PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Cartão cidadão e Passaporte diretamente em Portugal

ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

Prezados amigos do Portal Cidadania Portuguesa, bom dia/tarde e noite para todos!

Estou as vésperas de receber meu assento de nascimento Português e eu e minha esposa estamos planejando ir o quanto antes para Portugal. Devido a grande quantidade de pessoas pedindo o Cartão Cidadão + Passaporte nos Consulados de São Paulo e o tempo de espera para a saída dos documentos, gostaríamos de saber se há a possibilidade de retirar estes documentos (C.C + Passaporte) diretamente em Portugal e de que forma.

Iremos entrar em Portugal como turistas primeiramente e então lá retirar meu cartão cidadão + passaporte.

Obrigado!

«1

Comentários

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado junho 2019

    Sim, existe... é uma forma cara de emitir o CC (Cartão cidadão) e Passaporte Português (PEP) mas vamos lá...

    A solicitação tanto do Cartão Cidadão quanto do Passaporte é feita em Lisboa, no Campus da Justiça.

    No primeiro dia você tratará do recebimento do seu cartão Cidadão e, logo após receber o Cartão cidadão, fará a solicitação do seu Passaporte, que deverá ser recebido no aeroporto de Lisboa no dia seguinte.

    • Chegue cedo. A loja abre 9:00am mas 7:00am já tem gente na fila e as senhas são limitadas;

    • Você só receberá o CC se conseguir ser atendido antes das 11:00am. Por isso que é importante também chegar cedo e ser um dos primeiros a ser atendido.

    • Existem "despachantes" que chegam muito cedo e pegam muitas senhas. Uma colega nos disse que em dois dias consecutivos o mesmo despachante tinha pego umas 25 senhas para "clientes" que chegaram depois das 9:00

    • Você terá que voltar no fim da tarde para receber seu cartão cidadão. Neste momento já pegue senha para solicitar o PEP, que será entregue no dia seguinte, no aeroporto internacional de Lisboa.

    Thixz
  • marlondiasmarlondias Member 67 PontosPosts: 9

    Olá.
    Eu fiz o mesmo caminho, com um pequeno detalhe adicional: primeiro eu obtive um endereço de morada e somente depois disto eu fui ao IRN solicitar o Cartão de Cidadão.
    Assim meu Cartão já foi emitido com a morada registada e inscrito como eleitor na Junta de Freguesia correspondente (além do NIF, NISS e número no Sistema Nacional de Saúde).
    Para isto, eu consegui arrendar um apartamento usando somente o número do passaporte brasileiro, com a promessa de corrigir os dados pessoais do contrato após receber o NIF.
    Após receber o Cartão de Cidadão eu só tive que ir à Junta de Freguesia da minha região para obter o número do título de eleitor e o endereço do posto de saúde ;)
    Sucesso!

    CEGVThixz
  • marlondiasmarlondias Member 67 PontosPosts: 9

    Um detalhe a mais: no IRN não me pediram comprovativo de morada. Simplesmente eu informei o endereço e assim foi registado no sistema ;)

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @marlondias , qualquer endereço é aceito. Pode ser até endereço do hotel onde você está registrado (apenas o endereço do hotel, não precisa colocar "Hotel xxxx". O ideal, caso não tenha residência em Portugal, é colocar o endereço de familiares ou amigos que saibam que você utilizou o endereço deles. Isso é principalmente necessário para o NIF (Número de Identificação Fiscal)

    marlondias
  • ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

    Amigos, agradeço a atenção de ambos.

    Vocês sabem me dizem se há a possibilidade de realizar este procedimento em Porto ou arredores? Pois eu e minha esposa pretendemos ir para lá a principio.

    Obrigado!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Thixz , Rapidnho que saiba só em Lisboa

  • ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

    @CEGV disse:
    @Thixz , Rapidnho que saiba só em Lisboa

    CEGV, andei lendo em outros fóruns que com extrema Urgência que sai em 1 dia o documento somente em Lisboa, porém tem como pedir com urgência em outros locais que sai em 5 dias mais ou menos.

    CEGV
  • ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

    @marlondias disse:
    Olá.
    Eu fiz o mesmo caminho, com um pequeno detalhe adicional: primeiro eu obtive um endereço de morada e somente depois disto eu fui ao IRN solicitar o Cartão de Cidadão.
    Assim meu Cartão já foi emitido com a morada registada e inscrito como eleitor na Junta de Freguesia correspondente (além do NIF, NISS e número no Sistema Nacional de Saúde).
    Para isto, eu consegui arrendar um apartamento usando somente o número do passaporte brasileiro, com a promessa de corrigir os dados pessoais do contrato após receber o NIF.
    Após receber o Cartão de Cidadão eu só tive que ir à Junta de Freguesia da minha região para obter o número do título de eleitor e o endereço do posto de saúde ;)
    Sucesso!

    Marlon, será que você pode me informar todos documentos necessários para eu tirar o Cartão Cidadão + Passaporte desta mesma forma que você? Obrigado!

  • ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

    @CEGV disse:
    Sim, existe... é uma forma cara de emitir o CC (Cartão cidadão) e Passaporte Português (PEP) mas vamos lá...

    A solicitação tanto do Cartão Cidadão quanto do Passaporte é feita em Lisboa, no Campus da Justiça.

    No primeiro dia você tratará do recebimento do seu cartão Cidadão e, logo após receber o Cartão cidadão, fará a solicitação do seu Passaporte, que deverá ser recebido no aeroporto de Lisboa no dia seguinte.

    • Chegue cedo. A loja abre 9:00am mas 7:00am já tem gente na fila e as senhas são limitadas;

    • Você só receberá o CC se conseguir ser atendido antes das 11:00am. Por isso que é importante também chegar cedo e ser um dos primeiros a ser atendido.

    • Existem "despachantes" que chegam muito cedo e pegam muitas senhas. Uma colega nos disse que em dois dias consecutivos o mesmo despachante tinha pego umas 25 senhas para "clientes" que chegaram depois das 9:00

    • Você terá que voltar no fim da tarde para receber seu cartão cidadão. Neste momento já pegue senha para solicitar o PEP

    CEGV, estava lendo em outro fórum sobre retirar o passaporte e Cartão Cidadão lá e os dois com urgência estava saindo em torno de 135 Euros, isso em 2016... Claro que devem ter havido reajustes neste valor, mas não deve ser um valor tão mais alto do que tirar o Cartão Cidadão + Passaporte com Urgência no consulado que está saindo por R$768,14 hoje...

  • ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

    Vi também que é necessário dar um endereço em Portugal para conseguir retirar meu CC.

    Estou pensando em ficar em uma casa via Airbnb por aproximadamente 20 dias. Será que há algum problema eu informar o endereço desta casa para retirar o documento?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Thixz disse:
    Vi também que é necessário dar um endereço em Portugal para conseguir retirar meu CC.

    Estou pensando em ficar em uma casa via Airbnb por aproximadamente 20 dias. Será que há algum problema eu informar o endereço desta casa para retirar o documento?

    A principio, nenhum problema. Como já informado, não é necessário apresentar comprovante de endereço.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado janeiro 2019

    Comentário de uma usuária em um grupo do Facebook

    "...fui pra lisboa fazer meus documentos. Fiz tudo em carater de extrema emergencia. O cartao cidadao fiz na casa da justica. Cheguei la as 7 da manha e ainda peguei senha alta as 9... fui atendida ao neio dia e voltei as 5 da tarde pra pegar o cartao cidadao. A taxa de emergencia pra retirar no mesmo dia custa 53 euros e só paga com dinheiro ou cartao portugues.

    No outro dia fui apenas com o cartao cidadao na loja do passaporte no aeroporto e fiz rapido o passaporte. Nao tinha nem 30 pessoas la e acabei tudo as 9 e meia da manja e busquei as 5 da tarde. O valor do passaporte de emergencia pro mesmo dia é 100 euros!"

    Sobre documentos necessários:

    "só precisa da certidão portuguesa e um documento com foto no caso o passaporte brasileiro. Fiz assim, não me pediram mais nada"

    ThixzHalissa
  • ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

    @CEGV disse:
    Comentário de uma usuária em um grupo do Facebook

    "...fui pra lisboa fazer meus documentos. Fiz tudo em carater de extrema emergencia. O cartao cidadao fiz na casa da justica. Cheguei la as 7 da manha e ainda peguei senha alta as 9... fui atendida ao neio dia e voltei as 5 da tarde pra pegar o cartao cidadao. A taxa de emergencia pra retirar no mesmo dia custa 53 euros e só paga com dinheiro ou cartao portugues.

    No outro dia fui apenas com o cartao cidadao na loja do passaporte no aeroporto e fiz rapido o passaporte. Nao tinha nem 30 pessoas la e acabei tudo as 9 e meia da manja e busquei as 5 da tarde. O valor do passaporte de emergencia pro mesmo dia é 100 euros!"

    Sobre documentos necessários:

    "só precisa da certidão portuguesa e um documento com foto no caso o passaporte brasileiro. Fiz assim, não me pediram mais nada"

    Bacana, CEGV. Você tem me ajudado muito,cara! Obrigado por sua prestatividade! Abraços!

    Espero, se Deus quiser, voltar ao Portal já em Portugal dando dicas para galera :blush: :smiley: :smile:

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado janeiro 2019

    @Thixz, se me permite o comentário, antes de começar a dar dicas há sempre muito estudo... aproveite nosso Portal para se aprofundar. Infelizmente temos visto muitos "papagaios de pirata" que não separam tempo para se instruir e só repetem o que leram por aí, sem sequer conferir o que foi dito ou sua origem oficial. Processos notariais podem ser realizados sem ajuda de terceiros mas são baseados em diversas legislações, não somente a Lei da Nacionalidade e Regulamento da Nacionalidade. Existe toda uma relação destas leis com diferentes códigos civis portugueses, legislações antigas, Códigos de processo e de procedimento, etc...

    Para dar boas orientações é fundamental se instruir.

    sucesso !

    grande abraço,

    brasilhenriqueThixzHalissa
  • marlondiasmarlondias Member 67 PontosPosts: 9

    Marlon, será que você pode me informar todos documentos necessários para eu tirar o Cartão Cidadão + Passaporte desta mesma forma que você? Obrigado!

    Oi! Como meu processo de nacionalidade estava concluído - e portanto já tinha o assento de nascimento - eu só precisei levar o meu passaporte do Brasil ao IRN.
    Lá eles verificaram os dados do passaporte, me localizaram no sistema e viram que era eu mesmo. Só isto. Nem precisei dizer o número do assento... ;)

    CEGVThixz
  • marlondiasmarlondias Member 67 PontosPosts: 9

    Para pedir o passaporte precisa do Cartão de Cidadão. Mais nada.

    CEGVThixz
  • ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

    @CEGV disse:
    @Thixz, se me permite o comentário, antes de começar a dar dicas há sempre muito estudo... aproveite nosso Portal para se aprofundar. Infelizmente temos visto muitos "papagaios de pirata" que não separam tempo para se instruir e só repetem o que leram por aí, sem sequer conferir o que foi dito ou sua origem oficial. Processos notariais podem ser realizados sem ajuda de terceiros mas são baseados em diversas legislações, não somente a Lei da Nacionalidade e Regulamento da Nacionalidade. Existe toda uma relação destas leis com diferentes códigos civis portugueses, legislações antigas, Códigos de processo e de procedimento, etc...

    Para dar boas orientações é fundamental se instruir.

    sucesso !

    grande abraço,

    Sim, sem dúvidas! Mas espero que, estando lá, possa ajudar o pessoal por experiência também, mas sabendo que as coisas mudam de local para local.

  • ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

    @marlondias disse:

    Marlon, será que você pode me informar todos documentos necessários para eu tirar o Cartão Cidadão + Passaporte desta mesma forma que você? Obrigado!

    Oi! Como meu processo de nacionalidade estava concluído - e portanto já tinha o assento de nascimento - eu só precisei levar o meu passaporte do Brasil ao IRN.
    Lá eles verificaram os dados do passaporte, me localizaram no sistema e viram que era eu mesmo. Só isto. Nem precisei dizer o número do assento... ;)

    Bacana! Eu e minha esposa vamos fazer diretamente em Portugal mesmo. Está complicado para nós esperar 30 dias úteis para os dois documentos aqui no Brasil :/

    @marlondias Obrigado por voltar ao tópico!

    Abraços!

  • ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

    Amigos, a quem interessar existe um site do IRN para realizar o agendamento online para confecção do Cartão Cidadão onde fiz o meu agendamento também:

    https://agendamento.irn.mj.pt

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    E o pedido normal de cartão cidadão e passaporte em Lisboa como funciona? Sempre leio aqui tudo na categoria urgente e urgentíssimo.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Mei disse:
    E o pedido normal de cartão cidadão e passaporte em Lisboa como funciona? Sempre leio aqui tudo na categoria urgente e urgentíssimo.

    Mesma situação mas você receberá a carta PIN no endereço informado e marcarão uma data para você receber o seu CC.

    Mei
  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    Outra opção: fazer a renovação do cc pela internet e após a chegada da carta pin pelo correio escolher um local de retirada em Portugal. Que tal esta idea @CEGV ?

    LuisMariano
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Mei disse:
    Outra opção: fazer a renovação do cc pela internet e após a chegada da carta pin pelo correio escolher um local de retirada em Portugal. Que tal esta idea @CEGV ?

    @Mei, renovação entendo que não tem envio de carta PIN pois você renovará o mesmo cartão que você já possui. Se estivermos falando de substituição é outra história.

    abraços,

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    Realmente @CEGV faz sentido.
    Na renovação vamos apenas retirar um novo cartão com a data de validade atualizada.

  • ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

    Amigos, bom dia/tarde e noite. Aqui vai uma alternativa para quem quer contornar o tempo extremamente longo do Consulado Português no Brasil para emissão de CC e Passaporte.

    Estou hospedado no Porto. Deixei para fazer meu Cartão cidadão + Passaporte aqui e posso dizer que valeu 100% a pena!

    Valor do cartão cidadão com urgência: 35 Euros/5 dias para chegar a carta PIN e retirar o cartão
    Valor do Passaporte sem urgência: 85 Euros/ Pude retirar na Loja do Cidadão depois de 8 dias mais ou menos

    Local:

    Loja do cidadão do Porto
    Av. de Fernão de Magalhães 1862, 4350-158 Porto

    Ah, não estava cheio de gente não (me surpreendi pela rapidez)... Havia feito o agendamento online para solicitar o Cartão Cidadão, mas nem precisou.... Estava praticamente "vazio". Fica a dica!

    Caso queiram agendar a data:

    https://agendamento.irn.mj.pt

    Abraços!

    CEGVMei
  • marco1965marco1965 Member 59 PontosPosts: 11

    Acabei de adquirir a nacionalidade portuguesa, mas não pretendo emigrar, somente passar temporadas longas, nunca mais do que 6 meses. Pretendo manter uma conta em euros em Portugal. Vocês sabem dizer se preciso tirar o NIF?
    Outra coisa: gostaria de tirar o número de utente. Preciso obtê-lo antes de tirar o Cartão Cidadão?
    Obrigado

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    @marco1965, bem vindo

    > @marco1965 disse:
    > Acabei de adquirir a nacionalidade portuguesa, mas não pretendo emigrar, somente passar temporadas longas, nunca mais do que 6 meses. Pretendo manter uma conta em euros em Portugal. Vocês sabem dizer se preciso tirar o NIF?

    sim

    > Outra coisa: gostaria de tirar o número de utente. Preciso obtê-lo antes de tirar o Cartão Cidadão?

    Entendo que o Nr do Utente é o ID Cvil e que você o recebe quando emite o CC.

    abraços e boa sorte.
  • marco1965marco1965 Member 59 PontosPosts: 11
    Muito obrigado. Parabéns pelo trabalho aqui. Abraços
    CEGV
  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @marco1965 se abrir conta em banco de Portugal aqui no Brasil eles criam um NIF bancário para esse fim e aí não precisa arranjar o representante fiscal em Portugal. Isso para o caso de ir para turismo.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Mei disse:
    @marco1965 se abrir conta em banco de Portugal aqui no Brasil eles criam um NIF bancário para esse fim e aí não precisa arranjar o representante fiscal em Portugal. Isso para o caso de ir para turismo.

    Mei, Já me falaram que o NIF criado aqui no Brasil é um NIF que tem certas limitações. Vale a pena confirmar a informação acima.

    abraços,

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @CEGV sim foi como eu disse é um NIF bancário. Para ir fazer turismo e morar no Brasil é suficiente. Caso a pessoa queira alugar apartamento aí sim o NIF com representante fiscal será necessário.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Normalmente, para "fazer turismo" não é necessário NIF.

  • Rodolpho_1812Rodolpho_1812 Member 53 PontosPosts: 13

    Olá! Alguém saberia me informar como devo proceder para fazer uma reclamação formal de atendimento de uma pessoa que trabalha em um IRN ?

  • marco1965marco1965 Member 59 PontosPosts: 11

    No IRN, há um livro de reclamações pra isso. Nunca utilizei, mas já li relatos de que funciona.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Rodolpho_1812 disse:
    Olá! Alguém saberia me informar como devo proceder para fazer uma reclamação formal de atendimento de uma pessoa que trabalha em um IRN ?

    IGSJ

  • Cesar_SPCesar_SP Member 2 PontosPosts: 1

    Aluguei uma casa em Óbidos para o próximo mês de outubro e gostaria de saber se posso obter o cartão do cidadão e o passaporte naquela cidade. Sei que lá existe uma Unidade do IRN. Em tempo, obviamente, já tenho o assento de nascimento português. Grato.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Cesar_SP disse:
    Aluguei uma casa em Óbidos para o próximo mês de outubro e gostaria de saber se posso obter o cartão do cidadão e o passaporte naquela cidade. Sei que lá existe uma Unidade do IRN. Em tempo, obviamente, já tenho o assento de nascimento português. Grato.

    Pessoalmente não vejo problemas. Leve os documentos necessários e logo que chegar procure o espaço do cidadão. Importante, confirme documentos e prazos para submissão e recebimento. Só cuidado com a questão do endereço. Se você usar um endereço português o NIF (como o nosso CPF) será integrado no cartão cidadão e vinculado ao endereço português que você informar. Posteriormente, se você quiser mudar seu endereço para o Brasil terá dificuldades, a não ser que consiga alguém para ser seu representante fiscal em Portugal. Você terá o bônus de ter o NIF em seu CC mas não poderá votar nas eleições portuguesas, de volta ao Brasil, o que entendo ser um grande ônus e perda de uma importante capacidade civil.

    Muitos acham que ter o NIF no CC importante mas considero que o NIF só é realmente importante se você efetivamente for realizar operações financeiras em Portugal (abertura de conta, compra de terrenos, recebimentos, etc). Fora isso o NIF pode ser obtido a qualquer momento. Ter o número do NIF no seu CC é "perfumaria", como diriam alguns conhecidos.

    abraços,

    MeimsouzasantosHalissa
  • Carol_mackeCarol_macke Member 56 PontosPosts: 21

    Boa tarde, alguém sabe me informar quais documentos devo apresentar para solicitar o CC em Portugal?
    O agendamento precisa ser feito pela internet? É possível escolher o sítio ao agendar na internet?
    Sabem me informar sendo este o primeiro CC se o numero do NIS, NIF e Utente são gerados automaticamente?
    Se não os 3, quais são gerados?
    Obrigada?

  • marco1965marco1965 Member 59 PontosPosts: 11

    @Carol_macke disse:
    Boa tarde, alguém sabe me informar quais documentos devo apresentar para solicitar o CC em Portugal?
    O agendamento precisa ser feito pela internet? É possível escolher o sítio ao agendar na internet?
    Sabem me informar sendo este o primeiro CC se o numero do NIS, NIF e Utente são gerados automaticamente?
    Se não os 3, quais são gerados?
    Obrigada?

    No site a seguir tem informações sobre docs e agendamento....
    https://agendamento.irn.mj.pt/

    Acho q atualmente, sendo o primeiro CC, o melhor é por telefone. Só consegui assim, pq o site me pedia o n° do Cartão anterior. Nesse site vc encontra. Pode escolher o local.

    Qto ao NIS ñ sei informar.

    Qto ao NIF veja aqui....
    https://cidadaniaja.com.br/post/numero-de-identificacao-fiscal-saiba-como-tirar-seu-nif-em-portugal/

    Qto ao Utente: no posto de saúde mais próximo da sua residência em Portugal.

    Espero ter ajudado e q outros possam complementar minha resposta.

    Boa sorte!

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Atenção para o PEDIDO de NIF para quem EFETIVAMENTE não mora em PORTUGAL.

    Se você não tiver uso real e imediato para o NIF, sugiro não pedir. Pedindo o NIF e dando um endereço qualquer em Portugal você ficará preso(a), impossibilitado de mudar seu endereço para o Brasil (e consequentemente, impedido de votar, por exemplo). Além disso o governo português terá em seu cadastro um endereço "Fake", registrado no seu registro civil. A única alternativa para pedir o NIF é conseguir alguém que possa atuar como seu representante fiscal em Portugal. Existem, inclusive, profissionais que fazem isso como trabalho e cobram pequenas taxas para exercer esta atividade. Qualquer coisa diferente, desaconselho pois considero "decisão ruim".

    Em resumo, pensem bem nas notícias que vocês leem e avaliem cuidadosamente as decisões, principalmente as que podem lhes trazer inconvenientes futuros, com a cidadania que vocês acabam de obter.

    Sucesso a todos,

    marco1965Mei
  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    Concordo com o @CEGV sobre a questão acima. Tenho conta no BCP Millennium como residente no estrangeiro e não tenho NIF oficial. Com isso posso votar nas eleições portuguesas com o bônus de usar o multibanco ☺️

    CEGV
  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @marco1965 Os números NIS e utente são gerados automaticamente junto com o CC. Bem no meu caso foi assim.

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @Carol_macke Os números NIS e utente são gerados automaticamente junto com o CC. Bem no meu caso foi assim.

  • marco1965marco1965 Member 59 PontosPosts: 11

    @Mei disse:
    @marco1965 Os números NIS e utente são gerados automaticamente junto com o CC. Bem no meu caso foi assim.

    Interessante... Pq li outros relatos. Isso seria ótimo pra mim. Mas eu continuarei morando no Brasil. Talvez seja assim só pra quem já tem autorização de residência. Creio q seja o seu caso. Obrigado pelo comentário.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado agosto 2019

    @marco1965 disse:

    @Mei disse:

    Interessante... Pq li outros relatos.

    A maior parte dos "relatos" na Internet são de gente que ouviu alguém falar algo, não foi fundo no assunto e apenas "replica receitas de bolo". Chamo carinhosamente estes de "papagaios de pirata". Ecos distorcidos como na brincadeira chamada "telefone sem fio", só que falamos de coisas sérias.Cada pessoa e cada processo são únicos. Cada necessidade pessoal é única. Então experiências de terceiros dificilmente terão 100% de aderência a outros casos.

    Isso seria ótimo pra mim. Mas eu continuarei morando no Brasil.

    Então, como mencionei, em nada lhe acrescentará ter um NIF. Deixe para obtê-lo quando realmente precisar. É super rápida a emissão.

    Talvez seja assim só pra quem já tem autorização de residência.

    nem assim... Cada caso deve ser avaliado individualmente.

    abraços,

    marco1965
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    Vou deixar meu relato aqui sobre tirar os docs em PT. Acabei de voltar de lá com meu cartão cidadão e PEP. No dia 27/8 cheguei às 6:15 da manhã no Campus da Justiça, edifício J em Lisboa e já havia uma pequena fila com umas 40 pessoas na minha frente. Nessa fila existem pessoas que estão em diversas situações, não exatamente para CC e PEP. O segurança que é de uma empresa privada é quem faz a fila, tira as dúvidas e entrega as senhas. Às 7:30 a fila começou a andar e peguei uma senha na casa dos 50. Esperei dentro do prédio e se não me engano, fui atendido umas 9h. Na hora do atendimento ela pergunta se você quer "extremo urgente" e eu disse que sim. Foram 53 euros. Ela não soube me dizer se ficaria pronto no mesmo dia e que eu teria que voltar às 13h pra isso. Mas como eu sabia que em Portugal as informações são desencontradas, fui ao atendente do lado e ele me pediu pra voltar em meia hora que ele checaria. Fiz isso e ele confirmou que ficaria no mesmo dia. O segurança me disse que ao meio dia e meio começava a distribuição de senha para pegar o cartão cidadão a partir das 17:30. Bem coisa de português mesmo. Ah, pedi o meu sem NIF por instrução da atendente. Disse que NIF só se realmente fosse morar lá e que eu poderia tirar facilmente quando essa hora chegasse. Que se meu NIF fosse no endereço em PT e eu morasse no Brasil, eu não teria acesso às correspondências, não poderia votar nas eleições européias no consulado e fora o endereço "falso" que estaria registrado. Bom, peguei uma senha baixa ao meio dia e fui almoçar. Retornei 17:30 e rapidamente peguei meu CC. Mas é tudo muito cheio e desorganizado. Muita gente na mesma sala e eles estão constantemente em greve. Dia seguinte, praticamente o mesmo processo. Cheguei um pouco mais cedo e peguei a senha pra fazer o PEP. Paguei 100 euros para extremo urgente. Dessa vez não há retorno para uma senha e você vai direto ao aeroporto às 17:30 pra retirar. Mas aí dou uma dica muito importante. Primeiro, vá de metrô para o aeroporto. Fui de carro e simplesmente paguei 50 euros para 2 horas de estacionamento. Quase chorei! Enfim, chegue pelo menos uma 1h antes da hora da entrega. A fila fica enorme e é tudo muito confuso. A retirada não é dentro do aeroporto e sim em um prédio fora. Fica no terminal de embarque em frente ao estacionamento. Tem uma estátua na frente desse prédio. Lá dentro vá com seu comprovante de pedido do PEP e já entregue para a segurança que fica na recepção que ela vai formando a fila de espera. Fui o primeiro! E assim essa saga que começou em 2002 finalizou. Espero ter ajudado! Abs!

    CEGVmarco1965MeiHalissa
  • marco1965marco1965 Member 59 PontosPosts: 11

    Muito obrigado pelo relato, mabarros. Farei o mesmo em novembro.
    Mas fiquei com uma dúvida: vc agendou e mesmo assim teve que passar por tudo isso ou foi direto sem agendar?
    Pergunto porque eu agendei, por telefone, datas e horários para os dois documentos. Será que isso, no final das contas, não adianta muito?

    mabarros
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    Ótimo e bem completo o relato acima do @mabarros !

    chamo atenção para a menção do MaBarros sobre a questão do NIF e endereço em Portugal. Existe uma "corrente" que prega que "tirar o CC" (levantar o CC) em Portugal é bom porque já sai com o NIF mas isso pode se tornar um grande equívoco pois se a pessoa informa um endereço português "fake" e não tem alguém em Portugal para ser seu representante fiscal acaba com problemas de registro de Endereço de residência. Como o NIF não pode ser suspenso ou cancelado, enquanto a pessoa não registrar um procurador (representante fiscal) para o NIF não conseguirá alterar seu endereço do CC, indicando o endereço correto no CC. Isto, como bem disse o MaBarros, trás consequências diretas e negativas para quem quer manter todos seus dados corretos junto ao governo Português, além da impossibilidade de votar no Brasil (eleições Europeias e Portuguesas)

    Super Obrigado, Mabarros !

    mabarrosHalissa
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    @marco1965 disse:
    Muito obrigado pelo relato, mabarros. Farei o mesmo em novembro.
    Mas fiquei com uma dúvida: vc agendou e mesmo assim teve que passar por tudo isso ou foi direto sem agendar?
    Pergunto porque eu agendei, por telefone, datas e horários para os dois documentos. Será que isso, no final das contas, não adianta muito?

    Pelo que entendi, no campus da justiça não há agendamento. É por ordem de chegada. Mas posso estar errado. Se você já agendou, já saiu na frente :)

  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    @CEGV disse:
    Ótimo e bem completo o relato acima do @mabarros !

    chamo atenção para a menção do MaBarros sobre a questão do NIF e endereço em Portugal. Existe uma "corrente" que prega que "tirar o CC" (levantar o CC) em Portugal é bom porque já sai com o NIF mas isso pode se tornar um grande equívoco pois se a pessoa informa um endereço português "fake" e não tem alguém em Portugal para ser seu representante fiscal acaba com problemas de registro de Endereço de residência. Como o NIF não pode ser suspenso ou cancelado, enquanto a pessoa não registrar um procurador (representante fiscal) para o NIF não conseguirá alterar seu endereço do CC, indicando o endereço correto no CC. Isto, como bem disse o MaBarros, trás consequências diretas e negativas para quem quer manter todos seus dados corretos junto ao governo Português, além da impossibilidade de votar no Brasil (eleições Europeias e Portuguesas)

    Super Obrigado, Mabarros !

    Obrigado você por tanta ajuda! :))))

    CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.