PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1282931333461

Comentários

  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40

    Também me responderam hoje e pediram para aguardar porque o registros ainda não está pronto.
    Pelo menos assim temos a certeza de que o site está realmente atualizado

    @Jose_Mario disse:

    @CEGV disse:

    @Jose_Mario disse:
    Recebi resposta do e-mail que enviei para a CRCentrais ontem perguntando se não poderia haver algum problema com meu registro. Eles só disseram "O registo ainda continua por fazer."

    Tem que aguardar a conclusão do processo, @Jose_Mario. Se tiver a chave de acesso ao sistema online de acompanhamento, acompanhe por lá pois os dados do sistema são regularmente atualizados.

    abraços,

    Eu tenho sim. Logo que saiu o site eu arrisquei mandar e-mail pedindo a chave de acesso ao invés de ligar, e recebi rapidamente.
    Obrigado e abraços

    Jose_MarioPedroFPmarcelo_12mesesCEGVMalu
  • DeboraBDeboraB Member 204 PontosPosts: 28

    Olá a todos, como estão? Demorei um pouco desde a finalização da convolação do meu pai até iniciar o meu processo de atribuição, mas cá estamos. Meu processo foi recebido na ACP há um mês e hoje me informaram a numeração do processo, porém disseram que ainda não tinham chave de acesso. Os novos processo iniciados desde a implantação do sistema não viriam com chave de acesso desde o início?

    CEGV
  • RenataPRenataP Member 58 PontosPosts: 11

    Bom dia, alguem tem conseguido falar na LR estes dias: Tenho tentado há dias mas so fico na espera mais de 30 minutos e ninguem atende... já tentei as outras opcoes mas eles encaminham para a opção 1 e de novo fico na espera...

    Jose_Mario
  • vvenanciovvenancio Member 163 PontosPosts: 22

    @DeboraB disse:
    Olá a todos, como estão? Demorei um pouco desde a finalização da convolação do meu pai até iniciar o meu processo de atribuição, mas cá estamos. Meu processo foi recebido na ACP há um mês e hoje me informaram a numeração do processo, porém disseram que ainda não tinham chave de acesso. Os novos processo iniciados desde a implantação do sistema não viriam com chave de acesso desde o início?

    Comigo o mesmo aconteceu, meu processo chegou lá dia 22/07, foi numerado dia 30/07 mas só me passaram a senha em setembro. Segundo a atendente da LR o processo só ganha a senha pra acompanhamento depois que foi digitalizado, por isso ás vezes demora...

    CEGVDeboraB
  • RenataPRenataP Member 58 PontosPosts: 11

    Consegui falar depois de 50 minutos de espera. A informacao que recebi é que a ACP esta fazendo os registros dos assentos das nacionalidades que foram deferidas entre meados de Jul/19 a Ago/19.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @RenataP disse:
    Consegui falar depois de 50 minutos de espera. A informacao que recebi é que a ACP esta fazendo os registros dos assentos das nacionalidades que foram deferidas entre meados de Jul/19 a Ago/19.

    Oi Renata... infelizmente a informação que você recebeu e os fatos (pelo menos os que vemos aqui e que acompanho) não combinam. Posso te dizer com significativa certeza que ACP está despachando processos de filhos que deram entrada no final de maio. Ainda assim estes processos (já despachados) ainda não foram concluídos. Então se pensarmos em "processo concluídos" veremos que os que estão sendo concluídos agora são ainda mais antigos. Jul e Ago/19 para mim não representam o que acompanho todo santo dia.

    Abraços e ótima sorte,

  • RenataPRenataP Member 58 PontosPosts: 11

    Ok muito obrigada pelo seu comentário. Vou acompanhar daqui. Abraços!

    CEGV
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @CEGV disse:

    @RenataP disse:
    Consegui falar depois de 50 minutos de espera. A informacao que recebi é que a ACP esta fazendo os registros dos assentos das nacionalidades que foram deferidas entre meados de Jul/19 a Ago/19.

    Oi Renata... infelizmente a informação que você recebeu e os fatos (pelo menos os que vemos aqui e que acompanho) não combinam. Posso te dizer com significativa certeza que ACP está despachando processos de filhos que deram entrada no final de maio. Ainda assim estes processos (já despachados) ainda não foram concluídos. Então se pensarmos em "processo concluídos" veremos que os que estão sendo concluídos agora são ainda mais antigos. Jul e Ago/19 para mim não representam o que acompanho todo santo dia.

    Abraços e ótima sorte,

    Eu acho que ela quis dizer que são os processos que foram aprovados e enviados para registro em jul/19 e ago/19, não os que deram entrada. A informação que você disse é correta, os processos de filhos que deram entrada em maio e junho estão sendo aprovados e enviados para registro, e a informação que ela a ACP deu pra ela também bate. O meu que foi aprovado dia 18/07 estava na porta pra finalizar quando iniciou a ultima greve, então faz sentido

    PedroFP
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado outubro 2019

    @Jose_Mario & @RenataP ,

    Com a chamada do José Mário , a informação da Renata, dada pela LR, faz mais sentido apesar de ser uma verdadeira aberração o ACP levar 30 a 45 dias para registrar um assento que já foi deferido. Quem acompanha a mais tempo vai lembrar que a pouco mais de um ano atrás o mesmo ACP estava concluindo processos de filhos (da recepção até registro do assento de nascimento) em pouco mais de 30 dias.

    José Mario, obrigado por ter me chamado a atenção
    Renata, lamento não ter prestado maior atenção ao que você nos informou.

    Abraços a todos e ótimo fim de semana,

    Jose_MarioPedroFPmarcelo_12meses
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @CEGV disse:
    @Jose_Mario & @RenataP ,

    Com a chamada do José Mário , a informação da Renata, dada pela LR, faz mais sentido apesar de ser uma verdadeira aberração o ACP levar 30 a 45 dias para registrar um assento que já foi deferido. Quem acompanha a mais tempo vai lembrar que a pouco mais de um ano atrás o mesmo ACP estava concluindo processos de filhos (da recepção até registro do assento de nascimento) em pouco mais de 30 dias.

    José Mario, obrigado por ter me chamado a atenção
    Renata, lamento não ter prestado maior atenção ao que você nos informou.

    Abraços a todos e ótimo fim de semana,

    Acho que esse prazo (de 3 meses no meu caso) inciou-se nas paralisações de agosto, mas acho que não são só as greves declaradas. Nas duas semanas entre 2/set e 13/set, quando acabou a greve de agosto e as férias, os registros saíram aos montes. Daí na semana seguinte, quando eu já estava certo que ia sair o meu registro, tudo parou e percebi que eles poderiam ter iniciado uma paralisação não declarada, então anunciaram a greve de duas semanas e ficou claro que eles já estavam de braços cruzados. Essa semana continuou sem sair registros, onde acho que eles também estão de braços cruzados. Detalhe que são os registros, não os processos em si. Outra possibilidade é que transferiram mão de obra para os processos, deixando os registros em segundo plano. Eu não sei como funciona a estrutura deles, se os registros são feitos nas conservatórias ou em Lisboa, nem se os mesmos funcionários fazem análise de processos e registros. Mas é uma aberração sim. As eleições já passaram, eles não tem muito o que fazer agora.

    Abraços e ótimo final de semana

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Jose_Mario disse:
    Acho que esse prazo (de 3 meses no meu caso) inciou-se nas paralisações de agosto, mas acho que não são só as greves declaradas. Nas duas semanas entre 2/set e 13/set, quando acabou a greve de agosto e as férias, os registros saíram aos montes. Daí na semana seguinte, quando eu já estava certo que ia sair o meu registro, tudo parou e percebi que eles poderiam ter iniciado uma paralisação não declarada, então anunciaram a greve de duas semanas e ficou claro que eles já estavam de braços cruzados.

    Acho que não é bem assim... sei de diversos processos que saíram durante as semanas de greve. Muitos oficiais e conservadores sabem que parar de trabalhar só traz mais trabalho posterior. A "parada" foi principalmente no balcão. Nas equipes internas muitos seguiram trabalhando. Naturalmente muitas conservatórias acabaram fechando por alguns dias mas longe do IRN ter parado por 2 semanas.

    Essa semana continuou sem sair registros, onde acho que eles também estão de braços cruzados.

    Estão voltando aos poucos. Vi transcrições e nacionalidades sendo concluídas.

    Detalhe que são os registros, não os processos em si. Outra possibilidade é que transferiram mão de obra para os processos, deixando os registros em segundo plano. Eu não sei como funciona a estrutura deles, se os registros são feitos nas conservatórias ou em Lisboa,

    Ambos trabalham e produzem.. análises e registros.

    nem se os mesmos funcionários fazem análise de processos e registros. Mas é uma aberração sim. As eleições já passaram, eles não tem muito o que fazer agora.

    calma... não é bem assim... estão em uma situação bem complicada a anos. Temos que ver os dois lados da moeda, entender e separar o joio do trigo. O maior vilão é o próprio governo e seus dirigentes, não os funcionários do IRN.

    abraços,

    PedroFPJose_Mario
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Junior disse:
    É meu amigo CEGV, nunca consigo falar com esse povo, quando consigo, fico sem resposta.
    Para não dizer que fico sem resposta, ela falou, que "não tem indeferimento que esse processo é por direito adquirido", ou seja por sangue, se passa isso é por falta de documentação ou pagamentos e tem tempo para se regularizar, por isso eles já falam que não tem indeferimentos.
    Que se eu quero saber algo tenho que perguntar para o advogados.
    E que é só esperar!.
    Só queria saber o estágio, em que fase está o processo, só isso.
    Ela não entendeu!.

    Ela provavelmente entendeu. Só não podia dar uma informação que não tem. Seu processo foi submetido por terceiros (advogados?) e foi submetido por inscrição. Então tenha paciência ou, se submetido por advogado, faça valer os honorários pagos e pergunte para ele. Mas se a LR não foi capaz de te dizer nada, pouco provável que seu advogado vá entrar em contato com a CRC onde seu processo foi submetido, pedir para falar com o responsável pelo seu processo e cobrar algo (ou alguma informação) se seu processo estiver dentro do prazo médio. Aguarde que ele será concluído. Digo constantemente essas seguintes palavras:

    • Foco
    • Paciência
    • Resiliência

    não transforme em agonia a espera do resultado de seu processo.

    abraços e ótima sorte,

    PedroFPmarcelo_12mesesGlauberZ
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @CEGV disse:

    @Jose_Mario disse:
    Acho que esse prazo (de 3 meses no meu caso) inciou-se nas paralisações de agosto, mas acho que não são só as greves declaradas. Nas duas semanas entre 2/set e 13/set, quando acabou a greve de agosto e as férias, os registros saíram aos montes. Daí na semana seguinte, quando eu já estava certo que ia sair o meu registro, tudo parou e percebi que eles poderiam ter iniciado uma paralisação não declarada, então anunciaram a greve de duas semanas e ficou claro que eles já estavam de braços cruzados.

    Acho que não é bem assim... sei de diversos processos que saíram durante as semanas de greve. Muitos oficiais e conservadores sabem que parar de trabalhar só traz mais trabalho posterior. A "parada" foi principalmente no balcão. Nas equipes internas muitos seguiram trabalhando. Naturalmente muitas conservatórias acabaram fechando por alguns dias mas longe do IRN ter parado por 2 semanas.

    Essa semana continuou sem sair registros, onde acho que eles também estão de braços cruzados.

    Estão voltando aos poucos. Vi transcrições e nacionalidades sendo concluídas.

    Detalhe que são os registros, não os processos em si. Outra possibilidade é que transferiram mão de obra para os processos, deixando os registros em segundo plano. Eu não sei como funciona a estrutura deles, se os registros são feitos nas conservatórias ou em Lisboa,

    Ambos trabalham e produzem.. análises e registros.

    nem se os mesmos funcionários fazem análise de processos e registros. Mas é uma aberração sim. As eleições já passaram, eles não tem muito o que fazer agora.

    calma... não é bem assim... estão em uma situação bem complicada a anos. Temos que ver os dois lados da moeda, entender e separar o joio do trigo. O maior vilão é o próprio governo e seus dirigentes, não os funcionários do IRN.

    abraços,

    Concordo, o vilão é o governo que não aumentou os funcionários e melhorou as condições de trabalho ao mesmo tempo em que a lei mudou. O pior é que essas mesmas pessoas não são afetadas pela greves, então acho que a greve de 2 semanas antes das eleições era a melhor chance que eles tinham, porque em politico só dói no voto.

    Abraços

    CEGV
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    Amigos, não gosto (eu, Paulo) muito de debater as razoes da lentidao atual no andamento de NOSSOS processos (ja estou neste marasmo ha 4 anos...), porque tal debate invariavelmente passará pelas convicçoes politicas pessoais e perdera portanto sua objetividade.

    Mas quem vive em Portugal - principalmente em cidades pequenas - conhece a mentalidade de trabalho de nosso (ja digo "nosso") povo e nossos administrantes, e mais ainda, o impacto de tal mentalidade em nossa situaçao economica: somos um país pobre. Mais pobre do que nós, somente a Grecia.

    Pertencermos à Uniao Europeia e colhermos todas as benesses de tal privilegio tem um preço a ser pago, e ele é: Temos um compromisso com a UE de sanearmos as finanças do país, pois aquele rio de dinheiro que começa em Bruxelas e termina aqui na Peninsula Iberica nao é gratuito.

    E ali está o ponto: Nada é mais pernicioso às finanças nacionais do que o inchaço do aparato administrativo público, onde nao existe avaliaçao de desempenho dos "trabalhantes" e grande parte de quem dali tira seu pao tem em mente somente uma coisa: um emprego vitalicio, onde nem mesmo a facilitaçao de vistos Gold é motivo para exoneraçao sumaria do cargo publico (adivinhem de quem falo...).

    Sabiam que eu ja fui a um restaurante às 10:30h da manha "buscar" uma funcionaria para atender-me na repartiçao a que compareci, quando vi sua bolsa sobre a mesa e o casaco na cadeira, mas ela estava ausente, comprando produtos de beleza naquele momento com um grupo de amigas no ambiente gastronomico?!?! Precisavam ver a revolta estampada em seu rosto, por eu ter interrompido o agradavel colóquio...

    Em resumo: O volume atual de processos é atipico, e com absoluta certeza baixará, isto é certo. Nosso "azar" é que exatamente agora, na hora critica, temos nossos processos correndo. Se o govêrno aumentar o quadro de funcionarios agora, o que fara com eles no futuro, quando ja nao serao necessarios? Temos de pensar também no país como um todo, e nao somente em nosso caso particular.

    Tive de esperar 4 (quatro!) meses para que o ACP tocasse em meu processo e achasse nele imperfeiçoes com exigencias de saneamento. Sei que é dificil, mas nao ha outra alternativa a nao ser "educarmos o espirito para a espera".

    Desejo a todos uma boa semana e sorte! sorte!! sorte!!!

    🍀🤞🍀🍀🙏🍀🐷 🍀🤞🍀🍀🙏🍀🐷 🍀🤞🍀🍀🙏🍀🐷 🍀🤞🍀🍀🙏🍀🐷 🍀🤞🍀🍀🙏🍀🐷 🍀🤞🍀🍀🙏🍀🐷 🍀🤞🍀🍀🙏🍀🐷 🍀🤞🍀🍀🙏🍀🐷 🍀🤞🍀🍀🙏🍀🐷 🍀🤞🍀🍀🙏🍀🐷 🍀🤞🍀🍀🙏🍀🐷 🍀🤞🍀🍀🙏🍀🐷 🍀🤞🍀🍀🙏🍀🐷 🍀🤞🍀🍀🙏🍀🐷

    TeresaFariasJose_MarioCEGVmarcelo_12mesesPedroFPGlauberZ
  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    @EpidauraMoreira disse:

    Tive de esperar 4 (quatro!) meses para que o ACP tocasse em meu processo e achasse nele imperfeiçoes com exigencias de saneamento. Sei que é dificil, mas nao ha outra alternativa a nao ser "educarmos o espirito para a espera".

    >
    Bom dia, Epidaura. Já sabes quais foram as exigências? Podes descrevê-las aqui? Obrigado.

  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado outubro 2019

    Oi(nc), caro @MMac , publiquei um post sobre o assuntoi, no tópico sobre exigências. Por favor, verifique lá.

    Grande abraço, e tenha uma boa semana!

    CEGV
  • RenataPRenataP Member 58 PontosPosts: 11

    CEGV e Jose Mário, sim, a informação da LR foi que a ACP estava fazendo os assentos de nascimentos dos processos de nacionalidade que foram aprovados e concluídos entre meados de Julho/19 e meados de Ago/19. Pelo menos foi essa a informação que recebi por telefone adicionando um "tenha paciencia... terá que esperar pelo menos mais 1 mês..."

    Jose_Mariomarcelo_12mesesCEGVPedroFP
  • RenataPRenataP Member 58 PontosPosts: 11

    Estou aguardando o assento de nascimento do meu filho desde o dia 05/set, quando o processo dele foi aprovado. Alguém sabe me dizer se existe algum tipo de urgência que eu possa pedir uma vez que ele é menor de idade e preciso desse documento para fins de matrícula em escola?

    marcelo_12meses
  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    @RenataP disse:
    Estou aguardando o assento de nascimento do meu filho desde o dia 05/set, quando o processo dele foi aprovado. Alguém sabe me dizer se existe algum tipo de urgência que eu possa pedir uma vez que ele é menor de idade e preciso desse documento para fins de matrícula em escola?

    Tentei isso. Mandei por e-mail a carta de recomendação da escola, a correspondência do diretor do Gymnasium na Alamanha, a passagem comprada. A Conservadora escreveu que só são aceitos pedidos de prioridade com documentos oficialmente juntados no processo e todos traduzidos (no caso da escola alemã) e tudo apostilado. Nada por e-mail vale. Desisti. Vai custar muito caro e até fazer tudo, o processo já saiu por conta própria...

    marcelo_12mesesCEGV
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    .> @RenataP disse:

    Estou aguardando o assento de nascimento do meu filho desde o dia 05/set, quando o processo dele foi aprovado. Alguém sabe me dizer se existe algum tipo de urgência que eu possa pedir uma vez que ele é menor de idade e preciso desse documento para fins de matrícula em escola?

    Acho que é automatica a prioridade dele, já que é menor de idade. Pelo menos eu tenho visto processos de menores de idade sempre saírem na frente. Já vi processo que chegou lá (foi numerado) no dia 12/06 receber assento no dia 03/10, e foram dois

    marcelo_12mesesCEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado outubro 2019

    @Jose_Mario disse:
    Acho que é automatica a prioridade dele, já que é menor de idade. Pelo menos eu tenho visto processos de menores de idade sempre saírem na frente. Já vi processo que chegou lá (foi numerado) no dia 12/06 receber assento no dia 03/10, e foram dois

    Infelizmente não é assim, @Jose_Mario. Cada conservador e equipe decidem, de forma discricionária, as prioridades a serem consideradas "automaticamente".

    Recentemente enviei 4 processos juntos para o ACP, de familiares. Eram 2 maiores e 2 menores. Como não havia pressa, mandamos todos juntos para o ACP. O processo de um dos maiores ficou pronto antes dos processos dos menores. Depois vieram os processos dos 2 menores e, por último, o processo do segundo maior de idade. Dá para ver que não há fila nem prioridade. Os processos são analisados juntos e, talvez, o que mude seja a performance do oficial/conservador que está tratando de um determinado grupo de processos.

    Nota: Estes processos foram no mesmo envelope externo e com envelopes separados mencionando claramente na capa de cada envelope dos menores que se tratava de processos de atribuição de menores. Efeito prático: Nenhum. Como meus parentes não tinham pressa queria ver exatamente essa história de "prioridade de menores" no ACP. Bem... tive minha resposta...

    abraços,

    Jose_Mario
  • marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109

    relamente não da para entender... ACP agora virou o problema a vez..absurdo isso!!!

    Jose_Mario
  • marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109

    nao existe um orgao em que poderiamos passar essa situação?? um email que possamos enviar um pedido educadamente explicações?

    Jose_Mario
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @marcos_petropolis disse:
    nao existe um orgao em que poderiamos passar essa situação?? um email que possamos enviar um pedido educadamente explicações?

    Já mandei email para onde a gente pede a certidão, questionando educadamente se tinha alguma problema com meu registro, porque a minha está paga e pendente há 3 meses esperando sair o registro. A única coisa que me disseram é que o registro ainda está pendente de ser criado. Eu tenho viagem marcada pra Europa dia 15/nov, vou ser controlado em Amsterdam e ter que contar que vou passar como turista, porque cartão cidadão quase certeza não vai dar tempo mais de ficar pronto, e mesmo que o registro saia eu imagino que o registro só é levado em conta em Portugal, e não vai ajudar em nada

    marcos_petropolis
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @marcos_petropolis disse:
    nao existe um orgao em que poderiamos passar essa situação?? um email que possamos enviar um pedido educadamente explicações?

    Se alguém quiser tentar mandar e-mail questionando porque faz um mês que registros não saem, mandem, mas sinceramente eu acho que única resposta que vão receber, isso se receberem, é que os registros de jul/ago estão sendo criados, sem previsão. A não ser que alguém tenha amizade com alguém de lá de dentro pra explicar o que está ocorrendo. Eu sinceramente acho que ligaram o piloto automático pra irritar o governo, ou que foram para emissão/renovação de cartões cidadão e/ou registros de casamento que ficaram atrasados devido às férias e greves, pois esses são itens de maior urgência para eles, já que são de já cidadãos e até residentes em Portugal. Não adianta, assim como aqui são funcionários públicos que tem alta estabilidade garantida por lei. Pra não perder apoio popular das greves e não serem obrigados a trabalhar porque a justiça pode considerar a greve abusiva, eles podem muito bem parar as coisas no seu último estágio sem dizer que estão em greve. Não estou dizendo que alguma dessas possibilidades que citei são verdade, só citei as possibilidades.

    marcos_petropolis
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Pessoal, ACP ainda é uma das conservatórias mais rápidas para quem manda sozinho. É inegável isso e continuo sendo um dos grandes fans de lá. O problema não é só do ACP. Basta dar uma passeada nos outros tópicos e ver que a bagunça e atrasos são generalizados.

    Sugiro a leitura desta publicação de hoje, sobre Ponta Delgada.
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/12901/#Comment_12901

    abraços,

    Jose_Mariomarcelo_12meses
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    Acabei de ler de alguém que esteve na ACP que disseram lá para algumas pessoas que reclamaram da demora que o CRC lisboa enviou 50.000 processos para a ACP pra desafogar a CRC Lisboa. Isso explica os atrasos, e se fizeram agora vão fazer novamente, o que faz a ACP deixar de ser o paraíso. Agora vai ficar no mesmo nível de demora das outras. Isso foi em setembro, exatamente quando tudo travou

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Jose_Mario disse:
    Acabei de ler de alguém que esteve na ACP que disseram lá para algumas pessoas que reclamaram da demora que o CRC lisboa enviou 50.000 processos para a ACP pra desafogar a CRC Lisboa. Isso explica os atrasos, e se fizeram agora vão fazer novamente, o que faz a ACP deixar de ser o paraíso. Agora vai ficar no mesmo nível de demora das outras. Isso foi em setembro, exatamente quando tudo travou

    @Jose_Mario, essa história está mal contada. O IRN inteiro tem menos de 100.000 processos pendentes (em Portugal Inteira) e sabemos que processos também têm sido distribuídos para Conservatórias menores. Enfim... certamente o ACP deve ter recebido muitos processos mas, definitivamente, longe de 50.000.

    Abraços,

    Jose_Mariomarcelo_12mesesEpidauraMoreira
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @CEGV disse:

    @Jose_Mario disse:
    Acabei de ler de alguém que esteve na ACP que disseram lá para algumas pessoas que reclamaram da demora que o CRC lisboa enviou 50.000 processos para a ACP pra desafogar a CRC Lisboa. Isso explica os atrasos, e se fizeram agora vão fazer novamente, o que faz a ACP deixar de ser o paraíso. Agora vai ficar no mesmo nível de demora das outras. Isso foi em setembro, exatamente quando tudo travou

    @Jose_Mario, essa história está mal contada. O IRN inteiro tem menos de 100.000 processos pendentes (em Portugal Inteira) e sabemos que processos também têm sido distribuídos para Conservatórias menores. Enfim... certamente o ACP deve ter recebido muitos processos mas, definitivamente, longe de 50.000.

    Abraços,

    Realmente, é tanta conversa e boato que aparece que a única coisa que a gente pode fazer é esperar.

    Abraços

    CEGV
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Bom dia hj num grupo uma pessoa disse q o processo dele de sefardita ficou pronto ontem no ACP. Disse q demorou 4 meses. Já emitiram até assento. Ele está em Lisboa e já fez até cc de urgência!! Nao da mesmo p entender... Tem orocessiscsimpkes de pai p filho desde maio sem q criem assento. Processos de junho não analisados. Gente esperando mais de 2 meses p emitirem o assento. É outros processos até mais complicados saindo😑

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado outubro 2019

    @TeresaFarias disse:
    Bom dia hj num grupo uma pessoa disse q o processo dele de sefardita ficou pronto ontem no ACP. Disse q demorou 4 meses. Já emitiram até assento. Ele está em Lisboa e já fez até cc de urgência!! Nao da mesmo p entender... Tem orocessiscsimpkes de pai p filho desde maio sem q criem assento. Processos de junho não analisados. Gente esperando mais de 2 meses p emitirem o assento. É outros processos até mais complicados saindo😑

    Equipes diferentes, Teresa. Assim como na CRCentrais, ACP certamente tem equipes separadas para diferentes tipos de processos.

  • brekbrek2005brekbrek2005 Member 210 PontosPosts: 46

    O mais incrível que li foi uma moça que disse que no consulado do RJ fizeram a atribuição dela em 21 dias. O responsável do grupo conversou com uma pessoa que trabalha no consulado e ele informou que realmente o prazo está entre 1 e dois meses no consulado do RJ, não dá pra entender.

    Jose_Mario
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado outubro 2019

    @brekbrek2005 disse:
    O mais incrível que li foi uma moça que disse que no consulado do RJ fizeram a atribuição dela em 21 dias. O responsável do grupo conversou com uma pessoa que trabalha no consulado e ele informou que realmente o prazo está entre 1 e dois meses no consulado do RJ, não dá pra entender.

    Paulo pergunta: Será que o IRN delegou a alguém do consulado no Rio o despacho de processos?!?

    Epidaura (que tem poucas preocupações na vida e conta portanto com uma capacidade de memoria maior do que a minha) acaba de me soprar aos ouvidos que o Carlos Pascoa, numa daquelas audiencias por Video com a Serrano em 2016-2017, pediu-lhe que estudasse a possibilidade de nomear uma Conservadora no Brasil. Ela disse que passaria adiante a idéia, pois a maioria esmagadora dos pedidos de nacionalidade vêm do Brasil.

    Ou será que haveria agora da CRC uma conservadora/um setor dedicada/o somente ao Brasil?!

    Vá entender...

    brekbrek2005Jose_MarioMalu
  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    @EpidauraMoreira talvez alguma coisa tenha mudado mesmo nos consulados. Como já contei aqui, um familiar meu fez transcrição de casamento e atribuição de filhos em menos de 30 dias no Consulado de Fortaleza. E nem precisou agendar o atendimento.
    E uma observação: os assentos de nascimento são lavrados no consulado e nas averbações fazem referência a processo xxx/2019 que tramitou no respectivo consulado.
    Por isso desconfio que talvez não mandem mais pra Lisboa não...

    EpidauraMoreiraJose_Mario
  • Carlosrodigues364Carlosrodigues364 Member 7 PontosPosts: 1

    @CEGV disse:

    @julianamb disse:
    @brasilhenrique , no editável para cartão de crédito tem o campo para você colocar os dados igual ao que vem no PDF que eles mandam.

    Processo do tipo 1-C (Para filhos de portugueses)

    Abraços!

    Juliana, a não ser que o seu preenchido fique EXATAMENTE igual ao que foi recebido por e-mail, imprima o recibo de pagamento e o requerimento recebido por e-mail (em branco) e os envie junto com seu processo para comprovar o recebimento do e-mail do pagamento via cartão de crédito. Já tivemos alguns casos em que o ACP pediu posteriormente para a impressão fosse enviada para comprovar o recebimento do e-mail.

    Abraços e boa sorte !

    @brasilhenrique disse:
    Meus documentos chegaram hoje no ACP. Mandei na quinta feira passada via DHL. Que serviço fantástico. Paguei 210 Reais.

    Também sou da turma de 17.12.2018.

    Agora é torcer!

  • BinhaBinha Member 40 PontosPosts: 3

    Boa tarde para todos!!!
    É a primeira vez que escrevo.
    Entrei com o meu processo de atribuição no final de junho desse ano.
    Dia 16/10 passou para a bolinha 2.
    Dia 17/10 passou da 2 para a 5 (já verde), sendo que a 6 está apagada (sem nenhuma cor), a bolina 7 está laranja e ainda há a mensagem: "o seu pedido de nacionalidade foi concedido e aguarda que seja criado um registo de cidadão português".
    Alguém está na mesma situação? O que pode ser?
    Muitíssimo obrigada,
    Binha.

    CEGVEpidauraMoreiraPedroFPMalu
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @Binha , bem vinda !

    @Binha disse:
    Boa tarde para todos!!!
    É a primeira vez que escrevo.
    Entrei com o meu processo de atribuição no final de junho desse ano.
    Dia 16/10 passou para a bolinha 2.
    Dia 17/10 passou da 2 para a 5 (já verde), sendo que a 6 está apagada (sem nenhuma cor), a bolina 7 está laranja e ainda há a mensagem: "o seu pedido de nacionalidade foi concedido e aguarda que seja criado um registo de cidadão português".
    Alguém está na mesma situação? O que pode ser?

    Binha, centenas senão alguns milhares de processos estão nesta mesma situação. O processo já foi aprovado (Despachado com deferimento do requerimento) e aguardam apenas a criação do assento de nascimento português ou averbamento da nacionalidade originária (no caso de processos do tipo 1C). Agora basta aguardar a lavratura (criação) do assento. Isto atualmente está ocorrendo no ACP dentro de 30 a 45 dias após o despacho de deferimento.

    Abraços, parabéns e ótima sorte !
    Aproveite nosso Portal,

    MaluRelvis
  • BinhaBinha Member 40 PontosPosts: 3

    @CEGV disse:
    Oi @Binha , bem vinda !

    @Binha disse:
    Boa tarde para todos!!!
    É a primeira vez que escrevo.
    Entrei com o meu processo de atribuição no final de junho desse ano.
    Dia 16/10 passou para a bolinha 2.
    Dia 17/10 passou da 2 para a 5 (já verde), sendo que a 6 está apagada (sem nenhuma cor), a bolina 7 está laranja e ainda há a mensagem: "o seu pedido de nacionalidade foi concedido e aguarda que seja criado um registo de cidadão português".
    Alguém está na mesma situação? O que pode ser?

    Binha, centenas senão alguns milhares de processos estão nesta mesma situação. O processo já foi aprovado (Despachado com deferimento do requerimento) e aguardam apenas a criação do assento de nascimento português ou averbamento da nacionalidade originária (no caso de processos do tipo 1C). Agora basta aguardar a lavratura (criação) do assento. Isto atualmente está ocorrendo no ACP dentro de 30 a 45 dias após o despacho de deferimento.

    Abraços, parabéns e ótima sorte !
    Aproveite nosso Portal,

    Olá @CEGV,
    Obrigada por responder-me tão prontamente e pela excelente iniciativa deste portal.
    Minha dúvida é exatamente quanto ao despacho, pois a bolinha 6 da etapa do despacho está em branco.
    Isso me preocupou no sentido do processo ter seguido para despacho e ter retrocedido, não tendo sido apagada a mensagem de deferimento.
    Já viram casos de processos com a bolinha 6 do despacho em branco terem recebido o registo.
    Obrigada mais um vez.
    Abraços

    EpidauraMoreiraRelvis
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Binha disse:
    Olá @CEGV,
    Obrigada por responder-me tão prontamente e pela excelente iniciativa deste portal.
    Minha dúvida é exatamente quanto ao despacho, pois a bolinha 6 da etapa do despacho está em branco.
    Isso me preocupou no sentido do processo ter seguido para despacho e ter retrocedido, não tendo sido apagada a mensagem de deferimento.
    Já viram casos de processos com a bolinha 6 do despacho em branco terem recebido o registo.

    É assim mesmo. Não se preocupe. Este é o jeito do sistema deles

    abraços,

    EpidauraMoreiraRelvis
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado outubro 2019

    @Binha disse:
    Boa tarde para todos!!!
    É a primeira vez que escrevo.
    Entrei com o meu processo de atribuição no final de junho desse ano.
    Dia 16/10 passou para a bolinha 2.
    Dia 17/10 passou da 2 para a 5 (já verde), sendo que a 6 está apagada (sem nenhuma cor), a bolina 7 está laranja e ainda há a mensagem: "o seu pedido de nacionalidade foi concedido e aguarda que seja criado um registo de cidadão português".
    Alguém está na mesma situação? O que pode ser?
    Muitíssimo obrigada,
    Binha.

    Cara @Binha , aqui escreve o Paulo: a meu ver, a conservadora, após ter dado o despacho positivo e aprovador ao seu requerimento, simplesmente se esqueceu de ticar no sistema, seja ele SIRT ou Siric, o sinal verde para a bolinha 6, como já concluída.

    Acredite-me: não há mais volta do processo a bolinhas anteriores, pois tal não acontece. Faça um screen-shot da pagina de acompanhamento, com a frase O seu pedido de nacionalidade foi concedido e aguarda que seja criado um registo de cidadão português, imprima-o, emoldure-o e abra uma garrafa de vinho!

    Sucesso para si e sua família!

    Grande abraço.

    P.S.: Epidaura, ao meu lado enquanto escrevo, diz ter a impressão de conhecê-la, mas não sabe exatamente de onde.

    MaluPedroFPCEGVmarcelo_12meses
  • Murillo_BRMurillo_BR Member 51 PontosPosts: 9

    O meu processo recebeu esse número 59XXX/2019 em 31/07.
    Está na 1a bolinha até hoje. Já são 83 dias (quase 3 meses) e até hoje nada. Meu processo é de filho, minha mãe é Portuguesa. Foi dado entrada pessoalmente em uma conservatória perto do Porto. Todo dia acompanho o processo e com passagem comprada para Brasil-Portugal para 05/12 e com medo de não sair minha nacionalidade!!!

    CEGV
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @Murillo_BR disse:
    O meu processo recebeu esse número 59XXX/2019 em 31/07.
    Está na 1a bolinha até hoje. Já são 83 dias (quase 3 meses) e até hoje nada. Meu processo é de filho, minha mãe é Portuguesa. Foi dado entrada pessoalmente em uma conservatória perto do Porto. Todo dia acompanho o processo e com passagem comprada para Brasil-Portugal para 05/12 e com medo de não sair minha nacionalidade!!!

    Para teu consolo os processos de 1 prima, da minha nora e do irmão dela numerados dia 12/7 pessoalmente ACP somente hoje passaram p bolinha 2 todos os 3 processos.tambrm de pai pra filho simples, pai português declarante etc. Tal demorando mesmo

    CEGV
  • Murillo_BRMurillo_BR Member 51 PontosPosts: 9

    @TeresaFarias disse:

    @Murillo_BR disse:
    O meu processo recebeu esse número 59XXX/2019 em 31/07.
    Está na 1a bolinha até hoje. Já são 83 dias (quase 3 meses) e até hoje nada. Meu processo é de filho, minha mãe é Portuguesa. Foi dado entrada pessoalmente em uma conservatória perto do Porto. Todo dia acompanho o processo e com passagem comprada para Brasil-Portugal para 05/12 e com medo de não sair minha nacionalidade!!!

    Para teu consolo os processos de 1 prima, da minha nora e do irmão dela numerados dia 12/7 pessoalmente ACP somente hoje passaram p bolinha 2 todos os 3 processos.tambrm de pai pra filho simples, pai português declarante etc. Tal demorando mesmo

    O seu processo de 12/07 em 102 dias passou para bolinha 2. O meu está com 83 dias. Então faltam 19 dias para começar o meu mexer. Bem isso é uma amostragem!!!!

    TeresaFariasCEGV
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    O estranho q algumas vezes como hj vejo pessoas comentando q o processo foi finalizado e o registro feito sendo q foram aprovados tipo um ou dois dias atrás.. É o ACP Emitiu o registro. É tem gente esperando há mais de 2 meses e nada. As vezes penso será que estão numa pilha la por baixo? Em vez de começarem se baixo p cima estão pegando os de cima? Já vi isso aqui no Brasil em serviço público. Simplesmente iam pegando os processos de cima enquanto vários mais antigos por baixo ficavam parados

    APARECIDA
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @TeresaFarias disse:
    O estranho q algumas vezes como hj vejo pessoas comentando q o processo foi finalizado e o registro feito sendo q foram aprovados tipo um ou dois dias atrás.. É o ACP Emitiu o registro. É tem gente esperando há mais de 2 meses e nada. As vezes penso será que estão numa pilha la por baixo? Em vez de começarem se baixo p cima estão pegando os de cima? Já vi isso aqui no Brasil em serviço público. Simplesmente iam pegando os processos de cima enquanto vários mais antigos por baixo ficavam parados

    Ou as pessoas se confundem.. foi apenas aprovado e acham q foi terminado

  • BinhaBinha Member 40 PontosPosts: 3

    @EpidauraMoreira disse:

    @Binha disse:
    Boa tarde para todos!!!
    É a primeira vez que escrevo.
    Entrei com o meu processo de atribuição no final de junho desse ano.
    Dia 16/10 passou para a bolinha 2.
    Dia 17/10 passou da 2 para a 5 (já verde), sendo que a 6 está apagada (sem nenhuma cor), a bolina 7 está laranja e ainda há a mensagem: "o seu pedido de nacionalidade foi concedido e aguarda que seja criado um registo de cidadão português".
    Alguém está na mesma situação? O que pode ser?
    Muitíssimo obrigada,
    Binha.

    Cara @Binha , aqui escreve o Paulo: a meu ver, a conservadora, após ter dado o despacho positivo e aprovador ao seu requerimento, simplesmente se esqueceu de ticar no sistema, seja ele SIRT ou Siric, o sinal verde para a bolinha 6, como já concluída.

    Acredite-me: não há mais volta do processo a bolinhas anteriores, pois tal não acontece. Faça um screen-shot da pagina de acompanhamento, com a frase O seu pedido de nacionalidade foi concedido e aguarda que seja criado um registo de cidadão português, imprima-o, emoldure-o e abra uma garrafa de vinho!

    Sucesso para si e sua família!

    Grande abraço.

    P.S.: Epidaura, ao meu lado enquanto escrevo, diz ter a impressão de conhecê-la, mas não sabe exatamente de onde.

    Caro, Paulo,

    Diga a Epidaura que fuços de tão lusitanas origens também não me parecem estranhos.

    É uma alegria encontrar tão boa gente nesse portal!!!

    Vou aguardar então apenas agora o registo, que parece ser o segundo gargalo dos processos (após a ultrapassagem da bolinha 2).

    Abraços a todos!!!

    EpidauraMoreiraCEGVMalu
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    Parece que os registros voltaram a sair. 3 processos numerados por volta de 15/04 e aprovados por volta de 15/07 a 22/07 foram concluídos hoje

    TeresaFariasCEGVMalumarcelo_12meses
  • Jose_MarioJose_Mario Member 89 PontosPosts: 26

    @Jose_Mario disse:
    Parece que os registros voltaram a sair. 3 processos numerados por volta de 15/04 e aprovados por volta de 15/07 a 22/07 foram concluídos hoje

    Atualizando: Hoje saíram registros de 6 processos conhecidos, o meu está no meio deles e ainda não foi, mas acho que está pra sair entre amanhã e quarta

    CEGVMalumarcelo_12meses
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Murillo_BR disse:
    O meu processo recebeu esse número 59XXX/2019 em 31/07.
    Está na 1a bolinha até hoje. Já são 83 dias (quase 3 meses) e até hoje nada. Meu processo é de filho, minha mãe é Portuguesa. Foi dado entrada pessoalmente em uma conservatória perto do Porto. Todo dia acompanho o processo e com passagem comprada para Brasil-Portugal para 05/12 e com medo de não sair minha nacionalidade!!!

    Oi Murillo, bem vindo.
    Você pode tentar entrar em Portugal como Turista.
    Sobre seu processo, sem saber em qual conservatória está, é difícil te dizer qualquer coisa. Se quiser, me procure pelo link abaixo e conversamos privativamente sobre sua situação particular.

    Enviar mensagem privativa para CEGV

  • Murillo_BRMurillo_BR Member 51 PontosPosts: 9

    @CEGV disse:

    @Murillo_BR disse:
    O meu processo recebeu esse número 59XXX/2019 em 31/07.
    Está na 1a bolinha até hoje. Já são 83 dias (quase 3 meses) e até hoje nada. Meu processo é de filho, minha mãe é Portuguesa. Foi dado entrada pessoalmente em uma conservatória perto do Porto. Todo dia acompanho o processo e com passagem comprada para Brasil-Portugal para 05/12 e com medo de não sair minha nacionalidade!!!

    Oi Murillo, bem vindo.
    Você pode tentar entrar em Portugal como Turista.
    Sobre seu processo, sem saber em qual conservatória está, é difícil te dizer qualquer coisa. Se quiser, me procure pelo link abaixo e conversamos privativamente sobre sua situação particular.

    Enviar mensagem privativa para CEGV

    O meu o meu primo ( advogado) colocou em mãos em Vila do Conde. (59XXX/2019 em 31/07)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.