Preenchimento do Requerimento tipo 1D para Processos de Conversão de Netos Já Naturalizados
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Leticia, bem vinda.
Vou te contar um segredo guardado a 7 chaves, que ainda não havia mencionado a ninguém. Talvez seja conveniente você saber (também) que fui eu um dos que primeiros a incentivar e divulgar o pagamento com cartão de crédito e fui eu, inclusive, que obtive a informação, da presidência do IRN, que cartões de crédito podiam ser usados e aceitos em qualquer lugar para processos de cidadania. Acredite então no que escreverei abaixo.
Se você conseguiu pagar com cartão de crédito, "tá valendo". O que eles precisarão checar é o número do pagamento (para que não seja usado novamente). O resto não é importante. Preencha o requerimento que recebeu por e-mail e, se tudo estiver correto, vai passar redondinho.
não há importância, naquele formulário de pagamento, em praticamente nada. O mais importante ali é o campo e-mail. Se escrever errado, você não recebe o requerimento posteriormente por e-mail (requerimento e comprovante de pagamento).
O resto são informação que, efetivamente, o IRN não presta muita atenção. As informações importantes serão preenchidas no próprio requerimento.
Abraços,
Abraços e aproveite nosso portal.
Muito obrigada!
Bom dia! Por favor estou com dúvida no preenchimento da certidão de antecedentes criminais. Devo preencher o todos os campo, inclusive o número do passaporte brasileiro? Daí devo enviar cópia autenticada dos documentos brasileiros (rg e passaporte) para comprovar as informações da certidão? Obrigada
@CEGV Quero agradecer por todas as informações aqui contidas nesse forum que tem sido de muita ajuda. Estou com dúvida sobre o preenchimento abaixo.
Quadro 1: 4 Doc. de Identificação - "Não tenho o cartão cidadão ainda" o que colocaria aqui nesse caso?
Quadro 4: Outro documentos - "Como não tenho o cartão cidadão, qual seria o outro documento sugerido?
Será que seria melhor tirar o cartão cidadão primeiro?
Obrigado
@CEGV Estou com dúvida sobre o preenchimento abaixo. Poderia me ajudar?
Quadro 1: 4 Doc. de Identificação - "Não tenho o cartão cidadão ainda" o que colocaria aqui nesse caso?
Quadro 4: Outro documentos - "Como não tenho o cartão cidadão, qual seria o outro documento sugerido?
Será que seria melhor tirar o cartão cidadão primeiro?
Pessoal, boa noite! Excelente post! Uma divida: O formulario deve ter a assinatura reconhecida presencialmente no consulado portugues (e a instrucao no formulario e no portal do consulado). Voces estao dizendo que ao inves de reconhecimento PRESENCIAL da assinatura no consulado VALE TAMBEM a assinatura reconhecida por autenticidade em qualquer cartorio brasileiro? E isso? Se for, facilita MUITO!
Boa tarde! Já possuo o cartão cidadão, e estou tentando minha atribuição, para passar para meus filhos a cidadania. No meu caso, meu avô materno, já falecido, era português, e minha mãe também, quando dei entrada na meu pedido de cidadania, que foi atendido em 2017 antes da nova lei. Já paguei o pedido de atribuição, e estou na fase do preenchimento do formulário1D. Já estive no consulado para autenticar, mas não sei se preciso enviar, novamente as certid]oes do meu avô e minha mãe, citados no quadro 4, ou apenas o meu assento de nascimento e atestado de bons antecedentes. Podem me ajudar! Desde já, obrigado pela atenção.
Minha mãe, falecida e brasileira, que pulei a sua cidadania.
Veja o Tópico sobre convolação (abaixo)
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/58/conversao-da-nacionalidade-adquirida-pelo-extinto-art-6-4-para-nacionalidade-originaria-art-1-1-d/p1
Quando der tudo certo, lembre da gente, passe aqui para dar um alô e dizer que tudo deu certo e contribua com o Portal.
Abraços e ótima sorte,
Muito obrigado pela ajuda. Estou enviando seguindo seu modelo de preenchimento, apenas acrescentei a cópia do assento de meu avô, além das cópias do meu assento e CC. Assim que tiver alguma notícia postarei aqui.
Se você é português não precisa enviar documentos provando a descendência portuguesa. Simples assim. Excessos de documentos, desde que não comprometam o procedimento, importam pouco. Acontece o tempo todo e os oficiais já estão acostumados.
Abraços e boa sorte,
Prezados,
Faltou espaço para preenchimento do nome completo da minha avó portuguesa, faltou um sobrenome. As instruções dizem que devo preencher apenas o que falta em novo formulário. Minha pergunta é sobre esse segundo, se devo realizar também a autenticação da assinatura, ou apenas do primeiro.
A rigor, sim. Melhor evitar problemas futuros. Autenticação é muito barata se comparada com o risco de cair em exigência.
Prezados amigos:
Estou no processo de preenchimento do formulário 1D e não sei que número colocar no campo Doc. de identificação, uma vez que não é mais preciso tirar o Cartão Cidadão para pedir a conversão de atribuição em originária.
Alguém poderia me ajudar?
De antemão agradeço.
@Volner, o preenchimento do 1.1-D para a convolação é padrão. Retorne à página 1 deste mesmo tópico (https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/62/preenchimento-do-requerimento-tipo-1d-para-processos-de-conversao-de-netos-ja-naturalizados/p1) e veja as instruções. Elas se aplicam aos processos conhecidos como de convolação da nacionalidade derivada dos netos quando anteriormente naturalizados pelo extinto artigo 6.4 e que desejam se tornar originários através do artigo 1.1-D.
No mais, caso ainda restem dúvidas, poderá me procurar particularmente pelo link abaixo. O processo é simples e não requer um conjunto robusto de documentos. O documento a ser usado pelo requerente neste novo processo poderá ser o Cartão Cidadão ou, na falta dele, identidade (emitida a menos de 10 anos) ou passaporte (em validade suficiente).
Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal
abraços,