Senhores Usuários,

Pedimos que consultas/dúvidas sejam preferencialmente realizadas/perguntadas através dos tópicos. Consultas através de mensagens privativas, somente as aconselhamos nos casos que informações claramente pessoais e privativas precisem ser informadas.

agradecemos a colaboração,

Equipe Portal Cidadania Portuguesa

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

1969798100102

Comentários

• OtacianoOtaciano 84 PontosPosts: 18Member

Enviei um pedido da senha para rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt.

Será que fiz o correto ?

Se o endereço estiver incorreto, alguém pode me dizer o certo ?

Alguém conseguiu a senha sem falar por telefone, direto por email ?

CEGVmarcelo_12meses
  • RafflesRaffles 170 PontosPosts: 49Member

@soltane disse:
    Olá Eu pedi a senha e o curador me enviou muito obrigado

@soltane curador seria seu advogado? Eu pedi tb ontem e ela me responde somente que agora eles estao analisando processos de 10/2017. Insisti de novo. Sera que ela nao recebeu uma lista das senhas de todos os processos acompanhados la por ela?

• sarahcampossarahcampos 127 PontosPosts: 12Member

Consegui a senha pela LR tbm.

@CEGV, poderia alterar as informações sobre meu processo?

sarahcampos (pai) 048xx/19 Aguarda consulta de entidades externas

Infelizmente não sei a data, pois peguei a informação pelo site. Obrigada.

CEGVmarcelo_12mesesSeverDoVouga
  • IsabelaMTIsabelaMT 138 PontosPosts: 27Member

O desafio agora é conseguir ligar para a linha de registos. Fiquei 1h, caiu e não consigo mais.

CEGVmarcelo_12meses
  • rluizmrluizm 34 PontosPosts: 2Member

Liguei na LR de registros hoje e o processo já teve retorno de todas entidades externas (o último foi o DGAJ em 04/2019), e agora está novamente em análise. Infelizmente a atendente não passou mais detalhes. Esse status análise poderia ser da analise dos laços efetivos?

Obrigado

heliobCEGV
  • BrunoBruno 233 PontosPosts: 48Member

Também consegui a senha e o acesso ao sítio!
    Que maravilha, confesso que não irei sentir nenhuma saudade do saxofonezinho maroto da URA da LR. Agora é ficar acompanhando as bolinhas sendo coloridas :smiley:

heliobCEGVmarcelo_12mesesEpidauraMoreiraDaniela_tavares

@IsabelaMT disse:
    O desafio agora é conseguir ligar para a linha de registos. Fiquei 1h, caiu e não consigo mais.

Hoje foi complicado, tentei por mais de uma hora tb, caiu, tentei de novo, nem aceitaram a ligação, tentei mais uma vez e depois de outra hora consegui.

CEGV

@sarahcampos disse:
    Consegui a senha pela LR tbm.

@CEGV, poderia alterar as informações sobre meu processo?

sarahcampos (pai) 048xx/19 Aguarda consulta de entidades externas

Infelizmente não sei a data, pois peguei a informação pelo site. Obrigada.

Sarah, processo que deu entrada 15/01/19 jé em diligências? Caraca, tá bom demais!
    Para vc ter uma ideia o do meu pai deu entrada em NOV/2017 e está neste mesmo estágio.

@CEGV será que os processos que estão a chegar por lá agora estão entrando num processo mais ágil? Antes eles reforçavam muito que os processos iam ser tratados em ordem de chegada mas parece que não é mais assim.

• CEGVCEGV 3026 PontosPosts: 2,406Moderator

@Otaciano disse:
    Enviei um pedido da senha para rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt.
    Será que fiz o correto ?
    Se o endereço estiver incorreto, alguém pode me dizer o certo ?
    Alguém conseguiu a senha sem falar por telefone, direto por email ?

Coitados dos caras... esse e-mail é da equipe que trabalha nos processos.

Vou começar a dizer que cada vez que este e-mail for usado um anjinho cai das nuvens e uma fadinha morre... rssssss

@Otaciano, liga para a LR e pede... eles estão fornecendo felizes da vida, torcendo para quem pede não ligue tanto.. ! :wink:

abraços e ótimo fim de semana

marcelo_12mesesEpidauraMoreiraPedroFP
    editado junho 7

@rluizm disse:
    Liguei na LR de registros hoje e o processo já teve retorno de todas entidades externas (o último foi o DGAJ em 04/2019), e agora está novamente em análise. Infelizmente a atendente não passou mais detalhes. Esse status análise poderia ser da analise dos laços efetivos?

depois do retorno das diligências:

• Análise documental (final - nessa hora pode cair em exigência)
    • Parecer do conservador para aprovação dos laços efetivos e envio para o MJ
    • Despacho positivo do MJ e retorno para o Conservador que faz o despacho final
    • Envio para registro do averbamento
    marcelo_12mesesEpidauraMoreiraSeverDoVouga
    editado junho 7

PÁGINA 100

Parabéns a todos nós !
    Segue o barco...

marcelo_12mesesheliobMaluDaniela_tavaresEpidauraMoreiraPedroFPNanaMaSeverDoVouga
  • soltanesoltane 48 PontosPosts: 10Member

@Raffles disse:

@soltane disse:
    Olá Eu pedi a senha e o curador me enviou muito obrigado

@soltane curador seria seu advogado? Eu pedi tb ontem e ela me responde somente que agora eles estao analisando processos de 10/2017. Insisti de novo. Sera que ela nao recebeu uma lista das senhas de todos os processos acompanhados la por ela?

@Raffles
    Olá talvez eles estejam preparando a lista, por favor ligue segunda-feira e você terá sua senha abraçar

• sarahcampossarahcampos 127 PontosPosts: 12Member

@Bruno disse:
    Sarah, processo que deu entrada 15/01/19 jé em diligências? Caraca, tá bom demais!
    Para vc ter uma ideia o do meu pai deu entrada em NOV/2017 e está neste mesmo estágio.

Pois é. É o que informa o novo sítio de acompanhamento dos processos. Talvez o procedimento para os novos processos esteja sendo feito de maneira diferente dos mais antigos.
    A consulta a entidade externas é a fase 3. Já a verificação da documentação entregue é a fase 4. Na minha concepção deveria ser o contrário, até pq é enviamos a certidão de antecedentes criminais que só é válida por 90 dias, inclusive já expirou, obviamente.

Brunomarcelo_12mesesSeverDoVouga

@sarahcampos disse:
    A consulta a entidade externas é a fase 3. Já a verificação da documentação entregue é a fase 4. Na minha concepção deveria ser o contrário, até pq é enviamos a certidão de antecedentes criminais que só é válida por 90 dias, inclusive já expirou, obviamente.

No caso da certidão de antecedentes da PF, o importante que ela chegue em Portugal, junto com o processo, ainda em validade, não muito próxima de seu vencimento. Se o IRN não têm capacidade para analisar em tempo é problema deles.

abraços,

• PRMPRM 46 PontosPosts: 6Member

Também consegui a senha de acesso para consulta do processo de minha mãe na LR, com aquela bondosa e prestativa atendente!

@cegv, por gentileza, segundo a atendente o processo está em diligências, aguardando resposta apenas da SEF, muito embora a consulta online informe que se aguarda também informação da Polícia Judiciária e do Registo Criminal Português.

CEGVheliobSeverDoVouga

@PRM disse:
    Também consegui a senha de acesso para consulta do processo de minha mãe na LR, com aquela bondosa e prestativa atendente!

@cegv, por gentileza, segundo a atendente o processo está em diligências, aguardando resposta apenas da SEF, muito embora a consulta online informe que se aguarda também informação da Polícia Judiciária e do Registo Criminal Português.

Mesmo caso meu, processo do meu pai só tem SEF pendente mas parece que o sistema online recém disponibilizado não faz esta distinção

CEGVheliobPRM

Pessoal, eu ainda nao consegui a senha, mas em contato com minha estimada adevogada, ela disse que na 3a feira vai tentar, pq disse que hj nas conservatorias ninguem sabia do que se tratava a senha, pode isso?
    Seguem as falas dela somente, na conversa de whats, apos eu mostrar a imagem da consulta do @NovoTuga :
    O que é LR?
    Linha registos ?
    Falei 2 X com eles hoje e ninguém sabia
    Eu tento novamente 3a feira
    O processo de sua mae já tem todos os ofícios respondidos
    E deve ser enviado à Dra conservadora para parecer
    Após parecer favorável, demora 5 a 6 meses para expedir o assento
    Existem centenas de processos anteriores ao dela ainda sem despacho
    (Perguntei sobre qual fase estaria conforme a imagem) Está na 5
    Estão em trabalhando nos processos de 11/17

Faz sentido isso @CEGV ?

CEGV

Pessoal,

Respostas sobre todas as formas (inclusive e-mail) de obter a chave de acesso (senha) de seus processos de cidadania.

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

Bruno

@Raffles disse:
    Pessoal, eu ainda nao consegui a senha, mas em contato com minha estimada adevogada, ela disse que na 3a feira vai tentar, pq disse que hj nas conservatorias ninguem sabia do que se tratava a senha, pode isso?

KKK... somos mais bem informados que boa parte dos advogados... Dê uma olhada no tópico abaixo

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

Seguem as falas dela somente, na conversa de whats, apos eu mostrar a imagem da consulta do @NovoTuga :

kkk... adoro quando vejo adEvogados e assessorias mal informados...

O que é LR?...
    ... (Perguntei sobre qual fase estaria conforme a imagem) Está na 5
    Estão em trabalhando nos processos de 11/17

11/17 só se forem os processos dos "novos netos" ou antigos 6.4

Faz sentido isso @CEGV ?

Infelizmente para mim, não faz... ignorância de profissionais que trabalham com algo nunca cai bem. Mas, verdade seja dita, muitas vezes é difícil acompanhar tudo o que acontece, em qualquer mercado. O de nacionalidade portuguesa é apenas mais um..

Pelo jeito você é que vai "atualizar" sua advogada.

Observe que, pedida por e-mail, a solicitação deve incluir uma imagem da identidade do(a) requerente. Para parentes diretos dos requerentes, que gerenciam e acompanham seus processos, o melhor é sempre escrever e-mails para o IRN como se fosse o próprio requerente que está pedindo.

abraços e ótima sorte.

RafflesjhonnypcAsferjuniorSeverDoVouga
    editado junho 8

@CEGV disse:
    ...Infelizmente para mim, não faz... ignorância de profissionais que trabalham com algo nunca cai bem. Mas, verdade seja dita, muitas vezes é difícil acompanhar tudo o que acontece, em qualquer mercado. O de nacionalidade portuguesa é apenas mais um..

Pelo jeito você é que vai "atualizar" sua advogada.

Observe que, pedida por e-mail, a solicitação deve incluir uma imagem da identidade do(a) requerente. Para parentes diretos dos requerentes, que gerenciam e acompanham seus processos, o melhor é sempre escrever e-mails para o IRN como se fosse o próprio requerente que está pedindo.

Certo, farei isso amanha mesmo, vou escrever do email da minha mae e colocar a imagem do cartao do cidadao dela.
    A fase 5 corresponde ao que ela disse na conversa? Eu senti que esta na 6... queria que vc atualizasse a plainilha, mas vamos aguardar eu ter acesso ao sistema. Valeu

@Raffles disse:
    ...A fase 5 corresponde ao que ela disse na conversa? Eu senti que esta na 6... queria que vc atualizasse a plainilha, mas vamos aguardar eu ter acesso ao sistema. Valeu

Raffles, as fases que usamos foram divididas e criadas por mim. Reparou que os novos processos vão da numeração (fase 1) para análise (fase 4) e não passam mais pelas fases de contabilização (2) e digitalização de documentos (3) ? Simplesmente porque a muito tempo atrás informavam estas etapas (fases) e agora não informam mais.

Quando ela fala "O processo de sua mae já tem todos os ofícios respondidos" e depois "E deve ser enviado à Dra conservadora para parecer", sob a nossa ótica, já saiu da fase 5 (diligências) e talvez já tenha acontecido algo na fase 6 (Despachos). Não dá para ficar claro pela informação dela que o despacho do MJ já foi ou não recebido pela conservadora.

abraços,

Raffles
  • fabioflorianofabiofloriano 181 PontosPosts: 46Member

Boa Noite @CEGV, atualizando a planilha, abs >>
    Fábio Floriano 12/10/17 411 C C 586xx/17 06/06/19 5 Diligências - falta DGAJ

heliobDom_TenreiroCEGV
    editado junho 10

@CEGV disse:
    ...

Será que eles aceitam a Identidade Brasileira para fazer esse pedido por e-mail? Minha mãe ainda não tem cartão cidadão.

CEGV
  • AsferjuniorAsferjunior 381 PontosPosts: 66Member

@IsabelaMT disse:

Será que eles aceitam a Identidade Brasileira para fazer esse pedido por e-mail? Minha mãe ainda não tem cartão cidadão.

Acredito que sim. Imagine os requerentes que ainda não possuem a nacionalidade portuguesa, que são a maioria dos requerentes de processos? Claro que ainda não tem doc's portugueses.

Abcs

IsabelaMTRafflesCEGV

Sobre o pedido do código para acompanhamento de processos, por e-mail, sem recorrer a LR, conforme orientado pelo nosso amigo CEGV no tópico específico.

Alguém que tenha pedido por e-mail já recebeu a mesma? Quanto tempo para enviarem o código?

Grato ..abcs!

IsabelaMTPedroFPCEGVEpidauraMoreira

@Asferjunior disse:
    Sobre o pedido do código para acompanhamento de processos, por e-mail, sem recorrer a LR, conforme orientado pelo nosso amigo CEGV no tópico específico.

Alguém que tenha pedido por e-mail já recebeu a mesma? Quanto tempo para enviarem o código?

Grato ..abcs!

Eu pedi mas hoje é feriado em Portugal.

AsferjuniorPedroFPCEGV
  • consuelo52consuelo52 144 PontosPosts: 29Member

Eu também pedi. Estou no aguardo. Qualquer novidade eu aviso. Abraços.

AsferjuniorCEGV
  • FaustoFausto 42 PontosPosts: 9Member

Eu pedi também, mas não recebi de volta resposta.

PedroFPCEGVAsferjunior
  • JMPeixotoJMPeixoto 9 PontosPosts: 2Member

Olá a todos! Gostaria de adicionar à tabela o meu processo de convolação.
    Recebido 25/09/2018, Numerado 66xxx/18 em 24/04/2019, Lisboa.

Asferjunior

@IsabelaMT disse:

Sugiro que seja enviado o mesmo documento enviado no processo. Se já estiver vencido, envie outro, atualizado e válido. Pode enviar um documento brasileiro se não tiver o CC.

abracos,

IsabelaMT

@Asferjunior disse:

A orientação foi dada após o expediente de sexta e hoje foi feriado em Portugal.
    Pouquíssimo provável que alguém, que tenha seguido minha orientação, já tenha recebido. Saberemos mais durante a semana.

abraços,

AsferjuniorSeverDoVouga

@JMPeixoto , bem vindo(a) !

@JMPeixoto disse:

Por favor confirme:

• Se trata de processo de atribuição de netos (artigo 1.1-D)
    • Você já é cidadão português cuja nacionalidade foi obtida pelo extinto artito 6.4

Se confirmados os pontos acima
    1) Informe se seu processo foi submetido pessoalmente, por via postal ou por procurador
    2) Última situação conhecida do processo

Sempre lembro a novos usuários os itens acima e lembro que a nossa lista não se auto atualiza. Os colegas têm que continuar buscando informações e nos atualizando para que nossa lista siga atualizada e, a partir da sua atualização, consigamos ter uma ideia de prazos (baseado na informação de outros usuários que submeteram seus processos antes do seu). A ideia é que se todos colaborarem teremos uma visão ampla do processo e o quão rápido os processos estão correndo.

abraços e ótima sorte.
    Aproveite nosso Portal

• RodsamaralRodsamaral 256 PontosPosts: 68Member

Hoje tentei varia vezes na LR e esta com defeito.

CEGVmarcelo_12meses

Consegui a senha e fui consultar. Mas o estagio está diferente do que me foi passado pela atendente na semana passada. Pode isso? Agora fiquei preocupada. Segundo a atendente, falta só o despacho, segundo o site, ainda está em verificação de documentos.

Ahhhh que tristeza!

APARECIDAAsferjuniorCEGVmarcelo_12meses

@IsabelaMT disse:
    Consegui a senha e fui consultar. Mas o estagio está diferente do que me foi passado pela atendente na semana passada. Pode isso?

Cara Isabela MT,

Conseguiste a senha por e-mail ou ligando na LR?

Aguardando o e-mail para consulta de processo de meu sogro...

Abcs

IsabelaMTCEGVmarcelo_12meses

Ligando!

AsferjuniorCEGVmarcelo_12mesesheliob

@Rodsamaral disse:
    Hoje tentei varia vezes na LR e esta com defeito.

todo mundo ligando para obter a chave... rssss

Malumarcelo_12meses

@IsabelaMT disse:
    Consegui a senha e fui consultar. Mas o estagio está diferente do que me foi passado pela atendente na semana passada. Pode isso? Agora fiquei preocupada. Segundo a atendente, falta só o despacho, segundo o site, ainda está em verificação de documentos.

Já tinha observado isso, ainda na última sexta.

Importante notar que O sistema está em estágio Beta, ou seja, em testes finais e suficientemente bom para ser usado pelos requerentes. Pode ser que quando terminem os testes as atualizações sejam mais aproximadas ou idênticas às atualizações que a Linha de Registos tem.

Paciência continua sendo importante.

abraços e ótima sorte

IsabelaMTmarcelo_12mesesheliobPRM

@CEGV disse:

@IsabelaMT disse:

Já tinha observado isso, ainda na última sexta.

Importante notar que O sistema está em estágio Beta, ou seja, em testes finais e suficientemente bom para ser usado pelos requerentes. Pode ser que quando terminem os testes as atualizações sejam mais aproximadas ou idênticas às atualizações que a Linha de Registos tem.

Paciência continua sendo importante.

abraços e ótima sorte

Liguei novamente e pedi para consultarem. Todas as consultas já foram feitas e a próxima fase é o despacho realmente. É bom informar isso para as pessoas porque eu levei um susto. Espero que eles atualizem logo o sistema.

Obrigada!

CEGVmarcelo_12mesesPRM

@IsabelaMT disse:

Ahhhh que tristeza!

Aí realmente QUEBRA demais...que troço sofrido este processo

CEGVIsabelaMTmarcelo_12meses

@IsabelaMT disse:
    .... É bom informar isso para as pessoas porque eu levei um susto. ...

Devidamente informadas, pelo menos por aqui. Boa sugestão !

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/9896/#Comment_9896

abraços,

IsabelaMTmarcelo_12meses
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses 445 PontosPosts: 93Member

Hoje tá brabo. Tentei ligar desde às 05 da manhã e só recebo "lamentamos". Até agora às 12:20, só "lamentamos" para mim. E tem gente que conseguiu duas vezes. Ave Maria!

CEGVheliob

@marcelo_12meses disse:
    Hoje tá brabo. Tentei ligar desde às 05 da manhã e só recebo "lamentamos". Até agora às 12:20, só "lamentamos" para mim. E tem gente que conseguiu duas vezes. Ave Maria!

depois que criaram a nova barreira na LR virou uma loteria. Se tiver sorte, atendem. Se tiver mais sorte, consegue passar na 1a barreira. Finalmente, se tiver a sorte grande, a ligação não cai antes de ser atendida nem durante o atendimento.

fiz um comentário sobre "resiliência" em outro tópico... vale para todo mundo..
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/9900/#Comment_9900

abraços,

PedroFPmarcelo_12mesesheliobPRM

**Haja resiliência :lol: :lol:: :lol:: :lol:: :lol::

1 hora e meia aguardando para falar na LR e, na hora "H", eles não me ouvem...
    hahahahahahaha.. só rindo...

Bom humor é fundamental... amanhã tem mais ! hehehehe

abraços !

anareisPedroFPPRM
  • JMPeixotoJMPeixoto 9 PontosPosts: 2Member

@CEGV disse:
    @JMPeixoto , bem vindo(a) !

@JMPeixoto disse:

Por favor confirme:

• Se trata de processo de atribuição de netos (artigo 1.1-D)
    • Você já é cidadão português cuja nacionalidade foi obtida pelo extinto artito 6.4

Se confirmados os pontos acima
    1) Informe se seu processo foi submetido pessoalmente, por via postal ou por procurador
    2) Última situação conhecida do processo

Sempre lembro a novos usuários os itens acima e lembro que a nossa lista não se auto atualiza. Os colegas têm que continuar buscando informações e nos atualizando para que nossa lista siga atualizada e, a partir da sua atualização, consigamos ter uma ideia de prazos (baseado na informação de outros usuários que submeteram seus processos antes do seu). A ideia é que se todos colaborarem teremos uma visão ampla do processo e o quão rápido os processos estão correndo.

abraços e ótima sorte.
    Aproveite nosso Portal

Obrigado CEGV!
    Sim, meu processo é de atribuição para netos. Já tenho cartão cidadão e Passaporte portugueses. Meu caso correu ainda pela lei anterior( 2014). Fiz pessoalmente sem intermediários pelos Correios. Consta em carta recebida ora em 29/04/2019 que foi numerado, ou o que seja isto. Acho que terei que aguardar os 430 dias de média de duração.
    Att
    José Milton

CEGV
  • NanaMaNanaMa 185 PontosPosts: 22Member

@marcelo_12meses disse:

Tbm tentei milhões de x, e nada! Ah nemmm :(

CEGVmarcelo_12meses
  • RoseRose 357 PontosPosts: 97Member

Será que o novo site de consultas vai ajudar os processos já iniciados também ???

marcelo_12mesesheliob
  • JR494JR494 238 PontosPosts: 37Member

@NanaMa disse:

@marcelo_12meses disse:

Tambem tenteis desde as 5:00 e somente Lamentamos...

CEGVmarcelo_12meses

@JR494 disse:

@NanaMa disse:

@marcelo_12meses disse:

Tambem tenteis desde as 5:00 e somente Lamentamos...

Aparentemente a partir de agora o que era dificílimo passa a ser impossível (contacto com a LR)...vamos ficar com o acompanhamento pelo site mas pelo que já li aqui corre o risco de chegar a carta da Conservatória via pombo correio antes de atualizarem o site.

Estou a tentar, sem nenhum sucesso, esquecer que este processo existe até receber aquela linda supresa em um belo dia ensolarado em algum momento no tempo.

marcelo_12mesesMalu
    editado junho 11

@Rose disse:
    Será que o novo site de consultas vai ajudar os processos já iniciados também ???

acho que a única coisa que o site vai fazer é desafogar a Linha de Registos e os milhares de e-mails que enviam para as conservatórias. Eles simplesmente passarão a responder... "acesse o site para saber de seu processo !"

Enfim, de forma tênue, talvez ajude sim.

marcelo_12mesesPRM
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.