PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Preenchimento do Requerimento tipo 1D para Processos de Netos que vão demonstrar Laços Efetivos

CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

Novo tópico sobre o Preenchimento do Requerimento tipo 1D para Processos de Netos que vão demonstrar Laços Efetivos

Apesar do preenchimento ser muito semelhante ao processo tipo 1D para netos já naturalizados, a grande diferença é a relação dos documentos e motivos que demonstrem os Laços Efetivos com a comunidade Portuguesa.

Abaixo nossas publicações

Comentários

  • AnacrisAnacris Member 32 PontosPosts: 14

    Boa noite a todos. Parabéns pelo instrutivo portal! Tenho dúvidas no que diz respeito ao preenchimento do formulário 1D no que se refere a CONVERSÃO DE NETOS AINDA NÃO NATURALIZADOS, o quadro 2 itens 2( no caso o assento de batismo será anexado ao processo ), 5 e 6. Obrigada pela ajuda.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado março 2019

    O requerimento é claro e diz

    "Não sendo apresentada a certidão do registro de nascimento do ascendente do segundo grau, da linha reta (avó/avô) que referiu anteriormente, indicar o local e data de nascimento do mesmo"

    Quando é apresentado o assento civil ou de batismo não há necessidade de preenchimento do item 2 do quadro 2. Preencha apenas o item 1, 3 e 5

    ressalto que a certidão de batismo deve ser "CERTIFICADA" pelo arquivo distrital.

  • AnacrisAnacris Member 32 PontosPosts: 14

    CEGV . Possuo o assento de batismo certificado emitido pelo Arquivo Distrital de Braga. Gostaria de saber ,quais são as circunstâncias relevantes de que se trata o item 5 do formulário? obrigada pelas instruções.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Anacris disse:
    CEGV . Possuo o assento de batismo certificado emitido pelo Arquivo Distrital de Braga. Gostaria de saber ,quais são as circunstâncias relevantes de que se trata o item 5 do formulário? obrigada pelas instruções.

    Veja a seguinte publicação (tem até imagem do que você perguntou...)

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/62/preenchimento-do-requerimento-tipo-1d-para-processos-de-conversao-de-netos-ja-naturalizados/p1

    Se ainda sobrar alguma dúvida, basta publicar aqui.

  • AnacrisAnacris Member 32 PontosPosts: 14

    obrigada !

  • AnacrisAnacris Member 32 PontosPosts: 14

    CEGV o meu caso é Netos ainda não naturalizados.

  • AnacrisAnacris Member 32 PontosPosts: 14

    CEGV não existe ainda o tópico Preenchimento do formúlário 1D para NETOS AINDA NÃO NATURALIZADOS ?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Anacris disse:
    CEGV não existe ainda o tópico Preenchimento do formúlário 1D para NETOS AINDA NÃO NATURALIZADOS ?

    O processo de preenchimento é praticamente o mesmo pois o formulário é o mesmo. A diferença é que para os Netos ainda não naturalizados é fundamental relacionar no quadro 2 campo 5 (e quadro 4, item 5) os documentos que serão enviados para embasar a afirmação que o requerente *Possui Ligação Efetiva com a Comunidade Nacional, requerida pelo regulamento de julho/17

  • AnacrisAnacris Member 32 PontosPosts: 14

    CEGV Bom dia ! Minha dúvida é com relação ao preenchimento do quadro 2 item 5. Será necessário preencher esse item? Obrigada.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Anacris disse:
    CEGV Bom dia ! Minha dúvida é com relação ao preenchimento do quadro 2 item 5. Será necessário preencher esse item? Obrigada.

    sim... deve justificar e comprovar laços efetivos de ligação à comunidade portuguesa. E no quadro 4 relacionar os documentos enviados.

  • AnacrisAnacris Member 32 PontosPosts: 14

    CEGV informo no quadro 2 item 5 no que se refere a " Considera relevantes as seguintes circunstâncias " , a informação que Possuo ligação efetiva com a comunidade nacional. Correto? Obrigada pelos esclarecimentos.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Anacris disse:
    CEGV informo no quadro 2 item 5 no que se refere a " Considera relevantes as seguintes circunstâncias " , a informação que Possuo ligação efetiva com a comunidade nacional. Correto? Obrigada pelos esclarecimentos.

    Isso. A informação/justificativa no quadro 2 e os documentos relacionados no quadro 4.

  • AnacrisAnacris Member 32 PontosPosts: 14

    CEGV posso mencionar Viagens regulares a Portugal no quadro 2 item 5?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Anacris disse:
    CEGV posso mencionar Viagens regulares a Portugal no quadro 2 item 5?

    Entendo que sim. Mas também entendo que o que for dito no quadro 2 item 5 deve ser comprovado por documentos e, estes (documentos), relacionados no quadro 4 item 5.

    abraços,

  • AnacrisAnacris Member 32 PontosPosts: 14

    Boa tarde! Gostaria de saber , se é necessário preencher o quadro 2 item 6 do formulário 1D para netos ainda não Naturalizados. Obrigada pelos esclarecimentos.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Anacris disse:
    Boa tarde! Gostaria de saber , se é necessário preencher o quadro 2 item 6 do formulário 1D para netos ainda não Naturalizados. Obrigada pelos esclarecimentos.

    Nada a preencher. O Item 6 é um aviso aos requerentes, que o certificado de registro criminal português do requerente será obtido pela própria CRCentrais. (Então não adianta enviar o registro criminal português, a fim de "agilizar" o processo, pois ele não será utilizado." (já tentei isso uma vez... rsssss :wink: )

    "6. Pretende que o certificado do registo criminal português seja obtido oficiosamente pela CRC"

    abraços,

  • AnacrisAnacris Member 32 PontosPosts: 14

    CEGV então respondo NÃO no item 6.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Anacris disse:
    CEGV então respondo NÃO no item 6.

    NÃO há o que responder no item 6

  • AnacrisAnacris Member 32 PontosPosts: 14

    Obrigada,!

  • AnacrisAnacris Member 32 PontosPosts: 14

    Boa noite ! Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao preenchimento do quadro 4 - item 5.: Menciono no item 5 , os comprovantes que irei anexar no processo referente à Deslocação Regular a Portugal , tais como: Cópia dos Passaportes com registros de entrada em Portugal, Fotos das viagens, notas fiscais dos hotéis ? Obrigada pelos esclarecimentos.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Anacris disse:
    Boa noite ! Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao preenchimento do quadro 4 - item 5.: Menciono no item 5 , os comprovantes que irei anexar no processo referente à Deslocação Regular a Portugal , tais como: Cópia dos Passaportes com registros de entrada em Portugal, Fotos das viagens, notas fiscais dos hotéis ? Obrigada pelos esclarecimentos.

    Não tem espaço para colocar tudo. Então, se fosse comigo, colocaria algo como
    "Conjunto de documentos probatórios de Ligação Efetiva, conforme Anexo 1"

    O "Anexo 1" seria então uma página onde você relacionará todos os documentos que enviará para comprovação. Como o número de linhas para relação de documentos é bem restrita e a alternativa é fazer um outro requerimento (página 2), eu pensaria em relacionar anexos.

    Apenas uma ideia.. Use a seu critério e risco. Sinceramente nunca fiz exatamente isso em um processo mas já enviei explicações em cartas anexas e nunca devolveram um processo meu.

    Ana... nosso papo é completamente *off topic aqui. Vou transferir suas publicações (e minhas) para o tópico adequado.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    reservado...

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    reservado...

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    reservado...

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    reservado...

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    reservado...

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    reservado...

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    reservado...

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    reservado...

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    reservado...

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    reservado...

  • AnacrisAnacris Member 32 PontosPosts: 14

    CEGV , o espaço do item 5 cabe as informações referentes as comprovações do deslocamento regular a Portugal . Obrigada pela ajuda.

    CEGV
  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    Olá, um amigo me pediu uma ajuda e não soube responder.

    No formulário 1D, Quadro 2, item 1 - "Nome da avó/avô português:"

    Gostaríamos de saber se é para preencher o nome do avô como está no batismo (1 nome somente ex: Joaquim) ou o nome completo com sobrenome?

    Abraços!

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado junho 2019

    @julianamb disse:
    No formulário 1D, Quadro 2, item 1 - "Nome da avó/avô português:"
    Gostaríamos de saber se é para preencher o nome do avô como está no batismo (1 nome somente ex: Joaquim) ou o nome completo com sobrenome?

    Juliana, todos os dados devem acompanhar os documentos. Se os nomes em todos documentos não forem iguais, dependendo do caso, deve ser requerida a retificação de documentos. Então, caso iguais, os nomes do "avô/avó" português(a) serão os mesmos na certidão de nascimento do neto, na certidão de nascimento do pai e, naturalmente, no assento do avô/avó.

    Processos de netos podem ser mais complicados que o normal devido à necessidade de demonstração de laços efetivos que, muito comumente, são interpretados equivocadamente, criando riscos para o processo e, obviamente, perda de tempo e recursos financeiros dos interessados. Caso seu amigo queira bater um papo, estou à disposição.

    abraços,

  • julianambjulianamb Member 309 PontosPosts: 112

    @CEGV disse:
    ... Então, caso iguais, os nomes do "avô/avó" português(a) serão os mesmos na certidão de nascimento do neto, na certidão de nascimento do pai e, naturalmente, no assento do avô/avó.
    ...

    Olá @CEGV , Obrigada pela resposta!

    Na verdade a dúvida foi porque no batismo do avô só vem escrito o primeiro nome, não vem o nome completo conforme as certidões do Brasil.
    Então ele vai colocar o nome completo, conforme consta na certidão de nascimento do pai dele.

    Grata!

    CEGV
  • ANDREROLFSENANDREROLFSEN Member 135 PontosPosts: 35

    @CEGV disse:
    Novo tópico sobre o Preenchimento do Requerimento tipo 1D para Processos de Netos que vão demonstrar Laços Efetivos

    Apesar do preenchimento ser muito semelhante ao processo tipo 1D para netos já naturalizados, a grande diferença é a relação dos documentos e motivos que demonstrem os Laços Efetivos com a comunidade Portuguesa.

    Abaixo nossas publicações

  • ANDREROLFSENANDREROLFSEN Member 135 PontosPosts: 35

    Boa noite ... se tirar pelo avô pulando uma geração... demonstrando laços de efetivos etc... depois conseguimos passar para nosso filhos esposa?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @ANDREROLFSEN disse:
    Boa noite ... se tirar pelo avô pulando uma geração... demonstrando laços de efetivos etc... depois conseguimos passar para nosso filhos esposa?

    sim

  • ANDREROLFSENANDREROLFSEN Member 135 PontosPosts: 35

    CEGV obrigado pela resposta e boa noite a todos...

    CEGV
  • Charles182Charles182 Member 4 PontosPosts: 0

    Boa tarde, estou com algumas dúvidas em relação ao preenchimento do Modelo 1D. Sou neto de portugueses, mas não sou naturalizado.

    Nos campos relacionados a "Doc de Identificação", "Data" e "Emitido por" como devo realizar o procedimento?

    É suficiente a minha assinatura autenticada no campo "assinatura do declarante reconhecida presencialmente" em cartório brasileiro?

    Grato

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Oi @Charles182 , bem vindo

    transferi sua mensagem para este tópico que, acredito, tem o que você precisa. Dê uma lida nas mensagens (é um tópico pequeno) e depois, se sobrar alguma dúvida, não hesite em me procurar, ok ?

    @Charles182 disse:
    Boa tarde, estou com algumas dúvidas em relação ao preenchimento do Modelo 1D. Sou neto de portugueses, mas não sou naturalizado.
    Nos campos relacionados a "Doc de Identificação", "Data" e "Emitido por" como devo realizar o procedimento?

    Seus documentos brasileiros: RG (identidade) ou Passaporte. CNH e outros documentos não são aceitos.

    É suficiente a minha assinatura autenticada no campo "assinatura do declarante reconhecida presencialmente" em cartório brasileiro?

    Firma reconhecida por Autenticidade, com autenticação realizada em cartório ou em consulado português (gratuitamente).

    abraços e aproveite nosso portal.

  • ariabreariabre Member 42 PontosPosts: 4

    No quadro 5 do formulário 1D há espaço para duas assinaturas: É necessário assinar duas vezes? É necessário reconhecer as duas assinaturas?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @ariabre disse:
    No quadro 5 do formulário 1D há espaço para duas assinaturas: É necessário assinar duas vezes? É necessário reconhecer as duas assinaturas?

    Não... o espaço é para ambos pais assinarem e não para o requerente maior de idade assinar 2 vezes.

    abraços,

  • fabiorlfabiorl Member 15 PontosPosts: 1

    Olá, boa noite.
    Poderia me ajudar com uma dúvida de preenchimento por favor?
    Por conta da nova lei para os processos de netos e comprovação dos laços apenas pela língua, como ficariam os preenchimentos dos Quadro 2-item 5 e Quadro 4-item 5? Preciso colocar alguma coisa ou deixo em branco mesmo?

    Pretendo enviar um diploma de escola para comprovar o conhecimento do português, acho que seria necessário mesmo, correto?
    Muito obrigado!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @fabiorl disse:
    Olá, boa noite.
    Poderia me ajudar com uma dúvida de preenchimento por favor?
    Por conta da nova lei para os processos de netos e comprovação dos laços apenas pela língua, como ficariam os preenchimentos dos Quadro 2-item 5 e Quadro 4-item 5? Preciso colocar alguma coisa ou deixo em branco mesmo?

    Mande cópia autenticada e apostilada de seu certificado de conclusão do ensino médio ou formação universitária. Se nasceu e viveu a vida inteira no Brasil, não precisará mandar qualquer tipo de comprovação.

    Pretendo enviar um diploma de escola para comprovar o conhecimento do português, acho que seria necessário mesmo, correto?

    veja o que escrevi acima.

    Muito obrigado!

    abraços e ótima sorte,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.