PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Ter dupla nacionalidade e como proceder no aeroporto

MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

Caso queira viajar como português (obvio) e tenha passaporte brasileiro os procedimentos são os seguintes:

• na companhia aérea apresente o passaporte português
  • na Polícia Federal brasileira passe seu passaporte brasileiro no e-gate
    -no pais de destino apresente o passaporte português na entrada e saída
  • na volta ao Brasil passe o passaporte brasileiro no e-gate.
    fim

Comentários

• MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

Caso só tenha passaporte português e RG brasileiro recente:

• na companhia aérea apresente o passaporte português
    • na Polícia Federal apresente os dois documentos: passaporte português e RG brasileiro recente
    • no país de destino: apresente passaporte português.
    • volta ao Brasil: pegue a fila de brasileiros com RG e mostre o RG mais o passaporte português.
      Meu familiar fez isso essa semana e seu tudo certo.
    CEGV
    editado abril 2018

fiz o primeiro procedimento e deu tudo certo também.
    ;)

• CEGVCEGV Moderator 4965 PontosPosts: 5,032

Muito Bom !

Mei
  • Luis_DLuis_D Member 102 PontosPosts: 8

Serviu para mim

CEGVMei
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado agosto 2019

Pegando uma carona no título do tópico :smile: :

Ter dupla nacionalidade e como não agir em consulados

Amigos, fiz a foto abaixo hoje, ao visitar o consulado brasileiro em Zurique. É assombroso como certas pessoas, após pegá drupa ssidadanía acham que já podem cuspir em prestadores de serviço, para se vingarem da frustração acumulada durante a vida pregressa no país de origem e supercompensarem sua mágoa social. Azar o delas, pois ter de assinar um termo de retratação é humilhação maior do que aquela a que tentaram submeter o/a atendente. Reparem só:

image

MeiCEGV
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

Título do filme acima:

"Crime e castigo"
    ou
    "A língua comprida é o chicote do lombo".

:smile: :smile:

MeiCEGV
  • MaurícioAlvesMaurícioAlves Member 71 PontosPosts: 29

Boa noite!
    É possível eu entrar em Portugal apenas com o Cartão Cidadão?

Exemplo (para quem vai para Portugal morar lá):
    Na companhia aérea (no Brasil) apresentar Passaporte/RG brasileiros para aquisição da passagem SÓ DE IDA;
    Na Polícia Federal brasileira apresentar Passaporte/RG brasileiros;
    Chegando em Portugal apresentar só Cartão Cidadão.

Obrigado.

editado fevereiro 2019

@MaurícioAlves disse:
    Boa noite!
    É possível eu entrar em Portugal apenas com o Cartão Cidadão?

SIM

Exemplo (para quem vai para Portugal morar lá):
    Na companhia aérea (no Brasil) apresentar Passaporte/RG brasileiros para aquisição da passagem SÓ DE IDA;
    Na Polícia Federal brasileira apresentar Passaporte/RG brasileiros;
    Chegando em Portugal apresentar só Cartão Cidadão.

Isso mesmo... o procedimento está correto. Mas terá que mostrar para a Cia Aérea que você é português. Na alfândega, na saída, apresente só os documentos brasileiros. Eles não vão querer saber sobre data de volta... isso é coisa de Cia Aérea

Abraços,

MaurícioAlves

Prezado @CEGV , obrigado pelo esclarecimento.
    Me surgiu apenas mais uma dúvida: este Cartão Cidadão que eu posso usar para entrar em Portugal no lugar do Passaporte (e apresentar na Cia. Aérea), pode ser aquele que o próprio Consulado fornece, mesmo vindo sem o NIF, NIS e demais números atrelado a ele?
    Obrigado novamente.

@MaurícioAlves disse:
    Prezado @CEGV , obrigado pelo esclarecimento.
    Me surgiu apenas mais uma dúvida: este Cartão Cidadão que eu posso usar para entrar em Portugal no lugar do Passaporte (e apresentar na Cia. Aérea), pode ser aquele que o próprio Consulado fornece, mesmo vindo sem o NIF, NIS e demais números atrelado a ele?
    Obrigado novamente.

Cartão de Cidadão (CC) é o mesmo cartão para qualquer cidadão português e tem o mesmo valor para qualquer cidadão. Ter informações adicionais como NIF, NIS são detalhes que variam de acordo com o endereço do cidadão

abraços,

@MaurícioAlves o e-gate lê passaporte e cartão cidadão.

• CrishonoratoCrishonorato Member 60 PontosPosts: 15

Para brasileiros que tem cidadania portuguesa que estão indo morar em Portugal com cônjuge não português, faz diferença a conexão ser em Madrid (via Ibéria) com destino final Porto, por conta da imigração? Ou é melhor que seja TAP, pelo fato da conexão (em Lisboa) já ser no país (Portugal)? A dúvida é se pode dar algum problema na imigração espanhola, ou qualquer outro país da UE. Desde já, obrigada!

• marco1965marco1965 Member 59 PontosPosts: 11

Creio q o mais tranquilo é fazer a imigração em Portugal, especialmente se tiver a cidadania mas ainda não tiver o passaporte português.

@Crishonorato Acho mais seguro entrar por Portugal, pois o português (a) pode entrar com passaporte ou cartão cidadão e o cônjuge cai entrar com o passaporte brasileiro. Depois é só dar entrada no documento de residência do cônjuge. Tem um tópico no fórum que explica sobre esse documento.

Dizem que a imigração espanhola é chata. Não sei.

@Crishonorato disse:
    Para brasileiros que tem cidadania portuguesa que estão indo morar em Portugal com cônjuge não português, faz diferença a conexão ser em Madrid (via Ibéria) com destino final Porto, por conta da imigração?

Sim, faz. O ideal é voo direto para Portugal.

Ou é melhor que seja TAP, pelo fato da conexão (em Lisboa) já ser no país (Portugal)? A dúvida é se pode dar algum problema na imigração espanhola, ou qualquer outro país da UE. Desde já, obrigada!

Cris, já escrevi (*acho que aqui e em outras mídias sobre o assunto).

A questão é como provar, para alguém que não lê ou escreve português, a relação familiar. Se você conseguir apresentar documentação adequada, beleza.

Só é importante lembrar que Agentes de imigração de outros países, de língua não portuguesa NÃO são obrigados a saber ler e interpretar documentos brasileiros, mesmo que estes estejam apostilados.

Abraços,

• CrishonoratoCrishonorato Member 60 PontosPosts: 15

@CEGV e @Mei muito obrigada pelos retornos! Vou avaliar o que fazer e decidir.

CEGVMei

Bom dia a todos!
    No atual contexto de restrições e pandemia, como está funcionando o procedimento para um luso-brasileiro sair de Portugal com destino ao Brasil possuindo passaporte portugues e brasileiro, cartão cidadão e rg brasileiro? Como proceder no aeroporto/cia área?

Muito obrigado a todos.

CEGV

@MaurícioAlves disse:
    Bom dia a todos!
    No atual contexto de restrições e pandemia, como está funcionando o procedimento para um luso-brasileiro sair de Portugal com destino ao Brasil possuindo passaporte portugues e brasileiro, cartão cidadão e rg brasileiro? Como proceder no aeroporto/cia área?
    Muito obrigado a todos.

São dois momentos diferentes: Um no balcão da companhia aérea e outro na chegada ao destino. Na chegada ao destino, nada muda pois há que se mostrar a documentação de cidadania do país de destino, no caso acima, Brasil. Na saída, deve, para embarcar, demonstrar para a Cia Aérea que o viajante detém as duas nacionalidades.

O resto são aspectos e normas específicas da pandemia, que mudam com uma certa constância. O ideal é conferir no site da Companhia aérea e/ou no site da IATA (https://www.iatatravelcentre.com/world.php) as liberações ou restrições específicas do momento da viagem.

abraços,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.