PontosPosts: 18

Pessoal, bom dia!

O Processo cidadania portuguesa 1C do meu pai foi finalizado!

13/01/2020 envio EMS correios
    27/01/2020 recebimento ACP
    05/02/2020 Email RCentrais informando acesso (bolinha 1)
    01/04/2020 Processo registrado (bolinha 2 verde)
    17/04/2020 Pulou da bolinha 2 verde para 4 marrom (verificação de documentos)
    18/04/2020 Pedido aprovado (bola 5 verde e 7 marrom) aguardando registro
    21/07/2020 despacho proferido (bolinha 6 verde e 7 marrom)
    19/10/2020 Registro criado na própria ACP, processo finalizado.

Recebi por email o aviso da finalização com uma cópia do assento registrado!

Queria agradecer imensamente ao pessoal deste fórum, especialmente ao CEGV, por todo auxílio, esclarecimentos e troca de mensagens.

Sem vocês eu não teria tido coragem para mandar o pedido por conta própria.

Agora rumo ao da minha família!

abraços e boa semana!

CEGVmarcelo_12meses

Gente uma dica. O assento da minha prima emitido pela TCC Barreiro em julho veio errado. Na data de Nascimento colocaram a data q ela foi registrada! Ela nasceu 7/2 e colocaram 27/2. Se guiará pelo início da certidão q vem Aos vinte e sete dias do mês de fevereiro... E não ligaram mais abaixo onde diz nasceu no dia 7 de fevereiro. Então checagem dupla. Talvez por não terem costume de verem certidões brasileiras erraram. Vamos mandar email p retificações p corrigir. Só tivemos acesso hj a certidão. Não veio pelo correio nem email

CEGV

Alguém me confirma o email da retificação certinho? Obrigada

Olá, tenho uma dúvida referente ao processo da minha mãe. Ficou pronto e ela foi hoje no consulado do Rio de Janeiro pra tirar o CC e falaram que ela tinha que transcrever o casamento primeiro. Sim houve mudança no nome de solteiro pra casado, mas lembro que vi aqui comentários de que se o pai portugues foi o declarante na certidão de nascimento não teria problema.

Alguém me poderia ajudar com essa informação?
    Minha mãe disse que o atendente foi super grosso e não explicou muito bem a ela.

CEGV

@SandrovonBorell disse:
    Olá, tenho uma dúvida referente ao processo da minha mãe. Ficou pronto e ela foi hoje no consulado do Rio de Janeiro pra tirar o CC e falaram que ela tinha que transcrever o casamento primeiro. Sim houve mudança no nome de solteiro pra casado, mas lembro que vi aqui comentários de que se o pai portugues foi o declarante na certidão de nascimento não teria problema.

Isto diz respeito ao processo de nacionalidade. Não à obtenção do cartão cidadão. Se sua mãe mudou de nome com o casamento provavelmente ela vai querer o nome de casada na identidade portuguesa, não é verdade ? Então a única forma de mudar o nome dela em Portugal, que passou a ter com o casamento, é através da transcrição do casamento.

Minha mãe disse que o atendente foi super grosso e não explicou muito bem a ela.

Atendentes são muitas vezes grossos e ignorantes. Acham que o cidadão tem que saber o que eles mesmos muitas vezes não sabem. Melhor SEMPRE se informar bem, antes de ir a consulados. Os maiores equívocos que vemos normalmente ocorrem nos consulados. Imagine a quantidade de diferentes assuntos que os cidadãos vão perguntar nos consulados... é impossível que os atendentes conheçam profundamente todos os assuntos. O que acaba ocorrendo é que eles conhecem apenas de forma rasa todos os assuntos. Com isso é melhor perguntar a especialistas (aqui) ou ao IRN em Portugal.

abraços,

@CEGV disse:

@SandrovonBorell disse:

Isto diz respeito ao processo de nacionalidade. Não à obtenção do cartão cidadão. Se sua mãe mudou de nome com o casamento provavelmente ela vai querer o nome de casada na identidade portuguesa, não é verdade ? Então a única forma de mudar o nome dela em Portugal, que passou a ter com o casamento, é através da transcrição do casamento.

Atendentes são muitas vezes grossos e ignorantes. Acham que o cidadão tem que saber o que eles mesmos muitas vezes não sabem. Melhor SEMPRE se informar bem, antes de ir a consulados. Os maiores equívocos que vemos normalmente ocorrem nos consulados. Imagine a quantidade de diferentes assuntos que os cidadãos vão perguntar nos consulados... é impossível que os atendentes conheçam profundamente todos os assuntos. O que acaba ocorrendo é que eles conhecem apenas de forma rasa todos os assuntos. Com isso é melhor perguntar a especialistas (aqui) ou ao IRN em Portugal.

abraços,

Isso que eu achei estranho! Porque o processo dela foi aprovado normal na ACP, me lembro que antes de mandar tudo eu verifiquei as informações aqui e tanto que mandei a certidão dela com o observação que houve mudança no nome de solteiro pra casado, como me instruiram por aqui e o processo foi aceito e aprovado com o nome dela de casada. E como citei, vi aqui no forum a informação que se o pai era declarante não haveria problema. Ambos meus avós são portugueses.
    Por isso quis pesquisar bem antes de mandar tudo e evitar problemas com ACP ou Consulado.
    E agora fiquei confuso...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.