Assembleia da República portuguesa volta a discutir as alterações e veto do Presidente às alterações da Lei da Nacionalidade em 02 de Outubro, às 10:00, horário de Portugal!!!
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Envio de documentos pelos Correios

Boa tarde! Pela experiência de vocês, qual a forma mais segura de enviar pelos Correios os documentos para solicitação de Cidadania? Desde já agradeço

Comentários

• CEGVCEGV Moderator 4681 PontosPosts: 4,124
    editado fevereiro 2019

@Luisanvieira , bem vindo.

Vou te dar minha opinião, ou seja, de alguém que acompanha processos e ajuda requerentes já a alguns anos.

No meu ponto de vista é uma questão simples de custo/benefício e capacidade financeira de cada requerente. Explico abaixo o que normalmente eu levo em consideração:

• Quanto tempo você levou para obter todos os documentos que está enviando ? (Seu tempo e de outras pessoas envolvidas tem um custo, vale lembrar)

• Qual o custo total de todos os documentos que está enviando ? Lembre de adicionar eventuais custos de correios, de autenticações, apostilamentos, deslocamentos, etc...

• Vales postais têm 30 dias de validade após emitidos. Caso utilize serviço postal não expresso, corre-se o risco do vale vencer (caducar). Também não é indicado contar que, se um vale chegar em uma conservatória faltando poucos dias para seu vencimento, que será dada alguma prioridade ao processamento deste vale postal

• Processos de nacionalidade pagos através de cartões de crédito não vencem (caducam). Se você pretende utilizar um serviço postal não expresso, vale muito a pena pagar seu processo através de cartão de crédito. Infelizmente esta opção de pagamento só é válida para processos de cidadania. Processos de transcrição não podem ser pagos com cartão de crédito.

• O quão ansioso você está para saber que seu processo foi devidamente recebido ? Dependendo do serviço postal escolhido e preço pago você não conseguirá saber que seu envelope foi recebido e quando foi recebido. As conservatórias também não dão estas informações e levará algum tempo até que os documentos enviados sejam recebidos e processados. No caso de novos processos você só saberá que foram recebidos quando o processo for numerado. No caso de documentos enviados para atendimento de exigências a indicação do recebimento pode levar algum tempo e você precisará contar com a boa vontade de algum oficial para verificar esta informação para você.

Com base em todas estas informações e outras mais pessoais, inclusive capacidade financeira real disponível, você poderá decidir se envia uma carta simples, carta simples registrada, Carta EMS, carta com AR, SEDEX Mundi, Envelope DHL, FEDEX, etc... Cada opção tem um preço e os preços variam de R$ 30 a R$ 300 (mais ou menos). Alguns destes serviços têm opção de seguro e outros não.

Ao meu ver, quanto mais "valor" (explícito ou implícito) tiver o conjunto de documentos que você for enviar, mais valerá a pena o envio através de serviços especializados. O oposto também serve: Quanto menos valor tiver o documento sendo enviado, quanto mais tempo disponível você tiver para enviar o documento e quanto menos encanado você estiver, mais opções você terá, inclusive a de enviar utilizando dos serviços mais baratos.

Espero ter contribuído.
    Abraços,

• vanderleivanderlei Member 27 PontosPosts: 3

Entrei em contato Lr afim de saber como esta o processo de minha sogra, filha de cidadão português. Informaram-me que em 31/03/2020 foi enviado um Ofício e atendente me perguntou se tinha recebido. Disse que não e verificou-se que o endereço não correspondia ao informado no Requerimento C 1.
    Seguindo a orientação da atendente, enviei hoje correspondência solicitando cópia do referido Ofício, porém o correio me informou que devido a pandemia, está demorando alguns dias a mais.
    Será que fazendo o pedido por e-mail eles atenderiam?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.