PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Problemas na cidadania de meu filho que tive enquanto solteira

Sou filha de pai português vivo. Todos nós, filhos, já temos cidadania. Tenho 2 filhos maiores de idade com meu esposo. 25 anos de relacionamento. somente 18 anos de casada. Meus filhos levam na certidão meu nome de solteira. Já transcrevi meu casamento, etc., tudo certinho. Meu filho foi dar entrada na cidadania, e no consulado foi questionado que ele deveria conseguir uma 'prova' de que eu e meu esposo estávamos juntos desde seu nascimento. Como só casamos quando ele tinha 7 anos, que deveria conseguir algum 'documento' que prove que eu não o abandonei(??????), visto que o declarante que consta em sua certidão foi o pai (lógico, eu estava na maternidade!!!!). Não consigo encontrar nenhum documento com minha assinatura... E agora? Como resolver esse embrolho? O que foi informado é que seu processo pode não ser aceito... Como 'provo' que fui mãe de meu filho até casar com seu pai? Mas a portuguesa sou eu! Meu esposo não tem cidadania.... Não consegui até agora entender tal raciocínio. Alguém já passou por isso?

Comentários

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074

    @Anagazal, em que anos seus filhos nasceram e em que ano você casou ?

  • AndreaAndrea Member 313 PontosPosts: 91

    @Anagazal, se seus filhos nasceram após 01/04/1978 e foram registrados pelo pai ou qualquer outra pessoa, antes de completarem 1 ano de idade, a maternidade já estaria estabelecida, sem nenhuma exigência de provas quaisquer

  • AnagazalAnagazal Member 2 PontosPosts: 2

    Meus filhotes nasceram depois de 1994.... Dei uma olhada já no tópico do portal, fiquei mais tranquila... mas como posso fazer para questionar a funcionária do consulado, dizer que não é necessário nenhum documento para comprovar a maternidade?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,074
    editado fevereiro 2019

    @Anagazal disse:
    Meus filhotes nasceram depois de 1994.... Dei uma olhada já no tópico do portal, fiquei mais tranquila... mas como posso fazer para questionar a funcionária do consulado, dizer que não é necessário nenhum documento para comprovar a maternidade?

    Oi @Anagazal, bem vinda.

    Não questionamos funcionários de consulados. Mandamos processos direto para as conservatórias portuguesas para que os processos e documentação sejam analisados por quem REALMENTE entende do assunto. Temos diversos casos de equívocos de funcionários de consulados, infelizmente. Tenho, eu mesmo, uma prima do meu pai que foi má orientada por um(a) funcionário(a) de consulado e que recentemente teve sua atribuição da nacionalidade portuguesa reconhecida. Foi muito emocionante o dia que levei o Assento de nascimento português para ela e, antes disso, tive que fazer todo um trabalho de convencimento junto a ela para mostrar que ela tinha recebido informações equivocadas do(a) "oficial" consular e que, em verdade, ela tinha direito à cidadania portuguesa.

    Te desejo sorte e, caso precise, estamos à disposição para analisar sua situação específica e lhe ajudar com seu caso.

    abraços,

    Andrea
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.