PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Como fazer Vale postal

2»

Comentários

  • LuisanvieiraLuisanvieira Member 22 PontosPosts: 4

    @CEGV disse:

    @Luisanvieira disse:
    Vocês podem me dizer qual as melhores opções de conservatória para enviar, e o tempo médio para conseguir a Cidadania?
    Podem também me orientar sobre a melhor forma de envio pelo correio, termos de segurança? Desde já agradeço

    Luis, não tem mágica, como alguns adEvogados e espercialhistas costumam dizer para vender facilidades inexistentes.

    O tempo do processo depende do tipo do processo e para onde será enviado. Em geral existem 2 conservatórias com grande equipe de oficiais e conservadores (CRCentrais e ACP) e conservatórias menores, com 1 ou 2 conservadores, no máximo.

    Existem conservatórias que recebem processos por via postal, outras que só recebem pessoalmente e outras que recebem pessoalmente mas fazem agendamento do atendimento pessoal (como se fosse um atendimento com hora marcada). Existem Conservatórias mais e menos lenientes com determinadas questões documentais.

    As conservatórias grandes são, em geral, mais lentas porém têm consistência e previsibilidade no tempo de conclusão dos processos. As pequenas são uma roleta russa e, em um dia, podem concluir um processo em poucos dias e, pouco tempo depois, só concluir processos em tempo superior às grandes conservatórias.

    CRCentrais é a única conservatória que recebe todos tipos de processos. Outras conservatórias são limitadas a determinados tipos de processos e país de nascimento do requerente.

    Informe qual o tipo do seu processo e poderei te dar uma informação mais consistente, ok ?

    abraços,

    Atribuição de Cidadania

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Luisanvieira disse:
    Atribuição de Cidadania

    ACP (porto) tem consistentemente concluído processos em aproximadamente 60 a 70 dias após numeração e a numeração tem ocorrido de 10 a 20 dias após recebimento.

    Existem outras opções mas não as aconselho pois levam mais tempo ou não tem consistência de prazos de conclusão.

    abraços,

  • LuisanvieiraLuisanvieira Member 22 PontosPosts: 4

    Obrigada

    CEGV
  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 324

    Prezados,

    Acabei de confirmar, com a agência dos Correios do Aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro) que eles voltaram a fazer vale postal para os "nossos" fins!

    Segundo essa atendente, minha amiga, a gerente mudou e a nova já autorizou a retornar o procedimento de realizar vale postal internacional para o IRN,IP.

    Um detalhe ótimo: A agencia é MEGA VAZIA!

    Localização:

    Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro
    Terminal 1
    Desembarque
    Lado Externo
    Porta B

    Abraços!

    Fernanda_Andrade27LuisMariano
  • AnaClaraAnaClara Member 3 PontosPosts: 1

    Oi Pessoal, boa tarde?

    Vocês sabem me informar quais agencias estão de Correio no Rio de Janeiro estão aceitando fazer o vale postal para IRN,IP, atualmente?!

    Tentei ontem fazer em 3 agencias que não aceitaram, uma no Humaíta e duas em Copacabana na Nossa Senhora. Quando coloco destinatário IRN,IP o atendente já acusou que era pessoa Juridica e veteou.

    Se alguém souber alguma que tenha aceirado recentemente pode me informar?

    Obrigada!

    Fernanda_Andrade27
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @AnaClara disse:
    Vocês sabem me informar quais agencias estão de Correio no Rio de Janeiro estão aceitando fazer o vale postal para IRN,IP, atualmente?!

    Acho que a mais usada e notória é a da Primeiro de Março, 64 mas recentemente ouvimos sobre a agência no Galeão e tem também outra na Tijuca. Não estou certo sobre alguma específica na Zona Sul.

    Veja que muitas vezes a forma com que o serviço é pedido é o grande diferencial. Observe nossos "guias" e orientações aqui mesmo para entender a melhor estratégia de ação nas agências e evitar palpites de quem certamente não saberá sobre o que está falando mas apenas repetindo uma outra besteira que alguém disse.

    Tentei ontem fazer em 3 agencias que não aceitaram, uma no Humaíta e duas em Copacabana na Nossa Senhora. Quando coloco destinatário IRN,IP o atendente já acusou que era pessoa Juridica e veteou.

    terão algumas agências e funcionários dos correios destas agências que já foram "contaminados" pela ignorância de outros.. não tem jeito. Mas têm agências que fazem regularmente.

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado maio 2019

    @AnaClara , próxima agência dos correios que disserem que IRN, IP não é uma pessoa, mostre a eles o seguinte perfil do facebook e diga que é primo de sua mãe que vive em Portugal e nasceu na Macedônia... :wink:

    https://www.facebook.com/irn.ip.5

    Fernanda_Andrade27Mei
  • mabarrosmabarros Member 460 PontosPosts: 130

    Como checar se o vale postal foi sacado? Onde posso ter essa informação?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @mabarros disse:
    Como checar se o vale postal foi sacado? Onde posso ter essa informação?

    Envie e-mail a um dos endereços abaixo

    m.fernanda.borges@ctt.pt
    antonio.a.fernandes@ctt.pt
    informacao@ctt.pt
    carla.c.fernandes@irn.mj.pt

    Abraços,

    mabarros
  • marcomarco Suspended 110 PontosPosts: 19

    Boa noite !
    minha pergunta e o seguinte quando o processo retorna pelo fato de conservatorio e processo estava mais de 7 meses , agora mandando vou esperar mais meses ?
    Marco Antonio

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado maio 2019

    @marco disse:
    Boa noite !
    minha pergunta e o seguinte quando o processo retorna pelo fato de conservatorio e processo estava mais de 7 meses , agora mandando vou esperar mais meses ?
    Marco Antonio

    Oi Marco, bem vindo.
    Não entendi sua pergunta. Está relacionada com Vale Postal, tema deste tópico ?

    Que saiba não existe regra alguma que processos sejam "retornados" depois de algum período de tempo. A não ser que o processo tenha caído em exigência, que não foi respondida pelo requerente dentro de 6 meses posteriores ao envio do ofício com a exigência. Neste caso o processo é finalizado sem deferimento por ter sido considerado abandonado (deserto).

    Por favor nos explique exatamente sua dúvida e situação.

    Abraços e aproveite nosso Portal.

  • marcomarco Suspended 110 PontosPosts: 19

    Boa Noite ! Oi tudo bem , minha irmã mandou atribuição da minha mãe no endereço correto , porém na hora de colocar o vale postal colocou outro nome conservátorio que não tinha nada haver , ai eles mandaram toda a documentação ainda bem que não perdeu o dinheiro , sou ela postou novamente pelo correio. será que vai demorar agora?
    obrigado pela atenção

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @marco disse:
    ...será que vai demorar agora?

    demorará o mesmo prazo. Quando o processo chegar ele entrará normalmente no final da fila, como todos os outros que são devolvidos e reenviados.

    abraços,

  • marcomarco Suspended 110 PontosPosts: 19

    obrigado pela atenção

    CEGV
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    Boa tarde!
    Uma dúvida básica... uma terceira pessoa pode fazer o vale postal em meu nome?

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Fernanda_Andrade27 disse:
    Boa tarde!
    Uma dúvida básica... uma terceira pessoa pode fazer o vale postal em meu nome?

    Oi @Fernanda_Andrade27, boa tarde.

    Normalmente pode sim mas, naturalmente, depende do Atendente. Por garantia eu levaria uma cópia do RG do requerente.

    veja a página do produto dos correios, abaixo.
    https://www.correios.com.br/a-a-z/vale-postal-eletronico-internacional

    Abraços,

    Fernanda_Andrade27
  • ritacabralritacabral Member 10 PontosPosts: 6
    editado novembro 2019

    É mesmo tão simples quanto parece?
    Junto os documento, faço o vale postal, mando tudo para a conservatória e aguardo? Não precisa de nenhum contato inicial com eles?

    Quero fazer por Portugal pois aqui pela embaixada estão pedindo documentos que não tenho...

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @ritacabral disse:
    É mesmo tão simples quanto parece?

    quase isso. O mais importante é tudo estar em ordem e ser feito da forma correta. Qualquer deslise e o processo volta, cai em exigência ou é indeferido. Se for fazer sozinha sugiro que não ache que é fácil pois assim você relaxa, deixa de prestar atenção em algo importante ou alguma orientação e aí que as coisas saem erradas.

    Junto os documento, faço o vale postal, mando tudo para a conservatória e aguardo? Não precisa de nenhum contato inicial com eles?

    não precisa de contato inicial.

    Quero fazer por Portugal pois aqui pela embaixada estão pedindo documentos que não tenho...

    embaixadas e consulados são "complicados".

    abraços e ótima sorte,

  • jbianchi182jbianchi182 Member 83 PontosPosts: 11

    Boa tarde. Voltei do correio agora e na notinha do vale postal vi que a atendente colocou como manutenção de estudante.. isso vai fazer alguma diferença no processo? Tem perigo de voltar ou não ser aceito? Obrigado

  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @jbianchi182 disse:
    Boa tarde. Voltei do correio agora e na notinha do vale postal vi que a atendente colocou como manutenção de estudante.. isso vai fazer alguma diferença no processo? Tem perigo de voltar ou não ser aceito? Obrigado

    Se todos os dados estão corretos, não.
    Abraços,

    jbianchi182
  • jbianchi182jbianchi182 Member 83 PontosPosts: 11

    @CEGV disse:

    @jbianchi182 disse:
    Boa tarde. Voltei do correio agora e na notinha do vale postal vi que a atendente colocou como manutenção de estudante.. isso vai fazer alguma diferença no processo? Tem perigo de voltar ou não ser aceito? Obrigado

    Se todos os dados estão corretos, não.
    Abraços,

    Muito obrigado

    CEGV
  • dandrew28dandrew28 Member 103 PontosPosts: 15

    Boa noite. O pagamento dos emolumentos (175 euros) por cartão de crédiro substitui o Vale Postal feito nos correios?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @dandrew28 disse:
    Boa noite. O pagamento dos emolumentos (175 euros) por cartão de crédiro substitui o Vale Postal feito nos correios?

    Sim.. muito mais fácil o procedimento com cartão de crédito. Mas, infelizmente, apenas para processos de nacionalidade. Transcrições de casamento, apenas com vale postal.

    dandrew28
  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    @CEGV agora já pode pagar atribuição com cartão de crédito sem cair na CRC Lisboa?

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @Mei disse:
    @CEGV agora já pode pagar atribuição com cartão de crédito sem cair na CRC Lisboa?

    Oi Mei.

    Sempre pode e isso foi assunto de diversos artigos meus sobre este tema.

    abração e ótimo 2021

  • JulianaMachadoJulianaMachado Member 85 PontosPosts: 9

    Boa noite,

    Gostaria de compartilhar sobre o vale postal da minha transcrição de casamento, enviada a Ponta Delgada em e recebi um e-mail com a seguinte informação sobre o vale postal.

    "O vale postal nº ******, no valor de 125€, foi recebido no dia 11 de Novembro de 2020, válido até 5 de Dezembro.

    No dia 10 de Dezembro foi recebido o processo de transcrição. Como pode verificar aquando do recebimento do referido processo, o vale postal já se encontrava caducado, pelo que, e segundo novas orientações, o procedimento para pagamento do processo é o que lhe foi informado.

    O vale postal caducado será devolvido com a respectiva certidão de casamento após a conclusão do processo."

    Me enviaram um like para pagamento com cartão de crédito. Hoje fizemos novamente o pagamento.

    Alguém já passou por essa situação de vale postal caducar.

    Abraço.

    Juliana Machado

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062
    editado janeiro 2021

    @JulianaMachado disse:
    Boa noite,
    Gostaria de compartilhar sobre o vale postal da minha transcrição de casamento, enviada a Ponta Delgada em e recebi um e-mail com a seguinte informação sobre o vale postal.
    "O vale postal nº ******, no valor de 125€, foi recebido no dia 11 de Novembro de 2020, válido até 5 de Dezembro.
    No dia 10 de Dezembro foi recebido o processo de transcrição. Como pode verificar aquando do recebimento do referido processo, o vale postal já se encontrava caducado, pelo que, e segundo novas orientações, o procedimento para pagamento do processo é o que lhe foi informado.
    O vale postal caducado será devolvido com a respectiva certidão de casamento após a conclusão do processo."
    Me enviaram um like para pagamento com cartão de crédito. Hoje fizemos novamente o pagamento.
    Alguém já passou por essa situação de vale postal caducar.

    Juliana, já vi dezenas de vezes situações como a sua. Vale Postal é um procedimento retrógrado demais. Você terá que pedir a restituição do Vale na agência dos correios onde você o emitiu. Procedimento super chato... O ideal é aproveitar e passar a fazer via cartão.

    abraços e ótima sorte

  • cmabreuscmabreus Member 28 PontosPosts: 1

    O serviço de vale postal está suspenso pelos Correios desde dez/2022. Como posso fazer o vale postal para o processo de cidadania por casamento com português?

    CEGVMei
  • CEGVCEGV Moderator 4982 PontosPosts: 5,062

    @cmabreus disse:
    O serviço de vale postal está suspenso pelos Correios desde dez/2022. Como posso fazer o vale postal para o processo de cidadania por casamento com português?

    Alternativas:

    1) (Vale Postal) Em Portugal, via CTT, com apoio de alguém lá.

    2) Outra alternativa, que as CRCs e espaços do IRN têm usado, é o envio da documentação (ou digitalização da documentação) que, em seguida, é conferida e, se tudo ok, enviam um link para pagamento via cartão de crédito internacional, para pagamento dos emolumentos ao IRN. Neste caso é necessário "conversar" com a CRC ou Espaço do IRN para saber como tem sido o procedimento interno deles.

    3) Fazer a transcrição pelos consulados.

    No meu entender, o modelo de pagamento através de vales postais é uma das coisas mais horrorosas do IRN, considerando a realidade brasileira e os serviços prestados pelos Correios. Mesmo quando falamos do IRN, vales postais são complicados, a titularidade do destinatário tem que ser cuidadosamente definida e, principalmente, eles vencem após 30 dias, o que sempre criou uma situação de ansiedade para os interessados e pressão interna nas CRCs.

    Minha sugestão continua sendo: Evitem ao máximo o uso de vales postais.

    abraços,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.