Ponta Delgada - Problema com vale postal
Bom tarde, pessoal. Estou auxiliando alguns parentes a obterem a cidadania portuguesa. No fim do mês passado enviamos uma transcrição de casamento para PD, porém hoje, conferindo o comprovante do vale postal, percebi que foi utilizado EUE (euro exportação). Há alguma forma de corrigir isso antes de os documentos serem devolvidos? A conservatória não atende telefone e ainda não respondeu meu e-mail. Já enviamos para a ACP um processo que depende dessa transcrição. É possível enviar um novo vale postal com o valor restante? Obrigado!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Oi @rbalthazar ,
Infelizmente este é um dos "efeitos colaterais" das conservatórias rápidas. Ou você envia tudo certinho, fazendo um trabalho perfeito de preparo ou corre o risco de ter seu processo sumariamente indeferido e devolvido.
Pelo que já vi de outros casos semelhantes, a não ser que você pegue um(a) oficial ou conservador(a) de ótimo humor, o processo é indeferido e devolvido via correios. Na melhor das hipóteses será avisado que o vale veio a menor que lhe informarão para que complemente o vale o mais breve possível.
Sobre seu outro processo, o grande risco de fazer processos paralelos contando com a agilidade de uma determinada conservatória é exatamente este. Espero e, sinceramente, lhe desejo sorte e que dê tempo de "ajustar tudo" antes que o outro processo inicie sua tramitação. Você mandou seus processos "paralelos e inter-dependentes" para duas conservatórias rápidas então trata-se de um grande desafio e "jogada de sorte".
Acho importante ressaltar que no caso do ACP, pela falta da transcrição, muito provavelmente seu processo não será indeferido. Cairá em exigência, você será informado e terá tempo de saná-la em até 20 + 30 dias. Após isso ainda terá o resto de 6 meses antes que seu processo no ACP seja considerado "deserto" por falta de resposta à exigência.
Vejamos se mais alguém pode colaborar com seu caso.
Abraços e boa sorte !
Pegando carona nessa postagem, rbalthazar escreveu "Já enviamos para a ACP um processo que depende dessa transcrição"
Isso é possível? Eu posso dar entrada simultaneamente nos processos de Averbação de casamento e Atribuição de Nacionalidade? Da certo ou é melhor fazer a transcrição e só depois a atribuição?
Você pode dar entrada em quantos processos diferentes quiser contanto que não seja o mesmo tipo de processo para o mesmo requerente.
Apesar de ser possível, não indico este tipo de expediente. Se o processo "pré-requisito" tiver algum problema o segundo processo cairá em exigência, gerando custo financeiro para você e trabalho adicional para todos envolvidos. A "indicação" dos oficiais e conservadores do IRN é sempre fazer um processo e, após sua conclusão, seguir para o próximo.
Então sugiro que você só use este artifício se você estiver muito bem assessorada e com certeza absoluta que seu primeiro processo está perfeito. Em geral apenas profissionais e especialistas usam deste atalho ou quem está assessorado por especialistas.
abraços,