PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1474850525361

Comentários

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Relvis disse:
    Boa tarde, o meu também está nessa mesma situação, oi seja, até a bolinha 5 está verde, a bolinha 6 está em branco e a bolinha 7 está marrom, com a informação que o "pedido de Nacionalidade está aprovado, aguardando criar um Registro"...

    Eu acredito que está Deferido e concluído, só falta mesmo o Registro.

    Relvis, está Aprovado e, não, concluído. Concluído estará quando o assento for registrado. Só aí o processo estará concluído e o requerente, português.

    Abraços,

    Relvis
  • RelvisRelvis Member 179 PontosPosts: 50

    CEVG, quando eu escrevi, "concluído", é força de expressão...
    Sabemos que o processo está pronto, mas o Registro é demorado, justamente para não haver mais Requerimentos de Nacionalidades posteriores, e ocorrer uma enxurrada de processo...

    Abraços,> @CEGV disse:

    @Relvis disse:
    Boa tarde, o meu também está nessa mesma situação, oi seja, até a bolinha 5 está verde, a bolinha 6 está em branco e a bolinha 7 está marrom, com a informação que o "pedido de Nacionalidade está aprovado, aguardando criar um Registro"...

    Eu acredito que está Deferido e concluído, só falta mesmo o Registro.

    Relvis, está Aprovado e, não, concluído. Concluído estará quando o assento for registrado. Só aí o processo estará concluído e o requerente, português.

    Abraços,

    CEGV
  • afbelchiorafbelchior Member 264 PontosPosts: 48

    @santos84 disse:
    Boa tarde, quanto tempo vai demorar aqui O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas.

    O seu processo é atribuição de pai/mãe para filho? Sua certidão de nascimento é do GO ou MG?

    santos84
  • santos84santos84 Member 18 PontosPosts: 3

    @afbelchior disse:

    @santos84 disse:
    Boa tarde, quanto tempo vai demorar aqui O seu pedido está a ser verificado e aguarda informação do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, da Polícia Judiciária, do Registo Criminal Português, de consulado e/ou de outras entidades externas.

    O seu processo é atribuição de pai/mãe para filho? Sua certidão de nascimento é do GO ou MG?

    É casamento o meu casamento tem 6 anos e 2 filhos todos de origem portuguesa

  • vanderleivanderlei Member 27 PontosPosts: 2

    O portal não tem planilha de acompanhamento de processos de atribuição como tinha o forum?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @vanderlei, bem vindo.

    @vanderlei disse:
    O portal não tem planilha de acompanhamento de processos de atribuição como tinha o forum?

    Realmente não sei dizer se o "forum" tinha ou não. Os usuários daqui têm usado uma planilha de terceiros, conhecida e divulgada publicamente. Importante ressaltar que tal planilha, como não é de responsabilidade ou iniciativa nossa, a divulgação de seu link só pode ser feita de forma privativa e eventuais publicações de seu link em áreas públicas são/serão removidas.

    abraços e aproveite nosso Portal,

    Leonammarcelo_12meses
  • anapaulaalvanapaulaalv Member 17 PontosPosts: 1

    Pessoal, meu processo vou enviar por DHL para ACP, será por atribuição.
    Coloco todos os documentos e formulário dentro de envelope, certo? Minha dúvida é se devo escrever algo fora do envelope(por exemplo: processo de atribuição + nome do requerente).

    Devo endereçar a algum setor específico ou alguma pessoa?

    Pode confirmar se o endereço para ACP continua o mesmo?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @anapaulaalv, bem vinda

    @anapaulaalv disse:
    Pessoal, meu processo vou enviar por DHL para ACP, será por atribuição.
    Coloco todos os documentos e formulário dentro de envelope, certo? Minha dúvida é se devo escrever algo fora do envelope(por exemplo: processo de atribuição + nome do requerente).

    Opcional escrever algo se estiver enviando apenas um processo. Quando abrirem, verão, pelos documentos, pagamento e requerimento do que se trata e darão destinação correta.

    Devo endereçar a algum setor específico ou alguma pessoa?

    não precisa

    Pode confirmar se o endereço para ACP continua o mesmo?

    Continua sim.

    Abraços, saúde e ótima sorte,

    Leonam
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    Enquanto isso, na ACP...

    Concluíram em 06/05/2020, com registro do assento, o processo 57.7xx numerado em 19/07/2019, aprovado desde 25/11/2019, sem registro de pedido de urgência.

    LeonamRENANNMATTOSNanaMaDeboraBAsferjuniorRelvisMalujulianambPedroFP
  • lu_enflu_enf Member 10 PontosPosts: 1

    @marcelo_12meses disse:
    Enquanto isso, na ACP...

    Concluíram em 06/05/2020, com registro do assento, o processo 57.7xx numerado em 19/07/2019, aprovado desde 25/11/2019, sem registro de pedido de urgência.

    Nossa ta chegando perto.....o meu processo inicia 63.3xx. Foi aprovado 20/12/19.

    LeonamRelvisPedroFP
  • vanderleivanderlei Member 27 PontosPosts: 2

    Obrigado pela informação.

    CEGV
  • nabuconabuco Member 147 PontosPosts: 21

    @marcelo_12meses disse:
    Enquanto isso, na ACP...

    Concluíram em 06/05/2020, com registro do assento, o processo 57.7xx numerado em 19/07/2019, aprovado desde 25/11/2019, sem registro de pedido de urgência.

    Deu uma acelerada então.
    Como sabe que não teve pedido de urgência?

  • sirleiasirleia Member 24 PontosPosts: 2

    Meu processo foi aprovado em 10/2019 e ainda aguardando assento, não entendo isso processo iniciado 499xx.

    LeonamPedroFP
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @sirleia, bem vinda

    @sirleia disse:
    Meu processo foi aprovado em 10/2019 e ainda aguardando assento, não entendo isso processo iniciado 499xx.

    diversos (provavelmente milhares) de processos semelhantes ao seu seguem também aguardando conclusão. São diversos motivos. Se procurar um pouquinho creio que toda semana explico sobre isso em alguma publicação. É a pergunta mais feita aqui.

    abraços e aproveite nosso Portal,

    LeonamPedroFP
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @nabuco disse:

    @marcelo_12meses disse:
    Enquanto isso, na ACP...

    Concluíram em 06/05/2020, com registro do assento, o processo 57.7xx numerado em 19/07/2019, aprovado desde 25/11/2019, sem registro de pedido de urgência.

    Deu uma acelerada então.
    Como sabe que não teve pedido de urgência?

    Eu não sei se houve ou não.
    Mas eu quis dizer que a própria pessoa que quis registrar a conclusão do processo dela, não registrou nenhum pedido de urgência.
    Acho que escolhi mal a palavra 'registrar'.

  • RonaldRonald Member 226 PontosPosts: 63

    Pessoal, boa noite. A Cidadania da minha filha foi concluída xxx60/2019. Em 110/05/2020, enviaram notificação para o meu endereço, agora é aguardar a chegada da documentação, requerer certidão e dar prosseguimento para tirar passaporte e cartão cidadão.

    AsferjuniorCEGVRelvisRENANNMATTOSmarcelo_12mesesMalujulianamb
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

    @Ronald disse:
    Pessoal, boa noite. A Cidadania da minha filha foi concluída xxx60/2019. Em 110/05/2020, enviaram notificação para o meu endereço, agora é aguardar a chegada da documentação, requerer certidão e dar prosseguimento para tirar passaporte e cartão cidadão.

    Primeiramente, Ronald, meus parabéns !

    Sobre a tal "chegada da documentação " para dar entrada no CC talvez não aconteça mas se o registro fora criado já pode emitir a certidão no civil on line...

    Poderia por favor informar o mês que esse processo deu entrada na ACP?

    Grato desde já...Abçs!

    LeonamCEGVRelvismarcelo_12meses
  • RelvisRelvis Member 179 PontosPosts: 50

    @lu_enf disse:

    @marcelo_12meses disse:
    Enquanto isso, na ACP...

    Concluíram em 06/05/2020, com registro do assento, o processo 57.7xx numerado em 19/07/2019, aprovado desde 25/11/2019, sem registro de pedido de urgência.

    Nossa ta chegando perto.....o meu processo inicia 63.3xx. Foi aprovado 20/12/19.

    O meu Processo começa com 89xx - recebido em 23 de janeiro/2020, pedir pra Deus colocar a Mão no meu Processo e agilizar...

    Abraços...

    CEGV
  • sirleiasirleia Member 24 PontosPosts: 2

    @CEGV disse:
    Oi @sirleia, bem vinda

    @sirleia disse:
    Meu processo foi aprovado em 10/2019 e ainda aguardando assento, não entendo isso processo iniciado 499xx.

    diversos (provavelmente milhares) de processos semelhantes ao seu seguem também aguardando conclusão. São diversos motivos. Se procurar um pouquinho creio que toda semana explico sobre isso em alguma publicação. É a pergunta mais feita aqui.

    abraços e aproveite nosso Portal,

    Boa Tarde!
    Então comentei pois vi um post acima falando sobre um processo aprovado depois do meu e já tem o assento feito e o meu nada ainda.
    Grata pela atenção!

    CEGV
  • SilasforaSilasfora Member 390 PontosPosts: 79

    @sirleia disse:

    @CEGV disse:
    Oi @sirleia, bem vinda

    @sirleia disse:
    Meu processo foi aprovado em 10/2019 e ainda aguardando assento, não entendo isso processo iniciado 499xx.

    diversos (provavelmente milhares) de processos semelhantes ao seu seguem também aguardando conclusão. São diversos motivos. Se procurar um pouquinho creio que toda semana explico sobre isso em alguma publicação. É a pergunta mais feita aqui.

    abraços e aproveite nosso Portal,

    Boa Tarde!
    Então comentei pois vi um post acima falando sobre um processo aprovado depois do meu e já tem o assento feito e o meu nada ainda.
    Grata pela atenção!

    Pelo que observei, esse processo saiu um pouquinho da regra geral. Eles estavam emitindo registros de processos com entrada em maio/2019 e aprovação em Agosto/19. De repente aprovaram um fora da curva. Os despachos de Setembro e Outubro/19 ficaram no limbo... Não fez muito sentido não. Sorte da moça que teve seu processo concluído assim.

    LeonamRelvismarcelo_12meses
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Pessoal,

    Acompanho processos do IRN há anos.

    Dito isto, acho que posso dizer com razoável certeza que a tal regra da "fila única" não pode ser JAMAIS levada a ferro e fogo. Esta regra funciona GENERICAMENTE. Alguns processos simplesmente, por diversos motivos que já expus diversas vezes aqui no Portal, andam mais rápido que outros e outros "alguns" andam muito mais lentamente que outros.

    Abraços, saúde e sorte para todos,

    LeonamSilasfora
  • gdiogo85gdiogo85 Member 24 PontosPosts: 3

    Prezados, boa noite. Sou novato por aqui. Meu pai tem um processo 13xxx de atribuição ativo na CRC. Ele precisou anexar mais documentos, inclusive fazer correções em documentos no cartório aqui no Recife. Demorou muito, mas em maio/2019 conseguiu encaminhar os documentos e esclarecimentos solicitados. Ao consultar hoje o portal Justiça.gov.pt, descobri que o pedido de nacionalidade dele foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português. Quero solicitar a minha atribuição e dos meus filhos também.
    1- Preciso aguardar esse Registro dele sair, ou já poderia adiantar alguma etapa? Transcrição?
    2-Quando for solicitar a minha atribuição, já posso solicitar a dos meus filhos também?

    Agradeço!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @gdiogo85, bem vindo

    @gdiogo85 disse:
    Prezados, boa noite. Sou novato por aqui. Meu pai tem um processo 13xxx de atribuição ativo na CRC. Ele precisou anexar mais documentos, inclusive fazer correções em documentos no cartório aqui no Recife. Demorou muito, mas em maio/2019 conseguiu encaminhar os documentos e esclarecimentos solicitados. Ao consultar hoje o portal Justiça.gov.pt, descobri que o pedido de nacionalidade dele foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
    Quero solicitar a minha atribuição e dos meus filhos também.

    1- Preciso aguardar esse Registro dele sair, ou já poderia adiantar alguma etapa? Transcrição?

    O processo do seu pai ainda não foi concluído. Foi somente despachado favoravelmente. Seu pai ainda não é cidadão português e somente o será quando o assento de nascimento português dele for criado e, com isso, o processo concluído. Aí então você será oficialmente filho de português e, como tal, poderá tomar as providências seguintes para se tornar também cidadão português.

    O que você pode fazer é começar a pedir e organizar a documentação necessárias para os próximos processos. Dependendo de características dos seus documentos, pode não ser ser necessária a transcrição do casamento dos seus pais. Isto claro, se não houver interesse em sua mãe ou atual esposa do seu pai adquirir a cidadania portuguesa por aquisição.

    2-Quando for solicitar a minha atribuição, já posso solicitar a dos meus filhos também?

    Assim como ocorre com seu pai, primeiro você precisará se tornar cidadão português para, em seguida, requerer a cidadania de seus filhos.

    Caso precise de ajuda para organizar, preparar e submeter seus processos e os próximos, estou à disposição. Sugiro a leitura do meu artigo sobre mentoria em processos de cidadania, localizado no link abaixo

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/333/p1

    Abraços, saúde, sorte e aproveite nosso Portal,

    Leonam
  • RonaldRonald Member 226 PontosPosts: 63

    @Ronald disse:
    Pessoal, boa noite. A Cidadania da minha filha foi concluída xxx60/2019. Em 110/05/2020, enviaram notificação para o meu endereço, agora é aguardar a chegada da documentação, requerer certidão e dar prosseguimento para tirar passaporte e cartão cidadão.

    Boa noite. só me lembro que toda documentação foi enviada em 05/2019.

    MaluAsferjunior
  • marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109

    Olá bom dia registro criado com pedido de urgência !!!
    processo 675xx/2019 , atribuição se filho , entregue aço 28/08/2019.
    Partiu...... Obrigado a todo !!!

    LeonamMaluCEGVECGmarcelo_12meses
  • mmtacchimmtacchi Member 277 PontosPosts: 75

    Bom dia

    Alguém poderia informar se o email de ACP, está correto?
    Para obter informações sobre o recebimento de processo via DHL, pelo rastreio e comprovante foi entregue hj e assinado por Glória Costa.

    arquivocentral.porto@irn.mj.pt

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Email do Arquivo Central do Porto - arquivocentral.porto@irn.mj.pt

  • marcos_petropolismarcos_petropolis Member 452 PontosPosts: 109

    @mmtacchi disse:
    Bom dia

    Alguém poderia informar se o email de ACP, está correto?
    Para obter informações sobre o recebimento de processo via DHL, pelo rastreio e comprovante foi entregue hj e assinado por Glória Costa.

    arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    Foi a mesma que recebeu o meu .. fique tranquilo.

  • mmtacchimmtacchi Member 277 PontosPosts: 75

    @marcos_petropolis disse:

    @mmtacchi disse:
    Bom dia

    Alguém poderia informar se o email de ACP, está correto?
    Para obter informações sobre o recebimento de processo via DHL, pelo rastreio e comprovante foi entregue hj e assinado por Glória Costa.

    arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    Foi a mesma que recebeu o meu .. fique tranquilo.

    Td bem @marcos_petropolis

    Ela faz um risco na assinatura do recibo da DHL.....rsssss

    Vou esperar na proxima semana enviar email para confirmar o recebimento

    marcos_petropolisLeonam
  • RonaldRonald Member 226 PontosPosts: 63

    @Asferjunior disse:

    @Ronald disse:
    Pessoal, boa noite. A Cidadania da minha filha foi concluída xxx60/2019. Em 110/05/2020, enviaram notificação para o meu endereço, agora é aguardar a chegada da documentação, requerer certidão e dar prosseguimento para tirar passaporte e cartão cidadão.

    Primeiramente, Ronald, meus parabéns !

    Sobre a tal "chegada da documentação " para dar entrada no CC talvez não aconteça mas se o registro fora criado já pode emitir a certidão no civil on line...

    Poderia por favor informar o mês que esse processo deu entrada na ACP?

    Grato desde já...Abçs!

    Boa noite. só me lembro que toda documentação foi enviada em 05/2019.

  • isadorasiqisadorasiq Member 133 PontosPosts: 19

    Bom dia pessoal. Gostaria de fazer minha contribuição sobre meu processo.

    21/01/20 - Processo recebido na ACP
    29/01/20 - Senha de acesso recebida por email
    27/03/20 - Fase 2: Processo Registrado
    20/04/20 - Fui informada por email que o pedido de urgência foi indeferido
    28/04/20 - Fase 6: Despacho favorável
    29/04/20 - Envio pedido urgência por email (aceite da Universidade na Inglaterra para curso Com início em Setembro 2020)
    14/05/20 - Processo Finalizado (informado por email)

    Como devem imaginar estou extremamente feliz. Comecei com a busca pela minha nacionalidade em 2012 e depois de passar pelo processo de aquisição do meu pai (processo de Neto), conversão do mesmo e meu processo de atribuição finalmente consegui minha tão sonhada nacionalidade portuguesa.

    Desejo sorte e paciência a todos que continuam no processo!

    Leonammarcelo_12mesesCEGVjulianamb
  • isadorasiqisadorasiq Member 133 PontosPosts: 19

    @mmtacchi disse:

    @marcos_petropolis disse:

    @mmtacchi disse:
    Bom dia

    Alguém poderia informar se o email de ACP, está correto?
    Para obter informações sobre o recebimento de processo via DHL, pelo rastreio e comprovante foi entregue hj e assinado por Glória Costa.

    arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    Foi a mesma que recebeu o meu .. fique tranquilo.

    Td bem @marcos_petropolis

    Ela faz um risco na assinatura do recibo da DHL.....rsssss

    Vou esperar na proxima semana enviar email para confirmar o recebimento

    @mmtacchi os funcionários sempre pedem para que enviem email apenas em caso de extrema necessidade. Se vc já confirmou pelo site da DHL que os documentos já foram recebidos será que vale a pena enviar email para obter uma informação que já possui? Digo isso pq é tempo que estaria tirando de um funcionário para ler e responder seu email enquanto poderiam estar analisando processos.

    O que sugiro que faça é encaminhar email para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt com seu nome completo, data de nascimento, filiação e cópia do passaporte e pedir a senha de acesso para acomoanhar o andamento do processo online

    LeonamCEGVZiza
  • RonaldRonald Member 226 PontosPosts: 63

    @Asferjunior disse:

    @Ronald disse:
    Pessoal, boa noite. A Cidadania da minha filha foi concluída xxx60/2019. Em 110/05/2020, enviaram notificação para o meu endereço, agora é aguardar a chegada da documentação, requerer certidão e dar prosseguimento para tirar passaporte e cartão cidadão.

    Primeiramente, Ronald, meus parabéns !

    Sobre a tal "chegada da documentação " para dar entrada no CC talvez não aconteça mas se o registro fora criado já pode emitir a certidão no civil on line...

    Poderia por favor informar o mês que esse processo deu entrada na ACP?

    Grato desde já...Abçs!

    Boa noite. só me lembro que toda documentação foi enviada em 05/2019.

    Leonam
  • RonaldRonald Member 226 PontosPosts: 63

    @Ronald disse:

    @Asferjunior disse:

    @Ronald disse:
    Pessoal, boa noite. A Cidadania da minha filha foi concluída xxx60/2019. Em 110/05/2020, enviaram notificação para o meu endereço, agora é aguardar a chegada da documentação, requerer certidão e dar prosseguimento para tirar passaporte e cartão cidadão.

    Primeiramente, Ronald, meus parabéns !

    Sobre a tal "chegada da documentação " para dar entrada no CC talvez não aconteça mas se o registro fora criado já pode emitir a certidão no civil on line...

    Poderia por favor informar o mês que esse processo deu entrada na ACP?

    Grato desde já...Abçs!

    Boa noite. só me lembro que toda documentação foi enviada em 05/2019.

    Boa noite. Gostaria imensamente de agradecer o colega pela valiosa orientação. Finalmente conseguí imprimir a certidão da minha filha pelo CivilonLine. Meus sinceros agradecimentos.

    LeonamAsferjuniorRENANNMATTOSMaluCEGVECG
  • NanaMaNanaMa Member 363 PontosPosts: 51

    Meuuu Deus!! Algum sinal de processos na ACP?

    Leonam
  • marcelo_12mesesmarcelo_12meses Member 1022 PontosPosts: 243

    @NanaMa disse:
    Meuuu Deus!! Algum sinal de processos na ACP?

    Enquanto isso, na ACP...

    57.7xx/2019
    numerado 19/07/2019
    despacho em 25/11/19
    concluído em 06/05/20
    relatou-se "Observado hoje que finalizou dia 06/05/2020 com processamento normal na ACP"

    Não informaram pedido de urgência, então diria-se que a ACP estaria realizando os assentos dos processos de julho de 2019 e/ou aprovados para despacho em novembro de 2019.

    MaluNanaMa
  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @marcelo_12meses disse:

    @NanaMa disse:
    Meuuu Deus!! Algum sinal de processos na ACP?

    Enquanto isso, na ACP...

    57.7xx/2019
    numerado 19/07/2019
    despacho em 25/11/19
    concluído em 06/05/20
    relatou-se "Observado hoje que finalizou dia 06/05/2020 com processamento normal na ACP"

    Não informaram pedido de urgência, então diria-se que a ACP estaria realizando os assentos dos processos de julho de 2019 e/ou aprovados para despacho em novembro de 2019.

    Bom dia. Nem por isso. Minha nora e prima entregaram pessoalmente no ACP dia 13/7. Processos aprovados 23/10. É até agora nada. Continuam no aguardo. Não se entende a lógica no ACP. Minha prima fez várias queixas e respondem q tem q aguardar q ACP não emite mais registos

    CEGV
  • SilasforaSilasfora Member 390 PontosPosts: 79

    @TeresaFarias disse:

    @marcelo_12meses disse:

    @NanaMa disse:
    Meuuu Deus!! Algum sinal de processos na ACP?

    Enquanto isso, na ACP...

    57.7xx/2019
    numerado 19/07/2019
    despacho em 25/11/19
    concluído em 06/05/20
    relatou-se "Observado hoje que finalizou dia 06/05/2020 com processamento normal na ACP"

    Não informaram pedido de urgência, então diria-se que a ACP estaria realizando os assentos dos processos de julho de 2019 e/ou aprovados para despacho em novembro de 2019.

    Bom dia. Nem por isso. Minha nora e prima entregaram pessoalmente no ACP dia 13/7. Processos aprovados 23/10. É até agora nada. Continuam no aguardo. Não se entende a lógica no ACP. Minha prima fez várias queixas e respondem q tem q aguardar q ACP não emite mais registos

    Bom dia! Realmente não se entende a lógica deles. Tenho visto vários processos em outras conservatórias que foram concluídos muito mais rápidos que os do ACP. Mas também vi alguns processos do ACP com registro emitido neste mês, sem ter sido transferido e sem pedido de urgência (pouquíssimos). Então a informação de que eles não emitem mais registros não me parece muito confiável. Só sei que nada sei...

    TeresaFariasCEGV
  • FerVetFerVet Member 32 PontosPosts: 3

    Boa tarde! Gostaria de saber se o Arquivo Central do Porto realmente não exige a transcrição de casamento quando o pai português foi o declarante do nascimento.
    Estou começando agora a ir atrás das coisas para minha avó solicitar a atribuição de nacionalidade dela, por isso estou um pouco perdida.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @FerVet, bem vinda.

    @FerVet disse:
    Boa tarde! Gostaria de saber se o Arquivo Central do Porto realmente não exige a transcrição de casamento quando o pai português foi o declarante do nascimento.

    No caso acima, se ambos os pais forem portugueses, a transcrição, mesmo no ACP, é exigida. Se a mãe é/era estrangeira, a transcrição pode ser evitada.

    Estou começando agora a ir atrás das coisas para minha avó solicitar a atribuição de nacionalidade dela, por isso estou um pouco perdida.

    Sem problemas. O Portal existe para ajudar a todos. Se precisar de orientações específicas, pode me procurar privativamente pelo link abaixo.

    Abraços e ótima sorte,
    CEGV

    Enviar mensagem privativa para CEGV

    FerVetLarina1011Leonam
  • SanuSanu Member 28 PontosPosts: 3

    Thanks to cegv. Today my process has completed. N have been registration number.

    Malu
  • camillecamille Member 66 PontosPosts: 14

    Alguma novidades sobre novos despachos na ACP Porto?

    Leonam
  • GlênioGlênio Member 215 PontosPosts: 25

    @Sanu disse:
    Thanks to cegv. Today my process has completed. N have been registration number.

    Dear Sanu, could you tell us more details about your process? When it was sent to ACP, what was the date of receipt at ACP and the first three digits? Thank you.
    Congratulations on the achievement!

  • otavioalmeidaotavioalmeida Member 18 PontosPosts: 1

    Olá. Bom dia. Alguém sabe se a ACP Porto voltou a receber processos pelos Correios? Quero mandar o meu amanhã.
    Me parece que os Correios não estão mais mandando o EMS. Como mandar então?

    Forte abraço.

    CEGVRelvis
  • AsferjuniorAsferjunior Member 651 PontosPosts: 125

    @otavioalmeida disse:
    Olá. Bom dia. Alguém sabe se a ACP Porto voltou a receber processos pelos Correios? Quero mandar o meu amanhã.
    Me parece que os Correios não estão mais mandando o EMS. Como mandar então?

    Forte abraço.

    Amigo,

    Sobre a ACP não receber mais processos a informação q recebemos neste fórum é de que isso é lenda.

    Já quanto a forma de envio, sugiro DHL Express. Vc faz o pedido de coleta diretamente pelo site.

    Abçs e Boa sorte

    CEGVmarcelo_12mesesRelvis
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @otavioalmeida disse:
    Olá. Bom dia. Alguém sabe se a ACP Porto voltou a receber processos pelos Correios? Quero mandar o meu amanhã.
    Me parece que os Correios não estão mais mandando o EMS. Como mandar então?

    Forte abraço.

    Estão recebendo, sim. Mande por DHL.

    Abraços,

    Leonammarcelo_12mesesRelvis
  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40

    Gente alguém me dêem uma luz?🙏 o processo de minha sogra que foi numerado em 02/05/2019 e aprovado em agosto, está com a bolinha 7 Marron há meses.....só falta o número de assento, na época enviei vários email e só responderam 1 dizendo que teria que aguardar....mais de 1 ano de processo...alguém na mesma situação? Vejo que várias pessoas que entrarão com o processo bem depois já foram aprovados e agente nesta dependência

    LeonamCEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Sc4rcio disse:
    Gente alguém me dêem uma luz?🙏 o processo de minha sogra que foi numerado em 02/05/2019 e aprovado em agosto, está com a bolinha 7 Marron há meses.....só falta o número de assento, na época enviei vários email e só responderam 1 dizendo que teria que aguardar....mais de 1 ano de processo...alguém na mesma situação? Vejo que várias pessoas que entrarão com o processo bem depois já foram aprovados e agente nesta dependência

    Parentes meus receberam esta semana a informação minha da conclusão de seus processos. Estavam no ACP, chegaram no final de abril do ano passado (13 meses), foram despachados favoravelmente em setembro do ano passado, há uns dois meses alguns foram enviados para CRCs do interior para feitura do assento e esta semana foram concluídos. Ah... entre eles estavam (também) processos de menores. Enfim... ninguém deste grupos estava com pressa. Então não houve estresse algum pois sabiam que os processos poderiam demorar.

    @Sc4rcio, a tese da "fila" já caiu faz tempo, junto com a capacidade do IRN de se organizar suficientemente para gerar algum tipo de condição mínima para prevermos algo, tal como a conclusão de processos.

    Enfim.. certamente milhares estão em situação semelhante. O que talvez facilite agora é que tudo está meio "em pausa". Muitos que queriam seguir para Portugal, no passado, agora querem mais ficar quietinhos para ver as cenas dos próximos capítulos. Vivemos em um mundo diferente agora. A única coisa que não mudou foi a incapacidade do IRN de organizar e tramitar processos de nacionalidade devido à falta de suporte do governo português.

    abraços,

    TeresaFariasLeonammarcelo_12mesesRelvis
  • Sc4rcioSc4rcio Member 133 PontosPosts: 40

    Obrigada por responder. O processo de minha sogra tem 2 meses que foi para o interior também para fazer o assento. Não imaginavamos que iria demorar tanto assim já que a média era de 6 meses e temos pressa no processo porque assim que o dela ficar pronto temos que fazer o do meu marido pra só assim irmos embora do Brasil. Não tem outro jeito a não ser esperar né.....😢> @CEGV disse:

    @Sc4rcio disse:
    Gente alguém me dêem uma luz?🙏 o processo de minha sogra que foi numerado em 02/05/2019 e aprovado em agosto, está com a bolinha 7 Marron há meses.....só falta o número de assento, na época enviei vários email e só responderam 1 dizendo que teria que aguardar....mais de 1 ano de processo...alguém na mesma situação? Vejo que várias pessoas que entrarão com o processo bem depois já foram aprovados e agente nesta dependência

    Parentes meus receberam esta semana a informação minha da conclusão de seus processos. Estavam no ACP, chegaram no final de abril do ano passado (13 meses), foram despachados favoravelmente em setembro do ano passado, há uns dois meses alguns foram enviados para CRCs do interior para feitura do assento e esta semana foram concluídos. Ah... entre eles estavam (também) processos de menores. Enfim... ninguém deste grupos estava com pressa. Então não houve estresse algum pois sabiam que os processos poderiam demorar.

    @Sc4rcio, a tese da "fila" já caiu faz tempo, junto com a capacidade do IRN de se organizar suficientemente para gerar algum tipo de condição mínima para prevermos algo, tal como a conclusão de processos.

    Enfim.. certamente milhares estão em situação semelhante. O que talvez facilite agora é que tudo está meio "em pausa". Muitos que queriam seguir para Portugal, no passado, agora querem mais ficar quietinhos para ver as cenas dos próximos capítulos. Vivemos em um mundo diferente agora. A única coisa que não mudou foi a incapacidade do IRN de organizar e tramitar processos de nacionalidade devido à falta de suporte do governo português.

    abraços,

    Silasfora
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Sc4rcio disse:
    Obrigada por responder. O processo de minha sogra tem 2 meses que foi para o interior também para fazer o assento. Não imaginavamos que iria demorar tanto assim já que a média era de 6 meses e temos pressa no processo porque assim que o dela ficar pronto temos que fazer o do meu marido pra só assim irmos embora do Brasil. Não tem outro jeito a não ser esperar né.....😢> @CEGV disse:

    Falou muito bem... ERA de 6 meses a média.
    @Sc4rcio, canso de falar e, lamento, é minha opinião formada pelos já alguns anos que lido com o IRN: quem tem pressa não faz sozinho seus processos, a não ser que possua profundos conhecimentos sobre o assunto e sobre a tramitação processual.

    Infelizmente, no caso da sua sogra, só lhes resta aguardar. Quando concluir o da sua sogra, se ainda estiverem com pressa, me procurem e conversamos sobre tempo e alternativas rápidas.

    abraços,

    Leonammarcelo_12meses
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.