Incentivamos a leitura do seguinte artigo, com link disponível aqui
Nossos colegas do Portupedia atualizaram a página de cálculo dos Valores de Vales Postais
clique aqui para visitá-la

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

1121122123124125127»

Comentários

• joaocarlosjoaocarlos 89 PontosMember Posts: 9

Neste grupo só tem craque, tiram todas dúvidas que temos....ok

CEGVmarcelo_12mesesRose
  • AntonioSobrinhoAntonioSobrinho 39 PontosMember Posts: 4

Atualizando a tabela para;(AntonioSobrinho 27/06/18 310 C C 45xxx/18 29/03/19 4 Análise) hoje cinco bolinhas verdes uma branca e uma vermelha, seguindo conselhos aos que se encontram neste estágios, hora de providenciar os documentos dos filhos. Correto?

RoseACostaheliob
  • CEGVCEGV 4041 PontosModerator Posts: 3,209

@AntonioSobrinho disse:
    Atualizando a tabela para;(AntonioSobrinho 27/06/18 310 C C 45xxx/18 29/03/19 4 Análise) hoje cinco bolinhas verdes uma branca e uma vermelha, seguindo conselhos aos que se encontram neste estágios, hora de providenciar os documentos dos filhos. Correto?

Perfeito !!! Parabéns ! Agora é só aguardar o registro do averbamento.
    Abraços e ótima Sorte !!!

Rose
  • dricajuliodricajulio 141 PontosMember Posts: 27

@CEGV disse:

@dricajulio disse:
    whattt??? Jura???

Achei que seria automático. Quer dizer que no meu caso, o meu pai foi o meu declarante, eu n'ao poderei enviar o meu processo para o Porto ou por exemplo, ou para um conservatória menor? ;

Drica, não conheço seu caso em detalhe. ACP (Arquivo Central do Porto) tem aceitado processos de filhos cujo PAI foi o declarante de seus nascimentos, sem a necessidade da realização prévia da transcrição de casamento. São pouquíssimas conservatórias que possibilitam isso e eu, na base do "faça você mesmo", só indico publicamente o ACP.

Note que a rigor, quando o/a português(a) é casado e o(a) filho(a) é fruto de casamento, a transcrição de casamento é obrigatória. Essa "facilidade" é específica do ACP e outras excepcionais conservatórias. Já vi mais de um caso, inclusive, de processos enviados para o ACP e que foram redirecionados para a CRCentrais. Infelizmente ocorreu recentemente também com uma grande amiga minha. A "sorte" (entre aspas) dela foi que o casamento da mãe (portuguesa e convolada) já estava transcrito. Então sofrerá apenas com o prazo alongado da CRCentrais.

Aqui normalmente falamos detalhadamente de normas e regras mas, como digo, certeza sobre qual caminho seguir (estratégia) e opções disponíveis, só analisando documentos e conversando com o interessado pois informações genéricas nunca representam a situação específica e real de cada requerente. Algumas vezes erros documentais imperceptíveis geram grandes inconvenientes, principalmente para quem quer se ver livre o mais brevemente possível do imbróglio da nacionalidade portuguesa.

Sofro constantemente com o relato tardio de colegas que me procuram para avisar que gostaram muito dos nossos "guias" mas, pelos relatos, mostram que enviaram documentos que não indicamos, pagaram Vales Postais da forma errada (porque o cartão não funcionou e um funcionário dos correios deu uma orientação errada) e fizeram procedimentos que não sugerimos (algumas vezes indicados por notários brasileiros e "conhecidos"), gerando os mais diversos problemas posteriores.

Infelizmente todos estes relatos ficam restritos às nossas caixas postais privativas pois a maior parte das pessoas gosta de falar publicamente dos seus sucessos e apenas privativamente dos seus problemas. Mesmo assim são realmente muito excepcionais os problemas que não conseguirão ser resolvidos. E me sinto muito honrado em ser procurado para ajudar, orientar e colaborar com nossos colegas em seus processos e de seus familiares.

É por ver muitos casos em que, apesar dos nossos guias, alguns colegas se confundem, que pedi autorização aos outros moderadores e ao Admin para começar a oferecer a Mentoria de processos (que explico neste link. Para os que ainda não leram sobre o assunto, aconselho a leitura.

Precisando de uma mão, me procure no privado e conversamos.
    Enviar mensagem privativa para CEGV

Abraços,

@CEGV , meio que tardio, muito obrigada por esse retorno t'ao detalhado. Obrigada pela dedicação que tens com esse grupo.
    Provavelmente irei solicitar a sua ajuda profissional quando o meu momento chegar. Continuo aguardando o fim do processo do meu pai, que se encontra na mesa da conservadora desde Junho!

Um abraço

CEGVRosemarcelo_12meses
  • MAIZAMAIZA 2 PontosMember Posts: 1

Boa tarde, na fase 3. Consulta a entidades externas, quanto tempo leva?

Oi Maiza, bem vinda !

@MAIZA disse:
    Boa tarde, na fase 3. Consulta a entidades externas, quanto tempo leva?

Pergunta de um milhão de dólares. Não existe um prazo específico porém, para os processos de conversão/convolação as respostas para os processos recentes (2018 e 2019) têm sido relativamente rápidas (3 a 6 meses) se comparadas com os processos que deram entrada em 2017.

abraços e aproveite nosso Portal.

Rose
  • MoacirJRMoacirJR 49 PontosMember Posts: 6

Olá, Venho atualizar o Status do processo para que possa constar na tabela:

De acordo com as consultar online: esta no nível 4 (Verificação de documentos).

A seguinte mensagem aparece: "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa"

CEGV
  • galvesgalves 106 PontosMember Posts: 17

Continuo no nível 4 há uns bons 5 meses

• JoseCarlosCPJoseCarlosCP 356 PontosMember Posts: 81

@galves disse:

O pior passou, agora depende apenas da conservatória.

galves
  • dricajuliodricajulio 141 PontosMember Posts: 27

@JoseCarlosCP disse:

@galves disse:

O pior passou, agora depende apenas da conservatória.

Espero que a sua espera seja menor que a minha! Estou desde Julho, esperando o retorno da conservadora, para assinar os papeis e "finalizar" o processo...

JoseCarlosCP
  • mmtacchimmtacchi 169 PontosMember Posts: 22

@dricajulio

Resumindo em superabundância de descasos...e temos que ter a fórmula além do limite " resiliens " no mais completo sentido de morosidades...delongas...sem fim.

sarahcamposCEGV
  • CARLOS_CANTELLICARLOS_CANTELLI 18 PontosMember Posts: 2

@CEGV disse:
    @CARLOS_CANTELLI, bem vindo.

@CARLOS_CANTELLI disse:
    Caros
    Em relação ao processo de acompanhamento - bolinha 5 verde. 6 branca. 7 vermelha.
    Enviei todos documento em Abril 2018, e agora Outubro 2019 (18 meses) cheguei nesse estado acima.
    Os que passaram por isso, têm alguma ideia de quanto tempo mais para que seja criado um Registo de Cidadão Português?

Carlos, na convolação normalmente é rápido. Questão de dias normalmente.
    Hora de preparar os documentos dos filhos para envio.

abraços e ótima sorte.
    Aproveite nosso Portal,

Para dar continuidade no 1C, preciso necessariamente solicitar o carto do cidadao?
    So tenho o BI e Passaporte...

Muito obrigado e parabéns a todos professores! (inclusive os que nos ensinam nesse blog)

editado outubro 16

@CARLOS_CANTELLI disse:
    Para dar continuidade no 1C, preciso necessariamente solicitar o carto do cidadao?
    So tenho o BI e Passaporte...

Não... apenas documentos em validade. Brasileiros ou Portugueses.
    Acesse nosso tópico sobre o 1C para garantir que tudo está em ordem. Se bater insegurança, nos procure.

https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

Muito obrigado e parabéns a todos professores! (inclusive os que nos ensinam nesse blog)

Ficamos felizes por vocês ! Abraços

• PvfbPvfb 46 PontosMember Posts: 5

@galves disse:

Mesma coisa aqui......todo dia abro e espero que seja o dia que vai sair do nível 4 hahahaha

CEGV
  • joaocarlosjoaocarlos 89 PontosMember Posts: 9

O meu processo entrou em agosto 2017, pensei que tinham esquecido de mim, de uma hora pra outra foi pro estágio 5, agora aguardando o assento de nascimento (certidão de nascimento) e jato tinha votado em 4 eleições portuguesa...

CEGVACosta
  • RodsamaralRodsamaral 306 PontosMember Posts: 76
  • united90united90 24 PontosMember Posts: 5

Boa tarde.
    Obg pela acolhida.
    Procurei em diversos foruns porém não encontrei resposta. Será que alguém saberia me responder a seguinte situação:

-> Este ano meu marido obteve sua "convolação de neto" de português. AGORA, sua nacionalidade é originária.

Nosso pequeno (menor de idade) tem a nacionalidade do artigo 2o, pois ele foi registado por meu marido qdo este tinha a nacionalidade derivada.

AGORA, eu gostaria de saber se é possível "convolar" a nacionalidade do nosso miúdo de adquirida (derivada) para atribuída (originária) também.

Se isso for possível, onde e como fazê-lo?

Alguém mais se encontra nesse tipo de situação?

anareisCEGV
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP 356 PontosMember Posts: 81

@united90 disse:
    Boa tarde.
    Obg pela acolhida.
    Procurei em diversos foruns porém não encontrei resposta. Será que alguém saberia me responder a seguinte situação:

-> Este ano meu marido obteve sua "convolação de neto" de português. AGORA, sua nacionalidade é originária.

Nosso pequeno (menor de idade) tem a nacionalidade do artigo 2o, pois ele foi registado por meu marido qdo este tinha a nacionalidade derivada.

AGORA, eu gostaria de saber se é possível "convolar" a nacionalidade do nosso miúdo de adquirida (derivada) para atribuída (originária) também.

Alguém mais se encontra nesse tipo de situação?

Essa eu não sabia, que o filho de um portugues com nacionalidade derivada, também fica com nacionalidade derivada.

CEGV

@JoseCarlosCP - Tudo o q consta no Assento de Nascimento do miúdo é:

"Adquiriu a nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 2o da Lei no 37/81, de 03 de Outubro."

Espero estar enganada, mas pela redação do artigo 2o, essa nacionalidade é derivada, e não a originária pois a originária é somente as das hipóteses do art. 1o.

P.s. O processo do meu miúdo foi finalizado em 2013.

CEGV

@CEGV @JoseCarlosCP - a pergunta parece insossa, porém tem grande repercussão prática no futuro: os filhos do meu miúdo poderão obter a nacionalidade portuguesa somente com "... a inscrição no registro civil português ..." (Art. 1; 1-c)?

Oi @united90, bem vinda. Fico feliz em ajudá-la.

@united90 disse:
    Boa tarde.
    Obg pela acolhida.

Vejamos..

O Artigo 2o da lei da nacionalidade diz o seguinte:

Artigo 2.º

(Aquisição por filhos menores ou incapazes)

Os filhos menores ou incapazes de pai ou mãe que adquira a nacionalidade portuguesa podem também adquiri-la, mediante declaração.

pela legislação vemos que o artigo 2º da LN é sobre AQUISIÇÃO e não ATRIBUIÇÃO.

1ª parte solucionada.

Sobre "Convolar", o termo correto do que você quer fazer é "converter" e não convolar.

Como trata-se ainda de um menor de idade, os efeitos práticos de uma conversão são praticamente nulos pois toda sua prole futura poderá também adquirir a nacionalidade portuguesa.

Porém, caso o objetivo seja a Atribuição da criança, é um processo simples e barato.
    1) Como a criança é menor de idade, não há emolumento relacionado a este processo.

2) Como a criança já tem um assento de nascimento Português não há necessidade de emitir uma nova certidão brasileira (nem dela nem de seu pai).

3) O documento a ser apresentado poderá ser a cópia autenticada do cartão do cidadão do pai mas como trata-se de processo de menor de idade a mãe terá que enviar cópia do documento de identidade, autenticado e apostilado.

4) As assinaturas poderão ser reconhecidas por autenticidade em cartório ou consulado português. Se estiverem em Portugal basta dar entrada direto no Balcão usando os documentos dos pais e, claro, ambos os pais comparecerem ao balcão, juntos, para assinarem o requerimento em frente a um oficial dos registos. Neste caso basta apresentar o passaporte da mãe e não haverá necessidade de cópia apostilada.

@united90 disse:
    @JoseCarlosCP - Tudo o q consta no Assento de Nascimento do miúdo é:
    "Adquiriu a nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 2o da Lei no 37/81, de 03 de Outubro."
    Espero estar enganada, mas pela redação do artigo 2o, essa nacionalidade é derivada, e não a originária pois a originária é somente as das hipóteses do art. 1o.
    P.s. O processo do meu miúdo foi finalizado em 2013.

Sim, como mostrei acima é derivada, sim.

@united90 disse:
    @CEGV @JoseCarlosCP - a pergunta parece insossa, porém tem grande repercussão prática no futuro: os filhos do meu miúdo poderão obter a nacionalidade portuguesa somente com "... a inscrição no registro civil português ..." (Art. 1; 1-c)?

Repercussão prática no futuro dos filhos do seu miúdo ? Nenhuma pois nascerão filhos de português. Entretanto, como o garoto ainda é menor e o emolumento é gratuito, acho que valeria a pena a submissão. Quem sabe o garoto não quer ser presidente de Portugal ???

Abraços e aproveite nosso Portal. Se precisar de revisão de documentos ou do preparo do processo, me procure pelo link abaixo

Enviar mensagem privativa para CEGV

@CEGV Mas é claro! Como eu não havia pensado nisso antes? Preciso converter a nacionalidade do miúdo para q ele possa ser Presidente! rsrsrsrs

Parece-me tranquilo a "conversão". De certo posso fazer o pedido diretamente em um balcão do IRN correto? E dos formularios do IRN, seria a Declaração 1C ou a 1D_menor?

editado outubro 17

@united90 disse:
    @CEGV Mas é claro! Como eu não havia pensado nisso antes? Preciso converter a nacionalidade do miúdo para q ele possa ser Presidente! rsrsrsrs

Parece-me tranquilo a "conversão". De certo posso fazer o pedido diretamente em um balcão do IRN correto? E dos formularios do IRN, seria a Declaração 1C ou a 1D_menor?

Não é atribuição de filho ? Então falamos do 1C. 1D é para Netos.

Sobre "tranquilo" ou "simples" tenho uma historinha recente que peço a vênia de todos aqui para contar:

Semana retrasada minha esposa pediu para eu instalar um suporte de chuveirinho no banheiro do meu cunhado. Dei uma relaxada e fui lá com minha caixa de ferramentas. Afinal era só fazer dois furinhos. Resultado: furei azulejos de 20 anos de idade (difíceis de conseguir) e acertei um cano de água. Investi muitas horas em me preparar para conservar a besteira que fiz porque esqueci de checar as plantas hidráulicas do banheiro e, por sorte e esforço, não precisei chamar um encanador para trocar a tubulação furada, um pedreiro para quebrar e substituir os azulejos que precisariam ser removidos. Enfim, como disse, simples ou tranquilo até acertar um cano de água. Em resumo, se vai fazer sozinha, tenha atenção e prepare com cuidado. Assim vocês não terão surpresas posteriores.

abraços e ótima sorte

APARECIDA
  • OtacianoOtaciano 211 PontosMember Posts: 44

Se não estou enganado, este mês ainda não tivemos nenhum participante da lista que tenha tido o processo concluído. Será que as eleições mobilizou o pessoal a ponto de paralisar os andamentos das analises ?

heliob
  • jhonnypcjhonnypc 313 PontosMember Posts: 50

Boa tarde amigos!!

Passo por aqui para informar que agora eu já também sou um cidadão português. Meu processo demorou menos de 15 dias (isso mesmo, 15 DIAS) desde a entrada ao registro do assento.

Após a convolação da minha mãe, em meio de setembro, juntei minha papelada para dar entrada no meu processo. O processo foi feito presencialmente, uma vez que estudo cá. Antes de dar entrada procurei algumas conservatórias, conversei com alguns conservadores e decidi por uma em que senti confiança que aceitariam minha urgência- tal como foi.

Não vou citar aqui o nome desta conservatória, pois a mesma não tem a estrutura de receber milhares de processos. Fiz todo o meu processo sozinho. Só que gostaria de falar que é possível sonhar, é possível ir atrás, mesmo sozinho. Basta acreditar e ter persistência.

Gostaria de salientar, no entanto, que dificilmente alguém conseguiria o mesmo que eu enviando pelo correio. Afinal foram idas em diferentes conservatórias e conversas com diferentes conservadores. Os processos só aumentam a cada dia e os funcionários estão todos sobrecarregados. Mas mesmo assim , ao menos os que eu conheci, sempre foram muito solicitos e transparentes- apesar de toda a dificuldade do trabalho em função de recusos financeiros e humanos.

Fica aqui meu abraço. Obrigado por todos pelas inúmeras conversas trocadas e pela parceria.
    Vou dar entrada no processo da minha irmã e depois só vou mexer com isso quando tiver filhos rs

Novamente, um abraço. Nunca percam a esperança, pois sua notícia feliz chegará logo. Basta ter força e vontade, que tudo é possível- mesmo sozinho!!!

CEGVJoseCarlosCPanareisheliob
  • SouzaSouza 106 PontosMember Posts: 24

Olá, CEGV! O meu processo hoje se encontra no " 5. Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade ". Espero que não demore, pois dei entrada em 06/03/2018 e espero não completar dois anos, mesmo mandando e-mail para o MJ, reclamando da referida demora.

CEGVJoseCarlosCPheliob
  • mmtacchimmtacchi 169 PontosMember Posts: 22

@jhonnypc disse:
    Boa tarde amigos!!

Passo por aqui para informar que agora eu já também sou um cidadão português. Meu processo demorou menos de 15 dias (isso mesmo, 15 DIAS) desde a entrada ao registro do assento.

Após a convolação da minha mãe, em meio de setembro, juntei minha papelada para dar entrada no meu processo. O processo foi feito presencialmente, uma vez que estudo cá. Antes de dar entrada procurei algumas conservatórias, conversei com alguns conservadores e decidi por uma em que senti confiança que aceitariam minha urgência- tal como foi.

Não vou citar aqui o nome desta conservatória, pois a mesma não tem a estrutura de receber milhares de processos. Fiz todo o meu processo sozinho. Só que gostaria de falar que é possível sonhar, é possível ir atrás, mesmo sozinho. Basta acreditar e ter persistência.

Gostaria de salientar, no entanto, que dificilmente alguém conseguiria o mesmo que eu enviando pelo correio. Afinal foram idas em diferentes conservatórias e conversas com diferentes conservadores. Os processos só aumentam a cada dia e os funcionários estão todos sobrecarregados. Mas mesmo assim , ao menos os que eu conheci, sempre foram muito solicitos e transparentes- apesar de toda a dificuldade do trabalho em função de recusos financeiros e humanos.

Fica aqui meu abraço. Obrigado por todos pelas inúmeras conversas trocadas e pela parceria.
    Vou dar entrada no processo da minha irmã e depois só vou mexer com isso quando tiver filhos rs

Novamente, um abraço. Nunca percam a esperança, pois sua notícia feliz chegará logo. Basta ter força e vontade, que tudo é possível- mesmo sozinho!!!

Parabéns Jhonny... a batalha pode ter sido grande ..mas a sua determinação superou todas as barreiras e venceu...very happy...happy..happy!!!

CEGVJoseCarlosCPjhonnypc

@CEGV Simmmmm, 1-C , é claro!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.