PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

1141517192061

Comentários

  • Igorpt2019Igorpt2019 Member 36 PontosPosts: 21

    Amigos, acabei de ligar na linha de registro, meu processo 22/01 está em análise porém o atendente disse que os documentos já foram digitalizados, oque significa ? É um avanço ?

  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    Parabéns @brasilhenrique ! Obrigado por nos dar essa bela notícia!
    Como meu processo também foi numerado dia 09/01, acabei de ligar na LR e soube que foi a registro em 15/04! Agora é aguardar o assento! Muito obrigado mais uma vez a todos deste maravilhoso espaço!
    Alguns dados do peocesso:

    Processo n 21xx/2019
    29/11- enviado via EMS
    13/12- recebido no Acp por Hermogenes
    09/01- numerado
    15/04- assinado e encaminhado a registro
    23/04- aguarda assento

    CEGVbrasilhenrique
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    Amigos,

    para quem no fomulário 1.C preferiu a comunicação por E-Mail, uma pergunta:

    o anúncio de conclusão dos processos de atribuição 1.C no ACP, está ele sendo feito realmente por E-mail, assim como foi para os processos de convolação 6.4 para 1.D?

    Ou está o ACP anunciando a conclusão do processo 1.C em ofício em papel, por via postal?

    Obrigado por uma curta resposta sobre o assunto.

    Grande abraço!

    marcelo_12meses
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @EpidauraMoreira disse:
    para quem no fomulário 1.C preferiu a comunicação por E-Mail, uma pergunta:
    o anúncio de conclusão dos processos de atribuição 1.C no ACP, está ele sendo feito realmente por E-mail, assim como foi para os processos de convolação 6.4 para 1.D?
    Ou está o ACP anunciando a conclusão do processo 1.C em ofício em papel, por via postal?

    Oi @EpidauraMoreira ,

    Infelizmente o ACP não faz a divulgação por e-mail, como na convolação. O aviso de conclusão é realizado por via postal.

    Pela nossa experiência esta questão dos avisos por e-mail são ações discricionárias e opções de cada equipe / conservador.

    Abraços

    EpidauraMoreira
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    Oi @EpidauraMoreira ,

    Infelizmente o ACP não faz a divulgação por e-mail, como na convolação. O aviso de conclusão é realizado por via postal.

    Pela nossa experiência esta questão dos avisos por e-mail são ações discricionárias e opções de cada equipe / conservador.

    Abraços

    Obrigado, @CEGV !

    Vale observar: Ainda bem que temos a LR para nos adiantar as noticias, pois no caso do tio da Eppy, a cartinha levará entre o Porto e o interior do Brasil em torno de 45 dias...

    Grande abraço!

    CEGV
  • fabioflorianofabiofloriano NoConversation 399 PontosPosts: 86
    editado fevereiro 2020

    @rodrigocruz disse:

    Parabéns @brasilhenrique ! Obrigado por nos dar essa bela notícia!
    Como meu processo também foi numerado dia 09/01, acabei de ligar na LR e soube que foi a registro em 15/04! Agora é aguardar o assento! Muito obrigado mais uma vez a todos deste maravilhoso espaço!
    Alguns dados do peocesso:

    Processo n 21xx/2019
    29/11- enviado via EMS
    13/12- recebido no Acp por Hermogenes
    09/01- numerado
    15/04- assinado e encaminhado a registro
    23/04- aguarda assento

    Parabéns, reta final.

    Bom dia, @CEGV,

    Teu processo de meu sobrinho Duda,
    Processo n 0550x/2019
    21/12 - Enviado por Correio
    14/01 - recebido no ACP por Isabel Ferreira
    21/01 - Numerado? suponho?!
    23/04 - Análise.

    Aqui para acompanhamento sugeres esta planilha não?

    [Removido]

    Estou achando que mais um mês ja estará com o assento.

    abraço a todos.

  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130
    editado abril 2019

    Lá no outro site [CEGV:removido], só tem teve 5 processos pra registro. A maioria não tava na planilha. Tá andando a fila...

    julianamb
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    *só ontem

  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Estava olhando a planilha do outro fórum e parece que os de janeiro começaram a andar!! Já tem 17 de janeiro em Registro!!

    Acho que a páscoa realmente trouxe boas notícias!! :smiley:

    Como sou da leva de março ainda tenho muito que esperar.. mas seguimos na torcida!!

    Abraços!!

  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Greve na IRN! :(

    " Greve - Serviços do IRN com atividade limitada entre 22 e 26 de abril

    Nos dias 22, 23, 24 e 26 de abril os serviços de registo e Lojas do Cidadão podem ser afetados pela greve dos trabalhadores do Instituto dos Registos e do Notariado. Os atendimentos agendados para estes dias poderão ser remarcados, mas haverá serviços mínimos. ..."

    Fonte: http://www.irn.mj.pt/sections/noticias/2019/greve-servicos-do-irn

    Tentei ligar para LR agora e não está funcionando para informações, somente para cancelamento do Cartão Cidadão..

    Segunda-feira, dia 29, tento novamente..
    Seguimos no aguardo....

    Abraços!

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @julianamb disse:
    Tentei ligar para LR agora e não está funcionando para informações, somente para cancelamento do Cartão Cidadão..

    Hoje é Feriado em Portugal. Dia da Liberdade !

    julianamb
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    BREAKING NEWS !!

    Acabamos de contactar a Linha Legistos.

    O tio mais velho de Epidaura tornou-se nacional português de origem a 22 de abril de 2019!

    Conclusão importante: 22 de abril foi a 2a.-feira passada. A greve, na verdade, não está sendo tão greve assim...

    Yaabadahbadoooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    brasilhenriqueFernanda_Andrade27CEGVFSPMalumarcelo_12meses
  • jhmferrazjhmferraz Member 145 PontosPosts: 44

    @EpidauraMoreira disse:
    BREAKING NEWS !!

    Acabamos de contactar a Linha Legistos.

    O tio mais velho de Epidaura tornou-se nacional português de origem a 22 de abril de 2019!

    Conclusão importante: 22 de abril foi a 2a.-feira passada. A greve, na verdade, não está sendo tão greve assim...

    Yaabadahbadoooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Parabéns pela notícia!!Valeu a luta!

    Aproveitando a oportuniade para informar que a tal greve já foi desconvocada. Segue o link: https://tvi24.iol.pt/sociedade/24-04-2019/sindicato-dos-registos-e-notariado-desconvoca-greve-da-proxima-semana

    EpidauraMoreiramarcelo_12meses
  • PabloPablo Member 197 PontosPosts: 25

    @EpidauraMoreira disse:
    BREAKING NEWS !!

    Acabamos de contactar a Linha Legistos.

    O tio mais velho de Epidaura tornou-se nacional português de origem a 22 de abril de 2019!

    Conclusão importante: 22 de abril foi a 2a.-feira passada. A greve, na verdade, não está sendo tão greve assim...

    Yaabadahbadoooooooooooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Parabéns.

    EpidauraMoreiraCEGVmarcelo_12meses
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Parabéns @EpidauraMoreira !!

    Pra nós também é uma boa notícia! De que as coisas estão andando!! :smiley:

    EpidauraMoreiraCEGVFSP
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    Parabéns, @EpidauraMoreira!!

    Mal posso esperar pela minha vez! Mas ainda terei que tomar um "chá de cadeira" rsrs... os meus processos (meu e do meu irmão) foram numerados em 27/02.

    Oremos! rs

    CEGVEpidauraMoreira
  • Igorpt2019Igorpt2019 Member 36 PontosPosts: 21

    Grandes amigos do portal, preciso de um help.
    Meu processo 22/01 entrou em exigência.

    Porém, minha mãe que tem nacionalidade portuguesa, foi a declarante na minha certidão,  contudo, não é necessário a transcrição.

    E na exigência eles solicitam a mesma.

    Oque faço ? Moro em lisboa, posso ir ao porto resolver isso pessoalmente ?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Igorpt2019 disse:
    Porém, minha mãe que tem nacionalidade portuguesa, foi a declarante na minha certidão,  contudo, não é necessário a transcrição.
    E na exigência eles solicitam a mesma.
    Oque faço ? Moro em lisboa, posso ir ao porto resolver isso pessoalmente ?

    Entendi que solicitaram uma nova cópia da sua certidão de nascimento. Foi isso ?
    Se puder transcrever o teor da carta, poderemos melhor lhe ajudar.

    Talvez você não tenha enviado como se deve algum documento ou, também ocorre, seu processo "caiu" em auditoria e "para confirmação" lhe pediram novamente algum de seus documentos. Já vi isto acontecer alguma vezes e até com familiares meus.

    abraços,

    Igorpt2019
  • Igorpt2019Igorpt2019 Member 36 PontosPosts: 21

    @CEGV disse:

    @Igorpt2019 disse:
    Porém, minha mãe que tem nacionalidade portuguesa, foi a declarante na minha certidão,  contudo, não é necessário a transcrição.
    E na exigência eles solicitam a mesma.
    Oque faço ? Moro em lisboa, posso ir ao porto resolver isso pessoalmente ?

    Entendi que solicitaram uma nova cópia da sua certidão de nascimento. Foi isso ?
    Se puder transcrever o teor da carta, poderemos melhor lhe ajudar.

    Talvez você não tenha enviado como se deve algum documento ou, também ocorre, seu processo "caiu" em auditoria e "para confirmação" lhe pediram novamente algum de seus documentos. Já vi isto acontecer alguma vezes e até com familiares meus.

    abraços,

    Não meu caro, o atende da linha de registro me disse da seguinte forma: dia 24 foi emitida uma carta de exigência solicitando a transcrição de casamento da minha mãe a portuguesa.

    Não entendi o pq ACP solicitou isso sendo que ela e a declarante na minha certidao.

  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    São exigências diferentes para certidões de nascimento diferentes (da sua mãe e a sua).

    Certidão de nascimento da MÃE: Para você solicitar a sua cidadania, é necessário fazer a transcrição de casamento dos SEUS PAIS, SIM, independente de qualquer coisa.. se foi pai ou mãe declarante.. não importa.. TEM que transcrever.

    Certidão de nascimento SUA: Não exige que seja transcrito caso não tenha mudado de nome no casamento. Se mudou de nome, tem que transcrever o casamento também.

  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Esqueci de mencionar o nome do @Igorpt2019 no comentário acima.

    Não sei se falei certo também, mas foi o que eu entendi sobre a documentação.

    Abraços!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Igorpt2019 disse:
    Não meu caro, o atende da linha de registro me disse da seguinte forma: dia 24 foi emitida uma carta de exigência solicitando a transcrição de casamento da minha mãe a portuguesa.
    Não entendi o pq ACP solicitou isso sendo que ela e a declarante na minha certidao.

    Se ambos seus pais são portugueses a transcrição é obrigatória. É este o caso ?
    Talvez também possa ter a ver com diferenças de nome (solteira/casada) de sua mãe.

    abraços,

  • Igorpt2019Igorpt2019 Member 36 PontosPosts: 21

    @julianamb disse:
    Esqueci de mencionar o nome do @Igorpt2019 no comentário acima.

    Não sei se falei certo também, mas foi o que eu entendi sobre a documentação.

    Abraços!

    Muito obrigado pelas informações.

    Vamos lá,

    Minha mãe e a portuguesa e o meu pai e o brasileiro, são divorciados. Quais documentos preciso para dar entrada na transcrição ?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071
    editado abril 2019

    @Igorpt2019 disse:
    Minha mãe e a portuguesa e o meu pai e o brasileiro, são divorciados. Quais documentos preciso para dar entrada na transcrição ?

    Igor, siga nosso guia abaixo:

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

    ps: Já fiz processos de nacionalidade no ACP, de filhas registradas por suas mães, e não foi requerida transcrição de casamento. Talvez você apenas tenha dado azar ou podemos estar começando a vivenciar uma mudança de postura do ACP. Só com uma análise detalhada dos documentos enviados poderíamos avaliar com mais certeza.

    abraços e boa sorte !

  • Igorpt2019Igorpt2019 Member 36 PontosPosts: 21

    Sabe me dizer se eles respondem por email ?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Igorpt2019 disse:
    Sabe me dizer se eles respondem por email ?

    Igor, aguarde a carta chegar e veja seu conteúdo para entender o contexto da exigência. Se quiser, nos contate para que eventualmente possamos lhe ajudar.

    Exigência submetida, o ideal e cumpri-la pois tempo é importante.

    Sobre e-mails, normalmente o ACP não responde e-mails nem envia cópia das cartas de exigência por e-mail.

    Abraços,

  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    Posso estar enganado, mas lembro que ter lido em algum lugar que não é necessário transcrever o casamento somente nos casos em que o pai é o português, casado com brasileira e ele é o declarante na certidão. E que os outros casos, como por exemplo, ambos portugueses, mãe portuguesa e pai brasileiro declarante ou não, precisariam da transcrição.
    Não entendi a razão da diferenciação, mas foi o que acabei fixando. Mas realmente não sei se é esse o entendimento do Acp.
    Boa sorte e abs

  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    @rodrigocruz disse:
    Posso estar enganado, mas lembro que ter lido em algum lugar que não é necessário transcrever o casamento somente nos casos em que o pai é o português, casado com brasileira e ele é o declarante na certidão. E que os outros casos, como por exemplo, ambos portugueses, mãe portuguesa e pai brasileiro declarante ou não, precisariam da transcrição.
    Não entendi a razão da diferenciação, mas foi o que acabei fixando. Mas realmente não sei se é esse o entendimento do Acp.
    Boa sorte e abs

    Eu também entendi dessa forma. Apenas quando é o pai português declarante que não precisa de transcrição. De resto, sim.

    Hoje já vi mais processos indo pra registro com datas entre 15 e 18 de janeiro.

    Daqui a pouco começa a galera de fevereiro.

  • brasilhenriquebrasilhenrique Moderator 225 PontosPosts: 67

    Não é porque a mãe é a declarante que automaticamente pedem a transcrição do casamento.

    Pelo menos essa é a diretriz até o momento.

    Devemos ter mais informações sobre esse caso em específico para entender o que se passa.

    CEGVRafa1509LuisMariano
  • LuisMarianoLuisMariano Member 707 PontosPosts: 464
    editado abril 2019

    @rodrigocruz, @mabarros, até o momento quase todas as conservatórias exigem a transcrição do casamento para a atribuição dos filhos e netos, porém ainda havia algumas que não exigiam quando o pai português ou mãe portuguesa é a declarante.
    Sabíamos que essas conservatórias, ditas mais liberais, poderiam a qualquer momento passar a exigir a transcrição do casamento, mas não acredito que tenham mudado agora sem avisar
    É impossível opinar sem conhecer os detalhes dos processos que caíram nessa exigência.
    Uma simples mudança do nome da mãe com o casamento, pode ser motivo de exigência.
    Veja o tópico do Portal sobre transcrição de casamento
    http://www.portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/196/preciso-transcrever-o-casamento-dos-meus-pais-ou-avos#latest

    CEGVEpidauraMoreira
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

    @Igorpt2019,

    Por um acaso sua mãe mudou de sobrenome?

    Ou seja:

    No assento de nascimento português dela consta FULANA DE TAL (solteira) e na sua certidão brasileira consta FULANA DE TAL E QUAL?

    Se for isso, a charada foi matada!

    Isso não acontece no caso de homens pq, raramente, mudam de sobrenome! Aliás, se eu não me engano, isso é recente no Brasil (homem mudar de sobrenome pos casamento).

    LuisMariano
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071
    editado abril 2019

    @Igorpt2019 , @julianamb , @rodrigocruz , @mabarros

    Pedi confirmação aos nossos outros moderadores e o Luis Mariano também deu a opinião dele como regular colaborador nosso.

    Como disse, sem uma análise mais detalhada dos documentos e do teor da exigência, é difícil dizer algo com certeza.

    Vejam que saber exatamente o que ocorreu é muito importante aqui no Portal pois sempre atualizamos nossos guias, já bem completos, com casos específicos e mudanças de procedimentos nas CRCs.

    abraços,

    LuisMariano
  • Igorpt2019Igorpt2019 Member 36 PontosPosts: 21

    @Rafa1509 disse:
    @Igorpt2019,

    Por um acaso sua mãe mudou de sobrenome?

    Ou seja:

    No assento de nascimento português dela consta FULANA DE TAL (solteira) e na sua certidão brasileira consta FULANA DE TAL E QUAL?

    Se for isso, a charada foi matada!

    Isso não acontece no caso de homens pq, raramente, mudam de sobrenome! Aliás, se eu não me engano, isso é recente no Brasil (homem mudar de sobrenome pos casamento).

    Minha mãe se chama Isabela salvo, porém nos meus doc, consta como Isabela salvo chaves, eles devem ter encrespado com o nome, só pode.

    LuisMariano
  • Igorpt2019Igorpt2019 Member 36 PontosPosts: 21

    @Rafa1509 disse:
    @Igorpt2019,

    Por um acaso sua mãe mudou de sobrenome?

    Ou seja:

    No assento de nascimento português dela consta FULANA DE TAL (solteira) e na sua certidão brasileira consta FULANA DE TAL E QUAL?

    Se for isso, a charada foi matada!

    Isso não acontece no caso de homens pq, raramente, mudam de sobrenome! Aliás, se eu não me engano, isso é recente no Brasil (homem mudar de sobrenome pos casamento).

    Isabela salvo chaves e o nome antigo de casado dela.

    LuisMariano
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

    Então a exigência é certa!

    Vc terá que transcrever!

    CEGVLuisMariano
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Igorpt2019 disse:
    Minha mãe se chama Isabela salvo, porém nos meus doc, consta como Isabela salvo chaves, eles devem ter encrespado com o nome, só pode.

    Então, caso entenda que está informalmente esclarecida a questão e você sabendo informalmente do teor da exigência, nada melhor que começar a relacionar documentos e requerimento para solicitar a transcrição do casamento de sua mãe. Veja nosso tópico de Ponta Delgada em

    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

    Abraços e ótima sorte

  • Igorpt2019Igorpt2019 Member 36 PontosPosts: 21

    @Rafa1509 disse:
    Então a exigência é certa!

    Vc terá que transcrever!

    @CEGV disse:

    @Igorpt2019 disse:
    Minha mãe se chama Isabela salvo, porém nos meus doc, consta como Isabela salvo chaves, eles devem ter encrespado com o nome, só pode.

    Então, caso entenda que está informalmente esclarecida a questão e você sabendo informalmente do teor da exigência, nada melhor que começar a relacionar documentos e requerimento para solicitar a transcrição do casamento de sua mãe. Veja nosso tópico de Ponta Delgada em

    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

    Abraços e ótima sorte

    Obrigado amigos, agora é saber aonde eu posso fazer essa transcrição o mais rápido possível pessoalmente aqui em portugal, pois o atendente disse que eu tenho 20 dias corridos.

  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

    @Igorpt2019 disse:

    @Rafa1509 disse:
    Então a exigência é certa!

    Vc terá que transcrever!

    @CEGV disse:

    @Igorpt2019 disse:
    Minha mãe se chama Isabela salvo, porém nos meus doc, consta como Isabela salvo chaves, eles devem ter encrespado com o nome, só pode.

    Então, caso entenda que está informalmente esclarecida a questão e você sabendo informalmente do teor da exigência, nada melhor que começar a relacionar documentos e requerimento para solicitar a transcrição do casamento de sua mãe. Veja nosso tópico de Ponta Delgada em

    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/7/transcricao-de-casamento-em-ponta-delgada/p1

    Abraços e ótima sorte

    Obrigado amigos, agora é saber aonde eu posso fazer essa transcrição o mais rápido possível pessoalmente aqui em portugal, pois o atendente disse que eu tenho 20 dias corridos.

    Em qlq Conservatória do Registo Civil!

    Leve a carta de exigência, junto com os documentos, e explique...

    Procure alguma do interior, costumam ser mais rápidas... Há um relato abaixo que te ajudará:

    http://www.portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/55/averbacao-transcricao-presencial-de-casamento-conservatoria-do-registo-civil-de-ermesinde-porto

    Igorpt2019
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    @CEGV e @LuisMariano compreendido :smile:

  • JeaneJeane Member 96 PontosPosts: 12

    Oi colegas, em especial @CEGV e @EpidauraMoreira (que merece "ein Prost" pelo sucesso do tio). A gente vem observando que o ACP tem se tornado mais exigente com detalhes que antes não tinham muita relevância. Minha filha "alemâ" estará em Portugal na semana próxima. Ela pretende ir presencialmente ao balcão de Nacionalidade no ACP para dar entrada no requerimento dela. Ajuda, por favor: as certidões são analisadas na hora do atendimento? Isto é, se existir algum erro já será motivo para não receberem o processo? Ou os detalhes de cada documento serão analisados posteriormente. Alguém já passou pela experiência da entrega presencial? Obrigada, boa sorte para todos nós.

    marcelo_12meses
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323
    editado abril 2019

    @Jeane disse:
    as certidões são analisadas na hora do atendimento?

    Não!

    Isto é, se existir algum erro já será motivo para não receberem o processo? Ou os detalhes de cada documento serão analisados posteriormente.

    As exigências são feitas pelos próprios Conservadores, que não ficam "na linha de frente" dos recebimentos das Conservatórias

    Alguém já passou pela experiência da entrega presencial?

    Inúmeras pessoas, porém, deixo para essas relatar

    Obrigada, boa sorte para todos nós.

    Aproveite o Portal!

    CEGV
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444
    editado abril 2019

    Obrigado amigos, agora é saber aonde eu posso fazer essa transcrição o mais rápido possível pessoalmente aqui em portugal, pois o atendente disse que eu tenho 20 dias corridos.

    Caro @Igorpt2019 ,sugiro.... Ponta Delgada, até o momento imbativel quando se trata de rapidez na transcriçao de casamentos, quando a papelada esta certinha!

    Em nosso projeto familiar, ja mandamos fazer ali 3 (três!) transcriçoes de casamento, de diferentes geraçoes (um dos casamentos celebrado em 1898!!!!! século XIX !!!), com resultados para nossa inteira satisfaçao!

    "Corra la no meio do Atlântico" agora, com a papelada toda! Boa sorte!

    CEGVmarcelo_12meses
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    Tem que ver onde foi informado, no processo de cidadania, o endereço do requerente.

    Se foi Europa ou Portugal continental, o prazo será de 20 dias úteis, a partir da data do ofício. Se o endereço foi do Brasil, o requerente terá 20 + 30 dias úteis, a partir da data do ofício, para atender a exigência.

    abraços,

  • JeaneJeane Member 96 PontosPosts: 12

    @Rafa1509 , obrigada pelas informações. Minha preocupação é porque na certidão de nascimento desta minha filha que trabalha em Frankfurt, existe um erro no prenome da minha mãe, avó materna dela. Já dei entrada no cartório para retificar, mas o prazo e de 15 dias. Tivemos feriados aqui e também em Portugal, que quebrou o ritmo do trabalho. E vem aí mais um, o Dia do Trabalho. Bom feriado pra todos!

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    Bom dia. O processo da minha tia caiu em exigência no ACP. Pedem a certidão de casamento brasileira p comprovar a alteração do nome dela. Só que a certidão de nascimento dela de inteiro teor já veio c casamento é mudança de nome averbada nela. Foi essa certidão q enviamos. Alguém sabe se mudou a diretriz? Estou no Porto. Até tenho a certidão de casamento apostilada pois ia usar p transcrever o casamento. Acham q poderia enviar um email urgente ou ir la pessoalmente p saber sobre isso. Fiz vários processos assim é sempre saiu sem problemas. Obrigada

  • MargareteMargarete Member 52 PontosPosts: 9

    @TeresaFarias, enviar e-mail não resolve. Só atrapalha o trabalho dos funcionários já tão sobrecarregados! Mas seu caso é muito simples. Se está no Porto, sugiro ir pessoalmente a ACP com a original e cópia da certidão de nascimento. Explica que usará a original para transcrever o casamento. O funcionário irá autenticar a cópia no ato e devolverá a original (foi assim que aconteceu comigo na CRC de Lisboa).
    Também pode autenticar uma cópia num notário e enviar pelos ctt (com aviso de receção) juntamente com uma cartinha simples explicativa de que está cumprindo exigência. Boa Sorte!

  • MargareteMargarete Member 52 PontosPosts: 9

    @TeresaFarias, desculpa, quis dizer: "certidão de CASAMENTO".

  • TeresaFariasTeresaFarias Member 403 PontosPosts: 158

    @Margarete farei isso segunda feira. Espero que possa pois o processo não é meu. Mas gostaria de saber se mudaram o entendimento pois sempre aceitaram a averbação feita na certidão de nascimento.

  • Igorpt2019Igorpt2019 Member 36 PontosPosts: 21

    Amigos, após entregue a exigência pessoalmente no balcão da acp, quanto tempo leva para concluir ?

  • rodrigocruzrodrigocruz Member 348 PontosPosts: 79

    Pessoal, só atualizando as informações do meu processo. Foi numerado em 09/01, encaminhado para registro em 15/04 e, em 30/04 resolvi arriscar e fazer um pedido de certidão no civilonline. Recebi hoje (02/05) a certidão, que foi lavrada em 30/04. Mais uma vez obrigado a todos deste espaço!

    @brasilhenrique acredito que a sua já esteja por lá tb! Abs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.