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Suspensão de atendimento no consulado do Rio de Janeiro

NovoTugaNovoTuga Member 367 PontosPosts: 71

Acabei de receber uma ligação em meu telefone celular CANCELANDO meu agendamento para amanhã, dia 18/03/2020, e recebi a informação de que oportunamente receberei nova ligação para reagendar o atendimento, e que este reagendamento será por fora do sistema do site. O funcionário alegou que isto está sendo feito por conta da pandemia e que o consulado está de quarentena.

Alguém mais nesta situação?

Mei

Comentários

  • NovoTugaNovoTuga Member 367 PontosPosts: 71

    Apenas complementando, acabei de ver um anúncio sobre este tema na página do Facebook do Consulado do RJ: https://www.facebook.com/consuladogeraldeportugalrj/photos/pb.302852819917853.-2207520000../1353576511512140/

    image

    Transcrevo o aviso abaixo:

    IMPORTANTE!

    COVID19 - SUSPENSÃO DO ATENDIMENTO AO PÚBLICO

    Atendendo à evolução da situação e às medidas implementadas pelas autoridades estaduais e municipais, muito em particular o Estado de Emergência decretado pelo Governador Wilson Witzel, e no intuito de proteger o melhor interesse de utentes e trabalhadores, fica SUSPENSO o atendimento presencial ao público a partir de amanhã, dia 18 de março, até nova comunicação em sentido contrário.

    Todos os agendamentos existentes serão remarcados, por ordem cronológica, logo que a situação de emergência sanitária seja ultrapassada.

    O Consulado-Geral manterá a sua atividade em regime fechado, e alguns serviços AGENDADOS serão mantidos, como pedidos de transcrição de casamento e óbito, certificados de residência, bagagem e outros. Os utentes agendados para esses serviços deverão enviar a documentação por correio (Rua São Clemente 424, Botafogo), sendo contactados logo que os mesmos estejam prontos para recolha.

    Situações de comprovada urgência (como concessão de títulos de viagem única ou passaporte temporário, traslados, apoio consular em caso de acidente grave e outras) serão naturalmente atendidas, devendo ser obrigatoriamente comunicadas, para sua confirmação, através do canal da ouvidoria (ouvidoria.cgrio@mne.pt).

    A emissão de documentos de viagem (cartão de cidadão e passaporte) não constituirá, no atual contexto de graves restrições de circulação, motivo para atendimento de urgência.

    Não serão igualmente atendidos pedidos de nacionalidade, mas os utentes continuam a dispor da possibilidade de envio por correio (para a Conservatório de Registos Centrais, vide página irn.mj.pt), sendo que o reconhecimento de assinatura do formulário de envio, que vinha sendo feito neste Posto Consular sem pré-agendamento, é passível de ser efetuado em cartório local com recurso à Apostilha de Haia.

    Sabemos que esta interrupção do atendimento presencial trará muitos inconvenientes aos nossos utentes, que muito lamentamos, mas pedimos a compreensão de todos, atendendo a que estas medidas se destinam a preservar um bem maior: a saúde de todos.

    CEGV
  • NovoTugaNovoTuga Member 367 PontosPosts: 71

    Atualizando: Como eu moro muito perto do consulado do RJ, literalmente a apenas três quadras de distância, resolvi esticar um pouquinho a caminhada diária (nesses tempos difíceis de COVID-19 também conhecido como "banho de sol") e passei por lá hoje de manhã. Compartilho algumas fotos dos avisos afixados na porta de entrada, a qual se encontrava trancada:

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    CEGV
  • NovoTugaNovoTuga Member 367 PontosPosts: 71

    Informo que as atividades no consulado estão sendo aos poucos retomadas. Me informaram hoje do reagendamento para o serviço de Cartão Cidadão já para esta sexta-feira, dia 19/junho. Lembrando que meu agendamento originalmente era para o 1o dia em que o consulado esteve fechado, dia 18/março. Boa sorte a todos!

    CEGV
  • julianambjulianamb Member 188 PontosPosts: 92

    Olá pessoal!

    Com esse covid, vi que o consulado do Rio está aceitando fazer transcrição de casamento com envio da documentação pelo correio.

    "Transcrições de casamento e óbito, e certificados diversos continuam a ser tratados sem atendimento presencial. Basta nos enviar os documentos, conforme as instruções do nosso site."

    Queria saber se alguém tem experiencia com isso lá??

    Abraços!!

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