PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Busca de documentos no Brasil e em Portugal

Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

Prezados,

Espaço dedicado a busca de documentos no Brasil e em Portugal!

Postem aqui seus pedidos:

CEGVCaroletes

Comentários

  • lucianoforcalucianoforca Member 3 PontosPosts: 2

    Gostaria de saber a respeito do meu avô onde posso encontrar a certidao de nascimento dele.
    Tenho os nomes dele e dos pais dele.
    Nao tenho datas.
    E possível local de nascimento.
    Seria tras dos montes - portugal que hj acredito ser vila Real.
    Se alguém puder ajudar. Agradeço.

    Rafa1509
  • MorgadoMorgado Member 245 PontosPosts: 44

    já tentou o site https://tombo.pt/

  • lucianoforcalucianoforca Member 3 PontosPosts: 2

    Obrigado Morgado.

  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083

    @lucianoforca, Trás-os-Montes é uma região enorme. O importante é saber o local mais específico. Se o português nasceu após 1911 talvez fique mais fácil pois o registro dele já deve estar informatizado. Aí a procura é bem mais simples. Antes de 1911 você precisará fazer a pesquisa nos arquivos distritais da localidade ou região de nascimento do português. É muito importante também a data de nascimento dele. Neste processo de procura conversar com familiares e amigos é muito importante também.
    abraços e boa sorte !

  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083
    editado abril 2018

    Trás-os-Montes

    image
    fonte: https://journals.openedition.org
  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083
    editado abril 2018

    Mais informações sobre os Arquivos Distritais

    https://portupedia.com/wiki/Arquivos_Distritais_Portugueses

  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

    @lucianoforca, me passa, por favor, por mensagem privada os dados?

    Preciso saber:

    Nome, possível data de nascimento, filiação e onde foi o desembarque no Brasil...

  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

    Cartórios no Rio de Janeiro

    Pretorias - Circunscrições - RCPN

    Screenshot_20180204_225748_1

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083

    Precioso este documento. Valeu, @Rafa1509 !
    abraços!

  • FernandaFernanda Member 265 PontosPosts: 41

    Já aconteceu de um documento que procurava não estar no cartório que deveria estar,baseado nessa tabela. No caso, o documento que procurava ficou retido na circunscrição de 1940 a 2012 (que era a 12a) e quando, em 2012, a circunscrição mudou pra 6a, o documento estava na circunscrição antiga. Caso o documento não esteja na circunscrição que deveria estar, veja também nas circunscrições antigas.

    LuisMariano
  • niapconiapco Member 38 PontosPosts: 11

    Oi Pessoal, preciso de uma informação: Segundo ouvi de meus tios e parentes, a minha Avó NASCEU no Navio/Vapor durante a viagem de Portugal para o Brasil, seu Pai e Sua Mãe (obviamente grávida dela) desembarcaram em Santos no ano de 1888, tenho a Certidão de Óbito dela que atesta que ela é nascida em Santos, também tenho o registro deles da Casa do Imigrante. Como faço para encontrar o registro de Nascimento dela? qual Igreja existia e fazia os Batizados dos imigrantes naquele ano em Santos? Suponho que quando aconteciam esses nascimentos a criança era registrada aqui no Brasil correto? Alguém poderia me ajudar por favor?

  • AlexcpBSBAlexcpBSB Member 35 PontosPosts: 6
    editado agosto 2018

    Bom dia a todos!

    Pessoal, preciso de ajuda para encontrar o Assentamento de Nascimento de minha avó, que obteve a cidadania portuguesa originária entre 2006 e 2012 (ela nasceu no Rio de Janeiro e era filha de um casal de portugueses).
    Nome de casada: [Removido]
    Nome de solteira: [Removido]
    Nome do pai: [Removido]
    Nome da mãe: [Removido]

    O problema é que ela e minha mãe estão falecidas e eu achei documentos brasileiros com diferentes datas de nascimento dela.
    Na certidão nasc. consta 29/07/1921;
    No RG consta 29/07/1920;
    No passaporte consta 20/07/1920.

    Como faço para encontrar o assentamento de nascimento dela? Já estive na embaixada de Portugal em Brasília e eles não encontraram o registro e também não fazem busca nem orientam como fazer.

    [Dados removidos por CEGV: Tentamos aqui evitar ao máximo a publicação de informações pessoais de nossos usuários]

  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083

    @niapco disse:

    @niapco , já te respondi em outro tópico... deixo também aqui para vermos se alguém pode trazer mais sugestões mas o ideal é publicar a mesma pergunta em apenas um tópico.

  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083

    @AlexcpBSB disse:
    Pessoal, preciso de ajuda para encontrar o Assentamento de Nascimento de minha avó, que obteve a cidadania portuguesa originária entre 2006 e 2012 (ela nasceu no Rio de Janeiro e era filha de um casal de portugueses).

    Como faço para encontrar o assentamento de nascimento dela? Já estive na embaixada de Portugal em Brasília e eles não encontraram o registro e também não fazem busca nem orientam como fazer.

    @AlexcpBSB, se sua vó obteve a cidadania originária entre 2006 e 2012 o registro dela está informatizado e poderá ser encontrado facilmente via consulta nas conservatórias portuguesas. Envie um e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt informando o nome completo e filiação e peça o número do assento, solicitando o número do assento. Idealmente te aconselharia a enviar também a data de nascimento mas como há dúvidas, melhor em um primeiro momento tentar sem estes dados.

  • AlexcpBSBAlexcpBSB Member 35 PontosPosts: 6

    @CEGV disse:

    @AlexcpBSB disse:
    Pessoal, preciso de ajuda para encontrar o Assentamento de Nascimento de minha avó, que obteve a cidadania portuguesa originária entre 2006 e 2012 (ela nasceu no Rio de Janeiro e era filha de um casal de portugueses).

    Como faço para encontrar o assentamento de nascimento dela? Já estive na embaixada de Portugal em Brasília e eles não encontraram o registro e também não fazem busca nem orientam como fazer.

    @AlexcpBSB, se sua vó obteve a cidadania originária entre 2006 e 2012 o registro dela está informatizado e poderá ser encontrado facilmente via consulta nas conservatórias portuguesas. Envie um e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt informando o nome completo e filiação e peça o número do assento, solicitando o número do assento. Idealmente te aconselharia a enviar também a data de nascimento mas como há dúvidas, melhor em um primeiro momento tentar sem estes dados.

    @CEGV, Muito obrigado mesmo! Grande dica!
    Mandei a mensagem e me responderam em menos de 24 horas. Já estou de posse da certidão de nascimento de minha avó.
    Nunca imaginei que a conservatória fosse tão eficiente assim. Eles estão de parabéns!
    Obrigado a você novamente e grande abraço!

    CEGVEpidauraMoreira
  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083

    @AlexcpBSB disse:
    @CEGV, Muito obrigado mesmo! Grande dica!
    Mandei a mensagem e me responderam em menos de 24 horas. Já estou de posse da certidão de nascimento de minha avó.
    Nunca imaginei que a conservatória fosse tão eficiente assim. Eles estão de parabéns!
    Obrigado a você novamente e grande abraço!

    Você pediu a emissão da certidão pelo CivilOnline ? É sempre bom ter uma cópia do assento atualizada guardadinha.

    abraços,

  • AlexcpBSBAlexcpBSB Member 35 PontosPosts: 6

    @CEGV disse:

    @AlexcpBSB disse:
    @CEGV, Muito obrigado mesmo! Grande dica!
    Mandei a mensagem e me responderam em menos de 24 horas. Já estou de posse da certidão de nascimento de minha avó.
    Nunca imaginei que a conservatória fosse tão eficiente assim. Eles estão de parabéns!
    Obrigado a você novamente e grande abraço!

    Você pediu a emissão da certidão pelo CivilOnline ? É sempre bom ter uma cópia do assento atualizada guardadinha.

    abraços,

    @CEGV: Eu imprimi aquela tela com o número de acesso, que tem no CivilOnline, além da própria certidão que sai em Word, quando a gente clica no link para baixar o documento. Vou mandar as duas no meu pedido.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083
    editado agosto 2018

    @AlexcpBSB, Perfeito ! É isso aí !!! Para efeitos de processos de cidadania nem precisa enviar a página da "certificação" (neste caso). Apenas a folha com o assento informatizado. Eles têm acesso ao SIRIC (sistema com os assentos) e obtém tudo pelos sistemas internos.

  • AlexcpBSBAlexcpBSB Member 35 PontosPosts: 6

    @CEGV disse:
    @AlexcpBSB, Perfeito ! É isso aí !!! Para efeitos de processos de cidadania nem precisa enviar a página da "certificação" (neste caso). Apenas a folha com o assento informatizado. Eles têm acesso ao SIRIC (sistema com os assentos) e obtém tudo pelos sistemas internos.

    @CEGV: Muito obrigado, mais uma vez!
    Vejo que aqui muitos são solícitos e conhecedores desses detalhes administrativos. Grande abraço!

    CEGV
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

    Gêintessss... bua'nóit!

    Alguns aqui já sabem, outros ainda não: Eu sou uma pessoa do século passado! Para terem uma idéia, no meu tempo de criança, yogurte se chamava coalhada, e taxi se chamava carro-de-praça... :smile:

    Tudo isto para justificar uma pergunta que vou fazer a seguir, e evitar que se riam de mim...:

    Meu nascimento no Brasil teve, realmente, um assento manuscrito num livrão imenso, marrom-feijão e com letras douradas na capa grossa. Vi o tal livro uma única vez, onde tive de assinar minha emancipação (a família já não me agëntava e resolveu livrar-se de mim mais cedo do que reza a lei).

    Então, no meu caso, pode-se perfeitamente falar de "cópia reprográfica do assento manuscrito". Mas não acredito que no Brasil ainda assentam-se nascimentos à mão. Estou fora do país há 33 anos, mas creio que com o advento da informática, já não se escreve à mão nos cartórios brasileiros: vai tudo via computador, como em Portugal e na Suíça. Confere, ou não?

    Daí então a pergunta propriamente dita: O quê exatamente as pessoas mais avançadas no tempo do que eu estão ATUALMENTE apresentando às conservatórias portuguesas, para instruir o requerimento 1.C? Somente uma certidão narrativa do assento de nascimento? Mas se ele não existe naquela forma antiga, manuscrita, o que tal certidão narra?!?

    Cruzes, acho que fiquei viciado no tormento, e passei a inventar empecilhos, mesmo onde eles não existam, depois do longo exercício de penúria com a CRC...

    Peço muitos comentários, por favor.

    Gratia vobis!!!!!!!!!!!

    CEGV
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323

    @EpidauraMoreira

    Recentemente pedi a certidão de nascimento de minha filha, por cópia reprográfica...

    Ela nasceu em fevereiro/17 e, a única diferença para a de inteiro teor digitada é que na cópia reprográfica consta a minha assinatura, como declarante...

    Logo,

    Os assentos do advento da informática é idêntico a inteiro teor, porém, com a assinatura, que mostra que é uma cópia reprográfica...

    Espero que tenha respondido sua pergunta!

    CEGVEpidauraMoreira
  • CaroletesCaroletes Member 8 PontosPosts: 5

    olá... tenho 2 duvidas quanto ao assentamento:

    Quero ajudar na atribuição do meu pai (meus avós portugueses e casados em Portugal) Foi solicitado pago a um tempo atras a certidão meus avós mas só veio da minha avó (certidão narrativa já constando o casamento em 1938) mas do meu avô não.
    1 - Como ver o assento nessa certidão da minha avó , nasc em 1911 ?

    2 Do meu avô tenho os dados, nasceu em 1912 mas não tenho o numero de assentamento que pede no 1c, só consigo mesmo no Civilonline ou será q por e-mail para Câmara de Lobos eu consigo apenas o numero?

    Quero ver como consigo mais rápido pois meu pai tem mais de 75 anos e quis colaborar agora !! rs

  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083

    @Caroletes disse:
    Quero ajudar na atribuição do meu pai (meus avós portugueses e casados em Portugal) Foi solicitado pago a um tempo atras a certidão meus avós mas só veio da minha avó (certidão narrativa já constando o casamento em 1938) mas do meu avô não.

    1 - Como ver o assento nessa certidão da minha avó , nasc em 1911 ?

    A certidão narrativa certificada serve como certidão de nascimento da sua avó. Guarde-a para, inclusive, comprovar o casamento realizado em Portugal.

    2 Do meu avô tenho os dados, nasceu em 1912 mas não tenho o numero de assentamento que pede no 1c, só consigo mesmo no Civilonline ou será q por e-mail para Câmara de Lobos eu consigo apenas o numero?

    Entre em contato com a conservatória da freguesia onde seu avô nasceu, buscando pelo seu registro de nascimento. Se não estiver lá te encaminharão para fazer a busca no arquivo distrital relacionado.

    Como ambos avós são portugueses e casaram em Portugal entendo, com a documentação que você já tem em mãos (caso certificada), que você já possa dar entrada no processo do seu pai.

    Quero ver como consigo mais rápido pois meu pai tem mais de 75 anos e quis colaborar agora !! rs

    Você sabe quem foi o declarante do registro de nascimento do seu pai ? Normalmente os documentos do(a) (pai ou mãe) declarante é o documento mais importante do processo. Mas, como disse, como os dois são portugueses e casaram em Portugal, isto cria um fato atenuante.

    abraços e boa sorte !

    Caroletes
  • CaroletesCaroletes Member 8 PontosPosts: 5

    @CEGV ai q bom q me respondeu... na Certidão do meu pai, meu avô português foi o declarante, apenas não tenho o n. de assento do meu avô nem a certidão para preencher o 1C do meu pai pelo pai dele. os dados onde nasceu tenho todos inclusive o casamento.

    aliás vou com ele fazer prova de vida no consulado aqui em santos dia 12, pq me comentaram q além do 1C assinado por autenticidade é valido fazer prova de vida em consulado.

    eu até poderia preencher o 1C dele pela minha avó, já que tenho a certidão mas....pela q recebi de Portugal, não sei onde está o n. de assento pedido no 1c...conclusão....o n. tanto do avô qto da avó não tenho.

    Avô é de Camara de Lobos e Avó a conservatoria de Calheta- Madeira que me enviou...

    vou ver com a freguesia de Camara se me enviam apenas o n. do avô ...senão vc acha melhor pedir no civilonline ?

  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083

    @Caroletes,

    1) Alguém já lhe pediu "prova de vida" ? Se não pediram, não adianta enviar sem ter sido requerida. A assinatura presencial do seu pai no requerimento 1-C, em um cartório ou consulado português, é "prova de vida" suficiente por agora.

    2) Se prestar atenção no requerimento 1-C, você não precisa preencher o item 1 do quadro 2 se você enviar a certidão de nascimento. Então, efetivamente, você não precisa do número do assento, principalmente se for uma certidão de batismo.

    3) Peça no CivilOnline se você souber o que vai pedir e se souber que vai funcionar. O melhor é enviar e-mail para o arquivo distrital e conservatória de registo civil onde deve estar registrado o assento de nascimento do seu avô. MAS, como disse antes, entendo que você já tem elementos para dar entrada no processo do seu pai com os dados da sua avó, caso os documentos que você já tem estejam certificados (autenticados em Portugal).

    abraços e boa sorte !

    Caroletes
  • CaroletesCaroletes Member 8 PontosPosts: 5

    muuuuuuito obrigada ! docto da avó vindos de lá, assinado e com aquela marca em relevo !

  • fabriciafabricia Member 17 PontosPosts: 4

    Boa noite, eu havia escrito uma mensagem aq mas não sei onde foi parar, gostaria muito de ajuda, sou neta de português já falecido, pedi ao cartório a certidão de casamento de inteiro teor com cópia reprografica mas só conta a data de nascimento e nome dos pais do meu avô, já liguei para o consulado daq pra conseguir a certidao de nascimento mas por ter mais de 100 anos eles me deram um email de Portugal para fazer o pedido mas até agora nada, o q eu posso fazer? Meu avô nasceu em Portugal 04 de novembro de 1904

  • Rodolpho_1812Rodolpho_1812 Member 53 PontosPosts: 13

    Olá Pessoal! Minha mãe nasceu em 1968 mas já não tem mais a sua certidão de nascimento, não lembra o cartório que foi registrada mas sabe que foi no RJ. Ela só possui a identidade de casada e certidão de casamento. Já pesquisei em alguns links que estão aqui no portal porém Não obtive sucesso. Preciso disso pra que ela consiga fazer o seu processo... Alguém teria alguma dica pra dar?
    Está difícil de achar...

  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083
    editado abril 2019

    @fabricia disse:
    Boa noite, eu havia escrito uma mensagem aq mas não sei onde foi parar, gostaria muito de ajuda, sou neta de português já falecido, pedi ao cartório a certidão de casamento de inteiro teor com cópia reprografica mas só conta a data de nascimento e nome dos pais do meu avô, já liguei para o consulado daq pra conseguir a certidao de nascimento mas por ter mais de 100 anos eles me deram um email de Portugal para fazer o pedido mas até agora nada, o q eu posso fazer? Meu avô nasceu em Portugal 04 de novembro de 1904

    Fabricia, quando vemos tópicos criados com assuntos que já existem, transferimos as publicações para os tópicos adequados. você pode ver onde estão seus comentários também na seguinte página https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/profile/comments/fabricia

    Em relação a encontrar mais informações sobre seu avô, sugiro uma olhada no seguinte tópico: http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/260/procurando-documentos-de-portugueses-no-brasil-fontes-de-pesquisa/p1

    Note que as melhores fontes de informações são os familiares e os amigos. Depois dos familiares, as certidões e registros históricos são as melhores fontes. Tentar escrever sobre a vida do antepassado, marcando onde ele viveu, quando viveu, quanto tempo passou lá, se comprou imóveis, fez procurações ou outros atos públicos, hospitalizações, instituições de ensino que frequentou, documentos que emitiu e outras informações pessoais são todas importantes (como pontos iniciais) para buscas mais aprofundadas que podem levar diretamente à informação que você precisa.

    Importante mencionar que buscar sozinho (e conseguir encontrar) as informações sobre nossos antepassados é ótimo. Na falta de tempo, conhecimento e condições necessárias, existem profissionais especializados em buscas documentais e genealógicas que podem ser contratados. O que muitas vezes não é fácil é encontrar aquele que tem a experiencia que você precisa e cobra o que você pode pagar. Conhecemos diversos deles, com níveis diferentes de experiência, obviamente com preços e tempos de resposta distintos e com boas reputações. Caso queira optar esta linha de ação e precise de indicações, nos procure.

    abraços e boa sorte !

  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083

    @Rodolpho_1812 disse:
    Olá Pessoal! Minha mãe nasceu em 1968 mas já não tem mais a sua certidão de nascimento, não lembra o cartório que foi registrada mas sabe que foi no RJ. Ela só possui a identidade de casada e certidão de casamento. Já pesquisei em alguns links que estão aqui no portal porém Não obtive sucesso. Preciso disso pra que ela consiga fazer o seu processo... Alguém teria alguma dica pra dar?
    Está difícil de achar...

    Rodolpho, deve buscar em cartórios próximo de:

    • Onde ela nasceu
    • Onde os pais dela viviam quando ela nasceu
    • Onde os pais trabalhavam quando ela nasceu

    Busque também na diocese da cidade que ela nasceu para tentar encontrar a certidão de batismo (se aplicável) dela. Descobrindo a paróquia/igreja onde ela nasceu pode ajudar.

    Em cada cartório que você procurar, caso não encontrem, peça a emissão de uma "certidão negativa de busca". Será importante documentalmente caso você não encontre a certidão dela em lugar algum e alguns cartórios, quando você indica que solicitará (caso não encontrem) uma certidão negativa, só aí realmente vão procurar nos livros. Importante ressaltar que era comum antigamente, principalmente no interior, o registro tardio das crianças. Conheço diversos casos de crianças que só foram registradas em cartório anos depois de seus nascimentos e, inclusive, alguns já adultos.

    Veja os comentários anteriores. Outras publicações podem lhe dar sugestões de onde e como procurar.

    abraços e boa sorte

  • Rodolpho_1812Rodolpho_1812 Member 53 PontosPosts: 13

    @CEGV muito obrigado pela resposta. Pois é o jeito é tentar pedindo para as pessoas no RJ que continuem procurando pra mim mesmo. Muito obrigado pela sua atenção e resposta!!!

    CEGV
  • RODRIGORODRIGO Moderator 567 PontosPosts: 136

    @Rodolpho_1812 disse:
    @CEGV muito obrigado pela resposta. Pois é o jeito é tentar pedindo para as pessoas no RJ que continuem procurando pra mim mesmo. Muito obrigado pela sua atenção e resposta!!!

    Rodolpho, por acaso você já tentou ter acesso a HABILITAÇÃO do casamento de sua mãe? É bem possível que consigas obter acesso a ele, e nela conter o que precisas.

  • Rodolpho_1812Rodolpho_1812 Member 53 PontosPosts: 13

    Olá @RODRIGO o que seria essa habilitação?

  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083

    @Rodolpho_1812 disse:
    Olá @RODRIGO o que seria essa habilitação?

    São os documentos que ela usou para dar entrada nos proclamas do casamento dela. (documentos que ela apresentou para se casar e que, muitas vezes, ficam guardados nos cartórios)

  • GioFreyreGioFreyre Member 2 PontosPosts: 1

    Gente, estou atrás das certidões de nascimento dos meus bisavós que eram portugueses e se casaram aqui no Brasil, tenho o nome e nascimento de ambos, porém, não sei o distrito de qual vinheram nem quando chegaram ao Brasil, seria possível encontrar?

  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083

    @GioFreyre disse:
    Gente, estou atrás das certidões de nascimento dos meus bisavós que eram portugueses e se casaram aqui no Brasil, tenho o nome e nascimento de ambos, porém, não sei o distrito de qual vinheram nem quando chegaram ao Brasil, seria possível encontrar?

    @GioFreyre , comece olhando a certidão de nascimento dos seus avós. Terão mais informações importantes como, por exemplo, nome dos avós deles (pais dos seus bisavós) e, normalmente, informação de onde nasceram.

    Dê uma olhada no seguinte tópico:
    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/260/procurando-documentos-de-portugueses-no-brasil-fontes-de-pesquisa/p1

  • camillecamille Member 66 PontosPosts: 14

    Olá, @CEGV, olhei todos os tópicos de busca antes de fazer a minha publicação. Pesquisei em diversos sites e cartórios, fui até o Arquivo Nacional e conversei com o único parente vivo, mas sem sucesso. Se trata do primeiro casamento da minha mãe, logo, não tenho qualquer contato ou conhecimento sobre a vida da pessoa. Busquei este fórum pois o processo caiu em exigência e não sei mais onde buscar o documento. Obrigada

  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083
    editado maio 2019

    @camille disse:
    Olá, @CEGV, olhei todos os tópicos de busca antes de fazer a minha publicação. Pesquisei em diversos sites e cartórios, fui até o Arquivo Nacional e conversei com o único parente vivo, mas sem sucesso. Se trata do primeiro casamento da minha mãe, logo, não tenho qualquer contato ou conhecimento sobre a vida da pessoa. Busquei este fórum pois o processo caiu em exigência e não sei mais onde buscar o documento. Obrigada

    O casamento foi realizado só no civil ou também no Religioso ? Se casaram também no religioso (católico), você pode tentar buscar informações na Curia metropolitana ou igrejas, nos documentos de habilitação ao casamento, caso encontre onde eles casaram.

    abraços e boa sorte

  • Wesley63Wesley63 Member 135 PontosPosts: 31

    Obrigado CEGV, voce abriu um leque de pesquisas... Eu ja havia anotado alguns endereços para pesquisa nas discussões do Portal... Pretendo nesta semana empenhar nesta busca... Family Search é excelente mas no caso de meu sogro nao consegui nenhuma informação, visitei o Arquivo Nacional tambem por la sem sucesso na epoca, (ano passado) creio que ainda falta digitalizar informações a partir de 1940... Vou retornar la para ver se ja tem novidades... IFP idem, sem informações (Percebi má vontade no funcionario que nos atendeu), tambem esta semana vou visitar o Detran no Centro... Visitarei tambem a Almirante Barroso 90... E farei pesquisa naqueles sites que vc informou... Inclusive eu desconhecia pelo Arquivo Nacional aquela seção juridicial... Tenho que achar esta certidão... Ele tem a de casamento, identidade, Carteira de trabalho, reservista e Óbito... Buscamos o Exercito o emprego nos correios, igreja de batismo, escola primaria e ninguem tem informações sobre a certidão de nascimento... fiz varias pesquisas de cartório e nada... Como saiu a atribuição de minha sogra esta semana, agora o proximo passo sera a transcrição de casamento para dar sequencia na atribuição da esposa e dois filhos e depois a minha... Longa jornada... Mas com a ajuda de pessoas como voce a gente chega lá... Muito obrigado!!! (Quando encontrar informarei como consegui)..Abraço.

    CEGV
  • Wesley63Wesley63 Member 135 PontosPosts: 31

    Olá CEGV... Visitei novamente o Arquivo Nacional sem sucesso... Fui ao Detran, a certidão declarada era a de casamento... Na Almirante Barroso 90 só fazem pesquisa para certidão de Casamento... Mas continuo nas minhas pesquisas... CEGV em relação a Suprimento de documentos ouvi dizer que Ponta Delgada e 4CRC do Porto fariam a Transcrição, minha duvida neste seria a necessidade da certidão negativa das CRNS... No caso do Rio de Janeiro quantas certidôes seriam necessarias? Tambem ouvi dizer sobre a possibilidade de substituir a certidão de Nascimento pela de Batismo e Ponta Delgad estaria aceitando, sabe dizer se isto procede?

  • CEGVCEGV Moderator 4987 PontosPosts: 5,083
    editado maio 2019

    @Wesley63 disse:
    Olá CEGV... Visitei novamente o Arquivo Nacional sem sucesso... Fui ao Detran, a certidão declarada era a de casamento... Na Almirante Barroso 90 só fazem pesquisa para certidão de Casamento... Mas continuo nas minhas pesquisas... CEGV em relação a Suprimento de documentos ouvi dizer que Ponta Delgada e 4CRC do Porto fariam a Transcrição, minha duvida neste seria a necessidade da certidão negativa das CRNS... No caso do Rio de Janeiro quantas certidôes seriam necessarias?

    Decisão pessoal do conservador que analisará o processo. Não existe um número certo mas não indicaria enviar apenas uma ou duas certidões. O número deve ser representativo que você fez sua lição de casa e que, apesar dos grandes esforços, a certidão não foi encontrada nos lugares habituais (próximo de: casa, trabalho, maternidade, igreja onde foi realizado o batismo).

    Tambem ouvi dizer sobre a possibilidade de substituir a certidão de Nascimento pela de Batismo e Ponta Delgad estaria aceitando, sabe dizer se isto procede?

    já respondido no tópico:
    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/297/certidao-de-batismo-de-nubente-brasileiro-em-substituicao-da-certidao-de-nascimento/p1

    abraços e boa sorte !

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.