Assembleia da República portuguesa volta a discutir as alterações e veto do Presidente às alterações da Lei da Nacionalidade em 02 de Outubro, às 10:00, horário de Portugal!!!
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Transcrição de casamento em PONTA DELGADA

167891012»

Comentários

• Wesley63Wesley63 Member 100 PontosPosts: 26

Depende da idade dela. Se for bem idosa o ideal é uma nova certidão ou envie a que tem junto com uma escritura de prova de vida. Certidões não têm validade. O que ocorre é a dúvida que pode ser criada pelo envio de uma certidão emitida há muito tempo. Eles nunca dirão que a certidão não é válida. Na dúvida se ocorreu algo depois da emissão de uma certidão emitida há muito tempo pedirão uma nova certidão ou prova de vida consular.

abraços,

Perfeito sua analise em respeito a suspeitabilidade que poderia causar este documento, porem tratando-se de um processo de Nacionalidade, ao preencher o Formulario 1C tendo a minha Tia como requerente e assinatura com Firma reconhecida, isso não seria considerado prova de vida?
    Abraços,
    Wesley.

CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4681 PontosPosts: 4,124

@Wesley63 disse:
    Perfeito sua analise em respeito a suspeitabilidade que poderia causar este documento, porem tratando-se de um processo de Nacionalidade, ao preencher o Formulario 1C tendo a minha Tia como requerente e assinatura com Firma reconhecida, isso não seria considerado prova de vida?

É o racional mas infelizmente não é o ponto de vista aceito por boa parte dos conservadores. Já cansei de discutir isso mas se quisermos que façam o serviço temos que seguir as regras e eventuais idiossincrasias deles. Caso contrário nos mandam fazer (submeter) em outra CRC.

abraços,

Voce tem razão... Infelizmente interpletações individuais criam subjetividades que acabam complicando... Por mim eu solicitaria outra certidão seguindo seu conselho, porem, como para ele isto representaria um custo, e o mesmo não se encontra em condições de fazer muitas despesas... Vou tentar um contato com a Conservatoria e ver se seria aceito... Muito obrigado pela orientação... Quando tiver a resposta e se tiver resposta, postarei a opinião da Conservatoria em questão...
    Abraços,
    Wesley.

CEGV

@Wesley63 disse:
    Voce tem razão... Infelizmente interpletações individuais criam subjetividades que acabam complicando... Por mim eu solicitaria outra certidão seguindo seu conselho, porem, como para ele isto representaria um custo, e o mesmo não se encontra em condições de fazer muitas despesas... Vou tentar um contato com a Conservatoria e ver se seria aceito... Muito obrigado pela orientação... Quando tiver a resposta e se tiver resposta, postarei a opinião da Conservatoria em questão...

é como disse... a questão não é o prazo mas sim a idade do requerente.

abraços,

• Bp20Bp20 Member 17 PontosPosts: 1

Boa tarde!
    Procurei uma pergunta semelhante aqui, mas n encontrei.
    Vou dar entrada no pedido de transcrição da certidão de casamento dos meus avós, ambos portugueses, casados no Brasil.
    Vi que preciso enviar cópia da minha identidade e minha certidão de nascimento de inteiro teor.

Minha dúvida é a seguinte:

• Sou casada e meu sobrenome mudou (nome na
      minha certidão de nascimento não é igual ao da identidade, devo enviar minha certidão de casamento para justificar a mudança ?

• As minhas certidões de nascimento e casamento (se for necessária), poderiam ser cópias autenticadas e apostilhada ou tem q ser originais?

CEGV
  • consuelo52consuelo52 Member 324 PontosPosts: 78

Boa noite pessoal! Sou nova nesse tópico. Após finalmente conseguir o registro de cidadão português dos meus filhos vou solicitar a averbação do meu casamento. Gostaria de saber se existe algum modelo de formulário ou requerimento a ser preenchido.
    Agradeço a ajuda.
    Abraços.

CEGV

@Bp20, bem vinda

@Bp20 disse:
    Boa tarde!
    Procurei uma pergunta semelhante aqui, mas n encontrei.
    Vou dar entrada no pedido de transcrição da certidão de casamento dos meus avós, ambos portugueses, casados no Brasil.
    Vi que preciso enviar cópia da minha identidade e minha certidão de nascimento de inteiro teor.

Minha dúvida é a seguinte:

• Sou casada e meu sobrenome mudou (nome na
      minha certidão de nascimento não é igual ao da identidade, devo enviar minha certidão de casamento para justificar a mudança ?

Sim, de inteiro teor narrativa, apostilada.

• As minhas certidões de nascimento e casamento (se for necessária), poderiam ser cópias autenticadas e apostilhada ou tem q ser originais?

SEMPRE certidões EMITIDAS EM CARTÓRIOS. NUNCA "cópias xerox autenticadas".

Quando falamos em certidões para processos notariais portugueses (de nacionalidade, transcrição de casamentos, transcrição de óbitos, etc) original mesmo somente a folha do livro que fica guardada permanentemente dentro dos cartórios. E esta(s) não sai de lá. Todo o resto são reproduções baseadas na(s) folha(s) dos livros de registro. Essa coisa de "tirar xerox e autenticar" é coisa do Brasil. Então, sempre que fizer um processo no IRN português, nunca pense em xerox de certidões. Sempre obtenha uma certidão adequada ao ato. As únicas exceções são os documentos de identidade e diplomas, que são copiados, autenticados e depois apostilados.

abraços,

@consuelo52 disse:
    Boa noite pessoal! Sou nova nesse tópico. Após finalmente conseguir o registro de cidadão português dos meus filhos vou solicitar a averbação do meu casamento. Gostaria de saber se existe algum modelo de formulário ou requerimento a ser preenchido.

veja
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

abraços,

@CEGV disse:

@consuelo52 disse:

veja
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

abraços,

Obrigada. Achei que existisse algum modelo padrão de requerimento.

@consuelo52 disse:

Se você observar a publicação inicial, verá que existe um modelo para ser "baixado". Este é o (ou um dos) modelo(s) aceito(s) por Ponta Delgada.

abraços,

@CEGV disse:

@consuelo52 disse:

Se você observar a publicação inicial, verá que existe um modelo para ser "baixado". Este é o (ou um dos) modelo(s) aceito(s) por Ponta Delgada.

abraços,

Obrigada, de novo!! Olhei melhor e identifiquei o local para baixar o modelo. Abraços.

CEGV
  • OdilonOdilon Member 17 PontosPosts: 1

Boa tarde, alguém poderia me tirar uma dúvida sobre a documentação?

Pretendo enviar a documentação de transcrição de casamento da minha avó (portuguesa) com o meu avô (brasileiro) e gostaria de saber se é necessário que esteja averbado na certidão de nascimento dele que ele se casou.

Obrigado!

CEGV
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 992 PontosPosts: 231

Oi, culegassshhh!
    Alguáim estás a fazeire Transcrição de Casamento noutro lugaire diferente de Ponta Delgada?
    Ou milhor: Alguáim estás a enviaire Transcrição de Casamento e pedido de Atribuição de seu filho, ao mesmo tempo para ACP?

CEGV
  • ClauClau Member 101 PontosPosts: 28

@Odilon, boa noite.
    Pelo que vi aqui no Portal, em mensagens anteriores, não há necessidade de estar averbado o casamento na certidão de nascimento.

CEGVOdilon

@marcelo_12meses , boa noite.
    Eu enviarei amanhã para Tondela, por DHL, a transcrição do meu casamento e da atribuição de cidadania do meu filho de 17 anos. Cada processo em envelope diferente e os dois envelopes dentro de outro envelope.

CEGVmarcelo_12meses

@Odilon, bem vindo

@Odilon disse:
    Boa tarde, alguém poderia me tirar uma dúvida sobre a documentação?
    Pretendo enviar a documentação de transcrição de casamento da minha avó (portuguesa) com o meu avô (brasileiro) e gostaria de saber se é necessário que esteja averbado na certidão de nascimento dele que ele se casou.

Não existe tal obrigação.

abraços e aproveite nosso Portal.

Odilon

@Clau disse:
    @marcelo_12meses , boa noite.
    Eu enviarei amanhã para Tondela, por DHL, a transcrição do meu casamento e da atribuição de cidadania do meu filho de 17 anos. Cada processo em envelope diferente e os dois envelopes dentro de outro envelope.

Eu Mandaria uma carta adicional, informando que os dois processos são relacionados. Assim não corre o risco de confusões. Eu mandaria tudo em um envelope pois sua intenção é que sejam tratados em sequência.

abraços e ótima sorte.

Claumarcelo_12meses

@cegv, boa noite.
    Eu pensei em colocar cada processo em um envelope para não misturar e ficar organizado, depois colocar os dois envelopes contendo os processos em um único envelope para envio. Você acredita ser melhor colocar tudo em um só, é isso?

A carta (sem assinar) é para explicar que trata-se da mesma família, onde precisa ser transcrito o casamento para a atribuição do meu filho?

Aproveitando, o endereço da Conservatória de Registro Civil de Tondela é esse mesmo?
    Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, 137 - Tondela - Portugal - Código Postal:3460-584.

CEGV

@Clau disse:
    @cegv, boa noite.
    Eu pensei em colocar cada processo em um envelope para não misturar e ficar organizado, depois colocar os dois envelopes contendo os processos em um único envelope para envio. Você acredita ser melhor colocar tudo em um só, é isso?

Isso. Desaconselho o outro método pois ele normalmente é usado em todas CRCs para processos separados. A sua intenção é outra, que sejam tratados em sequência. Por isso devem estar juntinhos, organizados e, preferencialmente, com uma cartinha explicando o caso e pedido.

A carta (sem assinar) é para explicar que trata-se da mesma família, onde precisa ser transcrito o casamento para a atribuição do meu filho?

não... a carta deve explicar que é atribuição de menor em conjunto com transcrição de casamento dos pais do menor.

Aproveitando, o endereço da Conservatória de Registro Civil de Tondela é esse mesmo?

Rua Dr. João Almiro Melo Menezes e Castro, n.º 57, Tondela, 3460-584

Claumarcelo_12meses

@CEGV, muito obrigada pelos esclarecimentos. Irei fazer como me orientou.
    Atenciosamente,

marcelo_12meses
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.