Diversas alterações ocorridas através de despacho do IRN, impactando processos de todos os tipos.
ATENÇÃO: TONDELA não é mais balcão de nacionalidade. Pendentes serão enviados para a CRCentrais
Acompanhamento de processos - Naturalização por tempo de residência - Artigo 6.1
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@CostaGuedes muito obrigada, foi mesmo uma angústia, mas chegou ao fim!😂😂🙌🏽🙌🏽
Tudo de bom p/ vcs todos também!
Caros senhores e senhoras. Dei entrada ao meu processo de nacionalidade por tempo de residência há 1 ano e meio e recebi há 2 semanas uma letra dizendo que o meu processo estava incompleto, e que tinha documentação em falta. Aparentemente, a SEF deu a informação que eu só vivi 4 anos legalmente em Portugal até ao dia de hoje. De facto, eu tive duas autorizações de residência temporária entre 2015 e 2017 e depois esqueci de renová-las (eu sei, são coisas que normalmente não se esqueçam). Eu fui em 2021 na SEF para pedir o certificado de residência permanente (que só é dado às pessoas que residem ao menos 5 anos legalmente em Portugal). No inicio, eles não queriam dar me esse certificado porque estava lá no sistema deles que eu só tinha vivido em Portugal entre 2015 e 2017, mas eu forneci-lhes documentos (contratos de trabalho, ...) depois, que provavam a minha residência em Portugal entre 2017 e 2021 e aceitaram afinal o meu pedido de residência permanente. Por isso pensava que já tinha ultrapassado os 5 anos de residência legal.
Agora, o que eu não entendo é:
1.) Se eu aparentemente não vivi mais de 5 anos legalmente em Portugal, porquê o meu processo não foi indeferido imediatamente e me pedem na mesma documentos? E quais tipos de documentos posso fornecer?
2.) Eu tenho o certificado de residência permanente, que só pode ser obtido depois de 5 anos de residência legal, não faz sentido eles dizerem que eu não ultrapassei os 5 anos de residência requeridos não pensam?
Se alguém me pudesse ajudar ou esclarecer as minhas perguntas, agradeceria!
não foi indeferido imediatamente porque a análise é feita posteriormente, nesta fase que atualmente você se encontra. Nas fases iniciais eles só verificam se os documentos necessários foram enviados. Nas fases posteriores é que uma análise detalhada dos documentos enviados é realizada e, no caso dos processos de naturalização, essa análise mais detalhada pode ocorrer até o equivalente à bolinha 6.
é demonstração simples: Basta exibir os certificados de residência, emitidos pelo SEF e, se necessário, outros documentos formais que demonstrem que você realmente estava em Portugal (locação, contratos de trabalho, etc..). Eles são documentos de fato e demonstram seu tempo de residência. O que poderá lhe prejudicar é se existirem saídas e retornos (tempos longos) em seu passaporte. É o tipo de informação que também vão conferir. Então basta juntar documentos e encaminhar ao IRN.
Você pode, claro, lembrá-los do que você disse aqui, ou seja, que você possui o certificado de residência permanente, emitido pelo SEF, e que a obtenção deste certificado só ocorre com a residência, em Portugal, por mais de 5 anos consecutivos. Apresente o certificado e questione-os se necessitam de documentos adicionais. Isso pode ser realizado por e-mail, em resposta à carta de exigência. Se ainda assim, quiserem mais documentos, basta reuni-los e encaminhá-los. Como você está em Portugal, é procedimento simples.
abraços,
Boa noite pessoal!
Dei entrada no meu processo de nacionalidade por tempo de residência, no dia 05 de maio de 2022, no ACP do Porto. Recebi uma semana depois a senha para conferir no portal as bolinhas, ao qual ficou como "foi recebido" até janeiro deste ano. Em janeiro deu um pulo para "aguarda consultas" com a cor marrom e agora não sai mais disso. Eu agora, comecei a ansiedade porque só ta dependendo disto, pra resolver minha vida que é ir embora de Portugal. Vocês sabem como estão os andamentos destes processos? Será que o meu chega a dois anos? Como estão os andamentos no ACP? Obrigado.
No dia 25/05/23 o meu processo passou da bolinha 3 para a 4 marrom após quase dois (2) meses.
também tenho a noção que esta é a fase mais delicada do processo, porque podemos cair em exigências.
a solução é continuar a esperar e segurar a ansiedade.
Cada vez fica mais claro quer cada caso é um caso. Eu dei entrada no dia 14 de Abril de 2022, passados Quase um (1) ano, o processo saiu da bolinha um (1) para a bolinha Três (3) em menos de de um (1) mês. e agora está na bolinha (4) a 5 dias.
Será que o meu chega a dois anos? Como estão os andamentos no ACP? Obrigado.
R: Pelo que tenho verificado cá no grupo, não devemos seguir o que indicam as bolinhas, pode se dar o caso do seu processo dar um salto para a bolinha 7 a qualquer momento, o melhor será mesmo aguardar, e ir verificar o seu processo mas atentamente porque é nesta fase que os processos podem cair em exigências, e as conservatórias estipulam um período para que as mesmas sejam resolvidas. .
Obrigado pela sua resposta! Eu já mandei os documentos agora é só esperar uma resposta, positiva espero!
Obrigado Ex companheira de sofrimento. desejo as maiores felicidades e que este documento lhe abra todos os caminhos almejados.
Ola @ddosoares !!!
pelo o que vou acompanhando aqui no grupo, as fases mais demoradas para a maioria dos processos são; à bolinha 1 que leva em media 1 ano, e a fase 3 que leva em media 5 meses. Na bolinha 4 devemos verificar o andamento do processo de forma periodica, pois o mesmo pode cair em exigencias, e elas devem ser resolvidas em tempo util determinado pela IRN, caso contrario o processo poderá ser indeferido.
Depois de passar a bolinha 4, os processos não levam muito tempo a terminar, existem casos aqui no grupo, que o processo tramitou da bolinha 4 para a 7 em 15 dias, e uma semana depois foi emitido o assento.
Mas cada processo é um processo, e cada caso é um caso!!!
O meu processo é relativamente do mesmo mês que o seu o melhor que temos todos que fazer, será aguardarmos pacientemente.