PROMULGADA PEC 131/2023 que mantém cidadania brasileira de quem obtém outra nacionalidade
Para pagar seu emolumento de processo de Transcrição de casamento ou de obtenção de nacionalidade através de Vale Postal, clique neste link, para saber o valor correto a ser pago (valores atualizados diariamente)

Linha de Registos: Como e quando ligar?

CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

Atualizado em jun/19

Aqui vamos explicar como acompanhar seus processos de Nacionalidade através da Linha de Registos também muito mencionada nas publicações apenas como LR.

Caso você ainda não tenha o número de seu processo, deve seguir os passos abaixo e deverá pedir ao atendente da LR o número do seu processo. Para tanto você precisará informar o Nome Completo do(a) Requerente, data de nascimento do(a) Requerente e, se solicitado(a), filiação do(a) Requerente. Note que outros dados, informados no seu processo, podem ser usadas para realizar a "confirmação positiva" da sua identidade (de requerente ou de procurador oficial, habilitado pelo requerente na documentação enviada ao IRN).

Cuidado neste momento, de obtenção do número de seu processo, pois se o(a) Requerente já tiver iniciado e/ou concluído outros processos no passado, estes poderão aparecer para o(a) atendente da LR e, equivocadamente, lhe ser informado apenas o número do processo antigo, que provavelmente já terá sido concluído ou finalizado.

Então, para evitar confusões, confirme com o(a) atendente o tipo de processo que você deseja saber (Atribuição pelo artigo 6.4, 1C ou 1D, Conversão, Naturalização de Cônjuge, etc...)

Também pode ocorrer que o processo sobre o qual você quer informações ainda não tenha sido numerado. Então, nesse caso, como a LR só acessa informações que estão nos sistemas internos do IRN, nada poderá lhe ser informado, dado que nenhuma informação sobre seu processo estará informatizada e, consequentemente, disponível para o(a) atendente da LR.

Se você encaminhou seu processo para uma Conservatória cheia de processos, é provável que demore até que o numero dele seja inserido no Sistema do IRN que numera processos. Algo a lembrar é que Conservatórias rápidas (coisa cada vez mais rara, hoje em dia), algumas vezes fazem praticamente tudo, até a conclusão, antes de inserir o processo nos sistemas do IRN. Cada conservatória e cada equipe de trabalho têm seus próprios hábitos e métodos. Não adianta reclamar... é assim que trabalham.

Se seu processo chegou na conservatória no início do ano (por exemplo 2019) provavelmente sua numeração será nnnnn/19 (nnnnn sendo o número do processo e "/19" o ano em que o mesmo foi recebido). A cada ano a numeração se reinicia. Então saber quando o processo chegou na Conservatória, ACP, CRCentrais, etc é informação relevante.

Ligando para a LR

Economizando dinheiro usando o SKYPE
Para ligar para a LR o melhor é através do SKYPE. Se não tiver uma conta do SKYPE, crie uma. Skype é um programa de comunicação via Internet, disponível para computadores pessoais e "dispositivos inteligentes" (smart devices - telefones, TVs, etc...). O Skype e outros programas semelhantes que você também poderá usar, utilizam a Internet para transformar o que seria uma ligação internacional em uma Ligação local. No nosso caso, por exemplo, o programa faz a conexão de onde você estiver até Portugal Continental e, de lá, para o telefone da LR. Com a ajuda do SKYPE e da Internet você fará uma ligação local ao invés de fazer uma ligação Internacional.

Adicionando créditos
Estes programas de ligações via Internet, quando o destino final é um telefone normal (celular ou fixo), precisam cobrar pois a última parte da chamada é uma ligação externa, que usará o operador de telefonia local português. Para pagar por essas ligações você precisará adicionar créditos ou assinar um plano de ligações da SKYPE. Se você planeja realizar poucas ligações, durante pouco tempo, adicione uns R$ 30 até R$ 60 em créditos para ligações locais. Isto será suficiente para umas 3 a 6 ligações (estimativa). Caso você tenha diversos processos de familiares para acompanhar sugiro um plano anual, que deve custar aproximadamente R$ 110 para fazer ligações locais ilimitadas, para telefones fixos em Portugal, durante um ano. Faça as contas e selecione o melhor plano para suas expectativas.

Horário para Ligar e Telefone da LR
A LR funciona nos dias úteis, entre 9:00 e 17:00, horário de Lisboa. Se você estiver no Brasil ou fora do horário de Portugal, faça os ajustes de fuso horário e ligue pelo menos uma hora antes do término do horário de atendimento da LR. Dito isto, Ligue para o telefone +351 211 950 500. Quando atender Digite 1 (acompanhamento de processos) e 1 novamente (Processos de nacionalidade).

Novidade a partir de Maio/2019
Em Maio/19 o IRN implementou uma novidade no sistema de atendimento automático da LR. Logo após o início da ligação, após clicar o primeiro "1" (para a área de "acompanhamento de processos") o sistema, caso verifique que existe um excesso de ligações pendentes para atendimento na área de acompanhamento de processos, lhe apresentará uma mensagem de excesso de ligações e automaticamente encerará sua chamada telefônica. Se isto acontecer, tente novamente até conseguir passar esta "barreira" ou ligue em um horário que você tenha mais tempo.

Passando pela "nova barreira", Aguarde. Pode demorar de 30 a 40 minutos para ser atendido, dependendo do horário.

Ao ser atendido por um(a) oficial da LR, pergunte o nome do(a) atendente, seja cordial e educado (deveria ser desnecessário dizer isso) que, salvo excepcionais situações, eles são muito atenciosos.

Lembrando:
Quando obtiver as informações, se quiser, compartilhe suas informações não pessoais com outros usuários de nosso portal em um dos tópicos de acompanhamento de processos para que possamos lhe ajudar no acompanhamento. Este compartilhamento coletivo de informações permite que você acompanhe processos semelhantes ao seu e que deram entrada mais ou menos no mesmo período. Como nossas tabelas de acompanhamento são participativas você ficará informado e economizará com ligações frequentes para Portugal. O acompanhamento aqui no nosso portal não evitará que você tenha que ligar para saber do seu processo mas lhe ajudará a

  • ligar menos para Portugal,
  • ter uma melhor visão do que está acontecendo e
  • ajudar outros com suas atualizações.

Nossas tabelas são cooperativas e colaborativas. Todos ajudam e todos se beneficiam das informações compartilhadas.

fonte parcial: https://portupedia.com/wiki/LR

Abraços
@CEGV

[CEGV em 1-2-19] Sugiro, adicionalmente, a seguinte leitura
http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/comment/6983/#Comment_6983

Relvis
«1

Comentários

  • Rafa1509Rafa1509 Moderator 869 PontosPosts: 323
    editado março 2018

    Linha de Registos:

    +351 211 950 500

    Aconselho a utilizar um programa de ligações (Skype, por exemplo), comprarem créditos e ligar...

    Como se cobra a ligação internacional, o preço pode sair salgado na fatura telefônica, dado ao tempo, as vezes, que temos que esperar na linha...

  • MeiMei Member 484 PontosPosts: 297

    Aqui é a Mei
    Obrigada ao Mauro pelo convite. :)
    Espero que aqui todos tenham liberdade de expressar seus sentimentos e opinioes.
    Boa sorte a todos

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    Oi @Mei ! Bom te ver por aqui...
    Grande abraço !

  • fe26fe26 Member 23 PontosPosts: 5

    Por causa do fuso horário eu ligo sempre pela manhã aqui do Brasil. Espero pra ligar de 2 em 2 meses pra saber do andamento do processo.
    Ligo pelo Skype tb. Comprei crédito só uma vez... duram uma eternidade!
    Caso não saibam o número do processo, eles informam... basta dar o nome e a data do nascimento...

    MeiTulioCEGV
  • LuisMarianoLuisMariano Member 707 PontosPosts: 464

    Qual o horário de funcionamento da linha de registro em Portugal?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @LuisMariano disse:
    Qual o horário de funcionamento da linha de registro em Portugal?

    9:00 às 17:00, nos dias úteis (Horário de Portugal). Para saber a hora certinha em Portugal entro sempre no google e digito "Current time in Lisbon". Funciona perfeitamente.
    abraços,

  • isaisa Member 33 PontosPosts: 6

    Bom dia dei entrada no meu processo dia 21/02/2018. Até agora não tive nem uma resposta, meu processo é por tempo de casada, alguém pode me dar mais informações ? Por favor obrigada.

  • isaisa Member 33 PontosPosts: 6

    Tbm o tempo de espera no telefone e mais de 30 minutos.muito tempo pra quem liga de fora de Portugal.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @isa disse:
    Bom dia dei entrada no meu processo dia 21/02/2018. Até agora não tive nem uma resposta, meu processo é por tempo de casada, alguém pode me dar mais informações ? Por favor obrigada.

    Isa, bem-vinda.

    Dê uma olhada nas primeiras publicações deste tópico (topo da página) para entender como ligar, quando ligar e o que dizer quando ligar.

    Entenda: salvo excepcionais situações, ninguém vai ligar para Portugal por você para saber de seu processo. Se você quiser informações atualizadas constantes, tem que ligar constantemente e, infelizmente, enfrentar como todos os outros interessados, a "fila virtual" de atendimento, que pode levar facilmente a uma espera superior a 60 minutos. É chato mas é o que todos fazem.

    Para obter informações sobre seu processo, muito provavelmente a Linha de Registro é a melhor opção e mais utilizada por todos. Use aplicativos como SKYPE e outros semelhantes para comprar créditos de ligações para linhas fixas em Portugal e gastar menos com estas ligações internacionais pois ligar por linha fixa é completamente inviável, dado o tempo de espera normalmente enfrentado.

    precisando de maiores informações, estamos à disposição.

    Abraços e boa sorte.

  • isaisa Member 33 PontosPosts: 6

    Bom
    Dia !! Muito obrigada

    CEGV
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    Pessoal, com o início do horário de verão no Brasil, atenção para os horários limites da Linha de Registos, para quem mora no Brasil. Diferença atual é de 2 horas. Em 28 de Outubro a diferença havia se reduzido para 3 horas e agora, com o início da Hora de verão na maior parte do brasil, a diferença se reduz para 2 horas. Então, novos horários (do Brasil) da Linha de Registos: 07:00 às 15:00

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    Comentário relevante que fiz sobre comentários de AdEvogados sobre a confiabilidade das informações da LR. Textão mas vale a pena a leitura.

    http://portalcidadaniaportuguesa.com/forum2018/discussion/comment/5579/#Comment_5579

  • ClauClau Member 123 PontosPosts: 32

    Bom dia a todos.
    Alguém saberia me informar se a LR não está atendendo essa semana?
    Depois de 1:05 h aguardando ser atendida, recebi a informação para ligar mais tarde, pois eles estavam com problemas técnicos.
    Abraços

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Clau , o IRN está em greve. Devem retornar ao trabalho no dia 2. Dia 1 é feriado. Apenas serviços essenciais e emergenciais estão sendo prestados esta semana.

    abraços e boas festas !

    Clau
  • ClauClau Member 123 PontosPosts: 32

    @CEGV, muito obrigada pela informação, não agradeci antes, pois não tinha visto.
    Um feliz e abençoado 2019 para você e todos do grupo.
    Abraços

    CEGV
  • consuelo52consuelo52 Member 329 PontosPosts: 78

    Bom dia! Alguém sabe dizer se o número da LR mudou? Tentei ligar agora pouco e tá dando número indisponível. Ou ainda estão em greve?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @consuelo52 disse:
    Bom dia! Alguém sabe dizer se o número da LR mudou? Tentei ligar agora pouco e tá dando número indisponível. Ou ainda estão em greve?

    Não mudou e não estão em greve, Consuelo.
    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071
    editado janeiro 2019

    Atualização (09-Jan-18) LR: Depois de uma hora aguardando, recebi aquela mensagem de "dificuldades técnicas" e a ligação foi terminada. Realmente a LR hoje parece estar com problemas.

  • priscilapriscila Member 32 PontosPosts: 1

    Bom dia pessoal. Tento ligar por skype, fiz a assinatura de 100 min para esse número da linha de registros que passaram aqui na comunidade. A assinatura está ativa e aparentemente está td ok... sabem dizer pq quando eu tento ligar o skype não completa e pede para adicionar créditos? Já pesquisei em tudo que é canto não acho a solução do problema.

  • brasilhenriquebrasilhenrique Moderator 225 PontosPosts: 67
    editado janeiro 2019

    @priscila Não sei dizer. Fiz a assinatura ilimitada para telefones fixos em Portugal por R$ 10,50 por mês. Sem fidelidade. Cancela quando quiser. Não vale mais à pena pra você?

  • ThixzThixz Member 70 PontosPosts: 43

    O Skype está com uma alternativa bem legal de testar seus serviços gratuitamente por 1 mês. Basta assinar o teste de um mês gratuito com 400 minutos para Portugal com um Cartão de Crédito válido e 3 dias antes da renovação de seu plano você cancelar o mesmo para não pagar nada!

    Realizei uma ligação via Skype para uma Conservatória de Albergaria-a-velha e está 100%!

    CEGV
  • RENATA123RENATA123 Member 2 PontosPosts: 1

    Tentei ligar hoje ao numero 351 211544475, depois de uma hora no telefone, caiu a ligacao. Nao acredito que nao tenha outro meio de se comunicar com Conservatoria de Lisboa, Email, pagina web, ou algo parecido, somente meio telefonico que nao funciona. Mandei meus documentos por correio em 16 de outubro de 2018. Filha de portugues. Que alguem me ajude !

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @RENATA123 disse:
    Tentei ligar hoje ao numero 351 211544475, depois de uma hora no telefone, caiu a ligacao. Nao acredito que nao tenha outro meio de se comunicar com Conservatoria de Lisboa, Email, pagina web, ou algo parecido, somente meio telefonico que nao funciona. Mandei meus documentos por correio em 16 de outubro de 2018. Filha de portugues. Que alguem me ajude !

    Renata, para conferir a situação de seu processo a LR é o órgão responsável. Pelo EXCESSO de ligações e contingenciamento de recursos é (infelizmente) comum ocorrer o que passou contigo. Não existe site Web para acompanhamento de processos e conseguir informações através de e-mail é contar com a benevolência de algum funcionário do IRN. Sugiro tentar novamente usando o guia que normalmente indicamos (http://Portupedia.com/wiki/LR)

    abraços,

  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    Já estou na terceira tentativa de ligação para a LR hoje. Na primeira, com 45 min de aguardo, meu telefone resolveu reiniciar. Na segunda, após 1:15h de espera, ao atenderem, a ligação foi encerrada. Espero conseguir agora! Que novela!!!

  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    @Fernanda_Andrade27 disse:
    Já estou na terceira tentativa de ligação para a LR hoje. Na primeira, com 45 min de aguardo, meu telefone resolveu reiniciar. Na segunda, após 1:15h de espera, ao atenderem, a ligação foi encerrada. Espero conseguir agora! Que novela!!!

    Depois de 5h, consegui na 4ª tentativa. Ufa!
    Mas não consegui saber do processo do meu irmão, apenas do meu. A atendente não era simpática :/

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Fernanda_Andrade27 , consegui muito frequentemente obter informações de outros processos e, algumas vezes, mais de um. Acho que depende de conseguir "conectar" com o atendente. Apesar de esperar diversas vezes mais de uma hora para ser atendido, sempre me preocupei em tratar alegremente e respeitosamente os atendentes da LR (e de forma alguma digo que não é o seu caso). Algumas vezes simplesmente pegamos os atendentes em um dia ruim e não conseguimos muita coisa. Mas, no meu caso, era mais uma exceção do que uma regra.

    SEMPRE, dou boa tarde (ou bom dia), de forma amistosa e alegre, pergunto sempre o nome da(o) atendente, pergunto como está (sempre com bom humor, apesar do tempo de espera), nunca reclamo de prazo ou tempo de processamento (pois não cabe a eles essas questões) e pergunto sobre meu principal processo. Tento sempre dar respostas ou realizar pequenas observações otimistas e, caso sinta que surgiu uma conexão, pergunto sobre outro processo. Raramente mais de dois na mesma ligação.

    espero ter contribuído...
    abraços,

    Fica a dica para todos..

    Fernanda_Andrade27
  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    @CEGV disse:
    SEMPRE, dou boa tarde (ou bom dia), de forma amistosa e alegre, pergunto sempre o nome da(o) atendente, pergunto como está (sempre com bom humor, apesar do tempo de espera), nunca reclamo de prazo ou tempo de processamento (pois não cabe a eles essas questões) e pergunto sobre meu principal processo. Tento sempre dar respostas ou realizar pequenas observações otimistas e, caso sinta que surgiu uma conexão, pergunto sobre outro processo. Raramente mais de dois na mesma ligação.

    Fui cordial, mas ela não estava em um bom dia rs... nem terminei de falar meu nome completo e ela já estava falando, muito rapidamente, o número do meu processo. Enfim, o importante é que consegui (finalmente) ser atendida rs...

    Obrigada pelas dicas (sempre)!!!

    CEGV
  • Claudia2019Claudia2019 Member 169 PontosPosts: 43

    Olá. Eu consigo por esse mesmo telefone saber sobre processo de Transcrição de casamento?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Claudia2019 disse:
    Olá. Eu consigo por esse mesmo telefone saber sobre processo de Transcrição de casamento?

    Consegue mas dependerá da boa vontade dos atendentes pois a forma de verificar é checando no sistema SIRIC se o assento de nascimento do português já tem o averbamento da transcrição registrado.

  • Claudia2019Claudia2019 Member 169 PontosPosts: 43

    Entendi. Então não adianta muito porque só estará registrado quando o processo acabar. Não existe acompanhamento para saber se pelo menos eles receberam se caiu em exigência... que chato isso.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Claudia2019 disse:
    Entendi. Então não adianta muito porque só estará registrado quando o processo acabar. Não existe acompanhamento para saber se pelo menos eles receberam se caiu em exigência... que chato isso.

    O acompanhamento para saber que eles receberam é feito pelo serviço postal utilizado. O rastreamento e/ou aviso de recebimento servem para isso.

    Quando cai em exigência eles SEMPRE enviam cartas ou, no máximo, devolvem o processo. Leva em média uns 20 dias para saber da devolução, depois da emissão do ofício. É o tempo para a chegada da carta simples vinda de Portugal.

  • AndieguesAndiegues Member 88 PontosPosts: 27

    Alguém está conseguindo contato com a linha de registos? desde ontem não completa a ligação e quando completa fala que só está disponível para cancelamento do cartão do cidadão.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Andiegues disse:
    Alguém está conseguindo contato com a linha de registos? desde ontem não completa a ligação e quando completa fala que só está disponível para cancelamento do cartão do cidadão.

    Ontem foi Feriado, "Dia da Liberdade"
    Adicionalmente, o IRN está em greve até amanhã. Os serviços podem estar "Limitados" devido às paralisações

    abraços,

    Andiegues
  • marcelocoelhopmarcelocoelhop Member 179 PontosPosts: 40

    Amigos, alguém com dificuldades de ser atendido na LR? Desde sexta passada, dia 24, ligo e eles não completam minha ligação me pedindo pra ligar mais tarde por conta do grande número de ligações...
    já fiquei horas na fila de espera, mas nunca minha ligação era “cancelada” dessa forma.
    Mais alguém passando ou passou por isso? :S

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @marcelocoelhop disse:
    Amigos, alguém com dificuldades de ser atendido na LR? Desde sexta passada, dia 24, ligo e eles não completam minha ligação me pedindo pra ligar mais tarde por conta do grande número de ligações...
    já fiquei horas na fila de espera, mas nunca minha ligação era “cancelada” dessa forma.
    Mais alguém passando ou passou por isso? :S

    Sim. É procedimento novo da URA (sistema eletrônico de atendimento). Basta ligar mais tarde (ou imediatamente depois) e continuar tentando... Não desista...

    marcelocoelhopgdyb
  • AndieguesAndiegues Member 88 PontosPosts: 27

    Pessoal, uma dúvida. O processo já está registrado e encerrado, não sendo possível fornecer informações pela LR, já que enviarão a correspondência para minha casa com as informações. Nesta correspondência eles informam como tirar o cartão do cidadão e passaporte? o que é necessário fazer com os dados/correspondência em mãos?

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Andiegues disse:
    "não sendo possível fornecer informações pela LR"

    Esta informação está equivocada.

    Nesta correspondência eles informam como tirar o cartão do cidadão e passaporte?

    não

    o que é necessário fazer com os dados/correspondência em mãos?

    1) Pedir via CivilOnline uma cópia do seu assento de nascimento Português. O número do seu assento português será informado pela LR e também estará mencionado na carta que você receberá.
    2) Marcar no consulado Português responsável pela área onde você vive, uma visita para fazer o seu cartão cidadão e coletar sua biometria
    3) depois que você receber seu cartão cidadão, marcar outra visita para coletar novamente sua biometria, desta vez para o passaporte português.

    abraços,

    Andiegues
  • AndieguesAndiegues Member 88 PontosPosts: 27
    editado maio 2019

    @CEGV disse:
    ...

    Obrigado CEGV.

    Infelizmente a LR não quis fornecer os dados falando que estas informações estão bloqueadas e que devo esperar a chegada da correspondência (liguei há minutos lá). Pelo que percebi, tenho que aguardar a correspondência e pelo site que vc falou, retirar um cópia do assento, para de fato ir ao consulado. Isto que ainda estava meio vago para mim.

    Muito obrigado mais uma vez!

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @Andiegues disse:
    Infelizmente a LR não quis fornecer os dados falando que estas informações estão bloqueadas e que devo esperar a chegada da correspondência (liguei há minutos lá).

    Ligue novamente e fale com outro atendente. Se você disser que é o requerente (a não ser que seja de sua mãe, por exemplo, ou seja, homem perguntando sobre processo de uma mulher ou vice-versa, eles informam. Pode ser que você tenha pego um atendente em um dia ruim.

    Pelo que percebi, tenho que aguardar a correspondência e pelo site que vc falou, retirar um cópia do assento, para de fato ir ao consulado. Isto que ainda estava meio vago para mim.

    Se estava vago, não está mais, não é ?

    Abraços,

    Andiegues
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071
    editado junho 2019

    Oi @leonardobs , bem vindo

    @leonardobs disse:
    Estou tentando ligar na linha de registos desde semana passada. Entretanto ao ligar e teclar o número " 1 " (nacionalidades) uma mensagem de voz diz que devido à elevada ocorrências na linha de registos, não é possível atender minha chamada.

    O sistema de atendimento da LR (Linha de Registos) passou por uma mudança recentemente. Eles colocaram uma Barreira de restrição no atendimento automático, logo teclar o primeiro número "1" (nacionalidade). Se a fila estiver muito longa, o sistema já desconecta a ligação. Assim outras áreas do atendimento automático da LR não ficam "bloqueadas" pelo excesso de ligações para a área de consulta de processos de nacionalidade.

    A solução é, assim que você for desconectado, ligar novamente. Já tive, em algumas vezes, que fazer mais de 10 ligações seguidas para conseguir passar a nova barreira.

    A parte boa é que as ligações não demoram tanto. Anteriormente a espera até atendimento era, em média, de 1 hora e 20 minutos. Atualmente, depois da criação da nova barreira, é de 40 minutos, em média. Ou seja, conseguiram com a mudança baixar para metade o tempo de espera.

    abraços,

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    Publicação inicial, primeira deste tópico e guia para realizar ligações para a LR, foi atualizado.

    Link: https://portalcidadaniaportuguesa.com/forum/discussion/17/linha-de-registos-como-e-quando-ligar/p1

  • leonardobsleonardobs Member 27 PontosPosts: 5
    editado junho 2019

    @CEGV disse:
    Oi @leonardobs , bem vindo...

    Muito obrigado! Eu comecei a ligar as 5 da manha e já não era possível ser atendido. Você tem conhecimento de algum horário que é possível ser atendido mais rapidamente?
    Sei que eles começam o atendimento por lá as 9:00 (5:00 aqui no Brasil), antes disso o sistema de telefonia funcioona?

    (Haja crédito skype pra tanta tentativa hehe)

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @leonardobs disse:
    Muito obrigado! Eu comecei a ligar as 5 da manha e já não era possível ser atendido. Você tem conhecimento de algum horário que é possível ser atendido mais rapidamente?

    A rigor, ligações logo no início do atendimento são mais rápidas mas a LR tem ficado lotada todos os dias, o dia inteiro.

    Sei que eles começam o atendimento por lá as 9:00 (5:00 aqui no Brasil), antes disso o sistema de telefonia funcioona?

    Não. O sistema é configurado para não atender ligações de acompanhamento de processos antes das 9:00am (horário de Portugal) e desliga automaticamente após as 17:00.

    (Haja crédito skype pra tanta tentativa hehe)

    Existem outras alternativas, com assinaturas mensal ou anual de ligações ilimitadas para telefones fixos em Portugal, com preços bem atrativos. Para quem pretende ligar com alguma frequência normalmente são boas opções.

    abraços e ótima sorte

  • Fernanda_Andrade27Fernanda_Andrade27 Member 204 PontosPosts: 99

    @CEGV disse:
    A parte boa é que as ligações não demoram tanto. Anteriormente a espera até atendimento era, em média, de 1 hora e 20 minutos. Atualmente, depois da criação da nova barreira, é de 40 minutos, em média. Ou seja, conseguiram com a mudança baixar para metade o tempo de espera.

    Fiquei quase 1 hora e 10 minutos aguardando ser atendida hoje. Liguei um pouco antes de 11 horas (horário de Brasília). Mas fui super bem atendida pela Maria, o que me deixou muito satisfeita, apesar da espera.

    CEGV
  • marcelocoelhopmarcelocoelhop Member 179 PontosPosts: 40

    Pessoal, fiquei sabendo que Portugal lançou, essa sexta, um site pra acompanhamento de processos de nacionalidade, por conta da demanda... alguém já usou?
    Diz que precisamos pegar uma senha de acesso nas conservatórias com balcão de nacionalidade... será que passam por telefone?

    É esse o site: https://nacionalidade.justica.gov.pt/

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071
  • SeverDoVougaSeverDoVouga Member 501 PontosPosts: 94

    Boa tarde colegas.
    Vou ligar pra LR amanhã. Não tenho dado sorte nas última vezes. Qual o melhor horário para ligar e qual a melhor estratégia para ser atendido ?

  • fefanfefan Member 44 PontosPosts: 8

    Bom dia pessoal.

    Estou tentando ligar na Linha de Registos pelo skype e o que ja acconteceu umas duas vezes foi depois de um tempo 30-60 min a linha ficar muda e cair.
    Isso eh normal? Estou achando que quando atendem por algum motivo a ligacao fica muda.

    Obrigado.

  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @SeverDoVouga disse:
    Boa tarde colegas.
    Vou ligar pra LR amanhã. Não tenho dado sorte nas última vezes. Qual o melhor horário para ligar e qual a melhor estratégia para ser atendido ?

    Acho que não tem um horário melhor. Alguns falam sobre o início do atendimento às 9:00 (horário de PRT). É principalmente um "desafio" de tentativa até conseguir.

    abraços,

    SeverDoVouga
  • CEGVCEGV Moderator 4984 PontosPosts: 5,071

    @fefan , o mesmo comentário acima, creio que serve para você.

    abraços,

    SeverDoVouga
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.