Diversas alterações ocorridas através de despacho do IRN, impactando processos de todos os tipos.
ATENÇÃO: TONDELA não é mais balcão de nacionalidade. Pendentes serão enviados para a CRCentrais
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Ponta Delgada - Problema com vale postal

Bom tarde, pessoal. Estou auxiliando alguns parentes a obterem a cidadania portuguesa. No fim do mês passado enviamos uma transcrição de casamento para PD, porém hoje, conferindo o comprovante do vale postal, percebi que foi utilizado EUE (euro exportação). Há alguma forma de corrigir isso antes de os documentos serem devolvidos? A conservatória não atende telefone e ainda não respondeu meu e-mail. Já enviamos para a ACP um processo que depende dessa transcrição. É possível enviar um novo vale postal com o valor restante? Obrigado!

Comentários

  • CEGVCEGV Moderator 4929 PontosPosts: 4,921
    editado julho 2018

    Oi @rbalthazar ,

    Infelizmente este é um dos "efeitos colaterais" das conservatórias rápidas. Ou você envia tudo certinho, fazendo um trabalho perfeito de preparo ou corre o risco de ter seu processo sumariamente indeferido e devolvido.

    Pelo que já vi de outros casos semelhantes, a não ser que você pegue um(a) oficial ou conservador(a) de ótimo humor, o processo é indeferido e devolvido via correios. Na melhor das hipóteses será avisado que o vale veio a menor que lhe informarão para que complemente o vale o mais breve possível.

    Sobre seu outro processo, o grande risco de fazer processos paralelos contando com a agilidade de uma determinada conservatória é exatamente este. Espero e, sinceramente, lhe desejo sorte e que dê tempo de "ajustar tudo" antes que o outro processo inicie sua tramitação. Você mandou seus processos "paralelos e inter-dependentes" para duas conservatórias rápidas então trata-se de um grande desafio e "jogada de sorte".

    Acho importante ressaltar que no caso do ACP, pela falta da transcrição, muito provavelmente seu processo não será indeferido. Cairá em exigência, você será informado e terá tempo de saná-la em até 20 + 30 dias. Após isso ainda terá o resto de 6 meses antes que seu processo no ACP seja considerado "deserto" por falta de resposta à exigência.

    Vejamos se mais alguém pode colaborar com seu caso.

    Abraços e boa sorte !

  • Claudia2019Claudia2019 Member 162 PontosPosts: 43

    Pegando carona nessa postagem, rbalthazar escreveu "Já enviamos para a ACP um processo que depende dessa transcrição"
    Isso é possível? Eu posso dar entrada simultaneamente nos processos de Averbação de casamento e Atribuição de Nacionalidade? Da certo ou é melhor fazer a transcrição e só depois a atribuição?

  • CEGVCEGV Moderator 4929 PontosPosts: 4,921

    @Claudia2019 disse:
    Pegando carona nessa postagem, rbalthazar escreveu "Já enviamos para a ACP um processo que depende dessa transcrição"
    Isso é possível? Eu posso dar entrada simultaneamente nos processos de Averbação de casamento e Atribuição de Nacionalidade? Da certo ou é melhor fazer a transcrição e só depois a atribuição?

    Você pode dar entrada em quantos processos diferentes quiser contanto que não seja o mesmo tipo de processo para o mesmo requerente.

    Apesar de ser possível, não indico este tipo de expediente. Se o processo "pré-requisito" tiver algum problema o segundo processo cairá em exigência, gerando custo financeiro para você e trabalho adicional para todos envolvidos. A "indicação" dos oficiais e conservadores do IRN é sempre fazer um processo e, após sua conclusão, seguir para o próximo.

    Então sugiro que você só use este artifício se você estiver muito bem assessorada e com certeza absoluta que seu primeiro processo está perfeito. Em geral apenas profissionais e especialistas usam deste atalho ou quem está assessorado por especialistas.

    abraços,

    Claudia2019
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.