PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Preenchimento do Requerimento tipo 1D para Cidadania de Netos de Portugueses

CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
editado agosto 2018 em Processos de Atribuição

Como a nossa equipe desenvolveu novos layouts dos formulários de requerimentos editáveis, estamos trabalhando para, conforme fizemos para os processos do tipo 1-C, colocar aqui um guia claro e visual de como preencher o seu requerimento 1-D.

Neste meio tempo você poderá acessar o tópico de preenchimento do requerimento 1-D para conversão. Os campos são exatamente os mesmos mas os campos que precisam ser preenchidos, um pouquinho diferentes. Por isso criamos este tópico. Enquanto isso, acesse http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/62/preenchimento-do-requerimento-tipo-1d-para-processos-de-conversao-de-netos-ja-naturalizados#latest

Aguarde...

Comentários

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    ... reservado ...

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    ... reservado ...

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    ... reservado ...

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    ... reservado ...

  • raulpraulp Member 108 PontosPosts: 6

    Prezado @CEGV , bom dia! Uma dúvida que me "assombra" e que talvez possa ter uma resposta simples: na certidão de nascimento da minha avó portuguesa (transcrita a partir do assento de batismo, pois ela nasceu antes de 1911), como era o costume constam apenas os seus prenomes (em outras palavras, não aparece o sobrenome, nem o dela própria, nem o dos pais - meus bisavós). Ocorre que nos documentos de minha avó emitidos depois que ela emigrou de Portugal, como por exemplo a certidão de casamento dela e a de nascimento do meu pai, o nome dela figura COM o sobrenome de solteira e, posteriormente, com o de casada. Minha dúvida é se a presença do sobrenome nessas certidões poderia ser interpretada pela Conservatória dos Registros Centrais na análise do processo como sendo uma divergência - ou se, sendo lógico o patronímico e os demais dados estando corretos e conexos (datas e locais de nascimento), isso não seria um problema. Agradeço desde já!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @raulp, bem vindo

    @raulp disse:
    Prezado @CEGV , bom dia! Uma dúvida que me "assombra" e que talvez possa ter uma resposta simples: na certidão de nascimento da minha avó portuguesa (transcrita a partir do assento de batismo, pois ela nasceu antes de 1911), como era o costume constam apenas os seus prenomes (em outras palavras, não aparece o sobrenome, nem o dela própria, nem o dos pais - meus bisavós). Ocorre que nos documentos de minha avó emitidos depois que ela emigrou de Portugal, como por exemplo a certidão de casamento dela e a de nascimento do meu pai, o nome dela figura COM o sobrenome de solteira e, posteriormente, com o de casada. Minha dúvida é se a presença do sobrenome nessas certidões poderia ser interpretada pela Conservatória dos Registros Centrais na análise do processo como sendo uma divergência - ou se, sendo lógico o patronímico e os demais dados estando corretos e conexos (datas e locais de nascimento), isso não seria um problema. Agradeço desde já!

    Isto é chamado "fixação do Sobrenome", ou seja, demonstrar que a pessoa que na certidão de nascimento só foi referenciada pelos seus prenomes, se tornou aquela outra com o nome completo. Para isto a certidão de casamento ou a de óbito servirão a este propósito. Como reparado por você, é necessário que os outros dados estejam de acordo. Junto com os documentos de base do processo você precisará enviar documentos que demonstrem a fixação do sobrenome caso contrário lhe será pedido no meio do processo.

    abraços,

  • raulpraulp Member 108 PontosPosts: 6

    Prezado @CEGV , agradeço a prontidão e a pontualidade da resposta (aproveitando o ensejo para me desculpar caso não tenha feito a pergunta no tópico correto... não encontrei outro mais atual). Era como eu imaginava. Intuitivamente eu já havia anexado as certidões adicionais que você menciona para comprovar esse aspecto. Posso aproveitar o ensejo para dirimir uma dúvida no tocante à evidência dos laços com Portugal? Tenho feito várias viagens a Portugal ao longo dos últimos anos e estou anexando printscreens de bilhetes aéreos, reservas, fotografias e carimbos do passaporte, entre outros, para comprovar tal frequência. Estou inscrito no NIF português (embora não seja listado como prova de vínculo, ouvi comentários de que poderia "solidificar" o requerimento) e sou tradutor de várias obras literárias que circulam em Portugal (anexei os devidos documentos também). Participei de grupo folclórico português (hoje já extinto) e pensei em acrescentar algumas fotos minhas da referida época. Minha pergunta: você acha que isso é pertinente ou "polui" demais a solicitação? Obrigado mais uma vez! Um abraço!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @raulp disse:
    Prezado @CEGV , agradeço a prontidão e a pontualidade da resposta (aproveitando o ensejo para me desculpar caso não tenha feito a pergunta no tópico correto... não encontrei outro mais atual). Era como eu imaginava. Intuitivamente eu já havia anexado as certidões adicionais que você menciona para comprovar esse aspecto. Posso aproveitar o ensejo para dirimir uma dúvida no tocante à evidência dos laços com Portugal? Tenho feito várias viagens a Portugal ao longo dos últimos anos e estou anexando printscreens de bilhetes aéreos, reservas, fotografias e carimbos do passaporte, entre outros, para comprovar tal frequência. Estou inscrito no NIF português (embora não seja listado como prova de vínculo, ouvi comentários de que poderia "solidificar" o requerimento) e sou tradutor de várias obras literárias que circulam em Portugal (anexei os devidos documentos também). Participei de grupo folclórico português (hoje já extinto) e pensei em acrescentar algumas fotos minhas da referida época. Minha pergunta: você acha que isso é pertinente ou "polui" demais a solicitação? Obrigado mais uma vez! Um abraço!

    Raulp,

    Os laços são "EFETIVOS" e não afetivos ou comerciais. Os laços efetivos, no caso dos netos são específicos. Veja em

    https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/19/lacos-efetivos-o-que-e-e-como-obter/p1

    Da mesma forma, viagens só serão as ocorridas em até 5 anos antes da data de submissão do processo. As anteriores, a rigor, não serão consideradas e, da mesma forma, valerão aquelas (informação pública da Diretora do IRN) que demonstrarem a permanência em Portugal por pelo menos 15 dias.

    Sobre "Solidificar" os "laços", qualquer coisa pode ser enviada e, importante frisar, lidamos com critérios pouco objetivos. Então existe, na avaliação dos laços, uma certa objetividade que pode ser alcançada com documentos extras mas, no entanto, não se deve deixar de atender o que está prescrito no regulamento. Encher o requerimento de documentos também não acho adequado pois o importante pode se misturar e se perder no mundo dos documentos não importantes. Como disse, são laços efetivos e não afetivos que contam.

    Abraços e ótima sorte,

  • raulpraulp Member 108 PontosPosts: 6

    Grato, @CEGV , mais uma vez! Um abraço fraterno!

    CEGV
  • raulpraulp Member 108 PontosPosts: 6

    Prezado @CEGV , boa tarde!

    Um detalhe me chamou a atenção no formulário de requerimento: pede-se os dados do documento de identificação do requerente mas não se solicita nenhuma cópia do mesmo. Não devo anexar nenhuma cópia do meu passaporte (que é o documento que estou comunicando nesses campos)?

    Obrigado!

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @raulp disse:
    Prezado @CEGV , boa tarde!

    Um detalhe me chamou a atenção no formulário de requerimento: pede-se os dados do documento de identificação do requerente mas não se solicita nenhuma cópia do mesmo. Não devo anexar nenhuma cópia do meu passaporte (que é o documento que estou comunicando nesses campos)?

    Raulp, siga nossos guias em relação a tudo e não terá problemas. Não se baseie nas informações adicionais e instruções dos formulários pois não as atualizam a anos.

    Siga nossos guias e, em caso de dúvidas, pergunte.

    abraços,

  • Laura79Laura79 Member 37 PontosPosts: 3

    Caro @CEGV,

    Tenho umas dúvidas no formulário para solicitação de nacionalidade de neto de português. Peço desculpas se já tiver isso respondido em outro lugar, mas não consegui encontrar. São as seguintes:

    1. Tenho o assento de nascimento do avô português na conservatória de registro civil/predial/comercial Calheta. No quadro 2 do formulário preenchi da seguinte forma e gostaria de saber se está correto:

    X _ _ Conservatória de Registro Civil Predial Comercial Calheta

    Tem dois campos entre o X que marquei e a palavra Conservatória, que não sei pra que serve ou o quê escrevo nela. Deixo em branco mesmo? Após a palavra "civil" o campo que segue está correto?

    1. No quadro 6 de pagamento, se eu opto por cartão de crédito deixo em banco as duas opções (cheque e Vale Postal), ou seja, não marco X em nenhum, só anexo o e-mail que será enviado após o pagamento?

    Obrigada pela atenção.

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Laura79 disse:
    Caro @CEGV,

    Tenho umas dúvidas no formulário para solicitação de nacionalidade de neto de português. Peço desculpas se já tiver isso respondido em outro lugar, mas não consegui encontrar. São as seguintes:

    1. Tenho o assento de nascimento do avô português na conservatória de registro civil/predial/comercial Calheta. No quadro 2 do formulário preenchi da seguinte forma e gostaria de saber se está correto: X _ _ Conservatória de Registro Civil Predial Comercial Calheta

    Isso. E informe o número do assento.

    Tem dois campos entre o X que marquei e a palavra Conservatória, que não sei pra que serve ou o quê escrevo nela. Deixo em branco mesmo? Após a palavra "civil" o campo que segue está correto?

    1. No quadro 6 de pagamento, se eu opto por cartão de crédito deixo em banco as duas opções (cheque e Vale Postal), ou seja, não marco X em nenhum, só anexo o e-mail que será enviado após o pagamento?

    Obrigada pela atenção.

    e-mail e página 1 (em branco) do formulário anexado ao e-mail de confirmação do pagamento.

    Laura79
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.