PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Biblioteca histórica: A imigração portuguesa no Brasil

Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

Este tópico é focado na história da imigração portuguesa no Brasil ao longo dos séculos, e postarei aqui material concernente, tornado público na Internet.

Seu objetivo é dar sugestões de leitura para quem gostaria de se aprofundar no assunto.

Muitos interessados na nacionalidade portuguesa sabem que têm tal ascendência, mas não sabem onde começar a procura de certidões. O estudo da literatura sobre o tema pode ser então de grande utilidade para aqueles que ainda procuram rastros de seus longínquos antepassados, onde e quando entraram no Brasil, de forma a chegarem ao documento-raiz (seja o assento de batismo religioso, seja o assento de nascimento civil), para iniciar um processo de obtenção da nacionalidade, seja por que caminho for.

Meu documento-raiz data de 1862. Na década de 1980, levei 9 anos de visitas pessoais a arquivos, igrejas e conservatórias para encontrar em Portugal o livro de batismo onde constava o assento daquele meu bisavô. Foram longos anos de procura, viagens infrutíferas, numa época em que somente Flash Gordon, Dick Tracy e Mandrake tinham acesso a uma coisa chamada "Inter-rede de cérebros eletrônicos conectando os diversos planetas entre si". Naquela época, nada saía como hoje, com o simples apertar das teclas, diante da tela de um PC.

Boa leitura!

Texto, historia e créditos de @EpidauraMoreira

LuisMarianoCEGV

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.