PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Consulado de Portugal em São Paulo

MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132
editado maio 2018 em Consulados

Os serviços prestados por este consulado devem ser agendados através do site abaixo.

http://consuladoportugalsp.org.br/

Endereço: Rua Canadá, 324 – Jardim América - CEP:01436-000 – São Paulo – SP

Funcionamento das 8:00 e às 17:30, de segunda a sexta-feira.

Central de Atendimento 3084-1800 de segunda a sexta-feira entre as 9:00 e 17:00.

Perguntas mais Frequentes
http://consuladoportugalsp.org.br/perguntas-mais-frequentes/

Comentários

  • EVILLASIOEVILLASIO Member 222 PontosPosts: 206

    Legal

  • LuisMarianoLuisMariano Member 707 PontosPosts: 464

    Foi inaugurado o Espaço Cidadão no consulado português de SP, é como o Poupatempo brasileiro, mas relacionado a documentos portugueses para os cidadãos nacionais portugueses
    https://www.google.com.br/amp/s/veja.abril.com.br/economia/portugal-inaugura-poupatempo-em-sao-paulo/amp/

    CEGV
  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

    Acho o consulado de SP o mais bem organizado no Brasil.

    CEGVheliob
  • StellaStella Member 12 PontosPosts: 1

    Olá pessoal, boa noite a todos.
    É minha primeira vez aqui.
    Bem, com a ajuda de uma amiga consegui o meu assento. Agora tenho que fazer a transcrição do meu casamento + o CC + o Passaporte, o que vou fazer por São Paulo, embora reside no Rio.
    Alguém sabe me dizer em quanto tempo mais ou menos esse processo deve levar ?
    Estou providenciando tudo amanhã e enviando pelo correio com o envelope de plástico do sedex. Tudo como manda no site do consulado Português de São Paulo.
    Após isso tudo, quero fazer a conversão. Alguma dica ?
    Que bom que encontrei esse espaço, também indicado por essa amiga.
    Muito Obrigada.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    Os consulados normalmente respeitam o endereço de residência do cidadão. Existe a possibilidade de retornarem seus documentos informando que portugueses que moram no Rio de Janeiro são atendidos exclusivamente pelo consulado do Rio, lá na Rua São Clemente.

    Stella
  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132
    editado maio 2019

    @Stella se você não tiver um comprovante de endereço de São Paulo, não conseguirá pois o Consulado de São Paulo diferente do Rio manda o CC para sua casa. Vão lhe direcionar ao Consulado do Rio, entre no site deste e agende os serviços. O assento de casamento é feito no mesmo dia no Rio. A ordem é : assento de casamento, CC e passaporte. Tente agendar finais de semana a noite e feriados, costuma aparecer mais agenda nestas datas.

    CEGVStella
  • Daniela_tavaresDaniela_tavares Member 193 PontosPosts: 23

    Solicitação de visto D7 para morador de Mato Grosso do Sul deve ser enviado via Consulado de São Paulo (agora feito por empresa)?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado maio 2019

    @MariaRibeiro disse: (conversa com a @Stella )
    @Stella se você não tiver um comprovante de endereço de São Paulo, não conseguirá pois o Consulado de São Paulo diferente do Rio manda o CC para sua casa.

    No consulado de SP o recebimento do CC é agendado e a carta PIN é recebida junto com o CC. O Passaporte, diferentemente, enviado via SEDEX para a residência do cidadão.

  • claudeteclaudete Member 126 PontosPosts: 17

    Boa tarde pessoal.
    Alguém saberia me dizer quanto tempo está levando para conseguir o CC e Passaporte pelo Consulado de São Paulo, por favor?
    Ah, vale a pena fazer o pedido de urgência? No site do Consulado sugere que o cartão de cidadão seja solicitado sempre com taxa de urgência, aí gostaria de saber qual a diferença de tempo do pedido com urgência e sem.
    Obrigada

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @claudete disse:
    Boa tarde pessoal.
    Alguém saberia me dizer quanto tempo está levando para conseguir o CC e Passaporte pelo Consulado de São Paulo, por favor?

    O problema em geral é conseguir o agendamento de horário. Realizada a visita, o resto é prazo "normal". CC leva mais tempo e, se solicitado o passaporte quando da visita para requerimento do CC, depois de recebido o CC, o passaporte chega depois de uns 15 dias.

    Ah, vale a pena fazer o pedido de urgência? No site do Consulado sugere que o cartão de cidadão seja solicitado sempre com taxa de urgência, aí gostaria de saber qual a diferença de tempo do pedido com urgência e sem.
    Obrigada

    Apesar de existir o modo "pedido de urgência", quando fiz o meu fiz sem urgência e chegou no mesmo prazo dos que tinham pedido "com urgência".

    abraços,

  • claudeteclaudete Member 126 PontosPosts: 17

    Olá @CEGV, sempre nos ajudando e respondendo super rápido.
    Muito obrigada mais uma vez, me ajudou muito.

    CEGV
  • claudeteclaudete Member 126 PontosPosts: 17

    Boa noite @CEGV, agora eu entendi o que você quis dizer quando falou: "O problema em geral é conseguir o agendamento de horário.", pois estou desde sábado tentando agendar em São Paulo, Santos e outras cidades e não consegui um dia sequer deste ano, até janeiro/22 tentei e nada.
    Pior que o Consulado não atende ligações, somente em caso de urgência, para informar se o sistema está com problema e não adianta ir até lá sem agendamento.
    Difícil mesmo! ):

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @claudete disse:
    Boa noite @CEGV, agora eu entendi o que você quis dizer quando falou: "O problema em geral é conseguir o agendamento de horário.", pois estou desde sábado tentando agendar em São Paulo, Santos e outras cidades e não consegui um dia sequer deste ano, até janeiro/22 tentei e nada.
    Pior que o Consulado não atende ligações, somente em caso de urgência, para informar se o sistema está com problema e não adianta ir até lá sem agendamento.
    Difícil mesmo! ):

    É isso mesmo, Claudete. Caso se trate de alguma urgência com motivo claro e documentado, você pode entrar em contato com a ouvidoria do consulado, demonstrar a urgência e, a partir daí, caso aceito o motivo, eles tentarão lhe "encaixar", agilizando o procedimento.

    abraços,

    claudete
  • TonyjeffTonyjeff Member 158 PontosPosts: 15

    Estou tentando há semanas agendar horário nesse consulado para solicitar cartão cidadão (primeira via); alguém sabe se os atendimentos estão temporariamente suspensos por conta da pandemia ou algo assim?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Tonyjeff disse:
    Estou tentando há semanas agendar horário nesse consulado para solicitar cartão cidadão (primeira via); alguém sabe se os atendimentos estão temporariamente suspensos por conta da pandemia ou algo assim?

    Envie e-mail para a ouvidoria do consulado, pedindo maiores informações e orientações.
    O e-mail é o consulado.saopaulo@mne.pt

    Tonyjeff
  • TonyjeffTonyjeff Member 158 PontosPosts: 15

    Muito obrigado pela dica.

    CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.