Diversas alterações ocorridas através de despacho do IRN, impactando processos de todos os tipos.
ATENÇÃO: TONDELA não é mais balcão de nacionalidade. Pendentes serão enviados para a CRCentrais
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Consulado de Portugal em São Paulo

MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132
editado maio 2018 em Consulados

Os serviços prestados por este consulado devem ser agendados através do site abaixo.

http://consuladoportugalsp.org.br/

Endereço: Rua Canadá, 324 – Jardim América - CEP:01436-000 – São Paulo – SP

Funcionamento das 8:00 e às 17:30, de segunda a sexta-feira.

Central de Atendimento 3084-1800 de segunda a sexta-feira entre as 9:00 e 17:00.

Perguntas mais Frequentes
http://consuladoportugalsp.org.br/perguntas-mais-frequentes/

Comentários

• EVILLASIOEVILLASIO Member 222 PontosPosts: 206

Legal

• LuisMarianoLuisMariano Member 707 PontosPosts: 464

Foi inaugurado o Espaço Cidadão no consulado português de SP, é como o Poupatempo brasileiro, mas relacionado a documentos portugueses para os cidadãos nacionais portugueses
    https://www.google.com.br/amp/s/veja.abril.com.br/economia/portugal-inaugura-poupatempo-em-sao-paulo/amp/

CEGV
  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132

Acho o consulado de SP o mais bem organizado no Brasil.

CEGVheliob
  • StellaStella Member 12 PontosPosts: 1

Olá pessoal, boa noite a todos.
    É minha primeira vez aqui.
    Bem, com a ajuda de uma amiga consegui o meu assento. Agora tenho que fazer a transcrição do meu casamento + o CC + o Passaporte, o que vou fazer por São Paulo, embora reside no Rio.
    Alguém sabe me dizer em quanto tempo mais ou menos esse processo deve levar ?
    Estou providenciando tudo amanhã e enviando pelo correio com o envelope de plástico do sedex. Tudo como manda no site do consulado Português de São Paulo.
    Após isso tudo, quero fazer a conversão. Alguma dica ?
    Que bom que encontrei esse espaço, também indicado por essa amiga.
    Muito Obrigada.

• CEGVCEGV Moderator 4952 PontosPosts: 4,977

Os consulados normalmente respeitam o endereço de residência do cidadão. Existe a possibilidade de retornarem seus documentos informando que portugueses que moram no Rio de Janeiro são atendidos exclusivamente pelo consulado do Rio, lá na Rua São Clemente.

Stella
  • MariaRibeiroMariaRibeiro Moderator 229 PontosPosts: 132
    editado maio 2019

@Stella se você não tiver um comprovante de endereço de São Paulo, não conseguirá pois o Consulado de São Paulo diferente do Rio manda o CC para sua casa. Vão lhe direcionar ao Consulado do Rio, entre no site deste e agende os serviços. O assento de casamento é feito no mesmo dia no Rio. A ordem é : assento de casamento, CC e passaporte. Tente agendar finais de semana a noite e feriados, costuma aparecer mais agenda nestas datas.

CEGVStella
  • Daniela_tavaresDaniela_tavares Member 193 PontosPosts: 23

Solicitação de visto D7 para morador de Mato Grosso do Sul deve ser enviado via Consulado de São Paulo (agora feito por empresa)?

editado maio 2019

@MariaRibeiro disse: (conversa com a @Stella )
    @Stella se você não tiver um comprovante de endereço de São Paulo, não conseguirá pois o Consulado de São Paulo diferente do Rio manda o CC para sua casa.

No consulado de SP o recebimento do CC é agendado e a carta PIN é recebida junto com o CC. O Passaporte, diferentemente, enviado via SEDEX para a residência do cidadão.

• claudeteclaudete Member 126 PontosPosts: 17

Boa tarde pessoal.
    Alguém saberia me dizer quanto tempo está levando para conseguir o CC e Passaporte pelo Consulado de São Paulo, por favor?
    Ah, vale a pena fazer o pedido de urgência? No site do Consulado sugere que o cartão de cidadão seja solicitado sempre com taxa de urgência, aí gostaria de saber qual a diferença de tempo do pedido com urgência e sem.
    Obrigada

CEGV

@claudete disse:
    Boa tarde pessoal.
    Alguém saberia me dizer quanto tempo está levando para conseguir o CC e Passaporte pelo Consulado de São Paulo, por favor?

O problema em geral é conseguir o agendamento de horário. Realizada a visita, o resto é prazo "normal". CC leva mais tempo e, se solicitado o passaporte quando da visita para requerimento do CC, depois de recebido o CC, o passaporte chega depois de uns 15 dias.

Ah, vale a pena fazer o pedido de urgência? No site do Consulado sugere que o cartão de cidadão seja solicitado sempre com taxa de urgência, aí gostaria de saber qual a diferença de tempo do pedido com urgência e sem.
    Obrigada

Apesar de existir o modo "pedido de urgência", quando fiz o meu fiz sem urgência e chegou no mesmo prazo dos que tinham pedido "com urgência".

abraços,

Olá @CEGV, sempre nos ajudando e respondendo super rápido.
    Muito obrigada mais uma vez, me ajudou muito.

CEGV

Boa noite @CEGV, agora eu entendi o que você quis dizer quando falou: "O problema em geral é conseguir o agendamento de horário.", pois estou desde sábado tentando agendar em São Paulo, Santos e outras cidades e não consegui um dia sequer deste ano, até janeiro/22 tentei e nada.
    Pior que o Consulado não atende ligações, somente em caso de urgência, para informar se o sistema está com problema e não adianta ir até lá sem agendamento.
    Difícil mesmo! ):

CEGV

@claudete disse:
    Boa noite @CEGV, agora eu entendi o que você quis dizer quando falou: "O problema em geral é conseguir o agendamento de horário.", pois estou desde sábado tentando agendar em São Paulo, Santos e outras cidades e não consegui um dia sequer deste ano, até janeiro/22 tentei e nada.
    Pior que o Consulado não atende ligações, somente em caso de urgência, para informar se o sistema está com problema e não adianta ir até lá sem agendamento.
    Difícil mesmo! ):

É isso mesmo, Claudete. Caso se trate de alguma urgência com motivo claro e documentado, você pode entrar em contato com a ouvidoria do consulado, demonstrar a urgência e, a partir daí, caso aceito o motivo, eles tentarão lhe "encaixar", agilizando o procedimento.

abraços,

claudete
  • TonyjeffTonyjeff Member 148 PontosPosts: 15

Estou tentando há semanas agendar horário nesse consulado para solicitar cartão cidadão (primeira via); alguém sabe se os atendimentos estão temporariamente suspensos por conta da pandemia ou algo assim?

CEGV

@Tonyjeff disse:
    Estou tentando há semanas agendar horário nesse consulado para solicitar cartão cidadão (primeira via); alguém sabe se os atendimentos estão temporariamente suspensos por conta da pandemia ou algo assim?

Envie e-mail para a ouvidoria do consulado, pedindo maiores informações e orientações.
    O e-mail é o consulado.saopaulo@mne.pt

Tonyjeff
  • TonyjeffTonyjeff Member 148 PontosPosts: 15

Muito obrigado pela dica.

CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.