PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Ajuda para Iniciantes buscando informações sobre Nacionalidade Portuguesa

1141517192029

Comentários

  • 93Ailtoncardoso93Ailtoncardoso Member 69 PontosPosts: 10

    Boa-tarde a todos!

    O meu processo de nacionalidade foi terminado hoje, com as bolas todas verdes e com com seguinte msg " o seu pedido foi deferido e o respetivo registo criado. O processo da nacionalidade terminado."
    Última notificação enviada foi uma notificação de registo no registo civil em 31 / 7/20, para a morada indicada.
    A minha dúvida é se posso ja pedir certidão online ?

    Obrigado a todos e um abraço!!

    CEGV
  • dicãodicão Member 264 PontosPosts: 59

    @CEGV obrigado a todos pelo ajuda. A propósito: Pretendo pedir a Cidadania por atribuição para a minha filha. Será preciso aguardar a chegada do assento vindo de Portugal, correto? Uma vez que tenha chegado, quais documentos devem instruir o novo pedido? Grato pelos esclarecimentos.

    CEGV
  • lucasmoreiralucasmoreira Member 58 PontosPosts: 7
    editado agosto 2020

    Olá! Primeiramente, parabéns por este fórum, é muito rico!
    Procurei pelo fórum mas não encontrei nada a respeito...

    Meu pai é filho de portugueses, tanto sua mãe, quanto seu pai são. Estou reunindo os documentos para fazer o processo de atribuição do meu pai, e me surgiu a duvida:

    Foi o pai dele quem o registrou na certidão, e como o pai não se casou com a mãe dele, eu precisaria apresentar algum documento da mãe também por ser portuguesa? Ou o processo corre normalmente sem mencionar a mãe?

    Obrigado desde já.

    Importante dizer que meu avô ainda está vivo, mas minha avó já faleceu.

    Pretendo fazer a atribuição do meu pai com os documentos de meu avô

    Peço desculpas, percebi só hoje que criei no tópico errado. Minha intenção era ter criado no Averbação / Transcrição de Casamentos e Divórcios. Não sei mover o tópico, mas se houver jeito, podem fazer. Desculpem.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @dicão disse:
    @CEGV obrigado a todos pelo ajuda. A propósito: Pretendo pedir a Cidadania por atribuição para a minha filha. Será preciso aguardar a chegada do assento vindo de Portugal, correto? Uma vez que tenha chegado, quais documentos devem instruir o novo pedido? Grato pelos esclarecimentos.

    O que você precisa é o número do seu assento, que poderá ser obtido em ligação para a Linha de registos. Adicione esta informação no requerimento de sua filha e você não precisará adicionar a cópia seu assento português no processo dela, poupando tempo. Alternativamente você pode pedir a emissão online do seu assento português de nascimento (pagando € 10) através do site civilonline.

    abraços e ótima sorte,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado agosto 2020

    @lucasmoreira disse:
    Olá! Primeiramente, parabéns por este fórum, é muito rico!
    Procurei pelo fórum mas não encontrei nada a respeito...
    Meu pai é filho de portugueses, tanto sua mãe, quanto seu pai são. Estou reunindo os documentos para fazer o processo de atribuição do meu pai, e me surgiu a duvida:
    Foi o pai dele quem o registrou na certidão, e como o pai não se casou com a mãe dele, eu precisaria apresentar algum documento da mãe também por ser portuguesa? Ou o processo corre normalmente sem mencionar a mãe?

    Provavelmente na certidão de nascimento do seu pai deve existir a indicação que sua avó é natural de Portugal. Mas se seus avós não casaram, nada a ser feito. A rigor, quando ambos são portugueses, durante o processo dos filhos, pedem a transcrição do casamento, mesmo no ACP mas provavelmente na certidão de nascimento de seu pai, deve constar o estado civil dos seus avós como solteiros. Se constar como casados isto será um problema a ser resolvido, dado que não casaram. Ainda, como não houve casamento, como disse, nada a ser feito a não ser indicar se questionado durante o processo.

    Obrigado desde já.
    Importante dizer que meu avô ainda está vivo, mas minha avó já faleceu.
    Pretendo fazer a atribuição do meu pai com os documentos de meu avô
    Peço desculpas, percebi só hoje que criei no tópico errado. Minha intenção era ter criado no Averbação / Transcrição de Casamentos e Divórcios. Não sei mover o tópico, mas se houver jeito, podem fazer. Desculpem.

    abraços e ótima sorte,

  • lucasmoreiralucasmoreira Member 58 PontosPosts: 7

    @CEGV disse:

    @lucasmoreira disse:
    Olá! Primeiramente, parabéns por este fórum, é muito rico!
    Procurei pelo fórum mas não encontrei nada a respeito...
    Meu pai é filho de portugueses, tanto sua mãe, quanto seu pai são. Estou reunindo os documentos para fazer o processo de atribuição do meu pai, e me surgiu a duvida:
    Foi o pai dele quem o registrou na certidão, e como o pai não se casou com a mãe dele, eu precisaria apresentar algum documento da mãe também por ser portuguesa? Ou o processo corre normalmente sem mencionar a mãe?

    Provavelmente na certidão de nascimento do seu pai deve existir a indicação que sua avó é natural de Portugal. Mas se seus avós não casaram, nada a ser feito. A rigor, quando ambos são portugueses, durante o processo dos filhos, pedem a transcrição do casamento, mesmo no ACP mas provavelmente na certidão de nascimento de seu pai, deve constar o estado civil dos seus avós como solteiros. Se constar como casados isto será um problema a ser resolvido, dado que não casaram. Ainda, como não houve casamento, como disse, nada a ser feito a não ser indicar se questionado durante o processo.

    Obrigado desde já.
    Importante dizer que meu avô ainda está vivo, mas minha avó já faleceu.
    Pretendo fazer a atribuição do meu pai com os documentos de meu avô
    Peço desculpas, percebi só hoje que criei no tópico errado. Minha intenção era ter criado no Averbação / Transcrição de Casamentos e Divórcios. Não sei mover o tópico, mas se houver jeito, podem fazer. Desculpem.

    abraços e ótima sorte,

    Muito obrigado pelas informações CEGV! Ainda não pedi a certidão de inteiro teor apostilada, então não sei se nela tem alguma coisa diferente escrito quanto ao estado civil.

    Na certidão normal do meu pai, brasileiro, filho de portugueses, não tá indicando nem que são casados nem que não são. Só indica o nome do pai e da mãe.

    Mas vou pedir a certidão de inteiro teor e confirmar se menciona alguma coisa. Mas não deve mencionar, porque como disse, eles não se casaram mesmo. Apenas viviam juntos.

    Fiquei em duvida pois numa tabela que vi nos tópicos dizia que "toda situação que ambos os pais são portugueses, obrigatóriamente tem de fazer a transcrição" ai pensei que o fato deles não terem se casado, pudesse gerar algum problema.

    Muito obrigado!

    E novamente, meus parabéns por todo esse fórum. É incrível e tenho certeza que ajuda muita gente. Assim que der início no pedido, posto aqui para alimentar de informações.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @lucasmoreira , algumas vezes fico imaginando que, provavelmente, nosso Portal deve ser "padrinho" já de alguns milhares de novos portugueses. hehehe. Isto, pelas mensagens públicas e privadas que recebemos.

    abraços,

  • lucasmoreiralucasmoreira Member 58 PontosPosts: 7

    @CEGV disse:
    @lucasmoreira , algumas vezes fico imaginando que, provavelmente, nosso Portal deve ser "padrinho" já de alguns milhares de novos portugueses. hehehe. Isto, pelas mensagens públicas e privadas que recebemos.

    abraços,

    COM CERTEZA são! haha

    CEGV
  • dicãodicão Member 264 PontosPosts: 59

    @CEGV Será que o envio da certidão será demorado? Quanto a mim, como procedo em relação a Passaporte e Cartão Cidadão? Obrigado mais uma vez.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @dicão disse:
    @CEGV Será que o envio da certidão será demorado? Quanto a mim, como procedo em relação a Passaporte e Cartão Cidadão? Obrigado mais uma vez.

    Dicão, por € 10, eu não esperaria pelos serviços postais. Emitiria no Civil Online.
    Passaporte e Cartão Cidadão, se no Brasil, deve aguardar a disponibilização do sistema de agendamento para emissão do CC. Se em Portugal, utilizar os sistemas do governo para emissão do CC, quando disponível.

    abraços e mais uma vez, parabéns

  • MaluMalu Member 576 PontosPosts: 110

    Boa tarde, pessoal
    Fiz a minha transcrição de casamento na Conservatoria do Registo Civil de Lisboa na Av. Fontes Pereira de Melo (não é a Conservatoria Central de Lisboa). Se fosse agendar para fazer presencialmente só teria vaga para meados de setembro e me orientaram a mandar pelo Correio. Os documentos chegaram lá no dia 30 de julho, assinaram o assento de casamento no dia 6 de agosto e recebi hoje dia 11 de agosto pelo Correio, no meu endereço. Mais uma opção para não precisar mandar para Ponta Delgada. O detalhe é que eu moro já em Portugal. Para quem mora no Brasil, por garantia, melhor mandar um e-mail antes perguntando se eles mandam por correio para o Brasil. Eles me responderam um e-mail pedindo orientações em um dia.

  • dicãodicão Member 264 PontosPosts: 59

    @CEGV. Perfeito. Em relação ao pedido de atribuição de minha filha, tenho que instruir o com os mesmos documentos, ou seja: a) formulário 1C devidamente preenchido e com firma reconhecida por autenticidade; certidão de nascimento em inteiro teor apostilada e mais o assento ( ou menção a ele)? Abusando de toda a sua imensa boa vontade, são estes os documentos? Bom final de semana e obrigado.

    CEGV
  • dicãodicão Member 264 PontosPosts: 59

    Há no sitio do Consulado de Portugal (RJ), um cadastro de acesso objetivando o requerimento de Cartão Cidadão e Passaporte. Há um boleto a ser pago assim que realizado o cadastro. Alguém aqui no Fórum fez este cadastro? É indispensável para qualquer agendamento? Qual o custo? Obrigado pelas orientações.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @dicão disse:
    @CEGV. Perfeito. Em relação ao pedido de atribuição de minha filha, tenho que instruir o com os mesmos documentos, ou seja: a) formulário 1C devidamente preenchido e com firma reconhecida por autenticidade; certidão de nascimento em inteiro teor apostilada e mais o assento ( ou menção a ele)? Abusando de toda a sua imensa boa vontade, são estes os documentos? Bom final de semana e obrigado.

    Dicão, siga as instruções de nosso guia. Não confirmamos relação de documentos em publicações de usuários porque o que deve ser seguido é o nosso guia, que é atualizado sempre que algo muda no procedimento. Confirmar em publicações de usuários pode gerar confusão futura. O link para filhos é este
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar#latest

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @dicão disse:
    Há no sitio do Consulado de Portugal (RJ), um cadastro de acesso objetivando o requerimento de Cartão Cidadão e Passaporte. Há um boleto a ser pago assim que realizado o cadastro. Alguém aqui no Fórum fez este cadastro? É indispensável para qualquer agendamento? Qual o custo? Obrigado pelas orientações.

    O pagamento estava sendo feito por cartão de débito. A não ser que a mudança seja recente, a orientação geral era o pagamento no momento de entrega dos documentos.

    abraços,

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Boa tarde
    Tentei enviar emails hj para CRCentrais, civilonline e ACP , TCC Terras de Bouro. Toda a com@ IRN.mj.pt que já enviei várias vezes.
    Porém todos Esta o retornando hoje dizendo que endereço de email não encontrado.

    Alguém tentou algum email hoje @irn.mj.pt q não tenha retornado?
    Obrigada

    CEGV
  • Marcia57Marcia57 Member 17 PontosPosts: 0

    Devolveram o vale postal porque o valor era menor. Fiz outro e enviei uma cópia do comprovante como fui orientada. Tenho enviado emails para saber se receberam e para obter o número do processo, mas não consigo nenhuma resposta. O que eu preciso fazer?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Marcia57 disse:
    Devolveram o vale postal porque o valor era menor. Fiz outro e enviei uma cópia do comprovante como fui orientada. Tenho enviado emails para saber se receberam e para obter o número do processo, mas não consigo nenhuma resposta. O que eu preciso fazer?

    Neste momento poucos e-mails são respondidos. É mais fácil assumir que o comprovante foi recebido. Se não lhe satisfizer, siga enviando e-mails... uma hora eles lhe responderão OU ligue para a Linha de Registos. Eles têm o prontuário eletrônico dos processos e sabem quando algum documento novo é recebido e, no seu caso, quando o comprovante foi registrado no sistema.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @TeresaFarias disse:
    Boa tarde
    Tentei enviar emails hj para CRCentrais, civilonline e ACP , TCC Terras de Bouro. Toda a com@ IRN.mj.pt que já enviei várias vezes.
    Porém todos Esta o retornando hoje dizendo que endereço de email não encontrado.

    Alguém tentou algum email hoje @irn.mj.pt q não tenha retornado?
    Obrigada

    Algum problema pontual de Tecnologia... desencane... eles voltam rapidinho.. falamos do governo português. Eles sempre voltam...

    abraços

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @CEGV disse:

    @TeresaFarias disse:
    Boa tarde
    Tentei enviar emails hj para CRCentrais, civilonline e ACP , TCC Terras de Bouro. Toda a com@ IRN.mj.pt que já enviei várias vezes.
    Porém todos Esta o retornando hoje dizendo que endereço de email não encontrado.

    Alguém tentou algum email hoje @irn.mj.pt q não tenha retornado?
    Obrigada

    Algum problema pontual de Tecnologia... desencane... eles voltam rapidinho.. falamos do governo português. Eles sempre voltam...

    abraços

    Obrigada. Realmente voltou. É vi outras pessoas em outros grupos relatando o mesmo. Deve ter sido alguma instabilidade mesmo

    CEGV
  • dicãodicão Member 264 PontosPosts: 59

    @CEGV Valeu. Seguirei as instruções.

    CEGV
  • michelribeiro91michelribeiro91 Member 307 PontosPosts: 41

    Pq apagaram meu post???

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @michelribeiro91 disse:
    Pq apagaram meu post???

    Lhe mandei uma mensagem privativa, no mesmo dia, explicando..
    abraços,

  • lucasmoreiralucasmoreira Member 58 PontosPosts: 7

    @CEGV disse:

    @lucasmoreira disse:
    Olá! Primeiramente, parabéns por este fórum, é muito rico!
    Procurei pelo fórum mas não encontrei nada a respeito...
    Meu pai é filho de portugueses, tanto sua mãe, quanto seu pai são. Estou reunindo os documentos para fazer o processo de atribuição do meu pai, e me surgiu a duvida:
    Foi o pai dele quem o registrou na certidão, e como o pai não se casou com a mãe dele, eu precisaria apresentar algum documento da mãe também por ser portuguesa? Ou o processo corre normalmente sem mencionar a mãe?

    Provavelmente na certidão de nascimento do seu pai deve existir a indicação que sua avó é natural de Portugal. Mas se seus avós não casaram, nada a ser feito. A rigor, quando ambos são portugueses, durante o processo dos filhos, pedem a transcrição do casamento, mesmo no ACP mas provavelmente na certidão de nascimento de seu pai, deve constar o estado civil dos seus avós como solteiros. Se constar como casados isto será um problema a ser resolvido, dado que não casaram. Ainda, como não houve casamento, como disse, nada a ser feito a não ser indicar se questionado durante o processo.

    Obrigado desde já.
    Importante dizer que meu avô ainda está vivo, mas minha avó já faleceu.
    Pretendo fazer a atribuição do meu pai com os documentos de meu avô
    Peço desculpas, percebi só hoje que criei no tópico errado. Minha intenção era ter criado no Averbação / Transcrição de Casamentos e Divórcios. Não sei mover o tópico, mas se houver jeito, podem fazer. Desculpem.

    abraços e ótima sorte,

    O improvável aconteceu. A certidão repográfica de meu pai chegou, e por mais que os pais dele não tenham se casado, consta na certidão deles "casados em Portugal". Mas o que acontece é o seguinte, os dois vieram para o Brasil, ainda crianças, por esse motivo não faz nem sentido eles terem se casado em Portugal.

    Minha vó casou-se primeiro com um Brasileiro, já no Brasil, e depois conheceu meu avô, mas não havia ainda a lei de divórcio, e por esse motivo, não casou-se com meu avô (também português).

    Acreditamos que meu avô possa ter dito que era casado na época por vergonha de registrar um filho sem estarem casados.

    Mas aí, até onde entendi isso complicou. Pois sendo os dois portugueses, e mencionando na certidão que eles casaram, eu necessariamente precisaria transcrever o casamento, mas como ele não casou, não tenho como fazer essa transcrição.

    Entrei em contato com o cartório, e é possível fazer uma retificação nos documentos abrindo processo no ministério publico e apresentando documentos que justifiquem a alteração (se fosse pra provar casamento, apresentaria certidão de casamento, mas documentos que provem o não casamento já fica mais dificil).

    Alguém já passou por essa situação? Se eu mandar pra Portugal mesmo assim, o processo vai parar né? Alguma sugestão?

    Obrigado.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @lucasmoreira disse:
    O improvável aconteceu. A certidão reprográfica de meu pai chegou, e por mais que os pais dele não tenham se casado, consta na certidão deles "casados em Portugal". Mas o que acontece é o seguinte, os dois vieram para o Brasil, ainda crianças, por esse motivo não faz nem sentido eles terem se casado em Portugal.

    Minha vó casou-se primeiro com um Brasileiro, já no Brasil, e depois conheceu meu avô, mas não havia ainda a lei de divórcio, e por esse motivo, não casou-se com meu avô (também português).

    Acreditamos que meu avô possa ter dito que era casado na época por vergonha de registrar um filho sem estarem casados.

    Mas aí, até onde entendi isso complicou. Pois sendo os dois portugueses, e mencionando na certidão que eles casaram, eu necessariamente precisaria transcrever o casamento, mas como ele não casou, não tenho como fazer essa transcrição.

    Entrei em contato com o cartório, e é possível fazer uma retificação nos documentos abrindo processo no ministério publico e apresentando documentos que justifiquem a alteração (se fosse pra provar casamento, apresentaria certidão de casamento, mas documentos que provem o não casamento já fica mais dificil).

    Alguém já passou por essa situação? Se eu mandar pra Portugal mesmo assim, o processo vai parar né? Alguma sugestão?

    Situação exatamente igual a sua é improvável. Mas essas questões específicas ocorrem com frequência. A solução é retificar a certidão para seguir preparando sozinho seu processo ou contar com ajuda especializada, na expectativa de tentar solucionar esta questão de outra forma, diretamente em Portugal. Ambas gerarão despesas mas a melhor solução (definitiva e garantida) é a retificação.

    abraços,

  • JoseAlbertoJoseAlberto Member 58 PontosPosts: 4

    Galera ... fiz a Transcrição de Casamento dos meus Avós por Ponta Delgada. ECT já informou no rastreamento o recebimento no destino no dia 19/08/2020. Já enviei e-mail para P.D e nada ...
    Onde posso consultar se o Vale postal já foi baixado (pago) ou não?
    Obrigado

    CEGV
  • rafaelbfr007rafaelbfr007 Member 72 PontosPosts: 5

    Prezados, boa tarde!

    Solicitei no cartório a retificação da certidão de nascimento da minha mãe, por constar a nacionalidade de seus avós portugueses como brasileiros. Na certidão de nascimento da minha avó já consta que que seus pais são naturais de Portugal. No cartório solicitaram a certidão original de nascimento dos portugueses, está correto isso?
    Atualmente sei da localização do assento de casamento dos portugueses, em portugal, e do assento de batismo da portuguesa ambos em arquivo distrital, mas não encontrei o assento de nascimento do português... Esses documentos já seriam suficientes?

    Atenciosamente,

    CEGV
  • lucasmoreiralucasmoreira Member 58 PontosPosts: 7

    @CEGV disse:

    @lucasmoreira disse:
    O improvável aconteceu. A certidão reprográfica de meu pai chegou, e por mais que os pais dele não tenham se casado, consta na certidão deles "casados em Portugal". Mas o que acontece é o seguinte, os dois vieram para o Brasil, ainda crianças, por esse motivo não faz nem sentido eles terem se casado em Portugal.

    Minha vó casou-se primeiro com um Brasileiro, já no Brasil, e depois conheceu meu avô, mas não havia ainda a lei de divórcio, e por esse motivo, não casou-se com meu avô (também português).

    Acreditamos que meu avô possa ter dito que era casado na época por vergonha de registrar um filho sem estarem casados.

    Mas aí, até onde entendi isso complicou. Pois sendo os dois portugueses, e mencionando na certidão que eles casaram, eu necessariamente precisaria transcrever o casamento, mas como ele não casou, não tenho como fazer essa transcrição.

    Entrei em contato com o cartório, e é possível fazer uma retificação nos documentos abrindo processo no ministério publico e apresentando documentos que justifiquem a alteração (se fosse pra provar casamento, apresentaria certidão de casamento, mas documentos que provem o não casamento já fica mais dificil).

    Alguém já passou por essa situação? Se eu mandar pra Portugal mesmo assim, o processo vai parar né? Alguma sugestão?

    Situação exatamente igual a sua é improvável. Mas essas questões específicas ocorrem com frequência. A solução é retificar a certidão para seguir preparando sozinho seu processo ou contar com ajuda especializada, na expectativa de tentar solucionar esta questão de outra forma, diretamente em Portugal. Ambas gerarão despesas mas a melhor solução (definitiva e garantida) é a retificação.

    abraços,

    Peço desculpas pelo tempo de resposta, estive em viagem e não pude acompanhar.

    É então, estou vendo a possibilidade da retificação mesmo, mas em tempos de pandemia, acho melhor não levar meu avô no cartório pra isso. Deverá ficar mais pra frente.

    No caso de retificação, eu mandaria um documento de retificação a parte no processo né? Pergunto porque o livro provavelmente não será rasurado, então na certidão repográfica não irá constar a alteração.

    Mas agradeço novamente a contribuição, CEGV. Muito bom poder contar com sua experiência.

    CEGV
  • MMacMMac Member 539 PontosPosts: 203

    @lucasmoreira disse:

    @CEGV disse:

    @lucasmoreira disse:
    O improvável aconteceu. A certidão reprográfica de meu pai chegou, e por mais que os pais dele não tenham se casado, consta na certidão deles "casados em Portugal". Mas o que acontece é o seguinte, os dois vieram para o Brasil, ainda crianças, por esse motivo não faz nem sentido eles terem se casado em Portugal.

    Minha vó casou-se primeiro com um Brasileiro, já no Brasil, e depois conheceu meu avô, mas não havia ainda a lei de divórcio, e por esse motivo, não casou-se com meu avô (também português).

    Acreditamos que meu avô possa ter dito que era casado na época por vergonha de registrar um filho sem estarem casados.

    Mas aí, até onde entendi isso complicou. Pois sendo os dois portugueses, e mencionando na certidão que eles casaram, eu necessariamente precisaria transcrever o casamento, mas como ele não casou, não tenho como fazer essa transcrição.

    Entrei em contato com o cartório, e é possível fazer uma retificação nos documentos abrindo processo no ministério publico e apresentando documentos que justifiquem a alteração (se fosse pra provar casamento, apresentaria certidão de casamento, mas documentos que provem o não casamento já fica mais dificil).

    Alguém já passou por essa situação? Se eu mandar pra Portugal mesmo assim, o processo vai parar né? Alguma sugestão?

    Situação exatamente igual a sua é improvável. Mas essas questões específicas ocorrem com frequência. A solução é retificar a certidão para seguir preparando sozinho seu processo ou contar com ajuda especializada, na expectativa de tentar solucionar esta questão de outra forma, diretamente em Portugal. Ambas gerarão despesas mas a melhor solução (definitiva e garantida) é a retificação.

    abraços,

    Peço desculpas pelo tempo de resposta, estive em viagem e não pude acompanhar.

    É então, estou vendo a possibilidade da retificação mesmo, mas em tempos de pandemia, acho melhor não levar meu avô no cartório pra isso. Deverá ficar mais pra frente.

    No caso de retificação, eu mandaria um documento de retificação a parte no processo né? Pergunto porque o livro provavelmente não será rasurado, então na certidão repográfica não irá constar a alteração.

    Mas agradeço novamente a contribuição, CEGV. Muito bom poder contar com sua experiência.

    As retificações são averbadas nos livros. Fiz duas na certidão de casamento de meu bisavô. Era um livro muito antigo, páginas enormes. Averbaram na lateral (isso não é rasura) A cópia era quase em folha A3...A reprográfica foi com a averbação.

    lucasmoreira
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @lucasmoreira disse:
    No caso de retificação, eu mandaria um documento de retificação a parte no processo né? Pergunto porque o livro provavelmente não será rasurado, então na certidão repográfica não irá constar a alteração.

    Livros de registro não são rasurados. Usa-se o espaço lateral para anotar os averbamentos de retificação ou anotações sobre atos relevantes posteriores (casamento, separações, falecimentos)

    abraços,

    lucasmoreira
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @JoseAlberto disse:
    Galera ... fiz a Transcrição de Casamento dos meus Avós por Ponta Delgada. ECT já informou no rastreamento o recebimento no destino no dia 19/08/2020. Já enviei e-mail para P.D e nada ...
    Onde posso consultar se o Vale postal já foi baixado (pago) ou não?
    Obrigado

    Cara, respira... deixa PD trabalhar.. espera pelo menos um mês antes de correr atrás desta informação.

    Se não conseguir se conter, https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/42/como-fazer-vale-postal/p1

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @rafaelbfr007 disse:
    Prezados, boa tarde!

    Solicitei no cartório a retificação da certidão de nascimento da minha mãe, por constar a nacionalidade de seus avós portugueses como brasileiros. Na certidão de nascimento da minha avó já consta que que seus pais são naturais de Portugal. No cartório solicitaram a certidão original de nascimento dos portugueses, está correto isso?

    São decisões discricionárias do tabelião. A alternativa é a via judicial.

    Atualmente sei da localização do assento de casamento dos portugueses, em portugal, e do assento de batismo da portuguesa ambos em arquivo distrital, mas não encontrei o assento de nascimento do português... Esses documentos já seriam suficientes?

    como se trata de retificação administrativa de documentos brasileiros, quem define o que é ou não suficiente é o tabelião responsável pelo caso. Isto, claro, a não ser que você seja representado (junto ao tabelião) por advogado, que eventualmente discutirá em outros termos, com o Tabelião, sobre o que é ou não necessário e factível.

    abraços, boa sorte e bem vindo,

  • JoseAlbertoJoseAlberto Member 58 PontosPosts: 4

    @CEGV disse:

    @JoseAlberto disse:
    Galera ... fiz a Transcrição de Casamento dos meus Avós por Ponta Delgada. ECT já informou no rastreamento o recebimento no destino no dia 19/08/2020. Já enviei e-mail para P.D e nada ...
    Onde posso consultar se o Vale postal já foi baixado (pago) ou não?
    Obrigado

    Cara, respira... deixa PD trabalhar.. espera pelo menos um mês antes de correr atrás desta informação.

    Se não conseguir se conter, https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/42/como-fazer-vale-postal/p1

    abraços,

    @CEGV disse:

    @JoseAlberto disse:
    Galera ... fiz a Transcrição de Casamento dos meus Avós por Ponta Delgada. ECT já informou no rastreamento o recebimento no destino no dia 19/08/2020. Já enviei e-mail para P.D e nada ...
    Onde posso consultar se o Vale postal já foi baixado (pago) ou não?
    Obrigado

    Cara, respira... deixa PD trabalhar.. espera pelo menos um mês antes de correr atrás desta informação.

    Se não conseguir se conter, https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/42/como-fazer-vale-postal/p1

    abraços,

    @CEGV bom dia ... sim estou tranquilo quanto ao atendimento. Minha preocupação é a validade do Vale Postal ...

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @JoseAlberto disse:
    @CEGV bom dia ... sim estou tranquilo quanto ao atendimento. Minha preocupação é a validade do Vale Postal ...

    O problema poderia ocorrer se o vale chegasse em PD quase no vencimento. Ainda assim, excepcionalmente, poderiam pedir prorrogação de prazo do vencimento do vale. Se chegou com tempo de sobra, dificilmente PD deixa vales vencerem.

    abraços e ótima sorte,

  • dandrew28dandrew28 Member 103 PontosPosts: 15

    Bom dia, hoje fiz o pedido das certidões de nascimento dos meus avos pelo Civil online, paguei ambas as certidões fazendo todos os procedimentos indicados, porém não recebi nenhum e-mail de confirmação do site (Civil online). Ouvi algumas pessoas falando que iam recebendo as confirmações das etapas dos pedidos (eles mandavam por e-mail), só que para mim nada chegou ainda. Isso é normal?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @dandrew28 disse:
    Bom dia, hoje fiz o pedido das certidões de nascimento dos meus avos pelo Civil online, paguei ambas as certidões fazendo todos os procedimentos indicados, porém não recebi nenhum e-mail de confirmação do site (Civil online). Ouvi algumas pessoas falando que iam recebendo as confirmações das etapas dos pedidos (eles mandavam por e-mail), só que para mim nada chegou ainda. Isso é normal?

    CivilOnline não tem etapas. Você recebe uma confirmação quando o pagamento é realizado e depois apenas quando a certidão é gerada ou quando alguma impossibilidade ocorre. O importante é informar o e-mail e telefone direitinho quando do preenchimento dos dados do pedido.

    abraços,

  • dandrew28dandrew28 Member 103 PontosPosts: 15

    @CEGV essa confirmação do pagamento acontece no próprio site civilonline não é? ou acontece também por email?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @dandrew28 disse:
    @CEGV essa confirmação do pagamento acontece no próprio site civilonline não é? ou acontece também por email?

    @dandrew28 disse:
    @CEGV essa confirmação do pagamento acontece no próprio site civilonline não é? ou acontece também por email?

    Recebe-se um e-mail de "mudança de estado" do pedido e, confirmado o pagamento, o usuário recebe um e-mail.

  • dandrew28dandrew28 Member 103 PontosPosts: 15

    @CEGV
    Obrigado pela ajuda! Eu ainda não recebi nenhum e-mail (de nenhuma das 2 certidões que pedi). O procedimento de pedido para os dois foi feito de maneira correta, mas por hoje ser sexta acredito q só terei alguma resposta na segunda.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado agosto 2020

    @dandrew28 disse:
    @CEGV
    Obrigado pela ajuda! Eu ainda não recebi nenhum e-mail (de nenhuma das 2 certidões que pedi). O procedimento de pedido para os dois foi feito de maneira correta, mas por hoje ser sexta acredito q só terei alguma resposta na segunda.

    @dandrew28, já emiti muitas certidões (mesmo) pelo civilonline e sempre pago em cartão de crédito. Em todas as vezes, sempre após a confirmação do pagamento, recebi mensagem no meu e-mail com a alteração do estado (exemplo abaixo).
    Depois de alguns dias, quando a certidão é emitida, enviam outro e-mail

    Os textos que vêm são os seguintes:

    Quando o pagamento é aceito/realizado

    De: rnpc.civilonline@dgrn.mj.pt
    Assunto: Registo Civil Online - Notificação de Mudança de Estado

    Notificação Certidão
    O processo n.º 2xxxxx/2020 foi actualizado para o estado Pago.
    Para mais esclarecimentos deverá contactar:

    Telefone: 211 950 500
    E-mail: civilonline@irn.mj.pt
    Horário: Das 9:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira.

    Os melhores cumprimentos,
    A equipa do Civil Online.
    http://www.civilonline.mj.pt


    Quando a certidão é disponibilizada

    De: rnpc.civilonline@dgrn.mj.pt
    Assunto: Registo Civil Online
    Pedido de Certidão Concluído

    O pedido n.º 2xxxxx/2020 foi concluído com sucesso.

    Código de Acesso: nnnn-nnnn-nnnn
    Data de Fim: dd-mm-aaaa

    A entrega do código de acesso a qualquer entidade pública ou privada, equivale para todos os efeitos legais, à entrega de uma certidão do assento.
    A sua Certidão está disponível para consulta no site:
    http://www.civilonline.mj.pt

    Para mais esclarecimentos deverá contactar:
    Telefone: 211 950 500
    E-mail: civilonline@irn.mj.pt
    Horário: Das 9:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira.

    Os melhores cumprimentos,
    A equipa do Civil Online.
    http://www.civilonline.mj.pt


    Veja se o e-mail de confirmação de pagamento não se encontra em sua caixa postal de e-mail ou pasta de SPAM.

    Abraços,

  • dandrew28dandrew28 Member 103 PontosPosts: 15

    @CEGV disse:

    @dandrew28 disse:
    @CEGV
    Obrigado pela ajuda! Eu ainda não recebi nenhum e-mail (de nenhuma das 2 certidões que pedi). O procedimento de pedido para os dois foi feito de maneira correta, mas por hoje ser sexta acredito q só terei alguma resposta na segunda.

    @dandrew28, já emiti muitas certidões (mesmo) pelo civilonline e sempre pago em cartão de crédito. Em todas as vezes, sempre após a confirmação do pagamento, recebi mensagem no meu e-mail com a alteração do estado (exemplo abaixo).
    Depois de alguns dias, quando a certidão é emitida, enviam outro e-mail

    Os textos que vêm são os seguintes:

    Quando o pagamento é aceito/realizado

    De: rnpc.civilonline@dgrn.mj.pt
    Assunto: Registo Civil Online - Notificação de Mudança de Estado

    Notificação Certidão
    O processo n.º 2xxxxx/2020 foi actualizado para o estado Pago.
    Para mais esclarecimentos deverá contactar:

    Telefone: 211 950 500
    E-mail: civilonline@irn.mj.pt
    Horário: Das 9:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira.

    Os melhores cumprimentos,
    A equipa do Civil Online.
    http://www.civilonline.mj.pt


    Quando a certidão é disponibilizada

    De: rnpc.civilonline@dgrn.mj.pt
    Assunto: Registo Civil Online
    Pedido de Certidão Concluído

    O pedido n.º 2xxxxx/2020 foi concluído com sucesso.

    Código de Acesso: nnnn-nnnn-nnnn
    Data de Fim: dd-mm-aaaa

    A entrega do código de acesso a qualquer entidade pública ou privada, equivale para todos os efeitos legais, à entrega de uma certidão do assento.
    A sua Certidão está disponível para consulta no site:
    http://www.civilonline.mj.pt

    Para mais esclarecimentos deverá contactar:
    Telefone: 211 950 500
    E-mail: civilonline@irn.mj.pt
    Horário: Das 9:00h às 17:00h, de segunda a sexta-feira.

    Os melhores cumprimentos,
    A equipa do Civil Online.
    http://www.civilonline.mj.pt


    Veja se o e-mail de confirmação de pagamento não se encontra em sua caixa postal de e-mail ou pasta de SPAM.

    Abraços,

    @CEGV
    Ontem eu enviei um e-mail para o CivilOnline perguntando sobre os códigos de acesso aos documentos solicitados e eles responderam mandando um e-mail para a conservatória com cópia para mim dizendo:

    "Exmºs Srs.

    Boa tarde,

    Considerando o e-mail infra, solicitamos a vossa colaboração na disponibilização da certidão online que se encontra pendente de emissão nessa Conservatória.

    Com os melhores cumprimentos,

    Florbela Vicente"

    Isso significa que estão esperando a conservatória emitir as certidões para me enviar os códigos de acesso?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @dandrew28 disse:
    Isso significa que estão esperando a conservatória emitir as certidões para me enviar os códigos de acesso?

    Exatamente isso.

    abraços,

    dandrew28
  • dandrew28dandrew28 Member 103 PontosPosts: 15
    editado setembro 2020

    Bom dia, as certidões chegaram e como além da cidadania estou também montando a árvore genealógica de minha família gostaria de saber se podem me ajudar a achar os assentos de nascimento de meus bisavos, pois estou a algumas horas procurando no TOMBO PT e ainda não encontrei.
    Cnsegui o ano aproximado de nascimento o conselho e freguesia mas não estou conseguindo achá-los.

    [removido... informações pessoais são proibidas nas áreas públicas]

    Agradeço se alguém puder me ajudar a achar os assentos de nascimento deles. Obrigado!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @dandrew28 , favor observar as normas do nosso Portal e moderação realizada no seu último post

    abraços,

  • UBAOUBAO Member 24 PontosPosts: 4

    Boa Tarde a todos!!!
    Dei entrada dia 27/11/2019 e ainda estou na etapa 4 em laranja a mais de 3 meses...o processo foi aceito porem nao vejo mudança

    CEGV
  • UBAOUBAO Member 24 PontosPosts: 4

    Dei entrada na Conservatoria do Porto...

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @UBAO bem vindo.

    @UBAO disse:
    Boa Tarde a todos!!!
    Dei entrada dia 27/11/2019 e ainda estou na etapa 4 em laranja a mais de 3 meses...o processo foi aceito porem nao vejo mudança

    Amigo, aguarde... sabemos de processos, lá no Porto, que não foram concluídos após mais de 17 meses.

    abraços e aproveite nosso Portal,

  • UBAOUBAO Member 24 PontosPosts: 4

    @CEGV obrigadooooo...unidos por um proposito , ir embora do Brasil

    CEGV
  • UBAOUBAO Member 24 PontosPosts: 4

    Etapa 04 - O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa.

    CEGV
  • jjoe123jjoe123 Member 41 PontosPosts: 7

    Olá,
    Sou cidadão português e não resido em Portugal. Iniciei o processo de registro do meu novo bebê. Ele está atualmente no estágio 2. Quanto tempo leva até que ele esteja totalmente registrado?

    obrigado

    CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.