PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1272830323361

Comentários

  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @EpidauraMoreira disse:
    ... ai minha infância querida, que os anos ja nao trarao de volta...

    Ó!
    Eis que para vossas almas todo esse passado, que já se apaga de vossas memórias nesta vossa jornada, não será que um pequeno fato histórico em um curto período de vossa eternidade.
    Permanecerá junto com muitas outras que vós também não lembrais, pois de certo que para sempre caminharás.

    EpidauraMoreiraPedroFP
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    @DAIANECICUTO disse:
    Olá @EpidauraMoreira!
    Muito bom e ajuda a amenizar a ansiedade que ao meu ver é a pior parte kkkk

    Afim de completar o passo a passo, na bolinha de número 04 também pode acontecer de cair em exigência ai a descrição é a que segue. :

    ...Bolinha 4
    Legenda: Verificação documentos;
    Descrição do passo: 4. O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    Nota explicativa: O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação para completar processo em 20/09/2019, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.

    Abraços

    Cara @DAIANECICUTO , o processo do Paulo caiu em exigência recentemente, e ele caiu ainda mais fundo. Por conta do ocorrido, ele ja abriu agorinha mais uma garrafa de cachaça, o que me deixa muito apreensiva...

    Na pagina IRN vemos para o processo as bolinhas 1, 2 e 3 em verde, e a bolinha 4 em vermelho claro, com as notas exatamente como voce postou acima:

    O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento liminar.

    MAS NAO CONSTA (como voce também postou):

    Ultima notificação enviada foi uma Notificação para completar processo em xx/yy/2019, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo.

    Como nao nos chegou até agora absolutamente nenhuma notificaçao, nem por correio, nem por E-Mail (pedimos expressamente no requerimento a comunicaçao por via eletronica), e como nao logramos comunicaçao nem com a LR, nem com o ACP, nao sabemos o que falta!!! Assim, pergunto:

    No seu caso especifico e referente a sua exigencia em particular, voce recebeu a tal comunicaçao por E-Mail ou por correio?

    Por favor informe.

    marcelo_12mesesCEGV
  • DAIANECICUTODAIANECICUTO Member 105 PontosPosts: 24

    Olá @EpidauraMoreira sinto muito pelo ocorrido, mas certamente será algo de fácil resolução.

    No Caso em especifico, o endereço cadastrado é da advogada e apos a bolinha 4 ficar verde e ter essa comunicação, demorou aproximadamente 7 dias apara as advogadas receberem a notificação por carta.
    A informação que tenho é que eles sempre enviam correspondência e não mandam e-mail tão pouco passam informações do que falta pela LR.
    Faz quanto tempo que que caiu em exigência.

    EpidauraMoreiramarcelo_12meses
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    Obigada, @DAIANECICUTO !

    Mas, por favor informe: No seu caso constava no site a redaçao abaixo, ou nao constava? (para nos nao consta):

    (Citação do seu post):

    "Ultima notificação enviada foi uma Notificação para completar processo em xx/yy/2019, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."

    marcelo_12meses
  • DAIANECICUTODAIANECICUTO Member 105 PontosPosts: 24

    Magina @EpidauraMoreira

    Sim, exatamente assim, sem tirar nem por.

    EpidauraMoreiramarcelo_12meses
  • brunabrbrunabr Member 0 PontosPosts: 1

    Boa tarde! Enviei o processo de atribuição da minha mãe, filha de português, ao Arquivo Central do Porto no início do mês de setembro. Venho tentando obter informações sobre o mesmo por email e telefone, porém, sem sucesso... não respondem e não atendem. Por favor, vocês poderiam me orientar? Como fazer para acompanhar o andamento desse processo?

  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @brunabr disse:
    (...) Como fazer para acompanhar o andamento desse processo?

    Bruna, você precisa, inicialmente, ligar para a LR (Linha de Registros) [1].
    Por ela, você conseguirá a numeração que o seu processo ganhou e, também, a tal Chave de Acesso para que você possa acompanhar o andamento pela Internet.

    Após lograr êxito nessa etapa aí de cima, você pode escolher se vai continuar consultando seu processo pela LR, ou se passará a acompanhar pelo formulário web deles [2].

    [1]
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar

    [2]
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/306/como-acompanhar-processos-de-nacionalidade-portuguesa

  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    @brunabr disse:
    Boa tarde! Enviei o processo de atribuição da minha mãe, filha de português, ao Arquivo Central do Porto no início do mês de setembro. Venho tentando obter informações sobre o mesmo por email e telefone, porém, sem sucesso... não respondem e não atendem. Por favor, vocês poderiam me orientar? Como fazer para acompanhar o andamento desse processo?

    Só ligando mesmo. Se derem a senha será diretamente ela (fazem perguntas para teste).Gastei uma fortuna de telefone em inúmeras tentativas. Em delas deu certo. Espera apenas 30 dias.

  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    30 dias do recebendo lá....

  • NovoTugaNovoTuga Member 383 PontosPosts: 74

    @Rafa1509 disse:

    ACP enviará para a Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa!

    ACP, Tondela, Ovar, etc só fazem nacionalidade quando o progenitor português nasceu no BR, Portugal ou 🇪🇺, caso contrario, somente é feito pela Conservatória dos Registos Centrais!

    (https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/8834/#Comment_8834)

    Apenas atualizando: O processo do meu amigo realmente foi reencaminhado para Lisboa (CRCentrais) após aprox. 4 meses navegando pelo Porto, após já estar com a fase 4 do site laranja. Lá em Lisboa, ele já foi recebido na fase 2 do site, em verde.

    Rafa1509CEGVmarcelo_12meses
  • dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60

    Temos uma idéia do tempo médio que está levando pra sair da primeira bolinha?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @dante_salvatore disse:
    Temos uma idéia do tempo médio que está levando pra sair da primeira bolinha?

    aproximadamente um mês mas com a recente greve talvez leve um pouco mais.

    abraços,

  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

    @dante_salvatore disse:
    Pergunta levemente off-topic, mas alguém aqui já tentou trocar a CNH brasileira pela portuguesa apenas com o papel do pedido de cidadania? Ouvi dizer que alguns lugares fazem a mudança se tiver com o papel do agendamento do SEF, mas não sei se fazem com o pedido de cidadania.

    @dante_salvatore, eu troquei a carteira de motorista brasileira (com a declaração de autenticidade feita pelo Consulado do Brasil em Portugal, e antes do vencimento) pela portuguesa, somente com o CNH e a ID (pode ser o passaporte) originais, o atestado médico, e outros documentos necessários que estão no site do IMT. Não interessa se a pessoa é um potencial cidadão português ou não. Eles mandam a carteira pelo correio para o endereço em Portugal.

    CEGV
  • dante_salvatoredante_salvatore Member 254 PontosPosts: 60

    @CEGV disse:

    @dante_salvatore disse:
    Temos uma idéia do tempo médio que está levando pra sair da primeira bolinha?

    aproximadamente um mês mas com a recente greve talvez leve um pouco mais.

    abraços,

    O meu está a 50 dias na primeira bolinha, o do meu irmão a 77 dias.

    CEGV
  • PaesPaes Member 97 PontosPosts: 13

    Nossa !> @dante_salvatore disse:

    @CEGV disse:

    @dante_salvatore disse:
    Temos uma idéia do tempo médio que está levando pra sair da primeira bolinha?

    aproximadamente um mês mas com a recente greve talvez leve um pouco mais.

    abraços,

    O meu está a 50 dias na primeira bolinha, o do meu irmão a 77 dias.

    Nossa o meu esta desde o dia 03/07 na bolinha 01

  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    O meu está na bolinha 5 desde 18/07. Vamos esperar que saia o registro essa semana que encerrou a greve e o resultado das eleições foi positivo (para os funcionários públicos), porque parou bem quando estava chegando na minha vez

    CEGV
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    @dante_salvatore disse:
    Temos uma idéia do tempo médio que está levando pra sair da primeira bolinha?

    Em nosso caso (numeraçao na ultima semana de maio), levou exatamente 4 meses e 3 dias para passar da bolinha 1 para a 2. E quando chegou na 4, desastrou... EJIGÊNXA!!!!

    No caso de 4 sobrinhos (todos entregaram os processos na 1a. semana de junho), todos estao parados na 1.

    CEGV
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado outubro 2019

    @NovoTuga disse:>

    Apenas atualizando: O processo do meu amigo realmente foi reencaminhado para Lisboa (CRCentrais) após aprox. 4 meses navegando pelo Porto, após já estar com a fase 4 do site laranja. Lá em Lisboa, ele já foi recebido na fase 2 do site, em verde.

    Caro @NovoTuga , por favor, converse com seu amigo e informe:

    Que mensagem explicativa ele recebeu ao ver sua bolinha 4 em vermelho? Ali no site apareceu a nota de que iriam encaminhar o processo dele para a CRC Lisboa? Ou nao apareceu? Como ele soube que o processo seguiria para Lisboa? Soube dali do site de acompanhamento? Ou da LR? Ou de um oficio em papel recebido pelo correio?

    Por favor, peça a ele para reproduzir exatamente as palavras da mensagem explicativa que apareceu no site, sem modifica-las, sem abrevia-las, quando a bolinha 4 ainda estava vermelha e o processo ainda no ACP!

    Eu acho que esta acontecendo o mesmo comigo... Isto porque no site aparece que o processo esta parado, mas NAO APARECE a nota abaixo, dizendo que me mandaram um oficio:

    "Ultima notificação enviada foi uma Notificação para completar processo em xx/yy/2019, para a morada indicada no seu pedido de nacionalidade, referente ao seu processo."

    Esta nota acima (que nao consta para mim), eu a tenho do post de @DAIANECICUTO

    Muito obrigado!!!

  • NovoTugaNovoTuga Member 383 PontosPosts: 74

    Querira @EpidauraMoreira, tudo bem!? Vem cá, você pode passar pro Paulão a seguinte mensagem!? Lá vai:

    Então, eu ajudei desde o início este meu amigo, que é filho de português nascido em Moçambique, pois ele acaba de ser pai de duas princesas e eu fiquei com essa missão de regularizar a nacionalidade deles... Acontece que, como dito, o pai dele nasceu em Moçambique. Como ele nasceu lá antes da independência, na época que ainda era território português ultramarino, e o registro dele foi transcrito em 1975 para Cascais, em Portugal continental, e - a alguns anos atrás - novamente transcrito, desta vez para a conservatória do Entroncamento, a gente resolveu resolveu enviar para a ACP acreditando que ele tinha nascido em solo português.

    Mas veja, já era sabido desde o início que existia grande probabilidade de o processo ser redirecionado p/ os Registos Centrais e, aparentemente, aconteceu isso. Note que em momento nenhum caiu em exigência ou ficou "bola vermelha", o que ocorreu de fato foi o retrocesso da fase 4 para a 2. Bom, como imagens falam mais que mil palavras, veja você mesmo:

    image

    Note que o local onde encontra-se o processo mudou, assim como o estado dele. Nós revisamos o requerimento dele 1 milhão de vezes, e, como tenho escaneado, revisei ainda mais algumas vezes recentemente. Acho que não há motivo para cair em exigência e que a transferência do processo deve-se exclusivamente ao fato de que o pai do requerente não nasceu nem na Europa nem no Brasil...

    Forte Abraço!

    CEGVEpidauraMoreira
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    Muito obrigada, meu carissimo @NovoTuga , sua explanaçao esta clarissima e completa.

    O Paulo entrou no modo desilusao com tudo, tirem este veneno de rato de perto de mim.

    So nos resta aguardar se chegara algo pelo correio, pois nao temos a mais remota ideia do que faltaria no processo...

    Fizemos o processo do meu velhissimo avô, que na verdade foi um conjunto de 5 (cinco!) sub-processos, até tudo entrar nos eixos, e achamos que tinhamos a tarimba necessaria para, agora, somente lambermos o mel da situaçao...

    Agora vemos que, no final, ainda temos o que aprender....

    Grande abraço, amigo!

    CEGV
  • HectorBHectorB Member 123 PontosPosts: 19

    O processo da minha esposa recebido pela ACP no dia 03/06/19 finalmente foi concluído ( todas as sete bolinhas estão verdes).Inicialmente tinham trocado um sobrenome e depois consertaram , mas digitaram a última letra deste com " D " e o correto seria " T " .
    Como devo proceder para este equívoco ser corrigido ?

    Agradeço muito a todos as que participam deste portal , pois todas as informaçōes foram fundamentais para a conclusão do processo .
    Em especial , ao Grande CEVG , o participante mais ativo e sempre pronto para ajudar pessoas que na sua maioria provavelmente nunca conhecerá.

    Forte Abraço e meu muito obrigado!!!!!!!!!

    CEGVPedroFP
  • HectorBHectorB Member 123 PontosPosts: 19

    Informação adicional:
    Dia 01/10/19 o processo estava na bolinha 1 e hoje foi concluído ( todas as 7 bolinhas estão verdes).

    CEGVNanaMaPedroFP
  • HectorBHectorB Member 123 PontosPosts: 19

    Errata:
    Agradeço muito a todos que participam ...................................

    CEGVPedroFP
  • HectorBHectorB Member 123 PontosPosts: 19

    Errata 2:
    Dia 01/10/19 o processo estava na bolinha 2 e hoje foi concluído ( todas as 7 bolinhas estão verdes).

    MaluCEGV
  • PACHECOPACHECO Member 682 PontosPosts: 197

    Tenho visto alguns posts com imagens e não sei como inserir. Todos os membros podem postar com imagens, ou apenas administradores?

    CEGVAPARECIDA
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @HectorB disse:
    O processo da minha esposa recebido pela ACP no dia 03/06/19 finalmente foi concluído ( todas as sete bolinhas estão verdes).Inicialmente tinham trocado um sobrenome e depois consertaram , mas digitaram a última letra deste com " D " e o correto seria " T " .
    Como devo proceder para este equívoco ser corrigido ?

    Agradeço muito a todos as que participam deste portal , pois todas as informaçōes foram fundamentais para a conclusão do processo .
    Em especial , ao Grande CEVG , o participante mais ativo e sempre pronto para ajudar pessoas que na sua maioria provavelmente nunca conhecerá.

    Forte Abraço e meu muito obrigado!!!!!!!!!

    Hector, envie e-mail para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt explicando o caso.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Junior disse:
    Olá meu amigo CEGV, tudo bem com vc?
    Poderia me ajudar, dizendo um e-mail para onde eu poderia enviar e obter uma resposta do meu processo?
    Eu já mandei para o de atribuição e de registo centrais e nada.
    Já mandei para onde está meu processo e é pior ainda.
    Se ligo na central de registos, sempre está em análise e tenho que esperar que a mulher manda.
    Se falo com advogado é mais extressante.
    Queria um e-mail somente para ter uma resposta mais objetiva e já não tenho créditos para ligar.
    Abraços.

    Amigo Junior, bom dia.

    Por e-mail é uma roleta russa. A melhor fonte de informações, quando não se tem a chave de acesso para consulta online é a linha de registros que, devido ao lançamento do sistema online de acompanhamento, está mais tranquila para contato. Ainda assim, alguma espera ocorre. O melhor é comprar créditos do SKYPE (uma assinatura mensal, ilimitada para números fixos, sem celulares, caso da LR, fica em torno de R$ 14) e ligar usando programas de ligação via Internet.

    Veja instruções em nosso tópico abaixo
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1

    Para respostas objetivas é necessária alguma experiência e "conexão" com quem estiver do outro lado da linha. Algumas vezes já tive que ligar algumas vezes para saber de um mesmo processo, até conseguir falar com alguém que estivesse disposta(o) a ajudar. É preciso um certo trato para ligar com os atendentes. Veja meus relatos e orientações no tópico que indiquei acima.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Junior disse:
    Para quem é do fórum e não sabem, eu faço parte do sistema SIRIC, que é o sistema antigo, não tenho como acompanhar no site, só na linha de registos e nunca falam nada.
    E quando falam é, que tenho que esperar.

    Junior, se foi submetido por inscrição (Sistema SIRIC, que não é sistema "Antigo" mas apenas "diferente na forma de submeter um processo") tem que ter paciência pois até mesmo para os atendentes da LR as informações são mais limitadas.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @PACHECO disse:
    Tenho visto alguns posts com imagens e não sei como inserir. Todos os membros podem postar com imagens, ou apenas administradores?

    Oi Pacheco, bom dia !
    Criei um tópico-guia sobre este assunto no ano passado. O tópico com as explicações está abaixo

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/48/como-adicionar-imagens-nas-publicacoes-em-nosso-forum/p1

    grande abraço !

    APARECIDA
  • PACHECOPACHECO Member 682 PontosPosts: 197

    @CEGV disse:

    Vlw. amigo.
    Passei batido neste tópico. rsrsrs
    Abraços

    CEGV
  • ArthurArthur Member 166 PontosPosts: 20

    Olá, pessoal
    Não sei se o assunto já foi abordado aqui, mas não consegui encontrar.
    Meu processo 1C foi enviado pra o Arquivo Central do Porto. Enviei um e-mail para a CRCentrais e fui informado de que não podem informar a senha de acesso para acompanhamento online, pois preciso contactar a ACP diretamente. Contudo o telefone da ACP 351225573849 cai diretamente em fax e não consigo contato algum. Eu mandei um e-mail para eles mas também não obtive resposta.
    Alguém mais está tendo o mesmo problema?
    Obrigado.

  • vvenanciovvenancio Member 163 PontosPosts: 22

    Meu processo chegou na ACP dia 22/07 e ainda está na bolinha 1, 79 dias corridos e nada... Tem que ter muita paciência mesmo! hahaha Eu acho que o prazo de 5 meses que estimávamos deve aumentar pra 6/7 meses com as greves e etc.

    CEGV
  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40

    Boa tarde a todos, quinta feira fiz o pedido da certidão no civil online, paguei e o status está como pago. Porém não recebi mais nenhum email informando nada, se a certidão está pronta ou não, pois o processo está a mais de messes na bolinha 7 e a mensagem diz que foi aprovado e que aguarda o registro.
    Processo numerado dia 02/05....5 meses e nada.
    Pedi a certidão no civil online pra tentar saber se já estava pronta e pq talvez não teriam atualizado o site de acompanhamento.
    Mandei email hj pra eles....aguardar agora a boa vontade de responderem

    marcos_petropolisCEGVmarcelo_12meses
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @HectorB disse:
    Errata 2:
    Dia 01/10/19 o processo estava na bolinha 2 e hoje foi concluído ( todas as 7 bolinhas estão verdes).

    Puxa rápido. Tenho um processo aprovado 12/9 e até hj ainda não ficou verde o número 7. Não foi emitido o assento.

  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40

    Quando foi numerado?> @TeresaFarias disse:

    @HectorB disse:
    Errata 2:
    Dia 01/10/19 o processo estava na bolinha 2 e hoje foi concluído ( todas as 7 bolinhas estão verdes).

    Puxa rápido. Tenho um processo aprovado 12/9 e até hj ainda não ficou verde o número 7. Não foi emitido o assento.

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @Sc4rcio disse:
    Quando foi numerado?> @TeresaFarias disse:

    @HectorB disse:
    Errata 2:
    Dia 01/10/19 o processo estava na bolinha 2 e hoje foi concluído ( todas as 7 bolinhas estão verdes).

    Puxa rápido. Tenho um processo aprovado 12/9 e até hj ainda não ficou verde o número 7. Não foi emitido o assento.

    Oi. 15 de março caiu em exigência. Cumprida no in8cio de setembro. Por volta dia dia 12/9 mudou da bolinha 4 para a 5 verde... a 6 branca e a 7 laranja. Dizendo q foi aprovado e espera a emissão do registro. Completando 7 meses

  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40

    Quando foi numerado?> @TeresaFarias disse:

    @HectorB disse:
    Errata 2:
    Dia 01/10/19 o processo estava na bolinha 2 e hoje foi concluído ( todas as 7 bolinhas estão verdes).

    Puxa rápido. Tenho um processo aprovado 12/9 e até hj ainda não ficou verde o número 7. Não foi emitido o assento.

    @TeresaFarias disse:

    @Sc4rcio disse:
    Quando foi numerado?> @TeresaFarias disse:

    @HectorB disse:
    Errata 2:
    Dia 01/10/19 o processo estava na bolinha 2 e hoje foi concluído ( todas as 7 bolinhas estão verdes).

    Puxa rápido. Tenho um processo aprovado 12/9 e até hj ainda não ficou verde o número 7. Não foi emitido o assento.

    Oi. 15 de março caiu em exigência. Cumprida no in8cio de setembro. Por volta dia dia 12/9 mudou da bolinha 4 para a 5 verde... a 6 branca e a 7 laranja. Dizendo q foi aprovado e espera a emissão do registro. Completando 7 meses

    @TeresaFarias disse:

    @Sc4rcio disse:
    Quando foi numerado?> @TeresaFarias disse:

    @HectorB disse:
    Errata 2:
    Dia 01/10/19 o processo estava na bolinha 2 e hoje foi concluído ( todas as 7 bolinhas estão verdes).

    Puxa rápido. Tenho um processo aprovado 12/9 e até hj ainda não ficou verde o número 7. Não foi emitido o assento.

    Oi. 15 de março caiu em exigência. Cumprida no in8cio de setembro. Por volta dia dia 12/9 mudou da bolinha 4 para a 5 verde... a 6 branca e a 7 laranja. Dizendo q foi aprovado e espera a emissão do registro. Completando 7 meses

    @TeresaFarias disse:

    @Sc4rcio disse:
    Quando foi numerado?> @TeresaFarias disse:

    @HectorB disse:
    Errata 2:
    Dia 01/10/19 o processo estava na bolinha 2 e hoje foi concluído ( todas as 7 bolinhas estão verdes).

    Puxa rápido. Tenho um processo aprovado 12/9 e até hj ainda não ficou verde o número 7. Não foi emitido o assento.

    Oi. 15 de março caiu em exigência. Cumprida no in8cio de setembro. Por volta dia dia 12/9 mudou da bolinha 4 para a 5 verde... a 6 branca e a 7 laranja. Dizendo q foi aprovado e espera a emissão do registro. Completando 7 meses

    O meu foi numerado dia 02/05 e até agora nada....2 meses na bolinha laranja 7. 5 meses no total e nem caiu em exigência

  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40

    Olá, quando foi numerado seu processo?> @HectorB disse:

    Informação adicional:
    Dia 01/10/19 o processo estava na bolinha 1 e hoje foi concluído ( todas as 7 bolinhas estão verdes).

    @HectorB disse:
    Informação adicional:
    Dia 01/10/19 o processo estava na bolinha 1 e hoje foi concluído ( todas as 7 bolinhas estão verdes).

  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @Sc4rcio disse:
    Boa tarde a todos, quinta feira fiz o pedido da certidão no civil online, paguei e o status está como pago. Porém não recebi mais nenhum email informando nada, se a certidão está pronta ou não, pois o processo está a mais de messes na bolinha 7 e a mensagem diz que foi aprovado e que aguarda o registro.
    Processo numerado dia 02/05....5 meses e nada.
    Pedi a certidão no civil online pra tentar saber se já estava pronta e pq talvez não teriam atualizado o site de acompanhamento.
    Mandei email hj pra eles....aguardar agora a boa vontade de responderem

    Fiz o mesmo que você dia, mais de um mês depois que foi aprovado. Me mandaram email escrito "Informo que não é possível satisfazer o pedido de certidão online nº 1xxxx/2019, não consta assento de nascimento. Tem um processo de atribuição de nacionalidade nº31xxx/2019 que se encontra despachado favoravelmente desde 18/07/2019, encontrando-se o mesmo a aguardar que seja feito o registo de nascimento. Logo que que o mesmo seja feito será satisfeito pedido de certidão.". Vai fazer 3 meses que o meu está aprovado. Há mais de 3 semanas, quando chegava na minha vez, mesmo antes da greve, registro parou. Hoje finalmente vi duas pessoas dizendo que tiveram registros emitidos não sendo de menores de idade. Como vi que esses processos são mais recentes que o meu, respondi esse mesmo e-mail questionando educadamente se não existe algum problema com meu registro. Eu não vou questionar a greve em si, mas eu acho que ela não afeta quem eles querem que afete. Ela só prejudica as pessoas, não os políticos.

    TeresaFarias
  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40

    É complicado hein!!! pra mim ainda não enviaram nenhum e mail desde que paguei....e não temos nada que fazer não ser esperar. O que acho estranho é que esta sendo concluídos processos que foram feitos apos o meu e o meu não caiu em nenhuma exigência e esta parado ha muito tempo, mas vejo que não estou sozinha nessa, obrigada por compartilhar...
    Abçs > @Jose_Mario disse:

    @Sc4rcio disse:
    Boa tarde a todos, quinta feira fiz o pedido da certidão no civil online, paguei e o status está como pago. Porém não recebi mais nenhum email informando nada, se a certidão está pronta ou não, pois o processo está a mais de messes na bolinha 7 e a mensagem diz que foi aprovado e que aguarda o registro.
    Processo numerado dia 02/05....5 meses e nada.
    Pedi a certidão no civil online pra tentar saber se já estava pronta e pq talvez não teriam atualizado o site de acompanhamento.
    Mandei email hj pra eles....aguardar agora a boa vontade de responderem

    Fiz o mesmo que você dia, mais de um mês depois que foi aprovado. Me mandaram email escrito "Informo que não é possível satisfazer o pedido de certidão online nº 1xxxx/2019, não consta assento de nascimento. Tem um processo de atribuição de nacionalidade nº31xxx/2019 que se encontra despachado favoravelmente desde 18/07/2019, encontrando-se o mesmo a aguardar que seja feito o registo de nascimento. Logo que que o mesmo seja feito será satisfeito pedido de certidão.". Vai fazer 3 meses que o meu está aprovado. Há mais de 3 semanas, quando chegava na minha vez, mesmo antes da greve, registro parou. Hoje finalmente vi duas pessoas dizendo que tiveram registros emitidos não sendo de menores de idade. Como vi que esses processos são mais recentes que o meu, respondi esse mesmo e-mail questionando educadamente se não existe algum problema com meu registro. Eu não vou questionar a greve em si, mas eu acho que ela não afeta quem eles querem que afete. Ela só prejudica as pessoas, não os políticos.

    Jose_Mario
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Arthur disse:
    Olá, pessoal
    Não sei se o assunto já foi abordado aqui, mas não consegui encontrar.
    Meu processo 1C foi enviado pra o Arquivo Central do Porto. Enviei um e-mail para a CRCentrais e fui informado de que não podem informar a senha de acesso para acompanhamento online, pois preciso contactar a ACP diretamente. Contudo o telefone da ACP 351225573849 cai diretamente em fax e não consigo contato algum. Eu mandei um e-mail para eles mas também não obtive resposta.
    Alguém mais está tendo o mesmo problema?
    Obrigado.

    encaminhe o e-mail recebido da CRCentrais para arquivocentral.porto@irn.mj.pt e tire sua dúvida. Se não responderem, envie novamente 2 dias depois e adicione ao texto do assunto do e-mail (2a tentativa), depois dois dias depois (3a tentativa)... até que lhe respondam. Se o e-mail for para pedir a chave de acesso, não se esqueça de enviar anexada ao e-mail cópia do RG ou Identidade do requerente. (SEMPRE)

    abraços e ótima sorte,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @vvenancio disse:
    Meu processo chegou na ACP dia 22/07 e ainda está na bolinha 1, 79 dias corridos e nada... Tem que ter muita paciência mesmo! hahaha Eu acho que o prazo de 5 meses que estimávamos deve aumentar pra 6/7 meses com as greves e etc.

    semana passada estavam começando a movimentar processos do final de maio que estavam até então na bolinha 1.

    abraços e ótima sorte,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Sc4rcio disse:
    Boa tarde a todos, quinta feira fiz o pedido da certidão no civil online, paguei e o status está como pago. Porém não recebi mais nenhum email informando nada, se a certidão está pronta ou não, pois o processo está a mais de messes na bolinha 7 e a mensagem diz que foi aprovado e que aguarda o registro.
    Processo numerado dia 02/05....5 meses e nada.
    Pedi a certidão no civil online pra tentar saber se já estava pronta e pq talvez não teriam atualizado o site de acompanhamento.
    Mandei email hj pra eles....aguardar agora a boa vontade de responderem

    As informações que recebi (e já esperava) é que as CRCs estão abarrotadas de processos e o humores não estão nada bons. Muitos utentes chateados nas conservatórias, trabalho acumulado, discussões, reclamações... Eles têm uma longa fila de pedidos para botar em dia. Acho natural que demore para voltar algum tipo de resposta e, como seu processo ainda não foi finalizado, o mais provável que você receba aquela mensagem dizendo que vão guardar seu pedido até que o seu processo seja concluído e aí então emitirão a sua certidão atualizada.

    Abraços,

    Sc4rcio
  • RodriguesRodrigues Member 3 PontosPosts: 4

    Boa noite a todos, é o meu primeiro contato neste Portal, antecipadamente peço desculpas a todos pelos possíveis erros no tocante à maneira de formular meus questionamentos. Quem puder ajudar, a minha dúvida é a seguinte: Considerando o fato de toda a documentação exigida estiver ok, caso o pedido de Cidadania Portuguesa seja feita no Arquivo Central do Porto, qual o tempo estimado para conclusão do processo no qual os pais são Portugueses e o requerente é filho legítimo nascido no Brasil? Grato.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Rodrigues, bem vindo

    @Rodrigues disse:
    Boa noite a todos, é o meu primeiro contato neste Portal, antecipadamente peço desculpas a todos pelos possíveis erros no tocante à maneira de formular meus questionamentos. Quem puder ajudar, a minha dúvida é a seguinte: Considerando o fato de toda a documentação exigida estiver ok, caso o pedido de Cidadania Portuguesa seja feita no Arquivo Central do Porto, qual o tempo estimado para conclusão do processo no qual os pais são Portugueses e o requerente é filho legítimo nascido no Brasil? Grato.

    previsão atual é de 5 a 6 meses, com tendência de aumento de prazos. Sugiro a leitura do seguinte artigo

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/333/decisoes-fundamentais-em-processos-de-cidadania-um-depoimento-de-militante-e-especialista/p1

    Abraços, boa sorte e aproveite nosso Portal,

  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    @GEGV, por que não crias a tabela das bolinhas para este tópico? Agora que a Epidaura tabulou as mensagens de cada uma, ficaria melhor acompanhar a evolução dos prazos no ACP. O assunto está bombando. Meu processo é de 22/8, nr. 67xxx/19 e está na bolinha 1.

    PedroFPmarcos_petropolisEpidauraMoreira
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @MMac disse:
    @GEGV, por que não crias a tabela das bolinhas para este tópico? Agora que a Epidaura tabulou as mensagens de cada uma, ficaria melhor acompanhar a evolução dos prazos no ACP. O assunto está bombando. Meu processo é de 22/8, nr. 67xxx/19 e está na bolinha 1.

    MMAC, muito em breve, grandes novidades aqui no Portal !!!

    Jose_MarioMaluMMacPedroFPEpidauraMoreira
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @Sc4rcio disse:
    É complicado hein!!! pra mim ainda não enviaram nenhum e mail desde que paguei....e não temos nada que fazer não ser esperar. O que acho estranho é que esta sendo concluídos processos que foram feitos apos o meu e o meu não caiu em nenhuma exigência e esta parado ha muito tempo, mas vejo que não estou sozinha nessa, obrigada por compartilhar...
    Abçs > @Jose_Mario disse:

    @Sc4rcio disse:
    Boa tarde a todos, quinta feira fiz o pedido da certidão no civil online, paguei e o status está como pago. Porém não recebi mais nenhum email informando nada, se a certidão está pronta ou não, pois o processo está a mais de messes na bolinha 7 e a mensagem diz que foi aprovado e que aguarda o registro.
    Processo numerado dia 02/05....5 meses e nada.
    Pedi a certidão no civil online pra tentar saber se já estava pronta e pq talvez não teriam atualizado o site de acompanhamento.
    Mandei email hj pra eles....aguardar agora a boa vontade de responderem

    Fiz o mesmo que você dia, mais de um mês depois que foi aprovado. Me mandaram email escrito "Informo que não é possível satisfazer o pedido de certidão online nº 1xxxx/2019, não consta assento de nascimento. Tem um processo de atribuição de nacionalidade nº31xxx/2019 que se encontra despachado favoravelmente desde 18/07/2019, encontrando-se o mesmo a aguardar que seja feito o registo de nascimento. Logo que que o mesmo seja feito será satisfeito pedido de certidão.". Vai fazer 3 meses que o meu está aprovado. Há mais de 3 semanas, quando chegava na minha vez, mesmo antes da greve, registro parou. Hoje finalmente vi duas pessoas dizendo que tiveram registros emitidos não sendo de menores de idade. Como vi que esses processos são mais recentes que o meu, respondi esse mesmo e-mail questionando educadamente se não existe algum problema com meu registro. Eu não vou questionar a greve em si, mas eu acho que ela não afeta quem eles querem que afete. Ela só prejudica as pessoas, não os políticos.

    Recebi resposta do e-mail que enviei para a CRCentrais ontem perguntando se não poderia haver algum problema com meu registro. Eles só disseram "O registo ainda continua por fazer."

    PedroFPmarcelo_12meses
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Jose_Mario disse:
    Recebi resposta do e-mail que enviei para a CRCentrais ontem perguntando se não poderia haver algum problema com meu registro. Eles só disseram "O registo ainda continua por fazer."

    Tem que aguardar a conclusão do processo, @Jose_Mario. Se tiver a chave de acesso ao sistema online de acompanhamento, acompanhe por lá pois os dados do sistema são regularmente atualizados.

    abraços,

    Jose_Mario
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @CEGV disse:

    @Jose_Mario disse:
    Recebi resposta do e-mail que enviei para a CRCentrais ontem perguntando se não poderia haver algum problema com meu registro. Eles só disseram "O registo ainda continua por fazer."

    Tem que aguardar a conclusão do processo, @Jose_Mario. Se tiver a chave de acesso ao sistema online de acompanhamento, acompanhe por lá pois os dados do sistema são regularmente atualizados.

    abraços,

    Eu tenho sim. Logo que saiu o site eu arrisquei mandar e-mail pedindo a chave de acesso ao invés de ligar, e recebi rapidamente.
    Obrigado e abraços

    CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.