Incentivamos a leitura do seguinte artigo, com link disponível aqui
Nossos colegas do Portupedia atualizaram a página de cálculo dos Valores de Vales Postais
clique aqui para visitá-la

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

1121122123124126

Comentários

• SeverDoVougaSeverDoVouga 451 PontosMember Posts: 85

egas, é isso mesmo. Preciso da ajuda de alguém (ou alguéns)

@sarahcampos disse:
    @Otaciano e @PRM,

Vcs saberiam me dizer esse “kit eleitoral” vem por carta registrada (necessário assinar pra receber)?

Chegou um aviso na casa do meus pai informando que há uma carta de Portugal na agência dos Correios para retirada, mas ele está viajando.

@sarahcampos, também recebi em casa e foi necessário uma pessoa da morada assinar o recebimento. No caso do seu pai será que o Correio não tentou entregar na residência e não encontrou ninguém para receber?

sarahcamposCEGV
  • sarahcampossarahcampos 158 PontosMember Posts: 21

No caso do seu pai será que o Correio não tentou entregar na residência e não encontrou ninguém para receber?

@ServerDoVouga,
    Sim, foi exatamente isso que aconteceu.

CEGV
  • joaocarlosjoaocarlos 89 PontosMember Posts: 9

@Malu disse:
    Bom dia pessoal, boas novas!
    Acabaram de colocar no site:
    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.
    Uhuuuu! agora, partir para as proximas atribuições da familia! Já agradeço por enquanto a companhia, conselhos e torcidas de todos vocês, ficaremos ainda em contato pelo outro tópico, das atribuições. Muito obrigada por tudo!

RoseCEGVmarcelo_12meses

Qual partido apoia os portugueses fora de Portugal?

PRMRoseCEGVmarcelo_12meses
  • suellensaraivasuellensaraiva 41 PontosMember Posts: 8

oi gente. tudo bem? o processo de convolacao da minha mae foi enviado em maio e hoje passou para ate a bolinha 5 verde. 6 branca. 7 vermelhinha. alguem pode me explicar do tempo que pediu a certidao online pra eu ter ideia de quanto tempo espero?
    outra duvida: o processo para eu solicitar agora 'e o mesmo do processo 1C? fiquei confusa nisso.

RoseCEGV
  • RoseRose 453 PontosMember Posts: 135

@joaocarlos disse:

@JoseCarlosCP . Ola. Gostaria de saber também

CEGVmarcelo_12mesesPRM
  • OtacianoOtaciano 211 PontosMember Posts: 44

@suellensaraiva disse:
    oi gente. tudo bem? o processo de convolacao da minha mae foi enviado em maio e hoje passou para ate a bolinha 5 verde. 6 branca. 7 vermelhinha. alguem pode me explicar do tempo que pediu a certidao online pra eu ter ideia de quanto tempo espero?
    outra duvida: o processo para eu solicitar agora 'e o mesmo do processo 1C? fiquei confusa nisso.

Maio de que ano ?

Rose
  • CEGVCEGV 4041 PontosModerator Posts: 3,209

@joaocarlos disse:

kkkk ... minha resposta honesta ?

Nenhum ! Lembram da gente principalmente nas eleições. Pessoalmente gosto do PSD pois foi o principal partido responsável pela "nova" lei dos netos (2015).

Stellantonietamarcelo_12mesesPRM
    editado setembro 25

@suellensaraiva, bem vinda

@suellensaraiva disse:

Aguarde a bolinha 7 ficar verde. Depois pode pedir sua certidão online. O processo só termina e o assento/averbamento é gerado após a bolinha 7 ficar verde.

Sim... o próximo processo é o 1C, se a transcrição do casamento da sua mãe já tiver sido realizada.

abraços e aproveite nosso Portal.

Stellantonieta
  • StellantonietaStellantonieta 59 PontosMember Posts: 6

@CEGV disse:

@joaocarlos disse:

Nenhum ! Lembram da gente principalmente nas eleições. Pessoalmente gosto do PSD pois foi o principal partido responsável pela "nova" lei dos netos (2015).

Então é PSD, pronto e ponto.
    Agradecida

(*) tinha feito essa pergunta agora mesmo : )

CEGVmarcelo_12mesesPRM
  • dricajuliodricajulio 141 PontosMember Posts: 27

@CEGV disse:
    @suellensaraiva, bem vinda

@suellensaraiva disse:

Aguarde a bolinha 7 ficar verde. Depois pode pedir sua certidão online. O processo só termina e o assento/averbamento é gerado após a bolinha 7 ficar verde.

Sim... o próximo processo é o 1C, se a transcrição do casamento da sua mãe já tiver sido realizada.

abraços e aproveite nosso Portal.

@CEGV ,

sobre a transcrição de casamento, só precisa fazer isso quando o novo portugues no caso é mulher, certo? Quando o novo portugues é do sexo masculino não é preciso, certo?

@dricajulio disse:
    sobre a transcrição de casamento, só precisa fazer isso quando o novo portugues no caso é mulher, certo? Quando o novo portugues é do sexo masculino não é preciso, certo?

Não é assim, direto, Drica. Existem pré-requisitos. O português tem que ter sido o declarante do nascimento dos filhos e o processo dos filhos enviado para um espaço do IRN que tramite processos de filhos desta forma.

Veja tudo sobre filhos no seguinte link
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

Abraços,

• dricajuliodricajulio 141 PontosMember Posts: 27

@CEGV disse:

@dricajulio disse:

Não é assim, direto, Drica. Existem pré-requisitos. O português tem que ter sido o declarante do nascimento dos filhos e o processo dos filhos enviado para espaço do IRN que tramite processos de filhos desta forma.

Veja tudo sobre filhos no seguinte link
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

Abraços,

whattt??? Jura???

Achei que seria automático. Quer dizer que no meu caso, o meu pai foi o meu declarante, eu n'ao poderei enviar o meu processo para o Porto ou por exemplo, ou para um conservatória menor? ;/

CEGV

@Otaciano disse:

@suellensaraiva disse:

Maio de que ano ?

Maio desse ano! vou ver certinho a data e envio aqui :)

Rose
  • afbelchiorafbelchior 141 PontosMember Posts: 17

@suellensaraiva disse:

@Otaciano disse:

@suellensaraiva disse:

Maio de que ano ?

Qual a idade do requerente?

RoseCEGV

@suellensaraiva disse:

@Otaciano disse:

@suellensaraiva disse:

Maio de que ano ?

Parabens. Talvez vc tenha batido o record em tempo de tramitação de convolação.

CEGV

@Otaciano disse:

@suellensaraiva disse:

@Otaciano disse:

@suellensaraiva disse:

Maio de que ano ?

@Otaciano Ontem assim que você postou eu curti porque NÃO acreditei que pudesse ser maio deste ano. Será mesmo? Vamos aguardar a informação certinho sobre o ano...

CEGV
    editado setembro 26

@dricajulio disse:
    whattt??? Jura???

Achei que seria automático. Quer dizer que no meu caso, o meu pai foi o meu declarante, eu n'ao poderei enviar o meu processo para o Porto ou por exemplo, ou para um conservatória menor? ;

Drica, não conheço seu caso em detalhe. ACP (Arquivo Central do Porto) tem aceitado processos de filhos cujo PAI foi o declarante de seus nascimentos, sem a necessidade da realização prévia da transcrição de casamento. São pouquíssimas conservatórias que possibilitam isso e eu, na base do "faça você mesmo", só indico publicamente o ACP.

Note que a rigor, quando o/a português(a) é casado e o(a) filho(a) é fruto de casamento, a transcrição de casamento é obrigatória. Essa "facilidade" é específica do ACP e outras excepcionais conservatórias. Já vi mais de um caso, inclusive, de processos enviados para o ACP e que foram redirecionados para a CRCentrais. Infelizmente ocorreu recentemente também com uma grande amiga minha. A "sorte" (entre aspas) dela foi que o casamento da mãe (portuguesa e convolada) já estava transcrito. Então sofrerá apenas com o prazo alongado da CRCentrais.

Aqui normalmente falamos detalhadamente de normas e regras mas, como digo, certeza sobre qual caminho seguir (estratégia) e opções disponíveis, só analisando documentos e conversando com o interessado pois informações genéricas nunca representam a situação específica e real de cada requerente. Algumas vezes erros documentais imperceptíveis geram grandes inconvenientes, principalmente para quem quer se ver livre o mais brevemente possível do imbróglio da nacionalidade portuguesa.

Sofro constantemente com o relato tardio de colegas que me procuram para avisar que gostaram muito dos nossos "guias" mas, pelos relatos, mostram que enviaram documentos que não indicamos, pagaram Vales Postais da forma errada (porque o cartão não funcionou e um funcionário dos correios deu uma orientação errada) e fizeram procedimentos que não sugerimos (algumas vezes indicados por notários brasileiros e "conhecidos"), gerando os mais diversos problemas posteriores.

Infelizmente todos estes relatos ficam restritos às nossas caixas postais privativas pois a maior parte das pessoas gosta de falar publicamente dos seus sucessos e apenas privativamente dos seus problemas. Mesmo assim são realmente muito excepcionais os problemas que não conseguirão ser resolvidos. E me sinto muito honrado em ser procurado para ajudar, orientar e colaborar com nossos colegas em seus processos e de seus familiares.

É por ver muitos casos em que, apesar dos nossos guias, alguns colegas se confundem, que pedi autorização aos outros moderadores e ao Admin para começar a oferecer a Mentoria de processos (que explico neste link. Para os que ainda não leram sobre o assunto, aconselho a leitura.

Precisando de uma mão, me procure no privado e conversamos.
    Enviar mensagem privativa para CEGV

Abraços,

PRMdricajulio

@Stellantonieta disse:

@CEGV disse:

@joaocarlos disse:

Agradecida

@CEGV Recebi a documentação e PSD para nos convolados. Dúvida: Tenho que por uma cópia do Cartao Cidadão dentro do envelope?

@Rose disse:

@Stellantonieta disse:

@CEGV disse:

@joaocarlos disse:

Agradecida

@CEGV Recebi a documentação e PSD para nos convolados. Dúvida: Tenho que por uma cópia do Cartao Cidadão dentro do envelope?

Eu entendi que é dentro do envolope mas do lado de fora do verde.

Rose

@afbelchior disse:

@suellensaraiva disse:

@Otaciano disse:

@suellensaraiva disse:

Maio de que ano ?

Qual a idade do requerente?

60 anos :) Ja finalizou o processo hoje. recebi hoje o e-mail falando que posso solicitar online!

CEGVJoseCarlosCPStellantonieta

Processo da minha mae: 40XXX/19 - convolacao - enviado 15 de maio, concluido hoje 27/09/19

CEGVJoseCarlosCPStellantonietamarcelo_12meses

@suellensaraiva disse:
    Processo da minha mae: 40XXX/19 - convolacao - enviado 15 de maio, concluido hoje 27/09/19

Parabéns, Suellen !!!

suellensaraivaStellantonietamarcelo_12meses
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP 356 PontosMember Posts: 81

@Rose disse:

@joaocarlos disse:

Olá.
    Não gosto de partidos sem definição clara (Esquerda, centrão ou direita), mas, como o PSD foi o partido que ajudou todos nós com a Lei dos Netos, conforme explicado anteriormente pela nosso carismático @CEGV , eu votaria neles.
    Meu pai votará pela primeira vez agora em Outubro, com certeza ele fará o mesmo.

CEGVmarcelo_12mesesRose
  • MMacMMac 267 PontosMember Posts: 91

@JoseCarlosCP disse:

@Rose disse:

@joaocarlos disse:

Olá.
    Não gosto de partidos sem definição clara (Esquerda, centrão ou direita), mas, como o PSD foi o partido que ajudou todos nós com a Lei dos Netos, conforme explicado anteriormente pela nosso carismático @CEGV , eu votaria neles.
    Meu pai votará pela primeira vez agora em Outubro, com certeza ele fará o mesmo.

Eu acho que votar em alguém ou partido vais bem mais além do que atender ou ser solidário a um ponto especifico de interesse. É bom olhar de um modo geral outras ações que possam afetar a vida de Portugal em outros aspetos. Não acho bom essa recomendação política atrelada ao processo de nacionalidade.

editado setembro 28

MMAc,

Para aqueles que não residem em Portugal acho que temos que pensar naquilo que nos afeta e que torna ou pode tornar nosso relacionamento com o governo português mais fácil e responsivo.

Para a diáspora, que historicamente vota muito pouco, é fundamental votar pois senão somos esquecidos aqui. A consequência é, como cansamos de ver, serviços consulares muito demorados e grandes dificuldades/constrangimentos para exercermos nossos direitos. A Lei da Nacionalidade e direito dos netos é só a ponta do Iceberg.

A greve do IRN, próxima das eleições, manda recado direto ao governo no sentido de mostrar que o notariado não está satisfeito com o abandono, aperto salarial, demérito e falta de ações necessárias. É terrível ler que o IRN é o órgão que mais arrecada para o MJ português e que os recursos oriundos dos processos de nacionalidade não retornem ao IRN para contratar oficiais e conservadores e melhorar o serviço.

As notícias falam que provavelmente o PS (partido do atual governo) obterá a maior parte das cadeiras do parlamento e jornalistas da cena política mencionam que não é uma situação ideal pois maioria absoluta desequilibra e normalmente trás prejuízos a médio prazo. Já existe então um movimento natural e contra o PS para garantir o equilíbrio do poder na AR.

Em retrospecto penso se a ínfima melhora que vimos nos serviços durante o começo do ano e últimos meses (tirando férias e greves) não teve a ver com intenções eleitoreiras do partido do governo. Só depois das eleições saberemos com certeza.

O certo é que com o atual governo os serviços consulares e notariais tiveram uma queda expressiva de performance e a justificativa foi o aumento da demanda e do número de portugueses no estrangeiro. Como acompanho o setor de nacionalidade já a alguns anos, me é fácil dizer que justificar demoras com o aumento da demanda é uma falácia pois as estatísticas sempre demonstraram a tendência de aumento da demanda dos serviços consulares. O governo é que se manteve na inércia e não tomou as ações necessárias e, consequentemente, todos perdemos. Aguardar 4 a 6 meses para obter um CC ou PEP fora de Portugal é um absurdo e inaceitável. E estes são "apenas" dois dos principais serviços consulares e que, obrigatoriamente, deveriam ser muito rápidos.

O que dizer então de um processo de convolação / conversão, que poderia ser feito no mesmo dia e temos colegas que aguardam a mais de 24 meses ? Processos deveriam, no máximo, segundo o CPA, serem tramitados em até 90 dias úteis. Temos processos com mais de 300. O que dizer disso ? A hora de mostrar descontentamento é nas eleições, já que os "serviços" nem nos respondem e-mails.

Enfim... coisas a se pensar.
    Abraços,

RoseanareisPRM
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP 356 PontosMember Posts: 81

@MMac disse:

@JoseCarlosCP disse:

@Rose disse:

@joaocarlos disse:

Olá.

Eu acho que votar em alguém ou partido vais bem mais além do que atender ou ser solidário a um ponto especifico de interesse. É bom olhar de um modo geral outras ações que possam afetar a vida de Portugal em outros aspetos. Não acho bom essa recomendação política atrelada ao processo de nacionalidade.

É o que tem para comer hoje meu caro amigo... foi o partido que mais me representou, e fez algo por muitas pessoas que tinham o direito de serem portugueses, neste caso, atendeu a muitas pessoas positivamente.

E não sendo um partido definido como de esquerda ou comunista, já ajuda, no meu ponto de vista.

CEGVmarcelo_12mesesRoseanareis
  • Harry_1945Harry_1945 3 PontosMember Posts: 1

Gostaria de saber se ao ser concluido favoravel um pedido de conversao, o bisneto j pode entrar com o pedido de nacionalidade

CEGV
  • MMacMMac 267 PontosMember Posts: 91

@Harry_1945 disse:
    Gostaria de saber se ao ser concluido favoravel um pedido de conversao, o bisneto j pode entrar com o pedido de nacionalidade

Ainda não. O bisneto precisa que o avô requeira a nacionalidade (Se já for falecido acabou). Depois que o avô obtiver a nacionalidade aí o antes bisneto (agora neto) pode pedir se tiver vinculos com Portugal. Mas se todos forem vivos (avô e pai/mãe), cada um por sua vez deve fazer seu processo de nacionalidade como filho sucessivente. É o melhor caminho. Direto, o bisneto não tem base legal para requerer.

editado setembro 29

@Harry_1945 disse:
    Gostaria de saber se ao ser concluído favorável um pedido de conversão, o bisneto j pode entrar com o pedido de nacionalidade

Henry, o bisneto não é bisneto desde que o neto se tornou naturalizado... o bisneto é filho de naturalizado. Ao final da convolação (também chamada de conversão, termo que você mesmo usou) o "filho de naturalizado" será filho de originário e aí, sim, poderá seguir com seu próprio processo (de filho).

Português é português, não importa onde nasceu e "quando", na sua vida, se nacionalizou . Fui um dia "bisneto", depois me tornei "filho" e hoje sou português. Esses termos de "português nato", "português legítimo", "português de verdade" e outras expressões semelhantes que lemos e ouvimos por aí são variações xenofóbicas (quando ditas por alguns portugueses) ou apenas falta de conhecimento sobre o assunto. São muitas vezes apenas formas de diferenciar o português natural de Portugal (termo mais correto) e os "outros".

abraços,

marcelo_12mesesheliob

Sou neto de português, tenho a cidadania, e fui chamado na escola de português a vida toda. (E tenho pai italiano)

Ainda sobre as eleições, tive minha carta de voto devolvida pelos correios. Parece que houve algum mal entendido e eles não encaminharam a carta para o endereço em Portugal. Voltei na agencia onde tinha entregue o envelope e eles já tinham recebido nova orientação para encaminhar esses votos para o devido lugar.

Parece que isto não aconteceu só comigo e também não só no Brasil. Alguém sabe alguma coisa ?

Quanto ao meu processo, continua na bola quatro. :cry:

CEGVRose
  • aferreiraaferreira 89 PontosMember Posts: 9

@Otaciano disse:
    Ainda sobre as eleições, tive minha carta de voto devolvida pelos correios. Parece que houve algum mal entendido e eles não encaminharam a carta para o endereço em Portugal. Voltei na agencia onde tinha entregue o envelope e eles já tinham recebido nova orientação para encaminhar esses votos para o devido lugar.

Parece que isto não aconteceu só comigo e também não só no Brasil. Alguém sabe alguma coisa ?

Quanto ao meu processo, continua na bola quatro. :cry:

Oi Otaciano, bom dia! Meu voto também voltou :( Hoje vou voltar na agência dos Correios.

Rose
  • ricaluiricalui 2 PontosMember Posts: 3

Bom dia
    Estou com um processo de convolução desde o final de 2017 e não consigo acompanhar. Como poderia fazer esse acompanhamento ? tenho apensa o número do processo.

@ricalui disse:
    Bom dia
    Estou com um processo de convolução desde o final de 2017 e não consigo acompanhar. Como poderia fazer esse acompanhamento ? tenho apensa o número do processo.

@ricalui, dê uma olhada neste tópico !

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

abraços e aproveite nosso Portal

• biatortoribiatortori 56 PontosMember Posts: 6

Oi pessoal!
    O processo de convolação da minha mãe foi concluído agora dia 23 de setembro e no site consta "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."

Fui então no civilonline pedir o assento, mas depois de 1 semana sem retorno, entrei em contato pelo e-mail e tive a seguinte resposta:

"Exmo(a). Senhor(a)

Boa tarde,

Agradecemos o seu contacto.

Informa-se que a certidão online que se encontra pendente de emissão na Conservatória dos Registos Centrais

Assim que a mesma for emitida receberá por email o código de acesso."

Alguém já passou por isso? Porque será que ainda tá pendente se no site já deu como registro criado? Alguém tem ideia de quanto tempo pode demorar?

CEGVmarcelo_12meses

@biatortori disse:
    Oi pessoal!
    O processo de convolação da minha mãe foi concluído agora dia 23 de setembro e no site consta "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."
    Fui então no civilonline pedir o assento, mas depois de 1 semana sem retorno, entrei em contato pelo e-mail e tive a seguinte resposta:
    "Exmo(a). Senhor(a)
    Boa tarde,
    Agradecemos o seu contacto.
    Informa-se que a certidão online que se encontra pendente de emissão na Conservatória dos Registos Centrais
    Assim que a mesma for emitida receberá por email o código de acesso."
    Alguém já passou por isso? Porque será que ainda tá pendente se no site já deu como registro criado? Alguém tem ideia de quanto tempo pode demorar?

sugiro responder ao e-mail enviado com a foto e chave de acesso, indicando que segundo o sistema de acompanhamento online o averbamento já foi lavrado no assento da portuguesa.

abraços,

• heliobheliob 347 PontosModerator Posts: 60

Bom dia a todos!!

Meu processo saiu da bolinha 4 hoje!!!
    Pulou direto para a 6 - Despacho com a seguinte mensagem:

"Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho."

Depois de quase 4 meses na bolinha 4!!!!

CEGVanareisaferreiraPRMEpidauraMoreiraACostamichelribeiro91

@heliob disse:
    Bom dia a todos!!

"Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho."

Opa, Parabéns. É bom ver que algo está acontecendo no meu vizinho de lista.

CEGVheliob
  • SouzaSouza 106 PontosMember Posts: 24

Olá, CEGV!

O meu processo de convolação continua na fase 4. Verificação de documentos e isso porque telefonei reclamando, pois estava parado na fase 3. Meu processo foi dado entrada, presencialmente em Lisboa, no dia 06/03/2018, portanto, vai para 19 meses de espera e nada de andar. Somente lamentando o descaso, pois vejo que outros processos recentíssimos já estão adiantados e até mesmo finalizados, sem qualquer importância quanto aos que deram entrada anteriormente a esses. É total descaso mesmo. Mas, o que não tem remédio, remediado está.

CEGVPRM

Acredito que agora é a vez daqueles que entraram com o processo em março de 2018. :wink:

PRM
  • JR494JR494 276 PontosMember Posts: 43

@Otaciano disse:

@heliob disse:
    Bom dia a todos!!

Opa, Parabéns. É bom ver que algo está acontecendo no meu vizinho de lista.

Ainda bem que o nosso vizinho está a andar, o meu está coladinho, (JR300 (JR494)).
    Espero que tenhamos novidades nos próximos dias.

CEGV
  • heliobheliob 347 PontosModerator Posts: 60

@Otaciano @Souza e @JR494
    Foi uma surpresa para mim, estava olhando umas duas vezes por dia, hoje finalmente mudou!
    Tomara que logo o de vocês também!

Ainda precisa do parecer do MJ é isso?
    Só então é aprovado?

Abraços e boa sorte a todos!

CEGVACosta

@heliob disse:
    Ainda precisa do parecer do MJ é isso?

Helio, entendo que quando chega no sistema na fase de Despacho é sinal que todos os órgãos externos já responderam (inclusive o MJ) e agora está na mão da Conservadora para apenas garantir que tudo está em ordem e oficializar o deferimento.

abraços,

PRMheliob

@Rose disse:

@Otaciano disse:

@suellensaraiva disse:

@Otaciano disse:

@suellensaraiva disse:

Maio de que ano ?

@Otaciano Ontem assim que você postou eu curti porque NÃO acreditei que pudesse ser maio deste ano. Será mesmo? Vamos aguardar a informação certinho sobre o ano...

foi maio desse ano mesmo xD agora to é perdida pra tirar o meu. ansiedade batendo!

• WesleyWesley 89 PontosMember Posts: 20

O processo da minha mãe chegou dia 11/07/19 em Lisboa. Recebi a carta essa semana. Carta com data de 6/9/2019 um pouco menos de 2 meses.

CEGV
  • FaustoFausto 122 PontosMember Posts: 24

Bom dia a todos! Embora eu participe pouco no Forum com mensagens, acompanho quase diariamente. Assim, pensei em postar aqui que ao entrar hoje no sítio da justiça para acompanhamento de processos, li a seguinte mensagem:
    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    Eu dei entrada por correio em Évora tendo sido encaminhado para CRC e recebido lá dia 18/06/2018. Achei importante postar essa informação para que outros possam com isso comparar com seus processos.
    Agradeço a todos vocês pelas informações que me deram e que me ajudaram muito e aliviaram também minha ansiedade ao longo desse tempo.
    Agradeço em especial ao CEGV pela dedicação, abnegação, solidariedade, disponibilidade, paciência e tantos outros atributos que se fosse escrever deixariam a mensagem maior ainda. Além disso, vocês todos sabem o que estou falando.
    Muito obrigado CEGV.
    Desejo a todos vocês saúde e boa sorte em seus caminhos.

Fausto

JoseCarlosCPmarcelo_12mesesPRMACostaheliob

@Fausto, Parabéns !!!

Agradeço muito e sempre pelas gentis palavras e pela confiança !

Muito sucesso e prosperidade no resto do caminho !

Importante sempre ressaltar que o despacho não é a conclusão do processo. O processo ainda precisa ser concluído e o averbamento registrado. No entanto é a hora perfeita para reunir os documentos dos próximos processos enquanto eles registram o averbamento.

Grande abraço !!!

CARLOS_CANTELLImarcelo_12mesesJoseCarlosCPPRM
  • CARLOS_CANTELLICARLOS_CANTELLI 18 PontosMember Posts: 2

Caros

Em relação ao processo de acompanhamento - bolinha 5 verde. 6 branca. 7 vermelha.
    Enviei todos documento em Abril 2018, e agora Outubro 2019 (18 meses) cheguei nesse estado acima.
    Fica a dica para os que estão na fila.

Os que passaram por isso, têm alguma ideia de quanto tempo mais para que seja criado um Registo de Cidadão Português?

Obrigado!
    Carlos Cantelli

PRM

@CARLOS_CANTELLI, bem vindo.

@CARLOS_CANTELLI disse:
    Caros
    Em relação ao processo de acompanhamento - bolinha 5 verde. 6 branca. 7 vermelha.
    Enviei todos documento em Abril 2018, e agora Outubro 2019 (18 meses) cheguei nesse estado acima.
    Os que passaram por isso, têm alguma ideia de quanto tempo mais para que seja criado um Registo de Cidadão Português?

Carlos, na convolação normalmente é rápido. Questão de dias normalmente.
    Hora de preparar os documentos dos filhos para envio.

abraços e ótima sorte.
    Aproveite nosso Portal,

CARLOS_CANTELLI
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.