PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Arquivo Central do Porto (ACP) - Atribuição 1C - Informações e acompanhamento

15556575860

Comentários

  • IgorFIgorF Member 134 PontosPosts: 22

    @Dom_Tenreiro disse:
    Processo de atribuição de meu filho, chegou lá em 03/01/2021 e finalizado em 09/06/2021. Muito obrigado a todos e em especial ao @CEGV

    Parabéns, @Dom_Tenreiro

    Poderia dizer quanto tempo levou entre a aprovação do pedido de nacionalidade e o registro do assento neste caso, por favor?

    Agradeço a atenção.

    Dom_Tenreiro
  • ferpalokoferpaloko Member 79 PontosPosts: 7

    Bom dia, pessoal!

    Estou com meu processo pronto para envio, mas confesso ter dúvidas sobre o destino.

    Em março de 2020, o da minha mãe foi concluído no ACP, que até então era referência de prazos menores, mas no caso dela desde o recebimento até a famosa "bolinha verde" foram 9~10 meses. Em seguida, fiz a transcrição do seu casamento em Santos, que foi super rápido.

    Depois disso, devido à pandemia e alguns outros problemas pessoais, fiquei um bom tempo sem acompanhar o andamento dos demais processos e, agora que voltei para fazer o meu, vi muita gente falando sobre outras conservatórias, como Almada, Aveiro, Faro, etc...

    Àqueles que estão mais a par do assunto, poderiam me ajudar/aconselhar?

    Obrigado!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @ferpaloko disse:
    Bom dia, pessoal!
    Estou com meu processo pronto para envio, mas confesso ter dúvidas sobre o destino.
    Em março de 2020, o da minha mãe foi concluído no ACP, que até então era referência de prazos menores, mas no caso dela desde o recebimento até a famosa "bolinha verde" foram 9~10 meses. Em seguida, fiz a transcrição do seu casamento em Santos, que foi super rápido.
    Depois disso, devido à pandemia e alguns outros problemas pessoais, fiquei um bom tempo sem acompanhar o andamento dos demais processos e, agora que voltei para fazer o meu, vi muita gente falando sobre outras conservatórias, como Almada, Aveiro, Faro, etc...
    Àqueles que estão mais a par do assunto, poderiam me ajudar/aconselhar?
    Obrigado!

    @ferpaloko, fala-se normalmente (geralmente leigos) em prazos mas "prazo" deveria ser uma das últimas coisas a ser levada em conta quando do envio de processos. Isto porque, quando o requerente mora além-mar o risco de perdas financeiras e de tempo pelo envio de um processo capenga ou enviado para uma conservatória (ou espaço) pouco leniente com eventuais problemas e especificidades documentais é altíssimo. Enfim, hoje, se fosse enviar um processo, seguiria enviando para o ACP (em casos de processos de filhos cujo casamento dos pais já tenha sido transcrito e se a qualidade dos documentos fosse adequada). Isto porque ACP tem um contingente de pessoal bem maior do que 99% das CRCs portuguesas. Isto, apesar do volume de envios para o ACP, faz a diferença. CRCs menores são mais flexíveis em alguns aspectos mas continuam sofrendo com a falta de pessoal, principalmente decorrente da pandemia.

    espero ter contribuído.
    Abraços,

  • Renato_AndradeRenato_Andrade Member 174 PontosPosts: 27

    Boa noite!
    A muito tempo não acompanho o portal devido a questões pessoais.
    Gostaria de tirar uma dúvida: ainda é possível fazer processo de menor pela ACP sem transcrição de casamento? Obs: Pai cidadão português e declarante na certidão.
    Obrigado!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Renato_Andrade disse:
    Boa noite!
    A muito tempo não acompanho o portal devido a questões pessoais.
    Gostaria de tirar uma dúvida: ainda é possível fazer processo de menor pela ACP sem transcrição de casamento? Obs: Pai cidadão português e declarante na certidão.
    Obrigado!

    Sim, Renato. Sempre que ocorre alguma "novidade", atualizamos nossos guias, que ficam na primeira página (primeira publicação) em cada tópico.

    abraços,

    Odilon
  • Renato_AndradeRenato_Andrade Member 174 PontosPosts: 27

    Obrigado!!

    CEGV
  • Dom_TenreiroDom_Tenreiro Member 333 PontosPosts: 74

    @IgorF disse:

    @Dom_Tenreiro disse:
    Processo de atribuição de meu filho, chegou lá em 03/01/2021 e finalizado em 09/06/2021. Muito obrigado a todos e em especial ao @CEGV

    Parabéns, @Dom_Tenreiro

    Poderia dizer quanto tempo levou entre a aprovação do pedido de nacionalidade e o registro do assento neste caso, por favor?

    Agradeço a atenção.

    Aprovado em 18/05/2021, assento criado em 09/06/2021.

    IgorF
  • IgorFIgorF Member 134 PontosPosts: 22

    Obrigado, @Dom_Tenreiro

    Aproveito para compartilhar a finalização do processo de meu pai no dia de hoje depois de ser aprovado em 02/06/2021.

    Não recebemos por e-mail o número do assento, mas foi notificado no site do acompanhamento o envio de carta pelos Correios.

    Agradeço muito a todos deste fórum pela troca de informações úteis. Foi de muita ajuda. Agora vou partir para o processo de minha nacionalidade e das minhas irmãs o que espero que seja simples, pois todos fomos registrados pelo meu pai como declarante.

    Abraços a todos.

    Dom_TenreiroCEGV
  • RochaRocha Member 19 PontosPosts: 3

    Boa notícia obrigado a todos pelos comentários que me ajudou muito e sempre bom nós deixar um comentário para ajudar outros o meu processo enviado em AGOSTO DE 2020 (aprovado)(21-06-2021)asento criado(07-07-2021)OBRIGADO a todos ACP pela Atenção e resposta sempre MUITÍSSIMO OBRIGADO GLÓRIA DEUS LOUVADO SEIJA SEU SANTO NOME.SENHOR DOS EXÉRCITO

    CEGV
  • IgorFIgorF Member 134 PontosPosts: 22

    boa tarde.

    tenho três dúvidas rápidas sobre processo de nacionalidade 1C na ACP.

    1) A ACP mantêm o entendimento sobre a não necessidade de averbação do estado civil quando o declarante do nascimento do requerente foi o pai português?

    2) A ACP ainda aceita carteira de habilitação como documento de identificação do requerente?

    3) O documento de identificação, no caso do RG, precisa ter sido emitido a menos de dez anos?

    agradeço pela ajuda.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado julho 2021

    @IgorF disse:
    boa tarde.
    tenho três dúvidas rápidas sobre processo de nacionalidade 1C na ACP.
    1) O ACP mantêm o entendimento sobre a não necessidade de averbação do estado civil quando o declarante do nascimento do requerente foi o pai português?
    2) O ACP ainda aceita carteira de habilitação como documento de identificação do requerente?
    3) O documento de identificação, no caso do RG, precisa ter sido emitido a menos de dez anos?
    agradeço pela ajuda.

    @IgorF todas essas perguntas são respondidas em nosso guia, localizado em https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1. Sempre que ocorrem alterações, atualizamos nossas orientações.

  • ZorgZorg Member 27 PontosPosts: 1

    Oi pessoal!

    Iniciei o processo em 02/2020.
    O meu processo foi gerido na estação do Porto até ao passo 7 castanhos.

    Na semana passada, meu processo foi transferido para a estação Anadia.

    Minha pergunta é se há alguma maneira de contatá-los para perguntar se eles podem inserir minhas informações no sistema civil com urgência. Porque me mudo para Portugal em setembro e ouvi dizer que em agosto muitos dos colaboradores estão de férias de verão.

    Obrigada.
    Ainda estou aprendendo português, então tive que usar um tradutor. Peço desculpas e espero que você entenda.

    Obrigada.

    Hi everyone!

    I started the process on 02/2020.
    My process was managed in Porto station until the 7 brown step.

    Last week my process moved to Anadia station.

    My question is if there is any way to contact them to ask if they can input my info to the civil system urgently? Because I move to Portugal in September and I heard that in August many of the employees are in summer holiday.

    Thank you.
    I'm still learning Portuguese so I had to use a translator. Apologies and I hope you will understand.

    Thank you.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Zorg disse:
    Oi pessoal!
    Iniciei o processo em 02/2020.
    O meu processo foi gerido na estação do Porto até ao passo 7 castanhos.
    Na semana passada, meu processo foi transferido para a estação Anadia.
    Minha pergunta é se há alguma maneira de contatá-los para perguntar se eles podem inserir minhas informações no sistema civil com urgência. Porque me mudo para Portugal em setembro e ouvi dizer que em agosto muitos dos colaboradores estão de férias de verão.
    Obrigada.
    Ainda estou aprendendo português, então tive que usar um tradutor. Peço desculpas e espero que você entenda.
    Obrigada.
    Hi everyone!
    I started the process on 02/2020.
    My process was managed in Porto station until the 7 brown step.
    Last week my process moved to Anadia station.
    My question is if there is any way to contact them to ask if they can input my info to the civil system urgently? Because I move to Portugal in September and I heard that in August many of the employees are in summer holiday.
    Thank you.
    I'm still learning Portuguese so I had to use a translator. Apologies and I hope you will understand.
    Thank you.

    Urgency can be requested but an adequate justification is required, like a formal job proposal by a portuguese stablished company.
    Moving to Portugal generally is not accepted as justification.
    best of luck and regards,

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @CEGV Olá. Tudo bem? ACP aceita processo de menores de idade?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Mei disse:
    @CEGV Olá. Tudo bem? ACP aceita processo de menores de idade?

    Claro que aceita !
    abração,

    Mei
  • MAIZAMAIZA Member 92 PontosPosts: 11

    Boa tarde, uma pergunta: minha prima não trocou o nome quando casou. Já saiu a certidão portuguesa dela. para que filho maior possa pedir a cidadania dele, ela precisa transcrever o casamento? ou basta a certidão portuguesa da mãe que não trocou de nome?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @MAIZA disse:
    Boa tarde, uma pergunta: minha prima não trocou o nome quando casou. Já saiu a certidão portuguesa dela. para que filho maior possa pedir a cidadania dele, ela precisa transcrever o casamento? ou basta a certidão portuguesa da mãe que não trocou de nome?

    Em geral, sim e, principalmente, se foi o pai, sozinho, que declarou o nascimento do filho no cartório de registro civil. E isso independe do filho ser maior ou menor.

    abraços,

  • IgorFIgorF Member 134 PontosPosts: 22

    prezados, boa tarde.

    hoje faz três meses que meu processo de nacionalidade teve início no ACP assim como os de minhas duas irmãs enviados pelo mesmo frete pela dhl. nenhum dos três processos saiu da bolinha 1 (verde). os processos são 1C e em todos o pai português é declarante dos nascimentos.

    alguém sabe informar se a ACP está com dificuldades além das comuns no processamento dos pedidos de nacionalidade?

    agradeço a atenção.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado novembro 2021

    @IgorF disse:
    prezados, boa tarde.

    hoje faz três meses que meu processo de nacionalidade teve início no ACP assim como os de minhas duas irmãs enviados pelo mesmo frete pela dhl. nenhum dos três processos saiu da bolinha 1 (verde). os processos são 1C e em todos o pai português é declarante dos nascimentos.

    alguém sabe informar se a ACP está com dificuldades além das comuns no processamento dos pedidos de nacionalidade?

    agradeço a atenção.

    Igor, processos de filhos levam facilmente de 9 meses a um ano ou mais. Fique tranquilo e paciência. As diferentes fases não andam no mesmo tempo. Algumas são mais longas e outras mais rápidas. Paciência que todos chegam lá.

    Não só o ACP mas todo IRN está um caos. Brinco com alguns dizendo que no fundo do poço acharam um alçapão... o IRN está uma bagunça, faltam recursos, Conservadores e oficiais. Final do ano também teremos greve... então temos que seguir com paciência de sobra.

    abraços,

  • ElbaElba Member 259 PontosPosts: 44

    Pessoal, boa noite!

    Mais uma vez peço um apoio para vocês.
    O processo do meu esposo chegou na 4o bolinha, no entanto com a seguinte mensagem:
    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento."

    Como faço para sabe o que está faltando? e o prazo que eles mencionam?

    Obrigada

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Elba disse:
    Pessoal, boa noite!
    Mais uma vez peço um apoio para vocês.
    O processo do meu esposo chegou na 4o bolinha, no entanto com a seguinte mensagem:
    "O seu processo não está completo, tal como foi notificado.
    O seu pedido estará nesta fase até à receção e registo pelos nossos serviços da documentação em falta.
    Se no prazo indicado ainda estiver incompleto, será objecto de indeferimento."
    Como faço para sabe o que está faltando? e o prazo que eles mencionam?
    Obrigada

    Entre em contato o quanto antes com a Linha de Registos ou tente enviar e-mail para a CRC ou espaço do IRN onde o processo está sendo tramitado.

  • ElbaElba Member 259 PontosPosts: 44

    Bom dia, obrigada! Ligamos hoje na linha de registros e fomos informados que devemos mandar e-mail. Eles não passam a informação do documento faltante por telefone. Passei o primeiro e-mail para o arquivo central do porto em 15/12 e outro hoje. Não me responderam o primeiro.
    Vou aguardar.
    Obrigada

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Elba disse:
    Bom dia, obrigada! Ligamos hoje na linha de registros e fomos informados que devemos mandar e-mail. Eles não passam a informação do documento faltante por telefone. Passei o primeiro e-mail para o arquivo central do porto em 15/12 e outro hoje. Não me responderam o primeiro.

    Envie o mesmo e-mail a cada 2 dias e coloque um "contador" no "assunto" do e-mail. Algo tipo "1º envio", "2º envio", "3º envio", .... assim eles entenderão que se trata de alguém que não vai deixá-los em paz até que respondam... rsssss Em geral funciona.

    Abraços,

  • ElbaElba Member 259 PontosPosts: 44

    Obrigada Pela dica!!!
    Pessoal, mas olha que estranho... ligamos na LR e informaram que por lá não poderiam dizer nada, apenas por e-mail como eu mencionei antes. Na resposta do email, informaram que devemos aguardar que chegará por correio... poxa vida, procede isso? Não vamos descobrir nunca qual documento que falta e vamos perder o prazo.
    Help.
    Pior é que tenho certeza que mandei tudo redondinho, tinha recentemente enviado da minha sogra e deu certo... certeza que não mandei nada errado, mas fazer o que neh? Preciso descobrir para não perder o prazo.
    Obrigada

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Elba disse:
    Obrigada Pela dica!!!
    Pessoal, mas olha que estranho... ligamos na LR e informaram que por lá não poderiam dizer nada, apenas por e-mail como eu mencionei antes. Na resposta do email, informaram que devemos aguardar que chegará por correio... poxa vida, procede isso?

    sim, procede. A forma "oficial" de relacionamento é por via postal, via ofício direcionado ao requerente.

    Não vamos descobrir nunca qual documento que falta e vamos perder o prazo.

    não... o prazo é razoável e NUNCA vi um processo indeferido por conta de não atendimento do prazo oficial dado. Basta lembrar que eles também não respeitam prazos. O "segredo" é não deixar de se comunicar com o IRN, mesmo vencido o prazo. Caso vença o prazo, envie e-mails e comunicação ao IRN informando sobre a impossibilidade de cumprimento de prazo, informando que está obtendo a documentação solicitada. O que não pode é ficar meses sem comunicação. Aí eles entendem que o requerente abandonou o processo.

    Help.

    (acima)

    Pior é que tenho certeza que mandei tudo redondinho, tinha recentemente enviado da minha sogra e deu certo...

    cada processo é único , Elba. Nunca paramos de aprender...

    certeza que não mandei nada errado, mas fazer o que neh? Preciso descobrir para não perder o prazo.

    Aguarde o ofício chegar.

    Obrigada

    abraços,

  • jbianchi182jbianchi182 Member 83 PontosPosts: 11

    Mandei a documentação para a crc do Porto no final do ano passado e vi que preciso mandar um e-mail para lá solicitando o código para acompanhar o status do processo. Vocês saberiam dizer qual é esse endereço de e-mail? Obrigado

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @jbianchi182 disse:
    Mandei a documentação para a crc do Porto no final do ano passado e vi que preciso mandar um e-mail para lá solicitando o código para acompanhar o status do processo. Vocês saberiam dizer qual é esse endereço de e-mail? Obrigado

    arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    jbianchi182
  • jbianchi182jbianchi182 Member 83 PontosPosts: 11

    @CEGV disse:

    @jbianchi182 disse:
    Mandei a documentação para a crc do Porto no final do ano passado e vi que preciso mandar um e-mail para lá solicitando o código para acompanhar o status do processo. Vocês saberiam dizer qual é esse endereço de e-mail? Obrigado

    arquivocentral.porto@irn.mj.pt

    Muitíssimo obrigado

    CEGV
  • IgorFIgorF Member 134 PontosPosts: 22

    Prezados,
    Venho informar a conclusão do meu processo de nacionalidade (1C filho de pai português e declarante do meu nascimento) e agradecer a todos que dedicaram seu tempo, conhecimento e experiência pelas ajudas diretas e indiretas aqui neste fórum, em especial ao moderador @CEGV .

    À título de informação, deixo as datas do andamento do meu processo tramitado no ACP.

    Envio pela DHL em 19 de agosto de 2021 com recebimento no ACP em 23 de agosto.
    Recebimento da chave de acesso em 27 de agosto de 2021.
    Em 30 de dezembro de 2021, saiu da bolinha 1 verde para a bolinha 5 verde e a bolinha 6 em marrom.
    Em 12 de janeiro de 2022, a bolinha 6 ficou verde e a bolinha 7 em marrom.
    Em 24 de janeiro de 2022, a bolinha 7 ficou verde com a mensagem de registro criado.

    Esse é o final de um processo que levou mais de quinze anos com a busca da certidão de batismo de minha avó paterna nas paróquias da diocese do Porto (o que levou mais de dez anos, pois não sabíamos nem a paróquia, nem o concelho onde ela havia sido batizada), posterior atualização de sua condição civil, pedido de nacionalidade de meu pai e, por fim, minha nacionalidade e de minhas irmãs.

    Não é simples, nem rápido, mas vale a pena.

    Abraços,
    Igor

  • FabioFGFabioFG Member 22 PontosPosts: 1

    @IgorF disse:
    Prezados,
    Venho informar a conclusão do meu processo de nacionalidade (1C filho de pai português e declarante do meu nascimento) e agradecer a todos que dedicaram seu tempo, conhecimento e experiência pelas ajudas diretas e indiretas aqui neste fórum, em especial ao moderador @CEGV .

    À título de informação, deixo as datas do andamento do meu processo tramitado no ACP.

    Envio pela DHL em 19 de agosto de 2021 com recebimento no ACP em 23 de agosto.
    Recebimento da chave de acesso em 27 de agosto de 2021.
    Em 30 de dezembro de 2021, saiu da bolinha 1 verde para a bolinha 5 verde e a bolinha 6 em marrom.
    Em 12 de janeiro de 2022, a bolinha 6 ficou verde e a bolinha 7 em marrom.
    Em 24 de janeiro de 2022, a bolinha 7 ficou verde com a mensagem de registro criado.

    Esse é o final de um processo que levou mais de quinze anos com a busca da certidão de batismo de minha avó paterna nas paróquias da diocese do Porto (o que levou mais de dez anos, pois não sabíamos nem a paróquia, nem o concelho onde ela havia sido batizada), posterior atualização de sua condição civil, pedido de nacionalidade de meu pai e, por fim, minha nacionalidade e de minhas irmãs.

    Não é simples, nem rápido, mas vale a pena.

    Abraços,
    Igor

    Igor, eu vi que o ACP (Porto) é somente para processos de atribuição com pai nascido em Portugal. Sabe se isso procede? No meu caso o pai é nascido no BR, mas PT por atribuição.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @FabioFG disse:
    Igor, eu vi que o ACP (Porto) é somente para processos de atribuição com pai nascido em Portugal. Sabe se isso procede? No meu caso o pai é nascido no BR, mas PT por atribuição.

    Não procede, @FabioFG.
    Você pode enviar seu processo para qualquer balcão de nacionalidade.

    Abraços,

  • HalissaHalissa Member 82 PontosPosts: 16

    Prezados, dei entrada com documentação (1-C) em novembro de 2021, em dezembro recebi e-mail com confirmação de recebimento pela ACP com número do processo e chave para acompanhamento. Ocorre que hoje, 21 de março de 2022, acessei o sistema como todos os dias e aparece que a senha não corresponde a nenhum processo ativo, enviei e-mail para eles imediatamente, mas recorro ao portal na esperança de saber se alguém já passou por algo parecido. Agradecida.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Halissa disse:
    Prezados, dei entrada com documentação (1-C) em novembro de 2021, em dezembro recebi e-mail com confirmação de recebimento pela ACP com número do processo e chave para acompanhamento. Ocorre que hoje, 21 de março de 2022, acessei o sistema como todos os dias e aparece que a senha não corresponde a nenhum processo ativo, enviei e-mail para eles imediatamente, mas recorro ao portal na esperança de saber se alguém já passou por algo parecido. Agradecida.

    Desencane... o sistema de acompanhamento, de vez em quando, dá problemas e um dos reflexos é esta mensagem de erro. Parece que o processo sumiu mas fique tranquila que ele está lá. Volta ao normal muito em breve. Não se preocupe que o sistema "tira uma folga, de vez em quando", mas sempre volta. ;😂
    abraços,

    Halissa
  • YohalinYohalin Member 279 PontosPosts: 43

    @Halissa disse:
    Prezados, dei entrada com documentação (1-C) em novembro de 2021, em dezembro recebi e-mail com confirmação de recebimento pela ACP com número do processo e chave para acompanhamento. Ocorre que hoje, 21 de março de 2022, acessei o sistema como todos os dias e aparece que a senha não corresponde a nenhum processo ativo, enviei e-mail para eles imediatamente, mas recorro ao portal na esperança de saber se alguém já passou por algo parecido. Agradecida.

    Estou a ver que não sou o único então. processo do meu filho também está assim

    CEGVHalissa
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Yohalin , esses "paus" no sistema são comuns... é só dar tempo ao tempo. Consertam o que estiver errado, os bancos de dados são carregados e "vida que segue".
    abraços,

  • YohalinYohalin Member 279 PontosPosts: 43

    Ya, eu sei, mas isto está a demorar muito... ainda estou com o problema aqui.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Yohalin disse:
    Ya, eu sei, mas isto está a demorar muito... ainda estou com o problema aqui.

    você pode retornar o e-mail ao IRN pedindo a confirmação da chave de acesso.

  • HalissaHalissa Member 82 PontosPosts: 16

    @CEGV disse:

    @Halissa disse:
    Prezados, dei entrada com documentação (1-C) em novembro de 2021, em dezembro recebi e-mail com confirmação de recebimento pela ACP com número do processo e chave para acompanhamento. Ocorre que hoje, 21 de março de 2022, acessei o sistema como todos os dias e aparece que a senha não corresponde a nenhum processo ativo, enviei e-mail para eles imediatamente, mas recorro ao portal na esperança de saber se alguém já passou por algo parecido. Agradecida.

    Desencane... o sistema de acompanhamento, de vez em quando, dá problemas e um dos reflexos é esta mensagem de erro. Parece que o processo sumiu mas fique tranquila que ele está lá. Volta ao normal muito em breve. Não se preocupe que o sistema "tira uma folga, de vez em quando", mas sempre volta. ;😂
    abraços,

    Já voltou a normal e meu processo até andou! =D Obrigada!

    CEGV
  • HalissaHalissa Member 82 PontosPosts: 16

    A título de informação do portal meu processo foi concluído em 11.05.2022 com envio por e-mail da conclusão do processo com anexo do registro da cidadania averbada. Agradeço ao portal pelos auxílios de sempre. Processo iniciado em 30.12.2021.

    CEGV
  • claudeteclaudete Member 126 PontosPosts: 17

    @CEGV, bom dia.
    Enviei os processos de cidadania das minhas 3 filhas e do meu esposo para CRC Lisboa em março de 2022.
    Pelo site da DHL consta que foi recebido.
    Até o momento não recebi nenhum e-mail com as informações, essa demora é normal? Quando fiz do meu filho, logo recebi um e-mail com o número do processo para acompanhar.
    O telefone que posso obter informações é esse mesmo ainda: 351 21 195 0500? Liguei e também não encontrei a opção.
    Grata

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @claudete disse:
    @CEGV, bom dia.
    Enviei os processos de cidadania das minhas 3 filhas e do meu esposo para CRC Lisboa em março de 2022.
    Pelo site da DHL consta que foi recebido.
    Até o momento não recebi nenhum e-mail com as informações,

    O IRN nunca envia e-mail com confirmação ou informações. Se um processo cair em exigência, aí que enviam um ofício, informando sobre as demandas para que o processo prossiga.

    essa demora é normal? Quando fiz do meu filho, logo recebi um e-mail com o número do processo para acompanhar.

    Não são obrigados a enviar a chave de consulta. Alguns oficiais as enviam mas trata-se de exceção pois não existe norma que os obrigue a encaminhar ao requerente a chave de processo. Pode, entretanto, o interessado-requerente, encaminhar e-mail solicitando o envio da chave de consulta.

    O telefone que posso obter informações é esse mesmo ainda: 351 21 195 0500? Liguei e também não encontrei a opção.

    sim. Opção 1, no menu inicial. Sugerimos que a ligação seja feita via skype ou outro meio de ligação via internet pois a espera pode demorar.

    Grata

    abraços e ótima sorte,

    claudete
  • claudeteclaudete Member 126 PontosPosts: 17

    Só mais uma coisa, poderia me informar o e-mail para o pedido da chave de consulta, por favor?
    Grata

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @claudete disse:
    Só mais uma coisa, poderia me informar o e-mail para o pedido da chave de consulta, por favor?
    Grata

    Se enviou para o ACP é
    Arquivo Central Porto arquivocentral.porto@irn.mj.pt

  • claudeteclaudete Member 126 PontosPosts: 17

    @CEGV Bom dia.
    Enviei para CRC Lisboa.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @claudete disse:
    @CEGV Bom dia.
    Enviei para CRC Lisboa.

    Então... este tópico específico é sobre o ACP (Arquivo Central do Porto).
    Se encaminhou seu processo para a CRCentrais sugiro enviar e-mail para registos.centrais@irn.mj.pt

    claudete
  • claudeteclaudete Member 126 PontosPosts: 17

    Tá bom, obrigada.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    NOTA IMPORTANTE (atualizada em 20/10/2022)

    Temos visto relatos cada vez mais frequentes que o ACP está demandando a transcrição de casamento dos pais, mesmo em casos de pai e/ou mãe português(a)(s) declarante(s) do nascimento.

    Isso pode demonstrar uma mudança de postura do ACP na aplicação do princípio da presunção de perfilhação.

  • IgorFIgorF Member 134 PontosPosts: 22

    O ACP era a última a aplicar esse princípio?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @IgorF disse:
    O ACP era a última a aplicar esse princípio?

    Era a mais conhecida e o maior espaço.

    IgorF
  • MatheusMatheus Member 124 PontosPosts: 15

    Bom dia @CEGV
    Atualmente vc considera a ACP como a melhor opcao para envio de processos de atribuicao de nacionalidade?
    Pergunto pq tenho a impressao de que estao demorando bastante para analise e finalizacao dos processos. Obrigado.

    CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.