Acompanhamento de Processos de Conversão de Nacionalidade Derivada em Originária (6.4 para 1.1-D)
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Comentários
Gente, eu juro, eu nao entendo vcs! Eu não importo hora nenhuma em ter que ligar pra LR. Minha ansiedade é tantaaa há 13 anos que 1 horinha não é nada. Entendo que são
milhares de ligações todos os dias e não há nada a fazer a nao ser aguardar. Acho que depende do interesse de vcs em saber ou nao a que pé está seu processo.
O IRN criou a LR para, principalmente, liberar seus funcionários da CRCentrais, ACP e outras conservatórias do trabalho de responder e-mails com pedidos de informações sobre processos. Sabendo disso os funcionários do IRN normalmente respondem e-mails com pedidos de informações (que podem ser obtidas pelo canal oficial - LR) de forma lacônica, com respostas padrões (tipo copia e cola, iguais para todos*) e, desta forma, não muito confiáveis. Em resumo, se a pergunta for "padrão", a resposta será "padrão", quando se dão ao trabalho de respondê-las.
Se você realmente quer informações sobre o processo de seu pai não conseguirá se desvencilhar das ligações para a LR. Enviar e-mails para apenas consultar o estado de processos desaconselho pois toma tempo exatamente dos funcionários que precisam trabalhar nos nossos processos. Por isso a LR foi criada.
Temos um tópico aqui que explica como ligar para a LR e o que dizer...
https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1
abraços e boa sorte.
> JR494 31/07/17 335 C C 488xx/17 30/11/18 8 FINALIZADO
Azul é uma cor tão bonitaaaaaa... ai, ai...
@NanaMa interesse eu tenho e muito, mas acredito que se todos ligassem menos, os funcionarios, que nao poucos, se dedicariam mais a trabalhar nos processos e menos no telefone aquietando corações aflitos. Sou uma pessoa ansiosa tb, mas tenho feito um grande esforço para me acalmar e deixar o barco rolar. Quero receber uma noticia com uma surpresa, assim, do nada...
@Raffles, no caso da LR, a função deles é única e exclusivamente a de prestar informações. Foi para isso que a LR foi criada.
O que atrapalha muito é o envio de e-mails para os funcionários responsáveis pelos processos e ligações diretamente para as conservatórias. Isso sim atrapalha o andamento dos trabalhos dos funcionários responsáveis pelo trâmite processual. Já vi em diversos e-mails reclamações de conservadores sobre envio de e-mails solicitando atualizações de estado de processos e constantemente lembram que ao separar tempo para responder requerentes deixam de fazer sua função principal, de analisar e decidir processos de cidadania.
abraços,
@CEGV , poderia atualizar o status do meu processo para EM ANALISE? (JoseCarlosCP (pai))
Obrigado
Acabei de ligar. Só falta o despacho. Ah que felicidade! Tá chegando a minha hora!
olá amigos você pode explicar a mensagem para mim e é meu pedido concedido ou não
a resposta deles foi:
" Informo que o processo supra aguarda emissão de parecer, no sentido de ser submetido a decisão ministerial."
@CEGV obrigado por atualizar soltane 17 ××× / 18 .... dez2017
obrigado
Foi submetido para decisão e deferimento, pelo MJ, dos laços efetivos apresentados. Qualquer processo de netos, inclusive convolantes, passa por isso. Como é um processo de neto já naturalizado anteriormente, não há com o que se preocupar. No retorno de resposta positiva do despacho do MJ, o Conservador deferirá, através de despacho, e encaminhará para averbamento.
É informação relevante pois vemos que
Processos de Dez-17 já estão sendo enviados para despacho pelo MJ português
abraços,
@CEGV obrigado,gracias,merci &thank you
Gostaria de enaltecer a postagem de nossa colega Fernanda Andrade, em outro tópico, que vem para muito nos alumiar:
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/comment/9743#Comment_9743
OBS: Eu enalteci aqui pois achei que nem todos estariam lendo outros tópicos e, então, para que ninguém ficasse sem ser alumiado. Mas acho que se forem comentar, deveríamos comentar lá no outro tópico.
@marcelo_12meses, é a mesma notícia que acabo de colocar no tópico de Fatos Relevantes e notícias. Se realmente "rolar" este sistema (e funcionar) será ótimo. Como disse na minha publicação, acho muito curioso (e suspeito) que não tenha conseguido achar nada sobre o assunto na mídia portuguesa e sites do governo (IRN, MJ)
Olha que coisa boa... E o website já está funcionando, mas vai faltar a senha que segundo a matéria pode ser solicitada pelo telefone. É o que sempre falamos... era uma coisa simples de se fazer e que irá trazer mais transparência ao processo!! Muito bom!!!
Gostaria aqui de fazer um desabafo. Não sei se é o lugar certo ou apropriado. Mas agora entrei no Facebook para ver se as pessoas de um grupo, que eu participava lá, já estavam sabendo dessa boa notícia. Para a minha surpresa, no entanto, o grupo não estava disponível em minha página. Me excluiram porque eu falei para uma pessoa, recentemente, que ela não precisava de contratar advogado, pois o processo poderia muito bem ser feito por conta própria. O que é uma pura verdade.
Há até pouco tempo atrás este grupo era independente, mas fechou um acordo com uma assessoria jurídica. O que pode não ser errado perante a lei, mas ao meu é algo no mínimo IMORAL. Pois ali eles tentam lubridiar e conquistar "clientes" que muitas vezes estão desinformados e são fisgados a pagarem milhares de reais em um processo muitas vezes simples. Sendo que entram nestes grupos para buscar ajudar e também ajudarem de alguma forma. (O pior que este grupo que falo era independente e se "vendeu", sem a consulta dos participantes)
Para mim, situações como essas são tristes!! Desculpem pelo desabafo....
@CEGV @jhonnypc
muito obrigado pela informação do novo site
https://oglobo.globo.com/mundo/portugal-cria-site-para-agilizar-consulta-dos-pedidos-de-cidadania-23721745?utm_source=aplicativoOGlobo&utm_medium=aplicativo&utm_campaign=compartilhar
Até que enfim!!!!!
Jhonny, "há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar nossa vã filosofia"
Conheço os antigos administradores, conheço o atual administrador e "dono" e conheço o que aconteceu. O "dono", que "criou" o grupo e que sumiu durantes anos, reapareceu (ninguém havia removido os "direitos dele" sobre o grupo), discutiu e baniu os administradores, que carregaram durante anos o grupo (eu sei pois estava lá há anos). Estes abnegados administradores é que tornaram um grupo pequeno em um grupo com mais de 40.000 membros. O "dono" resolveu então fazer um acordo com uma assessoria brasileira, mudando o conceito do grupo. Quando isso ocorreu muitos colaboradores importantes, por discordar do "novo conceito" saíram e, pouco mais tarde, outros tantos (como eu) foram banidos.
O maior problema deles agora é que não têm gente suficiente, com conhecimento suficiente, interessada realmente em instruir os membros que ficaram e os novos membros. A história agora é busca de clientes e oferta de serviços. As conversas (publicações) nos últimos meses, por falta dos "reais especialistas", estão frágeis e cheias de erros. Se continuar do jeito que está muita gente vai tentar fazer seu próprio processo e quebrar a cara. Obviamente, um grupo frágil e onde informações ruins são propagadas não durará muito.
Deixei lá centenas senão alguns poucos milhares de orientações e textos...
É... a gente tem que aprender a se desprender.. rsssss
Abraços,
Agora é tentar descobrir como as pessoas que estão no Brasil e já possuem o processo vão conseguir a senha.
Provavelmente a LR vai informar ou os consulados no Brasil. Depende se vão exigir a apresentação de documentos ou somente a "confirmação positiva" (dados que somente o requerente sabe) para ceder o código de acesso.
mensagem do site:https://nacionalidade.justica.gov.pt/
Encontra a sua senha no documento que recebeu com informação de que o seu pedido foi registado, se este foi emitido após 1 de Julho de 2019.
Se não a tem, qualquer que seja a data do seu pedido, pode obter a sua senha de acesso num espaço IRN, Registo ou conservatória mais próxima de si com serviços de nacionalidade.
Para obter a sua senha de acesso é necessário:
Que seja a pessoa que pediu a nacionalidade e apresente um documento de identificação
Que seja uma pessoa com uma procuração com uma assinatura reconhecida da pessoa que pediu a nacionalidade
Na Conservatória dos Registos Centrais, em Lisboa, sem marcação prévia é possível obter a sua senha de acesso.
Verdade, não tem a informação que a senha será informada pela LR.
Ja li a reportagem, vamos ver se os novos processos a serem numerados ja virao com esse codigo de acesso. Os nossos que estao em andamento, dependeremos de ter um codigo. Ja escrevi para a minha ilustre advogada pedindo a ela que se informe sobre o assunto e me forneça o codigo. Vamos aguardar, parece que os portugas estao mais despertos!
Esse grupo é do advogado MG?
—-
Aleluia!!! Já não era sem tempo!
Por favor assim que alguém achar o “caminho das pedras” para ter acesso à senha (sem ser presencialmente na conservatória), compartilhe.
Pelo menos a ligações de madrugada não serão mais necessárias, já torna a coisa menos sofrida.
Bom dia senhores, Liguei novamente hoje as 05:20 na LR e fui atendido por uma atendente muito simpática as 06:38. O processo de meu irmão GR388 está a aguardar o parecer da conservadora. As diligencias externas já foram concluídas. Pedi orientações de como obter a senha para aceder ao sitio https://nacionalidade.justica.gov.pt/ e ela gentilmente me passou a senha, embora não tenha funcionado. Talvez eu tenha anotado algo errado ou ela tenha se enganado. Já tentei trocar os 6 por 3 mas não deu certo. Fica aqui a dica de como obter a senha. Espero que funcione para os próximos.
Tentei novamente aceder ao sitio e agora a senha funcionou.
Segue o link com a imagem da consulta ao sitio https://nacionalidade.justica.gov.pt https://www.dropbox.com/s/qm4mw2s9ax1alls/GR388.jpg?dl=0.
Bom dia a tod@s
Também liguei agora pela manhã!
Meu processo aguarda a resposta apenas do SEF agora, todos os outros dois órgãos já encaminharam a resposta, pode atualizar na próxima tabela @CEGV !!!
Também pedi a senha para o sistema de acompanhamento que me foi fornecida!
Agora continuar na torcida para as coisas andarem mais rápido!
Perfeito! Vou ligar para pegar a senha tb!
Olá Eu pedi a senha e o curador me enviou muito obrigado
Alguém sabe me dizer quanto tempo em média leva essa fase do Despacho e depois o registro? Tem alguma média de tempo? Obrigada!
Esse site vai funcionar pros processos de convolação?
Sim, conforme mencionou o amigo JR494 nessa página logo acima.
Ao meu ver, amigão, o tal grupo nunca foi independente, mas sempre foi uma iniciativa embrionária de construir um conjunto de potenciais clientes até que, em um determinado momento, os vilões se satisfizeram com o número de indivíduos que conseguiram colecionar.
Drogas também são comumente oferecidas gratuitamente no início, quando se quer viciar um cliente em potencial. Depois que ele se viciar, aí já começa a cobrar. E se não pagar, entra na porrada, morre, corta a mão, num sei.
Acabei de obter a senha de acesso pela Linha Registos, e funcionou!!! Segue abaixo a tela que me apareceu...
Enviei um pedido da senha para rcentrais.atribuicao@irn.mj.pt.
Será que fiz o correto ?
Se o endereço estiver incorreto, alguém pode me dizer o certo ?
Alguém conseguiu a senha sem falar por telefone, direto por email ?
@soltane curador seria seu advogado? Eu pedi tb ontem e ela me responde somente que agora eles estao analisando processos de 10/2017. Insisti de novo. Sera que ela nao recebeu uma lista das senhas de todos os processos acompanhados la por ela?
Consegui a senha pela LR tbm.
@CEGV, poderia alterar as informações sobre meu processo?
sarahcampos (pai) 048xx/19 Aguarda consulta de entidades externas
Infelizmente não sei a data, pois peguei a informação pelo site. Obrigada.
O desafio agora é conseguir ligar para a linha de registos. Fiquei 1h, caiu e não consigo mais.
Liguei na LR de registros hoje e o processo já teve retorno de todas entidades externas (o último foi o DGAJ em 04/2019), e agora está novamente em análise. Infelizmente a atendente não passou mais detalhes. Esse status análise poderia ser da analise dos laços efetivos?
Obrigado
Também consegui a senha e o acesso ao sítio!
Que maravilha, confesso que não irei sentir nenhuma saudade do saxofonezinho maroto da URA da LR. Agora é ficar acompanhando as bolinhas sendo coloridas
Hoje foi complicado, tentei por mais de uma hora tb, caiu, tentei de novo, nem aceitaram a ligação, tentei mais uma vez e depois de outra hora consegui.
Sarah, processo que deu entrada 15/01/19 jé em diligências? Caraca, tá bom demais!
Para vc ter uma ideia o do meu pai deu entrada em NOV/2017 e está neste mesmo estágio.
@CEGV será que os processos que estão a chegar por lá agora estão entrando num processo mais ágil? Antes eles reforçavam muito que os processos iam ser tratados em ordem de chegada mas parece que não é mais assim.
Coitados dos caras... esse e-mail é da equipe que trabalha nos processos.
Vou começar a dizer que cada vez que este e-mail for usado um anjinho cai das nuvens e uma fadinha morre... rssssss
@Otaciano, liga para a LR e pede... eles estão fornecendo felizes da vida, torcendo para quem pede não ligue tanto.. !
abraços e ótimo fim de semana
depois do retorno das diligências:
Parabéns a todos nós !
Segue o barco...
@Raffles
Olá talvez eles estejam preparando a lista, por favor ligue segunda-feira e você terá sua senha abraçar
Pois é. É o que informa o novo sítio de acompanhamento dos processos. Talvez o procedimento para os novos processos esteja sendo feito de maneira diferente dos mais antigos.
A consulta a entidade externas é a fase 3. Já a verificação da documentação entregue é a fase 4. Na minha concepção deveria ser o contrário, até pq é enviamos a certidão de antecedentes criminais que só é válida por 90 dias, inclusive já expirou, obviamente.
No caso da certidão de antecedentes da PF, o importante que ela chegue em Portugal, junto com o processo, ainda em validade, não muito próxima de seu vencimento. Se o IRN não têm capacidade para analisar em tempo é problema deles.
abraços,
Também consegui a senha de acesso para consulta do processo de minha mãe na LR, com aquela bondosa e prestativa atendente!
@cegv, por gentileza, segundo a atendente o processo está em diligências, aguardando resposta apenas da SEF, muito embora a consulta online informe que se aguarda também informação da Polícia Judiciária e do Registo Criminal Português.