PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

1123124126128129141

Comentários

  • biatortoribiatortori Member 86 PontosPosts: 8

    Oi pessoal!
    O processo de convolação da minha mãe foi concluído agora dia 23 de setembro e no site consta "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."

    Fui então no civilonline pedir o assento, mas depois de 1 semana sem retorno, entrei em contato pelo e-mail e tive a seguinte resposta:

    "Exmo(a). Senhor(a)

    Boa tarde,

    Agradecemos o seu contacto.

    Informa-se que a certidão online que se encontra pendente de emissão na Conservatória dos Registos Centrais

    Assim que a mesma for emitida receberá por email o código de acesso."

    Alguém já passou por isso? Porque será que ainda tá pendente se no site já deu como registro criado? Alguém tem ideia de quanto tempo pode demorar?

    CEGVmarcelo_12meses
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @biatortori disse:
    Oi pessoal!
    O processo de convolação da minha mãe foi concluído agora dia 23 de setembro e no site consta "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."
    Fui então no civilonline pedir o assento, mas depois de 1 semana sem retorno, entrei em contato pelo e-mail e tive a seguinte resposta:
    "Exmo(a). Senhor(a)
    Boa tarde,
    Agradecemos o seu contacto.
    Informa-se que a certidão online que se encontra pendente de emissão na Conservatória dos Registos Centrais
    Assim que a mesma for emitida receberá por email o código de acesso."
    Alguém já passou por isso? Porque será que ainda tá pendente se no site já deu como registro criado? Alguém tem ideia de quanto tempo pode demorar?

    sugiro responder ao e-mail enviado com a foto e chave de acesso, indicando que segundo o sistema de acompanhamento online o averbamento já foi lavrado no assento da portuguesa.

    abraços,

  • heliobheliob Moderator 362 PontosPosts: 63

    Bom dia a todos!!

    Meu processo saiu da bolinha 4 hoje!!!
    Pulou direto para a 6 - Despacho com a seguinte mensagem:

    "Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho."

    Depois de quase 4 meses na bolinha 4!!!!

    CEGVanareisaferreiraPRMEpidauraMoreiraACostamichelribeiro91
  • OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

    @heliob disse:
    Bom dia a todos!!

    Meu processo saiu da bolinha 4 hoje!!!
    Pulou direto para a 6 - Despacho com a seguinte mensagem:

    "Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho."

    Depois de quase 4 meses na bolinha 4!!!!

    Opa, Parabéns. É bom ver que algo está acontecendo no meu vizinho de lista.

    CEGVheliob
  • SouzaSouza Member 140 PontosPosts: 30

    Olá, CEGV!

    O meu processo de convolação continua na fase 4. Verificação de documentos e isso porque telefonei reclamando, pois estava parado na fase 3. Meu processo foi dado entrada, presencialmente em Lisboa, no dia 06/03/2018, portanto, vai para 19 meses de espera e nada de andar. Somente lamentando o descaso, pois vejo que outros processos recentíssimos já estão adiantados e até mesmo finalizados, sem qualquer importância quanto aos que deram entrada anteriormente a esses. É total descaso mesmo. Mas, o que não tem remédio, remediado está.

    CEGVPRM
  • OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

    Acredito que agora é a vez daqueles que entraram com o processo em março de 2018. :wink:

    PRM
  • JR494JR494 Member 296 PontosPosts: 47

    @Otaciano disse:

    @heliob disse:
    Bom dia a todos!!

    Meu processo saiu da bolinha 4 hoje!!!
    Pulou direto para a 6 - Despacho com a seguinte mensagem:

    "Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho."

    Depois de quase 4 meses na bolinha 4!!!!

    Opa, Parabéns. É bom ver que algo está acontecendo no meu vizinho de lista.

    Ainda bem que o nosso vizinho está a andar, o meu está coladinho, (JR300 (JR494)).
    Espero que tenhamos novidades nos próximos dias.

    CEGV
  • heliobheliob Moderator 362 PontosPosts: 63

    @Otaciano @Souza e @JR494
    Foi uma surpresa para mim, estava olhando umas duas vezes por dia, hoje finalmente mudou!
    Tomara que logo o de vocês também!

    Ainda precisa do parecer do MJ é isso?
    Só então é aprovado?

    Abraços e boa sorte a todos!

    CEGVACosta
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @heliob disse:
    Ainda precisa do parecer do MJ é isso?

    Helio, entendo que quando chega no sistema na fase de Despacho é sinal que todos os órgãos externos já responderam (inclusive o MJ) e agora está na mão da Conservadora para apenas garantir que tudo está em ordem e oficializar o deferimento.

    abraços,

    PRMheliob
  • suellensaraivasuellensaraiva Member 71 PontosPosts: 11

    @Rose disse:

    @Otaciano disse:

    @suellensaraiva disse:

    @Otaciano disse:

    @suellensaraiva disse:
    oi gente. tudo bem? o processo de convolacao da minha mae foi enviado em maio e hoje passou para ate a bolinha 5 verde. 6 branca. 7 vermelhinha. alguem pode me explicar do tempo que pediu a certidao online pra eu ter ideia de quanto tempo espero?
    outra duvida: o processo para eu solicitar agora 'e o mesmo do processo 1C? fiquei confusa nisso.

    Maio de que ano ?

    Maio desse ano! vou ver certinho a data e envio aqui :)

    Parabens. Talvez vc tenha batido o record em tempo de tramitação de convolação.

    @Otaciano Ontem assim que você postou eu curti porque NÃO acreditei que pudesse ser maio deste ano. Será mesmo? Vamos aguardar a informação certinho sobre o ano...

    foi maio desse ano mesmo xD agora to é perdida pra tirar o meu. ansiedade batendo!

  • WesleyWesley Member 132 PontosPosts: 39

    O processo da minha mãe chegou dia 11/07/19 em Lisboa. Recebi a carta essa semana. Carta com data de 6/9/2019 um pouco menos de 2 meses.

    CEGV
  • FaustoFausto Member 162 PontosPosts: 27

    Bom dia a todos! Embora eu participe pouco no Forum com mensagens, acompanho quase diariamente. Assim, pensei em postar aqui que ao entrar hoje no sítio da justiça para acompanhamento de processos, li a seguinte mensagem:
    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    Eu dei entrada por correio em Évora tendo sido encaminhado para CRC e recebido lá dia 18/06/2018. Achei importante postar essa informação para que outros possam com isso comparar com seus processos.
    Agradeço a todos vocês pelas informações que me deram e que me ajudaram muito e aliviaram também minha ansiedade ao longo desse tempo.
    Agradeço em especial ao CEGV pela dedicação, abnegação, solidariedade, disponibilidade, paciência e tantos outros atributos que se fosse escrever deixariam a mensagem maior ainda. Além disso, vocês todos sabem o que estou falando.
    Muito obrigado CEGV.
    Desejo a todos vocês saúde e boa sorte em seus caminhos.

    Fausto

    JoseCarlosCPmarcelo_12mesesPRMACostaheliob
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @Fausto, Parabéns !!!

    Agradeço muito e sempre pelas gentis palavras e pela confiança !

    Muito sucesso e prosperidade no resto do caminho !

    Importante sempre ressaltar que o despacho não é a conclusão do processo. O processo ainda precisa ser concluído e o averbamento registrado. No entanto é a hora perfeita para reunir os documentos dos próximos processos enquanto eles registram o averbamento.

    Grande abraço !!!

    CARLOS_CANTELLImarcelo_12mesesJoseCarlosCPPRM
  • CARLOS_CANTELLICARLOS_CANTELLI Member 35 PontosPosts: 3

    Caros

    Em relação ao processo de acompanhamento - bolinha 5 verde. 6 branca. 7 vermelha.
    Enviei todos documento em Abril 2018, e agora Outubro 2019 (18 meses) cheguei nesse estado acima.
    Fica a dica para os que estão na fila.

    Os que passaram por isso, têm alguma ideia de quanto tempo mais para que seja criado um Registo de Cidadão Português?

    Obrigado!
    Carlos Cantelli

    PRM
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @CARLOS_CANTELLI, bem vindo.

    @CARLOS_CANTELLI disse:
    Caros
    Em relação ao processo de acompanhamento - bolinha 5 verde. 6 branca. 7 vermelha.
    Enviei todos documento em Abril 2018, e agora Outubro 2019 (18 meses) cheguei nesse estado acima.
    Os que passaram por isso, têm alguma ideia de quanto tempo mais para que seja criado um Registo de Cidadão Português?

    Carlos, na convolação normalmente é rápido. Questão de dias normalmente.
    Hora de preparar os documentos dos filhos para envio.

    abraços e ótima sorte.
    Aproveite nosso Portal,

    CARLOS_CANTELLI
  • joaocarlosjoaocarlos Member 104 PontosPosts: 11

    Neste grupo só tem craque, tiram todas dúvidas que temos....ok

    CEGVmarcelo_12mesesRose
  • AntonioSobrinhoAntonioSobrinho Member 68 PontosPosts: 6

    Atualizando a tabela para;(AntonioSobrinho 27/06/18 310 C C 45xxx/18 29/03/19 4 Análise) hoje cinco bolinhas verdes uma branca e uma vermelha, seguindo conselhos aos que se encontram neste estágios, hora de providenciar os documentos dos filhos. Correto?

    RoseACostaheliob
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @AntonioSobrinho disse:
    Atualizando a tabela para;(AntonioSobrinho 27/06/18 310 C C 45xxx/18 29/03/19 4 Análise) hoje cinco bolinhas verdes uma branca e uma vermelha, seguindo conselhos aos que se encontram neste estágios, hora de providenciar os documentos dos filhos. Correto?

    Perfeito !!! Parabéns ! Agora é só aguardar o registro do averbamento.
    Abraços e ótima Sorte !!!

    Rose
  • MAIZAMAIZA Member 92 PontosPosts: 11

    Boa tarde, na fase 3. Consulta a entidades externas, quanto tempo leva?

    Schwarzenegger
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    Oi Maiza, bem vinda !

    @MAIZA disse:
    Boa tarde, na fase 3. Consulta a entidades externas, quanto tempo leva?

    Pergunta de um milhão de dólares. Não existe um prazo específico porém, para os processos de conversão/convolação as respostas para os processos recentes (2018 e 2019) têm sido relativamente rápidas (3 a 6 meses) se comparadas com os processos que deram entrada em 2017.

    abraços e aproveite nosso Portal.

    Rose
  • MoacirJRMoacirJR Member 84 PontosPosts: 6

    Olá, Venho atualizar o Status do processo para que possa constar na tabela:

    De acordo com as consultar online: esta no nível 4 (Verificação de documentos).

    A seguinte mensagem aparece: "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa"

    CEGV
  • galvesgalves Member 186 PontosPosts: 38

    Continuo no nível 4 há uns bons 5 meses

  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

    @galves disse:
    Continuo no nível 4 há uns bons 5 meses

    O pior passou, agora depende apenas da conservatória.

    galves
  • mmtacchimmtacchi Member 277 PontosPosts: 75

    @dricajulio

    Resumindo em superabundância de descasos...e temos que ter a fórmula além do limite " resiliens " no mais completo sentido de morosidades...delongas...sem fim.

    sarahcamposCEGVSanu
  • CARLOS_CANTELLICARLOS_CANTELLI Member 35 PontosPosts: 3

    @CEGV disse:
    @CARLOS_CANTELLI, bem vindo.

    @CARLOS_CANTELLI disse:
    Caros
    Em relação ao processo de acompanhamento - bolinha 5 verde. 6 branca. 7 vermelha.
    Enviei todos documento em Abril 2018, e agora Outubro 2019 (18 meses) cheguei nesse estado acima.
    Os que passaram por isso, têm alguma ideia de quanto tempo mais para que seja criado um Registo de Cidadão Português?

    Carlos, na convolação normalmente é rápido. Questão de dias normalmente.
    Hora de preparar os documentos dos filhos para envio.

    abraços e ótima sorte.
    Aproveite nosso Portal,

    Para dar continuidade no 1C, preciso necessariamente solicitar o carto do cidadao?
    So tenho o BI e Passaporte...

    Muito obrigado e parabéns a todos professores! (inclusive os que nos ensinam nesse blog)

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075
    editado outubro 2019

    @CARLOS_CANTELLI disse:
    Para dar continuidade no 1C, preciso necessariamente solicitar o carto do cidadao?
    So tenho o BI e Passaporte...

    Não... apenas documentos em validade. Brasileiros ou Portugueses.
    Acesse nosso tópico sobre o 1C para garantir que tudo está em ordem. Se bater insegurança, nos procure.

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

    Muito obrigado e parabéns a todos professores! (inclusive os que nos ensinam nesse blog)

    Ficamos felizes por vocês ! Abraços

  • PvfbPvfb Member 86 PontosPosts: 15

    @galves disse:
    Continuo no nível 4 há uns bons 5 meses

    Mesma coisa aqui......todo dia abro e espero que seja o dia que vai sair do nível 4 hahahaha

    CEGV
  • joaocarlosjoaocarlos Member 104 PontosPosts: 11

    O meu processo entrou em agosto 2017, pensei que tinham esquecido de mim, de uma hora pra outra foi pro estágio 5, agora aguardando o assento de nascimento (certidão de nascimento) e jato tinha votado em 4 eleições portuguesa...

    CEGVACosta
  • RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125
  • united90united90 Member 25 PontosPosts: 5

    Boa tarde.
    Obg pela acolhida.
    Procurei em diversos foruns porém não encontrei resposta. Será que alguém saberia me responder a seguinte situação:

    -> Este ano meu marido obteve sua "convolação de neto" de português. AGORA, sua nacionalidade é originária.

    Nosso pequeno (menor de idade) tem a nacionalidade do artigo 2o, pois ele foi registado por meu marido qdo este tinha a nacionalidade derivada.

    AGORA, eu gostaria de saber se é possível "convolar" a nacionalidade do nosso miúdo de adquirida (derivada) para atribuída (originária) também.

    Se isso for possível, onde e como fazê-lo?

    Alguém mais se encontra nesse tipo de situação?

    anareisCEGV
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

    @united90 disse:
    Boa tarde.
    Obg pela acolhida.
    Procurei em diversos foruns porém não encontrei resposta. Será que alguém saberia me responder a seguinte situação:

    -> Este ano meu marido obteve sua "convolação de neto" de português. AGORA, sua nacionalidade é originária.

    Nosso pequeno (menor de idade) tem a nacionalidade do artigo 2o, pois ele foi registado por meu marido qdo este tinha a nacionalidade derivada.

    AGORA, eu gostaria de saber se é possível "convolar" a nacionalidade do nosso miúdo de adquirida (derivada) para atribuída (originária) também.

    Se isso for possível, onde e como fazê-lo?

    Alguém mais se encontra nesse tipo de situação?

    Essa eu não sabia, que o filho de um portugues com nacionalidade derivada, também fica com nacionalidade derivada.

    CEGVfabiofloriano
  • united90united90 Member 25 PontosPosts: 5

    @JoseCarlosCP - Tudo o q consta no Assento de Nascimento do miúdo é:

    "Adquiriu a nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 2o da Lei no 37/81, de 03 de Outubro."

    Espero estar enganada, mas pela redação do artigo 2o, essa nacionalidade é derivada, e não a originária pois a originária é somente as das hipóteses do art. 1o.

    P.s. O processo do meu miúdo foi finalizado em 2013.

    CEGVSchwarzenegger
  • united90united90 Member 25 PontosPosts: 5

    @CEGV @JoseCarlosCP - a pergunta parece insossa, porém tem grande repercussão prática no futuro: os filhos do meu miúdo poderão obter a nacionalidade portuguesa somente com "... a inscrição no registro civil português ..." (Art. 1; 1-c)?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    Oi @united90, bem vinda. Fico feliz em ajudá-la.

    @united90 disse:
    Boa tarde.
    Obg pela acolhida.
    Procurei em diversos foruns porém não encontrei resposta. Será que alguém saberia me responder a seguinte situação:
    -> Este ano meu marido obteve sua "convolação de neto" de português. AGORA, sua nacionalidade é originária.
    Nosso pequeno (menor de idade) tem a nacionalidade do artigo 2o, pois ele foi registado por meu marido qdo este tinha a nacionalidade derivada.
    AGORA, eu gostaria de saber se é possível "convolar" a nacionalidade do nosso miúdo de adquirida (derivada) para atribuída (originária) também.
    Se isso for possível, onde e como fazê-lo?

    Vejamos..

    O Artigo 2o da lei da nacionalidade diz o seguinte:

    Artigo 2.º

    (Aquisição por filhos menores ou incapazes)

    Os filhos menores ou incapazes de pai ou mãe que adquira a nacionalidade portuguesa podem também adquiri-la, mediante declaração.

    pela legislação vemos que o artigo 2º da LN é sobre AQUISIÇÃO e não ATRIBUIÇÃO.

    1ª parte solucionada.

    Sobre "Convolar", o termo correto do que você quer fazer é "converter" e não convolar.

    Como trata-se ainda de um menor de idade, os efeitos práticos de uma conversão são praticamente nulos pois toda sua prole futura poderá também adquirir a nacionalidade portuguesa.

    Porém, caso o objetivo seja a Atribuição da criança, é um processo simples e barato.
    1) Como a criança é menor de idade, não há emolumento relacionado a este processo.

    2) Como a criança já tem um assento de nascimento Português não há necessidade de emitir uma nova certidão brasileira (nem dela nem de seu pai).

    3) O documento a ser apresentado poderá ser a cópia autenticada do cartão do cidadão do pai mas como trata-se de processo de menor de idade a mãe terá que enviar cópia do documento de identidade, autenticado e apostilado.

    4) As assinaturas poderão ser reconhecidas por autenticidade em cartório ou consulado português. Se estiverem em Portugal basta dar entrada direto no Balcão usando os documentos dos pais e, claro, ambos os pais comparecerem ao balcão, juntos, para assinarem o requerimento em frente a um oficial dos registos. Neste caso basta apresentar o passaporte da mãe e não haverá necessidade de cópia apostilada.

    @united90 disse:
    @JoseCarlosCP - Tudo o q consta no Assento de Nascimento do miúdo é:
    "Adquiriu a nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 2o da Lei no 37/81, de 03 de Outubro."
    Espero estar enganada, mas pela redação do artigo 2o, essa nacionalidade é derivada, e não a originária pois a originária é somente as das hipóteses do art. 1o.
    P.s. O processo do meu miúdo foi finalizado em 2013.

    Sim, como mostrei acima é derivada, sim.

    @united90 disse:
    @CEGV @JoseCarlosCP - a pergunta parece insossa, porém tem grande repercussão prática no futuro: os filhos do meu miúdo poderão obter a nacionalidade portuguesa somente com "... a inscrição no registro civil português ..." (Art. 1; 1-c)?

    Repercussão prática no futuro dos filhos do seu miúdo ? Nenhuma pois nascerão filhos de português. Entretanto, como o garoto ainda é menor e o emolumento é gratuito, acho que valeria a pena a submissão. Quem sabe o garoto não quer ser presidente de Portugal ???

    Abraços e aproveite nosso Portal. Se precisar de revisão de documentos ou do preparo do processo, me procure pelo link abaixo

    Enviar mensagem privativa para CEGV

  • united90united90 Member 25 PontosPosts: 5

    @CEGV Mas é claro! Como eu não havia pensado nisso antes? Preciso converter a nacionalidade do miúdo para q ele possa ser Presidente! rsrsrsrs

    Parece-me tranquilo a "conversão". De certo posso fazer o pedido diretamente em um balcão do IRN correto? E dos formularios do IRN, seria a Declaração 1C ou a 1D_menor?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075
    editado outubro 2019

    @united90 disse:
    @CEGV Mas é claro! Como eu não havia pensado nisso antes? Preciso converter a nacionalidade do miúdo para q ele possa ser Presidente! rsrsrsrs

    Parece-me tranquilo a "conversão". De certo posso fazer o pedido diretamente em um balcão do IRN correto? E dos formularios do IRN, seria a Declaração 1C ou a 1D_menor?

    Não é atribuição de filho ? Então falamos do 1C. 1D é para Netos.

    Sobre "tranquilo" ou "simples" tenho uma historinha recente que peço a vênia de todos aqui para contar:

    Semana retrasada minha esposa pediu para eu instalar um suporte de chuveirinho no banheiro do meu cunhado. Dei uma relaxada e fui lá com minha caixa de ferramentas. Afinal era só fazer dois furinhos. Resultado: furei azulejos de 20 anos de idade (difíceis de conseguir) e acertei um cano de água. Investi muitas horas em me preparar para conservar a besteira que fiz porque esqueci de checar as plantas hidráulicas do banheiro e, por sorte e esforço, não precisei chamar um encanador para trocar a tubulação furada, um pedreiro para quebrar e substituir os azulejos que precisariam ser removidos. Enfim, como disse, simples ou tranquilo até acertar um cano de água. Em resumo, se vai fazer sozinha, tenha atenção e prepare com cuidado. Assim vocês não terão surpresas posteriores.

    abraços e ótima sorte

    APARECIDA
  • OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

    Se não estou enganado, este mês ainda não tivemos nenhum participante da lista que tenha tido o processo concluído. Será que as eleições mobilizou o pessoal a ponto de paralisar os andamentos das analises ?

    heliobPRM
  • SouzaSouza Member 140 PontosPosts: 30

    Olá, CEGV! O meu processo hoje se encontra no " 5. Análise de que todas as condições legalmente previstas estão reunidas para conceder a nacionalidade ". Espero que não demore, pois dei entrada em 06/03/2018 e espero não completar dois anos, mesmo mandando e-mail para o MJ, reclamando da referida demora.

    CEGVJoseCarlosCPheliobPRM
  • united90united90 Member 25 PontosPosts: 5

    @CEGV Simmmmm, 1-C , é claro!

  • Ana1995Ana1995 Member 19 PontosPosts: 3

    Pessoal boa noite!

    Sou filha de um convolante, meu pai era naturalizado e fez a transição de casamento e foi a minha mãe que me registrou.
    Eu nunca corri atrás de fazer a cidadania e meu pai faleceu em agosto de 2019 e pegou a cidadania originária em fevereiro de 2019.

    Como meu pai é falecido agora, eu perco o direito de fazer a cidadania?

    Eu não fui atrás por esse motivo, não vou gastar dinheiro com isso, se meu pai já e falecido.

    Se caso alguém falar que não tenho direito, eu esqueço isso.

    Abraços a todos

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    Oi ana, bem vinda. Lamentamos saber do seu pai.

    @Ana1995 disse:
    Pessoal boa noite!
    Sou filha de um convolante, meu pai era naturalizado e fez a transição de casamento e foi a minha mãe que me registrou.
    Eu nunca corri atrás de fazer a cidadania e meu pai faleceu em agosto de 2019 e pegou a cidadania originária em fevereiro de 2019.
    Como meu pai é falecido agora, eu perco o direito de fazer a cidadania?

    perde não. Você é filha de português originário

    Eu não fui atrás por esse motivo, não vou gastar dinheiro com isso, se meu pai já e falecido.
    Se caso alguém falar que não tenho direito, eu esqueço isso.

    Nao vou dizer que é 100% garantido sem ver documentos mas me arrisco a dizer que é 99.99%

    Seu pai transcreveu o casamento com sua mãe ? A rigor é somente o que vc precisa fazer antes de submeter seu processo. Precisando que alguém analise seus documentos, favor me procurar.

    abraços e ótima sorte

  • Ana1995Ana1995 Member 19 PontosPosts: 3
    editado outubro 2019

    Obrigada!

    Eu vi um papel simplesmente, quando fui para a Bahia é um papel normal, escrito em preto como digitado e lá fica o número de registro e consta averbamento de casamento com minha mãe e outro averbamento que ficava como 1 não sei lá 1d.

    E tinha um bilhete com minha mãe que se chama cartão cidadão e um passaporte, já + usado.

    Obrigada pelas as informações.
    O pior que não 💰 para fazer isso.

    Isso deve ser muito caro e eu sou pobre.
    Pelos valores que tenho em mente, deve ser 20 mil reais.

    E eu sou assalariada e fazendo estágio, agora estou com 24 anos.

    Eu calculo uns 5 anos para levantar esse dinheiro.
    Isso é vida de pobre.

    Obrigado pela informação.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @Ana1995 disse:
    Obrigada pelas as informações.
    O pior que não 💰 para fazer isso.
    Isso deve ser muito caro e eu sou pobre.
    Pelos valores que tenho em mente, deve ser 20 mil reais.

    nao falamos de cidadania italiana... a portuguesa e muito barata em comparação. Me procure que te te dou uma ideia do mercadoe valores.

    E eu sou assalariada e fazendo estágio, agora estou com 24 anos.

    você tem o resto da sua vida para fazer isso. O principal seu pai ja fez

    abraços

    anareis
  • Ana1995Ana1995 Member 19 PontosPosts: 3
    editado outubro 2019

    Obrigada pela as informações!

    Vou tentar falar com minha mãe na Bahia e pedir uma xerox e te chamo, só que eu, não vou fazer isso agora!
    Como meu pai faleceu eu moro em SP, trabalho em casa de família e mando um pouco de que eu ganho para minha, mãe.

    Se eu passar no concurso eu vejo isso, rsrsrs...

    Se Deus ajudar, eu vou fazer.

    Se pode fazer, então posso fazer com calma e juntar dinheiro aos poucos.

    Abraços e depois quero sim conversar com vc e ver como eu poderei fazer e é claro pagar sua assistência.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @Ana1995 disse:
    Obrigada pela as informações!
    Vou tentar falar com minha mãe na Bahia e pedir uma xerox e te chamo, só que eu, não vou fazer isso agora!

    Estamos à disposição.

    Como meu pai faleceu eu moro em SP, trabalho em casa de família e mando um pouco de que eu ganho para minha, mãe.
    Se eu passar no concurso eu vejo isso, rsrsrs...
    Se Deus ajudar, eu vou fazer.
    Se pode fazer, então posso fazer com calma e juntar dinheiro aos poucos.

    É isso aí... sem pressa pois, como disse, você tem o resto da vida para fazer isso. O que sempre indico que garantam as "novas" gerações. Então no momento que você tiver filho(s), para garantir o direito dele(s), faça o seu. Com isso o direito dele(s) estará garantido.

    Abraços e depois quero sim conversar com vc e ver como eu poderei fazer e é claro pagar sua assistência.

    Quando você quiser. Basta me procurar por aqui.
    Abraços e parabéns !

  • heliobheliob Moderator 362 PontosPosts: 63

    Bom dia!!

    Pessoal, meu processo continua da mesma forma da minha última atualização aqui, em 04/10. Bolinhas verdes até o 5 e bolinha vermelha no 6 - Despacho e mesma mensagem:

    "Está a ser avaliado se o seu pedido cumpre os requesitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa e o seu pedido aguarda agora a decisão final e o respetivo despacho."

    Liguei na LR hoje pela manhã, a atendente informou que o processo encontra-se assinado, que no meu entendimento diverge do status do sistema, e falta apenas o averbamento.

    Aparentemente os registros tem demorado um pouco mais que nos últimos meses, pelo menos é a minha impressão, a conferir...

    Boa sorte para todos nós....

    PRMCEGV
  • Guilherme99Guilherme99 Member 39 PontosPosts: 29

    Olá a todos :) Meu processo está na fase 4 desde o fnal de junho :s É normal? Quanto tempo normalmente o Processo fica na fase 4?

    Obrigado <3

    PRM
  • RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

    O do meu pai esta na fase 3 ha 11 meses.2 anos e 1 mes qie chegou.

    CEGVheliob
  • PRMPRM Member 102 PontosPosts: 16

    @Rodsamaral disse:
    O do meu pai esta na fase 3 ha 11 meses.2 anos e 1 mes qie chegou.

    Boa noite!

    O processo de seu pai continua com pendência PJ?

    Abs

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,075

    @Guilherme99 disse:
    Olá a todos :) Meu processo está na fase 4 desde o fnal de junho :s É normal? Quanto tempo normalmente o Processo fica na fase 4?

    Sim, "relativamente" normal (infelizmente)

    Abraços e ótima sorte,

    Guilherme99JR494
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.