PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1242527293061

Comentários

  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

    Olá, Renato, a Atribuição agora vai te dar uma certidão de Nascimento portuguesa (o assento). Eles vão verificar os dados dos teus pais, tua ascendência portuguesa, etc.. Só depois que sair o teu nascimento você poderá averbar o casamento, mas é outro processo.
    Boa sorte!

    PedroFPCEGV
  • Renato_AndradeRenato_Andrade Member 174 PontosPosts: 27

    Obrigado!

    MaluCEGV
  • FABIANASMELLOFABIANASMELLO Member 58 PontosPosts: 8

    Boa tarde! Gostaria de comunicar a todos que acompanham este tópico que finalmente o meu processo e de minha irmã foram concluídos. Acessei o site de acompanhamento hoje e está tudo finalizado. Os documentos foram enviado do Brasil no dia 19 de março, recebidos lá em 27/03, numerados em 02/04 e enfim hoje, os registros concluídos. Ou seja, 5 meses após a numeração no ACP. Boa sorte a todos! Abraços.

    CEGVPedroFPEpidauraMoreiramarcelo_12mesesFSPNanaMaAPARECIDA
  • RonaldRonald Member 226 PontosPosts: 63

    @consuelo52 disse:
    Alguém poderia me informar o site de consulta de processos? Esqueci de anotar quando dei entrada na ACP. Na fase de convolação só consultei uma vez já quando meu processo estava concluído e me esqueci de anotar. Obrigada.

    https://nacionalidade.justica.gov.pt
    rcentrais.admin@irn.mj.pt>
    Linha Registos (+351) 211 950 500

  • RonaldRonald Member 226 PontosPosts: 63

    @DAIANECICUTO disse:

    @Ronald disse:
    Boa noite pessoal. Finalmente recebí respostas dos e-emails enviados. acabei de receber a senha de acesso do processo da minha. Ao consultar o andamento do mesmo, me deparei com a seguinte informação: " o seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um registro de cidadão português." O que faço agora? está finalizado? continuo aguardando? qual seria o próximo passo???

    Muito grato a todos do grupo!

    att. Ronald.

    Olá Ronald, parabéns!
    Poderia compartilhar quando deu entrada no seu processo?

    @DAIANECICUTO disse:

    @Ronald disse:
    Boa noite pessoal. Finalmente recebí respostas dos e-emails enviados. acabei de receber a senha de acesso do processo da minha. Ao consultar o andamento do mesmo, me deparei com a seguinte informação: " o seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um registro de cidadão português." O que faço agora? está finalizado? continuo aguardando? qual seria o próximo passo???

    Muito grato a todos do grupo!

    att. Ronald.

    Olá Ronald, parabéns!
    Poderia compartilhar quando deu entrada no seu processo?

    @DAIANECICUTO disse:

    @Ronald disse:
    Boa noite pessoal. Finalmente recebí respostas dos e-emails enviados. acabei de receber a senha de acesso do processo da minha. Ao consultar o andamento do mesmo, me deparei com a seguinte informação: " o seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um registro de cidadão português." O que faço agora? está finalizado? continuo aguardando? qual seria o próximo passo???

    Muito grato a todos do grupo!

    att. Ronald.

    Olá Ronald, parabéns!
    Poderia compartilhar quando deu entrada no seu processo?

    @DAIANECICUTO disse:

    @Ronald disse:
    Boa noite pessoal. Finalmente recebí respostas dos e-emails enviados. acabei de receber a senha de acesso do processo da minha. Ao consultar o andamento do mesmo, me deparei com a seguinte informação: " o seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um registro de cidadão português." O que faço agora? está finalizado? continuo aguardando? qual seria o próximo passo???

    Muito grato a todos do grupo!

    att. Ronald.

    Olá Ronald, parabéns!
    Poderia compartilhar quando deu entrada no seu processo?

    Sim, dei entrada em abril de 2019.

    PedroFP
  • RonaldRonald Member 226 PontosPosts: 63

    @Soraia1975 disse:
    Pessoal, por favor quando vcs se referirem a : "Telefonei" "enviei e-mail" coloquem o telefone e o e-mail para que a gente possa dar oportunidade para quem tiver interessado seguir o mesmo caminho. Por exemplo, o Ronald disse ter conseguido por e-mail, se ele me disser qual, vou solicitar a minha chave também pelo mesmo e-mail que ele conseguiu o dele. Abraços

    Segue o solicitado - https://nacionalidade.justica.gov.pt
    e-mail = rcentrais.admin@irn.mj.pt>
    Tel. da linha Registos (+351) 211 950 500

  • DAIANECICUTODAIANECICUTO Member 105 PontosPosts: 24

    @Ronald obrigada 😊

  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

    Bom dia pessoal, sobre minha experiência quanto ao tempo de espera para o recebimento da senha:
    O e-mail da rcentrais.admin@irn.mj.pt com a senha só me foi retornado 1 mes depois do meu e-mail solicitando a mesma.
    Se tiverem paciência para insistir e aguardar na Linha Registos (+351) 211 950 500, talvez ainda seja a melhor opção. A LR existe justamente para dar assessoria a qualquer tipo de solicitação.

    CEGVmarcelo_12mesesNanaMa
  • RafaMeloRafaMelo Member 104 PontosPosts: 21

    Processo finalizado!!!! Que alegria!!! :smiley:
    Desde 2014 acompanhando quase que diariamente o Portal (desde o "falecido espaço"... rs).
    Vitória que preciso compartilhar com todos. Devo muito a cada um aqui.

    Processo enviado a ACP dia 25/03/19 - concluído 02/09/19.

    marcelo_12mesesNanaMaEpidauraMoreiraRafa1509MaluCEGVFSPPedroFPmichelribeiro91
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    @RafaMelo disse:
    Processo finalizado!!!! Que alegria!!! :smiley:
    Desde 2014 acompanhando quase que diariamente o Portal (desde o "falecido espaço"... rs).
    Vitória que preciso compartilhar com todos. Devo muito a cada um aqui.

    Processo enviado a ACP dia 25/03/19 - concluído 02/09/19.

    Parabens @RafaMelo! Agora é planejar o futuro !!!

    Voce saberia infomar QUANDO as diversas bolinhas de 1 a 7 foram ganhando no seu caso a cobiçada cor verde?

    Isto porque no meu caso o verde engasgou na bolinha 1 ha exatos 3 meses e 1 semana ... com sua infomaçao, eu teria uma estimativa do que ainda eu teria de esperar... :neutral:

    Muito obrigada, e grande abraço!!

    marcelo_12mesesFSPPedroFP
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

    @TeresaFarias, "propagandas" não são permitidas!

    Post devidamente excluído e 1º alerta enviado!

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @Rafa1509 eu não disse o nome de nenhum advogado! Nao tive intenção de fazer nenhuma propaganda. Era uma divida que tive. Peço desculpas de qq maneira

  • DAIANECICUTODAIANECICUTO Member 105 PontosPosts: 24

    Bom dia!
    Alguém saberia dizer, quando a bolinha for para o número 2 - Registro, quanto tempo ela ficaria parada ali?

    PedroFP
  • RafaMeloRafaMelo Member 104 PontosPosts: 21

    @EpidauraMoreira disse:

    @RafaMelo disse:
    Processo finalizado!!!! Que alegria!!! :smiley:
    Desde 2014 acompanhando quase que diariamente o Portal (desde o "falecido espaço"... rs).
    Vitória que preciso compartilhar com todos. Devo muito a cada um aqui.

    Processo enviado a ACP dia 25/03/19 - concluído 02/09/19.

    Parabens @RafaMelo! Agora é planejar o futuro !!!

    Voce saberia infomar QUANDO as diversas bolinhas de 1 a 7 foram ganhando no seu caso a cobiçada cor verde?

    Isto porque no meu caso o verde engasgou na bolinha 1 ha exatos 3 meses e 1 semana ... com sua infomaçao, eu teria uma estimativa do que ainda eu teria de esperar... :neutral:

    Muito obrigada, e grande abraço!!

    Grande @EpidauraMoreira
    Infelizmente não sei dizer.
    Só liguei pra L.R 1x e não me informei das datas de cada etapa. :neutral: Dei mole!
    Quando peguei a chave de acesso do site da justiça.gov.pt meu processo já estava na etapa 6 (despacho) com a bolinha branca ali (todas verdes de 1 a 5), demorou aprox. uns 20-25 dias para pular da 6 para 7 e concluir.

    Desculpe não conseguir ajudar efetivamente.

    PedroFPEpidauraMoreira
  • vvenanciovvenancio Member 163 PontosPosts: 22

    Hoje me enviaram a senha de acesso para acompanhar meu processo via website! Alguém saberia me dizer se assim que conseguimos a senha significa que nosso processo foi ao menos digitalizado e está em análise?

    Digo isso porque liguei no início da semana na LR e me disseram que meu processo só tinha sido apenas numerado, e portanto não tinham a senha para me passar ainda. Porém, hoje pela manhã ( mais de um mês após a solicitação via e-mail) me enviaram a senha!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @vvenancio disse:
    Hoje me enviaram a senha de acesso para acompanhar meu processo via website! Alguém saberia me dizer se assim que conseguimos a senha significa que nosso processo foi ao menos digitalizado e está em análise?

    Significa que os dados foram cadastrados no sistema de acompanhamento. Análise é em outro momento e depende de disponibilidade dos oficiais ou conservadores que fazem este trabalho.

    PedroFPvvenancio
  • FSPFSP Member 265 PontosPosts: 74

    @RafaMelo disse:
    Processo finalizado!!!! Que alegria!!! :smiley:
    Desde 2014 acompanhando quase que diariamente o Portal (desde o "falecido espaço"... rs).
    Vitória que preciso compartilhar com todos. Devo muito a cada um aqui.

    Processo enviado a ACP dia 25/03/19 - concluído 02/09/19.

    Parabéns, Rafa!
    Saberia dizer qual o dia que seu processo chegou la no ACP? Obrigado!

    abraços,
    Fabrício

    marcelo_12meses
  • consuelo52consuelo52 Member 329 PontosPosts: 78

    @RafaMelo disse:
    Processo finalizado!!!! Que alegria!!! :smiley:
    Desde 2014 acompanhando quase que diariamente o Portal (desde o "falecido espaço"... rs).
    Vitória que preciso compartilhar com todos. Devo muito a cada um aqui.

    Processo enviado a ACP dia 25/03/19 - concluído 02/09/19.

    Sou nova nesse tópico, venho do de convolação.
    Parabéns!!!! Comemore bastante.

    MarciaCoelhomarcelo_12mesesRafaMelo
  • RafaMeloRafaMelo Member 104 PontosPosts: 21

    @FSP disse:

    @RafaMelo disse:
    Processo finalizado!!!! Que alegria!!! :smiley:
    Desde 2014 acompanhando quase que diariamente o Portal (desde o "falecido espaço"... rs).
    Vitória que preciso compartilhar com todos. Devo muito a cada um aqui.

    Processo enviado a ACP dia 25/03/19 - concluído 02/09/19.

    Parabéns, Rafa!
    Saberia dizer qual o dia que seu processo chegou la no ACP? Obrigado!

    abraços,
    Fabrício

    Fabrício, chegou dia 28/3/19.

    FSP
  • FSPFSP Member 265 PontosPosts: 74

    @RafaMelo disse:

    @FSP disse:

    @RafaMelo disse:
    Processo finalizado!!!! Que alegria!!! :smiley:
    Desde 2014 acompanhando quase que diariamente o Portal (desde o "falecido espaço"... rs).
    Vitória que preciso compartilhar com todos. Devo muito a cada um aqui.

    Processo enviado a ACP dia 25/03/19 - concluído 02/09/19.

    Parabéns, Rafa!
    Saberia dizer qual o dia que seu processo chegou la no ACP? Obrigado!

    abraços,
    Fabrício

    Fabrício, chegou dia 28/3/19.

    Muito obrigado, Rafa! O meu chegou dia 04/04, ... está perto, então! :)

    abraços

    RafaMelo
  • michelribeiro91michelribeiro91 Member 307 PontosPosts: 41

    Boa tarde!! Quem é responsável pela tabela? Eu acho que seria interessante incluir uma coluna na tabela com o estágio que se encontra o processo NO PORTAL DA JUSTIÇA, pq o status “análise” é muito genérico e agora conseguimos acompanhar em tempo real, o que não era possivel antes. O que acham?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @michelribeiro91 disse:
    Boa tarde!! Quem é responsável pela tabela? Eu acho que seria interessante incluir uma coluna na tabela com o estágio que se encontra o processo NO PORTAL DA JUSTIÇA, pq o status “análise” é muito genérico e agora conseguimos acompanhar em tempo real, o que não era possivel antes. O que acham?

    Não somos nós do Portal, Michel.
    abraços,

    michelribeiro91
  • MaurícioAlvesMaurícioAlves Member 71 PontosPosts: 29

    Boa tarde a todos,
    solicitei meu Assento de Nascimento pelo Civil Online bem próximo do período que foi feito o despacho do processo. Após, aconteceram as paralisações/férias/etc. e a elaboração do Assento ficou atrasada.

    Na época, recebi o clássico email informando que não seria possível satisfazer o pedido de assento devido a sua inexistência e que quando ele ficasse pronto seria satisfeito. Após quase 2 meses o Assento finalmente ficou pronto hoje, mas ainda não recebi o código do civil online para acessá-lo.

    Alguém sabe se mesmo após tanto tempo, eles ainda "lembram" do meu pedido e o mesmo será satisfeito nos próximos dias, ou devo enviar um email para "lembrar" do pedido? É possível que eu tenha perdido o dinheiro e seria melhor fazer um novo pedido?

    Obrigado pela atenção,
    Maurício

    PedroFP
  • FSPFSP Member 265 PontosPosts: 74

    Prezados amigos, tenho o prazer de comunicar que meu processo foi concluído, tendo sido atualizado hoje no site do "Estado do Processo" o deferimento e término do processo de solicitação de nacionalidade portuguesa.

    Estou muito feliz e expresso aqui minha gratidão e reconhecimento pela inestimável ajuda obtida por meio desse prestigiado fórum, pelos administradores, em especial pelo CEGV, com quem pude trocar alguns contatos desde muito cedo, bem como a todos os demais foristas que compartilharam aqui suas experiências, aflições e alegrias.

    Muito obrigado!

    abraços a todos

    PedroFPEpidauraMoreiraCEGVmarcelo_12mesesRafa1509MaluNanaMa
  • consuelo52consuelo52 Member 329 PontosPosts: 78

    @FSP disse:
    Prezados amigos, tenho o prazer de comunicar que meu processo foi concluído, tendo sido atualizado hoje no site do "Estado do Processo" o deferimento e término do processo de solicitação de nacionalidade portuguesa.

    Estou muito feliz e expresso aqui minha gratidão e reconhecimento pela inestimável ajuda obtida por meio desse prestigiado fórum, pelos administradores, em especial pelo CEGV, com quem pude trocar alguns contatos desde muito cedo, bem como a todos os demais foristas que compartilharam aqui suas experiências, aflições e alegrias.

    Muito obrigado!

    abraços a todos

    Parabéns!!!! Comemore bastante. Abraços.

    marcelo_12meses
  • DAIANECICUTODAIANECICUTO Member 105 PontosPosts: 24

    @FSP Parabéns, que alegria :D

    Comemore bastante e respire aliviado sem a ansiedade rsrsr
    Poderia compartilhar quando deu entrada no seu processo?

    Abraços

    marcelo_12mesesNanaMa
  • FSPFSP Member 265 PontosPosts: 74

    @DAIANECICUTO disse:
    @FSP Parabéns, que alegria :D

    Comemore bastante e respire aliviado sem a ansiedade rsrsr
    Poderia compartilhar quando deu entrada no seu processo?

    Abraços

    Obrigado!
    O processo chegou no ACP em 04/04/2019

    Abraços e boa sorte para todos!

    marcelo_12mesesMalu
  • DAIANECICUTODAIANECICUTO Member 105 PontosPosts: 24

    @FSP Obrigada :)

    marcelo_12meses
  • DAIANECICUTODAIANECICUTO Member 105 PontosPosts: 24

    @EpidauraMoreira
    Bom dia :)
    É o seu processo que está em exigência? caso seja, poderia compartilhar conosco o motivo da exigência?

    abraços

  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    @FSP disse:
    Prezados amigos, tenho o prazer de comunicar que meu processo foi concluído, tendo sido atualizado hoje no site do "Estado do Processo" o deferimento e término do processo de solicitação de nacionalidade portuguesa.

    Estou muito feliz e expresso aqui minha gratidão e reconhecimento pela inestimável ajuda obtida por meio desse prestigiado fórum, pelos administradores, em especial pelo CEGV, com quem pude trocar alguns contatos desde muito cedo, bem como a todos os demais foristas que compartilharam aqui suas experiências, aflições e alegrias.

    Muito obrigado!

    abraços a todos

    Querido, Parabens fico feliz. Vc poderia nos dizer do inicio até o final de seu processo mais ou menos quanto tempo foi....abraços e curta vc merece.

    CEGVEpidauraMoreiramarcelo_12meses
  • HectorBHectorB Member 123 PontosPosts: 19

    Prezados,
    Enviei para ACP o processo da minha esposa no final do mês de Maio , até hoje continua na etapa número 1.
    Minha cunhada mora no Pará e resolveu enviar seu processo para Lisboa através do serviço consular de Belém no dia 15/06/2019.
    Para minha surpresa fazem 5 dias que seu processo foi concluído com sucesso.

    michelribeiro91EpidauraMoreiramarcelo_12mesesMalu
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @HectorB disse:
    Prezados,
    Enviei para ACP o processo da minha esposa no final do mês de Maio , até hoje continua na etapa número 1.
    Minha cunhada mora no Pará e resolveu enviar seu processo para Lisboa através do serviço consular de Belém no dia 15/06/2019.
    Para minha surpresa fazem 5 dias que seu processo foi concluído com sucesso.

    Hector, provavelmente o processo dela não foi para Portugal. Muito certamente foi tudo feito aqui mesmo no Brasil.

    É provável que no assento de nascimento português dela estará escrito "Consulado de Portugal em Belém" ou algo semelhante.

    O que chamo a atenção para quem se beneficia nesses casos é que, entendo eu, são somente casos específicos, seguindo todos os pré-requisitos dos consulados, e de documentação impecável que são concluídos rapidamente. Qualquer coisa fora do "perfeito" e o processo é enviado para Lisboa e aí entrará na fila "regular" de processos, com prazos mais longos. Falo constantemente: Cada processo é único, mesmo de irmãos.

    A melhor forma de se constatar isso, o que é difícil, é avaliando diversos processos que deram entrada no mesmo lugar (consulado de Belém), no mesmo período, avaliando os prazos de conclusão da maior parte destes processos. Só aí dá para dizer "com certeza". De outra forma é correr risco desnecessário. Espaços como ACP para filhos são consistentes e aqui no Portal sabemos exatamente o que esperar. E isso só conseguimos com o volume significativo de requerentes que enviam para lá e nos dão algum tipo de retorno. Isto, infelizmente, não temos em relação ao consulado de Belém.

    abraços,

    marcelo_12meses
  • HectorBHectorB Member 123 PontosPosts: 19

    Boa Noite CEGV,

    Lendo novamente o assento da minha cunhada ,está escrito "Consulado de Portugal em Belém ".
    Não sabia que este processo poderia ser concluído sem ir para Portugal.Também acho muito arriscado realizar o processo pelo consulado e correr risco desse ser enviado para Lisboa.
    Muito obrigado pelos esclarecimentos e Boa Noite!

    CEGVmarcelo_12mesesMalu
  • HectorBHectorB Member 123 PontosPosts: 19

    Também não tenho conhecimento sobre processos de outras pessoas que iniciaram no Consulado de Portugal em Belém.

    CEGV
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado setembro 2019

    @DAIANECICUTO disse:
    @EpidauraMoreira
    Bom dia :)
    É o seu processo que está em exigência? caso seja, poderia compartilhar conosco o motivo da exigência?

    abraços

    Bom dia, Daiane.

    Tendo em vista que aquela tabela nao é uma iniciativa de nosso presente forum, prefiro nao tematiza-la aqui, para nao trocarmos as bolas e nem bolarmos as trocas. Mando-lhe assim uma mensagem privada.

    Aqui, observo somente dois pontos:

    1) Naquela tabela ocorre algo que nao me convém em absoluto: Algumas pessoas mexeram nos meus dados sem a menor cerimônia!

    2) A concepçao da tabela nao acompanhou a evoluçao historica do tratamento de nossos processos pelo IRN. Quero dizer: a informaçao ali contida como "Status" nao reflete de forma alguma o estado real do processo dentro do ACP (com suas 7 fases nitidamente delineadas em texto explicativo e marcadas com bolinhas, sejam verdes, brancas ou marrons). Assim, a ferramenta (que no inicio era bastante util) perdeu sua confiabilidade.

    Grande abraço e sorte! sorte!! sorte!!!

    marcelo_12mesesMaluCEGV
  • DAIANECICUTODAIANECICUTO Member 105 PontosPosts: 24

    Olá @EpidauraMoreira , bom dia.

    O Ser humano tem mesmo que se tornar objeto de estudos da NASA rsrsr
    Muito obrigada pela resposta, seguimos então na espera ansiosa.
    Grande abraço.

    EpidauraMoreira
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @EpidauraMoreira disse:
    1) Naquela tabela ocorre algo que nao me convém em absoluto: Algumas pessoas mexeram nos meus dados sem a menor cerimônia!
    (...) Assim, a ferramenta (que no inicio era bastante util) perdeu sua confiabilidade.

    Já vivemos isso em outros Carnavais.

    adEvogados, e seus estagiários, bagunçando informações de interessados que, mesmo tendo boa fé, ora, por ingenuidade, se farão manipular e/ou ter suas emoções abaladas, como resultado de ações maléficas visando, unicamente, os interesses financeiros de roedores.

    EpidauraMoreiraPedroFP
  • FSPFSP Member 265 PontosPosts: 74

    Pessoal, bom dia!

    Meu processo já foi finalizado e agora eu vou solicitar a atribuição para meu filho, que tem 13 anos de idade. Minha dúvida é se eu antes de solicitar a nacionalidade para ele no ACP tenho necessariamente que averbar meu casamento com a mãe dele, lembrando que o português sou eu e não ela. Alguém saberia dizer se há essa necessidade prévia para solicitar a nacionalidade para meu filho ou se posso deixar essa providência para mais tarde, quando for solicitar a naturalização da minha esposa.

    Muito obrigado!

    abraços,
    Fabrício

  • marcelocoelhopmarcelocoelhop Member 179 PontosPosts: 40

    Amigos,
    Meu processo foi recepcionado na ACP dia 02/05.
    Somente há três semanas atrás, passou da bolinha 1 para a 2. Número dele 36xxx/2019.

    Alguém na mesma situação? Sempre vejo processos que foram recepcionadas depois do meu, também em Maio, já sendo concluídos.

  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    Pessoal,
    Só informando que o processo do meu filho (menor), recebido em 21/05/19 no Acp e numerado em 27/05/2019 (processo 41xxx/2019), passou hoje da bolinha 1 pra 2.
    Vamos em frente!
    Abs

    CEGV
  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    @FSP disse:
    Pessoal, bom dia!

    Meu processo já foi finalizado e agora eu vou solicitar a atribuição para meu filho, que tem 13 anos de idade. Minha dúvida é se eu antes de solicitar a nacionalidade para ele no ACP tenho necessariamente que averbar meu casamento com a mãe dele, lembrando que o português sou eu e não ela. Alguém saberia dizer se há essa necessidade prévia para solicitar a nacionalidade para meu filho ou se posso deixar essa providência para mais tarde, quando for solicitar a naturalização da minha esposa.

    Muito obrigado!

    abraços,
    Fabrício

    Pelo que aprendi aqui, se o português foi o declarante do nascimento do filho, não é necessário averbar o casamento, até porque em geral os homens não alteram o nome no casamento.

    FSP
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado setembro 2019

    @FSP disse:
    Pessoal, bom dia!
    Meu processo já foi finalizado e agora eu vou solicitar a atribuição para meu filho, que tem 13 anos de idade. Minha dúvida é se eu antes de solicitar a nacionalidade para ele no ACP tenho necessariamente que averbar meu casamento com a mãe dele, lembrando que o português sou eu e não ela. Alguém saberia dizer se há essa necessidade prévia para solicitar a nacionalidade para meu filho ou se posso deixar essa providência para mais tarde, quando for solicitar a naturalização da minha esposa.

    FSP, se o português é você e você foi o declarante (no cartório) do nascimento do seu filho, pode enviar para o ACP sem transcrever antes seu casamento. Idealmente, como tenho mencionado exaustivamente, isto pressupondo que todo o resto dos documentos apresentados está em ordem, sem erros de qualquer tipo.

    MAS, se você pretende posteriormente realizar a aquisição de nacionalidade de sua esposa, talvez possa avaliar fazer a transcrição do seu casamento agora e, ato seguinte, enviar o processo de seu filho para Tondela, que dá a menores uma certa celeridade.

    São estratégias que cada um deve pensar e decidir...

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @rodrigocruz disse:
    Pessoal,
    Só informando que o processo do meu filho (menor), recebido em 21/05/19 no Acp e numerado em 27/05/2019 (processo 41xxx/2019), passou hoje da bolinha 1 pra 2.
    Vamos em frente!
    Abs

    boa informação !!! 3 meses e 20 dias para Mudar do estágio 1 para o 2.

    Abraços,

  • Soraia1975Soraia1975 Member 535 PontosPosts: 148

    @Ronald disse:

    @Soraia1975 disse:
    Pessoal, por favor quando vcs se referirem a : "Telefonei" "enviei e-mail" coloquem o telefone e o e-mail para que a gente possa dar oportunidade para quem tiver interessado seguir o mesmo caminho. Por exemplo, o Ronald disse ter conseguido por e-mail, se ele me disser qual, vou solicitar a minha chave também pelo mesmo e-mail que ele conseguiu o dele. Abraços

    Segue o solicitado - https://nacionalidade.justica.gov.pt
    e-mail = rcentrais.admin@irn.mj.pt>
    Tel. da linha Registos (+351) 211 950 500

    Prezado Ronald,

    Agradeço sua pronta resposta, esses dados serão uteis pra mim.
    Abraços e boa Sorte.

    CEGV
  • ferpalokoferpaloko Member 79 PontosPosts: 7

    Boa tarde, pessoal!

    A título de atualizar as estatísticas para os interessados, segue dados do processo da minha mãe:

    • 26/04/2019: Enviado para Portugal via EMS
    • 07/05/2019: Recebido por Hermogenes
    • 10/05/2019: Numerado
    • 14/08/2019: Avançou para Fase 2 - Foi Registado
    • 20/08/2019: Avançou para Fase 4 - Verif. Documentos
    • 10/09/2019: Foi para despacho (Registo de Cidadão Português)

    Exatos 123 dias para chegar na fase de despacho, o que indica que os prazos vistos até março/abril, época em que comecei a juntar os documentos, já subiram consideravelmente.

    Forte abraço a todos!

    MMacmarcelo_12mesesmichelribeiro91
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi, @ferpaloko, bem vindo.
    Confirmando: O processo da sua mãe foi enviado para o ACP ?

    Abraços e aproveite nosso Portal !

  • ferpalokoferpaloko Member 79 PontosPosts: 7

    @CEGV disse:
    Oi, @ferpaloko, bem vindo.
    Confirmando: O processo da sua mãe foi enviado para o ACP ?

    Abraços e aproveite nosso Portal !

    Sim, @CEGV . Foi enviado para o ACP.

    Já aproveito o Portal há muito tempo!
    Só era um forista sorrateiro rsrs

    Abraços!

    PedroFPCEGV
  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    Só mais uma informação que esqueci de colocar na msg anterior e que pode ser útil para alguém.

    Quando recebi a senha para acompanhamento no portal, verifiquei que o nome do meu filho estava escrito errado. Pensei em mandar email ou algo alertando, mas resolvi esperar.
    E ontem, quando passou da bolinha 1 pra 2, verifiquei que eles ajeitaram o nome e agora consta a grafia correta.
    Abs

    MMacEpidauraMoreiraferpalokoPedroFPCEGVFSPMalu
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    @rodrigocruz disse:
    Só mais uma informação que esqueci de colocar na msg anterior e que pode ser útil para alguém.

    Quando recebi a senha para acompanhamento no portal, verifiquei que o nome do meu filho estava escrito errado. Pensei em mandar email ou algo alertando, mas resolvi esperar.
    E ontem, quando passou da bolinha 1 pra 2, verifiquei que eles ajeitaram o nome e agora consta a grafia correta.
    Abs

    Caro @rodrigocruz , poderia por favor detalhar a grandeza do erro no nome/sobrenome de seu filho? (obviamente sem menciona-lo!)

    Foi somente uma letra trocada? Algo do tipo Crus ao inves de Cruz?

    Ou algo maior do tipo Oliveira ao invés de Ferreira?

    Razao de minha pergunta: Com meu sobrinho (ainda na bolinha 1) esta ocorrendo exatamente o mesmo problema...

    Muito obrigado!!!

  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    @EpidauraMoreira foi exatamente a troca do “z” pelo “s”.
    De qualquer forma, me parece que eles fazem algum tipo de checagem nos dados do processo quando passa pra bolinha 2 (que eles chamam de registo). Então, pelo menos pela lógica, se retificaram um erro pequeno como esse, devem retificar os maiores também!
    Abs

    EpidauraMoreiraPedroFPCEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.