PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

1124125127129130141

Comentários

  • RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

    @PRM sim ,continua com pendencia da PJ ,ja reclamei de todo jeito,alguem sabe algum email da PJ ,pois o que enviei nao recebi resposta,so tive resposta em 25/9/19 do IGSN informando que foi solicitado esclarecimento ao IRN e estao aguardando resposta.

    PRM
  • rbalthazarrbalthazar Member 56 PontosPosts: 9

    Bom dia, pessoal! O processo da minha mãe de abril de 2018 saiu da fase 4 para a fase 6 depois de mais ou menos 4 meses (bolinha 6 vermelha, 7 branca). Espero que agora seja rápido!

    aferreiraheliobJR494PRM
  • SouzaSouza Member 140 PontosPosts: 30

    Olá CEGV, e a todos do Portal!!!!! Saiu, saiu !!!!!!! O meu processo, hoje, consta 7. Terminado, "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português " . Obrigada a todos!!!!!!
    Agora minha filha poderá solicitar a nacionalidade portuguesa dela, depois que eu solicitar o meu assento primeiro, não é?
    Precisaremos ir para a parte do Portal que cuida dos pedidos dos filhos, para orientação de como se faz. É muita alegria!!!!
    Estava no 5, no dia 18/10 e pulou para o 7, hoje dia 22/10. Abraços a todos e esperança, pois é o que nos move para frente.
    Felicidades a todos!!!!! Estou feliz!!!!!!!

    EpidauraMoreiraCEGVheliobmarcelo_12mesesStellantonietaACostaJR494PRMRafa1509
  • SouzaSouza Member 140 PontosPosts: 30

    CEGV, como solicito o registo de cidadadão português? Eles colocaram que seja criado um registo de cidadão português.
    É necessário atualizar o meu cartão cidadão pois já perdeu a validade, para que a minha filha possa dar entrada no pedido de nacionalidade dela? Ela pode solicitar pelo ACP ou tem outro melhor para tal?

  • SouzaSouza Member 140 PontosPosts: 30

    Olá, Pessoal! Qual a melhor maneira de solicitar o registo de cidadão português, pelo Consulado ou on-line? Como proceder? Grata.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071
    editado outubro 2019

    Parabéns, @Souza !!!

    Aproveite muito a vitória alcançada (com a família), respire "um cadinho" e dá-le a tocar os próximos !

    NOTE QUE O PROCESSO AINDA NÃO FOI CONCLUÍDO.

    O processo apenas foi "deferido" (despacho concluído) e o averbamento do deferimento ainda está pendente. Espere a "bolinha" 7 ficar verde. Na "convolação" este é um processo rápido. Normalmente questão de dias.

    QUANDO A BOLINHA 7 FICAR VERDE peça uma atualização do seu assento de nascimento pelo CivilOnline . O Serviço responde rápido, normalmente.
    Veja instruções em https://portupedia.com/wiki/Civilonline

    grande abraço e, mais uma vez, parabéns !!!

    heliob
  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    @Souza disse:
    Olá, Pessoal! Qual a melhor maneira de solicitar o registo de cidadão português, pelo Consulado ou on-line? Como proceder? Grata.

    Não se solicita isso. A conservatória é que faz.

    marcelo_12meses
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @MMac disse:

    @Souza disse:
    Olá, Pessoal! Qual a melhor maneira de solicitar o registo de cidadão português, pelo Consulado ou on-line? Como proceder? Grata.

    MMac, a rigor a conservatória não envia o assento. Eu não recebi e acho que ninguém aqui recebeu..

    Abraços,

    fabiofloriano
  • SouzaSouza Member 140 PontosPosts: 30

    Olá,CEGV! Obrigada por tudo!
    Estou com dúvida, pois estou com o meu cartão cidadão vencido, bem como o meu passaporte português. Preciso atualizá-los para quando minha filha for solicitar a nacionalidade dela? Mais uma vez muito grata pela sua dedicação e compreensão.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Souza disse:
    Olá,CEGV! Obrigada por tudo!
    Estou com dúvida, pois estou com o meu cartão cidadão vencido, bem como o meu passaporte português. Preciso atualizá-los para quando minha filha for solicitar a nacionalidade dela? Mais uma vez muito grata pela sua dedicação e compreensão.

    não precisa. Para o processo dela a única obrigatoriedade é que você seja portuguesa. Se for menor e você tiver que enviar cópia de documentos, envie cópia do passaporte brasileiro ou carteira de identidade (não RNE) autenticada e apostilada. Não envie para portugal cópias autenticadas de documentos expirados.

    abraços e ótima sorte

  • joaocarlosjoaocarlos Member 104 PontosPosts: 11

    Saiu minha convolação, vi no site hoje.Quero agradecer este grupo, e todo empenho de todos. As informações contidas aqui me ajudaram imensamente, mesmo eu não estando participando plenamente, MUITO OBRIGADO (convolação pedida em 9/2017)
    Estava pensando que não sairia nunca....
    Boa Sorte a todos
    João Carlos Nicoletti

    CEGVmarcelo_12mesesACostaheliobJR494anareisPRMunited90
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    Meus sinceros Parabéns, João !

    Curta muito esta data em que você se tornou "novamente" português. É nascer duas vezes, não é mesmo ? hehehehe

    Curta este momento com entes queridos e/ou família.

    abraços e a melhor das sortes para você e família.
    CEGV

    marcelo_12mesesJR494fabiofloriano
  • cecelopbcecelopb Member 118 PontosPosts: 32

    Favor corrigir meu status:
    cecelopb 11/10/18 236 C C 75xxx/18 23/07/19 6 Diligências concluídas
    Na realidade ainda está no nível 4 - Verificação de documentos

    CEGV
  • dhionys1610dhionys1610 Member 0 PontosPosts: 1

    Boa tarde
    Enviei meu processo de conversão
    Em outubro de 2018 foi recebido e numerado em dezembro.
    Consegui ligar na conservatória me informaram que está em análise.
    Após essa etapa oq vem?
    Será q ainda vai demorar muito ?
    Obrigado a todos

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @dhionys1610, bem vindo

    @dhionys1610 disse:
    Boa tarde
    Enviei meu processo de conversão
    Em outubro de 2018 foi recebido e numerado em dezembro.
    Consegui ligar na conservatória me informaram que está em análise.
    Após essa etapa oq vem?
    Será q ainda vai demorar muito ?
    Obrigado a todos

    Os processos mais recentes estão andando um pouco mais rápido. Basta paciência e foco.

    Abraços e ótima sorte,

    Dom_Tenreiro
  • afbelchiorafbelchior Member 264 PontosPosts: 48

    Parece que o riymo de conclusão dos processos desaceleraram de novo, impressão minha?
    Cadê a atualização da tabela @CEGV? Já tem maus de 1 mês da última!

    sarahcamposPRM
  • sarahcampossarahcampos Member 247 PontosPosts: 46

    @afbelchior disse:
    Parece que o riymo de conclusão dos processos desaceleraram de novo, impressão minha?
    Cadê a atualização da tabela @CEGV? Já tem maus de 1 mês da última!

    De repente agora estamos sentindo os efeitos das greves e férias.
    A maioria está parada na fase 4.
    Nos processos mais antigos, a demora ficava por conta das diligências (fase 3) e agora parece que a fase mais demorada é a 4.

    CEGVJoseCarlosCPPRM
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @afbelchior disse:
    Parece que o riymo de conclusão dos processos desaceleraram de novo, impressão minha?
    Cadê a atualização da tabela @CEGV? Já tem maus de 1 mês da última!

    Estamos trabalhando em uma solução definitiva... tá quase saindo do forno...
    abraços,

    sarahcamposJoseCarlosCPPRMmarcelo_12meses
  • mmtacchimmtacchi Member 277 PontosPosts: 75

    @sarahcampos disse:

    @afbelchior disse:
    Parece que o riymo de conclusão dos processos desaceleraram de novo, impressão minha?
    Cadê a atualização da tabela @CEGV? Já tem maus de 1 mês da última!

    De repente agora estamos sentindo os efeitos das greves e férias.
    A maioria está parada na fase 4.
    Nos processos mais antigos, a demora ficava por conta das diligências (fase 3) e agora parece que a fase mais demorada é a 4.

    Verdade @sarahcampos

    Nossas amarras estão estagnadas a uns 5 meses na mesma abençoada fase 4... agora prevalece nossas virtudes de resiliência e revestir-se de paciência e equilíbrio.

    sarahcampos
  • NiqNiq Member 164 PontosPosts: 37

    Nossa, estou com essa bendita bolinha verde na fase 4 à meses. Dá um desânimo! Mas bola para frente, uma hora ela vai ter que pular de fase.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Niq disse:
    Nossa, estou com essa bendita bolinha verde na fase 4 à meses. Dá um desânimo! Mas bola para frente, uma hora ela vai ter que pular de fase.

    Oi Niq, bom dia.

    Temos sempre que colocar os tempos de espera dentro de uma perspectiva em relação ao prazo médio dos processos. 4 meses dentro de um processo que pode levar mais de 2 anos não é tempo significativo.

    como sempre falo: Todos chegam lá.. Paciência, Foco, Resiliência !

    abraços e ótima sorte,

  • joaocarlosjoaocarlos Member 104 PontosPosts: 11

    Peguei hoje certidão de nascimento, pensei que não ia sair. Saiu dia 23-10-2019

    JoseCarlosCPsimoesval
  • CARLOS_CANTELLICARLOS_CANTELLI Member 35 PontosPosts: 3

    Caros
    Finalmente a "bolinha" 7 ficou verde"!

    " O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."

    Meu processo iniciou em Abril 2018, 18 meses.

    Ja pedi a certidão com averbação pelo civilonline.

    Agradeço imensamente aos professores desse blog pelas dicas!
    Estou disposição, abraços

    Carlos Cantelli

    CEGVACostaJoseCarlosCPPRManareismarcelo_12mesessimoesval
  • NiqNiq Member 164 PontosPosts: 37

    @Niq disse:
    Boa noite ao grupo e felicitações aos novos covolantes. CEGV Finalmente recebi a numeração do meu processo. Você poderia por favor atualizar na tabela o meu processo. O n° é 54475/18.

    CEGVmmtacchimarcelo_12mesesStellantonieta
  • RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

    Hoje liguei 3 vezes na LR,,cada uma 1 hora de espera ,na primeira pediu para aguardae e a linha desligiu,na segunda informaram que o sistema estava fora do ar,na 3a me informaram que ja teve resposta de todoas as entidades,procsso de setembro 2017 , mas pelo menos obteve resposta da PJ, mas no site ainda esta na fase 3 ,agora aguardae o restante e da-lhe paciencia.

    PRMCEGVEpidauraMoreiraJoseCarlosCPheliobmarcelo_12mesessimoesvalStellantonieta
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071
    editado outubro 2019

    @Rodsamaral disse:
    Hoje liguei 3 vezes na LR,,cada uma 1 hora de espera ,na primeira pediu para aguardae e a linha desligiu,na segunda informaram que o sistema estava fora do ar,na 3a me informaram que ja teve resposta de todoas as entidades,procsso de setembro 2017 , mas pelo menos obteve resposta da PJ, mas no site ainda esta na fase 3 ,agora aguardae o restante e da-lhe paciencia.

    Caraca, meu ! Agora vai !!!! Desencantou ! Mais um tuga saindo do forno !!!

    Abraços e ótima sorte !!!

    RodsamaralEpidauraMoreiramarcelo_12mesessimoesvalStellantonieta
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

    @Rodsamaral disse:
    Hoje liguei 3 vezes na LR,,cada uma 1 hora de espera ,na primeira pediu para aguardae e a linha desligiu,na segunda informaram que o sistema estava fora do ar,na 3a me informaram que ja teve resposta de todoas as entidades,procsso de setembro 2017 , mas pelo menos obteve resposta da PJ, mas no site ainda esta na fase 3 ,agora aguardae o restante e da-lhe paciencia.

    Nossa.. todo esse tempo no PJ ? O meu está parado na Policia Judiciária, que nor mamente é rápido, e estou preocupado de cair no limbo.

    CEGVRodsamaralStellantonieta
  • heliobheliob Moderator 362 PontosPosts: 63

    Caríssimos(as)

    Dia 28 recebi o tão sonhado email da CRC!!
    O processo de conversão de meu pai foi finalizado!!! Após cerca de 1ano e 8 meses que iniciamos o processo!

    Agradeço a ajuda de todos e continuarei aqui na torcida por todos!!

    Boa sorte a todos!!!

    ACostammtacchiEpidauraMoreiraCEGVmarcelo_12mesesJoseCarlosCPRodsamaralsimoesvalPRMStellantonieta
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    @heliob disse:
    Caríssimos(as)

    Dia 28 recebi o tão sonhado email da CRC!!
    O processo de conversão de meu pai foi finalizado!!! Após cerca de 1ano e 8 meses que iniciamos o processo!

    Agradeço a ajuda de todos e continuarei aqui na torcida por todos!!

    Boa sorte a todos!!!

    Parabéns e bem-vindo, @heliob !!

    Torçamos agora por @Rodsamaral !!

    Sorte! Sorte!! Sorte!!!

    CEGVheliobmarcelo_12mesessimoesvalRodsamaralStellantonieta
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

    rapaz.. único processo de 2019 preso na bolinha 3.. parece que quanto mais você deseja, mais demora!!!!
    O processo da 6.4 durou uma VIDA!!! pessoas que deram entrada junto comigo já estão passando para os netos!! #triste

    Stellantonieta
  • WesleyWesley Member 132 PontosPosts: 39

    @JoseCarlosCP Meu processo chegou dia 11/7/19 e estou na bolinha 3. Não se sinta sozinho. rs

    CEGVStellantonieta
  • RodsamaralRodsamaral Member 468 PontosPosts: 125

    Hoje o meu passou para a fase 4 ,graças a Deus ,processo de Set/2017 ,fiquem alegre pois o de voces estao rapidissimos ,agora paciencia para ver se finalisa.

    simoesvalCEGVEpidauraMoreiraheliobJoseCarlosCPStellantonieta
  • simoesvalsimoesval Member 67 PontosPosts: 5

    que ótima notícia @Rodsamaral somos as lanterninhas de 2017. O processo do meu pai mudou da fase 4 direto para fase 6 no dia 11 outubro! Agora dias de ansiedade aguardando o tão sonhado registro :)

    RodsamaralCEGVStellantonieta
  • FaustoFausto Member 162 PontosPosts: 27

    Boa tarde a todos! Hoje pela manhã recebi o e-mail da CRC informando a conclusão do meu processo e a averbação da atribuição. Mais uma vez meus agradecimentos a todos que participaram deste fórum e em especial ao CEGV, reafirmando a todos vocês o que eu disse em mensagem de 07 de outubro.
    Boa sorte a todos.

    CEGVmarcelo_12mesesPRMheliobStellantonieta
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    Parabéns, Fausto !!! Grande vitória !

    Aproveite para curtir com a família ! Foi um longo caminho até aqui mas, como com 99% de todos convolantes, agora começa uma nova aventura, certamente mais rápida do que a que acaba de ser concluída !

    aproveite !
    ótima sorte !!!

    marcelo_12mesesStellantonieta
  • FaustoFausto Member 162 PontosPosts: 27

    Obrigado CEGV. Vamos em frente. Só não consigo acessar o Civil Online, está sempre me pedindo para tentar mais tarde. Será que estou fazendo algo errado? Eu segui as instruções indicadas aqui no Fórum, mas não vai.

    CEGV
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

    @Wesley disse:
    @JoseCarlosCP Meu processo chegou dia 11/7/19 e estou na bolinha 3. Não se sinta sozinho. rs

    É amigo, estou a muitos anos aguardando, infelizmente pensei em aguardar novidades para os Netos ou Bisnetos e não fiz o processo 6.4 do meu pai antes de 2017.. as vezes penso se não teria valido mais fazer o processo na nova lei. :(

  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

    @Fausto disse:
    Obrigado CEGV. Vamos em frente. Só não consigo acessar o Civil Online, está sempre me pedindo para tentar mais tarde. Será que estou fazendo algo errado? Eu segui as instruções indicadas aqui no Fórum, mas não vai.

    Esse site é complicado, tive esse problema também.. uma hora vai!

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Fausto disse:
    Obrigado CEGV. Vamos em frente. Só não consigo acessar o Civil Online, está sempre me pedindo para tentar mais tarde. Será que estou fazendo algo errado? Eu segui as instruções indicadas aqui no Fórum, mas não vai.

    Me procure que te ajudo a emitir sua certidão, ok ?

    abraços,

    Stellantonieta
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @JoseCarlosCP disse:
    ...É amigo, estou a muitos anos aguardando, infelizmente pensei em aguardar novidades para os Netos ou Bisnetos e não fiz o processo 6.4 do meu pai antes de 2017.. as vezes penso se não teria valido mais fazer o processo na nova lei. :(

    A esmagadora maioria dos descendentes não tem como comprovar os "laços efetivos com a comunidade portuguesa", conforme o texto legal português. Então fazer o processo pela nova lei tem tornado a vida dos descendentes netos, que não se naturalizaram antes de 2017, muito complicada.

    abraços,

    PRMheliobStellantonieta
  • bolinhas99bolinhas99 Member 7 PontosPosts: 7

    @CARLOS_CANTELLI disse:
    Caros
    Finalmente a "bolinha" 7 ficou verde"!

    " O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."

    Meu processo iniciou em Abril 2018, 18 meses.

    Ja pedi a certidão com averbação pelo civilonline.

    Agradeço imensamente aos professores desse blog pelas dicas!
    Estou disposição, abraços

    Carlos Cantelli

    A bolinha a 6.7 demoraram quanto tempo

  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

    @CEGV disse:

    @JoseCarlosCP disse:
    ...É amigo, estou a muitos anos aguardando, infelizmente pensei em aguardar novidades para os Netos ou Bisnetos e não fiz o processo 6.4 do meu pai antes de 2017.. as vezes penso se não teria valido mais fazer o processo na nova lei. :(

    A esmagadora maioria dos descendentes não tem como comprovar os "laços efetivos com a comunidade portuguesa", conforme o texto legal português. Então fazer o processo pela nova lei tem tornado a vida dos descendentes netos, que não se naturalizaram antes de 2017, muito complicada.

    abraços,

    O problema era o medo de tentar, e por mais que tivesse algum tipo de vínculo, falhar!!! não sabíamos o quanto de vínculo seria necessário.

  • OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

    Será que já estamos na era do gelo ?

    JoseCarlosCP
  • JoaopocoJoaopoco Member 27 PontosPosts: 7

    @Otaciano disse:
    Será que já estamos na era do gelo ?

    Também acho. Estou com a bolinha entre 6/7 desde o 04/09/2019. Processo iniciado em Abril/2018.

  • bolinhas99bolinhas99 Member 7 PontosPosts: 7

    @Joaopoco disse:

    @Otaciano disse:
    Será que já estamos na era do gelo ?

    Também acho. Estou com a bolinha entre 6/7 desde o 04/09/2019. Processo iniciado em Abril/2018.

    Eu tmb estou nessa situação a duas semanas eu acho que isso deveria andar mais depresa

  • SchwarzeneggerSchwarzenegger Member 22 PontosPosts: 5

    Eu estou por 3 semanas

  • StellantonietaStellantonieta Member 134 PontosPosts: 30

    Gente estou com o meu na bolinha (4) e dei entrada em junho de 2018. Sai de mim ansiedade.
    Beijos para todos <3

  • WesleyWesley Member 132 PontosPosts: 39

    Atualizando
    dia 06-09/2019 fase 2
    dia 12/09/2019 fase 3
    dia 09/11/2019 fase 4

  • PvfbPvfb Member 86 PontosPosts: 15

    @Stellantonieta disse:
    Gente estou com o meu na bolinha (4) e dei entrada em junho de 2018. Sai de mim ansiedade.
    Beijos para todos <3

    Por aqui tb. Junho 2018 e na bolinha 4 desde Julho.

    Stellantonieta
  • JoseCarlosCPJoseCarlosCP Member 443 PontosPosts: 169

    @Wesley disse:
    Atualizando
    dia 06-09/2019 fase 2
    dia 12/09/2019 fase 3
    dia 09/11/2019 fase 4

    Nossa.. e eu a 8 meses preso no 3.. :(

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.