PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

15556575961

Comentários

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado fevereiro 2021

    @nicholas disse:
    Poxa, que pena ainda não saber se terei que transcrever o casamento. Realmente nasci após 78, então tentarei alegar a presunção da maternidade em caso de problemas. Abraço e muito obrigado, @CEGV!

    O melhor é não alegar nada e somente enviar o que foi solicitado. Apelos de reconsiderações devem ser feitos somente quando necessário e da jeitinho certo.

    abração,

  • eduardo_fheduardo_fh Member 75 PontosPosts: 12

    Boas noticias! O pedido foi aprovado. Só falta criar o registro.
    Processo enviado em agosto e concluido em fevereiro na ACP.

    CEGVLeonam
  • SeverDoVougaSeverDoVouga Member 501 PontosPosts: 94

    Boa noite pessoal.
    O processo de atribuição de um familiar (filha de portuguesa) que deu entrada no Porto presencialmente em 20/10/2020 foi concluído e o assento de nascimento lavrado em 8/02/2021. Finalizado em 111 dias. Muito rápido.

    Apesar de ter sido dado entrada no Porto reparei que no assento de nascimento dela consta Conservatória dos Registos Centrais Lisboa. Como isso é possível? Os processos dos meus filhos entregues pelo Correio na CRC Lisboa em 21/10/2020 ainda não saíram da bolinha 1. Revoltante isso. Não encontro uma explicação para isso.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @SeverDoVouga disse:
    Boa noite pessoal.
    O processo de atribuição de um familiar (filha de portuguesa) que deu entrada no Porto presencialmente em 20/10/2020 foi concluído e o assento de nascimento lavrado em 8/02/2021. Finalizado em 111 dias. Muito rápido.

    Apesar de ter sido dado entrada no Porto reparei que no assento de nascimento dela consta Conservatória dos Registos Centrais Lisboa. Como isso é possível?

    salvo situações específicas, quase todos assentos saem como "Conservatória dos Registos Centrais Lisboa". O que vai dizer onde foi processado e por quem foi deferido é o texto de informações no fim da primeira página do assento.

    Os processos dos meus filhos entregues pelo Correio na CRC Lisboa em 21/10/2020 ainda não saíram da bolinha 1. Revoltante isso. Não encontro uma explicação para isso.

    Olha a data que foram entregues: A pandemia já rolava solta... o que já era complicado antes da pandemia, ficou melhor. Existe uma tendência de melhora mas melhor ser precavido do que super otimista. ACP está performando melhor hoje do que na mesma época no ano passado.

    Abraços, saúde e ótima sorte,

  • endimyon1endimyon1 Member 65 PontosPosts: 8

    Prezados, Bom dia!

    Estou sem entender e preciso de alguém com mais conhecimento que me ajude.

    Eu entrei com meu processo no final de outubro na ACP, no comecinho de novembro/2020 recebi e-mail da ACP com o número do processo e senha do mesmo e até então estava lá na bolinha verde. Eu consulto todos os dias no fim do dia( Sim, sou ansioso rs).

    Porém hoje pela manha abro meu e-mail e tinha um e-mail da ACP de hoje cedo me dando meu número de processo e senha, não entendi porque já havia recebido senha.

    Logo, fui verificar na consulta e meu processo saltou da bolinha 1 verde para a 4 vermelha, com a seguinte frase abaixo:

    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."

    Fiquei em dúvida, ocorreu algo de errado? Será que caiu em exigência e apenas dispararam o e-mail errado para mim? ou é apenas piração e só aguardar ir para próxima fase. Por gentileza quem souber o que fazer agradeço a ajuda.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @endimyon1 disse:
    Prezados, Bom dia!
    Estou sem entender e preciso de alguém com mais conhecimento que me ajude.
    Eu entrei com meu processo no final de outubro na ACP, no comecinho de novembro/2020 recebi e-mail da ACP com o número do processo e senha do mesmo e até então estava lá na bolinha verde. Eu consulto todos os dias no fim do dia( Sim, sou ansioso rs).
    Porém hoje pela manha abro meu e-mail e tinha um e-mail da ACP de hoje cedo me dando meu número de processo e senha, não entendi porque já havia recebido senha.
    Logo, fui verificar na consulta e meu processo saltou da bolinha 1 verde para a 4 vermelha, com a seguinte frase abaixo:
    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."
    Fiquei em dúvida, ocorreu algo de errado?

    nada errado.

    Será que caiu em exigência e apenas dispararam o e-mail errado para mim? ou é apenas piração e só aguardar ir para próxima fase. Por gentileza quem souber o que fazer agradeço a ajuda.

    apenas piração sua (rssss). Se a consulta não informa que o processo está parado aguardando cumprimento de exigência, tudo está normal. Desencane em relação a lhe terem enviado duas vezes o número do seu processo e chave de acesso.

    abraços e ótima sorte,

  • endimyon1endimyon1 Member 65 PontosPosts: 8

    @CEGV disse:

    @endimyon1 disse:
    Prezados, Bom dia!
    Estou sem entender e preciso de alguém com mais conhecimento que me ajude.
    Eu entrei com meu processo no final de outubro na ACP, no comecinho de novembro/2020 recebi e-mail da ACP com o número do processo e senha do mesmo e até então estava lá na bolinha verde. Eu consulto todos os dias no fim do dia( Sim, sou ansioso rs).
    Porém hoje pela manha abro meu e-mail e tinha um e-mail da ACP de hoje cedo me dando meu número de processo e senha, não entendi porque já havia recebido senha.
    Logo, fui verificar na consulta e meu processo saltou da bolinha 1 verde para a 4 vermelha, com a seguinte frase abaixo:
    "O seu pedido foi verificado, está completo e válido, e irá agora ser avaliado se cumpre os requisitos legais para lhe ser concedida a nacionalidade Portuguesa."
    Fiquei em dúvida, ocorreu algo de errado?

    nada errado.

    Será que caiu em exigência e apenas dispararam o e-mail errado para mim? ou é apenas piração e só aguardar ir para próxima fase. Por gentileza quem souber o que fazer agradeço a ajuda.

    apenas piração sua (rssss). Se a consulta não informa que o processo está parado aguardando cumprimento de exigência, tudo está normal. Desencane em relação a lhe terem enviado duas vezes o número do seu processo e chave de acesso.

    abraços e ótima sorte,

    Muito Obrigado @CEGV sempre ajudando a tirar as neuroses dos outros!

    CEGVOdilon
  • FaustoFausto Member 162 PontosPosts: 27

    Boa tarde a todos!
    CEGV e demais, por favor, você saberia dizer algo sobre a situação a seguir:

    Meu filho pediu a nacionalidade portuguesa como filho de português. Ocorre que no site de acompanhamento está parado em "verificação de documentos" e entende-se que falta alguma coisa. Também falam em prazo. No entanto, não informação de que documento seja e nem qual é o prazo. Onde ele poderia ter informações sobre isso uma vez que não recebeu e-mail e nem é explicado como entrar em contato com o Arquivo Central do Porto onde foi dado entrada no processo. Poderiam me ajudar com isso? Obrigado.

  • dominguilhermedominguilherme Member 17 PontosPosts: 1

    Bom dia gente!
    o ACP ainda é uma boa alternativa para o tempo do processo? Pelos comentários a média está em torno de 100, 120 dias. Existe alguma conservatória que está fazendo mais rápido?
    Além disso, o ACP aceita CNH como documento do requerente? O processo é para meu pai, e ele não renova o RG faz um bom tempo.
    Obrigado!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @dominguilherme, bem vindo

    @dominguilherme disse:
    Bom dia gente!
    o ACP ainda é uma boa alternativa para o tempo do processo? 

    sim

    Pelos comentários a média está em torno de 100, 120 dias.

    mais que isso, na verdade.

    Existe alguma conservatória que está fazendo mais rápido?

    sim existem. Mas em geral não são divulgadas estas informações e, em geral, quando são divulgadas informações deste tipo, estas conservatórias ficam entupidas de processos. Se quiser entender um pouco melhor veja nosso tópico
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/356/conservatorias-rapidas-em-portugal/p1
    Veja também o seguinte artigo:
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/333/p1

    Além disso, o ACP aceita CNH como documento do requerente?

    sim

    O processo é para meu pai, e ele não renova o RG faz um bom tempo.
    Obrigado!

    abraços e se precisar de maiores informações,

    Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal

    dominguilherme
  • hiroyhiroy Member 141 PontosPosts: 23

    Oi gente, dei entrada no meu (7660×/2020) processo e do meu irmão em novembro. Há 1 semana foi pra bolinha 4 verde e como sou ansioso e vejo todos os dias, vi que mudou para a bolinha 6 verde

    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.

    Confesso que fiquei bem surpreso e feliz, achei que sairia só final do ano. Sei que não é o final de tudo mas já estamos bem próximos ne.
    Alguma previsão de termino após esse estágio?
    Obrigado e boa sorte a todos

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @hiroy disse:
    Oi gente, dei entrada no meu (7660×/2020) processo e do meu irmão em novembro. Há 1 semana foi pra bolinha 4 verde e como sou ansioso e vejo todos os dias, vi que mudou para a bolinha 6 verde
    O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.
    Confesso que fiquei bem surpreso e feliz, achei que sairia só final do ano. Sei que não é o final de tudo mas já estamos bem próximos ne.
    Alguma previsão de termino após esse estágio?
    Obrigado e boa sorte a todos

    Rapaz, essa é a pergunta que devo responder umas 20 vezes por semana.
    Em resumo, pode ser uns dias e pode ser mais de ano. Em geral, nos últimos meses, não tem demorado muito. ACP aparentemente conseguiu resolver os graves problemas de tempo de tramitação do ano passado e anterior. Parece que estão voltando a concluir em um bom tempo os processos. Então eu esperaria a finalização para breve. Não existe tempo certo nem prazo normativo que seja cumprido.

    abraços e parabéns !

    hiroy
  • OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

    Caros, como alguns devem acompanhar, tenho tres filhos e dois deles deram entrada no processo no Porto (ACP) e o terceiro em Lisboa (CRC), entre os meses de março e abril de 2020. Os processos do Porto já foram concluídos e eles já estão na fase de solicitação do cartão cidadão e passaporte. O terceiro, até o momento, não saiu da bola 2 verde "Foi Registrado". Ficamos pensando se não vale a pena em cancelar o processo em Lisboa (CRC) e abrir um novo no Porto. Será que vale a pena ? Alguem sabe como fazer o cancelamento ? Alguem já passou por esta experiencia ?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Otaciano disse:
    Caros, como alguns devem acompanhar, tenho tres filhos e dois deles deram entrada no processo no Porto (ACP) e o terceiro em Lisboa (CRC), entre os meses de março e abril de 2020. Os processos do Porto já foram concluídos e eles já estão na fase de solicitação do cartão cidadão e passaporte. O terceiro, até o momento, não saiu da bola 2 verde "Foi Registrado". Ficamos pensando se não vale a pena em cancelar o processo em Lisboa (CRC) e abrir um novo no Porto. Será que vale a pena ? Alguem sabe como fazer o cancelamento ? Alguem já passou por esta experiencia ?

    @Otaciano, desaconselho a não ser que haja uma situação importante a ser solucionada. Mesmo nesses casos, outras soluções fora o cancelamento podem ser tentadas. Refazer todo processo, pagar novamente e reenviar me parece medida extremada. Note que entre o pedido de cancelamento e o efetivo cancelamento pode também existir um tempo razoável que, efetivamente, impedirá a submissão adequada de um novo processo dado que 2 processos iguais não podem ser submetidos simultaneamente.

    precisando, me procure pelo link abaixo
    abraços,

    Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal

  • OtacianoOtaciano Member 282 PontosPosts: 64

    @CEGV disse:

    precisando, me procure pelo link abaixo
    abraços,

    Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal

    Obrigado @CEGV. Vamos repensar a ideia e quem sabe entrar em contato.

    CEGV
  • MarcosGMarcosG Member 33 PontosPosts: 3

    Corrigindo: Ontem enviei minha documentação para ACP, nacionalização por atribuição (mãe portuguesa) e percebí ter esquecido de preencher o campo do "CEP" do meu endereço residencial no Brasil. Não sei se isso trará problemas e se devo fazer algo; sei que a documentação e o preenchimento do restante do 1 C, estão ok.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @MarcosG disse:
    Corrigindo: Ontem enviei minha documentação para ACP, nacionalização por atribuição (mãe portuguesa) e percebí ter esquecido de preencher o campo do "CEP" do meu endereço residencial no Brasil. Não sei se isso trará problemas e se devo fazer algo; sei que a documentação e o preenchimento do restante do 1 C, estão ok.

    Depende de quão chato for o oficial ou conservador que receba seu processo. Minha sugestão é que assim que o processo receba numeração, envie um e-mail para o ACP, em referência ao seu processo, informando o descuido e a informação adequada. Pode evitar, posteriormente, que lhe enviem e-mail ou um ofício, retardando a tramitação de seu processo. Envie usando o e-mail informado no requerimento.

    abraços e ótima sorte,

  • MarcosGMarcosG Member 33 PontosPosts: 3

    Maravilha. Muito obrigado pelo pronto retorno!

    CEGV
  • MarcosGMarcosG Member 33 PontosPosts: 3

    Perdão, mais uma dúvida, o e-mail da ACP é arquivocentral.porto@irn.mj.pt?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @MarcosG disse:
    Perdão, mais uma dúvida, o e-mail da ACP é arquivocentral.porto@irn.mj.pt?

    sim, é.
    Abraços,

  • yuportoyuporto Member 111 PontosPosts: 16

    Processo 768XX/2020, entrada em novembro de 2020, despacho aprovando a nacionalidade está semana, falta a criação do registro. Desde já agradeço toda ajuda.

    Esse processo fiz para minha avó, agora não sei se é mais fácil fazer o da minha mãe ou fazer logo o meu como neto, com as recentes mudanças. O que fariam?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @yuporto disse:
    Processo 768XX/2020, entrada em novembro de 2020, despacho aprovando a nacionalidade está semana, falta a criação do registro. Desde já agradeço toda ajuda.
    Esse processo fiz para minha avó, agora não sei se é mais fácil fazer o da minha mãe ou fazer logo o meu como neto, com as recentes mudanças. O que fariam?

    Mais rápido porém com mais custos:
    Primeiro sua mãe depois o seu (lembrar das transcrições)

    Mais barato porém mais demorado:
    Pedir como neto(a)

    abraços,

  • ElbaElba Member 264 PontosPosts: 44

    Processo 81XXX / 2020 entrada em novembro de 2020 no ACP , aprovada a nacionalidade!!!!! Falta a criação do registro.

    OBRIGADA! SEM A AJUDA DO PORTAL EU NÃO TERIA CONSEGUIDO!!!!!!

    Temos algum link específico sobre como fazer este "registro" que mencionam? Trata-se do cartão cidadão? É Isso? Sem isso eu não posso começar a transcrição do casamento?

    O processo era da minha sogra e agora preciso iniciar do meu marido (filho dela), sei que tenho que transcrever o casamento da minha sogra e sogro, temos algum link sobre isso tb?

    Obrigada : )

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Elba disse:
    Processo 81XXX / 2020 entrada em novembro de 2020 no ACP , aprovada a nacionalidade!!!!! Falta a criação do registro.
    OBRIGADA! SEM A AJUDA DO PORTAL EU NÃO TERIA CONSEGUIDO!!!!!!
    Temos algum link específico sobre como fazer este "registro" que mencionam? Trata-se do cartão cidadão? É Isso? Sem isso eu não posso começar a transcrição do casamento?

    O "registro" é a criação do assento de nascimento português da sua sogra e a conclusão do processo de nacionalidade. O processo ainda não foi concluído e ela ainda não é portuguesa. Precisa aguardar este trâmite de conclusão do processo. O "deferimento" é apenas a penúltima fase do processo. Depois de concluído o processo dela, aí pode-se dar prosseguimento ao registro de outros atos, como transcrição de casamento, por exemplo e, após transcrição, pedido (caso ela deseje) de emissão do cartão de cidadão dela.

    O processo era da minha sogra e agora preciso iniciar do meu marido (filho dela), sei que tenho que transcrever o casamento da minha sogra e sogro, temos algum link sobre isso tb?

    temos também:
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

    Obrigada : )

    Abraços e parabéns à sua sogra e marido !

  • ElbaElba Member 264 PontosPosts: 44

    Obrigada pela resposta!!!! Acho que não entendi bem então rsss... Ela já chegou até a bolinha final e aparece a mensagem: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    Esse registro (que acredito que seja o assento) não é solicitado por mim? Devo apenas aguardar por eles? O recebimento então é feito por e-mail?

    Sobre a Transcrição do casamento dela e sogro, posso mandar junto já a atribuição do meu marido (filho deles). Não preciso de nenhum outro documento para iniciar estes dois processos, correto? Apenas o assento.

    O único lugar possível de fazer essa transcrição é ponta delgada? Vi que o link é específico deste local.

    Obrigada mais uma vez!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Elba disse:
    Obrigada pela resposta!!!! Acho que não entendi bem então rsss... Ela já chegou até a bolinha final e aparece a mensagem: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    Esse registro (que acredito que seja o assento) não é solicitado por mim?

    não.. infelizmente o processo não acabou ainda. Foi "decidido" positivamente mas o final, que é a criação do assento de nascimento português (Registo de Cidadão Português) ainda não foi feito e ultimamente tem levado um tempinho.

    Devo apenas aguardar por eles?

    Sim

    O recebimento então é feito por e-mail?

    não.. fique de olho até a bolinha 7 ficar verde. Quando ficar, você pode aguardar o recebimento da "carta ofício" ou pedir uma cópia do assento no site civilonline.

    Sobre a Transcrição do casamento dela e sogro, posso mandar junto já a atribuição do meu marido (filho deles) ?

    Não. Primeiro se casam, depois nasce seu marido. Um processo, depois o outro.

    Não preciso de nenhum outro documento para iniciar estes dois processos, correto? Apenas o assento.

    claro que precisa... cada processo tem seus documentos portugueses e os documentos brasileiros. Veja nos tópicos-guia os documentos que deverão ser apresentados para cada tipo de processo.

    O único lugar possível de fazer essa transcrição é ponta delgada? Vi que o link é específico deste local.

    não. Mas para quem faz sozinho é a melhor opção atualmente.

    Obrigada mais uma vez!

    Abraços e ótima sorte,

  • ElbaElba Member 264 PontosPosts: 44

    @CEGV disse:

    @Elba disse:
    Obrigada pela resposta!!!! Acho que não entendi bem então rsss... Ela já chegou até a bolinha final e aparece a mensagem: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."
    Esse registro (que acredito que seja o assento) não é solicitado por mim?

    não.. infelizmente o processo não acabou ainda. Foi "decidido" positivamente mas o final, que é a criação do assento de nascimento português (Registo de Cidadão Português) ainda não foi feito e ultimamente tem levado um tempinho.

    Devo apenas aguardar por eles?

    Sim

    O recebimento então é feito por e-mail?

    não.. fique de olho até a bolinha 7 ficar verde. Quando ficar, você pode aguardar o recebimento da "carta ofício" ou pedir uma cópia do assento no site civilonline.

    Sobre a Transcrição do casamento dela e sogro, posso mandar junto já a atribuição do meu marido (filho deles) ?

    Não. Primeiro se casam, depois nasce seu marido. Um processo, depois o outro.

    Não preciso de nenhum outro documento para iniciar estes dois processos, correto? Apenas o assento.

    claro que precisa... cada processo tem seus documentos portugueses e os documentos brasileiros. Veja nos tópicos-guia os documentos que deverão ser apresentados para cada tipo de processo.

    O único lugar possível de fazer essa transcrição é ponta delgada? Vi que o link é específico deste local.

    não. Mas para quem faz sozinho é a melhor opção atualmente.

    Obrigada mais uma vez!

    Abraços e ótima sorte,

    Só para confirmar, sobre a pergunta que fiz de não precisar de outro documento, me refiro a documentos da minha sogra com "Portuguesa Atribuída", ou seja, apenas o assento dela resolve (juntamente com os demais solicitados) ou somos obrigados a emitir o cartão cidadão para darmos andamento a outros processos?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Elba disse:
    Só para confirmar, sobre a pergunta que fiz de não precisar de outro documento, me refiro a documentos da minha sogra com "Portuguesa Atribuída", ou seja, apenas o assento dela resolve (juntamente com os demais solicitados) ou somos obrigados a emitir o cartão cidadão para darmos andamento a outros processos?

    Sua sogra NÃO precisará emitir o CC para dar andamento a outros processos.

    abraços

  • RochaRocha Member 19 PontosPosts: 3

    Boa tarde meu processo está parado na fase 4 ums 40 dia enviado em agosto 2020 por favor alguém pode me responde decupe obrigado

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Rocha disse:
    Boa tarde meu processo está parado na fase 4 ums 40 dia enviado em agosto 2020 por favor alguém pode me responde decupe obrigado

    Se não existe informações que seu processo está parado aguardando cumprimento de exigências, está ótimo... basta aguardar o andamento normal do processo.

    abraços,

  • RochaRocha Member 19 PontosPosts: 3

    Muitíssimo obrigado obrigado

    CEGV
  • hiroyhiroy Member 141 PontosPosts: 23

    Bom dia
    É com imensa alegria que venho anunciar que meu processo e do meu irmão foram finalizados (765xx e 766xx)

    O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado.

    Muito obrigado pela ajuda desse fórum e do antigo que sem vocês não teria conseguido. Fiz processo do meu pai que era neto, tive problemas para achar a certidão do bisavô e depois fazer convolacao... enfim, muita luta. Obrigado

    *Não recebi ainda email com confirmação, somente no site. Consigo já pedir o assento pagando os 10 euros?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @hiroy disse:
    *Não recebi ainda email com confirmação, somente no site. Consigo já pedir o assento pagando os 10 euros?

    Parabéns pela conquista, @hiroy.
    Sim, consegue pedir uma via de seu assento através do CivilOnline.

    abraços e sucesso nas novas jornadas.

  • Priscila_GMAPriscila_GMA Member 27 PontosPosts: 2

    @CEGV disse:

    @Priscila_GMA disse:
    Prezados, boa noite!
    Estou com uma dúvida referente ao meu pedido de nacionalidade.
    Minha avó solicitou a nacionalidade em 2000/2001, sendo concedida (por parte de pai)

    Confirmando: Sua avó (materna ou paterna?) obteve por parte do pai dela (seu bisavô)

    Respondendo: Avó Materna, obteve por parte do pai dela (meu bisavô)

    Hoje, após 20 anos, minha mãe gostaria de solicitar a nacionalidade. Sendo que neste período, ela casou, mudou nome, me teve, divorciou e voltou ao nome antigo. Para efeitos judiciais, todos os documentos estão com nome de solteira/divorciada.

    Então sua mãe, filha da sua avó, que obteve a nacionalidade portuguesa em 2001.

    Correto

    Se sua mãe é a filha da portuguesa (sua avó), ela pode pedir a nacionalidade dela a qualquer momento MAS, provavelmente, se sua vó era casada quando teve sua mãe, vocês terão que transcrever o casamento dela (sua avó), antes que sua mãe possa requerer a nacionalidade para ela. Isto SALVO se sua avó nunca tenha sido casada e que a sua avó tenha ela mesma registrado sua mãe quando nasceu. Se era casada quando teve sua mãe, terá que transcrever o casamento.

    OK entendido, providenciando a transcrição do casamento da minha avó

    A dúvida seria se ela teria que averbar este casamento e divorcio em Portugal para a atribuição dela ou até mesmo para quando eu for solicitar a minha posteriormente.

    QUANDO sua mãe se tornar portuguesa, o mesmo se aplicará a você. Ou seja, se sua mãe era casada quando lhe teve, tal casamento deverá ser transcrito. Se você é fruto do primeiro casamento da sua mãe, ela (sua mãe) só precisará, depois que se tornar portuguesa, transcrever o primeiro casamento e não precisará homologar a sentença do divórcio em Portugal. O fato de sua mãe agora usar documentos com o nome de solteira não é importante. Na verdade até facilitará quando fizer o pedido de nacionalidade pois não precisará demonstrar que mudou de nome.

    OK entendido

    Note que fazer ou deixar de fazer certos atos (como por exemplo a homologação do divórcio da sua mãe) são questões que devem ser entendidas e discutidas. Todas decisões têm partes boas e partes que talvez não sejam tão boas. Ao deixar de homologar a sentença de divórcio, situação muito comum, as mulheres permanecem em Portugal com seus nomes de casadas. Então se certos "fatos" não são importantes, beleza... segue-se adiante. Se são importantes, os atos devem ser registrados. Depende muito dos objetivos finais de cada um e de cada família.

    Entendi

    Se precisar de ajuda para entender tudo que está envolvido no que expliquei acima ou quiser bater um papo sem compromisso algum, faça-o no privativo (link abaixo) pois não permitimos o compartilhamento de qualquer informação privativa na área pública do nosso Portal.

    abraços e ótima sorte,

    Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal

    Muito obrigada, retorno após conseguir resolver o que é necessário agora

    CEGV
  • endimyon1endimyon1 Member 65 PontosPosts: 8

    Gente é com muito orgulho que venho dizer que saiu meu assento português...sou o mais novo português do fórum...que agradecer a todo mundo pela ajuda quando precisei e especialmente o @CEGV por ter sempre ajudado a tirar a neurose que tinha durante esse processe!

    Brigadão pessoal!^^

    CEGV
  • endimyon1endimyon1 Member 65 PontosPosts: 8

    Bom dia pessoal!

    Já saiu a minha nacionalidade, e tudo ótimo já estou até com meu agendamento para o cartão cidadão e passaporte pelo consulado de São Paulo, mas eu tenho um pequeno problema:

    Durante o processo de cidadania portuguesa eu acabei indo atrás da cidadania italiana também e acabamos por retificar documentos da minha mãe pois o sobrenome materno estava incorreto ao invés de Tabanela, deveria ser Tabanella. Logo alterei o da minha mãe o registro de nascimento e estou alterando meu registro de nascimento brasileiro para Tabanella também, porém o meu processo portugues foi concluido com Tabanela.

    Entendo que para deixar em conformidade eu tenho que pedir retificação do meu assento de nascimento português, correto? ou eu consigo alterar isso durante a transcrição do meu casamento?

    Caso necessite ser retificado realmente o assento, que eu acredito ser o caso, quais documentos vou precisar enviar? e por onde consigo fazer essa retificação? e o mais importante, alguém tem ideia do custo e quanto tempo leva?

    Obrigado pela ajuda de sempre!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @endimyon1 disse:
    Bom dia pessoal!

    Já saiu a minha nacionalidade, e tudo ótimo já estou até com meu agendamento para o cartão cidadão e passaporte pelo consulado de São Paulo, mas eu tenho um pequeno problema:

    Durante o processo de cidadania portuguesa eu acabei indo atrás da cidadania italiana também e acabamos por retificar documentos da minha mãe pois o sobrenome materno estava incorreto ao invés de Tabanela, deveria ser Tabanella. Logo alterei o da minha mãe o registro de nascimento e estou alterando meu registro de nascimento brasileiro para Tabanella também, porém o meu processo portugues foi concluido com Tabanela.

    Tabanella ou Tabanela, não faz diferença.

    Entendo que para deixar em conformidade eu tenho que pedir retificação do meu assento de nascimento português, correto? ou eu consigo alterar isso durante a transcrição do meu casamento?

    Vão seguir o que está no assento do português originário.

    Caso necessite ser retificado realmente o assento, que eu acredito ser o caso, quais documentos vou precisar enviar? e por onde consigo fazer essa retificação? e o mais importante, alguém tem ideia do custo e quanto tempo leva?

    Acho pouco provável que retifiquem, mesmo com pedido. Não é praxe.

    Obrigado pela ajuda de sempre!

    abraços,

  • nicholasnicholas Member 88 PontosPosts: 10

    Pessoal, ontem constatei que meu processo da ACP, de maio do ano passado, foi registrado (havia sido deferido há um mês).

    Agora, um fato que pode ser relevante para alguns:

    Fiz meu processo sem ter transcrito o casamento de meus pais. Com certeza ajudou que minha mãe não mudou de nome so casar, e que na minha certidão de nascimento não consta o estado civil deles. A única coisa que o ACP pediu foi uma cópia apostilada de um outro documento de identidade, dessa vez um em que constasse a filiação (tinha mandado meu passaporte, que não contém esta informação).

    CEGV
  • IgorFIgorF Member 134 PontosPosts: 22

    Prezados,

    Enviei na semana passada documento retificado para cumprir exigência feita no processo de nacionalidade 1C que transcorre no ACP. Há algum prazo (mesmo que informal) para eles prosseguirem com o processo?

    Como o ACP costuma proceder nesses casos?

    Grato pela atenção.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @IgorF disse:
    Prezados,
    Enviei na semana passada documento retificado para cumprir exigência feita no processo de nacionalidade 1C que transcorre no ACP. Há algum prazo (mesmo que informal) para eles prosseguirem com o processo?

    Não há prazos

    Como o ACP costuma proceder nesses casos?

    você entra em uma fila à parte, junto com os outros processos que caíram em exigência e em algum momento eles voltam a analisar o processo à luz dos novos documentos apresentados.

    Grato pela atenção.

    Abraços,

  • ElbaElba Member 264 PontosPosts: 44

    Bom dia Pessoal, finalmente a bolinha 7 está verde. Agora preciso pedir o asssento no CivilOnline, mas esse site é muito confuso, mesmo acessando as explicações no https://portupedia.com/wiki/CivilOnline_-_Solicitando_Certidoes, não consigo entender algumas coisas. Podem me ajudar?

    1- Da no mesmo pedir sendo para "terceiros" como "minha"? Lembrando que estou fazendo para minha sogra e fiz tudo sozinha desde o inicio.
    2- N.º ID Civil é o RG Brasileiro?
    3- Número/Ano do registo, como vou saber se ainda não tenho o assento? Seria o nr do processo? EX: 819xx/20?
    4- A Naturalidade, tenho que colocar a Portuguesa já? Mas eles pedem Distritro, concelho e Freguesia, como vou saber? Só sei que foi no ACP.
    5- Devo colocar algo que ajude na informação adicional?
    6- Depois disso chegará tudo por e-maill?

    Muito grata

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Elba disse:
    Bom dia Pessoal, finalmente a bolinha 7 está verde. Agora preciso pedir o asssento no CivilOnline, mas esse site é muito confuso, mesmo acessando as explicações no https://portupedia.com/wiki/CivilOnline_-_Solicitando_Certidoes, não consigo entender algumas coisas. Podem me ajudar?

    1- Da no mesmo pedir sendo para "terceiros" como "minha"? Lembrando que estou fazendo para minha sogra e fiz tudo sozinha desde o inicio.

    melhor sempre pedir como se fosse o próprio requerente.

    2- N.º ID Civil é o RG Brasileiro?

    não.. é o português, para quem já tem o cartão cidadão.

    3- Número/Ano do registo, como vou saber se ainda não tenho o assento? Seria o nr do processo? EX: 819xx/20?

    Deixe em branco se não sabe ainda o número de seu assento ou pergunte em contato com a Linha de Registos ou CRC que aprovou seu pedido.

    4- A Naturalidade, tenho que colocar a Portuguesa já? Mas eles pedem Distritro, concelho e Freguesia, como vou saber? Só sei que foi no ACP.

    Naturalidade é o local onde você nasceu. Se nasceu no Brasil informe Cidade/Estado

    5- Devo colocar algo que ajude na informação adicional?

    em geral é desnecessário

    6- Depois disso chegará tudo por e-maill?

    Garanta que o e-mail é o e-mail correto (não pode errar). Aí, sim, receberá as informações pertinentes via e-mail e obterá o assento, após pagamento e processamento, através do próprio civilonline.

    Muito grata

    abraços,

  • dinogueiradinogueira Member 23 PontosPosts: 2

    Olá, bom dia a todos.

    Moro atualmente em Portugal e enviei meus documentos no mês passado para o ACP para processo de filho maior 1C.
    Não tinha encontrado este fórum antes, então acabei enviando os documentos da seguinte forma:
    -Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada
    -Cópia do passaporte (cópia certificada em cartório Português de Lisboa)
    -Cópia da Autorização de Residência (certificada em cartório Português de Lisboa)
    -Formulário 1C com assinatura reconhecida em cartório Português (os balcões de nacionalidade estavam sem atendimento presencial por conta da pandemia).

    Conhecem algum caso de alguém que enviou também a documentação com autenticação em cartório em Portugal? Sabem se posso cair em exigência por conta disso?

    Obrigado,
    Diego

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @dinogueira, bem vindo.

    @dinogueira disse:
    Olá, bom dia a todos.
    Moro atualmente em Portugal e enviei meus documentos no mês passado para o ACP para processo de filho maior 1C.
    Não tinha encontrado este fórum antes, então acabei enviando os documentos da seguinte forma:
    -Certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada
    -Cópia do passaporte (cópia certificada em cartório Português de Lisboa)
    -Cópia da Autorização de Residência (certificada em cartório Português de Lisboa)
    -Formulário 1C com assinatura reconhecida em cartório Português (os balcões de nacionalidade estavam sem atendimento presencial por conta da pandemia).
    Conhecem algum caso de alguém que enviou também a documentação com autenticação em cartório em Portugal? Sabem se posso cair em exigência por conta disso?
    Obrigado,
    Diego

    A rigor, os documentos que não podem prescindir da apostila brasileira são as certidões emitidas nos cartórios. Realizar a certificação das cópias dos seus documentos pessoais em Portugal não deve causar qualquer entrave em seu processo.

    abraços,

    dinogueira
  • dinogueiradinogueira Member 23 PontosPosts: 2

    Muito obrigado @CEGV

    CEGV
  • Dom_TenreiroDom_Tenreiro Member 333 PontosPosts: 74

    Bom dia a todos. Ultimamente, quanto tempo tem demorado da bolinha 6 para a 7?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Dom_Tenreiro disse:
    Bom dia a todos. Ultimamente, quanto tempo tem demorado da bolinha 6 para a 7?

    Sem prazo certo, @Dom_Tenreiro. Podem ser 2 semanas e podem ser 6 meses.

    abração

    Dom_Tenreiro
  • Dom_TenreiroDom_Tenreiro Member 333 PontosPosts: 74

    Muito obrigado @CEGV

    CEGV
  • IgorFIgorF Member 134 PontosPosts: 22

    @IgorF disse:
    Prezados,

    Enviei na semana passada documento retificado para cumprir exigência feita no processo de nacionalidade 1C que transcorre no ACP. Há algum prazo (mesmo que informal) para eles prosseguirem com o processo?

    Como o ACP costuma proceder nesses casos?

    Grato pela atenção.

    Prezados,

    Gostaria de informar a continuidade dessa situação caso alguém esteja em condição semelhante. Sempre lembrando que os prazos variam de caso a caso como sempre alerta o CEGV.

    O documento de retificação foi entregue ao ACP em 20 de abril e hoje, 02 de junho, o processo andou para a bolinha 7 (em vermelho), o pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda-se o registro de cidadão português.

    Grato pela atenção de sempre.

    CEGV
  • Dom_TenreiroDom_Tenreiro Member 333 PontosPosts: 74

    Processo de atribuição de meu filho, chegou lá em 03/01/2021 e finalizado em 09/06/2021. Muito obrigado a todos e em especial ao @CEGV

    CEGVIgorF
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.