PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)

1135136137139141

Comentários

  • pedroalbernazpedroalbernaz Member 77 PontosPosts: 14
    editado março 2020

    Só pra constar, eu dei entrada no processo de conversão da minha mãe. O processo chegou na conservatória dia 9 de Janeiro de 2020. Minha mãe recebeu o recibo com a senha essa semana e já está na terceira bolinha em menos de 2 meses. Processo XXX68/20. Jussara xxxx xxxxx. Pode adicionar à planilha. Já fizemos a transcrição do casamento por Ponta Delgada e o cartão cidadão sai esse mês.

    CEGVElba
  • AlexandreAlexandre Member 39 PontosPosts: 4

    Obrigado pela dica... Vou ver se consigo pedir minha certidão online

    CEGV
  • drichiaradiadrichiaradia Member 46 PontosPosts: 11

    Alguém saberia me dizer se quem recebe averbamento de atribuição da cidadania no termos do art. 1, n1 alínea d, pode atribuir a cidadania aos filhos?

  • OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

    @drichiaradia disse:
    Alguém saberia me dizer se quem recebe averbamento de atribuição da cidadania no termos do art. 1, n1 alínea d, pode atribuir a cidadania aos filhos?

    Eu acredito fortemente que sim. Esse foi o único motivo que esperei 22 meses nesse processo para poder passar para meus filhos.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @drichiaradia & @Otaciano

    Art 1, alínea D - (Atribuição de Netos)

    Sim, é processo de Atribuição e toda descendência terá direitos, se todos os pré-requisitos documentais e normativos estiverem presentes. É a chamada

    Nacionalidade Originária

    abraços,

  • afbelchiorafbelchior Member 264 PontosPosts: 48

    Gente, bolinha 5 verde!!! Não acredito!!!! Andou!!! Mas as outras bolinhas estão apagadas.... será que é normal???
    Nem acredito!!!

  • afbelchiorafbelchior Member 264 PontosPosts: 48

    @afbelchior disse:
    Gente, bolinha 5 verde!!! Não acredito!!!! Andou!!! Mas as outras bolinhas estão apagadas.... será que é normal???
    Nem acredito!!!

    Me equivoquei, bolinha 5 verde, bolinha 6 branca e 7 vermelha...

    CEGVshlsaCHICO_TR3V4
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @afbelchior disse:
    Me equivoquei, bolinha 5 verde, bolinha 6 branca e 7 vermelha...

    Agora é aguardar a criação do averbamento e conclusão do processo (bolinha 7 verde).

    Abraços e Parabéns !

    CHICO_TR3V4
  • EuderEuder Member 81 PontosPosts: 32

    @afbelchior de quando é o seu processo?

  • afbelchiorafbelchior Member 264 PontosPosts: 48

    @Euder disse:
    @afbelchior de quando é o seu processo?

    Demos entrada em 29 de março de 2019

  • EuderEuder Member 81 PontosPosts: 32

    Com esse coronavírus tá tudo parado em Portugal 🇵🇹

    CEGV
  • pedroalbernazpedroalbernaz Member 77 PontosPosts: 14

    @Euder como você sabe disse?

  • EuderEuder Member 81 PontosPosts: 32

    @pedroalbernaz porque meu advogado é português e eu estou na Inglaterra

  • afbelchiorafbelchior Member 264 PontosPosts: 48

    Acabou!!! Tudo verdinho, verdinho, verdinho!!

    Guilherme99CEGVSeverDoVouga
  • afbelchiorafbelchior Member 264 PontosPosts: 48

    @Guilherme99 disse:
    Parabéns :)
    Mais informações?
    ACP? Duração do processo?

    @afbelchior disse:
    Acabou!!! Tudo verdinho, verdinho, verdinho!!

    Guilherme este tópico é para acompanhamento de processos de convocação que são feitos sobremesa pela CRC em Lisboa

    Guilherme99CEGV
  • Marcelo_OlegarioMarcelo_Olegario Member 98 PontosPosts: 8

    O processo de meu pai (Joel Olegário - numerado em 26/10/2018) foi concluído, porém falta a criação do averbamento no registo, agredecido de coração a todos do fórum em especial aos moderadores que sempre nos tem ajudado.

    CEGV
  • afbelchiorafbelchior Member 264 PontosPosts: 48

    Pessoal, recebi essa mensagem em um e-mail de um escritório de advocacia que eu já utilizei os serviços.
    ...
    No tocante às Conservatórias e Tribunais, importa informar que desde o dia 16 de Março estão encerrados ao público, apenas com a manutenção dos serviços mínimos (1 pessoa por setor). Esta infeliz situação impossibilitará, temporariamente, o protocolo de novos processos, bem como o acompanhamento presencial dos que estão em curso. É expectável, ainda, um atraso na tramitação interna dos processos por parte dos órgãos portugueses.
    ...
    Espero que essa situação não se prolongue

    Cidinha
  • David_SilvaDavid_Silva Member 56 PontosPosts: 9

    @afbelchior disse:
    Pessoal, recebi essa mensagem em um e-mail de um escritório de advocacia que eu já utilizei os serviços.
    ...
    No tocante às Conservatórias e Tribunais, importa informar que desde o dia 16 de Março estão encerrados ao público, apenas com a manutenção dos serviços mínimos (1 pessoa por setor). Esta infeliz situação impossibilitará, temporariamente, o protocolo de novos processos, bem como o acompanhamento presencial dos que estão em curso. É expectável, ainda, um atraso na tramitação interna dos processos por parte dos órgãos portugueses.
    ...
    Espero que essa situação não se prolongue

    Sem ter desculpas o sistema de justiça já é burocrático e demorado, agora com o COVID-19 não poderíamos esperar nada de diferente.

    fabiofloriano
  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 394 PontosPosts: 86

    Boa tarde a todos, por outro lado, a Linha de Registos LR, ontem e hoje segundo meus familiares, foi menos de 5 minutos, eu testei hoje e confirmo, quem estava por ligar chegou o momento, lá me informaram que o melhor horário seria o do meio dia do Brasil, as 15:00hs de Portugal, pois neste horário há 7 atendentes. abraço a todos.

    CEGV
  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 394 PontosPosts: 86

    @CEGV Em telereunião familiar, que nos é permitido neste momento, :), identificamos que vários processos de primos, filhos dos primos, entre eles, uma Convolação (que depois vai fazer o do filho), neste ano a partir da 2 quinzena de janeiro todos retornaram de forma automática por e-mail o numero do processo e senha de acesso, menos de uma semana depois de entrarem na ACP e a Convolação da mesma forma na CRC Centrais Lisboa, independente se foram pagos por VP ou Cartão de Crédito. Grande abraços

    CEGV
  • pedroalbernazpedroalbernaz Member 77 PontosPosts: 14

    Hoje o processo da minha minha mãe que foi recebido em Lisboa no dia 8 de Janeiro de 2020 avançou pra quarta bolinha e ja foi verificado.

    CEGVCidinha
  • EricTrindadeEricTrindade Member 34 PontosPosts: 5

    Bom dia amigos.
    O processo de convolação/atribuição de minha mãe está desde outubro de 2019 lá no de Lisboa, e há uns 5 meses no estágio 4 dizendo que está "válido, verificado" etc etc. Mas não sai disso :( Por que será que alguns vão mais rápido do que os outros? Será que é o caso de ligar e perguntar do andamento?
    Assim que sair o da minha mãe pretendo ir em Portugal para dar entrada na minha cidadania diretamente para ir mais rápido.

    CEGV
  • pedroalbernazpedroalbernaz Member 77 PontosPosts: 14

    @EricTrindade disse:
    Bom dia amigos.
    O processo de convolação/atribuição de minha mãe está desde outubro de 2019 lá no de Lisboa, e há uns 5 meses no estágio 4 dizendo que está "válido, verificado" etc etc. Mas não sai disso :( Por que será que alguns vão mais rápido do que os outros? Será que é o caso de ligar e perguntar do andamento?
    Assim que sair o da minha mãe pretendo ir em Portugal para dar entrada na minha cidadania diretamente para ir mais rápido.

    O processo da sua mãe foi recebido em Lisboa ha 5 meses ou está no estágio 4 há 5 meses. Ficou confuso, porque 5 meses atras era fim de Outubro de 2019.

  • EricTrindadeEricTrindade Member 34 PontosPosts: 5

    @pedroalbernaz disse:

    @EricTrindade disse:
    Bom dia amigos.
    O processo de convolação/atribuição de minha mãe está desde outubro de 2019 lá no de Lisboa, e há uns 5 meses no estágio 4 dizendo que está "válido, verificado" etc etc. Mas não sai disso :( Por que será que alguns vão mais rápido do que os outros? Será que é o caso de ligar e perguntar do andamento?
    Assim que sair o da minha mãe pretendo ir em Portugal para dar entrada na minha cidadania diretamente para ir mais rápido.

    O processo da sua mãe foi recebido em Lisboa ha 5 meses ou está no estágio 4 há 5 meses. Ficou confuso, porque 5 meses atras era fim de Outubro de 2019.

    Pela metade de dezembro (5 meses atrás praticamente) ele está na fase 4 com o texto que me referi.
    Outubro de 2019 há 7 meses. Ele avançou até esse estágio em pouco tempo e estagnou.

  • pedroalbernazpedroalbernaz Member 77 PontosPosts: 14

    @EricTrindade disse:

    @pedroalbernaz disse:

    @EricTrindade disse:
    Bom dia amigos.
    O processo de convolação/atribuição de minha mãe está desde outubro de 2019 lá no de Lisboa, e há uns 5 meses no estágio 4 dizendo que está "válido, verificado" etc etc. Mas não sai disso :( Por que será que alguns vão mais rápido do que os outros? Será que é o caso de ligar e perguntar do andamento?
    Assim que sair o da minha mãe pretendo ir em Portugal para dar entrada na minha cidadania diretamente para ir mais rápido.

    O processo da sua mãe foi recebido em Lisboa ha 5 meses ou está no estágio 4 há 5 meses. Ficou confuso, porque 5 meses atras era fim de Outubro de 2019.

    Pela metade de dezembro (5 meses atrás praticamente) ele está na fase 4 com o texto que me referi.
    Outubro de 2019 há 7 meses. Ele avançou até esse estágio em pouco tempo e estagnou.

    Seu calculo de tempo é um pouco exótico. O processo da sua mãe processo demorou 2 meses pra chegar no estagio 4. O processo da minha demorou 3 meses pra chegar no estagio 4. O seu processo está andando mais rápido que o meu.

  • EricTrindadeEricTrindade Member 34 PontosPosts: 5

    @pedroalbernaz disse:

    @EricTrindade disse:

    @pedroalbernaz disse:

    @EricTrindade disse:
    Bom dia amigos.
    O processo de convolação/atribuição de minha mãe está desde outubro de 2019 lá no de Lisboa, e há uns 5 meses no estágio 4 dizendo que está "válido, verificado" etc etc. Mas não sai disso :( Por que será que alguns vão mais rápido do que os outros? Será que é o caso de ligar e perguntar do andamento?
    Assim que sair o da minha mãe pretendo ir em Portugal para dar entrada na minha cidadania diretamente para ir mais rápido.

    O processo da sua mãe foi recebido em Lisboa ha 5 meses ou está no estágio 4 há 5 meses. Ficou confuso, porque 5 meses atras era fim de Outubro de 2019.

    Pela metade de dezembro (5 meses atrás praticamente) ele está na fase 4 com o texto que me referi.
    Outubro de 2019 há 7 meses. Ele avançou até esse estágio em pouco tempo e estagnou.

    Seu calculo de tempo é um pouco exótico. O processo da sua mãe processo demorou 2 meses pra chegar no estagio 4. O processo da minha demorou 3 meses pra chegar no estagio 4. O seu processo está andando mais rápido que o meu.

    Se o seu chegou em janeiro e passou da bolinha 4 em quase 4 meses (8 da janeiro-3 de abril) e o da minha mãe somente no estágio 4 está parado há 5 meses (dezembro-abril), como, matematicamente, o meu está mais rápido? Exótica matemática.

  • pedroalbernazpedroalbernaz Member 77 PontosPosts: 14

    @EricTrindade disse:

    @pedroalbernaz disse:

    @EricTrindade disse:

    @pedroalbernaz disse:

    @EricTrindade disse:
    Bom dia amigos.
    O processo de convolação/atribuição de minha mãe está desde outubro de 2019 lá no de Lisboa, e há uns 5 meses no estágio 4 dizendo que está "válido, verificado" etc etc. Mas não sai disso :( Por que será que alguns vão mais rápido do que os outros? Será que é o caso de ligar e perguntar do andamento?
    Assim que sair o da minha mãe pretendo ir em Portugal para dar entrada na minha cidadania diretamente para ir mais rápido.

    O processo da sua mãe foi recebido em Lisboa ha 5 meses ou está no estágio 4 há 5 meses. Ficou confuso, porque 5 meses atras era fim de Outubro de 2019.

    Pela metade de dezembro (5 meses atrás praticamente) ele está na fase 4 com o texto que me referi.
    Outubro de 2019 há 7 meses. Ele avançou até esse estágio em pouco tempo e estagnou.

    Seu calculo de tempo é um pouco exótico. O processo da sua mãe processo demorou 2 meses pra chegar no estagio 4. O processo da minha demorou 3 meses pra chegar no estagio 4. O seu processo está andando mais rápido que o meu.

    Se o seu chegou em janeiro e passou da bolinha 4 em quase 4 meses (8 da janeiro-3 de abril) e o da minha mãe somente no estágio 4 está parado há 5 meses (dezembro-abril), como, matematicamente, o meu está mais rápido? Exótica matemática.

    Do dia 8 de Janeiro até o dia 3 de Abril, são 2 meses e 26 dias e voce me diz quase 4 meses? Sua matemática é bem estranha.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @EricTrindade disse:
    Bom dia amigos.
    O processo de convolação/atribuição de minha mãe está desde outubro de 2019 lá no de Lisboa, e há uns 5 meses no estágio 4 dizendo que está "válido, verificado" etc etc. Mas não sai disso :( Por que será que alguns vão mais rápido do que os outros? Será que é o caso de ligar e perguntar do andamento?
    Assim que sair o da minha mãe pretendo ir em Portugal para dar entrada na minha cidadania diretamente para ir mais rápido.

    Oi Eric,
    Não há diferenças que se justifiquem em dar entrada pessoalmente e enviar o processo pelos correios. Viajar a Portugal só se for para passear. Não gaste para somente colocar o seu processo. não compensa.
    Abraços,

    EricTrindade
  • EricTrindadeEricTrindade Member 34 PontosPosts: 5

    @pedroalbernaz disse:

    @EricTrindade disse:

    @pedroalbernaz disse:

    @EricTrindade disse:

    @pedroalbernaz disse:

    @EricTrindade disse:
    Bom dia amigos.
    O processo de convolação/atribuição de minha mãe está desde outubro de 2019 lá no de Lisboa, e há uns 5 meses no estágio 4 dizendo que está "válido, verificado" etc etc. Mas não sai disso :( Por que será que alguns vão mais rápido do que os outros? Será que é o caso de ligar e perguntar do andamento?
    Assim que sair o da minha mãe pretendo ir em Portugal para dar entrada na minha cidadania diretamente para ir mais rápido.

    O processo da sua mãe foi recebido em Lisboa ha 5 meses ou está no estágio 4 há 5 meses. Ficou confuso, porque 5 meses atras era fim de Outubro de 2019.

    Pela metade de dezembro (5 meses atrás praticamente) ele está na fase 4 com o texto que me referi.
    Outubro de 2019 há 7 meses. Ele avançou até esse estágio em pouco tempo e estagnou.

    Seu calculo de tempo é um pouco exótico. O processo da sua mãe processo demorou 2 meses pra chegar no estagio 4. O processo da minha demorou 3 meses pra chegar no estagio 4. O seu processo está andando mais rápido que o meu.

    Se o seu chegou em janeiro e passou da bolinha 4 em quase 4 meses (8 da janeiro-3 de abril) e o da minha mãe somente no estágio 4 está parado há 5 meses (dezembro-abril), como, matematicamente, o meu está mais rápido? Exótica matemática.

    Do dia 8 de Janeiro até o dia 3 de Abril, são 2 meses e 26 dias e voce me diz quase 4 meses? Sua matemática é bem estranha.

    Minha matemática é estranha?
    Seu processo está na frente do meu em apenas 2 meses e 26 dias lá. Como o meu desde outubro pode estar indo mais rápido? É matemática básica amigo, consegue raciocinar minimamente? O que você espera contribuir em Portugal com uma matemática básica desse nível?

    lucaspedroso
  • pedroalbernazpedroalbernaz Member 77 PontosPosts: 14

    @EricTrindade disse:

    @pedroalbernaz disse:

    @EricTrindade disse:

    @pedroalbernaz disse:

    @EricTrindade disse:

    @pedroalbernaz disse:

    @EricTrindade disse:
    Bom dia amigos.
    O processo de convolação/atribuição de minha mãe está desde outubro de 2019 lá no de Lisboa, e há uns 5 meses no estágio 4 dizendo que está "válido, verificado" etc etc. Mas não sai disso :( Por que será que alguns vão mais rápido do que os outros? Será que é o caso de ligar e perguntar do andamento?
    Assim que sair o da minha mãe pretendo ir em Portugal para dar entrada na minha cidadania diretamente para ir mais rápido.

    O processo da sua mãe foi recebido em Lisboa ha 5 meses ou está no estágio 4 há 5 meses. Ficou confuso, porque 5 meses atras era fim de Outubro de 2019.

    Pela metade de dezembro (5 meses atrás praticamente) ele está na fase 4 com o texto que me referi.
    Outubro de 2019 há 7 meses. Ele avançou até esse estágio em pouco tempo e estagnou.

    Seu calculo de tempo é um pouco exótico. O processo da sua mãe processo demorou 2 meses pra chegar no estagio 4. O processo da minha demorou 3 meses pra chegar no estagio 4. O seu processo está andando mais rápido que o meu.

    Se o seu chegou em janeiro e passou da bolinha 4 em quase 4 meses (8 da janeiro-3 de abril) e o da minha mãe somente no estágio 4 está parado há 5 meses (dezembro-abril), como, matematicamente, o meu está mais rápido? Exótica matemática.

    Do dia 8 de Janeiro até o dia 3 de Abril, são 2 meses e 26 dias e voce me diz quase 4 meses? Sua matemática é bem estranha.

    Minha matemática é estranha?
    Seu processo está na frente do meu em apenas 2 meses e 26 dias lá. Como o meu desde outubro pode estar indo mais rápido? É matemática básica amigo, consegue raciocinar minimamente? O que você espera contribuir em Portugal com uma matemática básica desse nível?

    Você disse que o seu processo foi pro estagio 4 de outubro pra dezembro, isso são 2 meses. O meu demorou quase 3 meses (2 meses e 26 dias). Está explicado ou quer que eu desenhe?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @EricTrindade & @pedroalbernaz

    O Portal é um espaço de colaboração. Vamos respirar e baixar a temperatura. Assim evitaremos atitudes da moderação.

    Saúde de sobra e sucesso a todos,
    CEGV

    anareisCidinha
  • pedroalbernazpedroalbernaz Member 77 PontosPosts: 14

    @CEGV disse:
    @EricTrindade & @pedroalbernaz

    O Portal é um espaço de colaboração. Vamos respirar e baixar a temperatura. Assim evitaremos atitudes da moderação.

    Saúde de sobra e sucesso a todos,
    CEGV

    Desculpa se ofendi alguém.

    CEGV
  • JoaopocoJoaopoco Member 27 PontosPosts: 7

    Finalmente, depois de 2 anos (abril/2018) de espera bolinha 7 verde. Achei que não ia sair mais. Já pedi a certidão via civil online e, em menos de 2h, já estava na minha caixa de correio a chave. Muita paciência e perseverança a todos que ainda estão a aguardar. Abs.

    CEGV
  • vbmmavbmma Member 87 PontosPosts: 11

    Olá!

    Em janeiro desde ano recebi a mensagem dizendo que o processo havia sido concluído e que se aguardava a criação de um novo registro portugues.

    Consulto agora o status e recebo a mensagem: "Os factos e documentos que apresentou no seu pedido nao sustentam a concessão da nacionalidade Portuguesa e o seu pedido foi indeferido e arquivado".

    Seria isso um bug? Alguem já passou por isso? Estou realmente preocupado.

    Obrigado!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @vbmma disse:
    Olá!

    Em janeiro desde ano recebi a mensagem dizendo que o processo havia sido concluído e que se aguardava a criação de um novo registro portugues.

    Consulto agora o status e recebo a mensagem: "Os factos e documentos que apresentou no seu pedido nao sustentam a concessão da nacionalidade Portuguesa e o seu pedido foi indeferido e arquivado".

    Seria isso um bug? Alguem já passou por isso? Estou realmente preocupado.

    Obrigado!

    Ligue para a Linha de Registos. Pode ser um bug, erro de registro ou outro fato. Na LR lhe dirão o que aconteceu.

    Importante mencionar que, salvo excepcionais situações, não existe indeferimento de processos de convolação (conversão de nacionalidade de netos já naturalizados). Então o mais provável é que seja um erro (bug de sistema).

    abraços e ótima sorte,

  • vbmmavbmma Member 87 PontosPosts: 11

    @CEGV disse:

    @vbmma disse:
    Olá!

    Em janeiro desde ano recebi a mensagem dizendo que o processo havia sido concluído e que se aguardava a criação de um novo registro portugues.

    Consulto agora o status e recebo a mensagem: "Os factos e documentos que apresentou no seu pedido nao sustentam a concessão da nacionalidade Portuguesa e o seu pedido foi indeferido e arquivado".

    Seria isso um bug? Alguem já passou por isso? Estou realmente preocupado.

    Obrigado!

    Ligue para a Linha de Registos. Pode ser um bug, erro de registro ou outro fato. Na LR lhe dirão o que aconteceu.

    Importante mencionar que, salvo excepcionais situações, não existe indeferimento de processos de convolação (conversão de nacionalidade de netos já naturalizados). Então o mais provável é que seja um erro (bug de sistema).

    abraços e ótima sorte,

    Obrigado pelo retorno. Percebi que o site de acompanhamento ficou o dia inteiro fora do ar para pesquisas, o que pode indicar algum problema sistêmico. Vou esperar até o final da semana para ligar, se for o caso. Sorte a todos!

    CEGV
  • marcelovilacamarcelovilaca Member 295 PontosPosts: 56

    Pessoal, alguem sabe dizer se tem problemas no site nacionalidade.justica.gov.pt... meu processo estava finalizado ha meses agora ta dando um erro...

    "Ocorreu um erro na pesquisa do processo. Por favor tente novamente mais tarde ou contacte os serviços administrativos."

    esta assim ha uns 2 dias

    CEGV
  • marcelovilacamarcelovilaca Member 295 PontosPosts: 56

    Liguei pra LR, aparentemente o sistema esta em manutencao... retorna logo...

    CEGV
  • vbmmavbmma Member 87 PontosPosts: 11

    Bom dia!

    Hoje cedo recebi o famigerado e-mail dizendo que o processo terminou e que o processo foi concluído com sucesso, tendo sido efetuado o averbamento da atribuição nos termos do artigo 1º, nº 1 alínea D!

    Obrigado à atenção de todos, aproveitando para desejar sorte e um quinhão de paciência a todos que ainda estão no aguardo.

    Meu processo era de outubro/novembro de 2018.

    Grande abraço, principalmente ao @CEGV pela atenção e dicas sempre acertadas.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Parabéns, @vbmma !!! Que venham os próximos !

  • lucaspedrosolucaspedroso Member 37 PontosPosts: 8

    Boa tarde a todos.
    Gostaria de um help.
    Enviei os documentos para convolação da minha Mãe em dezembro de 2019, até o momento nao recebi senha de acesso para acompanhamento.
    Como devo formar o email para solicitação ?

    CEGV
  • pedroalbernazpedroalbernaz Member 77 PontosPosts: 14

    @lucaspedroso disse:
    Boa tarde a todos.
    Gostaria de um help.
    Enviei os documentos para convolação da minha Mãe em dezembro de 2019, até o momento nao recebi senha de acesso para acompanhamento.
    Como devo formar o email para solicitação ?

    Estranho ainda não ter recebido o recibo com a senha? Você mora em qual estado e qual a idade da sua mãe?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Oi @lucaspedroso, bem vindo

    @lucaspedroso disse:
    Boa tarde a todos.
    Gostaria de um help.
    Enviei os documentos para convolação da minha Mãe em dezembro de 2019, até o momento nao recebi senha de acesso para acompanhamento.
    Como devo formar o email para solicitação ?

    A forma mais rápida de obter a senha é o próprio requerente dar uma ligada para a Linha de Registos. Alternativamente pode enviar e-mail para a CRCentrais perguntando entretanto sem garantia de uma resposta rápida.

    abraços, saúde, sorte e Aproveite nosso Portal,

  • meduardo01meduardo01 Member 17 PontosPosts: 1

    Boa noite a todos,

    Sou novo aqui no fórum e de antemão agradeço toda atenção de vocês.
    Dei entrada no processo de nacionalidade da minha mãe em dezembro e recebia a senha anteontem. Ocorre que não consigo acessar o andamento do processo, o sistema informa a seguinte mensagem:

    "Ocorreu um erro na pesquisa do processo. Por favor tente novamente mais tarde ou contacte os serviços administrativos."

    O sistema está fora do ar ou estou cometendo algum erro ao digitar a chave de 12 digitos recebida? Obrigado

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @meduardo01 disse:
    Boa noite a todos,

    Sou novo aqui no fórum e de antemão agradeço toda atenção de vocês.
    Dei entrada no processo de nacionalidade da minha mãe em dezembro e recebia a senha anteontem. Ocorre que não consigo acessar o andamento do processo, o sistema informa a seguinte mensagem:

    "Ocorreu um erro na pesquisa do processo. Por favor tente novamente mais tarde ou contacte os serviços administrativos."

    O sistema está fora do ar ou estou cometendo algum erro ao digitar a chave de 12 digitos recebida? Obrigado

    Oi @meduardo01, bem vindo.

    O sistema de acompanhamento nos últimos meses, certamente por conta da pandemia e redução de profissionais, está instável e tem saído do ar com alguma frequência. Não se preocupe pois ele (o sistema) sempre volta e funciona direitinho.

    Abraços, ótima sorte e aproveite nosso Portal,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Abs, seu comentário foi movido para o tópico adequado (nacionalidade por tempo de residência). Busque lá seu comentário e minhas respostas. Pedimos sempre a gentileza que todos nos ajudem na boa organização do Portal, publicando APENAS nos tópicos que têm relação com seus casos e APENAS uma mesma publicação por vez. Não foi seu caso mas quando vemos uma mesma publicação duplicada em vários tópicos, apagamos as excessivas e deixamos apenas uma, em tópico que avaliamos como adequado.

    abraços,

  • mzanetimzaneti Member 85 PontosPosts: 9
    editado maio 2020

    Não precisa fazer nada. Após a aprovação do processo é emitido o registro de nascimento ( tem demorado alguns meses) e a partir daí pode-se tomar as demais providências como transcrições de casamento. O assento é enviado para a residência porém muita gente não recebe. O ideal é pedir pelo civilonline pagando a taxa de 10 euros.


    Não é bem assim. Já vimos casos em que o registro não foi feito automático e o requerente teve que solicitar a criação do registro. Estas decisões vão de conservador para conservador mas o "normal" é que o registro já seja feito.

    Sobre o assento ser enviado para a residência, da mesma forma, o normal é o envio de um ofício informando sobre a conclusão do processo e o número do assento. Não é tão frequente que enviem o assento de nascimento pelos correios. Nestes casos, quando somente informam o número do assento, indicam o novo cidadão que ele poderá obter cópia do assento de nascimento em repartições consulares ou qualquer CRC, já que o registro civil português é informatizado. Alternativamente pode também obter a cópia do assento pelo site CivilOnline.

    abraços,
    @CEGV

  • lucaspedrosolucaspedroso Member 37 PontosPosts: 8

    @CEGV disse:
    Oi @lucaspedroso, bem vindo

    @lucaspedroso disse:
    Boa tarde a todos.
    Gostaria de um help.
    Enviei os documentos para convolação da minha Mãe em dezembro de 2019, até o momento nao recebi senha de acesso para acompanhamento.
    Como devo formar o email para solicitação ?

    A forma mais rápida de obter a senha é o próprio requerente dar uma ligada para a Linha de Registos. Alternativamente pode enviar e-mail para a CRCentrais perguntando entretanto sem garantia de uma resposta rápida.

    abraços, saúde, sorte e Aproveite nosso Portal,

    Obrigado pela resposta.
    Foi engraçado pois no dia seguinte recebi um e-mail da central notificando que o processo foi aprovado e finalizado.
    Eu comecei a três anos esse processo de nacionalidade como bisneto de português, um mês antes da lei de comprovação afetiva com portugual para neto (minha mãe no meu caso). Eu havia contratado uma advogada pois nao sabia por onde começar. Após 26 meses, foi aprovada a naturalizacao da minha mãe. Entre esse tempo nao me senti mais confortavel com a acessoria prestada da advogada e assim segui por conta.
    Fiz o processo de convolação com o passo a passo aqui do grupo. Enviada em 12/2019 e finalizada em 05/2020.
    Agora qual seria o proximo passo para entrada da minha cidadania ?!
    No processo de naturalização foi averbado o casamento dos meus pais. Mas foi na epoca da advogada e ela nao passou esse doc para mim, tenho a certidao de nacimento portuguesa, cartao cidadao e passaporte da minha mãe.
    Quais documentos vou precisar comprovar ?
    Agradeço desde já qualquer ajuda.
    Abraços

    CEGV
  • mtrinmtrin Member 88 PontosPosts: 29

    @CHICO_TR3V4 ,
    Se for processo Novo de neto pulando uma geração. Você necessita declarar que quer se português no consulado da sua região ou numa CRC. De acordo com a lei de 2017.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @mzaneti disse:
    Não precisa fazer nada. Após a aprovação do processo é emitido o registro de nascimento ( tem demorado alguns meses) e a partir daí pode-se tomar as demais providências como transcrições de casamento. O assento é enviado para a residência porém muita gente não recebe. O ideal é pedir pelo civilonline pagando a taxa de 10 euros.

    Não é bem assim. Já vimos casos em que o registro não foi feito automático e o requerente teve que solicitar a criação do registro. Estas decisões vão de conservador para conservador mas o "normal" é que o registro já seja feito.

    Sobre o assento ser enviado para a residência, da mesma forma, o normal é o envio de um ofício informando sobre a conclusão do processo e o número do assento. Não é tão frequente que enviem o assento de nascimento pelos correios. Nestes casos, quando somente informam o número do assento, indicam o novo cidadão que ele poderá obter cópia do assento de nascimento em repartições consulares ou qualquer CRC, já que o registro civil português é informatizado. Alternativamente pode também obter a cópia do assento pelo site CivilOnline.

    abraços,
    @CEGV

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.