PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1202123252661

Comentários

  • PRI2019PRI2019 Member 47 PontosPosts: 3

    Pessoal, acabei de fazer a consulta no site:nacionalidade.justica.gov.pt
    Meu registo criado e o processo de nacionalidade terminado!!!
    4 meses .
    Agradeço ajuda de todos

    Fernanda_Andrade27MMC_2019CEGVFSPjulianambRafa1509
  • FSPFSP Member 265 PontosPosts: 74

    @Sc4rcio disse:
    Olá, já consegui a chave de acesso desde semana passada ligando para a LR. E também me responderam por email informando a chave de acesso, mas levou pelo menos uma semana pra responderem, mas pelo menos funciona.
    Obrigada > @CEGV disse:

    @Sc4rcio disse:
    Fiquei tentando entrar na fila de 9h ate as quase 12hs...ligando em intervalos e nao consegui entrar na fila. Mandei email para ver se consigo a chave de acesso pra acompanhar....Vou tentar ligar amanha novamente. Obrigada

    Hoje o IRN está em **greve* !

    abraços,

    Olá, bom dia!

    Para qual endereço de email você enviou a solicitação quanto à chave de acesso?
    Muito obrigado!

    abraços,
    Fabrício

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Boa tarde. Gostaria só de dar uma atualizado sobre um processo q ajudei. Do pai da minha nora. Comentei aqui algumas vezes q o processo numerado 1 de fevereiro ainda estava em análise quando já estavam liberando processos de 15 de março. No dia 21 de fevereiro minha nora foi pessoalmente no ACP saber notícias e falou diretamente c a conservadora que estava cuidando do caso. Segundo ela estava tudo certo c o processo inclusive mostrou a pasta a ela. Disse que estava aoenascaguardando a confirmação das CRCentrais sobre como ficaria o nome da mae portuguesa no assento dele visto q na transcrição de casamento em Portugal o nome ficou diferente do nome de casada no Brasil. Apesar de termos juntado um email das CRCentrais explicando como ficaria. Mascenfim. A conservadora disse q até final de junho liberaria. Ontem entramos no site É havia mudando do item 4 p o 5 dizendo q o processo havia sido aprovad é seguiria para feitura do registro. O que tem levado de 15 a 20 dias. Hj por curiosidade entrei no site É já estava no item 7 processo concluído c informação de q o registro havia sido feito em 2 de julho e enviado p reside! Acredito q fizeram rápido o registro devido a grande demora para liberarem o processo q não teve nenhuma exigência.

  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40

    Olá, boa tarde!! Enviei para : rcentrais.admin@irn.mj.pt
    Levaram uma semana pra responderem e responderam desse mesmo endereço de e-mail.
    Abcs

    @FSP disse:

    @Sc4rcio disse:
    Olá, já consegui a chave de acesso desde semana passada ligando para a LR. E também me responderam por email informando a chave de acesso, mas levou pelo menos uma semana pra responderem, mas pelo menos funciona.
    Obrigada > @CEGV disse:

    @Sc4rcio disse:
    Fiquei tentando entrar na fila de 9h ate as quase 12hs...ligando em intervalos e nao consegui entrar na fila. Mandei email para ver se consigo a chave de acesso pra acompanhar....Vou tentar ligar amanha novamente. Obrigada

    Hoje o IRN está em **greve* !

    abraços,

    Olá, bom dia!

    Para qual endereço de email você enviou a solicitação quanto à chave de acesso?
    Muito obrigado!

    abraços,
    Fabrício

    FSP
  • FSPFSP Member 265 PontosPosts: 74

    @Sc4rcio disse:
    Olá, boa tarde!! Enviei para : rcentrais.admin@irn.mj.pt
    Levaram uma semana pra responderem e responderam desse mesmo endereço de e-mail.
    Abcs

    @FSP disse:

    @Sc4rcio disse:
    Olá, já consegui a chave de acesso desde semana passada ligando para a LR. E também me responderam por email informando a chave de acesso, mas levou pelo menos uma semana pra responderem, mas pelo menos funciona.
    Obrigada > @CEGV disse:

    @Sc4rcio disse:
    Fiquei tentando entrar na fila de 9h ate as quase 12hs...ligando em intervalos e nao consegui entrar na fila. Mandei email para ver se consigo a chave de acesso pra acompanhar....Vou tentar ligar amanha novamente. Obrigada

    Hoje o IRN está em **greve* !

    abraços,

    Olá, bom dia!

    Para qual endereço de email você enviou a solicitação quanto à chave de acesso?
    Muito obrigado!

    abraços,
    Fabrício

    Obrigado! Eu enviei a solicitação também para esse email e ainda não obtive nenhuma resposta. Já faz mais de uma semana, mas vou aguardar um poucos mais antes de tentar pela Linha de Registos. Obrigado!

    abraços

    CEGV
  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40

    Por nada 😉.....caso demore muito, tente ligar. Eu acabei conseguindo a chave pela LR mesmo e quando responderam o email eu já tinha acesso a Internet.
    Abcs> @FSP disse:

    @Sc4rcio disse:
    Olá, boa tarde!! Enviei para : rcentrais.admin@irn.mj.pt
    Levaram uma semana pra responderem e responderam desse mesmo endereço de e-mail.
    Abcs

    @FSP disse:

    @Sc4rcio disse:
    Olá, já consegui a chave de acesso desde semana passada ligando para a LR. E também me responderam por email informando a chave de acesso, mas levou pelo menos uma semana pra responderem, mas pelo menos funciona.
    Obrigada > @CEGV disse:

    @Sc4rcio disse:
    Fiquei tentando entrar na fila de 9h ate as quase 12hs...ligando em intervalos e nao consegui entrar na fila. Mandei email para ver se consigo a chave de acesso pra acompanhar....Vou tentar ligar amanha novamente. Obrigada

    Hoje o IRN está em **greve* !

    abraços,

    Olá, bom dia!

    Para qual endereço de email você enviou a solicitação quanto à chave de acesso?
    Muito obrigado!

    abraços,
    Fabrício

    Obrigado! Eu enviei a solicitação também para esse email e ainda não obtive nenhuma resposta. Já faz mais de uma semana, mas vou aguardar um poucos mais antes de tentar pela Linha de Registos. Obrigado!

    abraços

    CEGVFSP
  • rafaelpereirabrrafaelpereirabr Member 34 PontosPosts: 8

    Bom noite, envie minha documentação para Atribuição de Nacionalidade 1C para Porto.
    Segundo a confirmação de recebimento da DHL os documentos chegaram em 25/02/2019. Desde então não consigo contato para consultar a situação do processo pelo telefone. Diante disso, gostaria de saber se é valido tentar a alternativa de solicitar uma certidão no civil online, com o intuito de descobrir se o processo foi concluído?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @rafaelpereirabr disse:
    Bom noite, envie minha documentação para Atribuição de Nacionalidade 1C para Porto.
    Segundo a confirmação de recebimento da DHL os documentos chegaram em 25/02/2019. Desde então não consigo contato para consultar a situação do processo pelo telefone. Diante disso, gostaria de saber se é valido tentar a alternativa de solicitar uma certidão no civil online, com o intuito de descobrir se o processo foi concluído?

    Rafael, dê uma lida e visitada no seguinte tópico

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa/p1

  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Olá pessoal!!

    Os processos da minha mãe e minha tia foram concluídos. 👏👏👏👏

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."

    Processos: 20XXX/2019 e 20XXX/2019

    Enviado via EMS em 25/02/2019.
    Recebido na ACP em 06/03/2019 por Isabel Ferreira.
    Numerado em 15/03/2019.
    Foi para registro em 14/06/2019.
    Concluído em 08/07/2019

    Obrigada a todos!! Em especial a @CEGV !!!!

    Agora sigo para próxima etapa, a transcrição de casamento dos meus pais, para ai sim, a MINHA atribuição!!! :smiley: :smiley: :smiley: :smiley:

    Abraços!!

    Fernanda_Andrade27CEGVMalu
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    @CEGV preciso de sua ajuda! rs...

    Não sei se exatamente seria neste tópico, mas não encontrei nenhum em que me encaixasse...

    Finalmente recebi a tão sonhada carta com o Assento de nascimento e, para minha "alegria", houve um erro de digitação no nome do meu avô materno (não português). Ele se chamava Edmundo e foi escrito Edmunda -.-'

    Como faço para solicitar a retificação? Estou com o cartão cidadão agendado para dia 31 agora e estou com receio de não dar tempo :(

    ps: na ânsia de enviar o meu processo, não fotografei meus documentos... mas tenho total certeza que o nome dele está correto na minha certidão, pois li e reli 5000 vezes, pois não queria que nada desse errado.

    ps2: estou esperando a carta do meu irmão chegar para verificar que tb teve algum erro.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Fernanda_Andrade27 disse:
    @CEGV preciso de sua ajuda! rs...
    Finalmente recebi a tão sonhada carta com o Assento de nascimento e, para minha "alegria", houve um erro de digitação no nome do meu avô materno (não português). Ele se chamava Edmundo e foi escrito Edmunda -.-'
    Como faço para solicitar a retificação? Estou com o cartão cidadão agendado para dia 31 agora e estou com receio de não dar tempo :(

    Envie e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt. Se for muito óbvio vão corrigir e pronto. Se não, vão olhar e dizer que foi assim que estava no assento. Então quanto mais elementos você enviar, melhor.

    Abraços e ótima sorte,

    Fernanda_Andrade27
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    @CEGV disse:
    Então quanto mais elementos você enviar, melhor.

    Acha válido eu enviar uma cópia da minha certidão original? ou a identidade dele?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Fernanda_Andrade27 disse:
    Acha válido eu enviar uma cópia da minha certidão original? ou a identidade dele?

    Deve mostrar sempre documentos que deram origem ao que está sendo questionado. Nunca documentos posteriores. Certidões originais podem ser de ótima ajuda. Identidade e passaporte (desde que sejam portugueses) também.

    abraços,

    Fernanda_Andrade27
  • fabiocabrallfabiocabrall Member 277 PontosPosts: 56

    @Fernanda_Andrade27 disse:
    @CEGV preciso de sua ajuda! rs...

    Não sei se exatamente seria neste tópico, mas não encontrei nenhum em que me encaixasse...

    Finalmente recebi a tão sonhada carta com o Assento de nascimento e, para minha "alegria", houve um erro de digitação no nome do meu avô materno (não português). Ele se chamava Edmundo e foi escrito Edmunda -.-'

    Como faço para solicitar a retificação? Estou com o cartão cidadão agendado para dia 31 agora e estou com receio de não dar tempo :(

    ps: na ânsia de enviar o meu processo, não fotografei meus documentos... mas tenho total certeza que o nome dele está correto na minha certidão, pois li e reli 5000 vezes, pois não queria que nada desse errado.

    ps2: estou esperando a carta do meu irmão chegar para verificar que tb teve algum erro.

    Passei pelo mesmo problema recentemente... Mandei um e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt , fiz o relato do ocorrido, enviei cópia do assento português ,com o dado errado, e a cópia da certidão brasileira enviada para o processo que continha o dado correto. Enviei o e-mail na quinta-feira à noite e na segunda pela manhã responderam que a correção já havia sido efetuada, ou seja, quando o erro é deles é super simples e rápido.

    CEGVFernanda_Andrade27
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    @CEGV disse:
    Deve mostrar sempre documentos que deram origem ao que está sendo questionado. Nunca documentos posteriores. Certidões originais podem ser de ótima ajuda. Identidade e passaporte (desde que sejam portugueses) também.

    Acabei enviando a minha certidão original e a identidade dele (brasileira, pois ele não é português. Tirei a cidadania através do meu pai). Realmente não me atentei à importância de ter escaneado a documentação enviada. Fica a dica para quem está enviando o processo!

    @fabiocabrall disse:
    Passei pelo mesmo problema recentemente... Mandei um e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt , fiz o relato do ocorrido, enviei cópia do assento português, com o dado errado, e a cópia da certidão brasileira enviada para o processo que continha o dado correto. Enviei o e-mail na quinta-feira à noite e na segunda pela manhã responderam que a correção já havia sido efetuada, ou seja, quando o erro é deles é super simples e rápido.

    Eu acabei não enviando a cópia do meu assento, só indiquei a numeração. E como não tirei cópia da documentação que enviei para o processo, acabei enviando cópia da original mesmo :/ Vamos torcer para dar tudo certo!

    Obrigada, @CEGV e @fabiocabrall pela ajuda!
    Assim que eu tiver um retorno, comunico aqui!

    fabiocabrallCEGV
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    @CEGV @fabiocabrall eles me retornaram hoje! A correção já foi averbada em 26/06. A carta foi enviada no dia 18/06. Eles fazem revisão dos processos concluídos? Achei estranho, mas feliz por ter meu problema resolvido!
    Agora é solicitar a certidão corrigida no Civil Online!

    fabiocabrall
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Fernanda_Andrade27 disse:
    @CEGV @fabiocabrall eles me retornaram hoje! A correção já foi averbada em 26/06. A carta foi enviada no dia 18/06. Eles fazem revisão dos processos concluídos? Achei estranho, mas feliz por ter meu problema resolvido!
    Agora é solicitar a certidão corrigida no Civil Online!

    Eles retificam qualquer coisa que confirmem que foi feita errada e, naturalmente, em data posterior ao registro. O que te enviaram é somente o número do seu assento de nascimento português e a informação que seu processo foi concluído. Para obter uma cópia do seu assento deve pedi-lo no CivilOnline , conservatória ou consulado.

    abraços,

    Fernanda_Andrade27
  • dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60

    Boa tarde, pessoal.

    Não sei se é aqui o lugar certo, mas vou perguntar da mesma forma. Vi em algum lugar que a ACP do Porto só aceita certidões com no máx. 6 meses, confere isso? Se a certidão de nascimento apostilhada tiver mais de 6 meses tenho que tirar outra?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @dante_salvatore disse:
    Boa tarde, pessoal.

    Não sei se é aqui o lugar certo, mas vou perguntar da mesma forma. Vi em algum lugar que a ACP do Porto só aceita certidões com no máx. 6 meses, confere isso? Se a certidão de nascimento apostilhada tiver mais de 6 meses tenho que tirar outra?

    Não existe validade para certidões. O que existe são certidões velhas e mal cuidadas que criam dúvidas sobre alterações eventualmente ocorridas após a emissão. Se tiverem dúvidas, pedem uma mais recente. É isso.

  • dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60

    @CEGV disse:

    @dante_salvatore disse:
    Boa tarde, pessoal.

    Não sei se é aqui o lugar certo, mas vou perguntar da mesma forma. Vi em algum lugar que a ACP do Porto só aceita certidões com no máx. 6 meses, confere isso? Se a certidão de nascimento apostilhada tiver mais de 6 meses tenho que tirar outra?

    Não existe validade para certidões. O que existe são certidões velhas e mal cuidadas que criam dúvidas sobre alterações eventualmente ocorridas após a emissão. Se tiverem dúvidas, pedem uma mais recente. É isso.

    Obrigado, chefe.

    Quanto aos documentos, vi na outra discussão que são:

    1) Certidão de nascimento do interessado, por cópia reprográfica + apostilamento
    2) Xerox autenticada do RG ou passaporte (que contenha a filiação) do requerente (emitido há menos de 10 anos) + apostilamento
    3) Formulário 1C assinado no cartório presencialmente por autenticidade (não pode ser assinado em casa e levar para reconhecer)
    4) Cópia simples do Assento de Nascimento do progenitor português (ou indicação do número do assento no Formulário 1C)
    5) Pagamento do processo, com o valor de 175 Euros.

    É só isso ou preciso de algo mais?

    Vou dar entrada presencialmente na ACP, preciso reconhecer o formulário em cartório do mesmo jeito ou só assinar na frente do atendente já é o suficiente?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @dante_salvatore disse:
    Quanto aos documentos, vi na outra discussão que são:
    ...
    É só isso ou preciso de algo mais?

    Amigo Salvatore,

    A equipe do Portal Investiu um bom tempo em criar os guias para filhos e outros tipos de nacionalidade. A relação de documentos varia de caso para caso, dependendo de características únicas e colocamos no nosso guia, senão todas, a maior parte delas. É por isso que fica muito difícil responder à sua pergunta, se sua lista de documentos está ok. Para dizer isso com certeza precisaria revisar seus documentos e requerimento privativamente. Caso deseje conversar sobre isso, peço a gentileza de me procurar através de mensagem privada.

    Vou dar entrada presencialmente na ACP, preciso reconhecer o formulário em cartório do mesmo jeito ou só assinar na frente do atendente já é o suficiente?

    Não.. assinará o requerimento na frente do oficial do ACP ou Conservatória. Neste modelo de apresentação só precisará de passaporte, requerimento e certidão de nascimento apostilada. O requerimento assinará na hora e o passaporte apresentará na hora. Eles é que tirarão cópia do seu passaporte e carimbarão para autenticar que o documento de identidade foi exibido na submissão do processo, no balcão da CRC ou ACP.

    abraços,

    dante_salvatore
  • dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60

    @CEGV disse:

    @dante_salvatore disse:
    Quanto aos documentos, vi na outra discussão que são:
    ...
    É só isso ou preciso de algo mais?

    Amigo Salvatore,

    A equipe do Portal Investiu um bom tempo em criar os guias para filhos e outros tipos de nacionalidade. A relação de documentos varia de caso para caso, dependendo de características únicas e colocamos no nosso guia, senão todas, a maior parte delas. É por isso que fica muito difícil responder à sua pergunta, se sua lista de documentos está ok. Para dizer isso com certeza precisaria revisar seus documentos e requerimento privativamente. Caso deseje conversar sobre isso, peço a gentileza de me procurar através de mensagem privada.

    Vou dar entrada presencialmente na ACP, preciso reconhecer o formulário em cartório do mesmo jeito ou só assinar na frente do atendente já é o suficiente?

    Não.. assinará o requerimento na frente do oficial do ACP ou Conservatória. Neste modelo de apresentação só precisará de passaporte, requerimento e certidão de nascimento apostilada. O requerimento assinará na hora e o passaporte apresentará na hora. Eles é que tirarão cópia do seu passaporte e carimbarão para autenticar que o documento de identidade foi exibido na submissão do processo, no balcão da CRC ou ACP.

    abraços,

    Acho que isso já responde minhas dúvidas, chefe. Muito obrigado.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Junior disse:
    Pessoal eu falei no telefone do meu processo e pedi a senha e a atendente, falou vc não tem senha por ser sistema Siric.
    E custou para achar o número e na verdade não achou e buscou por nome completo e data de nascimento.
    Na verdade eu não entendi nada acho que não tem numeração ainda eu tinha um número que o advogado falou só isso, e não era esse número e ela fez levantamento por nome e data de nascimento e achou.

    Junior, existem 2 procedimentos para requerer a nacionalidade de um individuo: Por transcrição e por inscrição. Quando utilizando advogados, estes podem (e geralmente o fazem) solicitar a cidadania de seus clientes por inscrição no Registro Civil Português. Este tipo de procedimento não passa pelo sistema de acompanhamento de processos e, portanto, processos feitos desta forma (ainda) não estão disponíveis para acompanhamento via web. Imagino que em algum momento também passem a ser disponibilizados para consulta.

    Abraços,

  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    Pessoal, há como solicitar cartão cidadão e passaporte Portugues sem passar pelo consulado???

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Soraia1975 disse:
    Pessoal, há como solicitar cartão cidadão e passaporte Portugues sem passar pelo consulado???

    Sim, há... Mas apenas indo pessoalmente a Portugal. Não dá para pedir CC ou PEP por procuração. Como ambos precisam de coleta de biometria, fica mais afastada ainda a hipótese de um terceiro, mesmo procurador, pedir e receber o CC ou PEP de outro alguém.

    Abraços,

  • PaesPaes Member 97 PontosPosts: 13

    Boa tarde, alguem poderia me da uma informação.
    Envidei meu processo para o ACP no final de maio, pela linha de registo consegui a senha para o acompanhamento . Só que só aparece na FASE 1 . é normal ?
    Mesmo tendo o número do processo , não era para estar na fase 2 como : " foi registado " ?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Paes disse:
    Boa tarde, alguem poderia me da uma informação.
    Envidei meu processo para o ACP no final de maio, pela linha de registo consegui a senha para o acompanhamento . Só que só aparece na FASE 1 . é normal ?
    Mesmo tendo o número do processo , não era para estar na fase 2 como : " foi registado " ?

    Sim.. super normal para a situação atual. Estimo que deve concluir em setembro/outubro.

    abraços e boa sorte

  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    Não sei se alguém passou por algo igual ou pode me ajudar. Pedi minha certidão no civil online e deu tudo ok. Demorou uns 2 dias. O da minha irmã fiz o mesmo processo, o cartão passou direitinho e tava demorando uns 4 dias e nada. De repente recebi um email dizendo que o tempo de pagamento havia expirado. Mandei um email com o comprovante para: civilonline@irn.mj.pt já fazem uns 3 dias e também nada. Como posso resolver esse problema? Entubo esses 10 euros e faço uma nova compra? Tem outro email que posso tentar contato? Abs!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado julho 2019

    @mabarros disse:
    Não sei se alguém passou por algo igual ou pode me ajudar. Pedi minha certidão no civil online e deu tudo ok. Demorou uns 2 dias. O da minha irmã fiz o mesmo processo, o cartão passou direitinho e tava demorando uns 4 dias e nada. De repente recebi um email dizendo que o tempo de pagamento havia expirado. Mandei um email com o comprovante para: civilonline@irn.mj.pt já fazem uns 3 dias e também nada. Como posso resolver esse problema? Entubo esses 10 euros e faço uma nova compra? Tem outro email que posso tentar contato? Abs!

    segue mandando para o e-mail informado, com cópia para rcentrais.secretariado@irn.mj.pt tente enviar também para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt e rcentrais.contabilidade@irn.mj.pt

    talvez ajude... abuso pagar um negócio e não receber. Apesar de que o sistema pode ter dado algum problema.

    abs

    mabarros
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    @CEGV valeu capita!

    CEGV
  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    Pessoal, só compartilhando uma informação aqui. Após a minha atribuição, dei entrada na minha transcrição de casamento via Ponta Delgada (com a parte “chata” envolvida, como ir aos correios fazer vale postal, ter que consultar o status via LR com consulta ao assento etc) e atribuição de meu filho menor via ACP. Escolhi Ponta Delgada e Acp porque queria o resultado mais rápido. O pedido de atribuição chegou jo Acp no final de maio e espero a conclusão para setembro.
    Já o meu irmão, que não tinha pressa, resolveu fazer a transcricao do casamento dele e atribuição de seus dois filhos também menores via Consulado de Fortaleza. Ele deu entrada na documentação pedida pelo consulado e em exatos 29 dias corridos recebeu a averbação e os assentos dos dois filhos!
    Fiquei impressionado com a rapidez! E confesso que se não tivesse visto pessoalmente os assentos, nem acreditaria rsrs

    MaluNanaMaFernanda_Andrade27julianamb
  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

    @CEGV , gostaria que o meu nome fosse colocado na planilha das Atribuições de filhos. O meu processo foi recebido na ACP em 12 de julho, por Correio e Vale Postal. Em algum lugar eu li que o responsável por colocar os novos processos na planilha era o mabarros, e mandei uma mensagem para ele, mas como não tenho certeza que fiz certo, agora peço este favor a você também. Quando for numerado aviso novamente. Obrigada e um abraço.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Malu disse:
    @CEGV , gostaria que o meu nome fosse colocado na planilha das Atribuições de filhos.

    Amiga Malu, não temos, aqui no Portal, uma planilha de atribuições de filhos. São processos que "giram" rápido e até agora não vimos a necessidade de uma planilha específica para filhos. Como o ACP está demorando muito, talvez pensemos em começar uma.

    Abraços,

  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

    @CEGV, então eu entrei em uma planilha de outro grupo, sem saber... Achei mesmo estranho que não reconheci nenhum dos nomes... Lá os proprios requerentes podem fazer as atualizações após serem inseridos por alguém responsável pelo grupo. Bem, de qualquer forma, quando vocês fizerem, e SE fizerem, estou na fila. Ou continuamos dando os updates por aqui. Abraços!

    CEGV
  • RelvisRelvis Member 179 PontosPosts: 50

    @CEGV, Interessante essa Lista de processos para Atribuição no ACP, fui lá e conferi, tomará que ela permaneça funcionando quando eu der entrada na minha, mas primeiro estou aguardando o processo de transcrição do casamento dos meus pais em PD que enviei em 07/05/2019, mas até agora não obtive resposta...
    Parabéns e muito obrigado por todas as informações que o amigo tem prestado.
    Abraços...

    CEGV
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    CEGV, tenho uma filha de 16 anos que tem a nacionalidade adquirida, como recebi a Atribuida, vc acha que é necessário eu entrar com pedido de Atribuição para ela???? Me disseram que ela pode perder a nacionalidade brasileira por não ser originaria...o que achas???

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado julho 2019

    @Soraia1975 disse:
    CEGV, tenho uma filha de 16 anos que tem a nacionalidade adquirida, como recebi a Atribuida, vc acha que é necessário eu entrar com pedido de Atribuição para ela???? Me disseram que ela pode perder a nacionalidade brasileira por não ser originaria...o que achas???

    Ela não terá diferenças... os filhos dela serão portugueses atribuídos.
    Vai gastar mais € 175 para fazer a conversão da filha ? Não precisa !

    abraços,

    Relvis
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    Valeu CEGV pela informação.

    CEGV
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    @rodrigocruz disse:
    ...
    Já o meu irmão, que não tinha pressa, resolveu fazer a transcricao do casamento dele e atribuição de seus dois filhos também menores via Consulado de Fortaleza. Ele deu entrada na documentação pedida pelo consulado e em exatos 29 dias corridos recebeu a averbação e os assentos dos dois filhos!
    ...

    Olá @rodrigocruz,

    Mas ele conseguiu até os assentos dos filhos?????? 😱😱

    Será que pelos filhos serem menores a coisa foi mais rápida???? 🤔🤔

    Estou na fase de transcrição do casamento dos meus pais.. mas acho que aqui no Rio de Janeiro o Consulado não é tão eficiente assim..
    Também estou optando por enviar para PD e ACP.
    O processo da minha mãe foi pela ACP e demorou um pouco menos de 4 meses... Mas nada se compara a 29 dias né!!!!

    Tô quase viajando pra Fortaleza pra ver isso de perto!!! hahahahaha

    Abraços!!

    Malu
  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    Olá @julianamb !
    Pois é... em 29 dias da entrada da documentação conseguiu a transcrição de casamento (certidão já averbada) e o assento dos filhos. No mesmo dia em que receberam o assento, inclusive, já pediram o Cartao Cidadao. Disseram pra ele que o procedimento era mais rápido mesmo por serem menores.
    E eu que tinha mais pressa, segui o caminho tradicional e estou na fila do Acp rsrsrs

  • RelvisRelvis Member 179 PontosPosts: 50

    @Sc4rcio - Qual e-mail que eles fizeram contato com você? Pode me passar esse e-mail deles?

  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    Rodrigo Cruz, descupe me pela ignorancia mas o que é PD???

    Relvis
  • RelvisRelvis Member 179 PontosPosts: 50

    @Soraia1975 disse:
    Rodrigo Cruz, descupe me pela ignorancia mas o que é PD???

    @Soraia1975 - PD é a abreviação de Ponta Delgada

  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    Pessoal, já que não há planilha pelas explicações do CEGV então foi ótima idéia esse jeito de nos informar, teremos ideia da demora ou não do processo

    Nome:
    Enviado: 00/00/2019
    Chegada: 00/00/2019
    Data numeração: 00/00/00
    Data Finalização: 00/00/00

  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    Obrigado Rodrigo

  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

    @Soraia1975 disse:
    Pessoal, já que não há planilha pelas explicações do CEGV então foi ótima idéia esse jeito de nos informar, teremos ideia da demora ou não do processo

    Nome:
    Enviado: 00/00/2019
    Chegada: 00/00/2019
    Data numeração: 00/00/00
    Data Finalização: 00/00/00

    Concordo @Soraia1975 . Ficamos assim dentro do nosso Portal, sendo atualizados sobre a velocidade dos processos.

    CEGV
  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    @Malu disse:

    @Soraia1975 disse:
    Pessoal, já que não há planilha pelas explicações do CEGV então foi ótima idéia esse jeito de nos informar, teremos ideia da demora ou não do processo

    Nome:
    Enviado: 00/00/2019
    Chegada: 00/00/2019
    Data numeração: 00/00/00
    Data Finalização: 00/00/00

    Concordo @Soraia1975 . Ficamos assim dentro do nosso Portal, sendo atualizados sobre a velocidade dos processos.

    oK Malu, vamos sim...

  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Olá pessoal,

    Hoje peguei a certidão da minha mãe no CivilOnline e percebi o seguinte:
    O dia (08/07/2019) que ví no site justica.gov.pt que o processo estava concluído, é o mesmo dia do assento dela!
    Então o site justica.gov.br está bem atualizado com a realidade!!

    Abraços!!

    fabiocabrallCEGVRelvisMalu
  • RelvisRelvis Member 179 PontosPosts: 50

    @julianamb disse:
    Olá pessoal,

    Hoje peguei a certidão da minha mãe no CivilOnline e percebi o seguinte:
    O dia (08/07/2019) que ví no site justica.gov.pt que o processo estava concluído, é o mesmo dia do assento dela!
    Então o site justica.gov.br está bem atualizado com a realidade!!

    Abraços!!

    @julianamb - Atualmente quanto custa essa Certidão? Paga por Boleto ou Cartão?

    Fernanda_Andrade27
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    @Relvis disse:
    @julianamb - Atualmente quanto custa essa Certidão? Paga por Boleto ou Cartão?

    Custa 10 euros. Paga com cartão de crédito.
    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/ > pedido de certidão online

    Relvis
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.