Cartão Cidadão
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Quer participar e contribuir? Clique no botão "Registrar-se" se é sua primeira vez aqui. Se você já é um dos nossos, clique em "Entrar".
Comentários
Boa noite, dei entrada no meu cartão cidadão no dia 17/04, pedido urgente, no site do Consulado do RJ diz para agendar o passaporte com 25 dias no mínimo do pedido do cartão cidadão. Assim eu fiz, assim que dei entrada, o atendente anexou um papel e comentou comigo para não agendar o passaporte com menos de 40 dias (para pedidos urgentes como o meu), nem comentei nada, já que andei mexendo nos horários e extrapolei o limite de 5 agendamos por ano para cada utente. Dia 16/05 tenho o agendamento do passaporte, vou torcer para que nesses 29 dias fique pronto.
Achei confuso a explicação do atendente, quando perguntei se tem que aguardar a carta pin chegar em minha residência, ele respondeu que não, apenas.
Alguém sabe dizer se a carta não vai mais para a residência do utente, mas sim para o consulado? É exatamente isso que dá o entender, lendo o papel do consulado, porém, em outro papel, dá o entender que a carta vai para minha residência.
Alguém sabe dizer se mudou?
@RENANNMATTOS mudou sim. As cartas têm sido entregues nos consulados.
Alguém sabe me dizer quanto tempo está demorando para agendar e entrega do cartão cidadão no consulado de São Paulo?
@CEGV , voce sabe dizer se isso se aplica também à Brasília? Minha filha foi no dia 29/01/19 e disseram que a carta pin chegaria pelos correios no intervalo de 30/60 dias, mas até hoje não chegou.
Depois da primeira visita o cartão chega no consulado em aproximadamente 30 dias. Após a visita você precisa reagendar a data para o recebimento do CC. Sugiro que não espere ser notificada da chegada do cartão e assim que sair do consulado na primeira visita já reagende pois muito provavelmente quando da primeira data que aparecer para agendamento seu cartão já deve ter chegado.
Abraços,
Amigo Pacheco, Lamentavelmente cada consulado/embaixada tem procedimento próprio.
Olá, solicitei meu CC em julho no Consulado do RJ e me deram 40 dias para retirá-lo, mas isso precisa de agendamento e não consigo agendar esse ano por falta de vagas no sistema. Escutei que é possível pegar o CC no dia em que for fazer o passaporte e agendei para pedir o mesmo em janeiro/2020.
Vocês sabem se isso é realmente possível e se não cai naquele prazo de descarte do documento (o que me obrigaria a pagar novamente o CC)? é possível pegar o CC antes disso?
Tirei o meu CC antes de transcrever meu casamento. Agendei a transcrição do casamento para outubro e o passaporte para novembro no consulado do RJ. Fui informada (pelo funcionário do consulado) que o meu passaporte será feito de acordo com as informações que constam no chip do CC, ou seja, meu estado civil estará desatualizado. Essa informação procede?
@marilia_silveira, bem vinda
Pegar o CC no dia do registro da biometria do passaporte é comum em muitos consulados.
Improvável que façam qualquer coisa assim pois sabem das restrições que são geradas por limitações dos próprios consulados. Só não espere para fazer seu agendamento.
abraços e aproveite nosso Portal
Fernanda, você como muitos outros tentou "otimizar" os prazos de suas necessidades e obrigações. Isto comumente pode gerar embaraços como o que lhe foi mencionado pelo funcionário do consulado. Não sei se esta informação lhe foi passada por escrito ou verbalmente mas, idealmente, é sempre bom ter a informação confirmada por escrito pois desta forma você poderá posteriormente comprovar o que lhe foi informado e reclamar adequadamente.
Adicionalmente não tenho conhecimento que os dados do PEP são obtidos da base de informações do CC. Porém é sabido que o passaporte só pode ser obtido após a emissão do CC. Então a informação parece ser legítima.
Emitir um PEP com seu nome de solteira não me parece ser um grande problema a não ser que você tenha filhos pequenos e pretenda usar seu passaporte português em viagens fora do espaço Europeu, acompanhada de seus filhos. Se você quiser deixar tudo redondinho, talvez seja melhor deixar para obter o passaporte em outro momento, após atualizar seu estado civil, o seu CC e caso o pagamento ainda não tenha sido realizado (atualmente os pagamentos de PEP e CC são feitos, na maioria dos consulados, na hora do pedido, quando do cadastramento biométrico).
Abraços,
@CEGV na verdade, tinha tudo milimetricamente programado. Agendei o CC assim que enviei o meu processo de atribuição para o ACP (a distância entre as datas era de um pouco mais de 5 meses). A ideia era enviar a documentação de transcrição para Ponta Delgada quando saísse minha atribuição, uma vez que, na época a transcrição levava de 30 a 45 dias. Porém o processo de atribuição levou 111 dias e o prazo de Ponta Delgada se estendeu e, com isso, meus planos foram por água a baixo rs... tentei agendar a transcrição pelo consulado (RJ), uma vez que fazem na hora, mas não consegui para antes do CC.
E estava tranquila que daria tudo certo (CC - transcrição - passaporte). Li e reli os tópicos aqui do fórum e você também, sempre solícito, respondeu a todas minhas dúvidas. Quando casei, não alterei o meu nome, e achei que isso fosse o suficiente.
Quando fui atendida no consulado para fazer o CC, estava, inclusive, com a documentação para a transcrição, caso conseguisse fazer no mesmo dia (li em outro fórum um relato de que a pessoa tinha ido ao consulado fazer um serviço - não lembro qual - e ela tinha agendamento para transcrição para um tempo depois. O atendente perguntou se ela estava com os documentos para já poder fazer naquela data. Então resolvi arriscar). Mas o atendente não era nem um pouco simpático e foi extremamente ríspido ao me atender. Então foi ele quem me disse que o passaporte é feito com os dados do CC (chip) e por mais que o sistema seja atualizado, o chip do cartão estará desatualizado. De qualquer forma, resolvi tirar o CC assim mesmo e pesquisar de realmente o atendente me informou corretamente ou se ele estaria me "forçando" a pagar outra taxa de CC (segunda via).
É menos grave... o CC e o PEP só tem o estado civil registrado "internamente".
Não vejo maiores problemas a curto prazo em você seguir com os seus planos. O que realmente dá trabalho é quando o nome é diferente.
Como vejo: Siga seus planos e daqui a alguns anos, quando der na telha ou algum motivo de força maior te obrigar, faça um novo CC, PEP, etc... O mais importante é ter seus dados, principalmente os externos e visíveis às autoridades, corretos.
abraços,
Essa dúvida não seria para esse tópico, mas só dando continuidade as mensagens acima trocadas. Seria recomendado, então, quando meu marido solicitar cidadania, ou eu tirar a cidadania de um filho (que ainda nem tenho), que eu esteja com CC atualizado?
No mais, muito obrigada!!
Digo, tirar novo CC para atualização do chip (uma vez que meu casamento já estará transcrito)
Esta informação consta no site do consulado do RJ. Contradiz o que o funcionário me informou.
Esta informação também consta no site do consulado do RJ.
Então acredito que não haverá problemas mesmo. A base de dados estará atualizada, inclusive para a solicitação do passaporte.
Fui fazer o agendamento do CC no Consulado do RJ e só tem data para setembro!
Tenho que fazer 2 agendamentos né??
Com 45 dias de diferença, né??
Mas são dias corridos ou uteis???
Que confusão isso.. Agora é aguardar surgirem novas datas..
O passaporte tem até pra mais próximo, mas primeiro tenho que tirar o CC né??
Abraços!
Estava vendo sobre o segundo agendamento de CC no site do consulado do Rio e vi a seguinte mensagem:
"ENTREGA DO CARTÃO DE CIDADÃO
Os utentes que pretendam também agendar passaporte, não precisam agendar entrega de cartão de cidadão, que será facultado no dia em que vierem fazer o pedido de passaporte."
Então eu não preciso fazer 2 agendamentos??
No caso, seria só fazer um agendamento para o CC e 45 dias depois um agendamento para o passaporte??
Abraços!
Juliana, o PEP você pede quando for receber o CC. Não se preocupe que eles sempre oferecem.
Sim, sem o CC nem adianta agendar o passaporte.
abraços,
Gostaria de compartilhar que fui hoje pela manhã ao Consulado do RJ e dei entrada no meu Cartão Cidadão. O consulado estava relativamente tranquilo, embora estivesse um pouco mais cheio do que eu imaginei encontrar. Me foi dito que A PARTIR DE AGORA TANTO A CARTA PIN QUANTO O CARTÃO CIDADÃO, JÁ PRÉ-ATIVADO, SERÃO ENVIADOS POR SEDEX PARA A RESIDÊNCIA DO UTENTE, SEM NECESSIDADE DE RETORNO PARA RECOLHIMENTO DO MESMO, sendo este um novo procedimento que permanecerá mesmo após a retomada da normalidade no atendimento presencial. Boa notícia! Boa sorte a todos!
Exatamente. Fui hoje pela manhã e a informação que recebi é a seguinte: ou (1) você indica apenas CC e o cartão é enviado pelo Consulado para sua casa, já ativado e acompanhado da carta pin ou (2) você indica CC + PEP e o consulado entrará em contato informando da disponibilidade de retirada do cartão cidadão, ocasião na qual voce irá concomitantente dar entrada no pedido do PEP. OU SEJA, HÁ AGORA A POSSIBILIDADE DE FAZER OS DOIS COM UM ÚNICO AGENDAMENTO, APENAS O RELATIVO AO CARTÃO CIDADÃO. Optei por esta segunda modalidade, me foi orientado que não é necessário agendar o serviço de Passaporte.
Ps: Fiquei positivamente surpreso com esse novo procedimento e um tanto desconfiado de que dará tudo certo, mas tudo bem...
@NovoTuga eles informaram quanto tempo está demorando o CC?
Vi a resposta em outro tópico, obrigada!
Olá! O assento de nascimento de meu pai saiu em outubro de 2020. Ele não pretende morar em Portugal, mas se tornou cidadão para que seus filhos e netos pudessem fazê-lo também. Nesta época ele já estava com a saúde um tanto debilitada e com problemas de mobilidade, então acabou não fazendo o CC e nem o passaporte (moramos em outra cidade e ele não tem condições de viajar até o consulado).
Acontece que agora eu vou entrar com o pedido da minha cidadania e um dos documentos exigidos é o CC ou o bilhete de identidade ou o passaporte do meu pai...e ele não tem nenhum dos três.
Gostaria de saber então, se o assento de nascimento dele serviria como substituto de um destes três documentos, já que quem com o número de registro e traz todas as informações que o comprovam com cidadão português.
Obrigada
Nenhum dos documentos do seu pai, acima, são exigidos, caso você seja maior de idade. Apenas o assento de nascimento português dele será necessário e, eventualmente, apenas os dados do assento de nascimento português dele. Depende de como você preencher seu formulário de requerimento.
Como disse... apenas o assento de nascimento português dele será necessário
Abraços e ótima sorte. Se precisar de ajuda específica e especializada, me procure pelo link abaixo
Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal
Olá, gostaria de tirar algumas dúvidas. Em 2018 dei entrada no processo de cidadania do meu avô (entramos pelo consulado da minha cidade, que hoje não existe mais) e por conta de alguns problemas não consegui dar continuidade no processo antes. Entrei em contato com o consulado por e-mail para saber do andamento do mesmo e obtive essa resposta.
"No seguimento de email infra Informo V.Exª que, o assento de nascimento nº ***** correspondente ao processo acima referenciado lavrado no Consulado de Portugal em São Paulo já foi integrado nesta Conservatória e o processo arquivado.
Assim, poderá V.Exª, logo que possível, dirigir-se ao referido Consulado, apresentado cópia deste email, a fim de tratar de sua documentação.
Caso resida em Portugal pode dirigir-se a uma Conservatória do Registo Civil ou Loja do Cidadão e aí efectuar o pedido de Cartão do Cidadão"
Tenho algumas dúvidas:
1. Pelo o que entendi, o processo está finalizado e preciso agora dar entrada no pedido de cartão cidadão, correto? Consigo fazer isso pelo consulado de SP?
2. Não preciso que o CC fique pronto para iniciar o pedido de cidadania da minha mãe?
3. Minha mãe agora sendo filha de português, teria que preencher o formulário 1C?
Obs: talvez eu faça pelo consulado de são paulo mesmo e por isso, queria ter algumas informações para não perder a viagem. Ainda estou insegura de fazer sozinha. Então as descrições de documentação citadas no https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1
são para os processos tanto no consulado presencialmente como enviando p ACP Porto?
Peço desculpas se disse alguma besteira mas como faz tempo que pesquisei sobre e estou retornando só agora estou bem confusa. Muito obrigada pela atenção.
Se morar dentro da área de atuação do Consulado, sim.
não precisa
isso mesmo
Estas informações são principalmente para submissão de processos diretamente em Portugal que, acreditamos, é mais simples que em consulados.
Consulados podem pedir documentos adicionais e atos adicionais. Um consulado pode, por exemplo, pedir que vocês transcrevam o casamento de seu avô antes de permitir que submetam o processo de sua mãe. No ACP, caso seu avô tenha sido o declarante do nascimento da sua mãe no cartório onde o nascimento dela foi registrado isso não será necessário.
Precisando basta nos procurar e colocar suas questões.
abraços,
Enviar mensagem privativa para CEGV pelo Portal
Estou fazendo o pedido de cartão cidadão, porém surgiu uma dúvida.
No campus "SE NASCEU NO BRASIL > IDADE NA ÉPOCA DO CASAMENTO", o que devo colocar? A idade que eu tinha quando me casei ou a idade que eu tinha quando meus pais se casaram (no caso seria 0 anos)?
Entendo que as informações são suas, ou seja, se você for casada ou informou ser casada, quantos anos tinha quando casou.
abraços,
Olá! Minha mãe tem que renovar o cartão cidadão que já está vencido. Ela não tem chave móvel ativada. Alguém sabe me dizer que dia do mês o consulado do RJ abre agenda?
Descobri que abre entre 18:30 e 19hs diariamente. Somente neste horário. Bem pouco.
Uma informação muito importante! Somente pode-se ativar chave móvel com o cartão de cidadão válido. Com essa chave a renovação do CC pode ser online. Já fiz logo a minha chave móvel
Fui atendido no Consulado do RJ para emissão do CC em 05/01 e o recebi hoje, 20/01, no meu endereço já ativado em anexo carta PIN. Não marquei como urgente. O prazo era 60 dias e recebi em 15. Voaram.
Ademais, no dia do atendimento presencial , o Consulado estava muito tranquilo.
Olá Pessoal,
Estou a 3 semanas tentando agendar o cartão cidadão no site do Consulado do Rio de Janeiro, mas até agora NENHUMA data apareceu! estou olhando em horarios diversos, mas principalmente em torno das 18:30, que é o horario que indicaram aqui, mas nada ainda.
Alguém sabe de algum outro horario/dia que eu possa conseguir uma vaga??
Arbaços!
Gente,
acho que dei mole!! Olhei o site do consulado do Rio e o site de agendamento mudou e eu não tinha visto!! Hoje o site é: https://agendamentosonline.mne.gov.pt/AgendamentosOnline/index.jsf
Vou tentar por aqui pra ver se consigo!
Abraços!
18:50 melhor horário para conseguir vagas