Diversas alterações ocorridas através de despacho do IRN, impactando processos de todos os tipos.
ATENÇÃO: TONDELA não é mais balcão de nacionalidade. Pendentes serão enviados para a CRCentrais
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Certidão portuguesa on-line. Como obter?

TulioTulio Moderator 104 PontosPosts: 26

Uma das grandes dificuldades enfrentadas por aqueles que buscam a cidadania portuguesa é o acesso à certidão de nascimento do português, tanto para instruir o processo de concessão da cidadania, quanto para proceder a transcrição de casamento, já que em Portugal é obrigatório manter o registro civil atualizado.

Antes de adentrar no assunto, é importante falar um pouco sobre o que vem a ser uma certidão, sob a ótica do direito português.
Sinteticamente, certidão é o documento destinado a comprovar atos constantes dos registros ou arquivos de qualquer repartição pública portuguesa.
As certidões extraídas dos atos de registro podem ser de narrativa ou de cópia integral (artigo 212, nº 1, do Código do Registo Civil).
As certidões narrativas são aquelas onde consta o texto do assento, conjugado com as modificações introduzidas pelos averbamentos existentes à margem.
As certidões de cópia integral, o assento é reproduzido na íntegra.

Posso obter a certidão de nascimento de forma on-line?
Sim, porém somente estarão disponibilizadas as certidões cujo nascimento do português tenha ocorrido após o ano de 1911.

PORTUGUÊS NASCIDO ANTES DE 1911 - Como proceder?
Caso o nascimento do português tiver ocorrido antes de 1911, a certidão deverá ser requerida por e-mail (estando no Brasil) junto ao Arquivo Distrital ao qual está vinculado o local de nascimento do português (freguesia).
Para saber qual o arquivo distrital respectivo, basta pesquisar no google, inserindo a palavra “arquivo distrital de” e o local de nascimento (freguesia).
Para tanto, deverá informar no e-mail dirigido ao respectivo Arquivo Distrital, os seguintes dados:
1 - nome completo do português;
2 - filiação;
3 - data de nascimento e;
4 - local de nascimento.
De regra, o Arquivo Distrital irá responder o e-mail, orientando o procedimento para pagamento através de Vale Postal junto às principais agências dos Correios (a conversão de real para euro deverá ser realizada pelo funcionário da agência dos Correios pela maior cotação disponível).
Efetuado o pagamento nos Correios, deverá enviar uma cópia do comprovante de pagamento para o Arquivo Distrital, via e-mail, informando seu endereço completo no Brasil para que possa receber a certidão.
O Arquivo Distrital irá remeter ao Brasil, no endereço informado por e-mail, uma certidão certificada com um selo em alto-relevo.

Quais tipos de certidão consigo obter eletronicamente?
Além da certidão de nascimento, você poderá obter eletronicamente a certidão de óbito, certidão de declaração de maternidade e certidão de Perfilhação.

PORTUGUÊS NASCIDO DEPOIS DE 1911 - Como proceder?
Para obter a certidão, basta seguir os seguintes passos:
1 – acessar a página da internet www.civilonline.mj.pt (site governamental português);
2 – selecionar no quadro localizado no canto superior direito “Pedido de Certidão Online”;
3 - após abrir a outra página, clique em "Entrar sem autenticação";
4 – após abrir a outra página, no campo “Tipo de Certidão” seleciona a palavra “Nascimento”. Assim que selecionar, os campos obrigatórios para preenchimento aparecerão com um * (asterisco);
5 – após selecionar a palavra “Nascimento”, preencha na Identificação do Requerente os campos obrigatórios, ou seja, seu nome completo, telefone e e-mail (certifique-se que seu e-mail esteja correto pois será através dele que será encaminhada a senha de acesso, que explicarei logo abaixo);
6 – Abaixo você irá visualizar o prazo da certidão, que será de 6 meses, ou seja, a certidão ficará disponível para o acesso eletrônico pelo prazo de 6 meses, após a confirmação do pagamento de 10 euros.
7 – Logo abaixo, nos “Dados do Pedido”, você deverá informar se a certidão é sua ou de terceiros, devendo completar os dados exigidos logo abaixo com o asterisco, ou seja, Nome completo, Data de nascimento, Naturalidade (selecionar Brasil), local de nascimento no Brasil, Nome do pai e Nome da mãe.
8 - No campo Informação adicional, poderá informar em qual conservatória a certidão foi realizada. Exemplo: Referida certidão foi registrada na/o.... (Arquivo Central do Porto-ACP, Conservatória do Registo Civil de Tondela, Conservatória dos Registos Centrais - CRC, etc...).

Após preencher os campos, continue para proceder com o pagamento através de cartão de crédito internacional, no valor de 10 euros.
Certifique-se que o cartão esteja desbloqueado para uso no exterior.
Alguns relatos dão conta de que nem todos os cartões são aceitos. Se isso ocorrer, tente trocar o cartão.
Outros relataram que em determinado horário não conseguiram, mas persistiram em outro horário e deu certo. Dê preferência ao horário comercial de Portugal.
Após o pagamento e confirmação, você receberá por e-mail um código de acesso, que vai te disponibilizar o acesso para consulta por um período de 6 meses (o ideal é escanear a certidão e deixá-la salva no seu computador, bem como imprimir uma via e guardar).
Com o código de acesso em mãos, retorne à pagina principal e no quadro localizado no canto superior direito, seleciona desta vez “Consulta de Certidão”. Você irá inserir dois códigos: um de verificação (disponibilizado na própria página) e outro, que é o Código de Acesso que lhe foi enviado por e-mail.

Boa sorte!!!

Rafa1509LuisMarianoCEGV

Comentários

• CEGVCEGV Moderator 4948 PontosPosts: 4,969

Segue também um guia super detalhado, com telas, dos procedimentos para emissão de certidões, Assentos de Nascimento, Casamento e Óbito pelo CivilOnline

https://portupedia.com/wiki/Civilonline

Abraços,

• eduardomanataeduardomanata Member 2 PontosPosts: 1

Colegas boa noite, acabei de me cadastrar neste grupo, mas já há algum tempo venho dando andamento ao processo de atribuição do meu pai, para em seguida fazer o meu.
    Acredito que tudo tenha corrido certo com a atribuição do meu pai, e agora entrei no civil on line para pedir uma certidão, mas me ocorreu uma dúvida, relativa ao ítem 7:

"7 – Logo abaixo, nos “Dados do Pedido”, você deverá informar se a certidão é sua ou de terceiros, devendo completar os dados exigidos logo abaixo, ou seja, Nome completo, Data de nascimento, Naturalidade (Portugal), Natural do distrito, Concelho, Freguesia, Nome do pai e Nome da mãe."

Meu pai nasceu no Brasil, e a instrução aqui no grupo diz que devo colocar ele como natural de Portugal, mas na sequencia pedem o distrito, conselho e freguesia.
    alguém sabe como devo proceder??

editado julho 2018

@eduardomanata disse:
    ...
    alguém sabe como devo proceder??

Amigão, poupe seu dinheiro...
    Se quer saber se o registro saiu ou não envie um e-mail para

rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt

Solicitando, gentilmente, que lhe informem o número de assento do seu pai.
    Informe nome completo, data de nascimento e filiação completa (do seu pai).

Se o processo foi concluído e o assento de nascimento lavrado, lhe informarão o número do assento de nascimento de seu pai. Caso contrário, talvez lhe informem que o processo ainda não foi concluído.

Quando o processo for concluído, com o número do assento, ficará mais simples pedir o assento do seu pai pelo CivilOnline.

Há também um guia visual do CivilOnline em
    https://portupedia.com/wiki/Civilonline

Abraços e boa sorte

Caroletes
  • DouglasFreitasDouglasFreitas Member 109 PontosPosts: 15

Tópico excelente !! Só achei absurdo o prazo que eles dão pra disponibilização da certidão online. Ao meu ver o documento online seria pra agilizar a obtenção deste, não é mesmo ?! Pensei que fosse algo automático, em que você gerava através do site. Alguém já realizou o procedimento ??? Será que demora tanto assim ?

• marinhomarinho Member 575 PontosPosts: 133

@DouglasFreitas este é o prazo máximo mas geralmente chega no mesmo dia.

CEGV

@marinho disse:
    @DouglasFreitas este é o prazo máximo mas geralmente chega no mesmo dia.

ah sim, agora faz sentido @marinho . kkkk

CEGV
  • marinhomarinho Member 575 PontosPosts: 133

@DouglasFreitas chegou ?

@marinho não pedi não, só estava querendo saber como é o processo mesmo.

CEGV
  • TulioTulio Moderator 104 PontosPosts: 26

@DouglasFreitas e @marinho, o prazo de 6 meses que é citado no site é o prazo em que a certidão ficará disponível para consulta.
    Não é o prazo para emissão da certidão.

A certidão tem sido disponibilizada em torno de 24h após o pagamento.

Assim diz o site: "Este serviço está acessível a qualquer cidadão, salvo as excepções previstas na lei, E DISPONIBILIZA POR UM PERÍODO DE SEIS MESES, acesso à informação que se encontrar registada à data da emissão da certidão.

CEGV
  • CaroletesCaroletes Member 8 PontosPosts: 5

um dúvida, essa certidão de assentamento do civilonline se eu imprimir posso anexar no 1c ou como posso informar o numero...eles me passam o numero apenas pelo email

rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt pedindo gentilmente....ps. é do meu avô q nasceu em 1912!

@Caroletes disse:
    um dúvida, essa certidão de assentamento do civilonline se eu imprimir posso anexar no 1c ou como posso informar o numero...eles me passam o numero apenas pelo email

Sim. A Certidão obtida pelo CivilOnline pode ser usada e enviada junto com o requerimento tipo 1.1-C

• CaroletesCaroletes Member 8 PontosPosts: 5

@CEGV
    obrigada !!!

CEGV
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 174 PontosPosts: 97

Não tenho o número de assento do meu pai (português). Basta enviar um e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt para obtê-lo? Tenho uma cópia digital da certidão do meu pai (ele foi quem me enviou)

editado novembro 2018

@Fernanda_Andrade27 disse:
    Não tenho o número de assento do meu pai (português). Basta enviar um e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt para obtê-lo? Tenho uma cópia digital da certidão do meu pai (ele foi quem me enviou)

Oi Fernanda,

Se a certidão é recente, tem em seu topo o número do assento de nascimento do seu pai. Normalmente o número é formado por uns 5 números, uma barra ("/") e o ano em que a certidão foi informatizada. Caso não a encontre na certidão do seu pai, envie o e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt pedindo gentilmente que lhe informem o número do assento do seu pai e informando:

• Nome completo do Seu pai
    • Data de Nascimento
    • Nome completo dos seus avós

Normalmente estes dados são suficiente para que retornem com a informação correta. Se não encontrarem e se a certidão ainda não estiver informatizada, te dirão para solicitar a certidão através do site CivilOnline ou portaldocidadão.

Abraços e boa sorte !

@CEGV disse:

Oi Fernanda,

Se a certidão é recente, tem em seu topo o número do assento de nascimento do seu pai. Normalmente o número é formado por uns 5 números, uma barra ("/") e o ano em que a certidão foi informatizada. Caso não a encontre na certidão do seu pai, envie o e-mail para rcentrais.informatizacoes@irn.mj.pt pedindo gentilmente que lhe informem o número do assento do seu pai e informando:

• Nome completo do Seu pai
    • Data de Nascimento
    • Nome completo dos seus avós

Normalmente estes dados são suficiente para que retornem com a informação correta. Se não encontrarem e se a certidão ainda não estiver informatizada, te dirão para solicitar a certidão através do site CivilOnline ou portaldocidadão.

Abraços e boa sorte !

@CEGV muito obrigada pelo retorno!

Ontem mesmo, após postar o comentário aqui, enviei um e-mail para o endereço citado e hoje pela manhã já haviam respondido! :)

O número do assento não constava mesmo na certidão que meu pai me forneceu.

Mais uma vez, obrigada!

CEGV

Boa tarde!

Sobre solicitação de certidão pelo Civiloline. Fiz a solicitação ontem e, após efetuar o pagamento (e o site me dar o comprovante), o site deu um erro. Fui debitada em meu cartão de crédito, mas não recebi a confirmação do pagamento por e-mail. Já enviei dois e-mails para eles, mas ainda não tive retorno. Alguém já passou por essa situação? Como devo proceder?

Boa tarde!

Sobre solicitação de certidão pelo Civiloline. Fiz a solicitação ontem e, após efetuar o pagamento (e o site me dar o comprovante), o site deu um erro. Fui debitada em meu cartão de crédito, mas não recebi a confirmação do pagamento por e-mail. Já enviei dois e-mails para eles, mas ainda não tive retorno. Alguém já passou por essa situação? Como devo proceder?

Enviar e-mail para civilonline@irn.mj.pt reportando o erro. Você imprimiu ou fez uma cópia da imagem do erro que o site gerou ? É sempre bom reclamar com provas. O problema é que o processo de pagamento passa por um "fornecedor" chamado Unicre. Se o problema ocorreu e a Unicre não finalizou o processo, informando ao IRN da conclusão da operação talvez não haja nada a fazer a não ser pedir o estorno da operação ao seu operador de cartão de crédito (ou banco).

abraços,

Fernanda_Andrade27

@CEGV disse:

Enviar e-mail para civilonline@irn.mj.pt reportando o erro. Você imprimiu ou fez uma cópia da imagem do erro que o site gerou ? É sempre bom reclamar com provas. O problema é que o processo de pagamento passa por um "fornecedor" chamado Unicre. Se o problema ocorreu e a Unicre não finalizou o processo, informando ao IRN da conclusão da operação talvez não haja nada a fazer a não ser pedir o estorno da operação ao seu operador de cartão de crédito (ou banco).

Mandei um e-mail para este endereço, mas enviei apenas a página em que constava o comprovante de pagamento, mas tenho a página do erro também. Ruim é que eles não respondem aos e-mails (pelo menos ainda não responderam os meus). Fiz a operação de madrugada. Pensei que pela manhã a confirmação de pagamento pudesse ocorrer, mas ainda não ocorreu. Acredito que terei que pedir o estorno.

Obrigada!!!

CEGV
  • ZizaZiza Member 240 PontosPosts: 57

Pessoal,

O site do civilonline está com problemas no pagamento com o cartao visa.

No site está o comunicado abaixo:

"Por motivos de ordem técnica, informamos que existem constrangimentos com os pagamentos visa.
    Agradecemos a vossa compreensão."

CEGV
  • ClauClau Member 123 PontosPosts: 32

Boa tarde. Estou desde ontem tentando finalizar o pagamento da certidão através do Civil Online. O cartão que é Mastercard está habilitado para compras internacionais, falei com a operadora do cartão e com o Banco e no sistema está tudo certo, ocorre que já foram várias tentativas, sendo que recebi os e-mails da Civil Online com o número do pedido.
    Ocorre que após colocar os dados do cartão de crédito e receber um código do Banco do Brasil para finalizar, vem a informação da Unicre Redunicre de que o pagamento foi recusado, tentei por dois cartões, dois computadores e sistemas diferentes, mas nada.
    Assim, gostaria de saber se alguém sabe me dizer se está tendo problemas com o pagamento pelo cartão Mastercard?
    Ouvi falar que pagar com cartão Visa está mais fácil, isso procede?
    Também ouvi que o cartão Nubank o processo é mais rápido e tranquilo. Alguém no portal já fez por esse cartão?
    Por último, se preciso da certidão de nascimento do meu pai, já consegui o número do assento ontem, para requisitar a minha cidadania? @CEGV @Rafa1509
    Grata pela ajuda.

@Clau,

No "mundo" dos cartões existem algumas figuras

• Bandeiras: Exemplo MasterCard, Visa, Amex,...
    • Emissores: Instituições que fazem acordos com as "bandeiras" para emitir os cartões e gerenciar os a aprovação de pagamentos, linhas de crédito, habilitação de operações, etc
    • Adquirentes: fazem a liquidação financeira das transações através de cartão de crédito e cartão de débito (agente operador). Os Adquirentes é que fazem a comunicação dos gatways de pagamentos com as bandeiras e emissores. Rede, Cielo, BIM, Elavon, GetNet, etc são (no Brasil) empresas adquirentes. São normalmente as donas das "maquininhas" e oferecem soluções de pagamentos para os "gateways"
    • Gateways: É responsável pela solução que processa o pagamento online.

FLUXOGRAMA DO PROCESSO
    CLIENTE ==> LOJAS/GATEWAYS ==> ADQUIRENTES ==> BANCOS EMISSORES/BANDEIRAS

Neste processo todo ainda temos o seguinte:

A Unicre, que serve como gateway para o IRN, por decisão do IRN, definiu um processo de aprovação específico para seus pagamentos. Ele usa o VBV (Verified by VISA) e o Mastercard SecureCode.

Uma ótima explicação está na página abaixo (Item 2)
    https://www.viajenaviagem.com/2015/11/como-funcionam-verified-by-visa-mastercard-securecode-dicas/

O que não falam para ninguém é que estas soluções, assim como a liberação para realização de pagamentos internacionais, passa por uma configuração do Banco Emissor e, inclusive, o "banco emissor" e os adquirentes, por onde as transações passam, têm que ter ambientes de tecnologia preparados para trabalhar bem com estes "novos" recursos, pouco usados nas transações online da maior parte dos sites de pagamentos.

É pelo IRN ter contratado estas soluções específicas (VBV e Mastercard SecureCode) que, após você entrar com os dados do seu cartão de crédito, a página seguinte da transação online é uma página do seu banco ou instituição financeira (Emissora do seu cartão) pedindo para você entrar com a senha de internet do seu cartão, senha do seu cartão, token de aprovação do seu cartão ou informação em formato de senha que somente o dono do cartão deve ter. A página de validação desta senha ou token é de responsabilidade de cada banco ou emissor e, ao final do processo de checagem da senha/token usado, o sistema do banco emissor envia uma resposta de volta para o gateway de pagamento (Rede Unicre), informando que a senha/token foi aceita e a transação pode prosseguir.

Então o fluxo da transação online na verdade é assim:

Site do IRN -> Site da Unicre -> Site do Emissor do Seu Cartão -> Site da Rede Unicre -> Site do IRN

Ainda dentro deste fluxo, existe uma grande troca de informações entre o Gateway, Adquirente, Bancos Emissores e Bandeiras. Qualquer diferençazinha de configuração ou resposta inadequada, a transação não será aceita. As perguntas (inputs) e respostas às perguntas devem ser perfeitas e as configurações em todos os lados devem estar bem feitas.

Por isso que, neste imbróglio todo que temos visto, de transações não aprovadas nos sites do IRN (Mais especificamente o CRCPagamentos e CivilOnline), muitos cartões acabam sendo recusados com mensagens estranhas, do tipo, transação recusada, cartão recusado, etc. Não é que o cartão não seja bom ou esteja sem crédito (apesar disso também poder acontecer) mas somente que configurações entre o gateway/banco/adquirente/bandeira não estão, para seu banco (ou somente para seu cartão) configurados adequadamente.

Outro risco é que seu cartão tenha sido recusado por ter caído no sistema de proteção contra fraudes do emissor ou bandeira. Se o sistema, em seus cálculos de risco, entender que aquela é uma transação anormal, será recusada.

Fica a pergunta para alguns: Porque esta segurança toda ? Outros sites não usam este sistema diferenciado e que nos dá tanto trabalho.

Simples: O VBV e o Mastercard SecureCode garantem o pagamento. Com estes recursos a transação é como se tivesse sido realizada pelo dono do cartão em uma maquininha de pagamento com cartão de crédito. É o que poderíamos chamar de "validação presencial". Não tem como o dono do cartão dizer que o cartão foi roubado e que usaram o cartão dele na Internet. A senha pessoal garante a venda 100%. O IRN, usando esta solução, simplesmente não quer riscos, reclamações ou perdas com a justificativa de "roubo de informações de cartões". Foi, imagino eu, a forma "garantida" que encontraram para disponibilizar mais esta forma de pagamento aos requerentes.

Então, se seu cartão não passou depois de algumas tentativas, em momentos distintos, e você soube que outros cartões estão "passando", converse seriamente com seu banco sobre o problema pois muito provavelmente o problema está lá.

Espero ter ajudado..
    abraços,

@Clau disse:
    Também ouvi que o cartão Nubank o processo é mais rápido e tranquilo. Alguém no portal já fez por esse cartão?

Meu cartão é Nubank e tive um problema ao finalizar o pagamento. Na verdade, eu recebi a confirmação pelo aplicativo, mas deu um erro no site do Civil Online, dizendo que o site passava por um constrangimento. Imediatamente mandei um email para eles para verificarem se o meu pedido estava ok e para atualizarem o pagamento. Como eu estava com pressa e sem ter uma resposta deles, fiz outro pedido com o cartão do meu irmão (também Nubank). Deu tudo certo. Quatro dias depois eles me respondem dando sequência em meu primeiro pedido. Solicitei o cancelamento e o estorno no cartão, mas, como demoraram a ver os e-mail, deram sequencia mesmo assim. Acabei pagando duas vezes pela mesma certidão.

CEGV
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

@CEGV disse:
    @Clau,

No "mundo" dos cartões existem algumas figuras
    ....
    A Unicre, que serve como gateway para o IRN, por decisão do IRN, definiu um processo de aprovação específico para seus pagamentos. Ele usa o VBV (Verified by VISA) e o Mastercard SecureCode.
    .....
    Então, se seu cartão não passou depois de algumas tentativas, em momentos distintos, e você soube que outros cartões estão "passando", converse seriamente com seu banco sobre o problema pois muito provavelmente o problema está lá.
    ....
    Espero ter ajudado..
    abraços,

Amigos, estou agorinha passando pelo mesmissimo problema que @Clau a 3 de abril: Meus 3 cartoes nao passam, apesar de eu usá-los sem qualquer problema para pagamentos na Net.

trata-se da emissao da certidao de meu irmao mais velho, que ficou pronta ONTEM, 2 de maio

Pelo tanto, ja fiz 3 pedidos da certidao de meu irmao, cujo registro foi feito ONTEM...: O pedido é aceito, com confirmaçao por email tudo o mais, mas o pagamento é recusado.

Pergunto-me somente o seguinte: existe a possibilidade de os 3 pagamentos feitos serem libarados hoje mais tarde - de repente e por qualquer razao tecnica que desconheço -, e o Civil Online emitir 3 (!) certidoes, quando so preciso de 1 unica?!?!

Caro @CEGV , por favor comente. Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!

Epidaura, sempre solicita, separou 3 cartas do baralho que usa na tendinha de cartomante onde atende as senhoras clientes da aldeia, e garantiu-me que passariam pelo crivo da Unicre: As de ouro, 7 de paus e 3 de copas... Quem sabe logro sucesso com elas....?

editado maio 2019

@EpidauraMoreira disse:
    Amigos, estou agorinha passando pelo mesmissimo problema que @Clau a 3 de abril: Meus 3 cartoes nao passam, apesar de eu usá-los sem qualquer problema para pagamentos na Net.

trata-se da emissao da certidao de meu irmao mais velho, que ficou pronta ONTEM, 2 de maio

Pelo tanto, ja fiz 3 pedidos da certidao de meu irmao, cujo registro foi feito ONTEM...: O pedido é aceito, com confirmaçao por email tudo o mais, mas o pagamento é recusado.

Pergunto-me somente o seguinte: existe a possibilidade de os 3 pagamentos feitos serem libarados hoje mais tarde - de repente e por qualquer razao tecnica que desconheço -, e o Civil Online emitir 3 (!) certidoes, quando so preciso de 1 unica?!?!

Caro @CEGV , por favor comente. Muito obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!

Paulão, por incrível que pareça, na semana passada passei pelo mesmo problema. Fui pagar a emissão de documentos de um Arquivo distrital e, acho, demorei para entrar com o PIN do meu cartão de crédito e, creio, quando a informação chegou nos servidores da Unicre, o PIN já não estava mais válido e, naturalmente, a operação foi negada.

A partir daí foi um inferno (rssss) e nada que fizesse, em nenhum dos meus cartões (do mesmo banco), passavam. Acho (pessoalmente) que a Unicre tem um período de "castigo" e é implacável com equívocos.

Liguei para meu banco / operadora e perguntei se haviam recebido alguma tentativa de uso, com negativa (isto depois de mais de 6 tentativas frustradas). A resposta do operador foi negativa ("Tem nada aqui, moço... O último uso do seu cartão foi ontem"). Ou seja, nem o banco identificou a transação ou o nível de acesso do atendente da central telefônica era muito baixo.

Bem... mas o que gostaria de dizer é que minha cara metade me salvou ! Ela, cliente do mesmo banco que eu, por pedido meu, cedeu seu cartão e PIN para que eu resolvesse a situação. Passou redondinho na mesma hora.

Então, pelo relato acima, sabemos que ao fim e ao cabo o sistema estava funcionando e que, no meu caso, tinha sido deixado de castigo pela Unicre. Importante ressaltar que não foi a Bandeira (Mastercard, Visa, Amex,...) pois usei bandeiras distintas e nenhuma funcionou...

Em resumo, o sistema é muito temperamental e ligar para a Unicre não resolve. Apenas o IRN pode ligar para o suporte da Unicre para solicitar apoio. (Tentei isso também.)

Abraços e boa sorte a todos !

EpidauraMoreira
  • EpidauraMoreiraEpidauraMoreira Member 1644 PontosPosts: 444

Amigos,

apos ter 3 cartoes de credito (e as 3 cartas de cigana de Epidaura, tidas como quentissimas...) recusados pela plataforma Unicre do Civil Online (mensagem: pagamento recusado), resolvi trocar de browser: passei do MicroSoft Edge para o Google Chrome, acessei a pagina do Civil Online e... le-voilà!!! Deu imediatamente certo com o primeiro cartao experimentado! Em questao de minutos eu ja tinha a certidao pretendida!

Nao sou capacitado em Informatica e nao posso explicar o que aconteceu. S'o posso recomendar que o tentem também quando depararem com o problema.

À escolha:

MicroSoft Edge
    Google Chrome
    FireFox

Abraço grande a todos!

CEGV
  • brasilhenriquebrasilhenrique Moderator 225 PontosPosts: 67

@EpidauraMoreira disse:
    Amigos,

apos ter 3 cartoes de credito (e as 3 cartas de cigana de Epidaura, tidas como quentissimas...) recusados pela plataforma Unicre do Civil Online (mensagem: pagamento recusado), resolvi trocar de browser: passei do MicroSoft Edge para o Google Chrome, acessei a pagina do Civil Online e... le-voilà!!! Deu imediatamente certo com o primeiro cartao experimentado! Em questao de minutos eu ja tinha a certidao pretendida!

Nao sou capacitado em Informatica e nao posso explicar o que aconteceu. S'o posso recomendar que o tentem também quando depararem com o problema.

À escolha:

MicroSoft Edge
    Google Chrome
    FireFox

Abraço grande a todos!

Já tentei pelo Firefox (Linux) e pelo Google Chrome (Windows). Nos dois casos, pagamento recusado. :neutral:

@brasilhenrique ,
    O melhor é tentar com outro cartão e, talvez, de outra pessoa. Funcionou para mim.

@CEGV disse:
    @brasilhenrique ,
    O melhor é tentar com outro cartão e, talvez, de outra pessoa. Funcionou para mim.

Já tentei com meu cartão e com o da minha mãe.

Mandei e-mail pro Civil Online mas ainda não obtive resposta.

CEGV

Em tempo: parece que o problema é entre a plataforma Civil Online e o Banco Itaú. Tentei com um cartão de outro banco e foi de primeira. Amém.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.