PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Transcrição de casamento em PONTA DELGADA

1679111215

Comentários

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Talithafpires disse:
    Na sua opinião, se eu resolver arriscar e mandar assim, sem as retificações e ignorando o casamento anterior, o processo pode cair em exigência ou essa já é hipótese de indeferimento de plano?

    Se você mandar do jeito que nos apresentou perderá dinheiro que poderia ser gasto na correção (parcial que fosse) das deficiências que você nos mencionou. É um "jogo" que, na minha experiência, você não tem como ganhar. Melhor então gastar este dinheiro (do emolumento) já corrigindo (ou começando a corrigir) os documentos que têm deficiências.

    Talitha, neste trabalho não existem mágicas nem mágicos. Processos notariais são 100% baseados em documentos e se os documentos não estão corretos o processo é indeferido ou suspenso até que as correções sejam feitas.

    Precisando estou à disposição,
    Abraços e boa sorte,

  • TalithafpiresTalithafpires Member 28 PontosPosts: 11

    @CEGV disse:

    @Talithafpires disse:
    Na sua opinião, se eu resolver arriscar e mandar assim, sem as retificações e ignorando o casamento anterior, o processo pode cair em exigência ou essa já é hipótese de indeferimento de plano?

    Se você mandar do jeito que nos apresentou perderá dinheiro que poderia ser gasto na correção (parcial que fosse) das deficiências que você nos mencionou. É um "jogo" que, na minha experiência, você não tem como ganhar. Melhor então gastar este dinheiro (do emolumento) já corrigindo (ou começando a corrigir) os documentos que têm deficiências.

    Talitha, neste trabalho não existem mágicas nem mágicos. Processos notariais são 100% baseados em documentos e se os documentos não estão corretos o processo é indeferido ou suspenso até que as correções sejam feitas.

    Precisando estou à disposição,
    Abraços e boa sorte,

    Entendi, @CEGV.
    Vou atrás das correções, então.
    Só mais uma pergunta, a transcrição do primeiro casamento e óbito pode ser enviada junto com o pedido de transcrição do segundo casamento? Será necessário pagar por duas transcrições?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Talithafpires disse:
    Entendi, @CEGV.
    Vou atrás das correções, então.
    Só mais uma pergunta, a transcrição do primeiro casamento e óbito pode ser enviada junto com o pedido de transcrição do segundo casamento? Será necessário pagar por duas transcrições?

    @Talithafpires, processos notariais são feitos um após o outro. Faz-se um processo, aguarda-se a conclusão com deferimento e depois passa-se para o próximo. Não dá para mandar diversos processos encadeados juntos.

    Sim, é preciso pagar pela duas transcrições e, no meio delas, a transcrição do óbito do primeiro marido de sua bisavó, para que a viuvez seja provada. Transcrições de óbito são normalmente gratuitas mas você terá que gastar com os documentos.

    Abraços,

  • TalithafpiresTalithafpires Member 28 PontosPosts: 11

    @CEGV disse:

    @Talithafpires disse:
    Entendi, @CEGV.
    Vou atrás das correções, então.
    Só mais uma pergunta, a transcrição do primeiro casamento e óbito pode ser enviada junto com o pedido de transcrição do segundo casamento? Será necessário pagar por duas transcrições?

    @Talithafpires, processos notariais são feitos um após o outro. Faz-se um processo, aguarda-se a conclusão com deferimento e depois passa-se para o próximo. Não dá para mandar diversos processos encadeados juntos.

    Sim, é preciso pagar pela duas transcrições e, no meio delas, a transcrição do óbito do primeiro marido de sua bisavó, para que a viuvez seja provada. Transcrições de óbito são normalmente gratuitas mas você terá que gastar com os documentos.

    Abraços,

    Mais uma vez, muito obrigada pelos esclarecimentos, @CEGV !

    Até mais! Forte abraço!

    CEGV
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Olá pessoal,

    Como andam os prazos de transcrição de casamento em Ponta Delgada?
    O pedido de transcrição do casamento da minha mãe chegou lá em Ponta Delgada dia 04/09 e hoje completam 29 dias corridos..
    Ansiedade ta começando a aparecer por aqui!! hahahaha

    Uma dúvida. Se eu pedir uma certidão de casamento pelo Civil Online e ela não existir ainda, eles devolvem o meu dinheiro???

    Abraços!!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado outubro 2019

    @julianamb disse:
    Como andam os prazos de transcrição de casamento em Ponta Delgada?

    3 a 4 meses após recepção dos documentos.

    Uma dúvida. Se eu pedir uma certidão de casamento pelo Civil Online e ela não existir ainda, eles devolvem o meu dinheiro???

    O pagamento é via cartão de crédito. Se não existir já vi resolverem das seguintes formas:
    1) cancelar a compra via cartão de crédito
    2) Deixar pendente pois entendem que o processo está no final. Aí eles enviam a chave de acesso à certidão quando o processo for concluído.
    3) Te pedem uma conta em banco Português, sua ou de outra pessoa, para realizarem o reembolso.

    Nota: A forma é decidida por eles. Não pelos requerentes.

    abraços,

    julianamb
  • dipdip Member 17 PontosPosts: 1

    Boa tarde!
    Por favor ainda este mês de outubro estarei enviando a documentação para a transcrição de casamento. minha pergunta e se posso aproveitar tal envio e pedir também a cidadania Portuguesa?

    Atenciosamente: Diones

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @dip disse:
    Boa tarde!
    Por favor ainda este mês de outubro estarei enviando a documentação para a transcrição de casamento. minha pergunta e se posso aproveitar tal envio e pedir também a cidadania Portuguesa?

    Atenciosamente: Diones

    Diones bem vinda
    Infelizmente não pode. Deve enviar um processo de cada vez e aguardar sua finalização antes de enviar o próximo

    abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal

  • TalithafpiresTalithafpires Member 28 PontosPosts: 11

    @CEGV disse:
    @Talithafpires, bem vinda

    @Talithafpires disse:
    @CEGV , boa noite!
    Acabo de receber as certidões de batismo dos meus bisavós portugueses e notei que, com relação à certidão de casamento aqui do Brasil há três pequenas divergências:

    A data de nascimento de Bernardo em Portugal consta 07/01/1901, mas na certidão de casamento brasileira consta 07/01/1902.

    terá que corrigir, retificando a certidão brasileira.

    O nome da mãe de Bernardo na certidão de Portugal consta Rita da Conceição, mas na certidão brasileira consta Rita da Conceição Cordeiro. No entanto, na certidão de batismo portuguesa esse sobrenome Cordeiro aparece como sobrenome do avô de Bernardo , pai da Rita da Conceição, ou seja, o sobrenome dela seria mesmo Cordeiro, mas foi omitido na certidão portuguesa, não sei se por algum costume da época apenas se mencionava o nome completo do pai da criança.

    Ou retifica ou apresenta algum documento que demonstre o nome civil em Portugal. Chamam isso de "fixação de sobrenome".

    Com relação à minha bisavó, a única divergência é que na certidão de batismo portuguesa consta o nome Josephina Augusto, ao passo que na certidão de casamento brasileira consta Josephina Augusta.

    Não acho que seja significativa esta diferença. Se fosse só esta, acredito que passaria sem problemas.

    Você acha que eu terei algum problema em serem aceitas as divergências acima para a transcrição do casamento por Ponta Delgada?

    Mencionei acima.

    Outra questão, notei que a certidão de casamento não menciona o nome que minha bisavó adotou após o casamento, mas, como ele foi realizado no ano de 1925, não havia essa obrigatoriedade de os cartórios mencionarem tal alteração.

    perfeito. isso mesmo

    Preciso fazer alguma coisa para deixar isso claro para eles lá de Ponta Delgada?

    Apresentar documentos que comprovem a fixação do sobrenome dela. A maior parte dos conservadores que lidam com certidões brasileiras antigas sabem que o código civil antigo "obrigava" às esposas a usarem o sobrenome de seus maridos. Era a lei da época. Ainda assim alguns conservadores e oficiais portugueses teimam, por rabugice, pedir documentos probatórios. É assim: Ou você manda tudo perfeito, evitando surpresas ou conta com a boa vontade, leniência e conhecimento do antigo código civil brasileiro pelos conservadores e oficiais portugueses. Nesses casos surpresas podem ocorrer.

    Pergunto isso, porque notei que na certidão de nascimento da minha avó, para quem eu vou fazer o processo de atribuição, conta o nome da minha bisavó com a alteração após o casamento.

    é o que expliquei acima.

    Muito obrigada!
    @Talithafpires disse:
    Esqueci de um outro detalhe... Na certidão de casamento consta que minha bisavó portuguesa era viúva por ocasião do casamento com meu bisavô português. Será que vão exigir a transcrição do casamento anterior?

    Como sua bisavó também era portuguesa, certamente pedirão. Mas antes verifique se não existe o averbamento do primeiro casamento na certidão de batismo dela.

    Se não existir o averbamento terá que tentar achar as certidões e informações do primeiro marido da sua bisavó (nascimento, casamento com sua bisavó e óbito do primeiro marido) e transcrever o primeiro casamento dela e o falecimento do primeiro marido. Se não encontrar as certidões mencionadas, a rigor, não conseguirá transcrever o segundo, com seu bisavô.

    Caso procure e realmente não encontre as certidões do primeiro casamento, me procure. Já enfrentei este tipo de caso e, dependendo das condições, pode ser contornado.

    Enviar mensagem privativa para CEGV

    abraços,

    @CEGV , boa tarde!

    Acabo de localizar a certidão do primeiro casamento da minha bisavó. No primeiro, ela se casou com um brasileiro, que faleceu alguns meses após o casamento.

    Vou encaminhar a documentação para PD para fazer a transcrição desse primeiro casamento, mas como ele era brasileiro, tenho que averbar o óbito dele em Portugal também? Pergunto isso, porque depois vou fazer a transcrição do segundo casamento e, para isso, terá que constar lá em Portugal que ela ficou viúva do primeiro marido, não é? Como que eu faço? Eu tenho que encaminhar essa certidão de óbito e explicar para eles alguma coisa?

    Outra coisa, minha avó, filha da portuguesa, que vai assinar esse requerimento de transcrição. Sei que tenho que juntar uma cópia do RG dela autenticada. Mas, olhando o RG dela, notei que o nome da minha bisavó consta Josefina Augusta Geraldes, ao passo que na certidão de casamento brasileira relativa ao primeiro casamento e na certidão de batismo portuguesa o nome é Josephina Augusto dos Santos. O Geraldes acima mencionado é do segundo casamento dela. Você acha que eles vão implicar com isso, achar que a requerente pode não ser filha da nubente, já que minha avó é fruto do segundo casamento?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Talithafpires disse:
    @CEGV , boa tarde!
    Acabo de localizar a certidão do primeiro casamento da minha bisavó. No primeiro, ela se casou com um brasileiro, que faleceu alguns meses após o casamento.
    Vou encaminhar a documentação para PD para fazer a transcrição desse primeiro casamento, mas como ele era brasileiro, tenho que averbar o óbito dele em Portugal também?

    Sim, depois da transcrição do Casamento para que o casamento a ser transcrito seja dissolvido. Você pode até, como quem não quer nada, mandar junto da transcrição do casamento uma certidão de óbito de Inteiro Teor, apostilada, do falecido, com requerimento anexo (firma reconhecida por autenticidade), solicitando que seja também realizada a transcrição do óbito (gratuita) e dissolução do casamento. Se vão engolir e fazer ou se vão te devolver a documentação da transcrição do óbito, caberá ao conservador. É uma tentativa.

    Pergunto isso, porque depois vou fazer a transcrição do segundo casamento e, para isso, terá que constar lá em Portugal que ela ficou viúva do primeiro marido, não é? Como que eu faço? Eu tenho que encaminhar essa certidão de óbito e explicar para eles alguma coisa?

    Exatamente como disse anteriormente. A rigor, primeiro transcreve o casamento. Aí o estrangeiro passa "a existir" para o governo português e, posteriormente, você informa ao governo que aquele estrangeiro faleceu e, consequentemente, o casamento é automaticamente dissolvido abrindo espaço para a realização do segundo casamento.

    Outra coisa, minha avó, filha da portuguesa, que vai assinar esse requerimento de transcrição. Sei que tenho que juntar uma cópia do RG dela autenticada. Mas, olhando o RG dela, notei que o nome da minha bisavó consta Josefina Augusta Geraldes, ao passo que na certidão de casamento brasileira relativa ao primeiro casamento e na certidão de batismo portuguesa o nome é Josephina Augusto dos Santos. O Geraldes acima mencionado é do segundo casamento dela. Você acha que eles vão implicar com isso, achar que a requerente pode não ser filha da nubente, já que minha avó é fruto do segundo casamento?

    1) Josefina para Josephina - Sem problemas. Diferenças fonéticas normalmente são aceitas.
    2) Você tem que mandar documentos comprovando que sua avó é a nubente. No caso dela usar um documento com o sobrenome que passou a usar a partir do segundo casamento a forma mais fácil de provar isso é enviando também uma cópia apostilada do segundo casamento para comprovar a mudança do sobrenome. Processos notariais são assim mesmo. Muitos documentos para provar tudo que é alegado.

    Abraços e ótima sorte,

  • TalithafpiresTalithafpires Member 28 PontosPosts: 11

    @CEGV disse:

    @Talithafpires disse:
    @CEGV , boa tarde!
    Acabo de localizar a certidão do primeiro casamento da minha bisavó. No primeiro, ela se casou com um brasileiro, que faleceu alguns meses após o casamento.
    Vou encaminhar a documentação para PD para fazer a transcrição desse primeiro casamento, mas como ele era brasileiro, tenho que averbar o óbito dele em Portugal também?

    Sim, depois da transcrição do Casamento para que o casamento a ser transcrito seja dissolvido. Você pode até, como quem não quer nada, mandar junto da transcrição do casamento uma certidão de óbito de Inteiro Teor, apostilada, do falecido, com requerimento anexo (firma reconhecida por autenticidade), solicitando que seja também realizada a transcrição do óbito (gratuita) e dissolução do casamento. Se vão engolir e fazer ou se vão te devolver a documentação da transcrição do óbito, caberá ao conservador. É uma tentativa.

    Pergunto isso, porque depois vou fazer a transcrição do segundo casamento e, para isso, terá que constar lá em Portugal que ela ficou viúva do primeiro marido, não é? Como que eu faço? Eu tenho que encaminhar essa certidão de óbito e explicar para eles alguma coisa?

    Exatamente como disse anteriormente. A rigor, primeiro transcreve o casamento. Aí o estrangeiro passa "a existir" para o governo português e, posteriormente, você informa ao governo que aquele estrangeiro faleceu e, consequentemente, o casamento é automaticamente dissolvido abrindo espaço para a realização do segundo casamento.

    Outra coisa, minha avó, filha da portuguesa, que vai assinar esse requerimento de transcrição. Sei que tenho que juntar uma cópia do RG dela autenticada. Mas, olhando o RG dela, notei que o nome da minha bisavó consta Josefina Augusta Geraldes, ao passo que na certidão de casamento brasileira relativa ao primeiro casamento e na certidão de batismo portuguesa o nome é Josephina Augusto dos Santos. O Geraldes acima mencionado é do segundo casamento dela. Você acha que eles vão implicar com isso, achar que a requerente pode não ser filha da nubente, já que minha avó é fruto do segundo casamento?

    1) Josefina para Josephina - Sem problemas. Diferenças fonéticas normalmente são aceitas.
    2) Você tem que mandar documentos comprovando que sua avó é a nubente. No caso dela usar um documento com o sobrenome que passou a usar a partir do segundo casamento a forma mais fácil de provar isso é enviando também uma cópia apostilada do segundo casamento para comprovar a mudança do sobrenome. Processos notariais são assim mesmo. Muitos documentos para provar tudo que é alegado.

    Abraços e ótima sorte,

    Entendi, @CEGV . Mais uma vez obrigada pelos esclarecimentos! Um ótimo final de semana! Até mais

    CEGV
  • MassariMassari Member 2 PontosPosts: 1

    Boa noite! Sou brasileiro e casado com uma portuguesa a 4 anos. Ela ainda não transcreveu o casamento em Portugal. Estamos em viagem para Portugal no mês de dezembro e gostaria de saber se tem alguma forma de transcrevermos o casamento pessoalmente em uma conservatória. Houve alteração do nome dela, existe algum custo extra para emissão de novo cartão cidadão ou é automático quando transcreve o casamento? É necessário agendamento? Qual os documentos necessários? Existe tempo hábil para fazer isso?
    Se não, como fazer isso online?
    Muito Obrigado

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Massari, bem vindo !

    @Massari disse:
    Boa noite! Sou brasileiro e casado com uma portuguesa a 4 anos. Ela ainda não transcreveu o casamento em Portugal. Estamos em viagem para Portugal no mês de dezembro e gostaria de saber se tem alguma forma de transcrevermos o casamento pessoalmente em uma conservatória.

    Sim, com os devidos documentos. Só não há garantia que o processo será tramitado e concluído enquanto vocês estiverem lá.

    Houve alteração do nome dela, existe algum custo extra para emissão de novo cartão cidadão ou é automático quando transcreve o casamento?

    Não é. Tem que solicitar um CC novo.

    É necessário agendamento?

    Sim ou ir direto no Campus da Justiça em Lisboa. Fazem no mesmo dia mas tem que chegar bem cedo (antes das 7:00 h)

    Qual os documentos necessários?

    Passaporte e número do assento português.

    Existe tempo hábil para fazer isso?

    não

    Se não, como fazer isso online?

    não dá. No máximo marcar uma data para emissão do CC. Mas o ideal é fazer no mesmo dia no Campus da Justiça, em Lisboa.

    Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal,

  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    @CEGV disse:
    descarte os dados religiosos e use apenas os dados da certidão civil. Marque apenas civil

    Boa tarde!

    Hoje finalmente consegui realizar a transcrição do meu casamento (pelo consulado do RJ). Mas a atendente disse que o meu requerimento estava errado com os dados civis. Sorte que levei outro com os dados religiosos preenchidos.

    marcelo_12meses
  • JullyandersonJullyanderson Member 2 PontosPosts: 1
    editado outubro 2019

    Olá Boa noite. Gostaria de uma ajuda se for possível. Minha mãe foi ao consulado hoje dia 14/10/2019 tentar fazer o cartão cidadão e lá informaram que não fizeram a averbação de casamento dela. Nós fizemos tudo pelo ACP. O que temos que fazer agora ?

    Fico no aguardo, grato.

    Att.

    Jullyanderson Fernandes

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Jullyanderson, bem vinda

    @Jullyanderson disse:
    Olá Boa noite. Gostaria de uma ajuda se for possível. Minha mãe foi ao consulado hoje dia 14/10/2019 tentar fazer o cartão cidadão e lá informaram que não fizeram a averbação de casamento dela. Nós fizemos tudo pelo ACP. O que temos que fazer agora ?
    Fico no aguardo, grato.
    Att.
    Jullyanderson Fernandes

    Jully, não permitimos o compartilhamento de informações pessoais em nossas áreas públicas. Por isso removi o e-mail que você informou em sua publicação.

    Sobre a transcrição, veja nosso tópico sobre Transcrição de casamento. Precisará agora realizar a transcrição do casamento da sua mãe em Portugal. Veja a página 1, primeira publicação neste mesmo tópico.

    Precisando de ajuda, pode colocar outras dúvidas aqui ou me procurar privativamente a partir do link abaixo.

    abraços,

    Enviar mensagem privativa para CEGV

  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Olá pessoal,

    Ontem recebi o seguinte e-mail:


    "Exmo(a) Sr(a)

    Tendo esta Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada estado encerrada nos dias 23 de Setembro a 4 de Outubro, por motivo de Greve dos seus trabalhadores, não foi possível dar seguimento ao processo de transcrição de casamento celebrado no estrangeiro, por si requerido. (Nome Sobrenome e Nome Sobrenome).

    Para evitarmos a devolução do processo em apreço e dado que o vale postal nº XXXXX, no valor de 120,07€ caducou, solicitamos que com a máxima brevidade providencie pela remessa de novo vale postal.

    O vale caducado será devolvido aquando da conclusão do processo, sendo remetido juntamente com a certidão do assento de casamento transcrito.

    Agradecemos a melhor compreensão,

    A equipa de trabalho

    Conservatória do Registo Civil de Ponta Delgada"


    Fui no correio, fiz outro vale postal e respondi o e-mail, colocando os dados do novo vale postal e em anexo uma foto do papel que me deram no correio.


    Nr. Vale: XXXXXXXXX
    Emitente: XXXXXXXX
    Doc. Emit: XXXXXXXXX
    Finalidade: Manutenção de Residentes
    Benefic: IRN, IP
    Remessa EUR: 120,09


    Até agora eles não falaram nada..
    Espero que eles aceitem isso por e-mail mesmo...
    Sigo aguardando...

    Abraços!!

    CEGVmarcelo_12meses
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Caraca, @julianamb ! Que bucha !!!
    Bom.. é torcer para que agilizem agora..
    Boa Sorte !

    marcelo_12meses
  • Camila_SilCamila_Sil Member 8 PontosPosts: 5

    Bom dia pessoal! Estou me mudando com meu marido português para lisboa no começo do ano que vem, e estou agendada no SEF para março/2020. Estamos há meses tentando uma vaga nos consulados para transcrição do nosso casamento, mas está impossível conseguir um horário (Estamos tentando BH e RJ).
    Tenho uma amiga indo a passeio para Portugal (lisboa e porto) em dezembro. Minha dúvida é, qual seria mais rápido? Pedir aquele favor de índio gigantesco para a amiga fazer a transcrição lá para mim ou tentar em Ponta Delgada mesmo?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Camila_Sil, bem vinda

    @Camila_Sil disse:
    Bom dia pessoal! Estou me mudando com meu marido português para lisboa no começo do ano que vem, e estou agendada no SEF para março/2020. Estamos há meses tentando uma vaga nos consulados para transcrição do nosso casamento, mas está impossível conseguir um horário (Estamos tentando BH e RJ).
    Tenho uma amiga indo a passeio para Portugal (lisboa e porto) em dezembro. Minha dúvida é, qual seria mais rápido? Pedir aquele favor de índio gigantesco para a amiga fazer a transcrição lá para mim ou tentar em Ponta Delgada mesmo?

    Que ótimo que você entende os riscos de enviar processos através de "amigos" e "conhecidos". Realmente é arriscado e pode não ajudar no seu objetivo. Caso queira uma solução mais confiável e rápida, por favor me procure pelo link abaixo.

    Ponta Delgada, local que normalmente indicamos e conhecida por todos, tem levado mais de 4 meses para concluir os registros de transcrições de casamentos. Aparentemente a tendência tem sido melhorar os prazos mas não muito.

    abraços, ótima sorte e aproveite nosso Portal

    Enviar mensagem privativa para CEGV

  • Camila_SilCamila_Sil Member 8 PontosPosts: 5

    @CEGV disse:
    @Camila_Sil, bem vinda

    @Camila_Sil disse:
    Bom dia pessoal! Estou me mudando com meu marido português para lisboa no começo do ano que vem, e estou agendada no SEF para março/2020. Estamos há meses tentando uma vaga nos consulados para transcrição do nosso casamento, mas está impossível conseguir um horário (Estamos tentando BH e RJ).
    Tenho uma amiga indo a passeio para Portugal (lisboa e porto) em dezembro. Minha dúvida é, qual seria mais rápido? Pedir aquele favor de índio gigantesco para a amiga fazer a transcrição lá para mim ou tentar em Ponta Delgada mesmo?

    Que ótimo que você entende os riscos de enviar processos através de "amigos" e "conhecidos". Realmente é arriscado e pode não ajudar no seu objetivo. Caso queira uma solução mais confiável e rápida, por favor me procure pelo link abaixo.

    Ponta Delgada, local que normalmente indicamos e conhecida por todos, tem levado mais de 4 meses para concluir os registros de transcrições de casamentos. Aparentemente a tendência tem sido melhorar os prazos mas não muito.

    abraços, ótima sorte e aproveite nosso Portal

    Enviar mensagem privativa para CEGV

    Muito obrigada CEGV!! Te mandei uma mensagem no privado!

    CEGV
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Dia 16 de setembro fiz um novo vale postal para que dessem continuidade ao meu pedido de transcrição de casamento, já que o primeiro vale postal que enviei junto com o pedido caducou devido a greve deles.

    Agora resolvi consultar o correio (CTT) para saber se tinham sacado o vale postal, e para minha tristeza, informaram que ainda NÃO foi sacado!

    Mandei e-mail hoje para saber se eles vão considerar a minha resposta por e-mail, mas como eles não responderam nem o primeiro e-mail, imagino que também não vão responder esse.

    Resolvi então ligar pra lá. A atendente, bem grossa disse que não tem como consultar nada e que eles não deixam os vales caducarem, que foi um caso excepcional por conta da greve e que estavam chegando muito pedidos, mas que uma hora iriam ver o meu.. juro que fui bem sucinta, gentil e mantive a calma em minhas palavras..

    Amanhã vou ligar novamente para saber se a minha resposta por e-mail foi aceita, ou se devo tomar alguma outra providencia, pois isso não ficou claro para mim.
    Infelizmente vou ter que atrapalhar mais uma vez o trabalho da pessoa que atendeu o telefone, porque não tem como eu esperar esse segundo vale caducar para tomar uma providencia.

    Estou bem chateada agora..
    Sigo rezando para que até dia 16 eles saquem esse segundo vale, antes que acabe a validade desse tbm!

    Abraços!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @julianamb, apesar de não falarem, eles podem pedir ao CTT para estender o prazo dos vales pendentes, caso ainda não vencidos. Fique tranquila. Você, assim como muitos outros, está tentando, em benefício próprio diga-se de passagem, controlar algo que é da esfera das conservatórias. Por isso não verão suas tentativas e comunicações de boa forma e entenderão como ingerência indevida no trabalho que eles têm que fazer e, consequentemente, perda de tempo ao ficar lhe explicando sobre o trabalho deles. Desculpe a franqueza mas é isso.

    abraços,

  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    @CEGV disse:
    @julianamb, apesar de não falarem, eles podem pedir ao CTT para estender o prazo dos vales pendentes, caso ainda não vencidos. Fique tranquila. Você, assim como muitos outros, está tentando, em benefício próprio diga-se de passagem, controlar algo que é da esfera das conservatórias. Por isso não verão suas tentativas e comunicações de boa forma e entenderão como ingerência indevida no trabalho que eles têm que fazer e, consequentemente, perda de tempo ao ficar lhe explicando sobre o trabalho deles. Desculpe a franqueza mas é isso.

    abraços,

    Hummmmm!! Não sabia que eles podiam pedir ao CTT para estender o prazo!! Isso pra mim é uma boa noticia!!

    Evito ao máááximo ligar pra lá.. sei que eles tem pouco pessoal e ligar só atrapalha o trabalho deles. Tanto que eu não liguei e nem mandei e-mail depois que enviei o pedido de transcrição (23/08). Estava "de boa" esperando os 3.. 4 meses de "prazo" para a transcrição ficar pronta! Foram eles que me tiraram da "calma" falando que o outro vale tinha caducado! hahaha

    O problema maior foi que eu emiti um novo vale postal e fiquei sem saber se eles iam aceitar o envio por e-mail.. ou se eu teria que enviar por outro meio..
    Fiquei meio perdida já que não achei ninguém falando sobre o assunto e eles também não falaram nada mais.

    Acho então que vou esperar mais um tempo!
    O CTT disse: "Assim que for pago informaremos.".
    Não sei se isso irá acontecer, mas não custa esperar um pouco mais.. afinal, o vale a princípio vale até o dia 16/11/2019.

    Obrigada pelos esclarecimentos mais uma vez @CEGV !
    Abraços!

    CEGV
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Gente, depois dessa confusão toda, Ponta Delgada respondeu meu email!!!! :)

    " O vale postal já se encontra junto ao processo de transcrição de casamento.
    Será trabalhado logo que possível."

    Amém!! Agora é aguardar.. sabe-se lá quanto tempo mais! Kkkkkkk

    Abraços!!

    marcelo_12mesesCEGVPedroFP
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @julianamb disse:
    Gente, depois dessa confusão toda, Ponta Delgada respondeu meu email!!!! :)

    É ponto, nega! É ponto! Vai pra galera! =P

    julianamb
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Olá pessoal,

    Mais um andamento!!! Agora a CTT respondeu sobre o meu novo Vale postal!

    "O vale XXXXXXXXXX que em Portugal tomou o número XXXXXX de 16.10.2019, recepcionado por 120,09 EUR foi sacado em 12.11.2019."

    Andamento da minha transcrição:

    enviado: 23/08
    recebido: 04/09
    novo vale postal: 15/10
    novo vale sacado: 12/11

    Agora ainda tenho que aguardar um pouquinho mais de 1 mês né??

    Abraços!

    CEGV
  • babisimasbabisimas Member 69 PontosPosts: 8
    editado novembro 2019

    Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida. Tenho a certidão de casamento dos meus pais já digitada, minha mãe tirou quando meu pai faleceu. Consta a averbação de divórcio e de óbito nela. Ela foi emitida em 13/08/2016. Esse documento ainda serve para que eu use na transcrição? Só precisaria apostilar? Ou eu preciso solicitar outro documento para que a data seja recente? No meu caso, minha mãe nasceu em Portugal e se naturalizou brasileira. Porém meu pai que me registrou, então pelo que eu vi aqui tenho que fazer a transcrição do casamento para que eu consiga pedir a minha cidadania. Minha mãe nunca atualizou seus documentos em Portugal depois que veio pro Brasil.

    Desde já, obrigada!!!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Oi @babisimas, bem vinda.

    @babisimas disse:
    Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida. Tenho a certidão de casamento dos meus pais já digitada, minha mãe tirou quando meu pai faleceu. Consta a averbação de divórcio e de óbito nela. Ela foi emitida em 13/08/2016. Esse documento ainda serve para que eu use na transcrição? Só precisaria apostilar?

    Eu sugeriria que você emitisse uma nova certidão. Evitará dúvidas dos conservadores responsáveis pelo seu processo.

    Ou eu preciso solicitar outro documento para que a data seja recente? No meu caso, minha mãe nasceu em Portugal e se naturalizou brasileira. Porém meu pai que me registrou, então pelo que eu vi aqui tenho que fazer a transcrição do casamento para que eu consiga pedir a minha cidadania.

    perfeito.. isso mesmo.

    Minha mãe nunca atualizou seus documentos em Portugal depois que veio pro Brasil.

    É importante que você obtenha uma via atualizada do assento de nascimento português da sua mãe para conferir os dados. Precisando de ajuda, pode me procurar através do link abaixo

    Enviar mensagem privativa para CEGV

    abraços e ótima sorte,

    babisimas
  • llnfllnf Member 2 PontosPosts: 1

    Prezados,
    Estou com a documentação quase pronta para remeter via correios a transcrição de casamento de minha avó portuguesa, com requerimento assinado por minha mãe (filha dela). Ocorre que um tio meu e tia (inclusive filha também da minha avó) está indo para Ponta Delgada no período entre Natal e Ano Novo. 3 dúvidas:
    1- Posso mandar o envelope da documentação com o respectivo valor da taxa em dinheiro para ele dar entrada por lá? Se sim, é necessário alguma procuração para isso, considerando que quem assinaria o requerimento, ao remeter via correios, seria a minha mãe?
    2 - Existe algum período de recesso da conservatória nesses períodos de festas de final de ano?
    3 - Fazendo in loco o procedimento é feito instantaneamente ou também leva algum tempo o processo?
    grato,
    Leonardo

  • LucasGarcia98LucasGarcia98 Member 77 PontosPosts: 6

    Bom dia, gostaria de tirar algumas dúvidas. Minha situação é a seguinte:

    • Estou em Portugal
    • Possuo cidadania
    • Sou casado no Brasil

    • Tendo toda a documentação em mãos, posso fazer o envio para Ponta Delgada na mesma?

    • Posso reconhecer a assinatura do requerimento em um cartório português?
    • Posso enviar cópia do meu cartão de cidadão como documento de identificação?
    • Neste caso, qual meio de pagamento devo utilizar?

    Agradeço desde já.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Oi Leonardo (@llnf), bom dia e bem vindo.

    @llnf disse:
    Prezados,
    Estou com a documentação quase pronta para remeter via correios a transcrição de casamento de minha avó portuguesa, com requerimento assinado por minha mãe (filha dela). Ocorre que um tio meu e tia (inclusive filha também da minha avó) está indo para Ponta Delgada no período entre Natal e Ano Novo. 3 dúvidas:
    1- Posso mandar o envelope da documentação com o respectivo valor da taxa em dinheiro para ele dar entrada por lá? Se sim, é necessário alguma procuração para isso, considerando que quem assinaria o requerimento, ao remeter via correios, seria a minha mãe?

    Sim, pode. E não precisa de procuração pois ele atuará somente como emissário e se tudo estiver ok, só entregará a documentação e pagará o emolumento.

    2 - Existe algum período de recesso da conservatória nesses períodos de festas de final de ano?

    Apenas não trabalham nos feriados.

    3 - Fazendo in loco o procedimento é feito instantaneamente ou também leva algum tempo o processo?

    deve levar o mesmo tempo. Se precisar da transcrição com urgência existem outras opções. Caso se interesse basta me procurar pelo link abaixo.

    abraços e aproveite nosso Portal,

    Enviar mensagem privativa para CEGV

  • ritacabralritacabral Member 10 PontosPosts: 6
    editado novembro 2019

    Gente podem me ajudar?

    Minha mãe tem a nacionalidade portuguesa. Então preciso de:

    1 - Certidão de casamento atualizada (digitada, de inteiro teor e com apostila de Haia - ok);
    2 - Documento português da minha mãe (que tem que ser a certidão de nascimento português? Não pode ser apenas o registro da conservatória?);
    3 - Requerimento preenchido e assinado em cartório brasileiro (ok);
    4 - Copia autenticada do meu RG (não preciso do nascimento de inteiro teor pois sou filha. Certo?)

    Grata...

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Rita, Bem vinda.

    @ritacabral disse:
    Gente podem me ajudar?
    ... 4 - Copia autenticada do meu RG (não preciso do nascimento de inteiro teor pois sou filha. Certo?)

    Rita, basta seguir as orientações que você já leu. Está tudo lá. Se está ainda com dúvidas ou insegura, dê uma lida no seguinte link

    Se precisar de informações que não estão lá ou ajuda adicional, por favor não hesite em me procurar.

    grande abraço e aproveite nosso Portal!

    Se houver alguma questão privativa você pode também entrar em contato comigo de forma protegida através do link abaixo
    Enviar mensagem privativa para CEGV

  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Olá pessoal,

    Liguei para LR para tentar saber sobre a transcrição de casamento.

    Falei o seguinte texto:

    "Olá, boa tarde,
    Eu gostaria de saber se no meu assento de nascimento da Conservatoria dos Resitros Centrais consta o meu casamento."

    Ai a atendente disse que ela não faz consulta de certidões.. que ela só consulta processos! Que eu deveria ligar para a conservatória que fiz o pedido de transcrição e verificar lá com eles. 😠

    Falei algo errado ?? Fui na opção errada no menu?
    Será que eu tinha que ter dito pra ela olhar o sistema SIRIC ?? 🤷

    Abraços!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @julianamb disse:
    Olá pessoal,
    Liguei para LR para tentar saber sobre a transcrição de casamento.
    Falei o seguinte texto:
    "Olá, boa tarde,
    Eu gostaria de saber se no meu assento de nascimento da Conservatoria dos Resitros Centrais consta o meu casamento."
    Ai a atendente disse que ela não faz consulta de certidões.. que ela só consulta processos! Que eu deveria ligar para a conservatória que fiz o pedido de transcrição e verificar lá com eles. 😠
    Falei algo errado ?? Fui na opção errada no menu?
    Será que eu tinha que ter dito pra ela olhar o sistema SIRIC ?? 🤷

    Não falou nada errado mas não deu sorte. É claro que eles têm acesso a ferramentas que tem esta informação. A questão é que este pedido está fora do escopo de trabalho deles, e, desta forma, para conseguir esta informação, tem que pegar algum deles em um momento de extrema boa vontade. A LR não costuma responder perguntas sobre processos de Transcrição.

    abraços e ótima sorte,

  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    hum... que droga.. o ruim é que cada tentava eles demoram em média 1h para atender... Vamos ver se em outro dia, que eu estiver com paciência para ligar, eles me respondam! kkkkk
    Seguimos aguardando..
    Abraços!

    CEGV
  • maxwelmaxwel Member 7 PontosPosts: 4
    editado dezembro 2019

    @maxwel disse:
    Boa noite.
    Estou com dúvida no preenchimento do formulário, meu casamento foi conversão de união estável em casamento e não consta hora e celebrante e local (na verdade local foi no cartorio xxx) na certidão, minha dúvida é se deixo em branco esse campo de hora , celebrante e local. Ou mando alguma carta explicando juntamente com os outros documentos.

  • maxwelmaxwel Member 7 PontosPosts: 4

    Boa noite. Sou Português e enviei minha documentação para transcrição de casamento par Ponta delgada, eles já me informaram que o processo foi concluído e me enviaram a certidão, porém já fez um mês e não chegou, consigo ao chegar em Portugal solicitar uma segunda via ? Precisa ser na CRC ponta delgada ou consigo no Porto? Abraços

  • maxwelmaxwel Member 7 PontosPosts: 4

    @CEGV disse:

    @nicolas disse:
    Amigos, já faz quase dois meses que enviei a transcrição do casamento de minha avó a Ponta Delgada. A linha de registros afirmou que não podem saber em que pé está o processo, e que para obter informações sobre ele eu deveria ligar para Ponta Delgada diretamente. Foi o que fiz, mas Ponta Delgada se recusou a fornecer informações por telefone, devido ao grande volume de trabalho na conservatória. Por favor, como devo proceder para saber quando a transcrição for concluída?

    Nicolas, infelizmente nesse caso é assim mesmo. Ponta Delgada (PD) tem levado em média dois meses para concluir processos de transcrição de casamento. Aguarde mais um pouco e confirme, na Linha De Registos, se o processo já foi concluído, pedindo (com jeitinho) para que verifiquem direto no assento de nascimento do(a) português pelo averbamento da transcrição de casamento. Isto eles podem fazer, caso a transcrição seja a sua.

    abraços,

    Boa noite. Após eles concluírem o processo e mandarem par o Brasil em quanto tempo recebo ?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @maxwel disse:

    @maxwel disse:
    Boa noite.
    Estou com dúvida no preenchimento do formulário, meu casamento foi conversão de união estável em casamento e não consta hora e celebrante e local (na verdade local foi no cartorio xxx) na certidão, minha dúvida é se deixo em branco esse campo de hora , celebrante e local. Ou mando alguma carta explicando juntamente com os outros documentos.

    @maxwel, desconheço que no caso de conversão de união estável em casamento existe a dispensa de celebração por um juiz de paz. Celebrante, como foi um casamento, imagino que existe (ou existiria) a necessidade do ato (casamento) ser celebrado por um juiz de paz. Tem certeza que você está vendo estes dados um uma certidão de inteiro teor ? Nas certidões de breve relato algumas informações, algumas vezes importantes não são exibidas.

    Enfim, caso realmente não exista alguma informação, confirmando na certidão de inteiro teor, deixe em branco.

    Se quiser, me procure no privado, pelo link abaixo.

    abraços e boa sorte,
    Enviar mensagem privativa para CEGV

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @maxwel disse:
    Boa noite. Sou Português e enviei minha documentação para transcrição de casamento par Ponta delgada, eles já me informaram que o processo foi concluído e me enviaram a certidão, porém já fez um mês e não chegou,

    Você pode pedir uma via digital pelo site CivilOnline.

    consigo ao chegar em Portugal solicitar uma segunda via ? Precisa ser na CRC ponta delgada ou consigo no Porto? Abraços

    Qualquer CRC conseguirá emitir sua certidão de casamento pois o registro civil português é informatizado. Só atos muito antigos ainda estão nos livros e os atos, em livros, com mais de 100 anos são enviados para os arquivos distritais.

    abraços,

  • Fernanda01Fernanda01 Member 46 PontosPosts: 17

    Boa tarde ! Acabei de receber o número de assento da minha mãe , e agora preciso fazer a transcrição de casamento para que eu possa dar entrada na minha. Mas tenho algumas dúvidas
    *a minha mãe pode ser a requerente ?
    *Estou indo a Portugal e vou levar essas documentações comigo para serem enviadas pelo correio de lá ( para ficar mais barato ) para ponta delgada . O pagamento eu posso fazer estando lá ?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Fernanda01 disse:
    Boa tarde ! Acabei de receber o número de assento da minha mãe , e agora preciso fazer a transcrição de casamento para que eu possa dar entrada na minha. Mas tenho algumas dúvidas
    *a minha mãe pode ser a requerente ?

    Preferencialmente

    *Estou indo a Portugal e vou levar essas documentações comigo para serem enviadas pelo correio de lá ( para ficar mais barato ) para ponta delgada . O pagamento eu posso fazer estando lá ?

    Pode fazer o vale postal em uma das agências do CTT (correios português).

    abraços,

  • RosaMLimaRosaMLima Member 100 PontosPosts: 20

    Em 10 de setembro 2019 receberam em P. Delgada a documentação para a transcrição do casamento dos meus pais . Até hoje, 16/12/19 não recebi nada de lá.
    Esta demora é normal ?
    Como devo proceder agora ?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @RosaMLima disse:
    Em 10 de setembro 2019 receberam em P. Delgada a documentação para a transcrição do casamento dos meus pais . Até hoje, 16/12/19 não recebi nada de lá.
    Esta demora é normal ?
    Como devo proceder agora ?

    Oi Rosa,

    PD (Ponta Delgada) tem levado 4 a 5 meses para concluir transcrições. As coisas no IRN estão muito complicadas este fim de ano. Então aguarde mais um pouquinho, ok ?

    grande abraço e ótima sorte,

  • RosaMLimaRosaMLima Member 100 PontosPosts: 20

    Oi, tudo bem ?
    Consultei a certidão da minha mãe no Civil on line ontem e já estava disponível hoje .
    Tive a grata surpresa de ver que P. Delgada já fez a transcrição! Averbamento com data de ontem , 16.12.19 . Que coincidência !
    Levou ao todo 3 meses.
    Em outubro P.Delgada me pediu que pagasse novamente os emolumentos, pois , devido à greve das IRNs em setembro , o V.Postal que fiz caducou. Paguei e agora pedirei aos correios a devolução da importância.

    CEGVMalumarcelo_12mesesPedroFP
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Parabéns, @RosaMLima !

    marcelo_12mesesmzaneti
  • FABIANASMELLOFABIANASMELLO Member 58 PontosPosts: 8

    Eu consegui a averbação/ transcrição do meu casamento em Ponta Delgada. Solicitei tudo no início de setembro - na época da greve - e em 19/11 foi averbado. Só soube hoje pois eu não tinha feito a solicitação no portal Civil Online antes, pois achei que não estava pronto. Mas já está tudo ok. 2 meses e 15 dias no total e eu não tive que pagar o vale postal novamente. Resolvido! Muito obrigada.

    felipesilveiraCEGV
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Parabéns @RosaMLima !!

    A transcrição do casamento dos meus pais também ficou pronta.

    enviado: 23/08/2019
    recebido: 04/09/2019
    novo vale postal: 15/10/2019 (devido a greve)
    novo vale sacado: 12/11/2019
    data do assento de casamento: 20/11/2019
    recebi carta informando: 06/01/2020

    Tempo: 3 meses.

    Agora rumo a minha cidadania!! :smiley: :smiley:
    Abraços!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.