PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

19899101103104141

Comentários

  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @IsabelaMT disse:
    O meu processo certamente está na fase 6, pois a atendente me informou que já havia sido deferido e só faltava o despacho. No site consta como fase 4. Morri, mas passo bem.

    Kkkkk. Béubél, ele está na fase 6, ou 7, pode ficar tranquila.

    CEGVMaluRose
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

    @Renato_Andrade disse:
    CEGV,

    Obrigado pela resposta.
    Como o email cadastrado no requerimento é o meu, não será mais possível alterar.
    Vamos ver se eles respondem através da solicitação partindo do email da minha mãe.

    Abraços

    Caro Renato, enviei e-mail domingo a noite a partir do e-mail do meu sogro (requerente); até agora nada. Até isso é enrolado.

    Se bem que acessar um site para ver um status defasado não sei até que ponto é interessante...

    Abcs

    CEGVAPARECIDARose
  • RafflesRaffles Member 373 PontosPosts: 89

    @CEGV disse:

    @Raffles disse:
    @CEGV vc acha que o site esta desatualizado no meu caso tambem? Porque pelo o que haviamos conversado, ele estaria na fase 5 indo para a 6.

    Deve ser o "caso de todos"...

    O Sistema atualmente tem um "Lag" (atraso) entre as informações do SITPRO e do sistema web. Como os servidores web têm risco de segurança (todos têm) devem fazer o que fazem no CivilOnline com dados do registro civil, ou seja, o sistema de consultas deve acessar uma "cópia" de parte dos bancos de dados do SITPRO para pesquisar e exibir resultados das pesquisas.

    Com esta técnica os bancos de dados principais do governo e notariado não ficam expostos e desprotegidos.

    Como o sistema de consultas ainda está em fase Beta, talvez façam a atualização das tabelas para o sistema de consultas uma vez por semana ou, talvez, usem dados de algumas semanas atrás. Como já disse aqui, acho que isto se resolverá rapidamente

    Pelo menos, o processo existe, essa foi a confirmação oficial que estou tendo, pois nunca recebemos cartinha.

    :smiley:

    abraços,

    Certo, somente queria que meu processo fosse atualizado na planilha e peço que se baseie nas informações passadas pela advogada e nao por essa consulta web. Grata

    CEGVRose
  • PabloPablo Member 197 PontosPosts: 25

    Gostaria de tirar uma dúvida com os colegas que já acessaram a consulta web e estão na fase 4 também.
    A pergunta é: O que esta escrito logo abaixo dos números?
    Me refiro ao texto e não a descrição da fase.
    No meu caso o texto me leva a fase 5, mas está marcado como se estivesse na fase 4 ainda.
    Acredito que cabe uma análise nesses textos, pois pode ser que haja status diferentes para a mesma fase.

    CEGVRose
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @IsabelaMT disse:
    O meu processo certamente está na fase 6, pois a atendente me informou que já havia sido deferido e só faltava o despacho. No site consta como fase 4. Morri, mas passo bem.

    Isabela, quando falam que já foi deferido é que a conservadora já fez o último despacho. Será que ela não mencionou que só faltava o registro do averbamento ? Ou será que lhe informaram que já receberam o despacho do MJ (sobre os laços efetivos) e estão aguardando agora o despacho de deferimento (final) da conservadora ?

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @marcelo_12meses disse:
    ...
    As informações que conseguíamos na LR já eram atrasadas e defasadas.
    O atual formulário web só traz mais atraso e desinformação para somar (somar negativamente, ou seja, subtrair) àqueles da LR.

    Marcelão, não se apoquente, merrmão.

    Viu o "Versão Beta", escrito logo abaixo do logo, na página inicial do site ?

    Isso quer dizer que ainda estão fazendo ajustes. Torço e creio que logo, um pouco mais à frente, o sistema sairá do "Beta" e o intervalo entre atualizações desaparecerá ou será mínimo, tipo 1 dia, como acontece com o CivilOnline.

    Eu, otimista de carteirinha mas que, entretanto, não acredita em soluções mágicas, acredito piamente que o sistema foi um gol de placa do IRN. Com a melhora da performance do sistema, que deve levar poucas semanas ou meses, dependendo dos recursos humanos envolvidos no projeto, o volume de ligações para a LR diminuirá, a quantidade de e-mails para as conservatórias diminuirá e, consequentemente, os conservadores e oficiais terão mais tempo para nossos processos.

    Verdade seja dita, isto não solucionará o problema do IRN. O problema do IRN é principalmente de falta de mão de obra e isso só será solucionado com concursos, contratações, treinamento e tempo. Alternativamente poderiam contratar mão de obra terceirizada mas nem isso fazem, pelo que sabemos.

    Como disse em outra mídia hoje, se o que mencionei acima não acontecer em breve, os prazos continuarão a aumentar. Lembro, inclusive, que no começo do ano previ que até o meio do ano certos processos de cidadania já estariam com prazos de dois anos. Pois bem, dito e feito... já temos estes casos presentes.

    Como falo frequentemente, só nos resta exercitar nossa "paciência", "resiliência" e "foco".

    Passada essa Vaga de ligações para a LR, para obtenção das chaves de acesso, que deve durar 2 ou 3 semanas, prevejo que o contato com a LR ficará melhor e talvez sejamos atendidos em 30 minutos ou menos. Obviamente, se o sistema web fizer a parte do trabalho dele que lhe cabe. Uma das primeiras coisas que os que estudam TI aprendem é aquela que diz que a qualidade das informações que saem são proporcionais às informações que entram. Se entrarem coisas ruins, sairão coisas ruins. Se entrarem coisas boas, sairão coisas boas.

    O melhor que fazemos (e temos alternativas?) é deixá-los trabalhar e torcer para, paulatinamente, o serviço do IRN melhorar.

    abraços e tudo de melhor,

    marcelo_12mesesPRMRafflesRose
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Asferjunior disse:
    Se bem que acessar um site para ver um status defasado não sei até que ponto é interessante...

    Asfer, essa história de "defasado ou não" é relativa. Atualizado mesmo só o papelzinho ou planilha de excel do oficial/conservador da área que cuida do seu processo. Algumas vezes, nem isso, dependendo da organização da equipe e setor. O resto é tudo "defasado". LR, Sistema WWW, etc...

    A questão é: O quão individualistas, egoístas e ansiosas são as pessoas que tentam ligar e enviar e-mails diretamente para os setores de trabalho das conservatórias, para saberem e.x.a.t.a.m.e.n.t.e__ o estado de seus processos, sabendo que a cada paradinha para atender um telefone e para responder um e-mail que só pergunta "como está?" aquele profissional do IRN deixará de trabalhar e.f.e.t.i.v.a.m.e.n.t.e.__ em um processo (seu ou de outra pessoa).

    Pois bem... uma solução a muito esperada, a anos, acabou de nos ser presenteada (três dias úteis, um neném ainda) ! Aconselho a respirarmos um pouquinho, aguardarmos e torcermos para que o sistema comece a mostrar seus benefícios.

    Quanto à defasagem, como disse antes, tenho certeza que praticamente desaparecerá, ao longo das próximas semanas e meses. Obviamente que eles entendem que um sistema defasado se torna um zero à esquerda e não resolverá a questão de fundo, que neste caso é a quantidade massiva de ligações para a LR.

    Abraços,

    PRMRafflesRose
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    Correto, irmão!
    De fato, falhei em minhas palavras. Eu não tinha por intenção tacar o pau nos criadores do formulário, até mesmo porquê fomos nós mesmos que tanto pedimos por uma tal ferramenta.
    É ponto para Portugal, sem dúvida. Aos pouquinhos, a coisa melhora.

    CEGVJR494PRM
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Pablo disse:
    Gostaria de tirar uma dúvida com os colegas que já acessaram a consulta web e estão na fase 4 também.
    A pergunta é: O que esta escrito logo abaixo dos números?
    Me refiro ao texto e não a descrição da fase.
    No meu caso o texto me leva a fase 5, mas está marcado como se estivesse na fase 4 ainda.
    Acredito que cabe uma análise nesses textos, pois pode ser que haja status diferentes para a mesma fase.

    Pessoal, já falei... não misturem o que o WWW do IRN apresenta como fases com as nossas fases, que criei aqui no Portal. O site do IRN tem divisão em "fases" deles e nós temos a nossa, aqui no Portal. Tentar misturá-las ou falar do "número" da fase de lá e daqui só nos trará dor de cabeça. Garanto !

    marcelo_12meses
  • PabloPablo Member 197 PontosPosts: 25

    @CEGV disse:

    @Pablo disse:
    Gostaria de tirar uma dúvida com os colegas que já acessaram a consulta web e estão na fase 4 também.
    A pergunta é: O que esta escrito logo abaixo dos números?
    Me refiro ao texto e não a descrição da fase.
    No meu caso o texto me leva a fase 5, mas está marcado como se estivesse na fase 4 ainda.
    Acredito que cabe uma análise nesses textos, pois pode ser que haja status diferentes para a mesma fase.

    Pessoal, já falei... não misturem o que o WWW do IRN apresenta como fases com as nossas fases, que criei aqui no Portal. O site do IRN tem divisão em "fases" deles e nós temos a nossa, aqui no Portal. Tentar misturá-las ou falar do "número" da fase de lá e daqui só nos trará dor de cabeça. Garanto !

    @CEGV acho que me expressei mal. Não estou comparando WWW com o Portal. Perguntei se o texto que aparece logo abaixo (descrevendo a fase) dos que estão na fase 4 é igual ao do link abaixo (O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.).
    O meu é idêntico.

    Rose
  • IsabelaMTIsabelaMT Member 251 PontosPosts: 45

    @CEGV disse:

    @IsabelaMT disse:
    O meu processo certamente está na fase 6, pois a atendente me informou que já havia sido deferido e só faltava o despacho. No site consta como fase 4. Morri, mas passo bem.

    Isabela, quando falam que já foi deferido é que a conservadora já fez o último despacho. Será que ela não mencionou que só faltava o registro do averbamento ? Ou será que lhe informaram que já receberam o despacho do MJ (sobre os laços efetivos) e estão aguardando agora o despacho de deferimento (final) da conservadora ?

    abraços,

    Eu acho que é o despacho de deferimento final da conservadora. Ela falou assim: Parabéns, a senhora já é portuguesa (o que minha mãe já era pela outra lei, mas ok, eu entendi o que ela quis dizer) e só falta o despacho.

    Como eu não sabia de todas as questões que você apontou, minha mãe agradeceu e desligou. Eles ficam meio ressabiados em falar com a minha mãe, quando observam que ela tem advogado, estranho né?

    Enfim, estamos no aguardo.

    Obrigada pelas explicações.

    Rose
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado junho 2019

    @IsabelaMT , chega a ser engraçado alguém dizer "Parabéns" para um convolante. Principalmente vindo de um(a) atendente da LR.

    Se falaram que falta o despacho da conservadora é que o MJ já despachou.

    Segue o barco... (É cada uma...) :sunglasses:

    IsabelaMT
  • IsabelaMTIsabelaMT Member 251 PontosPosts: 45

    @Pablo disse:

    @CEGV disse:

    @Pablo disse:
    Gostaria de tirar uma dúvida com os colegas que já acessaram a consulta web e estão na fase 4 também.
    A pergunta é: O que esta escrito logo abaixo dos números?
    Me refiro ao texto e não a descrição da fase.
    No meu caso o texto me leva a fase 5, mas está marcado como se estivesse na fase 4 ainda.
    Acredito que cabe uma análise nesses textos, pois pode ser que haja status diferentes para a mesma fase.

    Pessoal, já falei... não misturem o que o WWW do IRN apresenta como fases com as nossas fases, que criei aqui no Portal. O site do IRN tem divisão em "fases" deles e nós temos a nossa, aqui no Portal. Tentar misturá-las ou falar do "número" da fase de lá e daqui só nos trará dor de cabeça. Garanto !

    @CEGV acho que me expressei mal. Não estou comparando WWW com o Portal. Perguntei se o texto que aparece logo abaixo (descrevendo a fase) dos que estão na fase 4 é igual ao do link abaixo (O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.).
    O meu é idêntico.

    Pablo,

    No da minha mãe consta a fase 4 e ainda está escrito:

    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar."

    Como o processo é via advogado, provavelmente ele foi notificado e resolveu. Como falei acima, foi-me informado pela LR que meu processo já estava na fase final. Se eu for levar em conta o que esse site diz, vou ficar doida.

    Mas reconheço que foi uma ótima iniciativa de Portugal e que o sistema vai melhorar daqui pra frente.

    CEGVPRMPedroFP
  • IsabelaMTIsabelaMT Member 251 PontosPosts: 45

    Mas ainda me bate um medão! Hahaha Só vou ficar tranquila quando estiver com a "nova" certidão dela. Oremos!

    CEGVMaluAPARECIDARose
  • PabloPablo Member 197 PontosPosts: 25

    @IsabelaMT disse:

    @Pablo disse:

    @CEGV disse:

    @Pablo disse:
    Gostaria de tirar uma dúvida com os colegas que já acessaram a consulta web e estão na fase 4 também.
    A pergunta é: O que esta escrito logo abaixo dos números?
    Me refiro ao texto e não a descrição da fase.
    No meu caso o texto me leva a fase 5, mas está marcado como se estivesse na fase 4 ainda.
    Acredito que cabe uma análise nesses textos, pois pode ser que haja status diferentes para a mesma fase.

    Pessoal, já falei... não misturem o que o WWW do IRN apresenta como fases com as nossas fases, que criei aqui no Portal. O site do IRN tem divisão em "fases" deles e nós temos a nossa, aqui no Portal. Tentar misturá-las ou falar do "número" da fase de lá e daqui só nos trará dor de cabeça. Garanto !

    @CEGV acho que me expressei mal. Não estou comparando WWW com o Portal. Perguntei se o texto que aparece logo abaixo (descrevendo a fase) dos que estão na fase 4 é igual ao do link abaixo (O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.).
    O meu é idêntico.

    Pablo,

    No da minha mãe consta a fase 4 e ainda está escrito:

    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar."

    Como o processo é via advogado, provavelmente ele foi notificado e resolveu. Como falei acima, foi-me informado pela LR que meu processo já estava na fase final. Se eu for levar em conta o que esse site diz, vou ficar doida.

    Mas reconheço que foi uma ótima iniciativa de Portugal e que o sistema vai melhorar daqui pra frente.

    Obrigado pelo retorno @IsabelaMT. Foi uma dúvida que surgiu. Entendi que além da fase 1, 2, 3, 4... existem "sub-fases" dentro delas.

    Fica tranquila que tudo dará certo. Logo, logo terás ótimas notícias.

    IsabelaMTCEGVMalu
  • soltanesoltane Member 127 PontosPosts: 20

    boa noite você pode me explicar, eu não entendo e eu quero saber é se o meu pedido é concedido ou não abraços
    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

    Rose
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

    @soltane disse:
    boa noite você pode me explicar, eu não entendo e eu quero saber é se o meu pedido é concedido ou não abraços
    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

    Vc só saberá se seu pedido foi concedido ou não após a conclusão do processo...

    Pelo que vc diz, parece que o pedido foi por ora aceito. Se for isso, basta relaxar e aguardar.

    Abcs

    Rose
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado junho 2019

    @soltane, desculpe mas não entendi sua última publicação... pode ser mais claro(a) ?

    Se esta foi uma resposta que você recebeu, a pessoa não prestou muita atenção pois para convolantes não é "concedida a nacionalidade Portuguesa" pois trata-se de uma conversão. O IRN não pode lhe conceder algo que você já tem.

    jhonnypcRose
  • RafflesRaffles Member 373 PontosPosts: 89

    @CEGV disse:
    @soltane, desculpe mas não entendi sua última publicação... pode ser mais claro(a) ?

    Se esta foi uma resposta que você recebeu, a pessoa não prestou muita atenção pois para convolantes não é "concedida a nacionalidade Portuguesa" pois trata-se de uma conversão. O IRN não pode lhe conceder algo que você > @soltane disse:
    boa noite você pode me explicar, eu não entendo e eu quero saber é se o meu pedido é concedido ou não abraços
    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

    O meu tem exatamente a mesma frase acima. E minha mae é portuguesa convolante, vai entender...

    Rose
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Raffles , talvez alguns só olhem superficialmente nos dados dos processos e soltem estas "pérolas".

    Outro risco de enviar e-mails perguntando sobre a situação dos processos é receber respostas que depois de lidas você passa a ter certeza que quem te respondeu apenas copiou e colou uma resposta qualquer e te respondeu apenas por exercício e obrigação da função pública. Já disse provavelmente algumas dezenas de vezes só aqui: Se pretende apenas saber da situação de seu processo, não envie e-mail.

    abraços e boa sorte a todos.

    Rose
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    @Ola a todos.

    Sabem que tipo de publicidade mais aparece para mim aqui, ao rolar a pagina para cima e para baixo?

    Isso mesmo: a de escritorios de advogados e organizaçoes de facilitantes oferecendo seus serviços em torno da nacionalidade portuguesa!

    Vá entender.... :smiley:

    Rose
  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

    @Asferjunior disse:
    Caro Renato, enviei e-mail domingo a noite a partir do e-mail do meu sogro (requerente); até agora nada. Até isso é enrolado.

    Abcs

    @Asferjunior , só lembrando que segunda feira 10/6 foi feriado (Dia de Portugal) e hoje13/6 também é feriado (Dia de Santo Antonio). Espero que eles mandem a senha ou a tão esperada cartinha antes do dia 20/6, que é outro feriado ... Boa sorte para todos nós!

    AsferjuniorRosePedroFP
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

    @Malu disse:

    @Asferjunior disse:
    Caro Renato, enviei e-mail domingo a noite a partir do e-mail do meu sogro (requerente); até agora nada. Até isso é enrolado.

    Abcs

    @Asferjunior , só lembrando que segunda feira 10/6 foi feriado (Dia de Portugal) e hoje13/6 também é feriado (Dia de Santo Antonio). Espero que eles mandem a senha ou a tão esperada cartinha antes do dia 20/6, que é outro feriado ... Boa sorte para todos nós!

    No meu caso são 7 processos aguardando a cartinha, senso um deles casamento base x que é demorado. E precisando de parte desses processos por causa de uma viagem para turistar no Canadá daqui um ano.

    MaluRose
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @Malu disse:
    hoje13/6 também é feriado (Dia de Santo Antonio).

    Hoje, pela manhã, eu consegui ligar. Mais de uma hora esperando na musiquinha, mas estão atendendo. Não sei que santo foi esse, mas a LR parece que não parou por isso.
    In-fe-liz-men-te, a Senhora que me atendeu, mesmo se sempre educada, se recusou a me passar o código de acesso de meu requerente, e também se recusou de me passar informações sobre o processo. Exigiu que fosse o próprio.

    MaluRose
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @EpidauraMoreira disse:
    Sabem que tipo de publicidade mais aparece para mim aqui, ao rolar a pagina para cima e para baixo?
    Isso mesmo: a de escritorios de advogados e organizaçoes de facilitantes oferecendo seus serviços em torno da nacionalidade portuguesa!
    Vá entender.... :smiley:

    Para mim, aparecem calçados e brinquedos infantis.
    Semanas atrás, eu naveguei muito por ofertas de calçados infantis e brinquedos.
    O algoritmo que apresenta essas publicidades deve fazer consultas aos cookies que nossos navegadores guardam, pois sempre que eu apago o cache todinho do meu navegador começam a me mostrar publicidades aleatórias até que, ao longo do tempo, conforme eu vou navegando por outros assuntos, ele vai me mostrando coisas assemelhadas.

    CEGVEpidauraMoreiraRose
  • BrunoBruno Member 396 PontosPosts: 85

    Para começarmos a entender melhor esta dinâmica do novo site de consulta ao status de processo, uma sugestão seria a gente lembrar de postar aqui sempre que notar alguma alteração no status via site, desta maneira poderemos inferir se as atualizações vão se dar em ondas, com qual periodicidade, etc.

    Para já só sabemos que no site estamos todos defasados em relação à realidade.

    Talvez seja desnecessária a sugestão dado o nível de participação e cuidado no compartilhamento de informações deste grupo mas de todo modo...

    PRMRose
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @EpidauraMoreira disse:
    Sabem que tipo de publicidade mais aparece para mim aqui, ao rolar a pagina para cima e para baixo?

    Isso mesmo: a de escritorios de advogados e organizaçoes de facilitantes oferecendo seus serviços em torno da nacionalidade portuguesa!

    O Google, que não é bobo nem nada, analisa o conteúdo das páginas e coloca propagandas direcionadas que tenham a ver com conteúdos que você, pessoalmente, buscou recentemente através do google search ou coloca seus clientes relacionados aos conteúdos da página (no caso nosso Portal).

    Obviamente, como somos "escolados", entendemos a pegadinha da ferramenta de propagandas. Já conversei com o @Admin sobre isso ano passado e ele mencionou que assim que instalou o serviço propagandas da Google, passou algumas horas tentando remover, através da ferramenta da Google, estes anúncios "direcionados". Infelizmente, segundo ele, todas as horas gastas foram perdidas pois menos de um mês depois, já existiam dezenas de novos anúncios similares.

    Como nosso Portal é gratuito, os anúncios e sua receita colaboram para que o provedor de serviços de Internet (hosting) e manutenção do nome de domínio sejam pags. A alternativa, para não termos propagandas no nosso Portal, segundo o Admin poderiam ser:

    1) Fechamos o acesso público e cobrarmos contribuições/assinaturas;

    2) Mantermos campanhas permanentes de contribuições

    3) Conseguirmos patrocinadores

    Até o presente momento o Admin, eu ou qualquer dos outros moderadores nunca recebemos qualquer indicação, de ninguém, indicando desejo em retribuir, contribuir ou patrocinar, de alguma forma, nosso trabalho e todo conjunto de informações e esforço técnico, administrativo e jurídico que o Portal proporciona gratuitamente.

    Paulão, o mais frustrante é ver abusos ao nosso tempo e trabalho voluntário.

    Infelizmente não é incomum descobrirmos prestadores de serviço se fazendo passar por usuários regulares do Portal, que constantemente utilizam nosso conhecimento e as informações de nossas páginas, para cobrar serviços prestados a outros interessados, que não conhecem o que fazemos aqui. Pior: Posteriormente nos procuram, pública e privativamente, para tirar dúvidas, normalmente indicando que "é para ajudar um amigo(a) ou parente", quando na verdade a solução será dada para um de seus clientes.

    Temos discutido este tipo de situação internamente e já até cogitamos deixar de ajudar e explicar casos que não sejam dos próprios interessados.

    Abraços e boa sorte a todos

    EpidauraMoreiraanareisPRMRose
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado junho 2019

    @marcelo_12meses disse:
    ...In-fe-liz-men-te, a Senhora que me atendeu, mesmo se sempre educada, se recusou a me passar o código de acesso de meu requerente, e também se recusou de me passar informações sobre o processo. Exigiu que fosse o próprio.

    passei ainda a pouco por esta mesma situação. Nem número de processo e indicando que tratava-se de processo de meu sobrinho, maior de idade. Pedi, inclusive, para o processo de meu filho e, cria-me, até confirmação do nome de meus pais pediram (que não se encontram em qualquer lugar dos documentos do processo mas somente no meu assento de nascimento).

    A chapa lá tá esquentando... Segundo a atendente as regras foram reforçadas pela gerência e atualmente eles (atendentes da LR) estão sob grande escrutínio

    Rose
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    Concordo com vocês, CEGV!
    Paulão, digas à Epidaura, que eu apaguei o meu cache e sumiram todas as publicidades.
    Apaguei "Browsing & Download History", "Form & Search History", "Cookies", "Cache" e "Offline Website Data".
    E mantive "Active Logins" e "Site Preferences".
    Tendo em vista que, após apagar, fechar todas as janelas do navegador, abrir um novo navegador e acessar a este Portal, sem ainda ter feito nenhuma busca no Google, então eles não me apresentaram nenhuma publicidade neste primeiro acesso.

    CEGVMaluAsferjuniorEpidauraMoreira
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    @marcelo_12meses disse:
    Concordo com vocês, CEGV!
    Paulão, digas à Epidaura, que eu apaguei o meu cache e sumiram todas as publicidades.
    Apaguei "Browsing & Download History", "Form & Search History", "Cookies", "Cache" e "Offline Website Data".
    E mantive "Active Logins" e "Site Preferences".
    Tendo em vista que, após apagar, fechar todas as janelas do navegador, abrir um novo navegador e acessar a este Portal, sem ainda ter feito nenhuma busca no Google, então eles não me apresentaram nenhuma publicidade neste primeiro acesso.

    Marcelíssimo, Eppy agradece as dicas!!!!!!!!!!!!!!!!!!!¨

    Tive de prometer a ela que amanhã poremos em prática as diretrizes.

    Grande abraço, companheiro!!

    CEGV
  • mmtacchimmtacchi Member 277 PontosPosts: 75

    Boa noite queridos

    Parece que ficou impossível conseguir falar na LR esta semana, para solicitar a senha de acesso, enviei email dia 10/06 para rcentrais.administrativos@irn.mj.pt e cópia rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt
    Mas até agora sem nenhum retorno.
    Alguém saberia dizer quanto tempo estão propondo em responderem a solicitação por email?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @mmtacchi disse:
    Alguém saberia dizer quanto tempo estão propondo em responderem a solicitação por email?

    Quem disse que eles prometeram algum prazo ??? rsssss

    @mmtacchi, é preciso muita mas muita paciência nesse negócio...

    Outro exemplo: 22 dias atrás mandei um pedido de pesquisa para o Arquivo Nacional.

    Pois bem, hoje me responderam dizendo "Seu pedido foi distribuído para pesquisa. Aguarde contato". Sabe-se lá quando voltarão a me responder ou se encontrarão algo que me seja minimamente útil. Esta é só um pequeno exemplo...

    Este tipo de coisa não é muito diferente, aqui e lá... Dependemos da boa vontade e disponibilidade deles.

    abraços,

  • RosariaRosaria Member 201 PontosPosts: 33

    Bom dia ! CEGV pode atualizar a planilha ! Meu tio segundo a advogada está para parecer do oficial .Não tenho tido tempo de acompanhar em detalhes o portal,mas creio ser uma fase quase final ,não ?Mas uma hora sai ! Paciência é a alma do negócio rs .
    O da minha mãe está em diligências .A atendente não quis dar maiores detalhes .
    Vou tentar pegar esse código pela LR .
    Muito obrigada por tudo !

    heliobCEGV
  • marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109
    Olá bom dia , liguei a 10 dias atras e estava em diligencia pendencia de SEF e DGAJ , liguei hoje novamente para pegar a senha e me foi passado que so faltava SEF Dgaj ja foi .. @CEGV poderia atualizar na tabela por gentileza. processo 605xx/18
    pela senha (SITE) estou na fase 3
    CEGV
  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 394 PontosPosts: 86
    Bom dia, @CEGV @mmtacchi , já fiz duas consultas respondidas em 24horas quanto a senha, no entanto o e-mail utilizados difere dos comentados por voce! O que usei foi: rcentrais.admin@irn.mj.pt, abraços
    MaluCEGVRose
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99
    Enviei um e-mail para solicitação de senha para rcentrais.admin@irn.mj.pt no dia 12/06 e recebi o retorno deles às 6h da manhã de hoje (14/06). Mas, para a minha "felicidade", a Oficial de registro não anexou o documento com a senha :) :(
    Tive que enviar outro e-mail... :/
    NanaMa
  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 394 PontosPosts: 86
    Bom dia @CEGV , Creio que dá pra atualizar a planilha, estava:Fábio Floriano 12/10/17 411 C C 586xx/17 03/05/19 5 Diligências - falta DGAJ

    E no Site aparecia (3 aguarda Consultas)

    Hoje Está a aparecer ( 5 Análise do Pedido)

    Creio então que alteraria para:
    12/10/17 --- C C 586xx/17 14/06/19 6 Aguarda Parecer e Despacho

    O que te parece @CEGV ?

    abraços
    BrunoRose
  • dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60
    Bom dia.

    Conseguimos contato por telefone hoje e conseguimos obter a senha. Fomos informados por telefone que: "Falta o retorno de uma entidade (SEF) para conclusão do processo."

    No sistema online o processo encontra-se na fase 3.
    heliobRose
  • BrunoBruno Member 396 PontosPosts: 85
    > @fabiofloriano disse:
    > Bom dia @CEGV , Creio que dá pra atualizar a planilha, estava:Fábio Floriano 12/10/17 411 C C 586xx/17 03/05/19 5 Diligências - falta DGAJ
    >
    > E no Site aparecia (3 aguarda Consultas)
    >
    > Hoje Está a aparecer ( 5 Análise do Pedido)
    >
    > Creio então que alteraria para:
    > 12/10/17 --- C C 586xx/17 14/06/19 6 Aguarda Parecer e Despacho
    >
    > O que te parece @CEGV ?
    >
    > abraços
    >

    Opa, então houve uma atualização no site hoje, bom sinal!
    heliobRoseDaniela_tavares
  • Renato_AndradeRenato_Andrade Member 174 PontosPosts: 27
    Bom dia!
    recebi hoje, às 05:49, o email com a chave de acesso ao sitio de acompanhamento dos processos.
    Foi respondido o primeiro email que enviei, no dia 10/06.
    Neste email informei o nome da requerente, número do processo, data de nascimento, filiação e anexei cartão cidadão.

    Pela consulta, o processo encontra-se na fase 3, conforme informação abaixo:

    "O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas."

    O que me causa estranheza, pois eu tinha as informações que todas as entidades já haviam respondido. Inclusive o processo caiu em exigência pelo campo 9.

    Processo de 04/09/2017.

    Enfim...

    sds
    Rose
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243
    > @CEGV disse:
    > Outro exemplo: 22 dias atrás mandei um pedido de pesquisa para o Arquivo Nacional.
    > Pois bem, hoje me responderam dizendo "Seu pedido foi distribuído para pesquisa. Aguarde contato". Sabe-se lá quando voltarão a me responder ou se encontrarão algo que me seja minimamente útil. Esta é só um pequeno exemplo...

    No AN, para quem puder comparecer presencialmente, é na hora. Faz a pesquisa lá mesmo, nas estações de trabalho deles. Ali mesmo, com eles, faz o pedido para desarquivar, e em 15 dias as cópias estão certificadas aguardando por retirada do interessado.
    Rose
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243
    > @Renato_Andrade disse:
    > recebi hoje, às 05:49, o email com a chave de acesso ao sitio de acompanhamento dos processos.
    > Foi respondido o primeiro email que enviei, no dia 10/06.
    > Neste email informei o nome da requerente, número do processo, data de nascimento, filiação e anexei cartão cidadão.

    Para qual email, ocê escreveu, irmão!
    Rose
  • Renato_AndradeRenato_Andrade Member 174 PontosPosts: 27
    @marcelo_12meses

    rcentrais.admin@irn.mj.pt
    Rose
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125
    Vcs estão com sorte! Mandei já três e-mails, para dois endereços diferentes, sendo o primeiro enviado dia 09/06 e até agora nada de resposta com a chave de acesso...

    Abcs
    Rose
  • marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109
    Uma pergunta ??? Caso o processo caia em exigência do campo 9 em que momento saberíamos?? Ou seja em que parte do processo ?? Obrigado ...
    Rose
  • RafflesRaffles Member 373 PontosPosts: 89
    editado junho 2019
    > @CEGV disse:
    > @marcos_petropolis ,
    >
    > depois das diligências oficiosas
    >
    > 1) o oficial ou conservador responsável pelo processo analisa a documentação e requerimento. Se achar algo que, na visão dele(a), deve ser corrigido, prepara e envia uma carta (ofício) de exigência para o endereço do requerente constante no requerimento.
    >
    > 2) Se estiver tudo correto a conservadora faz sua sugestão de aprovação de laços efetivos (sem risco para convolantes) e
    >
    > 3) envia o processo para despacho e deferimento pelo membro de estado da Justiça, responsável pela aprovação ou indeferimento dos laços efetivos.
    >
    > 4) No retorno do despacho do membro de estado da Justiça (algumas vezes chamado apenas de "justiça"), caso deferido,
    >
    > 5) o conservador faz o despacho de deferimento do processo de nacionalidade e
    >
    > 6) envia o processo para registro / averbação.
    >
    > O processo se encerra com o registro / averbação e, normalmente, um e-mail é enviado (apenas no caso de convolação) para o requerente, informando sobre a conclusão bem sucedida do processo.
    >
    > abraços,

    @CEGV bom dia, quais dessas fases corresponde a conclusao de todos os oficios respondidos e qual seria o parecer da Sra. Conservadora?
    marcos_petropolisRose
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    @Raffles ,

    ***o conservador faz o despacho de deferimento do processo de nacionalidade***

    Abraços,
    RafflesRose
  • SouzaSouza Member 140 PontosPosts: 30

    Olá, pessoal! Solicitei a minha senha, por e-mail, para civil.lisboa@irn.mj.pt, no dia 06/6/19, 6ª feira passada e a recebi hoje, 3ª feira, dia 11/06/19, portanto, não durou muito. O que está demorando é o meu processo andar, pois em dezembro de 2018 me informaram que estava em análise e agora, passados um ano e três meses, está no estágio 3, aguardando consultas externas, logo depois de ter sido registrado. Dei entrada nele em 06/03/2018.

    RoseDaniela_tavares
  • SouzaSouza Member 140 PontosPosts: 30

    Parece que aqueles que deram entrada antes para solicitar a nacionalidade portuguesa, por naturalização, estão em estágio mais avançado que os que entraram depois, com a nova lei de nacionalidade, em 2017.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Prezado @Souza,

    Calcule 2 anos ou mais. É o tempo atual dos processos de convolação. Seu processo é de Mar/18. Não espere que ele seja concluído antes de mar/2020 (ou mais). Se vier antes, considere-se com muita sorte. Eu espero estar errado mas estimaria mais 10 a 15 meses, a não ser que muita coisa mude (para melhor) no IRN.

    abraços e ótimo fim de semana

    BrunoRose
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.