Ter dupla nacionalidade e como proceder no aeroporto
Caso queira viajar como português (obvio) e tenha passaporte brasileiro os procedimentos são os seguintes:
- na companhia aérea apresente o passaporte português
- na Polícia Federal brasileira passe seu passaporte brasileiro no e-gate
-no pais de destino apresente o passaporte português na entrada e saída - na volta ao Brasil passe o passaporte brasileiro no e-gate.
fim
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Caso só tenha passaporte português e RG brasileiro recente:
Meu familiar fez isso essa semana e seu tudo certo.
fiz o primeiro procedimento e deu tudo certo também.

Muito Bom !
Serviu para mim
Pegando uma carona no título do tópico
:
Ter dupla nacionalidade e como não agir em consulados
Amigos, fiz a foto abaixo hoje, ao visitar o consulado brasileiro em Zurique. É assombroso como certas pessoas, após pegá drupa ssidadanía acham que já podem cuspir em prestadores de serviço, para se vingarem da frustração acumulada durante a vida pregressa no país de origem e supercompensarem sua mágoa social. Azar o delas, pois ter de assinar um termo de retratação é humilhação maior do que aquela a que tentaram submeter o/a atendente. Reparem só:
Título do filme acima:
"Crime e castigo"
ou
"A língua comprida é o chicote do lombo".
Boa noite!
É possível eu entrar em Portugal apenas com o Cartão Cidadão?
Exemplo (para quem vai para Portugal morar lá):
Na companhia aérea (no Brasil) apresentar Passaporte/RG brasileiros para aquisição da passagem SÓ DE IDA;
Na Polícia Federal brasileira apresentar Passaporte/RG brasileiros;
Chegando em Portugal apresentar só Cartão Cidadão.
Obrigado.
SIM
Isso mesmo... o procedimento está correto. Mas terá que mostrar para a Cia Aérea que você é português. Na alfândega, na saída, apresente só os documentos brasileiros. Eles não vão querer saber sobre data de volta... isso é coisa de Cia Aérea
Abraços,
Prezado @CEGV , obrigado pelo esclarecimento.
Me surgiu apenas mais uma dúvida: este Cartão Cidadão que eu posso usar para entrar em Portugal no lugar do Passaporte (e apresentar na Cia. Aérea), pode ser aquele que o próprio Consulado fornece, mesmo vindo sem o NIF, NIS e demais números atrelado a ele?
Obrigado novamente.
Cartão de Cidadão (CC) é o mesmo cartão para qualquer cidadão português e tem o mesmo valor para qualquer cidadão. Ter informações adicionais como NIF, NIS são detalhes que variam de acordo com o endereço do cidadão
abraços,
@MaurícioAlves o e-gate lê passaporte e cartão cidadão.
Para brasileiros que tem cidadania portuguesa que estão indo morar em Portugal com cônjuge não português, faz diferença a conexão ser em Madrid (via Ibéria) com destino final Porto, por conta da imigração? Ou é melhor que seja TAP, pelo fato da conexão (em Lisboa) já ser no país (Portugal)? A dúvida é se pode dar algum problema na imigração espanhola, ou qualquer outro país da UE. Desde já, obrigada!
Creio q o mais tranquilo é fazer a imigração em Portugal, especialmente se tiver a cidadania mas ainda não tiver o passaporte português.
@Crishonorato Acho mais seguro entrar por Portugal, pois o português (a) pode entrar com passaporte ou cartão cidadão e o cônjuge cai entrar com o passaporte brasileiro. Depois é só dar entrada no documento de residência do cônjuge. Tem um tópico no fórum que explica sobre esse documento.
Dizem que a imigração espanhola é chata. Não sei.
Sim, faz. O ideal é voo direto para Portugal.
Cris, já escrevi (*acho que aqui e em outras mídias sobre o assunto).
A questão é como provar, para alguém que não lê ou escreve português, a relação familiar. Se você conseguir apresentar documentação adequada, beleza.
Só é importante lembrar que Agentes de imigração de outros países, de língua não portuguesa NÃO são obrigados a saber ler e interpretar documentos brasileiros, mesmo que estes estejam apostilados.
Abraços,
@CEGV e @Mei muito obrigada pelos retornos! Vou avaliar o que fazer e decidir.
Bom dia a todos!
No atual contexto de restrições e pandemia, como está funcionando o procedimento para um luso-brasileiro sair de Portugal com destino ao Brasil possuindo passaporte portugues e brasileiro, cartão cidadão e rg brasileiro? Como proceder no aeroporto/cia área?
Muito obrigado a todos.
São dois momentos diferentes: Um no balcão da companhia aérea e outro na chegada ao destino. Na chegada ao destino, nada muda pois há que se mostrar a documentação de cidadania do país de destino, no caso acima, Brasil. Na saída, deve, para embarcar, demonstrar para a Cia Aérea que o viajante detém as duas nacionalidades.
O resto são aspectos e normas específicas da pandemia, que mudam com uma certa constância. O ideal é conferir no site da Companhia aérea e/ou no site da IATA (https://www.iatatravelcentre.com/world.php) as liberações ou restrições específicas do momento da viagem.
abraços,