PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Analise de caso (Fabio_Sousa)

Fabio_SousaFabio_Sousa Member 47 PontosPosts: 9

Minha esposa possui a certidao de nascimento (Assento de Nascimento xxxx/20xx) Porem o Pai dela que é portugues e reconheceu a paternidade antes dela completar 1 ano de idade consta como solteiro na certidao. lendo em alguns site passei por uma materia que diz que nesse caso de reconhecimento de paternidade antes de completar 1 ano de idade nao ha necessidade de fazer a Transcrição de casamento do pai, se for feito o pedido atraves do Concelho do Porto, isso procede? Caso seja negativo, qual seria o procedimento para poder fazer a transcrição de casamento do meu sogro? Caso seja positivo, qual seria o procedimento para minha esposa fazer a transcição direto com o concelho do Porto?

Comentários

• CEGVCEGV Moderator 4996 PontosPosts: 5,130

@Fabio_Sousa, bem vindo.

@Fabio_Sousa disse
    Minha esposa possui a certidao de nascimento (Assento de Nascimento xxxx/20xx) Porem o Pai dela que é portugues e reconheceu a paternidade antes dela completar 1 ano de idade consta como solteiro na certidao. lendo em alguns site passei por uma materia que diz que nesse caso de reconhecimento de paternidade antes de completar 1 ano de idade nao ha necessidade de fazer a Transcrição de casamento do pai, se for feito o pedido atraves do Concelho do Porto, isso procede? Caso seja negativo, qual seria o procedimento para poder fazer a transcrição de casamento do meu sogro? Caso seja positivo, qual seria o procedimento para minha esposa fazer a transcição direto com o concelho do Porto?

Entendi que sua esposa possui (então) a certidão de nascimento DO PAI DELA.

Entendi também que o pai dela NÃO FOI o declarante do nascimento dela MAS reconheceu (declarou) em cartório (favor confirmar) a paternidade antes dela completar um ano de idade.

Fabio, tem que obter a certidão de nascimento dela por Inteiro Teor ou por cópia reprográfica para analisar o que está escrito. Muitas vezes ouvimos relatos e na hora de analisar a documentação descobrimos que a documentação não está bem daquele jeito que foi reportado. Se todas estas informações estiverem lá, na certidão de nascimento da sua esposa, entendo que não precisarão transcrever.

Se o reconhecimento não foi transcrito na certidão de nascimento dela, de forma a aparecer no livro de registro e, consequentemente, na certidão de inteiro teor por cópia reprográfica, aí entendo que maiores análises serão necessárias.

abraços,

• Fabio_SousaFabio_Sousa Member 47 PontosPosts: 9

@CEGV o pai dela é vivo casado com uma brasileira porem não fez a transcricao de casamento para alteracao em Portugal. Na certidao de nascimento (Brasil) dela consta o pai como declarante a paternidade.
    Nesse momento ja estamos com a certidao de nascimento de portugal em maos, querendo fazer a transcrição de casamento para tirar o cartao de identidade e o passaporte. Mas como o pai dela nao fez, me trouxe essa duvida se seria necessario fazer a transcricao do pai primeiro e depois a dela, mas como descrito acima, vi em algumas materias que como o pai reconheceu ela como filha nao ha necessidade de fazer a transcricao dela, desde que o pedido seja feito pelo concelho do Porto.

@Fabio_Sousa , se na certidão da sua esposa está que o pai (português) foi o declarante do nascimento dela, a transcrição do casamento do pai não será necessária caso o requerimento seja entregue e tramitado em uma Conservatória ou Balcão de Nacionalidade que não faz esta exigência, tal como o ACP, no Porto.

Abraços,

beleza. qual o procedimento (documentacao) que preciso enviar para o ACP? voce tem o endereco. porque estou perdido. e preciso providenciar isso o mais rapido possivel.

@Fabio_Sousa disse:
    beleza. qual o procedimento (documentacao) que preciso enviar para o ACP? voce tem o endereco. porque estou perdido. e preciso providenciar isso o mais rapido possivel.

http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/28/atribuicao-1c-filhos-de-portugueses-menor-maior-documentos-e-para-onde-enviar/p1

obrigado vou dar uma pesquisa e tendo mais duvidas eu posto.

observei que o link aponta para localidade de Ponta Delgada - Portugal, porem preciso fazer por ACP, voce tem o link ou os endereços de VP e envio da documentação?

O Link acima aponta para o tópico de atribuição. Lá indicamos ACP como melhor conservatória atualmente.

http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/49/arquivo-central-do-porto-acp-atribuicao-1c-informacoes-e-acompanhamento/p1

Se você der uma "passada de olhos" nos tópicos que temos vai ver muita coisa legal... basta procurar. Nos principais tópicos-guia sempre colocamos as principais informações na primeira página do tópico (página 1)

ok obrigado pelo apoio.

CEGV
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.